CE - TCC - Pedagogia (a distância)
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TCC O Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) e seu papel na educação inclusiva nas salas regulares brasileiras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-18) Dantas, Franceilma Lúcia; Ribeiro, Wagner Leite; http://lattes.cnpq.br/2622014367423112; https://lattes.cnpq.br/2321676380775612; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Silva Júnior, Luiz Alberto da; http://lattes.cnpq.br/3615061689467024O referido artigo teve como objetivo analisar o papel do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) na promoção da Educação Inclusiva nas salas de aula regulares no Brasil. Buscou-se assim, identificar como o SAEE contribui para a inclusão de pessoas com deficiência e transtornos globais, avaliando as práticas pedagógicas utilizadas por professores e especialistas para atender às necessidades educacionais específicas (NEE) desses alunos. A pesquisa se deu através de uma revisão bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Os resultados mostram que o SAEE desempenha um importante papel na mediação entre a grade curricular e o que é passado em salas de aulas. A presença de salas de recursos multifuncionais em escolas traz uma diferença significativa no aprendizado de quem necessita desses recursos para aprender. Não se pode afirmar que tudo está perfeito, visto que quando se trata de atendimento especializado ainda se tem um longo caminho a percorrer,entretanto, ao se realizar um trabalho de pesquisa, consegue-se enxergar que existem metas e ações que são significantes para o processo de aprendizagem desses alunos. Constatou-se, ainda, que o SAEE pode funcionar como um facilitador na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva, onde todos os alunos tenham acesso ao aprendizado e ao desenvolvimento integral.TCC A importância do brincar na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Maria das Graças da; Santos, Carina Pessoa; Santos, Carina Pessoa; Silva, Simone Patrícia da; Silva, Ivoneide Mendes daO brincar configura-se como uma das principais características da infância e é fundamental para o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, seja físico, cognitivo, emocional, psicoafetivo ou social. Por meio do brincar, a criança consegue ter consciência de si, dos outros, do mundo e das relações existentes entre estes, representando, na brincadeira, a maneira como enxerga sua cultura, sua realidade e o meio no qual está inserida. Diante disso, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a importância das brincadeiras e do lúdico no desenvolvimento cognitivo, social e da aprendizagem da criança, no contexto da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma revisão não sistemática da literatura, pautada numa pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da temática em questão. Nesse sentido, percebeu-se que o brincar não deve ser visto apenas como um momento de diversão, mas deve ser concebido como uma ferramenta basilar para a educação, principalmente na Educação Infantil, visto que, por meio dele, a criança encontra recursos para desenvolver sua atenção, concentração, criatividade, autonomia, linguagem, pensamento, raciocínio lógico, entre outros processos psicológicos. Além disso, por meio do brincar, a criança tem sua psicomotricidade desenvolvida, o que auxilia na compreensão de aspectos como consciência corporal, lateralidade e orientação no tempo/espaço, também fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem. É válido destacar que as brincadeiras de hoje não são as mesmas de outrora e que a tecnologia tem influenciado cada vez mais as crianças na escolha por brincadeiras e jogos que envolvem aparelhos como celulares, tablets ou computadores, por exemplo. Isso vem aumentando de proporção com o passar dos anos, substituindo brincadeiras que envolviam movimento, criatividade, imaginação por algumas atividades que eximem as crianças de tais benefícios. Nesse sentido, é preciso que os professores da Educação Infantil assumam um papel crítico reflexivo frente a essas questões, impedindo que o brincar seja substituído, no cenário escolar, por tais brincadeiras que envolvem o uso não planejado de tecnologias, ou mesmo pela realização exclusiva de atividades em sala, almejando melhores rendimentos unicamente cognitivos. Logo, é preciso que estes profissionais enfatizem a importância crucial do brincar para o desenvolvimento infantil e estimulem atividades voltadas ao lúdico, por meio de jogos e brincadeiras, promovendo o aprendizado e a socialização da criança. Para tanto, os professores devem levar em consideração o nível de desenvolvimento de cada criança, estimulando suas capacidades, habilidades e potencialidades, além de respeitar suas necessidades e sua singularidade. Por fim, esta pesquisa almejou trazer algumas contribuições acerca da brincadeira na Educação Infantil e de que modo esta vem sendo ressignificada na atualidade.TCC Leitura e produção textual numa perspectiva interdisciplinar: considerações do estágio supervisionado numa turma do quarto ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Paiva, Antônio Hiramar de; Alves, Elza Maria Silva de Araújo; Alves, Elza Maria Silva de Araújo; Silva, Raimundo Paulino da; Miranda, Maria Aparecida da SilvaEste trabalho tem como objetivo investigar estratégias adotadas por uma professora de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, no que se refere ao ensino de leitura e produção textual numa perspectiva interdisciplinar, considerando também as experiências vivenciadas pelo aluno-estagiário durante o período de regência. A hipótese apresentada é que as habilidades de leitura e produção textual, quando realizadas de maneira interdisciplinar, constitui um dos aspectos que podem evitar o fracasso escolar, uma vez que proporciona uma melhor compreensão de mundo. Nesta pesquisa, pergunta-se: Qual o papel das práticas de leitura e produção textual para o exercício da plena cidadania dos alunos, de uma turma do quarto ano do Ensino fundamental, da Escola Estadual João Onofre, localizada no município de Lucrécia, estado do Rio Grande do Norte? As estratégias utilizadas pela professora da turma propiciam aos alunos a oportunidade de desenvolverem as competências de leitura e produção textual? A professora utiliza essas estratégias de maneira interdisciplinar? Os alunos demonstram avanços no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual? Para a construção deste trabalho, utilizou-se como principais interlocutores, os seguintes autores: Fazenda (1991 e 2008) e Freire (2004), Smith (1999), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – Anos iniciais do Ensino Fundamental. Também se utilizou de observações e experiências vivenciadas in loco. A realização deste trabalho proporcionou aos discentes com os quais se trabalhou, a oportunidade de desenvolver, dentre outras, as habilidades de leitura e de produção textual.TCC Processo de adaptação na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Verçosa, Renata Martins de Aguiar; Paiva, Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo de; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Paiva, Maria Cristina Leandro deEste artigo tem o objetivo de proporcionar uma reflexão acerca do processo de adaptação na Educação Infantil. Nesse sentido, apresenta os resultados do estudo sobre a análise de alguns conceitos e orientações acerca do ingresso de crianças pequenas ao ambiente escolar disponíveis nos documentos oficiais. A análise foi realizada em dois documentos que são referências nacionais para a Educação Infantil: Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), que orientam e norteiam o trabalho realizado dentro das Instituições Públicas de Educação Infantil. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, com ênfase na análise documental, que consiste em identificar, verificar e apreciar os documentos com uma finalidade específica. Para tanto, inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliográfica a fim de buscar contribuições teóricas sobre o tema abordado, com o objetivo de compreender o que é o processo de adaptação e o papel dos sujeitos (crianças, pais e professores) nesse processo. Contudo, ressaltamos a escassez bibliográfica dessa temática, dentre as produções encontradas destacamos os autores Balaban (1988), Rêgo (1995), Rossini (2001) e Rapoport (2004). A análise dos documentos e a revisão bibliográfica nos permitiu explicitar que são muitas as especificidades envolvidas no período de adaptação das crianças e que essa fase requer um esforço conjunto de todos os envolvidos, principalmente dos pais e professores, para que juntos possam buscar estratégias para o enfrentamento dessa fase, pela qual todas as crianças passam no momento da sua entrada na escola. E, finalmente, constatamos que embora os documentos sejam de nível nacional, muitos professores de instituições públicas, desconhecem sua existência e não se utilizam das suas orientaçõesTCC Reflexões sobre o soterramento das contradições epistemológicas na formação do pedagogo: o caso dos fundamentos psicológicos da educação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Thiago Matias de Sousa; Barbosa Junior, Walter Pinheiro; Boleiz Junior, Flávio; Pinheiro, Rossana KessProblematizo com este ensaio o abandono das contradições existentes nas teorias da educação realizada no processo de formação do Pedagogo. Como via de superação a essa configuração afirmo a necessidade de construção do pensamento crítico, por meio do estudo rigoroso dos Fundamentos da Educação em sua relação dialética com a totalidade e exposição das contradições e implicações da diversidade das teorias da educação adotadas. Para tanto, em um primeiro momento aponto uma concepção de Fundamentos da Educação em que evidencio sua diversidade, ao mesmo tempo que afirmo a impossibilidade de agregar todo o seu conjunto em um mesmo terreno, haja vista as contradições entre os projetos de mundo que embasam as diferentes teorias. Em seguida, em uma perspectiva histórica e ontológica, evidencio a impossibilidade de uma formação neutra ou do esvaziamento do debate sobre o conflito entre os posicionamentos de classe no processo de ensino e aprendizagem, postas as discrepâncias em suas implicações. Por fim, demonstro o conjunto de elementos até então abordados apresentando um volume significativo de contradições, ao tomar como referência para análise os Fundamentos Psicológicos da Educação. Esse percurso permitiu-me concluir que, no processo de educação do Pedagogo, uma área de estudo determinante para avançar no caminho da formação crítica é a dos Fundamentos da Educação, em razão das sucessivas aproximações às bases do fenômeno educativo, entrelaçando as múltiplas disciplinas e a totalidade. Realizar essa formação requer necessariamente uma incursão pelas contradições e posicionamentos de classe que engendraram as teorias educativas, afastando qualquer perspectiva de soterramento das contradições epistemológicas em nossas salas de aulaTCC A prática pedagógica versus a formação de leitores: experiência com uma turma multisseriada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Queiroz, Maria Gilcelenne Fernandes; Queiros, Emanuela Carla Medeiros de; Queiros, Emanuela Carla Medeiros de; Silva, Sayonara Fernandes da; Costa, Edinária Marinho daO artigo versa sobre a prática pedagógica para a formação de leitores em uma turma multisseriada na Escola Municipal Raimundo Nonato Fernandes II, localizada na comunidade do Sítio Junco, zona rural do município de Marcelino Vieira, Estado do Rio Grande do Norte/RN. Construída no ano 1997, a referida escola fica a 5 km da cidade. A mesma faz parte das quinze escolas campesinas do município, onde todas funcionam com turmas multisseriadas. Desse modo, a leitura caracteriza-se como uma ferramenta essencial para inserção das crianças no meio social, visto que, favorece o seu desenvolvimento pessoal e intelectual, despertando a imaginação, a curiosidade, a fantasia, o sentimento e a criatividade, permitindo-as se deleitarem nos mais diversificados textos literários. Assim, o artigo tem como objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida nessa turma com o olhar voltado para o trabalho realizado com textos literários para a formação de crianças leitoras. Para tanto, temos a seguinte pergunta norteadora: Como tem sido desenvolvida a prática da leitura literária em uma turma multisseriada para formar crianças leitoras? A partir dessa questão temos como objeto de estudo a prática pedagógica desenvolvida pela professora para formar leitores que priorize a leitura de literatura. A partir desse questionamento na implementação do trabalho fez-se um levantamento teórico sobre as concepções de leitura, literatura e estudos sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, o qual se debruça em etapas de construção que facilitam a organização da pesquisa: observações, aplicação de questionários e os referenciais teóricos para fundamentar tais procedimentos. Para a construção deste trabalho adotou-se como referencial teórico, estudos de Amarilha (2012, 2013), Martins (1994), Freire (2003), Zilberman (1991), Silva (1994), entre outros autores envolvidos no processo de formação de crianças leitores. Os frutos dessa experiência caracterizam-se pela necessidade do reconhecimento da importância da leitura literária na formação de crianças leitoras, tendo em vista sua contribuição para ampliar o repertório das crianças, além de difundir a formação do leitor de literatura. Portanto, a literatura como ferramenta pedagógica permite a formação do leitor, uma vez que é por meio da leitura que podemos formar cidadãos críticos, uma qualidade imprescindível para o exercício da cidadania. Os resultados indicam que a leitura literária é fundamental no processo de ensino e aprendizagem para a formação de leitores, dando possibilidades de adquirir conhecimentos, desenvolver o raciocínio, participar da vida social e ampliar a visão de mundo.TCC Inclusão escolar: os processos de escolarização de alunos com Síndrome de Down(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Costa, Vaniele Barbosa; Fonseca, Géssica Fabiely; Fonseca, Géssica Fabiely; Cenci, Adriane; Macedo, Claúdia Roberto Soares deA inclusão de pessoas com Síndrome de Down no sistema regular é uma temática relevante na formação de professores e nas práticas escolares. Nesse sentido o objetivo desse trabalho é descrever concepções e práticas pedagógicas direcionadas aos alunos com síndrome de Down em uma escola de rede particular no município de Nova Cruz- RN. A metodologia empregada neste trabalho foi uma pesquisa de caráter qualitativa descritiva e exploratória. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário, com perguntas objetivas e subjetivas, onde participaram 3 (três) professores, uma coordenadora pedagógica e 10 (dez) alunos. Com a análise dos dados coletados conhecemos o perfil dos docentes que atuam com aluno SD nesta instituição, os mesmos lecionam nesta escola entre 2 a 28 anos, possuem uma faixa-etária entre 26 a 50 anos e são todos graduados. Os professores consideram que as maiores dificuldades encontradas para trabalhar com crianças com Síndrome de Down é a falta de formação adequada e o oferecimento de suporte e serviços proporcionado pela escola. A maioria dos pesquisados relataram que o apoio familiar é um dos principais aspectos facilitadores para inclusão social destes alunos. Os resultados mostraram as diferentes concepções de inclusão dos docentes e discentes acerca da inserção dos estudantes com síndrome de Down nos processos de escolarização regulares.TCC Contação de histórias através dos contos de fadas: uma vivência na Creche Margarida Cunha(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Sena, Rita de Cássia da Silva; Santos Neto, Manoel Tavares dos; Santos Neto, Manoel Tavares dos; Oliveira, Lidemberg Rocha de; Câmara, Arandi Robson MartinsO presente artigo tem como objetivo principal compreender a importância da leitura de contos de fadas para o processo de ensino-aprendizagem das crianças, portanto, contar as histórias de contos de fadas demonstra o interesse, a imaginação e a criatividade, compreendendo que as crianças sentem interesse por este tipo de leitura porque, de alguma forma, apresenta soluções para seus medos, dúvidas e angústias. Portanto, se faz necessário que os professores utilizem essa ferramenta para o desenvolvimento da criança, despertando pequenos leitores e estimulando para o mundo da imaginação. Assim, espera-se contribuir para a discussão deste tema, crendo que por meio de práticas de ensino como a de contar histórias poderá a escola se tornar fonte de alegria e prazer, fazendo com que a criança desenvolva a imaginação e a fantasia. Os contos infantis oferecem a criança uma forma lúdica de aprender e contribuir na formação do ser humano. O presente trabalho objetiva demonstrar a influência dos contos de fadas no desenvolvimento infantil. O estudo se baseia na pesquisa bibliográfica e de campo com ênfase na análise qualitativa, tendo como procedimento a utilização de recursos didáticos e a utilização de livros infantis, gravuras, ler e contar histórias usando as próprias palavras com naturalidade. Para tanto, amparados em autores como Abramovich (1994), Kramer (2008), Bettelheim (1996) e entre outros. O estudo foi necessário na visualização da importância da contação de histórias permitindo a motivação que as crianças sentem ao ouvirem histórias.TCC Inclusão do aluno com surdez no ensino fundamental: desafios e possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Moreira, Maria Rejane de Souza; Toledo, Márcia Cristina Barragan Moraes; Toledo, Márcia Cristina Barragan Moraes; Thome, Renata Viana de Barros; Neves, Thiago Tavares dasO presente artigo tem como objetivo refletir a respeito do processo histórico de inclusão da pessoa surda. Segue discorrendo com embasamento em artigos, leis e obras que apontam a necessidade de ampliar as discussões a respeito do acesso, permanência e sucesso do aluno surdo nas classes regulares do ensino fundamental, bem como a importância da formação continuada dos profissionais da educação para que desenvolvam suas práticas pedagógicas pautados na comunicação viso-articulatório de forma que promova cognição visual. Esse trabalho tem o intuito de incitar reflexões por parte dos educadores quanto ao ensino-aprendizagem numa perspectiva bilíngue para as salas regulares e escolas comuns.TCC Literatura infantil brasileira: história, essência e tendências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Costa, Maria Cristiane Carvalho; Ribas, Rodrigo Slamas; Ribas, Rodrigo Slamas; Silva, Leonardo Medeiros da; Maia, Severino Ramos dos SantosEste artigo objetiva contribuir para a compreensão da literatura infantil, a partir da análise de sua essência. A trajetória dessa vertente literária, explica as visões que a concebem como uma literatura direcionada para os extremos: puro entretenimento ou severo moralismo, ou ainda, atribuindo a sua existência ao acaso, sintetizando-a meramente como um instrumento didático, sem nenhum conteúdo ou história significativa. Primamos aqui, não compreendê-la nessas perspectivas, buscando conhecer a origem, finalidade e os caminhos que a conduzem na contemporaneidade, destacando suas tendências, em uma perspectiva de desconstrução dos paradigmas que ainda a cercam, comprometendo a qualidade na exploração dessas produções. O eixo central desta pesquisa versa sobre a natureza literária e pedagógica que compõe as bases de construção da literatura infantil. Como referencial teórico para a realização desse estudo, utilizamos de Zilberman (1987), Lajolo (2007), Coelho (2000), Gregorin Filho (2009) e Aguiar (2001).TCC Processo de alfabetização e letramento das crianças nos anos iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Monteiro, Aline Rebouças; Silva, Marinalva Lucas Raimundo da; Silva, Marinalva Lucas Raimundo da; Júnior, Francisco Vitorino de Andrade; Valle Neto, Valdemar CordeiroO presente artigo aborda uma discussão sobre alfabetização e letramento com vistas à compreensão das dificuldades de aprendizagem. O trabalho busca verificar os elementos que dificultam a alfabetização de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tomamos por base as contribuições de Ferreiro (1994), Soares (2004), Teberosky(1994) Wallon(2008), Freire(1987), entre outros. Quanto aos pressupostos metodológicos, analisa-sediagnósticos de leitura e escrita no processo de alfabetização realizados em uma turma do 3º ano de escolarização em uma escola da rede pública no Município de Icapuí-CE.As análises realizadas relevam questões importantes que indicam: a) A falta de participação da família na educação dos filhos; b) Déficit de Atenção; c) Dislexia; d) Fatores afetivos; e) Hiperatividade e Déficit da Atenção; f) Fatores intra-escolar;percebe-se que esses pontos, em destaque, dificulta a aprendizagem da criança.TCC Análise sobre a pedagogia libertadora de Paulo Freire aplicada à Educação de Jovens e Adultos: experiências vivenciadas na Escola Sesc Ler em Nova Cruz/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Nathália Thaís Trajano da Fonsêca; Medeiros, Hélder Pacheco de; Medeiros, Hélder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Rochael, Hiltnar Silva MunizA partir de pesquisa de natureza observacional descritiva assistemática, o presente artigo consiste em desvelar os efeitos da pedagogia libertadora de Paulo Freire na vida dos educandos da EJA do SESC Ler Nova Cruz. A pedagogia libertadora e humanista possibilitam os oprimidos enxergarem o mundo da opressão, passando a comprometer-se com sua transformação. Mediante as observações e os discursos informais proferidos pelos alunos e professores, é inegável as transformações promovidas por esta pedagogia. Desta forma, permeada por tal, a metodologia sesquiana vem fomentando o desenvolvendo de cidadãos críticos reflexivos e atuantes frente ao contexto social que os rodeiam, capazes de transformar suas trajetórias de vida por meio do conhecimento.TCC Adaptação/inserção na Educação Infantil: as dificuldades enfrentadas pelas crianças sob o ponto de vista dos pais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Sulamir Jênice de Figueirêdo; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Oliveira, Jacyene Melo de; Carvalho, Letícia dos SantosA finalidade deste artigo é tratar de uma experiência singular na vida das crianças: a adaptação na Educação Infantil, mais precisamente a que trata da inserção dos pequenos a esse universo educacional e que envolve a família, a instituição escolar e os educadores. Objetivando conhecer os fatores que dificultam a adaptação de crianças que são inseridas no ensino infantil, a partir de uma análise feita com alunos que frequentam as turmas Infantil I e II da Creche Ana de Morais Roma, situada no município Juazeirinho, no estado da Paraíba e apontar sugestões que otimizem o processo de adaptação dos pequenos nesse espaço. Para a construção dessa pesquisa, utilizamos como principais referenciais teóricos Rapoport (2005), Bloom-Feshbach e Gauhram (1980), Rosseti-Ferreira (2003), Cury (1999), DCNEI (BRASIL, 2009). A metodologia utilizada na realização deste trabalho é a qualitativa. Onde foi empregada a Pesquisa de Campo, o Estudo de Caso e complementada pela pesquisa bibliográfica. A partir das falas dos responsáveis pelas crianças foi possível identificar que as dificuldades enfrentadas originaram-se de fatores externos e internos, variando de criança para criançaTCC O elevado percentual de repetência no ensino fundamental: Quais os caminhos de superação?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lima, Maria da Conceição Rodrigues de; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Rochael, Hiltnar Silva MunizA nossa realidade educacional vem passando por inúmeras transformações, de acordo com a realidade da qual fazemos parte. Dentro do contexto em que hoje nos deparamos, é algo que merece de nossa parte como educadores um olhar crítico e reflexivo, buscando caminhos que nos remeta a um fazer pedagógico que tenha entusiasmo e dinamismo. Temos consciência de que providencias precisam ser tomadas para minimizar o desmotivante quadro de repetências provenientes das dificuldades de aprendizagem acentuadas com uma persistência que perpassa por anos a fio. Nesse sentido este trabalho tem por objetivo, refletir a respeito de algumas causas a que é atribuída esta realidade, bem como contribuir com encaminhamentos que direcione a ação docente como uma prática em prol de um aprendizado que seja prazeroso e libertador. Que tal aprendizado seja algo que leve o aprendiz a compreender o mundo do qual faz parte. Nessa perspectiva se organiza este trabalho em tópicos os quais se pretende discutir de maneira crítica e reflexiva questões relevantes ao alto índice de reprovação que ainda há em nossas escolas lançando mãos de estudos, documentos e bibliografias referentes ao assunto que venha embasar ricamente a discussão em torno do tema proposto, ampliando o conhecimento que se tem a sobre ele e transformando o ponto de vista de onde ou como o problema surgiu, voltando o olhar de maneira mais consciente da importância de um trabalho coletivo em busca de uma realidade educacional com mais qualidade, profissionalismo, respeito, conscientização e responsabilidade.TCC O papel educativo das tecnologias no combate ao mosquito Aedes aegypte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Maciel, Maria das Doures; Araújo, Célia Maria de; Araújo, Célia Maria de; Felipe, Marcos Aurélio; Martins, Cibelle AmorimEste artigo apresenta o relato do desenvolvimento de uma campanha educativa sobre o Zika vírus, desenvolvida na Escola Municipal Libanio de França Maciel, Zona Rural do Município de Poço Dantas-PB, com alunos do 1º e 2º ano, diante a necessidade de se obter informações sobre a doença, o mosquito Aedes Aegypte (transmissor da doença), e as formas de prevenção, uma vez que tal problema faz parte da realidade da comunidade em que estão inseridos. Durante a pesquisa que se baseou em uma metodologia qualitativa observacional participantes foi observado como o uso de diferentes mídias poderiam contribuir para o sucesso da implementação da campanha, bem como para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. A campanha de combate ao Zika Zero promoveu a articulação de diversas áreas do conhecimento, abordando questões da vida cotidiana, além de serem explorados gêneros literários diversos, e principalmente aspectos culturais que influenciam na formação dos indivíduos na comunidade. Os alunos, protagonistas do projeto, participaram ativamente de todas as etapas, promovendo também a divulgação do trabalho. Conclui-se que é possível melhorar a qualidade do trabalho educativo, quando o professor aproveita e utiliza as mídias de que a escola dispõe, possibilitando aos educandos desenvolverem habilidades, e reflexões críticas. Quanto mais dinâmico e interativo for o trabalho, melhor será o envolvimento dos educandos nas atividades propostas pelo professor e mais significativa será a aprendizagem.TCC A importância da literatura na Educação Infantil - aprender brincando é ser feliz todos os dias!(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lopes, Izabella Raquel de Oliveira; Timóteo, Maria das Dôres da Silva; Timóteo, Maria das Dôres da Silva; Silva, Maria Aldeiza da; Martins, Maria Audenora das NevesO presente artigo tem a finalidade de apresentar uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico acerca da importância da literatura para a Educação Infantil. Traz como objetivo geral avaliar a importância da literatura na educação infantil para a formação do leitor e como objetivos específicos, provocar o hábito e o gosto pela leitura através dos contos de fadas, saber identificar no mundo do faz-de-conta possíveis soluções para conflitos do mundo real, reconhecer a importância do aprender brincando. A necessidade de trabalhar essa temática surgiu da busca de uma formação pedagógica que seja capaz de mediar o desejo de nossos alunos em adentrar no mundo das infindáveis informações que a leitura literária nos oferece. Deste modo, buscamos nos apoiar em metodologias de pesquisas confirmadas e defendidas pela ciência, pautados em autores com Nicola (1998), Bettelheim (2002), Câmara (2012), Machado (2002), entre outros que defendem a importância da leitura literária na Educação Infantil e o seu papel social na formação cidadã. A escolha do método de pesquisa bibliográfico surgiu por acreditar que tal forma de aquisição de conhecimento nos oferece um leque de informações contidas em inúmeras fontes. Realizar essa pesquisa foi uma experiência gratificante, pois o estudo da literatura infantil, nos faz seguir por caminhos da liberdade criadora de emoções e sentimentos que surgem através das histórias lidas, ouvidas e contadas. Com esse estudo tivemos a certeza de que, embora produzindo ciências o tema nos leva aos encantamentos que a leitura literária proporciona em sala de aula, confirmando essa certeza por meio de estudos de diversos autores, ampliando nosso conhecimento sobre a importância da formação do leitor literário em sala de aula. Também passamos a ter a visão de que, como professores/mediadores de leitura devemos, diariamente, em nossos trabalhos com as crianças, introduzir a leitura ativamente. Como professores em formação devemos buscar ampliar nossa visão acerca do importante papel da leitura literária na formação social, assim reconhecendo o verdadeiro papel da leitura.TCC A participação familiar no processo de ensino e a aprendizagem das crianças no início da vida escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Costa, Jussiê Nazareno Oliveira; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Silva, Katiane Symone de Brito Pessoa da; Carvalho, Letícia dos SantosEste artigo aborda a questão da relação entre a família e a escola, tendo como fio a pesquisa bibliográfica que visa apresentar resultados sobre a importância da participação familiar no processo de ensino e aprendizagem das crianças no início da vida escolar. O tema do trabalho oportuniza uma reflexão sobre a parceria entre essas duas instituições, que são fundamentais na vida humana. As informações apresentadas buscam servir como indicadores para pesquisas, estudos e práticas que versem sobre os processos de intercâmbio entre a atuação escolar e a participação da família. Defende-se a ideia de que é fundamental a participação da família na vida escolar das crianças, em especial no início do processo de escolarização.TCC Educação do campo: políticas e práticas pedagógicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lima, Maria Deuzinete Rebouças de; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos TorresAo longo do tempo a educação do campo vem passando por um processo de afirmação, enquanto uma política educacional, muitas vezes relegada à condição marginal de inferioridade perante a educação urbana. Porém, nas últimas décadas houve um enfoque e um fortalecimento para com esse tipo de educação, que busca legitimar e dar visibilidade aos sujeitos do campo, enquanto atores sociais da sua cultura. Esses atores são sujeitos que vivem, pesam, e produzem a partir de uma identidade com o campo - agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas, seringueiros-, que merecem uma educação voltada para a sua cultura. O presente trabalho tem o intuito de trazer a luz uma contextualização histórica da educação do campo, abordar as principais políticas públicas voltadas para essa modalidade de educação nos últimos anos, e as principais práticas pedagógicas que devem ser desenvolvidas na educação do campo. Utilizando como aporte teórico autores como Miguel Gonzale Arroyo(2007), Roseli Salete Caldart(2004), Sérgio Celani Leite(1999), dentre outros, a pesquisa será desenvolvida a partir uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, fundamentada nos autores supracitados, chegando então no resultado de fortalecermos as políticas públicas voltadas para a educação do Campo, lutarmos pela manutenção das existentes e cobrarmos novas políticas que fortaleçam o homem do Campo.TCC Currículo nacional: uma análise dos consensos e dissensos sobre a Base Nacional Comum(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Maria da Conceição Carvalho Costa; Lima, Bruno de Oliveira; Lima, Bruno de Oliveira; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Barbosa, Janaína LopesEste artigo busca contribuir para a disseminação do campo conceitual numa perspectiva de diferenciar e integrar conceitos que favoreçam a priori uma melhor percepção do significado de currículo nacional e base nacional comum, seus consensos e dissensos, para que assim uma vez aprovado o texto da base, este não venha a ter interpretações equívocas que sacrifiquem os saberes locais em detrimento de saberes que apesar de nacionais são, a priori, dissonantes ao cotidiano do educando quando considerado suas necessidades locais de aprendizagens. O estudo contemplou a pesquisa bibliográfica e em seu desfecho evidenciou-se que a base nacional comum é muito mais um fim em si mesmo, em atendimento a interesses de agentes públicos e privados majoritários que objetivam incorporar na administração escolar pública a lógica empresarial, do que um meio para o alcance da garantia de direito à equidade educacional exaustivamente propagada em âmbito legal.TCC O lúdico como instrumento de interação e facilitador do desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Érica Batista da; Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva; Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Silva, Raimundo Paulino daO lúdico é fator indispensável para o trabalho do professor que busca tornar suas aulas mais interessantes e desafiadoras, cujos resultados, tendem a ser significativos e prazerosos. Principalmente, por essas atividades ampliarem possibilidades de aprendizagens e desenvolvimento das crianças. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo compreender a importância da ludicidade, como estratégia favorável ao desenvolvimento cognitivo e interação entre as crianças, sendo o mesmo um elemento indispensável à prática docente. Nesse sentido, buscamos ainda, entender o papel do brincar no desenvolvimento integral da criança, refletindo sobre as atividades lúdicas que são significativas para o processo de ensino aprendizagem. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória, utilizando-se como suporte para este estudo e pesquisa os aportes teóricos disponíveis em artigos de revistas eletrônicas e livros sobre o tema, que se baseiam nas ideias dos estudiosos como: Piaget (1983) e Vygotsky (1991), Friedmann (2012), Sommerhalder e Alves (2011), Bock (1999), Kishimoto (2001), e o RCNEI (1998). Com base nos estudos foi possível constatar que o lúdico é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem da criança, pois auxilia o desenvolvimento cognitivo, social, cultural e motor, facilitando os processos de socialização, comunicação e construção do conhecimento pela criança. Verificamos, ainda, que através do jogo, do brinquedo ou da brincadeira, a ludicidade se constitui em um instrumento auxiliar ao desenvolvimento integral das crianças, cabendo ao professor criar um ambiente educativo estimulante que gere resultados, supere desafios e faça, realmente, diferença na formação dos alunos na tenra idade.