CERES - TCC - Pedagogia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33178
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TCC A importância das práticas de ensino da leitura e da escrita para a construção e o fortalecimento da identidade dos estudantes dos anos iniciais ensino fundamental das escolas do e no campo.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-20) Melo, Weslânia Menezes de; Melo, Maria Aparecida Vieira de; https://orcid.org/0000-0001-6288-9405; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276; https://orcid.org/0009-0003-5421-5525; https://lattes.cnpq.br/0278743070551285; Santos, Elaine Suane Florêncio dos; http://lattes.cnpq.br/2812790850478821; Araújo, Irenaldo Pereira de; https://orcid.org/0009-0006-9155-7374; http://lattes.cnpq.br/9034698853097874Esta pesquisa tem como objetivo compreender a importância das práticas escolares relacionadas à linguagem escrita, em sua diversidade, para a construção e o fortalecimento das identidades das populações em áreas rurais. A pesquisa é orientada pela seguinte questão: De que forma as práticas de ensino da leitura e da escrita contribuem para a construção e o fortalecimento da identidade dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas do e no campo? Para responder a essa problemática, foi realizada uma revisão bibliográfica e documental com o intuito de fundamentar a análise e a compreensão do objeto de estudo. O trabalho dialoga com autores como Caldart (2003) e Caldart (2009), Arroyo (2007), Arroyo e Fernandes (1999) e Melo (2015), que oferecem subsídios teóricos para a discussão sobre a Educação do Campo; Soares (1998), que contribui para a compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento; e Freire e Macedo (2013), cujas obras abordam a educação emancipatória e contextualizada com as vivências dos estudantes. Além disso, foi utilizada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência para compreender as diretrizes relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita. A pesquisa foi conduzida com abordagem qualitativa, de natureza descritiva, conforme preceitua Neves (1996), utilizou-se como técnica de coleta de dados a análise bibliográfica em livros, artigos científicos, teses, dissertações e documentos oficiais, disponíveis em bibliotecas físicas e digitais. Este estudo é relevante por evidenciar a importância do processo de aprendizagem da leitura e da escrita para a construção e o fortalecimento da identidade dos estudantes das escolas do campo.TCC Mancala e ensino da matemática: o semear de uma prática pedagógica antirracista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Fernandes, Talita Nascimento; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; 0000-0002-2903-8534; http://lattes.cnpq.br/2020683430673778; http://lattes.cnpq.br/5237916563059430; Silva, Jammerson Yuri da; 0009-0000-2341-751X; http://lattes.cnpq.br/7806581973664499; , Grymuza, Alissá Mariane Garcia; 0000-0002-6737-8847Diante das novas Diretrizes Curriculares Nacionais a respeito das relações étnico-raciais, o ensino de Matemática deve promover a valorização da diversidade cultural, rompendo com a concepção tradicional de ensino, que preconiza a hegemonia branca e colonizadora. Todavia, sabe-se que a cultura e os saberes africanos são silenciados nos currículos escolares, ocasionando uma ausência de práticas pedagógicas que trabalhem as relações étnico-raciais na educação básica. Dessa forma, faz-se necessário pensarmos caminhos importantes para a efetivação de um ensino pautado na perspectiva antirracista. Assim, surge este trabalho, de abordagem qualitativa e finalidade exploratória, cujo objetivo consiste em compreender o jogo Mancala enquanto recurso didático para o ensino da Matemática, numa perspectiva antirracista. Amparando-se nos conceitos da Afroetnomatemática, de Costa Junior (2004), e da Pedagogia Antirracista, de Pinheiro (2023), a pesquisa se constitui por um estudo bibliográfico e pela análise de uma prática pedagógica de ensino da Matemática sob o olhar das relações étnico-raciais, sendo utilizada como técnica de pesquisa uma entrevista semiestruturada. Esperamos, através desta, provocar relevantes reflexões sobre a necessidade de um currículo afrocentrado, além de sensibilizar os leitores para o potencial pedagógico do jogo Mancala, compreendendo suas diferentes potencialidades culturais e matemáticas e como o seu uso pode contribuir para a implementação da Lei nº 10.639/03 e para a consolidação de valores educativos, como o respeito à diversidade étnico-racial, o cooperativismo e o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos povos africanos.TCC Encontro Nacional de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática: contribuições para a divulgação científica e avanços educacionais na região do Seridó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 0027-06-25) Pereira, Bruna Batista; Lautenschlager, Etienne; https://orcid.org/0009-0002-6020-7719; https://lattes.cnpq.br/4352283519057897; Vieira Filho, Luis Gonzaga; Silva, Jammerson Yuri daO Grupo de Estudos em Neurociência Cognitiva e Educação Matemática, em colaboração com outros grupos de pesquisa de instituições de ensino superior, organizou, em 2024, o II Encontro Nacional de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática (ENNCEM), no município de Caicó, RN. O evento teve como objetivo central discutir os avanços, as descobertas e as contribuições da neurociência para o processo de aprendizagem matemática. A segunda edição do evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, de diversas regiões do Brasil, e ofereceu workshops, palestras e mesas-redondas. O público-alvo incluiu licenciandos dos cursos de Pedagogia e Matemática, além de professores dos Anos Iniciais e de Matemática. A realização do evento surgiu da necessidade de fomentar o desenvolvimento da pesquisa na interseção entre neurociência cognitiva e educação matemática. Este trabalho busca revisitar a memória da edição anterior do evento, além de discutir sua relevância no contexto atual. A construção do estudo foi realizada por meio de registros fotográficos, anotações e aplicação de um questionário aos participantes. Esperamos inspirar iniciativas similares, incentivando outros grupos de pesquisa a promover ações que contribuam para a divulgação da produção científica, além de valorizar tanto a ciência quanto a docência.TCC Desafios no ensino da unidade temática “números”: percepções de professoras de São João do Sabugi/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Cândido, Camila Brito de Lima; Lautenschlager, Etienne; https://orcid.org/0009-0005-0623-1867; https://lattes.cnpq.br/5581440575733975; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; Silva, Jammerson Yuri daEste estudo tem como objetivo identificar e analisar a percepção de professores que atuam no 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal e Estadual de Ensino de São João do Sabugi, RN, acerca das dificuldades no ensino do objeto de conhecimento relacionado à unidade temática de “Números”, conforme diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida mediante a aplicação de questionários a docentes responsáveis pelas turmas de alfabetização, com o intuito de identificar e compreender as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem. Como questão norteadora, propôs-se a seguinte indagação: quais são as principais dificuldades enfrentadas por professores no ensino dos diferentes significados da adição e subtração nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? A partir de uma revisão da literatura, identificaram-se possíveis causas para essas dificuldades, dentre as quais se destaca a formação inicial do pedagogo em Matemática, frequentemente considerada insuficiente para atender às exigências da prática docente, especialmente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que as dificuldades podem estar relacionadas à falta de compreensão e ao aprendizado superficial dos conceitos matemáticos e evidenciam a necessidade de investimentos públicos em programas de formação continuada que contemplem não apenas metodologias de ensino de Matemática, mas também a compreensão dos processos de aprendizagem e das dificuldades apresentadas pelos alunos no contexto escolar.TCC A Ludicidade como estratégia para o desenvolvimento da consciência Fonológica na educação Infantil: Contribuições do PIBID para o processo de Alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Oliveira, Francimara da Silva; Souza, Flávia Renata Silva; Cunha, Elianne Madza de Almeida; Brito, Fabiana Erica de BritoA alfabetização é um processo que ultrapassa o simples reconhecimento de letras, envolvendo o desenvolvimento de habilidades fundamentais desde a Educação Infantil. A consciência fonológica se destaca como um dos principais preditores para a apropriação do sistema de escrita alfabética. Nesse contexto, o uso de atividades lúdicas têm se mostrado uma estratégia eficaz para estimular a linguagem oral, ampliar o vocabulário e favorecer a aprendizagem. A presente pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva, foi desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma turma de Pré-II, com o objetivo de investigar como práticas lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento da consciência fonológica. As intervenções incluíram jogos, rodas de conversa e leitura de histórias, planejadas com intencionalidade pedagógica. Os resultados indicam que as atividades lúdicas, quando bem estruturadas, promovem avanços significativos na percepção sonora da fala e no repertório linguístico das crianças, além de fortalecerem a prática docente.TCC PIBID - Alfabetização: a construção de estratégias pedagógicas diante das dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Silva, Amanda Edrielly Pereira da; Souza, Flávia Renata Silva; Brito, Fabiana Erica de; Cunha, Eliane Madza de AlmeidaO presente trabalho relata as experiências vivenciadas durante o desenvolvimento de intervenções pedagógicas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – CERES, realizadas no 9º período da graduação. As ações ocorreram em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola pública municipal da cidade de Caicó/RN, com foco principal no processo de alfabetização dos estudantes. A atuação concentrou-se especialmente no acompanhamento individualizado do aluno Felipe Sobrinho, de 7 anos, inicialmente classificado no nível silábico com valor sonoro. Com base em uma avaliação diagnóstica inicial, foram planejadas e desenvolvidas intervenções semanais, considerando as necessidades específicas da leitura e da escrita do aluno e seus avanços progressivos ao longo do processo. As propostas pedagógicas envolveram atividades lúdicas e estruturadas, como jogos, leitura mediada, produção textual e exercícios com rimas. Cada intervenção teve como objetivo desenvolver competências específicas relacionadas à leitura, escrita, consciência fonológica, ampliação do vocabulário, fluência e compreensão textual. As atividades priorizaram a ludicidade, a participação ativa, o respeito ao ritmo de aprendizagem e a valorização da autoria do aluno. Durante o acompanhamento, observaram-se avanços significativos na autonomia do estudante, especialmente no reconhecimento de fonemas e grafemas, segmentação silábica, organização de ideias e construção textual. O aluno evoluiu do nível silábico com valor sonoro para o nível alfabético, evidenciando progresso consistente no processo de alfabetização. Além disso, a experiência proporcionou um aprofundamento prático dos conhecimentos adquiridos na formação inicial, favorecendo o desenvolvimento de competências pedagógicas essenciais, como o planejamento de intervenções personalizadas, a mediação intencional e a escuta ativa. Dessa forma, o trabalho reafirma a importância da atuação docente sensível e reflexiva, bem como o potencial do PIBID como instrumento formativo comprometido com a qualidade da educação pública.TCC Práticas de ensino da leitura e escrita: um estudo com professores alfabetizadores da cidade de Cruzeta-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Araújo, Ayslla Louizi dos Santos; Souza, Flávia Renata Silva; Cunha, Elianne Madza de Almeida; Vieira, Arthur Cassio de OliveiraO presente estudo teve como objetivo discutir o desenvolvimento do processo de alfabetização no município de Cruzeta/RN, com foco nas práticas pedagógicas adotadas por professores em escolas públicas do município. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, dividindo-se em três etapas: revisão da literatura sobre metodologias de alfabetização, observações diretas das práticas de sala de aula e entrevistas semiestruturadas com seis professoras alfabetizadoras de Cruzeta/RN. A partir da análise dos dados, foram identificadas as práticas mais predominantes, como o uso de atividades lúdicas (jogos pedagógicos, alfabeto móvel), leitura diária de literatura infantil, desenvolvimento da consciência fonológica (rimas, identificação de sílabas) e escrita coletiva. Além disso, observou-se uma diversidade metodológica, combinando elementos do método fônico, silábico e construtivista, adaptados às necessidades dos alunos. Este estudo ofereceu um panorama das práticas de alfabetização que podem contribuir para o município, destacando a importância da flexibilidade metodológica e do ambiente alfabetizador estimulante.TCC A violência contra a mulher: a legislação versus a prática educativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025) Oliveira, Anaiza Queiroz de; Melo, Maria Aparecida Vieira de; https://orcid.org/0009-0002-9587-0967; https://lattes.cnpq.br/1787160519703164; Oliveira, Rosélia Cristina de; Renk, Valquiria ElitaO trabalho dialoga com a temática violência contra a mulher na perspectiva da educação. Como pergunta, eis: como a escola pode contribuir no combate à violência contra a mulher? Trazemos como objetivo geral: pesquisar as contribuições da escola no combate à violência contra a mulher. E objetivos específicos: escavar a categoria violência contra a mulher nas fontes-texto, refletir acerca da valorização da mulher para uma sociedade mais justa e igualitária. Utilizaremos a pesquisa bibliográfica tomando como fundamentação teórica autores como Cagicas Arriazu (2000), Cerisara (2002), Gadotti (2008), Libâneo (2012), Freire (2016) entre outros, com análise de conteúdo, Bardin (2011). Construímos um diálogo reflexivo com a categoria “mulher” e adentramos aos caminhos possíveis de um sistema de ensino humanizador, transformador e unido em gênero, tomando a escola como ponto de partida para esta reflexão.TCC A ludicidade nas aulas de História: percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Silva, Mariana Jacylane Bezerra da; Morais, Isabela Cristina Santos de; Nascimento, Ilderlandio Assis de Andrade; Vieira, Arthur Cassio de OliveiraO presente estudo teve como principal objetivo compreender como a ludicidade contribui de maneira significativa para o processo de ensino nas aulas de História no Ensino Fundamental - anos iniciais, tendo em vista que, cada vez mais, torna-se de suma importância e urgência adotar novas metodologias que tornem o processo de ensino mais a atrativo e enriquecedor para os alunos. Diante disso, o estudo dialoga com os(as) seguintes autores: Vygotsky (1998), Luckesi (2005), Kishimoto (1998) que oferecem fundamentação teórica a respeito de conceitos importantes sobre a ludicidade e o uso de recursos lúdicos no contexto da sala de aula. Para discutir a temática da ludicidade como recurso pedagógico para as aulas de história, foi dialogado a partir de Abud (2012). Diante disso, a pesquisa caracteriza-se como tendo uma abordagem qualitativa de cunho descritivo-interpretrativo. Deste modo, buscou-se, através desse estudo, trazer contribuições significativas no âmbito da educação, evidenciando o uso do lúdico com um recurso didático importante no processo de ensino e sobretudo para a disciplina de História.TCC A importância dos jogos de consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e escrita durante o processo de alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Morais, Iohany Carollayne Lira de; Souza, Flávia Renata Silva; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; Silvano, Geanne EstevamEste estudo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a atuação no projeto PIBID Alfabetização, que consistiu na elaboração e aplicação de jogos voltados ao desenvolvimento da consciência fonológica e fonêmica em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, em Caicó (RN). Participaram 17 estudantes, com idades entre 6 e 7 anos. A pesquisa foi estruturada em quatro etapas: revisão de literatura para fundamentação teórica e escolha dos jogos; avaliação inicial para identificar o nível de escrita dos alunos; intervenção por meio da aplicação dos jogos de consciência fonológica ao longo de oito semanas; e avaliação final para verificar os avanços dos estudantes. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos progrediu dos níveis pré-silábico e silábico para níveis mais avançados, como o silábico com valor sonoro e alfabético, evidenciando o impacto positivo dos jogos no processo de alfabetização. Além do desenvolvimento cognitivo, observou-se maior engajamento e motivação dos alunos durante as atividades. Conclui-se que a utilização de jogos em consciência fonológica contribui para a aprendizagem da leitura e escrita, promovendo práticas pedagógicas inclusivas, atrativas e eficazes no contexto escolarTCC Desenvolvimento e aprendizagem: possibilidades a partir do brincar na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-25) Souza, Vládia Kelly de Araújo; Souza, Marlete Melo de; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; https://orcid.org/0009-0003-0539-7342; https://lattes.cnpq.br/0712453745818337; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; Melo, Maria Aparecida Vieira de; VIEIRA, Francileide Batista de Almeida; Nascimento, Ilderlandio Assis de AndradeO presente trabalho aborda o tema do brincar na educação infantil de forma objetiva, contendo informações obtidas através de fontes bibliográficas. Dessa forma, o referido trabalho busca investigar a importância do brincar na educação infantil, assim como, analisar como o brincar pode influenciar o imaginário infantil, explorar a relação do brincar e o desenvolvimento da linguagem e por fim, identificar o papel do professor no desenvolvimento da brincadeira. Para o desenvolvimento do trabalho temos como pergunta norteadora: Qual a importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança na educação infantil? A pesquisa teve o intuito de buscar conhecimentos de autores como VIGOTSKY (1994), PIAGET (1998), ARIÉS (1986), KISHIMOTO (2010) e entre outros, para aprofundar os saberes sobre a importância do brincar na educação infantil. Acreditamos que, a partir da realização desta pesquisa foi possível identificar que o brincar é capaz de promover a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.TCC Um relato de estágio no Ensino Fundamental I: entre leitura, ensino e práticas.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Oliveira, Jéssica da Silva; Lima, Thamiris Jordana da Silva Lima; Lautenschlager, Etienne; Vieira, Arthur Cássio de Oliveira; Silva, Jammerson Yuri daEste artigo relata a experiência de estágio supervisionado no Ensino Fundamental I, realizada em uma escola municipal na Zona Oeste do município de Caicó, RN, com o objetivo de contribuir para as habilidades de leitura e escrita de discentes do 4º e do 5º ano. A intervenção pedagógica utilizou estratégias lúdicas, fundamentadas nas reflexões sobre estágio e formação docente, alfabetização, entre outros. A avaliação diagnóstica inicial revelou dificuldades em segmentação silábica, coesão textual e interpretação. A partir disso, foi planejada uma sequência didática com jogos de palavras, dinâmicas em grupo e produção de histórias. O referencial teórico sustentou a reflexão crítica sobre o estágio, formação docente e alfabetização, destacando a importância do planejamento flexível e da adaptação às necessidades dos estudantes. Os resultados indicaram avanços na autoestima, no engajamento e nas habilidades de leitura, reforçando o estágio como um espaço formativo essencial para integrar teoria e prática. O artigo contribui para discussões sobre alfabetização e metodologias inovadoras no ensino público.TCC Os impactos do PIBID na formação de alunos da licenciatura em pedagogia: contribuições para o desenvolvimento da identidade docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Costa, Iasmim Medeiros da; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo; Aureliano, Francisca Edilma Braga Soares; Morais, Isabela Cristina Santos de MoraisEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN/Caicó-RN/Caicó/RN. A pesquisa de abordagem qualitativa (Moresi, 2003; Gil, 2008), se caracteriza como um estudo de caso (Yin, 2010) com 4 Bolsistas de Iniciação à Docência, ingressantes no PIBID Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN/Caicó-RN através dos Editais: 2022 a 2023 e 2024 a 2026. Metodologicamente, a pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação de um questionário Google Forms com perguntas abertas. A análise dos dados foi orientada pela técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os fundamentos teóricos básicos incluem referências sobre formação docente e identidade profissional (Arruda, Lima e Passos, 2011; Freire,1996; Nóvoa, 1995; Schön,1992; Tardif, 2012). Os resultados indicam que o PIBID proporciona experiências significativas para o exercício da docência, ao mesmo tempo em que revela desafios como dificuldades na gestão de sala de aula, resistência a novas metodologias e limitações estruturais das escolas parceiras. Conclui-se que o Programa é um espaço formativo essencial, que contribui para a formação de professores mais críticos, reflexivos e preparados para os desafios da educação básica.TCC Coesão e coerência na construção de sentidos em textos de alunos do 5º ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Santos, Daniela Pereira dos; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Morais, Isabela Cristina Santos de; Oliveira, Antônio Flávio Ferreira deEste estudo discute a coesão e a coerência textual na construção de sentidos por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, etapa de transição em que a produção textual adquire maior exigência pedagógica. O objetivo geral consistiu em investigar os mecanismos de coesão e coerência mobilizados por esses alunos em suas produções escritas. As questões de pesquisa buscaram compreender quais recursos textuais são utilizados, que problemas de textualidade emergem dessas produções e qual a importância de se trabalhar com tais mecanismos nos anos iniciais. A fundamentação teórica se ancora em autores como Antunes (2003), Koch (2008; 2014), Koch e Travaglia (2011), Cavalcante (2014), Marcuschi (2008), Cagliari (2010) e Ferrarezi e Carvalho (2015), que discutem os fatores de textualidade, os gêneros textuais e a prática pedagógica na produção escrita. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa (Minayo, 2009), com pesquisa de campo e documental, a partir da análise de 14 cartas produzidas por alunos em uma escola pública de Caicó-RN, no contexto do projeto Papai Noel dos Correios. Os dados revelam a mobilização de recursos como repetição, paralelismo, conjunções, pronomes, elipses, expressões nominais e tempos verbais, embora também tenham sido identificados problemas de coesão sequencial, redundâncias e uso indevido de conectivos. As conclusões apontam que, mesmo com dificuldades, os alunos demonstram domínio inicial da construção de sentido textual, o que reforça a relevância do trabalho com a textualidade na prática pedagógica, contribuindo para uma escrita mais significativa, contextualizada e comunicativa. O estudo, ainda valoriza o trabalho com gêneros textuais e uma intervenção pedagógica contextualizada.TCC Repensar as resistências a partir das narrativas: a potência descolonizadora de uma aula de campo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Santos, Danielly Silva dos; Galvão, Cauê Almeida; https://orcid.org/0000-0002-6019-3903; http://lattes.cnpq.br/8121421402248445; https://orcid.org/0009-0007-6691-789X; http://lattes.cnpq.br/9835917944133583; Vieira, Arthur Cassio Oliveira; Araujo, Irenaldo Pereira deO presente artigo discorre sobre a experiência vivida por duas alunas do curso de Pedagogia da UFRN durante uma aula de campo em União dos Palmares. Entende-se a aula de campo como uma ferramenta de extrema importância para o processo educativo, haja vista que ela permite uma imersão mais profunda nos conteúdos estudados em sala de aula, aproximando os alunos da realidade prática e histórica. Portanto, levando em consideração a gama de conhecimentos adquiridos durante a experiência fora dos muros da universidade, o trabalho busca trazer uma abordagem que correlaciona teoria e prática, a partir da ponte entre os saberes estudados no âmbito acadêmico e as vivências ocorridas nos seguintes espaços: Angola Janga (Quilombo dos Palmares), Fazenda Anhumas e Casa Museu Maria Mariá. Dessa forma, o objetivo do documento é disseminar outras vozes, trazendo reflexões sobre resistência a partir de narrativas silenciadas e explorando temas como: privilégio simbólico da branquitude, o protagonismo feminino e o valor formativo e descolonizador da aula de campo. Além disso, busca-se, com este relato, desmistificar a visão estereotipada e reducionista que muitos ainda têm sobre Angola Janga. Logo, é fundamental pensarmos em uma perspectiva de descolonização dos currículos para que possamos, a partir das práticas pedagógicas, ensinar aos nossos alunos que não devemos apagar histórias, pelo contrário, deve-se rememorá-las e não prevalecer na crença cega de que só existe uma história única e imutável.TCC O uso de telas na infância e seus impactos no desenvolvimento infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-11) Medeiros, Ana Tereza Mariz de; Lima, Hanna Moab Dantas de; Galvão, Cauê Almeida; https://orcid.org/0000-0002-6019-3903; https://orcid.org/0000-0001-9392-4189; https://orcid.org/0009-0003-0606-6182; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; Melo, Maria Aparecida Vieira de; Vieira, Francileide Batista de Almeida; Nascimento, Ilderlândio Assis de AndradeEste artigo tem como objetivo analisar os impactos do uso de telas, observando como isso se tornou um hábito que beneficia e, simultaneamente, desencadeia várias consequências negativas para o crescimento e o desenvolvimento das crianças, visto que, a infância é um período de muitas mudanças biológicas e psicossociais. Diante disso, faz-se necessário refletir sobre de que forma essas tecnologias seriam aliadas ou prejudiciais ao processo de desenvolvimento da criança. Para a escrita desse artigo foi realizado um extenso levantamento de artigos e livros relevantes ao tema, para construirmos um estado da arte do processo, e consequentemente, analisar os impactos na atualidade pós-pandêmica.TCC Experiências em estágio na educação infantil: a construção do professor pedagogo na prática(2024-08) Medeiros, João Paulo Silveira de; Medeiros, Sâmia Lorena Oliveira; Galvão, Cauê Almeida; https://orcid.org/0000-0002-6019-3903; https://orcid.org/0009-0002-6437-2105; https://orcid.org/0009-0001-0980-3016; http://lattes.cnpq.br/5511549088816142; http://lattes.cnpq.br/7281149355349678Este trabalho se trata de um relato de experiência articulado por dois estudantes com apoio de um orientador, na construção e consolidação das atividades de regência em sala de aula. Sabe-se que o estágio na educação infantil é uma experiência prática fundamental para futuros educadores, proporcionando a oportunidade de aplicar teorias pedagógicas em um ambiente real. Além disso, os estagiários aprendem a trabalhar em equipe com outros educadores e a comunicar-se efetivamente com as famílias. Essa vivência contribui para a formação de profissionais mais preparados, capacitando-os a lidar com os desafios da Educação Infantil e a fomentar o desenvolvimento integral das crianças. Dessa forma, ao relatarmos nossas experiências de estágio, esperamos colaborar com a ampliação do estágio e dos impactos possíveis para uma formação docente voltada à prática que favoreça o não abandono da profissão após a formação inicial em pedagogia.TCC A perspectiva dos professores acerca da inclusão de crianças atípicas na educação infantil no município de Acari/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Souza, Vanessa Rejane Silva de; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Morais, Isabela Cristina Santos de; Vieira, Arthur Cassio de OliveiraEsta pesquisa tem como objeto de estudo a perspectiva dos professores da educação infantil sobre a inclusão escolar de crianças atípicas no município de Acari/RN. A pesquisa teve como objetivo geral investigar como os docentes compreendem e vivenciam o processo inclusivo em suas práticas pedagógicas, buscando identificar as dificuldades enfrentadas, mapear estratégias utilizadas e discutir possibilidades e sugestões de melhoria. A base teórica do estudo se apoia em autores como Kramer (1994), Nóvoa (2009), Campos (1994), Corsino, Didonet e Nunes (2011), e Bruno (2006), os quais discutem a formação docente, a complexidade do trabalho na educação infantil e os desafios da inclusão escolar. A metodologia adotada foi qualitativa, de natureza básica e caráter exploratório, com aplicação de entrevistas estruturadas a oito professoras atuantes na rede municipal de educação infantil de Acari. Os resultados evidenciaram que as principais dificuldades enfrentadas pelas docentes dizem respeito à falta de formação continuada, ausência de materiais pedagógicos adequados, turmas superlotadas, insuficiência de apoio especializado e escassez de parceria com as famílias. Em contrapartida, destacam-se, como estratégias utilizadas, a adoção de rotinas visuais, atividades adaptadas, uso de materiais lúdicos e construção de vínculos com os alunos. As professoras sugerem melhorias, como a redução do número de alunos por sala, valorização profissional, ampliação das formações, fornecimento de recursos e fortalecimento da parceria entre escola, família e equipe multidisciplinar. Conclui-se que a inclusão efetiva demanda investimentos estruturais, humanos e formativos, comprometidos com uma educação equitativa e de qualidade.TCC A ludicidade como ferramenta didática no 2° ano do ensino fundamental: desafios e contribuições no processo de alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Arruda, Adrya Soares.; Nascimento, Ilderlândio de Assis Andrade; Morais, Isabela Cristina Santos de; Vieira, Arthur Cassio de OliveiraO presente trabalho teve o intuito de investigar o uso da ludicidade como ferramenta didática no processo de alfabetização de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Caicó-RN. Com base no objetivo de compreender como as práticas lúdicas podem ser aplicadas para favorecer o ensino, analisando seus desafios e contribuições no processo educativo. Diante disso, a pesquisa adotou abordagem qualitativa com procedimentos de pesquisa de campo e pesquisa-ação, utilizando, como instrumentos, observações diretas em sala de aula, notas de campo, entrevistas com a professora regente e realização de atividades lúdicas. Os resultados apontaram que a ludicidade, quando possui uma aplicação com intencionalidade pedagógica, contribui significativamente para o engajamento dos alunos, desenvolvimento da autonomia, criatividade, interação social e prazer pelo aprendizado. Observou-se também que, apesar dos benefícios, ainda existem alguns desafios para sua efetivação, como a falta de materiais adequados, incentivo da gestão escolar e formação continuada. Conclui-se que a ludicidade representa um recurso pedagógico com grande significado, no qual facilita o processo de alfabetização, sendo capaz de transformar a rotina escolar em experiências educativas/significativas, desde que seja valorizada e estruturada com intencionalidade, levando em consideração as especificidades dos indivíduos, colocando-as no centro da aprendizagemTCC O trabalho com o gênero memórias literárias no processo de aprendizagem de uma turma de 5° ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Soares, Sandy Mayara Neres; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; Morais, Isabela cristina santos deAs habilidades de leitura e escrita são essenciais para o desenvolvimento humano, e o estudo do gênero discursivo memórias literárias torna-se indispensável para colaborar com essas aprendizagens. Este estudo teve como objetivo promover e discutir o trabalho com o gênero memórias literárias em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo e a pesquisa-ação como procedimentos metodológicos. A análise foi do tipo documental, com foco nas produções textuais elaboradas pelos alunos ao longo da pesquisa-ação. O referencial teórico baseou-se em Bakhtin (2011), Gedoz e Costa-Hubes (2010), Beth Marcuschi (2012), Neiva Bueno (2013) e Ana Lima (2009). Os resultados mostram que a maior dificuldade dos alunos foi a exploração da criatividade nos textos, especialmente ao se limitarem às respostas das entrevistas sem adicionar elementos fictícios e narrativos, resultando, muitas vezes, em produções fragmentadas e sem coerência. Apesar disso, os estudantes conseguiram, parcialmente, contemplar características importantes do gênero, como o uso da primeira pessoa, descrições de locais e costumes, comparações entre passado e presente, e uso adequado de pronomes. Entretanto, houve dificuldades na conjugação de verbos no passado. Este estudo evidencia que o trabalho com o gênero memórias literárias é uma estratégia pedagógica potente, pois além de desenvolver habilidades de leitura e escrita, estimula a criatividade, o pensamento crítico e a reflexão cultural. Tais aprendizagens são fundamentais e devem ser estimuladas desde os anos iniciais da escolarização.