CERES - TCC - Pedagogia
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Artigo A alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso(REVISTA SABERES, 0019-02-25) Batista, Maria Aparecida Vitoria Monteiro; Vieira, Arthur Cássio de Oliveira; https://orcid.org/0009-0001-2145-4664; https://orcid.org/0000-0002-2903-8534Este artigo tem como intuito analisar o contexto educacional de uma escola pública, no município de Timbaúba dos Batistas/RN, a única escola de ensino fundamental do município, sendo a respeito do processo de alfabetização dos alunos nos anos iniciais, buscando fazer uma investigação sobre os métodos utilizados pelas professoras, a abordagem de ensino delas em relação à alfabetização e letramento e aspectos do desenvolvimento dos alunos no que diz respeito ao processo de alfabetização. O estudo de caso foi de abordagem qualitativa, sendo seu instrumento de investigação uma entrevista aos professores do ciclo alfabetizador da escola. O estudo discute os conceitos de alfabetização e letramento dialogando com a autora Magda Soares (2004), a importância da formação continuada para professores dialogando com o autor Francisco Imbernón (2010) e um breve diálogo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1991) sobre os métodos de alfabetização e os níveis de desenvolvimento da alfabetização.TCC A atuação do pedagogo na empresa: o saber fazer para além da instituição escolar de ensino básico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-08) Silva, Iagliana Do Nascimento; Lima, Célia Fonsêca De; Lima, Célia Fonsêca de; Cavalcante, Christiane Medeiros; Santos Sobrinho, Djanní Martinho dosO presente trabalho, intitulado: “A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EMPRESA: O SABER FAZER PARA ALÉM DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE ENSINO BÁSICO” realizou-se com os profissionais da pedagogia nas empresas SENAI/RN (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e SEBRAE/RN (O Serviço Brasileiro de apoio as Micro e Pequenas Empresas), ambas situadas na cidade de Caicó-RN. Este, teve o objetivo de compreender como o pedagogo desempenha sua função em empresas de ensino profissionalizante analisando esse processo e descrevendo a sua importância. Para a fundamentação teórica utilizou-se Libâneo (2008), Ribeiro (2010), Candinha (2011), Lopes (2011), Abrantes (2012), dentre outros. Para realização da coleta de dados utilizou-se pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas sobre os desafios e a necessidades da atuação do pedagogo na empresa. Constatou-se que a presença do pedagogo em âmbitos empresariais se faz necessária devido o processo de ensino-aprendizagem que as empresas fomentam. Assim o pedagogo empresarial configura-se como um profissional capaz de atuar nos aspectos didático-metodológico-administrativos dos cursos, programas e projetos promovidos por essas instituições, uma vez que os desenvolvem, trazendo com ele benefícios como: formação do profissional e a realização de análise crítica das situações dos cursos, projetos e programas desenvolvidos pelas empresas.TCC A classe hospitalar Sulivan Medeiros: relação entre as equipes pedagógica e de saúde no contexto da ação educativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-27) Dias, Alcimária de Melo; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tânia Cristina Meira; Brito, Nazineide; Medeiros, Blenda Carine Dantas deApresenta a Pedagogia Hospitalar como uma modalidade de ensino, que busca legalmente proporcionar à criança e ao adolescente hospitalizado a continuidade de seus estudos, visando sua reintegração ao ambiente escolar e à sociedade. Utilizou-se para tanto o emprego da pesquisa em caráter qualitativo e de natureza bibliográfica em que se utilizou como método o estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa observações. Para sua compreensão é abordado um breve histórico da Pedagogia Hospitalar, os parâmetros legais referentes a esta modalidade de ensino no Brasil e no RN, e a interação entre os profissionais que fazem parte do apoio à Classe Hospitalar. Sabe-se que o atendimento educacional hospitalar, como uma modalidade de educação especial, contribui muito para o fortalecimento da saúde de forma integral. Aqui, revemos também a análise e a coleta de dados para compreendermos a importância e a eficácia do atendimento educacional especializado com crianças hospitalizadas, no que se refere ao seu processo de recuperação e manutenção do vínculo com a escola. A pesquisa se fundamenta com base nos teóricos: Fonseca (2008), Matos e Mugiatti (2007), Medeiros, Morais e Aires (2012), Perrenoud (2001) e Vasconcellos (2002). O trabalho em conjunto com os professores visa estabelecer condições para ultrapassar dificuldades e resolver problemas na vida. Palavras-chaves: Classe Hospitalar, Reintegração, Interação.TCC A concepção de planejamento e sua efetivação na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-17) Morais, Joedna Loyse de Souza; Soares, Suenyra Nobrega; Sousa, Gisonalso Arcanjo de; Brito, Nazineide; Soares , Suenyra NóbregaO planejamento didático desenvolvido e posto em prática pelo professor é o ponto de partida na construção de um trabalho pedagógico consistente. A tarefa é árdua, repleta de desafios, muitos professores consideram esta prática monótona, porém, é essencial na busca por uma educação de qualidade, inclusive na educação infantil. Não há como constatar e obter bons resultados no processo de ensino/aprendizagem dos educandos se o docente não estabelecer metas a serem alcançadas, não selecionar recursos didáticos que estimule o aluno na busca por conhecimento, não realizar uma avaliação capaz de diagnosticar até que ponto os objetivos foram alcançados, dentre muitas outras funções que cabe o educador pensar e preparar no planejamento. Planejar também é refletir, é fazer registros, é acompanhar o desenvolvimento do aluno. O ato de planejar é bastante abrangente e fundamental, sua relevância é incontestável. O presente estudo aborda, de modo geral, o planejamento didático na educação infantil, e fundamenta-se em autores como Oliveira (2011), Redin (2014) e Turra; Encone; Sant’anna e André (1982) além dos documentos oficiais norteadores da Educação Infantil. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário e as observações. A pesquisa foi realizada na cidade de Acari – RN, na Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão, e atingiu um resultado satisfatório, comprovando que as professoras da educação infantil da instituição realmente elaboram e põe em prática o seu planejamento.TCC A construção da escrita na educação Infantil: uma análise na turma do nível V, da Escola Municipal Valdemir Fernandes de Medeiros, em Jucurutu-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-22) Araújo, Fayanne Carla de; Brito, NazineideO processo de construção da escrita na Educação Infantil apresenta-se como um dos aspectos de desenvolvimento da aprendizagem da criança na idade pré-escolar, especialmente nas sociedades letradas, uma vez que é nessa fase que passa a desenvolver suas competências e habilidades. Na escola, a partir da sistematização de atividades e de estratégias coordenadas pela professora, e respeitando o ritmo de cada criança, esta poderá ser inserida em situações de interações com materiais escritos e com usuários da linguagem escrita, favorecendo assim a sua aprendizagem. Diante disso, o presente estudo monográfico tem como objetivo analisar como ocorre a construção da escrita em uma sala de nível “V” da Educação Infantil em uma escola pública municipal localizada na cidade de Jucurutu-RN. Por meio da pesquisa qualitativa foram utilizados como instrumentos metodológicos: entrevista com a professora da turma, observações in lócus, análise documental, além da pesquisa bibliográfica baseada em autores como Ferreiro (1980, 1990, 1999, 2011), Teberosky (1999, 2003, 2004), Russo (2012), Vygotsky (1998), Soares (2001, 2017), entre outros. Por intermédio desta pesquisa, constatou-se que a professora utiliza diariamente diversas estratégias metodológicas, tais como: exploração do ambiente alfabetizador, escrita na lousa, leitura e contação de histórias, rodinha, tarefas etc. Algumas fragilidades também foram perceptíveis em sua prática, como a presença do tradicionalismo no momento do processo de evolução da criança. Portanto, pode-se perceber que o processo de aquisição da escrita está ocorrendo na sala de aula através da mediação de tais interações, assim proporcionando o envolvimento com a escrita.TCC A contribuição dos componentes curriculares ligados ao ensino da arte na atuação do pedagogo em exercício no município de Caicó-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-17) RAMOS, Andressa Érica da Silva; ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira; ANDRADE, Mônica Luiza Belotto de Oliveira; GARCIA, Maria de Fátima; SOUSA, Gisonaldo Arcanjo deEste trabalho monográfico tenciona analisar a contribuição dos componentes curriculares ligados ao ensino da Arte na atuação do pedagogo em exercício no município de Caicó/RN. Para a realização do trabalho foi utilizada a metodologia qualitativa de pesquisa. Além das leituras bibliográficas fez-se necessário visitar algumas escolas públicas desse município para a coleta de dados por meio da aplicação de questionários com professores (as) graduados (as) em Pedagogia que tenham cursado ou não algum componente curricular ligado ao ensino da Arte quando ainda estavam na graduação. Na fundamentação teórica, foi mantido um diálogo com obras de pesquisadores que possuem produções neste campo, entre os quais estão: Aquino (2012), Barbosa (1975, 2005, 2011), Ferraz e Fusari (2009), Iavelberg (2003), Lombardi e Martins (2014), Penna (2001), Silva e Araújo (2007), entre outros. Dessa maneira, fez-se possível verificar indícios de que os componentes curriculares ligados ao ensino da Arte assumem uma influência de forma positiva na prática pedagógica dos sujeitos pesquisados, pois estes apresentaram em seus relatos que o componente propiciou uma visão geral acerca das nuances que perpassam essa área e na forma como pensam esse ensino de Arte na escola. Contudo, dos professores que não cursaram algum desses componentes ligados ao ensino da Arte, alguns já demonstraram um conhecimento na área em uma perspectiva mais contemporânea, o que não permite concluir de forma definitiva, nesta pesquisa, a contribuição desses componentes.Artigo A CPIA do Ceres e a inclusão de estudantes com necessidades específicas no contexto da política de inclusão e acessibilidade da UFRN(Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, 2024-05-10) Alves, Isabela Ferreira; Vieira, Francileide Batista De Almeida; https://orcid.org/0009-0009-7146-4201; https://orcid.org/0000-0002-7980-1155A inclusão de estudantes com deficiência ou outras necessidades específicas no ensino superior é resultado de lutas e debates desencadeados durante muitas décadas e intensificados nos últimos anos do século XX. Seguindo esse escopo de discussão, o presente trabalho apresenta informações referentes a uma pesquisa caracterizada como pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, fundamentada em Brasil (1997), Brasil (2008), Chizzotti (2006), UFRN (2022), Freire (2019), dentre outros. A pesquisa foi desenvolvida através do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC/UFRN e foi norteada pelos seguintes objetivos: compreender o processo histórico de organização das políticas educacionais inclusivas no ensino superior; analisar como se configura a Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade – CPIA do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, no contexto da Política de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e identificar as ações realizadas pela CPIA visando à inclusão de estudantes com necessidades específicas no âmbito do CERES, no ano de 2022. Para o alcance dos objetivos, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise de documentos, sendo o principal deles o Relatório Anual da CPIA do CERES, correspondente ao ano de 2022. Os resultados mostram que a CPIA do CERES vem desenvolvendo um papel importante no processo de inclusão de estudantes com necessidades específicas no referido centro, em observação à atual política de inclusão e acessibilidade da universidade. Destacamos o seu papel na promoção do diálogo entre professores e alunos, assim como na proposição de formação e troca de experiências para a construção de posturas e práticas inclusivasTCC A didática da matemática do professor pedagogo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-26) SILVA, Anailson Azevedo da; GARCIA, Tânia Cristina Meira; GARCIA, Tânia Cristina Meira; LOPES, Maria Maroni; SOARES, Suenyra NóbregaA presente pesquisa monográfica tem como objeto de estudo A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA DO PROFESSOR PEDAGOGO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JARDIM DO SERIDÓ: o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos da escolarização a graduação. Nesta perspectiva, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar o modo de como foi o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos dos professores entrevistados, mostrando algumas sugestões acerca das novas formas de ensinar estes conteúdos matemáticos, usando como referencial teórico autores como Tardif (2010), Antunes (2007), Fonseca (2014), Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática (2001), Nacaratto (2009), BRASIL (2014) – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, dentre outros. Outro ponto investigado na pesquisa surgiu na curiosidade em saber se estes mesmos professores fazem uso de alguma das metodologias citadas nessa linha de tempo que começa na sua escolarização e termina na graduação, no momento da sua prática docente. Sabemos que a Matemática está presente em todas as escolas no mundo todo. Sabemos também que aprender Matemática é uma tarefa árdua para a maioria das crianças e dos adolescentes que frequentam as escolas no nosso país. Mas por que eles apresentam tanta dificuldade em aprender os conteúdos matemáticos? Se como alunos, a relação com a Matemática não era das melhores, como é hoje, na condição de professor. Os resultados da pesquisa apontam que o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos resultam de fatores que começam na escolarização e vão além dos desenvolvidos na graduação, ocorrendo simultaneamente, a cada troca de informação entre os sujeitos envolvidos.TCC A educação feminina na Ribeira do Seridó (1840-1846)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-28) Soares, Tássia Galvão; Garcia, Tânia Cristina MeiraO presente trabalho monográfico trata da educação feminina na Ribeira do Seridó, tendo como fonte de pesquisa os inventários no século XIX (1840-1846), arquivados no Laboratório de Documentação Histórica do CERES, UFRN – LABORDOC. Buscamos nesses documentos informações relacionadas à educação das mulheres, e como vivia no seu cotidiano familiar e social. De acordo com os documentos estudados, verificamos que a mulher da Ribeira do Seridó era uma mulher voltada ao lar e a religião, pois seus deveres era cuidar da casa, dos filhos e do marido. Para a mesma não era dada a educação escolar, mas uma educação informal, seus aprendizados eram através dos ensinamentos de suas mães que tinham a intenção de deixá-las dotada de aptidões domésticas, boas donas do lar, vivendo para cuidar dos filhos e de casa.TCC A formação docente na perspectiva da educação de surdos no município de Caicó-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-15) Oliveira, Cínthia; Menezes, Ronny; Francileide Batista de Almeida Vieira; Menezes, Ronny; Vieira, Francileide; Silva, Ana CarolineObjetivou-se com o presente trabalho analisar a formação docente do professor atuante na área da educação de surdos nas escolas do município de Caicó – RN. A coleta de dados ocorreu nas escolas municipais Presidente Kennedy e no Centro Educacional José Augusto, as quais registrou matrícula de alunos surdos na educação básica. Para o embasamento teórico realizamos um busca por trabalhos relacionados à temática da pesquisa nas bases de dados Scielo, Portal de Periódicos Capes, Biblioteca digital de monografias e no Google Acadêmico. Como instrumento para coleta de dados ocorreu à aplicação de questionários, estruturado com questões objetivas e subjetivas, tendo como colaboradores os docentes que ministram Libras. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Office Excel, versão 2010 e os resultados apresentados em forma de tabelas para facilitar a compreensão dos mesmos. Participou da pesquisa um total de quatro professores, dos quais a maioria declara, possuir formação acadêmica, e curso de especialização em Libras, bem como curso de formação de professores para ensino de surdos. No entanto, observou-se uma grande deficiência relacionada à questão a formação para a tradução e interpretação, principalmente por não dominarem completamente a língua de sinais. Assim, concluímos que os educadores que atuam nessas instituições necessitam buscar novas formações para suprir suas carências e que os instrumentalizem para que possam atender às necessidades próprias do alunado que requerem educação bilíngue e inclusiva nessas instituições.TCC A formação inicial de professores para a educação básica: a implementação da Educação de Jovens e Adultos em São João do Sabugi - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12) Araújo, Isaías Moisés Brito de; Mariana, Fernando Bomfim; Souza, Gisonaldo Arcanjo de; Cardoso, Adriana MariaDiscutir e pesquisar sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil requer (re)conhecimento histórico sobre as lutas travadas pela educação desses sujeitos, anseios por mudanças qualitativas e por políticas públicas efetivas destinadas a esse campo. Apesar de reconhecida como modalidade de ensino da educação básica a partir, principalmente, da LDB 9.394/96, a EJA ainda enfrenta diversos conflitos no campo formal de ensino. E um desses conflitos e desafios se refere ao fato da formação de professores para atuar nesse campo de educação. Fazendo uso de metodologias qualitativas e quantitativas conforme Brandão (2002) Ludke; André, (1986) e Marconi; Lakatos (2010), este trabalho procura discutir a inserção de conhecimentos e/ou componentes curriculares acerca da modalidade de ensino EJA nas formações iniciais de professores para a educação básica. Nesse sentido, realizamos pesquisa de campo com professores da EJA do município de São João do Sabugi – RN, através de questionário estruturado, procurando investigar se esses docentes enfrentaram dificuldades ao lecionar na modalidade em questão e se consideram importante a presença de tal campo de conhecimentos na formação inicial de professores. Embasados em Brasil (1996), Brasil (2000), Arroyo (2006), Haddad; Di Piero (2000), dentre outros, entendemos que se a Educação de Jovens e Adultos é verdadeiramente uma modalidade de ensino da educação básica ela deve ser tratada em todas as licenciaturas voltadas a esta. Acreditamos não ser concebível que se continue a formar professores que possam vir atuar na EJA sem conhecimentos teóricos sólidos sobre essa modalidade de ensino. Os resultados da pesquisa apontam no sentido de que sim, a EJA deve ser inserida nas estruturas curriculares das licenciaturas. Tal inserção pode vir a melhorar significativamente as práticas pedagógicas, curriculares, e ajudar os docentes a compreenderem as especificidades dos educandos, dentre elas a heterogeneidade de ritmos de desenvolvimento e aprendizagem.TCC A gestão democrática e o papel pedagógico do gestor na função de diretor das escolas de educação infantil no município de Jardim do Seridó – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-14) Dantas, Djaine de Araújo; Cavalcante, Christianne Medeiros; Cavalcante, Christianne Medeiros; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; Lima, Célia Fonsêca deO referido estudo, objetiva identificar os conhecimentos que os Gestores das Escolas de Educação Infantil da cidade Jardim do Seridó-RN, têm sobre a gestão democrática e a atuação do diretor na dimensão pedagógica. A pesquisa fundamentou-se em autores como Félix (1986), Ferreira (2001), Lück (2009, 2013), Minayo (2001, 2002), Machado (2009), Paro (1998) dentre outros, além de documentos oficiais como a Constituição Federal (1988) e as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010). Apresenta característica de pesquisa qualitativa de cunho descritivo, utilizou como instrumento de coleta de dados questionários e os Projeto Político Pedagógico das escolas investigadas. De acordo com seus relatos dos sujeitos da pesquisa, constatou-se a falta de clareza em relação a gestão democrática e a atuação do diretor na dimensão pedagógico nas Instituições de Educação Infantil.TCC A importância da didática para a formação do professor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-25) Vale, Edilma Oliveira de Araújo; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tania Cristina Meira; Morais, Grinaura Medeiros de; Santos Sobrinho, Djanní Martinho dosO tema desta monografia está voltado para a área da educação, direcionado à formação docente, cujo objeto de estudo pode ser definido a partir da análise da importância da Didática para a formação do professor. O estudo tem como objetivo geral identificar quais os fatores que contribuem para que muitos dos alunos do curso de Pedagogia da UFRN/CERES cheguem ao fim da graduação sem estarem capacitados didaticamente para a profissão docente. Visa também identificar as dificuldades encontradas pelos alunos em relação à disciplina e analisar a metodologia do ensino utilizada pelos professores-formadores nesse componente curricular. A metodologia de pesquisa utilizada caracteriza-se pela abordagem qualitativa de caráter descritivo. Quanto à investigação, utilizamos a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica, bem como a aplicação de um questionário que foi respondido por alunos das turmas do 7º e 9º período no ano de 2016, que cursaram o componente curricular Didática do curso de Pedagogia da UFRN/CERES. Os principais autores utilizados para fundamentar este trabalho foram: Cordeiro (2010), Libâneo (1994, 2007), Melo (2008) e Candau (1983). Conforme os estudos realizados, concluímos que, os motivos que contribuíram para que muitos alunos saíssem do curso de Pedagogia sem estarem capacitados a exercerem o trabalho docente, dentre eles: dificuldades em utilizar os instrumentos metodológicos de ensino e a metodologia dos professores formadores.TCC A importância das práticas de ensino da leitura e da escrita para a construção e o fortalecimento da identidade dos estudantes dos anos iniciais ensino fundamental das escolas do e no campo.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-20) Melo, Weslânia Menezes de; Melo, Maria Aparecida Vieira de; https://orcid.org/0000-0001-6288-9405; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276; https://orcid.org/0009-0003-5421-5525; https://lattes.cnpq.br/0278743070551285; Santos, Elaine Suane Florêncio dos; http://lattes.cnpq.br/2812790850478821; Araújo, Irenaldo Pereira de; https://orcid.org/0009-0006-9155-7374; http://lattes.cnpq.br/9034698853097874Esta pesquisa tem como objetivo compreender a importância das práticas escolares relacionadas à linguagem escrita, em sua diversidade, para a construção e o fortalecimento das identidades das populações em áreas rurais. A pesquisa é orientada pela seguinte questão: De que forma as práticas de ensino da leitura e da escrita contribuem para a construção e o fortalecimento da identidade dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas do e no campo? Para responder a essa problemática, foi realizada uma revisão bibliográfica e documental com o intuito de fundamentar a análise e a compreensão do objeto de estudo. O trabalho dialoga com autores como Caldart (2003) e Caldart (2009), Arroyo (2007), Arroyo e Fernandes (1999) e Melo (2015), que oferecem subsídios teóricos para a discussão sobre a Educação do Campo; Soares (1998), que contribui para a compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento; e Freire e Macedo (2013), cujas obras abordam a educação emancipatória e contextualizada com as vivências dos estudantes. Além disso, foi utilizada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência para compreender as diretrizes relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita. A pesquisa foi conduzida com abordagem qualitativa, de natureza descritiva, conforme preceitua Neves (1996), utilizou-se como técnica de coleta de dados a análise bibliográfica em livros, artigos científicos, teses, dissertações e documentos oficiais, disponíveis em bibliotecas físicas e digitais. Este estudo é relevante por evidenciar a importância do processo de aprendizagem da leitura e da escrita para a construção e o fortalecimento da identidade dos estudantes das escolas do campo.TCC A Importância do Estágio Supervisionado na Formação do Pedagogo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Santos, Valquíria de Araújo; Sobrinho, Djanni Martinho dos Santos; Sobrinho, Djanni Martinho dos Santos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Morais, Ione Rodrigues DinizO artigo visa analisar a importância do estágio supervisionado na formação de alunos graduandos em Pedagogia EaD no polo/Caicó, considerando suas contribuições para a formação deste profissional, além das dificuldades encontradas durante esta atividade no curso. O estágio supervisionado é objeto de estudo e reflexão por contribuir na formação docente, visto que possibilita o vislumbre do contexto escolar na prática aliada à teoria. Para a realização dessa investigação, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e documental, buscando conhecer a problemática estudada. Metodologicamente a investigação partiu da aplicação de entrevistas e pesquisas bibliográficas ancoradas em: Moore e Kearsley (1996), Pimentel (2000), Lima e Pimenta (2002), Tardif (2002), Perrenoud (2002). Ao concluir a pesquisa fica entendido, como ápice do estudo, que o Estágio Supervisionado, enquanto objeto de estudo, contribui positivamente para a construção de novos saberes do futuro pedagogo, além de promover um grande desenvolvimento em uma dimensão extremamente salutar na formação profissional do licenciado: a atitude investigativa, sendo esta a premissa para a concepção de uma prática competente e adequada ao contexto educativo.TCC A importância dos jogos de consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e escrita durante o processo de alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Morais, Iohany Carollayne Lira de; Souza, Flávia Renata Silva; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; Silvano, Geanne EstevamEste estudo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a atuação no projeto PIBID Alfabetização, que consistiu na elaboração e aplicação de jogos voltados ao desenvolvimento da consciência fonológica e fonêmica em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, em Caicó (RN). Participaram 17 estudantes, com idades entre 6 e 7 anos. A pesquisa foi estruturada em quatro etapas: revisão de literatura para fundamentação teórica e escolha dos jogos; avaliação inicial para identificar o nível de escrita dos alunos; intervenção por meio da aplicação dos jogos de consciência fonológica ao longo de oito semanas; e avaliação final para verificar os avanços dos estudantes. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos progrediu dos níveis pré-silábico e silábico para níveis mais avançados, como o silábico com valor sonoro e alfabético, evidenciando o impacto positivo dos jogos no processo de alfabetização. Além do desenvolvimento cognitivo, observou-se maior engajamento e motivação dos alunos durante as atividades. Conclui-se que a utilização de jogos em consciência fonológica contribui para a aprendizagem da leitura e escrita, promovendo práticas pedagógicas inclusivas, atrativas e eficazes no contexto escolarTCC A Inclusão do aluno com deficiência auditiva e com surdez na escola: desafios e possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-08) Silva, Vitória Aparecida da; Lima, Célia Fonsêca de; Brito, Nazineide; Sousa, Gisonaldo Arcanjo de; Lima , Célia Fonsêca deO presente trabalho de pesquisa, intitulado: A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E COM SURDEZ NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES,tem como objetivo analisar os desafios e possibilidades do professor no processo de inclusão de crianças com deficiências auditiva/surdez na escola. Realizou-se na Escola Municipal Presidente Kennedy, localizada na cidade de Caicó – RN, em duas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental que apresentam alunos com deficiência auditiva/surdez na escola. Iniciaram-se os estudos com uma fundamentação bibliográfica através dos teóricos Quadros; Schmiedt (2006), Sampaio (2009), Gesser (2009), Asfora (2012), Mantoan (2006), Damázio (2007) entre outros. Para a coleta de dados realizaram-se observações sistemáticas e questionários com perguntas abertas e fechadas, tendo como conclusão diante dos resultados coletados, que o maior desafio do professor é não estar preparado para trabalhar com estas crianças. Contudo, acreditam que uma das possibilidades de enfrentar este desafio é aprender a Língua de Sinais que eles utilizam para se comunicarem.TCC A influência da afetividade no aprendizado dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental: estudo de caso em uma escola municipal na cidade de Parelhas/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-16) Silva, Jucielma de Souza; Santos Sobrinho, Djanní Martinho dosO presente trabalho objetivou identificar como a afetividade contribui no processo de ensino aprendizagem, discutindo assuntos como, ambiente escolar e as práticas pedagógicas nesse ambiente, por meio do tema “A influência da afetividade no aprendizado dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental: estudo de caso em uma escola municipal na cidade de Parelhas/RN”; tendo como base para tais discussões a pesquisa bibliográfica por meio de autores como Eugênio Cunha (2007,2010), Paulo Freire (1986,1993), dentre outros, que ajudaram a reforçar e discutir a importância da afetividade; a pesquisa documental que teve como aparato PPP da instituição, assim como entrevistas com a coordenadora pedagógica da escola, professoras e também algumas conversas informais com membros da instituição e da sociedade com o intuito de colher opiniões sobre o assunto, como também informações sobre a instituição. Diante da análise e observações, nos deparamos com duas situações distintas. Na primeira encontramos uma prática afetivamente direcionada de forma positiva; na segunda uma prática muito voltada para o tradicionalismo e afetivamente negativa e a mudança de comportamento dos alunos em ambas; na primeira sala apesar de serem crianças menores a ordem se dá com mais facilidade e na segunda as crianças já maiores, existe uma certa dificuldade em respeitar a professora e as regras de convivência.TCC A Instrução Pública sob a ótica de Manoel Dantas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-22) Morais, Isabela Cristina Santos de; Morais, Grinaura Medeiros deEste trabalho monográfico tem como objetivo tratar sobre o tema da instrução pública no século XIX, mais especificamente o ano de 1889, pesquisando através das fontes do jornal “O POVO” os artigos de Manoel Dantas, intelectual seridoense, formado pela Faculdade de Direito do Recife, também redator do Jornal O POVO, que foi um dos defensores da causa da instrução, registrando os seus ideais favoráveis nos artigos que escrevia no referido jornal. Nesta escrita procuramos destacar o tema da instrução pública sob a ótica de Manoel Dantas, situando essa temática no contexto sócio-político que está expresso no primeiro capítulo, trazendo autores para fundamentar os estudos que mostram como estava organizado o sistema político no RN e como este influenciava a população. O segundo capítulo tece uma vertente educativa da época, situando como estava organizada a instrução da época e como esta estava sendo concretizada na realidade. Já o terceiro capítulo faz menção à metodologia de pesquisa utilizada e traz um esboço da multiplicidade de papéis sociais assumidos por Dantas, assim como os artigos pesquisados no jornal O POVO.TCC A Literatura Infantil e o pocesso de alfabetização com crianças na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) SILVA, Cecília Garcia Araújo Januário da; MELO, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; CAVAlCANTE, Christianne Medeiros; VIEIRA, Francileide Batista de AlmeidaO presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da literatura infantil para a construção de situações contextualizadas que suscitem o desenvolvimento da linguagem e consequentemente da alfabetização na Educação Infantil. Seu desenvolvimento orientou-se pelas seguintes premissas: a) as crianças são sujeitos concretos, contemporâneos e de direitos; com necessidades, interesses e potencialidades de apropriar-se da cultura e produzir cultura; b) a Educação Infantil é etapa inicial da Educação Básica, com função pedagógica de educar-cuidar e promover o desenvolvimento integral das crianças mediante experiências em que podem compartilhar as práticas da cultura – conhecimentos do mundo natural e social, múltiplas linguagens, em especial a linguagem verbal; c) a alfabetização e letramento são práticas cultural/linguagem, com dimensões de sistema e de produção discursiva, pela qual é possível conhecer, pensar, sentir e dizer o mundo e, portanto, conhecimento a ser aprendido e desenvolvido pelas crianças na Educação Infantil; d) a literatura infantil é um artefato cultural e na Educação Infantil é instrumento mediador no processo de alfabetização e letramento. Os dados foram construídos em uma sala de aula de nível V da Educação Infantil, numa Escola Municipal na cidade de Caicó/RN, tendo como aportes teórico-metodológicos, princípios da abordagem histórico-cultural de L. S. Vygotsky (2007;2008) e proposições do dialogismo de M. Bakhtin (1986) para a pesquisa sobre processos humanos, segundo os quais, em tais pesquisas é preciso considerar: que o objeto de estudo existe em permanente construção; que sua compreensão exige sua situação em contexto, buscando as relações que o constituem; que tanto o objeto, como sua compreensão são produções discursivas, ou seja, as relações de pesquisa são relações co-construídas entre pesquisador e sujeitos de pesquisa. A metodologia envolveu procedimentos de análise bibliográfica, sessões de observação do tipo semiparticipativa e entrevista do tipo semiestruturada. Os resultados das análises da investigação, nos deu indícios de que o modo como o processo de alfabetização tem sido desenvolvido com as crianças na Educação Infantil apresenta-se como uma prática em que não se faz ênfase ao seu caráter simbólico/discursivo. Apontam pouco uso da literatura infantil nesse âmbito - restrito e lacunar; em que esta não é experimentada como linguagem, interação com finalidades sociais reais, em contextos significativos. Portanto, apresenta a necessidade de que tais práticas sejam repensadas para que possam possibilitar às crianças condições em que possam ressignificar a leitura e a escrita, considerando-se as especificidades da Educação Infantil.