FELCS - TCC - Administração
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33170
Navegar
Navegando FELCS - TCC - Administração por Assunto "Administração"
Agora exibindo 1 - 20 de 69
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A gestão da qualidade como ferramenta essencial nas organizações do século XXI: uma análise servqual da empresa Atacadão Vicunha Da Cidade De Currais Novos-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Alcântara, Jéssyka Camylla de.; Pimenta, Iris Linhares.O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção do cliente sobre a qualidade dos serviços prestados pela empresa Atacadão Vicunha. Para a realização desse estudo foram utilizados métodos baseados na pesquisa bibliográfica, meios eletrônicos, pesquisa de campo e aplicação de questionários, assim como, foi utilizado uma amostra não probabilística, tendo ainda a mesma um caráter descritiva/quantitativa. O embasamento teórico foi fundamentado em uma breve explanação sobre o conceito de organização e as suas diferentes fases do processo evolutivo e atuação no cenário global, como também a gestão da qualidade nos serviços como fator primordial nas organizações e a análise Servqual. Ao final da pesquisa por meio da análise Servqual, identificou-se de forma geral que os clientes do Atacadão Vicunha superaram as suas expectativas em relação a sua percepção, mostrando a sua satisfação para com os serviços prestados, tendo a empresa obtido um resultado satisfatório no que diz respeito a empatia, segurança e confiabilidade, que a possibilitará desenvolver ou aperfeiçoar estratégias de fidelização dos clientes existentes como também estratégias da captação de clientes esporádicos.TCC A importância da logística para a construção civil: o estudo de caso no Grupo Construnovos Empreendimentos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-08) Silva, Antônio Carlos; Souza Neto, Pio Marinheiro deA construção civil sempre conviveu com o desperdício, improvisação e mau planejamento dos seus processos produtivos, contribuindo com um baixo índice de produtividade e aumento dos custos de produção. Hoje, as empresas utilizam a logística para administrar seus processos produtivos obtendo bons resultados, tanto nos processos relacionados ao canteiro de obras, suprimentos, desperdícios, foco no cliente e competitividade sendo este último de grande importância, uma vez que as empresas alertaram para a necessidade da adoção de técnicas de produção, ao menor custo e com maior qualidade, aumentando assim sua vantagem competitiva. Além disso, existe uma grande preocupação com o descarte correto dos resíduos e lixo decorrentes das construções e com relação a segurança e o uso dos EPIs por parte dos colaboradores. O objetivo desse trabalho é avaliar o nível de qualidade dos processos logísticos de suprimento dos canteiros de obras na percepção dos colaboradores do Grupo Construnovos Empreendimentos. Analisar a percepção dos colaboradores quanto à logística aplicada no processo logístico de suprimento dos canteiros de obras, identificar possíveis deficiências nos processos, bem como propor ações de melhorias da qualidade dos processos com deficiências, que por sua vez foram comprovados por meio da análise dos formulários aplicados aos colaboradores do Grupo. Conclui-se que o Grupo Construnovos Empreendimentos tem procurado melhorar seus processos produtivos, através da adequação das atividades logísticas necessárias à execução de uma obra, mas precisa ouvir mais os colaboradores e se atentar para as constantes mudanças.TCC A importância das estratégias de marketing: um estudo na Rede Fácil Construir no estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Cortez, Mayara Polianna de Araújo; Cruz, Karla Dayane BezerraDiante às inúmeras dificuldades encontradas por pequenas empresas no mercado, surge a ideia do associativismo, também representado por redes associativas onde se busca fortalecimento e desenvolvimento competitivo através da união de empresas do mesmo ramo, como exemplo neste trabalho a Rede Fácil Construir do ramo de materiais de construção. Dessa forma, o propósito deste estudo foi identificar a importância e funcionalidade das ações e estratégias de marketing em uma Rede Associativa, no qual identificava a aplicabilidade e funcionalidade das ações de marketing propostas pela Rede Fácil Construir às suas lojas associadas, mais especificamente as da região do Seridó. No total foram investigadas 13 lojas no período de março a abril do ano de 2016, tendo como instrumento de coleto um questionário, com o intuito de auxiliar o melhor desenvolvimento e eficácia das ações de marketing aplicadas. Tendo como base a visão de teóricos como Cobra (2007), Kotler (2003), Las Casas (2009), Balestrin e Verchoore (2008) entre outros que fundamentam as ideias deste trabalho, a pesquisa, feita de forma exploratória descritiva destacou as vantagens do uso do marketing de maneira conjunta e padronizada de sua marca e suas campanhas promocionais. Mediante análise dos dados através dos gráficos resultantes da pesquisa, pode-se avaliar que o trabalho do marketing dessa maneira padronizada, fortalece o grupo como um todo, uma vez que alcança o objetivo de aumentar a visibilidade no mercado, atrair clientes às lojas aumentando consequentemente o potencial das vendas, pois a diversidade de mídias utilizadas proporcionam resultados positivos ao conseguir uma boa comunicação com os clientes das diversas lojas do grupo. Diante dos resultados desta pesquisa, na qual se pode compreender a importância que tem o marketing na visão do empresário associado, pode-se perceber como consideração final, o quão importante se mostra a boa comunicação com o cliente, a importância de um trabalho especializado realizado de maneira democrática diante de um grupo de lojas que apesar de opiniões e pensamentos distintos, trabalham com objetivos em comum, que é fortalecer o grupo como um todo.TCC A influência que os fatores preço, marca e qualidade exercem sobre o comportamento de compra das consumidoras currais-novenses(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Karina Emannuella Alves de; Cruz, Karla Dayane BezerraAs empresas empregam diariamente estratégias de marketing voltadas para captação dos clientes por meio da administração de fatores mercadológicos influentes. Estes elementos são submetidos a preceitos que nem sempre reproduzem a realidade, à exemplo tem-se a relação diretamente proporcional empregada por alguns consumidores entre o preço, a marca e a qualidade. O presente trabalho dedicou-se a avaliar a influência que os fatores preço, marca e qualidade exercem no comportamento de compra das consumidoras da cidade de Currais Novos/RN, exclusivamente no segmento de vestuários. Pois diante da autonomia econômica conquistada pelas mulheres, do seu interesse pelo mercado de vestimentas, e da diversidade de padrões de compra, verificou-se a necessidade de delinear os comportamentos de consumo comuns a este público, resultando em informações importantes para os empreendimentos deste segmento posicionarem-se de modo assertivo no mercado. Os resultados obtidos permitiram a sociedade esclarecer algumas indagações acerca de atitudes consumistas moldadas ao longo do tempo, enquanto para a pesquisadora conteve um valor particular, pois apresentou dados científicos que complementaram conhecimentos empíricos existentes. Os métodos utilizados foram baseados em uma pesquisa descritiva e de levantamento, para o cumprimento do estudo realizou-se uma revisão bibliográfica, que auxiliou o desenvolvimento da pesquisa e a análise dos dados. O levantamento dos subsídios deteve uma abordagem quantitativa, desenvolvido por meio da aplicação de oitenta e seis questionários, em mulheres a partir de dezoito anos que trabalham no comércio da referida cidade. O tratamento dos dados buscou evidenciar os principais fatores motivacionais de compra. Constatou-se que dentre as três principais variáveis abordadas nesta pesquisa o preço e a qualidade são as que possuem maior influência no momento de aquisição de vestuários, dessa forma as empresas que preocuparem-se em ofertar produtos satisfatórios combinado a um preço equitativo, estarão fomentando o consumo do público analisado e alcançando um posicionamento estratégico diferenciado.TCC A liderança feminina em uma empresa de médio porte da cidade de Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Melo, Simone de Oliveira; Cruz, Karla Dayane BezerraA presente pesquisa visa identificar o perfil de liderança mais adequado para motivar e manter uma equipe dentro de uma organização. Devido à liderança ser um dos temas mais comentados e importantes nos dias atuais, à pesquisa também tem como objetivo identificar e diferenciar a liderança feminina da liderança masculina, já que no passado era uma função somente do gênero masculino. Retrata as funções de um líder, sempre tentando alinhar o bem estar de seus colaboradores, com o planejamento da organização. Refere-se a uma pesquisa quantitativa, realizada na empresa de médio porte, Casa das Motocicletas LTDA, com entrevistas aos seus colaboradores. De acordo com o que foi descrito, é possível identificar o interesse da empresa em manter seus colaboradores motivados, destacando o sistema administrativo liderado apenas por mulheres, enfatizando assim, a responsabilidade da empresa em formar lideres capazes de promover estratégias competentes e flexíveis para garantir soluções eficazes e rápidas quando surgir algo que não for planejado, superando os desafios que possam aparecer e sobrevivendo nesse mercado onde a concorrência a cada dia que passa fica mais acirrada. Mostra também os diversos tipos de liderança, com enfoques precisos, que podem ser apropriados para o contexto informacional.TCC A perspectiva da qualidade na gestão por processos: um estudo de caso no Hospital Universitário Ana Bezerra - Santa Cruz/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.) Santos, Tamara Nathália Teixeira Baracho dos.; Pimenta, Íris Linhares.As organizações de saúde pública enfrentam diversos problemas decorrentes das más administrações realizadas até os dias de hoje, a rigor, torna-se complexo abordar a qualidade na gestão por processos em um setor que na compreensão da maioria das pessoas é ineficiente. O objetivo do presente trabalho é analisar o impacto causado na gestão da qualidade dos processos organizacionais do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) diante da implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), criada pelo governo, com intuito de reestruturar os Hospitais Universitários. O projeto se trata de uma pesquisa descritiva, com a abordagem qualitativa orientada por meio de um estudo de caso em que as informações foram colhidas a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um questionário semiestruturado com perguntas abertas em forma de entrevista. A entrevista citada buscou analisar a percepção de funcionários atuantes no HUAB sobre questões relevantes a gestão por processos, planejamento, gestão da qualidade, sistemas informatizados e trabalho em equipe, tanto em sua unidade de trabalho, como no ambiente organizacional na íntegra. O conjunto das informações adquiridas com a pesquisa forneceu uma base para examinar determinados aspectos positivos e negativos quanto à implantação de uma empresa desse porte. Os resultados do estudo indicam, a princípio, que a organização necessita de um tempo maior para se adaptar ao novo contexto ao qual foi inserida, são novas políticas, novas formas de trabalho, com processos divergentes dos que existiam, uma nova cultura está sendo moldada, no entanto, é imprescindível a atuação dos gestores nessa etapa de aceitação e/ou resistência às mudanças. Cumpre frisar que, a busca pela melhoria contínua dos processos é de extrema preponderância para que a implantação obtenha sucesso no decorrer do tempo, nesse sentido ficou evidente que ainda falta um controle mais austero em meio aos processos de trabalho no âmbito de toda organização.TCC Análise da participação das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios na cidade de Currais Novos: após a vigência do decreto 8.538/2015(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Dantas, Adriano Bezerra; Jesus, Andréa Cristina SantosEste trabalho apresenta uma análise acerca das licitações relativas a produtos de pronta entrega e locação, realizadas no período de outubro de 2015 a maio de 2016 no município de Currais Novos, localizado no Seridó Potiguar. Neste período foram realizados 22 certames licitatórios e a coleta de dados foi realizada através de uma pesquisa de campo, com levantamento de informações in loco na Prefeitura Municipal pesquisada. Devido a sua importância para a economia brasileira, as Micro e Pequenas Empresas têm recebido maior atenção do setor público no que se refere ao fornecimento de mercadorias e serviços para os processos de licitações públicas. No advento do Decreto 8.538/2015, foi estabelecido tratamento diferenciado e simplificado às MPE´s nos processos licitatórios. O objetivo do presente trabalho busca, portanto, avaliar como está ocorrendo à participação das MPE’s nos processos licitatórios públicos na cidade de Currais Novos, em conformidade com a legislação vigente. Os resultados encontrados com base nos dados coletados, as MPE’s estiveram presentes entre os vencedores na maioria dos certames realizados no município no período considerado, esse fato constitui-se um ótimo indicador de que as MPE’s têm sido capazes de competir perante as outras concorrentes de maior porte. Nesse sentido, com o decreto em questão elas estão respondendo ao incentivo proporcionado, demonstrando não só a necessidade da permanência das mesmas nos processos licitatórios, mas da intensificação das participações e por consequência um aumento nas atividades econômicas no âmbito local.TCC Análise da relação dos índices de satisfação dos colaboradores e indicadores de produção: um estudo de caso Marmoraria Du Rei(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Araújo, Maísa Raíra de Almeida; Lucena, João Paulo OliveiraEste trabalho tece uma análise da satisfação dos colaboradores de produção da Marmoraria Du Rei, tendo como objeto de estudo dois principais indicadores – qualidade e produtividade. A abordagem do projeto explora, principalmente, a temática do recurso humano, envolvendo a gestão de pessoas, as transformações dos processos produtivos ao longo de épocas e movimentos, atreladas as mudanças do novo cenário industrial e a utilização de indicadores como ferramenta de verificação de satisfação dos colaboradores. Utilizando uma metodologia com pesquisas de bases aplicada, exploratória, bibliográfica e quantitativa, buscou-se encontrar evidencias que comprovassem a relação entre a satisfação dos colaboradores e índices de resultado no processo de produção.TCC Análise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-28) Santos, Apresentação Dayanne André dos; Costa, Sílvia Pires BastosO estudo tem por objetivo analisar a utilização das ferramentas do Endomarketing no setor supermercadista do município de Cruzeta/RN, sob a ótica da percepção dos gestores das empresas. De modo mais específico, buscou investigar quais ações são utilizadas na efetivação do endomarketing nas empresas, como essas ações são organizadas e por quem, além de observar quais benefícios surgem para os colaboradores com a prática das ações e se o retorno desejado pelos gestores está sendo obtido. A pesquisa é classificada como descritiva e exploratória, com amostragem não probabilística e coleta das informações efetuada por meio de entrevistas estruturadas. Os métodos utilizados para análise são de natureza qualitativa e quantitativa, abrangendo a análise de conteúdo e de gráficos e seus respectivos resultados. Com relação à opinião dos pesquisados acerca da aplicação do endomarketing na localidade analisada, percebeu-se que é um tema ainda novo e que necessita ser mais intensificado nas organizações, além de mostrar-se ser utilizado de forma limitada devido à necessidade de maior investimento financeiro.TCC Análise do clima organizacional: o caso do Atacadão Vicunha(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Gomes, Juciênia Layne Pereira; Pereira, Marcelo Henrique NevesO presente trabalho abordou a temática do clima organizacional com a finalidade de compreender o atual clima organizacional do Atacadão Vicunha; para isso, identificou-se o perfil socioeconômico dos colaboradores, a percepção destes quanto aos aspectos gerais da Organização e as relações interpessoais, o estilo gerencial, e analisou a satisfação quanto à infraestrutura bem como práticas de gestão. A pesquisa teve como base o estudo exploratório-quantitativo, sendo realizada com fundamentação em critérios estatísticos, sendo o instrumento utilizado para a aplicação junto aos colaboradores um modelo adaptado de Parasuraman. Os resultados apontaram quanto ao perfil socioeconômico dos colaboradores que a maioria possui idade entre 26 e 35 anos obtendo por renda um salário mínimo, residindo na própria cidade onde trabalha, tendo como média do nível escolaridade o ensino médio. Ao final do trabalho inferiu-se que: quanto aos aspectos gerais da organização foi percebido que os colaboradores enxergam a organização como uma empresa séria, porém, há falhas na comunicação de ordem hierárquica. Com relação ao estilo gerencial, verificou-se a compreensão dos funcionários no que diz respeito ao não delineamento de suas funções na empresa, contudo, aspectos cognitivos como empatia e respeito são praticados. Já, a questão da infraestrutura, foi percebida pelos colaboradores como satisfatória, uma vez que, são dadas condições para a realização de forma eficaz de suas atividades. No que diz respeito as praticas de gestão de pessoas adotadas pela empresa, aferiu-se que os colaboradores estão satisfeitos quanto ao fator higiênico, todavia, a motivação é um doas principais desafios do setor de gestão de pessoas a ser trabalhado com os empregados. Desse modo, identificaram-se falhas na organização quanto ao modelo de gerenciamento e disseminação das informações dentro da organização, que se constitui o principal elo entre empresa e colaborador. Outro aspecto a ser destacado, diz respeito à interação entre colaborador-empresa e, entre colaborador para com colaborador, em que há um déficit na forma de condução para lidar com situações cotidianas dentro da instituição. Contudo, promoções de cunho higiênico em conjunto com o fator motivacional, se constituem como as principais estratégias para a transformação, manutenção e aperfeiçoamento do clima organização do Atacadão Vicunha a serem implementadas a curto e longo prazo.TCC Associação Lagoanovense de Atletismo (ALAT): avaliação e monitoramento de suas atividade e impactos sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Fabricia da Costa; Costa, Silvia Pires Bastos; Bernardino GaldinoEste trabalho objetivou analisar as contribuições de uma associação de atletismo, a ALAT – Associação Lagoanovense de Atletismo, criada na cidade de Lagoa Nova/RN, enquanto mediadora de desenvolvimento social de atletas e associados. A pesquisa procura mostrar os processos e atividades desenvolvidas, assim como compreender os impactos na vida dos participantes. Os pressupostos do trabalho são que a associação é muito importante para a localidade, o que tornaria a pesquisa um relevante documento para auxiliar em suas decisões futuras. Os principais conceitos abordados foram associativismo, associação, terceiro setor, avaliação e monitoramento de projetos em terceiro setor, sendo tomado como referências teóricas principais os conceitos de associativismo e associações do Instituto Ecológica(2007) e Jales(2006). No que concerne ao Terceiro setor, foram consultados Serafin (2007) e Barbiere(2006) e no que tange à avaliação e monitoramento, os estudos de Ehlers e Calii (2004). A metodologia utilizada para coleta de dados foi a observação participativa e entrevistas feitas a um total de 4 associados e atletas que participam ativamente de todos os processos e atividades da associação. Parte dos dados também foram coletados através de pesquisa documental em registros da própria associação. Para tratamento dos dados foi escolhido o método qualitativo. Os resultados da pesquisa revelam que a associação enfrenta inúmeros problemas que poderiam ser minorados com uma melhor distribuição das informações, cumprimento dos pressupostos descritos no Estatuto Social e mais empatia de todos os que fazem parte da organização. Mas, mesmo com as dificuldades e falhas em alguns processos a associação não deixa de buscar o alcance de seus objetivos e os seus impactos são consideráveis na vida dos associados e atletas, mostrando que a ALAT é peça determinante e fundamental para o desenvolvimento de todos.TCC Atendimento do agente de endemias no município de Tenente Laurentino Cruz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Souza, Rodrigo Fernandes de; Fernandes, Clóvis JoséEste trabalho apresenta uma analise da percepção sobre o atendimento dos agentes de endemias no município de Tenente Laurentina cruz- RN. Para isso buscou-se alcançar alguns objetivos propostos, que foi compreender o serviço oferecido á população, as ferramentas utilizadas na gestão municipal e como a população analisa a forma como o atendimento dos agentes de saúde ocorre no município. Quanto á metodologia foi utilizado à pesquisa bibliográfica, análise exploratória sobre os atendimentos, aplicação de roteiro de questionários e a técnica de análise de conteúdo para avaliação dos dados. Os resultados apresentados ajudaram a compreender que há uma deficiência nas orientações da população acerca da prevenção da dengue.TCC Avaliação de desempenho organizacional: a gestão de desempenho por competência e resultado como ferramenta de avaliação de desempenho do Banco do Brasil S/A(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Geraldo, Veronica Juliana Garcia.; Nascimento, Marcos Adller de Almeida.O presente estudo teve como objetivo geral conhecer a percepção dos funcionários do Banco do Brasil – Agência Currais Novos/RN, a cerca do seu sistema de avaliação organizacional, a Gestão de Desempenho por Competência e Resultados. Para tanto, foi utilizado uma pesquisa qualitativa onde, através de entrevistas, foi feita a coleta de dados que posteriormente analisados nos permitiu ter uma visão generalizada do sistema de avaliação. O estudo se inicia com breves exposições de conceitos sobre Gestão de Desempenho, onde vemos que esse modelo de gestão é cada vez mais necessário para que o gestor tenha seu quadro profissional cada vez mais produtivo; a gestão em agências bancárias e a avaliação de desempenho, ferramenta necessária para o sucesso das organizações por ser capaz de fornecer elementos importantes para a gestão de pessoas.TCC Avaliando os processos da administração de materiais: o caso da Maternidade Dr. Graciliano Lordão na cidade de Parelhas – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Ângelo Rafael Silva; Souza Neto, Pio Marinheiro deA administração de materiais é uma das áreas mais importantes da organização pelo fato de que essa influi bastante nos custos de funcionamento da mesma. Dessa forma, em organização de atendimento ao público, uma boa administração de materiais pode reduzir custos e melhorar os resultados dos serviços oferecidos a população. Este trabalho é o resultado de um estudo de caso realizado na Maternidade Dr. Graciliano Lordão, é uma instituição de saúde que realiza procedimentos médicos referentes as clínicas cirúrgica e obstétrica na cidade de Parelhas – RN. O trabalho abordou o nível de qualidade referente ao processo de administração de materiais, assim como a solicitação, manutenção, armazenagem e controle de estoque da instituição. Foram realizadas entrevistas com os colaboradores a partir de dez perguntas no tocante da administração de materiais e por meio da análise dos relatos foi possível identificar as falhas recorrentes nos processos internos que se mostraram com graves problemas na execução, assim como a baixa quantidade ou até inexistência de materiais no estoque. Devido a constante crise financeira da Maternidade o planejamento e requisição de materiais são comprometidos e as ações tomadas pela administração e colaboradores da instituição funcionam apenas como mero efeito paliativo. Desta forma a administração de materiais da Maternidade é caracterizada pela ineficiência e constante precariedade.TCC Cliente oculto como ferramenta de diagnóstico para otimização do atendimento, da infraestrutura e da gestão organizacional: o caso da empresa Maré Mansa filial 8(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-10) Macedo, Jailton Gundim Lopes.; Pereira, Marcelo Henrique Neves.Este estudo tem por objetivo Otimizar o processo de busca de excelência no atendimento, infraestrutura e gestão da Maré Mansa – Loja 8 - Currais Novos – RN, a partir das técnicas do Cliente Oculto, para isso buscou-se Verificar o nível de qualidade do atendimento; Identificar a qualidade da infra-estrutura a partir da técnica do Cliente Oculto; Analisar a Gestão Organizacional da Maré Mansa-Filial 8 e Propor práticas administrativas que otimizem o nível de satisfação dos clientes quanto ao atendimento, a infra-estrutura e a gestão da Loja Maré Mansa – Currais Novos-RN. Quanto à metodologia, caracteriza-se por ser exploratório e descritivo, além de ser uma pesquisa qualitativa com base na técnica do cliente oculto. O Universo de pesquisa foi composto pelas 5 vendedoras da Maré Mansa, filial 8, sendo, portanto, do tipo Censo. Os resultados apontaram que o atendimento obteve a qualificação ótima na média aritmética, haja vista a política empregada na empresa que preza pelo bom atendimento ao cliente, mas falhou em alguns critérios como por exemplo, a capacidade de resolução e persuasão, este critério é primordial a fidelização do cliente para com a empresa pois é necessário que exista o acompanhamento total da venda, desde a entrada do cliente na empresa até uma possível resolução de um problema e com isso garantir a satisfação final da clientela. Já na infraestrutura, verificou-se que de forma geral a média aritmética obteve um ótimo resultado, o critério que mais prejudicou a empresa para não conseguir a excelência foi o critério de facilidade do estacionamento onde obteve uma nota ruim, e isso pode acarretar até perda da clientela, haja vista a falta de um estacionamento próprio e com segurança. Por fim, constatou-se que a Gestão da empresa de forma geral está dentro dos padrões exigido para um bom funcionamento, caracterizada pelo reconhecimento dos benefícios, das necessidades e das aplicações da gestão, a abordagem quantitativa indica que essa fase foi atingida, desde que excluídos os itens 13°, 16° e 19° do questionário de gestão da Mare Mansa (Filial 8) ou então passando pelo um melhoramento na forma de agir com esses itens.TCC Clima organizacional e satisfação no trabalho: um estudo de caso no Supermercado Rede Mais Venâncio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-14) Nascimento, Heloisa Lino do; Brito, Max Leandro de Araújo; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Pignataro, ThelmaO presente estudo tem como objetivo analisar o clima organizacional e a satisfação com o trabalho no Supermercado Rede Mais Venâncio, como forma de detectar oportunidades que possam realizar melhorias e desta forma proporcionar um ambiente de trabalho que os colaboradores almejam e conseqüentemente se sintam motivados a obter os resultados que venham a beneficiar a empresa. Com o estudo é possível constatar o nível de satisfação dos colaboradores, em vários setores da empresa e com realidades diferentes, segundo a percepção de cada um que é corpo da empresa. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa que consiste em um estudo de levantamento com os colaboradores da Rede Mais Venâncio. A coleta de dados se deu por meio de entrevista in loco que em algumas perguntas levantavam questões sobre motivação, interesses, satisfação na empresa e entre outros aspectos. Os resultados apresentaram um grau de satisfação consideravelmente bom, onde muitas das expectativas dos funcionários são atendidas. Deixando algumas coisas a desejar, como por exemplo anseios que os colaboradores possuem, entre elas, melhor remuneração, programa de metas, incentivos para o funcionário estudar e entre outros benefícios. Para atender estas demandas e reivindicações é importante que possa ser colocado em pratica algumas ferramentas que a gestão de pessoas disponibiliza, uma pesquisa de clima, um plano de ação visando realizar mudanças que influencie na motivação e satisfação dos mesmos. Como resposta a motivação, os funcionários trabalham sempre em busca a resultados positivos para a empresa.TCC Colégio Camilo Toscano: avaliação do desempenho da prestação de serviço com uma nova rede de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Araújo, Allan Martins de.; Pimenta, Iris Linhares.; Souza Neto, Pio Marinheiro de.Este trabalho tem por objetivo avaliar os processos gerenciais do Colégio Camilo Toscano com a nova rede de ensino, em comparação com a anterior. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, de caráter descritivo, com três alunos, dois professores e um diretor. Observou-se, assim, que a nova rede de ensino é composta por uma melhor atuação escolar, onde tem proporcionado melhores rendimentos em detrimento com a outra. Com isso, ficou notório o alto desempenho da prestação de serviço do Colégio Camilo Toscano com a nova rede, sendo esta a responsável por uma melhor capacitação dos alunos que almejam o ingresso numa instituição de nível superior, bem como propulsora de um desempenho em praticamente todas as áreas da organização, onde tem realizado um trabalho de ampla eficiência e eficácia.TCC Custo operacional: um estudo sobre sua formação em uma empresa de serviços(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Fernando Oliveira da; Lucena, João Paulo OliveiraO presente trabalho analisa o conhecimento dos custos operacionais e sua formação na empresa de serviços Medeiros e Simas, na cidade de Currais Novos-RN, visto ser de difícil controle, pois a oscilação de entrada e saída financeira em uma empresa prestadora de serviço depende da qualidade e das informações obtidas no cotidiano, como por exemplo, os preços dos insumos indispensáveis para a atividade da empresa. Neste caso, procura-se enfatizar a necessidade de acompanhar os custos para a operação diária e as pressões do mercado para a sobrevivência do empreendimento, como também sobressair-se perante os concorrentes. Assim, o trabalho pretende observar a relação das decisões tomadas pelo gestor em relação ao conhecimento dos custos operacionais, o quanto as despesas impactam no resultado financeiro no final do exercício, informar a importância de verificar as variáveis mudanças externas e internas, e se estas decisões comprometem a empresa, especificamente na área financeira que detém para o comprimento dos seus objetivos. Para se chegar aos resultados fez-se uma busca por livros sobre o tema, onde foi posteriormente aplicado um questionário sobre o assunto para averiguar o conhecimento do gestor e suas decisões no cotidiano relacionado ao tema abordado e comparar com a teoria. Conclui-se que a empresa necessita de aprimoramentos em seu controle administrativo que possam orientar o gestor na condução das estratégias e explorar as informações rapidamente, visto que o controle e acompanhamento dos custos operacionais em uma empresa de serviço são de difícil mensuração.TCC Desenvolvimento de estratégias de marketing: análise e melhoramento na Telles(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-10) Souza, Aylla Arli Araújo; Lucena, João Paulo OliveiraEsse trabalho apresenta um estudo de percepção dos clientes desenvolvido na clínica TELLES, empresa localizada na cidade de Currais Novos – RN, cujo objetivo principal foi analisar a percepção dos clientes sobre a clínica TELLES e suas estratégias de marketing. Realizado a partir da aplicação de um instrumento de pesquisa aos clientes, pode-se verificar o perfil dos clientes, a perspectiva dos clientes em relação à prestação dos serviços e estrutura, os serviços mais utilizados, as estratégias de marketing utilizadas e quais chegam com maior impacto ao cliente. Para a realização desse estudo buscou-se através de uma pesquisa bibliográfica auxilio de autores na área de Marketing para fundamentar teoricamente o estudo. A metodologia adotada para a elaboração da pesquisa foi descritiva, usando abordagem quantitativa, realizada em campo para coletar informações dos clientes da clínica, através da aplicação de questionários a 20 clientes. A pesquisa pode identificar o perfil dos clientes sendo formada por um publico feminino, casadas, de diversas idades, com ensino superior, e com renda média que caracteriza as classes C e D. Os resultados apontam que a grande maioria dos entrevistados está satisfeita com o atendimento, ambiente da clínica, como também sua organização e limpeza. Há um nível de satisfação por parte dos clientes enquanto a prestação de serviços e os seus prestadores. Por fim, foi identificada a imagem positiva que a clínica repassa aos seus clientes e também, que clínica está num ótimo desenvolvimento de estratégias de marketing, onde a sua maior aliada é satisfação do cliente com a qualidade da prestação de seus serviços.TCC Dessalinização de águas subterrâneas voltado para o agronegócio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-09) Azevedo, César Max de; Jesus, Andréa Cristina Santos deEste trabalho teve como objetivo principal identificar alternativas que permitissem o melhor arranjo financeiro necessário para solucionar os problemas enfrentados pela Associação dos Usuários de Água da Comunidade Cacimba Velha (ACOUDACCV), em relação à utilização, do dessalinizador, tornando este processo eficiente no que tange o uso racional dos recursos hídricos existente naquela comunidade rural, situada no município de Jardim do Seridó, estado do Rio Grande do Norte. Encontrar alternativas que possibilitem o homem do campo a desenvolver a agricultura familiar é o grande desafio dos que estão a frente dessas associações, assim, o processo de dessalinização voltado para o agronegócio surge como uma opção na resolução dessa problemática, uma vez que este possibilita a diversificação da produção rural, aliando atividades agropecuárias e industriais. Quanto à metodologia, utilizouse a pesquisa de campo, descritiva aplicada, com observação direta, que possibilitou perceber de fato como o processo de dessalinização ocorre naquela localidade. Para melhor entendimento acerca da situação-problema enfrentada pela referida associação, foi elaborado e aplicado um questionário com os seus três últimos dirigentes, com os objetivo de proporcionar um melhor entendimento da situação estudada. Por fim, foi sugerida e elaborada uma planilha, na qual a partir do conhecimento do processo de dessalinização, mostraram-se duas atividades de forte potencialidade para resolver os problemas de custos operacionais desse equipamento: a comercialização de água dessalinizada no mercado local e a criação de tilápias em um tanque escavado já existente na comunidade. Paralelamente também foi detectado por ocasião do presente estudo a existência de um contrato firmado entre a ACUDACCV, DNOCS e a prefeitura municipal de Jardim do Seridó, no qual é transferida a responsabilidade da manutenção do dessalinizador em tela à este ente municipal, proporcionando desta forma, à associação a possibilidade de retirar de sua responsabilidade os custo inerentes a este processo de manutenção. Fica assim, colocado através deste trabalho as indicações necessárias para promover o equilíbrio financeiro desta associação pesquisada.