CE - TCC - Pedagogia (a distância)

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  • TCC
    Inclusão de criança com Transtorno do Espectro Autista em sala de aula na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Medeiros, Paloma Cristina de Paiva; Menezes, Ronny Diógenes de; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Bezerra, Josenildo Soares
    Considerando o aumento significativo no número de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos últimos anos, surge a necessidade de promover reflexões sobre as práticas de inclusão escolar e o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem que atendam às necessidades específicas de cada estudante. Neste contexto, a pesquisa discute a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil. Para isso, adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão de literatura, com base em publicações científicas disponíveis nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo. Além de utilizar a observação participante como técnica de pesquisa, com o objetivo de registrar e refletir sobre as experiências vivenciadas com dois alunos diagnosticados com TEA no contexto escolar, ambos com 5 anos de idade, um com diagnóstico formal e o outro em fase de investigação, sob os quais debruçamos nossa análise.
  • TCC
    Síndrome de Burnout na educação pública brasileira: uma reflexão sobre os fatores de risco e proteção à saúde mental dos professores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-11) Fernandes, Ana Cherlane; Nóbrega, Danielle Oliveira da; https://orcid.org/0009-0005-7226-4042; http://lattes.cnpq.br/1870186612149295; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Silva, Francielly Coelho da
    A Síndrome de Burnout (SB) fundamenta-se em sua definição mais aceita, como uma reação à tensão emocional crônica causada por lidar excessivamente com pessoas no trabalho. De interesse multidisciplinar, as discussões na área da educação vêm crescendo por apresentar incidência nos professores. O estudo objetivou conhecer os principais fatores de risco ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout em professores da rede pública, bem como identificar os fatores de proteção à sua saúde mental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica, com abordagem qualitativa. A literatura foi pesquisada na base de dados Scielo Brasil a partir de alguns descritores, sendo selecionados e apreciados 16 artigos. Os resultados apontaram que a temática no Brasil é incipiente, sendo as regiões Sul e Sudeste destaque na produção do conhecimento. Observou-se que, para o desenvolvimento da SB em professores, há uma combinação de fatores individuais, sociais e laborais, evidenciando-se a presença da sobrecarga de trabalho, a violência física e/ou psicológica e a insatisfação profissional. Os estudos indicam que os fatores de proteção passam pela ação conjunta entre professor, instituição de ensino e sociedade. Sendo de urgência políticas públicas que pensem a saúde docente, a valorização salarial do professor e melhores condições de trabalho. Ainda, há a necessidade de novas pesquisas, em uma tentativa de levar conhecimento científico ao público alvo, os professores, em um ensaio de preservar sua saúde, a dos seus pares, bem como o processo de ensino e aprendizagem na educação pública brasileira.
  • TCC
    Leitura literária: uma proposta de sequência didática para uma turma do 5º ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Lopes, Ana Paula da Silva; Oliveira, Willian Brenno dos Santos; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=98CB4966BE4F213C9A6C684613976A8F#; Ignácio, Patrícia; Bezerra, Josenildo Soares
    Durante anos discutem-se ações para a melhoria da leitura na escola. Desta forma, vários estudos e documentos trouxeram uma visão diferente aos professores com relação às práticas pedagógicas. Após mais de trinta anos, ainda há uma inquietação na área da educação com relação a tais problemas. Com o intuito de contribuir ainda mais com as pesquisas já feitas com relação à leitura nas escolas, sentiu-se a necessidade de buscar mais informações e refletir sobre tal assunto que é de suma importância para a área da educação. O objetivo geral do nosso trabalho é mostrar como os documentos oficiais de educação orientam a prática pedagógica no trabalho com a leitura em sala de aula; os objetivos específicos são discorrer sobre a prática de leitura nos documentos oficiais na escola e produzir uma sequência didática com um livro literário para os alunos do 5º ano do ensino fundamental- anos iniciais. A pesquisa ajusta-se a uma abordagem de cunho qualitativo, alicerçada com material de referencial bibliográfico e pesquisas em repositórios como da UEPB Universidade Estadual da Paraíba, livros, artigos científicos e dissertações. Tomamos como embasamento teórico os seguintes autores Brasil (1987), Brasil (2017), Rojo (2009), Lopes (2023), Kleiman (1998), Silva; Martins (2010), Soares (1996), Cosson (2010) (2021), entre outros. Espera-se que as contribuições deste trabalho auxiliem o trabalho dos docentes e melhore a prática de leitura na escola, a fim de possibilitar um maior engajamento dos alunos nas aulas, promovendo momentos de conhecimento sobre a literatura e suas possibilidades de aprendizagem.
  • TCC
    A Literatura Infantil e suas potencialidades: reflexões a partir de um relato de experiência em estágio supervisionado na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Brandão, Glenda Rosiane Alves; Bortoletto, Denise; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=E21FDCE7090AB0E8FCDBF1538A68C48E#; Bortoletto, Denise; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=E21FDCE7090AB0E8FCDBF1538A68C48E#; Ignácio, Patrícia; http://lattes.cnpq.br/3042180832996423; Bezerra, Josenildo Soares; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062
    Este trabalho apresenta um relato sobre uma prática educativa com o objetivo de registrar a experiência vivenciada e valorizar essa vivência através de uma abordagem acadêmica e científica explicativa. Os objetivos são: identificar as ações pedagógicas utilizadas por professores em uma escola de educação infantil que emprega o uso de livros de literatura e analisar de quais formas essas ações impulsionam o desenvolvimento das crianças. A reflexão é fundamentada em teorias e metodologias importantes, estudos como o de Abramovich e Vygotsky, por exemplo, permeiam todo o trabalho. Assim, o relato aborda minha formação em Pedagogia, com foco nas experiências adquiridas durante o estágio supervisionado em Educação Infantil. O estudo aborda três áreas principais: Histórico da Literatura Infantil; A Literatura Infantil alinhada com a Educação Infantil, o relato do estágio e algumas reflexões. O estágio em Educação Infantil teve como foco a observação do crescimento emocional e cognitivo das crianças, partindo da Literatura Infantil. A interação direta com a realidade da escola possibilitou uma reflexão significativa sobre a implementação das teorias estudadas, além de evidenciar a importância da atualização constante e da formação contínua para os educadores. A conexão com a comunidade escolar e a valorização do diálogo com as famílias foram aspectos essenciais para a construção de um ambiente educativo mais inclusivo e colaborativo. Como resultado, esse trabalho reafirma o compromisso com uma prática pedagógica ética e humanizada, que prioriza o desenvolvimento emocional e intelectual dos alunos, promovendo uma educação de qualidade que transforma através da arte, que transforma através da Literatura Infantil. A vivência acumulada durante essa trajetória educacional evidencia que a educação deve ser encarada como um processo no qual o desenvolvimento emocional, social e intelectual das crianças é igualmente reconhecido.
  • TCC
    Políticas públicas na Educação de Jovens e Adultos : desafios e possibilidades
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Costa, Antonia Juzilene da; Silva, Francielly Coelho da; https://lattes.cnpq.br/8109474468710942; Ignácio, Patrícia; http://lattes.cnpq.br/3042180832996423; Ribeiro, Wagner Leite; https://lattes.cnpq.br/2622014367423112
    Neste trabalho são apresentadas reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino da Educação Básica, que é regida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e outras resoluções específicas como a CNE/CEB nº 1/2021. A Educação de Jovens e Adultos é voltada à educação daqueles que não puderam acessar, permanecer e concluir a educação na idade própria. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o impacto das políticas públicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos, buscando compreender como essas políticas têm sido e podem ser aprimoradas a fim de garantir melhores condições de acesso, permanência e conclusão da Educação Básica pelos estudantes dessa modalidade. Superar os desafios da Educação de Jovens e Adultos é promover cidadania e transformação social. Há necessidade de maior investimento financeiro, em recursos pedagógicos, formação continuada de educadores e adaptação dos currículos à realidade social e cultural dos educandos. É preciso superar as barreiras sociais e econômicas, que, muitas vezes, dificultam a permanência desses indivíduos na escola, o que demanda esforço significativo e permanente do Estado junto à sociedade, educadores e educandos.
  • TCC
    Raízes africanas, frutos brasileiros: a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira na escola de ensino fundamental Manoel Joaquim de Sá
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Oliveira, Lúcia de Fátima Rodrigues de; Casado, Marcos Saiande; https://orcid.org/0000-0003-0926-0899; http://lattes.cnpq.br/6153687090682588; Medeiros, Maria Luziene de; Cunha, Josemi Medeiros da
    No Brasil a herança africana está intrinsecamente ligada a formação cultural, social e histórica do país e exaltar as contribuições afrodescendentes é essencial para superar desigualdades e preconceitos enraizados na nossa sociedade. A escola, enquanto espaço de formação cidadã e de socialização, precisa reconhecer a importância desses sujeitos históricos e ajudar a desconstruir preconceitos e construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Nessa concepção, este trabalho busca compreender como a escola promove a valorização da identidade e cultura afro- brasileira, destacando iniciativas e práticas pedagógicas que ajudem a valorizar a identidade étnica. A metodologia deste trabalho parte de uma abordagem qualitativa que visa uma maior compreensão dos dados coletados numa instituição pública de Ensino que atendem alunos de uma comunidade quilombola, localizada na cidade de Portalegre-RN. O estudo utilizou métodos como observação participante, análise documental e entrevistas semiestruturada. A pesquisa evidenciou que a Escola tem implementado iniciativas pedagógicas que visam à valorização da cultura afro- brasileira, contribuindo para a construção de uma identidade mais positiva entre os estudantes negros. No entanto, é preciso reconhecer que ainda há muitos desafios a serem superados para a construção de uma instituição educacional verdadeiramente inclusiva e antirracista.
  • TCC
    A importância da leitura no ensino fundamental dos anos iniciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-11) Gonçalo, Michele Miquelânia Batista; Bezerra, Josenildo Soares; Bezerra, Josenildo Soares; Oliveira, William Brenno dos Santos; Ribeiro, Wagner Leite Ribeiro
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas do ensino de leitura no 5º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública de ensino. Especificamente, buscamos, observar que estratégias o professor utiliza para o ensino de leitura; perceber como o professor pensa a importância do trabalho com a leitura nas aulas de português; identificar as principais dificuldades no trabalho com a leitura em sala de aula. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pública, na cidade de José da Penha – RN. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, para a qual foram feitas anotações sobre as aulas observadas. Logo após as observações foi aplicado um questionário com a professora da turma do 5° ano da referida escola. Para isto, nossa pesquisa se embasou em estudos de autores como: Lajolo (2003), Solé (1998), Antunes (2003), Kleiman (2014). Koch e Elias (2007), Colomer (2002), Rocha (2012). Outra referência bastante importante foram os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II (PCNs). Estes teóricos trazem reflexões fundamentais sobre o ensino da leitura e as estratégias para este trabalho. Com este trabalho, foi possível perceber que o ensino de leitura na sala de aula ainda precisa melhorar, pois cabe ao professor implantar novas estratégias e colocar em prática a leitura na sala de aula.
  • TCC
    Jogos educativos como ferramenta didática nos processos de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Silva, Francisca Jussara da; Silva, Francielly Coelho da; https://lattes.cnpq.br/8109474468710942; Ignácio, Patrícia; http://lattes.cnpq.br/3042180832996423; Ribeiro, Wagner Leite; https://lattes.cnpq.br/2622014367423112
    Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o uso de jogos educativos no processo de ensino e de aprendizagem em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa é analisar como os jogos podem influenciar na motivação e no desempenho dos alunos A metodologia adotada inclui a seleção e análise de artigos, livros e trabalhos acadêmicos pertinentes ao tema, abrangendo períodos e contextos variados. Os resultados indicam que a utilização de jogos educativos contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, tornando o aprendizado mais dinâmico e prazeroso. Além disso, observa-se que a inclusão de jogos nas práticas pedagógicas pode fomentar um ambiente colaborativo e estimular o interesse dos alunos pelas atividades escolares. As considerações finais destacam a importância de integrar jogos educativos na rotina escolar, não apenas como uma estratégia de ensino, mas como uma abordagem que favorece a construção do conhecimento de forma mais lúdica e significativa.
  • TCC
    Educação especial na perspectiva inclusiva: transversalidade na educação básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-14) Santos, Paola Edmara Cassimiro dos; Costa, Gilberto Ferreira; Costa, Gilberto Ferreira; Aguiar, Alexandre da Silva; Ribeiro, Wagner Leite
    Dentro do escopo da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, o presente trabalho se trata de uma análise da implementação de práticas inclusivas em três escolas públicas de educação situadas em Natal/RN e região metropolitana. Quanto aos aspectos metodológicos, a análise dos dados se deu por uma abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram obtidos por meio de observações in loco e ações conversacionais, durante os períodos em que a autora realizou seus estágios supervisionados nas referidas instituições. Ainda, uma revisão bibliográfica foi realizada, pautada em documentos oficiais e literatura acadêmica, dentro do âmbito da modalidade da educação especial. Essa revisão serviu de apoio às análises dos dados coletados, no sentido de avaliar a adequação das práticas escolares realizadas e as situações ideais desejadas. Como resultado, conclui-se que, apesar dos esforços em prol da inclusão, as instituições não obtiveram êxito na efetiva implementação das práticas inclusivas. Os fatores que contribuíram para essa dificuldade incluem a ausência de infraestrutura adequada e recursos pedagógicos compatíveis, a falta de Planos Educacionais Individualizados articulados entre o ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado, a carência de um quadro multidisciplinar completo de profissionais especializados e a insuficiência de formação continuada para capacitar e sensibilizar os educadores sobre a importância da inclusão no contexto educacional.
  • TCC
    A importância da alfabetização em um mundo digital: desafios e oportunidades para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Martins, Helton Cícero Medeiros; Paiva, Amon Evangelista dos Anjos; Paiva, Amon Evangelista dos Anjos; Freitas, Rita Diana de; Ribeiro, Wagner Leite
    Este artigo analisa a importância da alfabetização digital no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando os desafios e oportunidades que emergem da integração tecnológica nas práticas educacionais. A entrevista destaca a alfabetização digital como uma ferramenta indispensável para a inclusão social e o exercício pleno da cidadania. A metodologia adotada envolveu a aplicação de um questionário com nove alunos da EJA, cujo objetivo foi identificar sua familiaridade com a tecnologia, as dificuldades enfrentadas e suas expectativas em relação ao uso de recursos digitais no aprendizado. Os resultados apontaram que, embora os alunos reconheçam a relevância da tecnologia para suas vidas pessoais e profissionais, enfrentam barreiras como limitações de tempo e dificuldades de leitura e escrita. O estudo conclui que a alfabetização digital, quando integrada à educação tradicional, pode promover o desenvolvimento de novas habilidades e ampliar as perspectivas de empregabilidade e autonomia, configurando-se como um elemento crucial para a transformação social.
  • TCC
    Alfabetizar e letrar nos anos iniciais do ensino fundamental: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Maia, Ana Vitória; Silva, Francielly Coelho da; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Bezerra, Josenildo Soares; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062
    Neste relato, discute-se uma experiência de alfabetização e letramento que ocorreu em uma escola pública do município de Rafael Fernandes, no estado do Rio Grande do Norte. O experimento foi realizado entre 2022 e 2023 com grupos de estudantes do 1º e 2º anos dos anos iniciais do ensino fundamental, através do programa Tempo de Aprender. As turmas eram formadas por até 15 estudantes. As metodologias de ensino foram desenvolvidas com base nas pesquisas de Magda Soares acerca da alfabetização e letramento, bem como de outros autores que abordam a diversidade linguística no ambiente escolar. A finalidade deste estudo é descrever a prática realizada no programa Tempo de Aprender e como as pesquisas sobre alfabetização e letramento, além da variação linguística, auxiliam na alfabetização dos estudantes. A abordagem adotada se fundamentou na implementação de práticas pedagógicas fundamentadas nos conceitos teóricos de Magda Soares, no que diz respeito ao reconhecimento das letras, da consciência fonológica e das habilidades de leitura. Também se fundamentou nos estudos de Raquel Freitag ao considerar, no processo de alfabetização, a variação linguística e ritmos de aprendizado dos estudantes. A vivência demonstrou que a implementação de práticas pedagógicas baseadas em pesquisas teóricas resultam em progressos no processo de alfabetização e letramento. Ademais, o envolvimento no projeto Tempo de Aprender destacou a relevância de programas de formação continuada para docentes e do suporte dos assistentes educacionais no processo de ensino e de aprendizagem.
  • TCC
    “Encontra-me um tesouro?”, o Pequeno Príncipe visita a terra: jogos, brincadeiras e literatura nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Souza, Francisca Luana da silva; Silva, Francielly Coelho da; https://lattes.cnpq.br/8109474468710942; Ignácio, Patrícia; http://lattes.cnpq.br/3042180832996423; Ribeiro, Wagner Leite; https://lattes.cnpq.br/2622014367423112
    Este relato de experiência tem por objetivo abordar a aplicação de uma proposta de ensino voltada para a literatura infantil atrelada a jogos e brincadeiras em uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A proposta foi elaborada com base nas teorias de estudiosos do desenvolvimento da criança, Piaget e Vygotsky, que explicam como a criança se desenvolve cognitiva e socialmente, a partir de vivências com o simbolismo dos jogos e das brincadeiras. Além disso, os estudos de Cosson, sobre letramento literário, e de Amarilha, sobre literatura infantil, também embasam a proposta de ensino, que foi aplicada em uma escola pública de Major Sales, município do Rio Grande do Norte. A pesquisa possui natureza bibliográfica e caráter qualitativo por estar baseada em autores do campo da pedagogia e os estudos literários, se caracterizando também uma pesquisa. A partir dos estudos, das vivências e das análises, constatou-se que, de fato, os jogos e as brincadeiras contribuem para o processo de aprendizagem das crianças bem como cooperam para o seu desenvolvimento interacional e pessoal. Diante dos resultados obtidos, faz-se necessário maiores estudos sobre essa temática, tendo em vista a importância e a relevância do tema no contexto educacional e social das crianças.
  • TCC
    O olhar sobre a prática docente no ensino de Educação de Jovens e Adultos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-17) Silva, Laritsa Carla da; Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da; 0009-0009-3083-240X; Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Silva Júnior, Luiz Alberto da
    O relato descreve o que é a EJA (Educação de Jovens e adultos) a partir da observação na sala de aula. Tem como referencial e embasamento o ponto de vista de autores que relatam sobre essa modalidade de ensino, como Paulo Freire e Madga Soares e Miguel Arroyo, o relato discorre sobre o estágio supervisionado feito na turma de nível III, na Escola Estadual Lions Clube, que tem como período o noturno. Possui como objetivo principal a observação e reflexão na sala de aula, possuindo a experiência dessa modalidade de ensino e como é a vivência dos alunos que participam. No período letivo em que foi lecionado na escola foi visto as atividades que já eram realizadas na sala e a partir disso a produção e efetivação das atividades, a partir dessa observação foi visto os desafios e peculiaridades dessa turma.
  • TCC
    O uso de tecnologias interativas na educação infantil com crianças de 04 a 05 anos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-18) Lima, Geanna Siva de Figueiredo; Pimentel , Gilka Silva; http://lattes.cnpq.br/5589438872344668; Pimentel , Gilka Silva; Paiva, Amon Evangelista dos Anjos; Sobreia, Janaína Porto
    O uso de tecnologias interativas na educação infantil, especialmente com crianças de 4 a 5 anos, tem se destacado como uma abordagem inovadora para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Essas ferramentas, como jogos digitais, aplicativos educativos e recursos multimídia, promovem ambientes de aprendizado mais dinâmicos, lúdicos e personalizados, atendendo às necessidades específicas de cada criança. Estudos indicam que essas tecnologias auxiliam no desenvolvimento cognitivo, social e emocional, estimulando habilidades como atenção, memória, criatividade e interação social (Luciano et al, 2023). A adoção dessas ferramentas, contudo, apresenta desafios significativos. A falta de infraestrutura adequada em muitas escolas brasileiras e a exclusão digital decorrente de desigualdades socioeconômicas limitam o acesso de grande parte das crianças a esses recursos (Marchi et al, 2023). Além disso, a carência de formação pedagógica para os educadores compromete a eficácia da implementação dessas tecnologias, restringindo seu impacto positivo. Outro ponto de atenção é o uso excessivo ou inadequado das tecnologias, que pode resultar em dependência digital e prejuízos no desenvolvimento motor e social das crianças. Apesar desses desafios, as tecnologias interativas, quando utilizadas de forma planejada e supervisionada, oferecem benefícios amplos. Alinhadas às diretrizes curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elas podem enriquecer as práticas pedagógicas e promover uma educação mais inclusiva e inovadora (Kist et al, 2024). Além disso, ao facilitar a inclusão digital desde a infância, essas ferramentas contribuem para a redução das desigualdades educacionais e preparam as crianças para os desafios de uma sociedade cada vez mais conectada. Em síntese, o uso de tecnologias interativas na educação infantil é uma abordagem promissora, que exige um equilíbrio entre inovação e cuidado, assegurando que o desenvolvimento infantil ocorra de forma saudável e significativa. A colaboração entre educadores, gestores e famílias é essencial para maximizar seus benefícios e minimizar os desafios.
  • TCC
    Desafios da inclusão escolar em salas multisseriadas para alunos com Transtorno do Espetro Autista (TEA)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Simões, Rosimar Ziza; Bon, Gabriela; 000-0002-6270-1545; http://lattes.cnpq.br/1990500214696545; Nóbrega, Danielle Oliveira da; 0000-0002-0245-6533; http://lattes.cnpq.br/1810698343144565; Costa, Gilberto Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1511498517447469
    Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula multisseriada. A presente pesquisa se baseou na metodologia semiestruturada de observação, com coletas de dados, além de consultas de textos científicos sobre Transtorno do Espectro Autista, bem como do Instrumento para Construção do Plano de Metas e Ações da Unidade Escolar Higino Reinaldo (2023), integrante de seu Projeto Político Pedagógico (PPP), situada na zona rural do Município de Campo Redondo, no Rio Grande do Norte. A fundamentação teórica utilizou estudos bibliográficos de autores como Vygotsky (1997), Mantoan (2015), Barbosa (2022), entre outros. Os dados revelam que o processo de inclusão na escola do campo é permeado de desafios, práticas que não condizem com uma educação inclusiva satisfatória. Os resultados do estudo apontam para as dificuldades enfrentadas como a ausência de uma auxiliar de sala para professora na sala de aula regular, a falta de apoio de um profissional especializado e de uma sala para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como a inserção do aluno com deficiência em uma sala multisseriada, junto a crianças com idades e séries distintas, políticas que não condizem com a necessidade local. Para alcançar uma educação básica de qualidade é fundamental contemplar de forma coordenada: uma política de valorização dos profissionais da educação; maior investimento em recursos humanos e infraestrutura para escolas; elaboração de um Projeto Político Pedagógico apropriado ao trabalho docente e à sala de aula métodos alinhados às necessidades dos alunos.
  • TCC
    Dislexia: apoio no processo de aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12) Rezende, Francisca Clédina Leite; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; http://lattes.cnpq.br/0280706946746715; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; http://lattes.cnpq.br/0280706946746715; Cavalcanti, Adriana de Vasconcelos; Paiva, Amon Evangelista dos Anjos
    Este estudo aborda a dislexia como um transtorno de aprendizagem que impacta a maneira de processar a linguagem escrita e que, embora comum, ainda é pouco compreendido, afetando a autoestima e a motivação dos alunos. A pesquisa tem como questão central: como os professores pedagogos podem promover o apoio na aprendizagem de alunos com dislexia nos anos iniciais? O objetivo é identificar as principais dificuldades enfrentadas por essas crianças, refletir sobre práticas pedagógicas eficazes e a importância da formação continuada dos educadores para promover a inclusão. O estudo é enriquecido com a experiência pessoal da autora, que, vivendo a dislexia, oferece uma perspectiva prática e empática. A metodologia inclui revisão bibliográfica de fontes teóricas e a reflexão sobre vivências pessoais. O estudo destaca a importância da empatia e da formação contínua dos pedagogos, assim como a utilização de tecnologia e materiais adaptados como aliados no processo de ensino, para criar um ambiente inclusivo e estimulante que valorize e desenvolva o potencial de cada aluno.
  • TCC
    Ferramentas de educação ambiental: contribuições para a aprendizagem na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-18) Cavalcante, Rayana Garcia de Macêdo; Sobreira, Janaína Porto; http://lattes.cnpq.br/3809543554688682; http://lattes.cnpq.br/5381116931853510; Sobreira, Janaína Porto; Pimentel, Gilka Silva
    A educação infantil no Brasil precisa ser guiada por experiências de aprendizagem que vão além da execução de atividades, valorizando situações interativas que promovam o exercício da autonomia e da criticidade pelas crianças. Este artigo busca analisar a aprendizagem na educação infantil sob a perspectiva da educação ambiental, utilizando recursos pedagógicos como o “jogo de areia” e a robótica sustentável. A análise é fundamentada em uma revisão de literatura com base em autores como Fritjof Capra, Jean Piaget e Léa Tiriba, além de artigos científicos. Os resultados indicam que a inserção de ferramentas de educação ambiental na educação infantil contribui para a criação de um ambiente de aprendizagem dinâmico e estimulante, alinhado às competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  • TCC
    A atuação do pedagogo nos processos educativos: reflexões e experiências a partir dos estágios supervisionados no curso de Pedagogia EaD
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-18) Lima, Adriel Pedro Silva de; Ribeiro, Wagner Leite; Ribeiro, Wagner Leite; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Silva Júnior, Luiz Alberto da
    Este texto é um relato da experiência adquirida nos estágios obrigatórios do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRN, que visa refletir sobre o papel e a atuação do pedagogo nos processos educativos. Destacando-se a importância do coordenador pedagógico em um contexto de mudanças sociais e tecnológicas, onde sua intervenção é essencial para apoiar professores e alunos. A reflexão surgiu da necessidade de se explorar mais sobre o tema da atuação do coordenador pedagógico, levando à exploração de suas contribuições. De modo a abordar questões relevantes encontradas durante os períodos de estágio, dialogando com os conceitos e reflexões sobre os desafios e problemas do cotidiano escolar. Enfatiza se que a educação emancipadora, inclusiva e libertadora depende da contribuição do pedagogo, seja na coordenação ou na sala de aula. E essa experiência de estágio revelou que a criação de métodos educativos pelo pedagogo é crucial para ajudar, não somente aos professores, mas também para trazer um ambiente escolar que enalteça, fortaleça e desenvolva sujeitos pensantes e críticos para as mais diversas intempéries da vida.
  • TCC
    O trabalho do professor com a psicogênese da língua escrita no processo de alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Santos, Maria das Graças Amanda Ferreira dos; Bon, Gabriela; 0000-0002-6270-1545; http://lattes.cnpq.br/1990500214696545; 0000-0002-1535-6582; https://lattes.cnpq.br/1097922596088657; Nóbrega, Danielle Oliveira da; 0000-0002-0245-6533; http://lattes.cnpq.br/1810698343144565; Costa, Gilberto Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1511498517447469
    A presente monografia tem como objetivo principal investigar como o professor que atua no processo de alfabetização de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental desenvolve, por meio da Psicogênese da Língua Escrita, a organização de sua prática pedagógica. Discutindo as concepções que o professor possui sobre a Psicogênese da Língua Escrita e a Alfabetização; identificando as dificuldades que o professor encontra para trabalhar com a Psicogênese da Língua Escrita na sala de aula; discutindo as práticas pedagógicas adotadas pelo professor para trabalhar os diferentes níveis de desenvolvimento das hipóteses de escrita de seus alunos durante o processo de alfabetização; analisando se a instituição escolar oferece formação continuada para o professor que atua no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental com relação à Psicogênese da Língua Escrita; identificando os níveis de conceitualização das escritas dos alunos em processo de alfabetização. O trabalho pedagógico do professor que atua no processo de alfabetização de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental com a Psicogênese da Língua Escrita impacta no processo de aprendizagem dos estudantes que estão inseridos na etapa do ciclo de alfabetização, estudantes estes que se encontram em processo de aquisição da linguagem escrita e da leitura. Os participantes da pesquisa foram a professora regente da turma do 2º ano do Ensino Fundamental e onze alunos, sendo sete meninas e quatro meninos na faixa etária de sete anos, matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zonal rural de Tenente Laurentino Cruz/RN. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, fazendo uso de observação participante, entrevista semiestruturada, atividade diagnóstica de sondagem das hipóteses de escrita espontâneas dos alunos. Buscou-se apoio nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (1895; 1995; 2011), e Soares (1990; 2003; 2004; 2009; 2015), entre outros autores. A partir das análises e discussões dos dados primários coletados, pode-se destacar que a professora não faz uso em sua sala de aula de atividades que venham a estimular o desenvolvimento da linguagem escrita de seus alfabetizandos, não desenvolvendo assim por meio da Psicogênese da Língua Escrita a organização de sua prática pedagógica, sendo que esse trabalho era para estar sendo explorado no processo de alfabetização, no dia a dia dos estudantes, priorizando seus conhecimentos prévios, suas vivências e levando em consideração o nível conceitualização da escrita de cada aluno, sendo realizado simultaneamente com os conteúdos ministrados e trabalhados pela professora em sala de aula. Assim, acreditamos que esta pesquisa possa contribuir para um redirecionamento da prática pedagógica do professor alfabetizador, uma vez que se acredita que é imperativo o trabalho com a Psicogênese da Língua Escrita no processo de alfabetização de alunos nos anos inicias do Ensino Fundamental e que os modelos e práticas de formação inicial e continuada ofertados priorizem um trabalho pedagógico comprometido com a educação de qualidade, condizentes com a realidade do aluno, com a finalidade de alfabetizar letrando.
  • TCC
    A importância da literatura no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Silva, Luzia Vieira Gomes da; Boleiz Júnior, Flávio; http://lattes.cnpq.br/2432864636584940; Freire, Kátia Regina de Lopes Costa; Rego, Diego do
    A Educação no Brasil tem apresentado inúmeras fragilidades para concretizar o processo de alfabetização das crianças no tempo certo. Isso reflete o fracasso escolar das escolas brasileiras que tem se repetido há anos. Considerando que há urgência em garantir às crianças o direito de aprendizagem, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da literatura no processo de alfabetização das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, o trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica com embasamento teórico sobre alfabetização e letramento em autores como Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (1992) e Brandão e Leal (2005); sobre letramento literário pesquisou-se Cosson (2021), Brandão e Rosa (2005) e Souza e Monteiro (2022); sobre concepções de leitura foi embasado em Martins (2003) e Freire (1992) e quanto ao papel do professor mediador, embasa-se em Smith (1999), Soares (2004), Solé (1998), dentre outros. Assim, a pesquisa visa destacar que a literatura desempenha um papel essencial no processo de alfabetização das crianças, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das competências linguísticas, cognitivas e emocionais, como também, afirmar que a atuação do professor como mediador do texto literário nos anos iniciais, tem significativa importância para o desenvolvimento do gosto pela leitura e pela literatura. Sua atuação vai além de apresentar textos: ele facilita a interação entre os estudantes e as obras literárias, promovendo experiências de leitura significativas e reflexivas. Por fim, a literatura não apenas contribui para o desenvolvimento técnico da alfabetização, mas também para a formação de leitores críticos e reflexivos, capazes de interpretar e transformar a realidade.