CERES - TCC - Pedagogia
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Artigo A alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso(REVISTA SABERES, 0019-02-25) Batista, Maria Aparecida Vitoria Monteiro; Vieira, Arthur Cássio de Oliveira; https://orcid.org/0009-0001-2145-4664; https://orcid.org/0000-0002-2903-8534Este artigo tem como intuito analisar o contexto educacional de uma escola pública, no município de Timbaúba dos Batistas/RN, a única escola de ensino fundamental do município, sendo a respeito do processo de alfabetização dos alunos nos anos iniciais, buscando fazer uma investigação sobre os métodos utilizados pelas professoras, a abordagem de ensino delas em relação à alfabetização e letramento e aspectos do desenvolvimento dos alunos no que diz respeito ao processo de alfabetização. O estudo de caso foi de abordagem qualitativa, sendo seu instrumento de investigação uma entrevista aos professores do ciclo alfabetizador da escola. O estudo discute os conceitos de alfabetização e letramento dialogando com a autora Magda Soares (2004), a importância da formação continuada para professores dialogando com o autor Francisco Imbernón (2010) e um breve diálogo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1991) sobre os métodos de alfabetização e os níveis de desenvolvimento da alfabetização.TCC Encontro Nacional de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática: contribuições para a divulgação científica e avanços educacionais na região do Seridó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 0027-06-25) Pereira, Bruna Batista; Lautenschlager, Etienne; https://orcid.org/0009-0002-6020-7719; https://lattes.cnpq.br/4352283519057897; Vieira Filho, Luis Gonzaga; Silva, Jammerson Yuri daO Grupo de Estudos em Neurociência Cognitiva e Educação Matemática, em colaboração com outros grupos de pesquisa de instituições de ensino superior, organizou, em 2024, o II Encontro Nacional de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática (ENNCEM), no município de Caicó, RN. O evento teve como objetivo central discutir os avanços, as descobertas e as contribuições da neurociência para o processo de aprendizagem matemática. A segunda edição do evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, de diversas regiões do Brasil, e ofereceu workshops, palestras e mesas-redondas. O público-alvo incluiu licenciandos dos cursos de Pedagogia e Matemática, além de professores dos Anos Iniciais e de Matemática. A realização do evento surgiu da necessidade de fomentar o desenvolvimento da pesquisa na interseção entre neurociência cognitiva e educação matemática. Este trabalho busca revisitar a memória da edição anterior do evento, além de discutir sua relevância no contexto atual. A construção do estudo foi realizada por meio de registros fotográficos, anotações e aplicação de um questionário aos participantes. Esperamos inspirar iniciativas similares, incentivando outros grupos de pesquisa a promover ações que contribuam para a divulgação da produção científica, além de valorizar tanto a ciência quanto a docência.TCC Programa Mais Educação: o impacto na comunidade Frei Damião/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-16) Valença, Emanuella Maria Tavares; Soares, Suenyra NóbregaRESUMO O trabalho monográfico intitulado “Programa Mais Educação: o impacto na comunidade Frei Damião/RN” busca discutir e analisar as políticas educacionais direcionadas e desenvolvidas a respeito da educação integral com ênfase na Escola Municipal Frei Damião, localizada no município de Caicó/RN e qual o impacto ocasionado nessa comunidade após sua efetivação. Esse trabalho tem como embasamento os constructos teóricos de Anísio Teixeira (1978), Jaqueline Moll (2012), Zabala (1998), como também arquivos do Ministério da Educação e Cultura, dentre outros autores. A abordagem teórico-metodológica é de caráter qualitativo, pois se propõe a coletar informações e analisá-las a partir do processo de estudo e observação com base na relação cotidiana travada durante o período de atuação dos integrantes ao projeto para o ano de 2014. A pesquisa de campo foi realizada na comunidade Frei Damião localizada na zona leste da cidade de Caicó/RN, objeto da pesquisa em questão. A coleta de dados foi de extrema importância, pois possibilitou o reconhecimento do perfil sócio cultural dos moradores para então diagnosticar o impacto do projeto “Mais Educação” nesta comunidade. Uma vez aprovada pela banca examinadora, a pesquisa monográfica tem a finalidade de servir como uma fonte documental para pesquisa de alunos e professores do Campus de Caicó, bem como de quaisquer pesquisadores interessados na temática, em especialmente aos integrantes da comunidade escolar da realidade pesquisada de forma que esta possa refletir acerca das suas ações em consonância com a fundamentação teórica que embasa o Programa.TCC As contribuições da dança na manutenção dos aspectos cognitivos, físicos e sociais na terceira idade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-23) ARAÚJO, Gildete Medeiros de; ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira; ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira; MARIANA, Fernando Bonfim; SOUSA, Gisonaldo Arcanjo deA presente monografia parte dos indícios de que a dança, por ser uma arte que em seu ínterim trabalha com o corpo e a mente, de maneira geral, pode vir a influenciar de forma positiva nos aspectos ligados ao físico, cognitivo e social das pessoas que chegam à terceira idade. Assim sendo nosso trabalho teve como objetivo central mostrar a dança como sendo um meio promissor da manutenção desses aspectos garantindo, assim, o acesso a uma boa qualidade de vida e bem-estar por parte dos idosos. Dessa forma, para que este estudo se consolidasse realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo com os idosos participantes do grupo “Nossa Senhora do Patrocínio”, da cidade de São Fernando/RN. A intervenção com estes idosos se deu em três momentos sendo eles: uma conversa inicial com os participantes envolvidos, para que fossem apuradas informações que caracterizassem o grupo em relação à participação em atividades da cultura corporal de movimento e em especial a dança; a realização de uma oficina de dança seguida de uma conversa final para que nos fosse possível coletar dados sobre as impressões dos participantes no tocante à prática da oficina; e uma observação do “forró dos idosos”, prática já sistematizada no grupo. Para isso, foi preciso nos debruçar sobre alguns teóricos desta temática como, por exemplo, Argimon (2006), Cachioni (1998), Rueda e Castro (2010), Fux (1983), dentre outros que se fizeram de total importância ao nosso trabalho. Assim sendo, ao fim de toda a pesquisa foi possível perceber que a dança pode sim contribuir positivamente na vida do idoso ao levá-lo a se movimentar, estimular a mente por meio da memorização e criação de movimentos, a se relacionar melhor com outros indivíduos mantendo uma boa interação social, além de possibilitar momentos prazerosos que fazem com que esses indivíduos saiam da monotonia e solidão do dia-a-dia.TCC Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): formação, reflexão e efetivação na prática pedagógica do 1° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Walfredo Gurgel(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-18) MEDEIROS, Evania Kamila Dantas de; SOARES, Suenyra Nóbrega; SOARES, Suenyra Nóbrega; SOUZA, Gisonaldo Arcanjo de; FERNANDES, Veracilda Vale da CostaO presente trabalho acadêmico tem como foco principal compreender como acontece a formação continuada dos professores alfabetizadores através do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A pesquisa está classificada como descritiva, bibliográfica, documental e de campo. Os dados formam coletados por meio da observação sistemática, aplicação de questionário e entrevistas com formadores do PNAIC, professora, alunos, pais e funcionários da Escola Estadual Walfredo Gurgel. A análise dos dados se realiza a partir da fundamentação teórica de alguns autores de referência, como Soares (1999, 2006), Carvalho (2010), Moran (2012), Almeida (2001), Zabala( 2002), Barbosa( 1998), Demo (1999), Souza( 1998), Tardif (2002), Nóvoa (1995), concomitante com todo o material de formação do PNAIC dentre outros. Os dados analisados mostraram que há consonância entre as etapas de formação do PNAIC atrelando à pratica docente, assim como também foi constatado que houve uma mudança na prática da professora do 1° ensino fundamental depois da formação do PNAIC. Dessa maneira, foi possível perceber a relevância da formação continuada de professores alfabetizadores, podendo chegar à conclusão que o PNAIC oferece uma formação continuada de qualidade aos professores da rede do ensino público e com isso pode contribuir para a garantia do direito de aprendizagem das crianças que estão no ciclo de alfabetização.TCC A didática da matemática do professor pedagogo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-26) SILVA, Anailson Azevedo da; GARCIA, Tânia Cristina Meira; GARCIA, Tânia Cristina Meira; LOPES, Maria Maroni; SOARES, Suenyra NóbregaA presente pesquisa monográfica tem como objeto de estudo A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA DO PROFESSOR PEDAGOGO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JARDIM DO SERIDÓ: o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos da escolarização a graduação. Nesta perspectiva, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar o modo de como foi o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos dos professores entrevistados, mostrando algumas sugestões acerca das novas formas de ensinar estes conteúdos matemáticos, usando como referencial teórico autores como Tardif (2010), Antunes (2007), Fonseca (2014), Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática (2001), Nacaratto (2009), BRASIL (2014) – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, dentre outros. Outro ponto investigado na pesquisa surgiu na curiosidade em saber se estes mesmos professores fazem uso de alguma das metodologias citadas nessa linha de tempo que começa na sua escolarização e termina na graduação, no momento da sua prática docente. Sabemos que a Matemática está presente em todas as escolas no mundo todo. Sabemos também que aprender Matemática é uma tarefa árdua para a maioria das crianças e dos adolescentes que frequentam as escolas no nosso país. Mas por que eles apresentam tanta dificuldade em aprender os conteúdos matemáticos? Se como alunos, a relação com a Matemática não era das melhores, como é hoje, na condição de professor. Os resultados da pesquisa apontam que o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos resultam de fatores que começam na escolarização e vão além dos desenvolvidos na graduação, ocorrendo simultaneamente, a cada troca de informação entre os sujeitos envolvidos.TCC O ambiente corporativo do SENAC/RN e a atuação do pedagogo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-26) Silva, Samaia Samanta da; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tânia Cristina Meira; Queiroz, Luziana Maria Nunes de; Medeiros, Blenda CarineObjetiva compreender o cenário corporativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) no Estado do Rio Grande do Norte (RN) e a atuação do pedagogo nesta Instituição. Mostra que atualmente o pedagogo vem desempenhando nas organizações a promoção do desenvolvimento humano, através de treinamentos, capacitações e gerenciamento de operações que viabilizam o crescimento e desenvolvimento dos funcionários no ambiente empresarial. A fim de solucionar problemas, elaborar projetos pertinentes para o desenvolvimento dos funcionários, bem como da organização. Busca sempre desenvolver um trabalho qualitativo, oportunizando os funcionários, visando à missão e à visão das organizações sobre o cenário mercadológico. Assim, a pesquisa destaca a atuação do pedagogo no âmbito corporativo, tendo em vista sua contribuição nestes ambientes educacionais, que são as empresas, organizações e instituições. De modo peculiar, especialmente no SENAC/RN, onde foi realizado um estudo de caso, utilizando como coleta de dados à pesquisa estruturada. Foram coletadas informações pertinentes sobre a atuação do pedagogo no setor de Recursos Humanos (RH) do SENAC/RN. Foram utilizados para a realização desta monografia os abortes teóricos como Ribeiro (2003) (2008) (2010), Chiavenato (1997) (1999) (2004) (2010), Eboli (2004), Martins (2004), Rodrigues (2012), Gardner (1996), Senge (2001), Maron e Vieira (2002), Quartieiro e Cerny (2005), Malheiros (2012) entre outros. Com a realização do trabalho pode-se compreender como o pedagogo desempenha sua função em busca do desenvolvimento humano e o crescimento social e educacional dos funcionários do SENAC/RN.TCC O impacto do Curso de Pedagogia na modalidade a distância para a formação de professores nos polos presenciais do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-27) SANTOS, Ana Carla da Silva; GARCIA, Tânia Cristina Meira; GARCIA, Tânia Cristina Meira; BRITO, Nazineide; CAVALCANTE, Christianne MedeirosA Educação a Distância surgiu no cenário escolar há algum tempo, porém somente nos anos atuais ela encontrou um lugar de destaque no ambiente educacional. A presente pesquisa monográfica tem como tema O impacto do Curso de Pedagogia na modalidade a distância para a formação de professores nos Polos presenciais do RN, curso ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). Nessa perspectiva, temos como objetivo analisar o Curso de Pedagogia a Distância nas suas diversas instâncias, concebendo o impacto do mesmo nos municípios em que é ofertado, fazendo em seguida uma avaliação do curso. Para isso, contamos com a colaboração de autores que tratam da formação de professores e da modalidade a distância para aprimorar o trabalho, sendo eles: Pimentel (2006), Brzezinski (1996), Tardif (2010) e Penin (2009), dentre alguns documentos e legislações que regulamentam o sistema educacional. Utilizando como metodologia a pesquisa documental realizada em portfólios de alunos que cursaram a disciplina Profissão Docente, ministrada no período 2014.1 no Curso de Pedagogia a Distância, tendo como professora a Drª. Tânia Cristina Meira Garcia, onde foi possível detalhar o profissional que está sendo formado neste curso, identificando que o mesmo está apto a trabalhar no âmbito escolar atendendo às necessidades atuais do pedagogo.TCC A classe hospitalar Sulivan Medeiros: relação entre as equipes pedagógica e de saúde no contexto da ação educativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-27) Dias, Alcimária de Melo; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tânia Cristina Meira; Brito, Nazineide; Medeiros, Blenda Carine Dantas deApresenta a Pedagogia Hospitalar como uma modalidade de ensino, que busca legalmente proporcionar à criança e ao adolescente hospitalizado a continuidade de seus estudos, visando sua reintegração ao ambiente escolar e à sociedade. Utilizou-se para tanto o emprego da pesquisa em caráter qualitativo e de natureza bibliográfica em que se utilizou como método o estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa observações. Para sua compreensão é abordado um breve histórico da Pedagogia Hospitalar, os parâmetros legais referentes a esta modalidade de ensino no Brasil e no RN, e a interação entre os profissionais que fazem parte do apoio à Classe Hospitalar. Sabe-se que o atendimento educacional hospitalar, como uma modalidade de educação especial, contribui muito para o fortalecimento da saúde de forma integral. Aqui, revemos também a análise e a coleta de dados para compreendermos a importância e a eficácia do atendimento educacional especializado com crianças hospitalizadas, no que se refere ao seu processo de recuperação e manutenção do vínculo com a escola. A pesquisa se fundamenta com base nos teóricos: Fonseca (2008), Matos e Mugiatti (2007), Medeiros, Morais e Aires (2012), Perrenoud (2001) e Vasconcellos (2002). O trabalho em conjunto com os professores visa estabelecer condições para ultrapassar dificuldades e resolver problemas na vida. Palavras-chaves: Classe Hospitalar, Reintegração, Interação.TCC A representação da escola através do desenho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-27) SANTOS, Daniel Medeiros dos; GARCIA, Tania Cristina Meira; GARCIA, Tania Cristina Meira; MEDEIROS, Blenda Carine Dantas de; ANDRADE, Monica Luiza Belotto de OliveiraInvestigar as problemáticas educativas advém de um anseio de mudanças e qualificações na prática pedagógica em sala de aula. Nosso trabalho constitui-se em investigar a representação que a criança possui da escola. Com isso, projetamos nosso objetivo em descobrir qual o olhar da criança sobre a escola. Utilizamos o desenho como instrumento de investigação para realizar a coleta dos dados, sendo este fundamental, uma vez que pudemos interpretá-los e realizar descobertas que possibilitaram uma reflexão sobre a própria escola e a criança em sua relação direta com o ensino-aprendizagem. Embasados no que expõe Bédard (2013); Moran (2012); Snyders (1988); Vygotsky (1991), Souza (1989); Piletti (1986); Barros (1988), tivemos maior desenvoltura para elaborar este trabalho. De modo a mostrar que por meio do desenho a criança revela um mundo de significados de sua realidade, e se o professor oportuniza e colabora com as atividades de desenho em sala de aula e em seguida se detém a estudá-los, certamente encontrará muitas respostas à possíveis dificuldades de aprendizagem. Com os resultados da pesquisa, percebemos que a maior parte das crianças deseja ir à escola, embora as investigações tenha nos proporcionado refletir sobre a ausência do professor, bem como de outros elementos que significam a aprendizagem, o que nos faz pensar que a escola talvez não esteja conseguindo efetivamente dá maior sentido ao seu papel enquanto instituição do saber. Significativo se faz que os professores estimulem e possibilitem às crianças a realizarem desenhos, não como uma atividade pronta, mimeografada, mas como um recurso livre dentro de objetivos a serem concretizados.TCC A educação feminina na Ribeira do Seridó (1840-1846)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-28) Soares, Tássia Galvão; Garcia, Tânia Cristina MeiraO presente trabalho monográfico trata da educação feminina na Ribeira do Seridó, tendo como fonte de pesquisa os inventários no século XIX (1840-1846), arquivados no Laboratório de Documentação Histórica do CERES, UFRN – LABORDOC. Buscamos nesses documentos informações relacionadas à educação das mulheres, e como vivia no seu cotidiano familiar e social. De acordo com os documentos estudados, verificamos que a mulher da Ribeira do Seridó era uma mulher voltada ao lar e a religião, pois seus deveres era cuidar da casa, dos filhos e do marido. Para a mesma não era dada a educação escolar, mas uma educação informal, seus aprendizados eram através dos ensinamentos de suas mães que tinham a intenção de deixá-las dotada de aptidões domésticas, boas donas do lar, vivendo para cuidar dos filhos e de casa.TCC Relação professor-aluno: considerações acerca da indisciplina em uma escola pública em Jardim de Piranhas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-02) SILVA, Ana Paula Araújo da; SANTOS SOBRINHO, Djanni Martinho dos; SANTOS SOBRINHO, Djanni Martinho dos; GARCIA, Tânia Cristina Meira; SOARES, Suenyra NóbregaEste trabalho tem por objetivo discutir sobre um problema que afeta muitos professores e pessoas envolvidas com a Educação, a indisciplina. Este assunto surgiu de uma necessidade em conhecer melhor esse problema e compreender o grande papel que o professor exerce na vida de uma criança. A indisciplina dificulta a vida de muitos profissionais e todos que estão relacionados com a escola, pois é um empecilho no ensino do professor e na aprendizagem do aluno. É causada por diversos fatores, sejam eles dentro da escola ou problemas extraclasse. Tendo em vista as infinidades de motivos existentes, fica ainda mais difícil tentar solucionar esse problema tão constante nas instituições de ensino. São problemas entre pais, famílias, colegas e também professores. Dessa forma, pelo professor fazer parte da educação do aluno e saber que o mesmo tem a capacidade de mudar seu comportamento, este trabalho falará especialmente da relação professor-aluno. Uma relação que poderá fazer com que a criança aja de forma adequada e respeitosa, ou uma relação que faça com que este aluno se transforme em uma pessoa que só está presente na escola para atrapalhar a aprendizagem de seus colegas e desestimular o trabalho do educador. Para isso, foi elaborada uma pesquisa de estudo de caso – na qual foram observados e registrados fatos nas turmas dos dois 1º anos do Ensino Fundamental 1ª fase, de uma Escola Municipal na cidade de Jardim de Piranhas-RN – para saber se a relação professor-aluno afeta ou não a indisciplina, sendo perceptível que sim, e muitas vezes o próprio professor não percebe isso; contudo, há também outros fatores externos que fazem com que essa indisciplina seja amplamente desenvolvida e, consequentemente, o educador terá mais dificuldade em conseguir solucionar esta problemática.TCC O fantástico mundo da fantasia na contação de história: análise de uma experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-08) SILVA, Welma Maria da; SOUSA, Gisonaldo Arcanjo deO presente trabalho teve como objetivo investigar como se dá acontação de história no processo de ensino-aprendizagem de alunos dos níveis IV e V, sala de aula esta multisserida, da Escola Municipal Frei Damião,Caicó/RN;visa,também,investigar como é realizada acontação de história na Educação Infantil no ensino e sua influência na aprendizagem do aluno. A pesquisa se deu através de investigação qualitativa, através de consecutivas observações e aplicação de questionários. Na fundamentação teórica e metodológica, mantém-se um diálogo com obras de pesquisadores que possuem produções neste campo, entre eles, Brasil (1998), Piaget (1967), Febae Souza (2011), Colomer (2007), Coelho (1991), Freire (1996), entre outros. Isso porque as narrativas orais, especialmente as que têm por suporte a contação de história, como foi o caso deste estudo, condensam em si outros falares e caminhos significativos para a leitura, aprendizagem e compreensão de si e do mundo.A partir dos resultados desta pesquisa foi possível perceber que a leitura de histórias infantisna sala de aula da docente dos níveis IV e V, é um instrumento pedagógico que propicia à criança inúmeras possibilidades de se desenvolver, ajudando na interação e instigando na imaginação, garantindo-se, com isso, o enriquecimento do processo educacional do aluno sob uma perspectiva de incentivarna construção de sujeitos críticos e reflexivos.TCC A relevância da contação de histórias na aprendizagem de crianças de pré-escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-08) Medeiros, Ilda Márcia de; Sousa, Gisonaldo Arcanjo de; Sousa, Gisonaldo Arcanjo de; Vieira, José Leomarques; Medeiros, Felipe Garcia deO presente trabalho acadêmico tem como objetivo investigar a prática de contação nas turmas de pré-escola do CMEI Neci Lucena de Medeiros em São João do Sabugi/RN, com o intuito também de identificar a metodologia adotada e compreensão do gênero textual conto como fator relevante para o ensino aprendizagem destas crianças. A metodologia utilizada para este estudo foi a descritiva qualitativa, por dar preferência a trabalhos com dados característicos da própria realidade pesquisada, e além das leituras bibliográficas também fomos a campo para a coleta de dados por meio de observação e aplicação de questionário. Em termos de fundamentação teórica, metodológica mantemos embasamentos com obras de pesquisadores que possuem produções neste campo, entre eles, Abramovich (1999), Amarilha (2009), Bettelheim (1980), José (2007), Coelho (1991), Seabra; Sousa (2010), Melo (2009), Brasil (1998,2010), entre outros. Com isso houve possibilidades de conhecer a realidade da prática de conto em pré-escola da instituição supracitada, podendo concluir que estas práticas precisam ser planejadas e organizadas em tempo e espaço dentro da rotina com mais interesse e responsabilidade profissional.TCC Evasão escolar:Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos promovendo o avanço escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-09) MEDEIROS, Roseanne Keylle Dantas de; SOARES, Suenyra Nóbrega; Soares, Suenyra Nóbrega; Cavalcante, Christianne Medeiros; Andrade, Mônica Luiza Belotto de OliveiraEste trabalho investiga os motivos que leva crianças e adolescentes integrantes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS TIA ALDA a se evadirem das escolas. Tendo em vista que a evasão escolar é um dos problemas que as instituições de ensino vêm enfrentando ao longo dos tempos. Entende-se que a participação das crianças e dos adolescentes em programas sociais contribui para amenizar esse déficit da educação brasileira. Diante disso é que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem o intuito de promover o avanço escolar tanto na participação assídua dos usuários como em sua aprendizagem significativa dos conteúdos escolares e extraescolares. Para atingir os objetivos utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e qualitativa. A coleta de dados foi realizada através do instrumento questionário. A construção teórica que norteou a discussão teve como base os estudos de Freire (1987), Libâneo (2001), a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Federal do Brasil 1988, o Estatuto de Criança e do adolescente - EECA (1990), como também os aportes teóricos do Ministério do Desenvolvimento que orienta o desenvolvimento dos programas sociais. Através das pesquisas realizadas, ficou esclarecido que a evasão escolar ocorre por vários motivos: a situação social que essas famílias estão inseridas, muitas delas estão em condição marginalizada; a falta de atenção dos responsáveis por esses estudantes; a ausência de uma escola com práticas atrativas que garanta a entrada, a permanência e o sucesso escolar dos alunos. O trabalho em parceria com as instituições responsáveis pela garantia do direito à educação das crianças e dos adolescentes pode ser uma possibilidade de efetivar ações de prevenção e combate à evasão, como o constatado no - CRAS Tia Alda.TCC Conselho de classe: avaliação coletiva do processo de ensino e aprendizagem ou julgamento subjetivo do aluno?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-09) SILVA, Elany Viana da; SOARES, Suenyra Nóbrega; SOARES, Suenyra Nóbrega; CAVALCANTE, Christianne Medeiros; SOUSA, Gisonaldo Arcanjo deO presente trabalho tem como objeto de estudo os Conselhos de Classe desenvolvidos no interior das escolas públicas, em especial do Ensino Médio currais-novense. O objetivo central é analisar como esse órgão colegiado instituído há mais de trinta anos nas escolas, tem contribuído para a organização do trabalho pedagógico, bem como, discutir o papel dos professores, da direção escolar, dos pais, dos alunos e dos pedagogos, nesse órgão colegiado. A motivação para a investigação desse tema surge da preocupação de que o Conselho de Classe enquanto órgão constituinte, estabelecido por meio do Regimento Escolar deveria se configurar como o momento em que pais, alunos, professores, equipe pedagógica e diretores, pudessem apontar soluções para os problemas, sugerir encaminhamentos e procedimentos para que assim o trabalho pedagógico de toda a escola pudesse fluir de forma a apresentar resultados concretos quanto à superação das dificuldades de ensino e aprendizagem, bem como, solidificando na escola maior participação dos alunos, e na realidade isso não acontece. A metodologia se deu através do estudo de caso, e a coleta de dados foi realizada mediante entrevistas com pais, alunos, professores e pedagogas. Os constructos teóricos basearam-se nos estudos de autores críticos pesquisados como Rocha (1986), Dalben (1994 e 2004), Paro (2000) e Luckesi (2002). A referida pesquisa foi realizada na Rede Pública de Educação, sendo efetivadas em duas escolas, ambas com Ensino Médio, localizadas no município de Currais Novos/RN. De acordo com os dados analisados, em primeira instância é possível afirmar que efetivamente só em uma das escolas observadas. Na Escola A o Conselho de Classe tem contribuído para a melhoria do ensino, pois a mesma busca através da participação dos atores que compõem o âmbito escolar, participarem de forma democrática, percebendo-se como sujeitos do processo. Já no que diz respeito a Escola B, o que se tem notado é a preocupação em mostrar resultados, tanto qualitativos como quantitativos.TCC Gestão participativa na escola pública: como se dá a tomada de decisão envolvendo a comunidade escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-10) SILVA, Ana Santana da; SOARES, Suenyra Nóbrega; CAVALCANTE, Christianne Medeiros; MARIANA, Fernando BomfimEste trabalho analisa as questões que permeiam a gestão da escola pública no que diz respeito às decisões tomadas em conjunto no interior da escola, percebendo a relação da gestão escolar com o corpo docente, se há participação efetiva dos membros da instituição e de que forma as decisões são tomadas, se acontecem reuniões colegiadas integradas com a comunidade escolar e como funcionam para que seja de fato concretizada a gestão participativa. A pesquisa aconteceu através de visita à instituição de ensino, entrevista com a gestora e docentes sobre o tema em questão e seus respectivos objetivos. Foi realizada uma pesquisa documental. Os dados foram coletados por meio de questionários, nos quais possibilitaram observar e fazer uma análise sobre a gestão da Escola xxxxxxxxx. Os constructos teóricos que fundamentaram os estudos tiveram como autores: Paro (2000), Libâneo (2010), Lück (2000), Gadotti (1997), dentre outras. Os resultados obtidos destacam a importância da gestão democrática para a qualidade da educação e mostram que, apesar de já ter sucedido importantes avanços, ainda assim há uma necessidade de se buscar uma melhor compreensão em torno do tema em destaque, ampliando dessa forma os espaços de discussão e juntar esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, condição essencial para a melhoria da educação.TCC A utilização da música como recurso metodológico no processo de alfabetização: a musicalização para além da organização da rotina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-16) OLIVEIRA, Stefany Suelly Venceslau de; ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira; ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira; MORAIS, Grinaura Medeiros de; MARIANA, Fernando BomfimO presente trabalho monográfico, objetiva verificar a influência da música no processo de alfabetização formal da criança, identificando possibilidades de utilizá-la como suporte para o ensino da leitura e da escrita através de observações semanais de práticas pedagógicas, aplicação de questionários com professoras e análise das produções escritas das crianças a partir do trabalho musical. Para a realização desse trabalho foi utilizado o método qualitativo, e além do aprofundamento teórico e bibliográfico fez-se necessário realizar coleta de dados em uma escola de ensino regular do munícipio de Caicó – RN, especificamente em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. No que diz respeito às contribuições teóricas utilizadas ao longo da pesquisa e escrita deste trabalho, utilizamos as ideias de: Ferreiro (2011), Teberosky (1988), Mortatti (2000, 2004 e 2006), Soares (2006), Freire (1976, 1996 e 1980), Penna (2010), Brésica (2003), Barbosa (2011), PCN’S (2001), Silva e Araújo (2007), entre outros. A partir das informações coletadas e aqui descritas, este trabalho encontrou as respostas necessárias e positivas, porém, não sendo estas exatas e absolutas, para indagação inicial em relação ao uso da música como um suporte metodológico a mais para alfabetizar, tendo alcançado de forma clara e concisa os objetivos delimitados pela pesquisadora. Desta forma, foi possível compreender que as músicas de fato possibilitam a exploração de conceitos e ideias, sugerem também a busca de idealização e fantasias que podem ir ao encontro do mundo da leitura e da escrita, o que favorece maior envolvimento por parte dos alunos.TCC Educação inclusiva: das políticas públicas e aparatos norteadores à realidade do contexto escolar vigente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-16) Silva, Nielly Stephany Dantas Monteiro; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tânia Cristina Meira; Sousa, Gisonaldo Arcanjo; Andrade, Mônica Luiza Belotto de OliveiraO presente trabalho monográfico intitulado “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: das políticas públicas e aparatos norteadores à realidade do contexto escolar vigente”, objetiva, primordialmente, identificar os marcos e aparatos norteadores da educação inclusiva, bem como a realidade das escolas em relação à inclusão. Nesse contexto, buscou-se compreender qual a realidade das escolas, quais os aparatos práticos estão presentes nas instituições no que concerne ao trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais. À luz das ideias de autores como Martins (2008, 2009, 2010), Mantoan (2006), Stainback (1999), entre outros, este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa que buscou comparar as normas e documentos legais da educação inclusiva, com a “realidade exclusiva” da educação brasileira, onde houve o deslocamento até a escola, lócus da pesquisa, para confrontar essas relações. Assim sendo, realizou-se uma pesquisa com questionários, observações e discussões com a equipe gestora e alguns professores do ensino fundamental I, da Escola Municipal Padre Joaquim Félix, localizada na cidade de São João do Sabugi/RN. Os resultados da pesquisa mostraram que muito ainda tem que ser feito para que os direitos garantidos no textos legais possam ser colocados em prática nas escolas, com o devido apoio do Estado, para que as pessoas com necessidades educacionais especiais possam gozar de sua inclusão social e cidadania plena.TCC O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-16) Martins, Luzania; Lima, Célia Fonsêca de; Lima, Célia Fonsêca de; Sousa, Gisonaldo Arcanjo de; Andrade, Mônica Luiza Belotto de OliveiraO presente trabalho monográfico, intitulado: “O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil” realizou-se na Escola Municipal Professor José Gurgel de Araújo localizada no município de Caicó – RN, numa turma de nível IV e tem como objetivo analisar a utilização do lúdico na sala de aula como estratégia pedagógica para auxiliar a aprendizagem das crianças na Educação Infantil e apontar “como” deve ser utilizada. Iniciaram-se os estudos com uma fundamentação bibliográfica através dos teóricos e autores como: Girotto (2013), Piaget (1978), Vygotsky (1984), Froebel (2001), Friedmann (2012), Teixeira (2010), Kishimoto (2013) e Almeida (2003), entre outros. Para a coleta de dados realizaram-se observações sistemáticas e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o lúdico como estratégia pedagógica é essencial na educação infantil, uma vez que desenvolve de forma significativa e espontânea a capacidade de aprender das crianças. Isso ocorre quando são utilizadas de maneiras variadas e estrategicamente pedagógicas, planejada e pensada para respeitar aspectos essenciais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, dentre esses se destacaram e foram constatados no decorrer das investigações: o tempo de aprender de cada uma delas, considerando seu estágio progressivo de desenvolvimento cognitivo; as possibilidades proporcionadas para formar conceitos, de relacionar ideias, de estabelecer relações lógicas, de desenvolver a expressão oral e corporal, de reforçar habilidades sociais, de reduzir a agressividade, de integrar-se; de construir seu próprio conhecimento; de utilizar a imaginação e a fantasia, a curiosidade e a experimentação.