CERES - TCC - Pedagogia
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Navegando CERES - TCC - Pedagogia por Autor "0000-0003-3726-0298"
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TCC Práticas docentes no contexto do ensino remoto: mudanças e permanências na perspectiva de professores dos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Clemente, Paloma Garcia de Mededeiros; Almeida Galvão, Cauê; 0000-0002-6019-3903; http://lattes.cnpq.br/8121421402248445; 0009-0000-8261-6252; https://lattes.cnpq.br/7084995506433326; Cavalcante, Christianne Medeiros; 0000-0003-3726-0298; http://lattes.cnpq.br/5337718629104196; Santos, Geovar Miguel dos; 0000-0002-5186-8841; http://lattes.cnpq.br/2859008620835707A proposta dessa pesquisa foi tentar analisar a perspectiva de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto às mudanças e permanências existentes na prática docente no contexto durante e após o ensino remoto. Iniciamos o trabalho desenvolvendo as distâncias e aproximações entre ensino à distância e ensino remoto como uma forma de observar as diferenças entre as modalidades. Para isso, buscou-se compreender, de que forma a prática docente foi afetada pela emergência de um novo modelo de ensino e atividades. Escolheu-se para investigação prática e interativa os docentes de uma escola municipal do município de Caicó, no Rio Grande do Norte, onde se fez uso de um formulário on-line, bem como uma pesquisa de campo. Compreendeu-se, por fim, que o ensino remoto e suas dificuldades de implementação contribuíram para um atraso de aprendizagem entre as crianças que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, especialmente com relação a dificuldade dos pais e/ou responsáveis em acompanhar de perto a realização das atividades propostas pela equipe docente.TCC Ressignificando a didática no retorno às aulas presenciais no período pós distanciamento social: um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-12) SILVA, Renata Jordânia Alves da; CAVALCANTE, Christianne Medeiros; LIMA, Diêgo de; 0000-0003-3726-0298; http://lattes.cnpq.br/5337718629104196; 0000-0001-8115-2759; MELO, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; 0000-0002-9849-8315O presente trabalho é um estudo de caso que tem por objetivo analisar as estratégias didáticas utilizadas pelas professoras de uma escola da Rede Municipal de Ensino Fundamental Básico localizada na cidade de Cruzeta - RN, após período de isolamento social. Esta monografia se constitui devido vivenciarmos um longo período pandêmico que afetou todos os setores mundiais, principalmente o da educação, que é o nosso foco de pesquisa. Com a pandemia da Covid 19, várias dificuldades foram encontradas no ambiente educacional, e a principal delas foi ensinar e aprender mediante Ensino Remoto utilizando recursos tecnológicos. Diante desses anos de isolamento social, a rotina escolar foi totalmente alterada, as crianças e professores passaram por situações críticas que contribuíram para que o desenvolvimento escolar ficasse defasado. Assim, esta pesquisa discute também o papel da didática no retorno às aulas presenciais, visto que deve ser realizada de maneira atrativa e que chame a atenção dos alunos para que eles possam se concentrar, participando ativamente das aulas para compreenderem os conteúdos abordados. Dessa forma, esta monografia parte de uma pesquisa qualitativa levando em consideração o contexto vivenciado atualmente, com pesquisa de campo através de uma entrevista semi estruturada com professoras do Ensino Fundamental de 1º a 5º ano, e bibliográfica na qual podemos destacar, principalmente, Alves Et Al (2016); Andes-Sn (2020); Aquino Et Al (2020); Balei Et Al (2008); Barros Et Al (2021); Brasil (2017); Brasil (1988); Cordeiro (2020); Costa Et Al (2020); Dionízio, Paiva (2021); Escurra (2016); Fonseca E Fonseca 2016; Freire (1992); Galvão, Saviani (2021); Gil (2002); Informandes (2020); Libâneo (1986); Libâneo (2006); Matos Et Al (2021); Moreira (1982); Oliveira (2021); Pontes (2020); Saviani (2011) para se fundamentar teoricamente. Contudo, os resultados mostraram que o bom desenvolvimento de estratégias didáticas em sala de aula após período de pandemia são essenciais para aprimorarem a prática docente e contribuem significativamente para o ensino-aprendizagem dos educandos.