FELCS - TCC - Administração
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33170
Navegar
Navegando FELCS - TCC - Administração por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 238
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Estratégias de marketing para potencializar as vendas: o caso da Vip Calçados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Medeiros, Jaiane Dantas de.; Pereira, Marcelo Henrique Neves.Este trabalho apresenta um estudo de marketing desenvolvido na empresa Vip Calçados, empresa localizada em Cruzeta - RN, cujo objetivo principal foi Identificar estratégias de marketing que aumentem suas vendas. Realizado a partir de uma pesquisa aplicada com os clientes e com o gestor da empresa, pode se verificar o perfil dos clientes, os hábitos de compras, como também o nível de satisfação dos clientes, compreender o atual ambiente de marketing da empresa e por fim propor estratégias de marketing para fomentar as vendas da empresa. Para realização desse estudo buscou-se através de uma pesquisa bibliográfica auxilio de autores na área de Marketing para fundamentar teoricamente o estudo, como também documentos da empresa para melhor embasamento das informações. A metodologia adotada para elaboração da pesquisa foi descritiva, usando abordagem quantitativa como também qualitativa, a primeira realizada em campo para coletar informações dos clientes da empresa, através da aplicação de questionários a 55 clientes, e a segunda abordagem com a realização de uma entrevista semiestruturada com o gestor da empresa. A pesquisa pode identificar o perfil dos clientes obtendo a informação é composto por um publico feminino, entre jovens e mulheres de meia idade, com renda média que caracteriza as classe C e D. Um aspecto bem interessante que foi apontado na pesquisa, foi a mudança do hábito de consumo desses clientes, onde a grande maioria já comprou ou compra calçados pela internet, identificando assim uma nova oportunidade para atuação da empresa. Os resultados apontam que a grande maioria dos entrevistados está satisfeito com o atendimento, com a política de prazo de pagamento, com a diversidade e qualidade dos produtos, com o ambiente da empresa incluindo seu acesso, como também com sua organização e limpeza. O nível de satisfação quanto às promoções realizadas também foi bem positivo, atentando somente para a questão da divulgação que obteve um pouco de discrepância entre as notas. Por fim foi identificado que a empresa está num ótimo desenvolvimento de estratégias de marketing, mas como esse é um processo continuo, foi proposto algumas outras estratégias que ainda não são usadas e que podem ser desenvolvidas para alavancar ainda mais suas vendas.TCC Licitação pública e a negociação pré-contratual: a necessidade de um dialogo público-privado na Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Dantas, Maria da Paz; Lima, Kelsiane de MedeirosEste trabalho visou fazer um estudo sobre a modalidade de licitação Pregão presencial e a negociação pré-contratual: as necessidades de um dialogo público-privado na Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN; haja vista destas situações, os gestores públicos necessitam administrar com a maior eficiência possível todos os recursos disponíveis, buscando sempre qualidade e economicidade nas compras públicas. Assim, a partir da necessidade de melhor gerir os recursos disponíveis, faz-se necessário que haja um setor específico dentro da administração pública, ou seja, um setor que trate de compras e licitações. As compras podem ser realizadas diretamente ou através de licitações, conforme limites estabelecidos pela Lei Federal nº 8.666/93. A temática do presente trabalho está relacionada basicamente na modalidade de licitação Pregão presencial, trazido pela Lei Federal nº 10.520 de 17 de julho de 2002. Ressalta-se ainda que, essa modalidade de licitação tem como principal objetivo buscar a proposta mais vantajosa para a Administração, levando em consideração o princípio da economicidade. A presente pesquisa iniciou-se através do acesso a sites oficiais do Governo Federal e a consulta bibliográficas de alguns doutrinadores do direito Administrativo; outro método utilizado consistiu na aplicação de questionários realizados com os fornecedores e os pregoeiros que estão inseridos nesse processo, onde esses dados foram coletados e analisados de modo que os resultados serviram para entender como se dá esse processo de licitação, além de ser utilizado como fonte de consulta e reflexão na condução dos processos licitatórios na modalidade pregão presencial do órgão público.TCC Planejamento estratégico de marketing: um estudo de caso na NZ Fruit.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Santos, Nádia Alline dos.; Pereira, Marcelo Henrique Neves.Este trabalho apresenta um estudo sobre o planejamento estratégico de marketing, de quão importante e essencial é a sua utilização para orientar as ações de respostas das empresas no meio em que estão inseridas, uma vez que proporciona a análise do ambiente interno e externo e desenvolve estratégias que as auxiliarão a enfrentar os desafios que surgem por causa da evolução empresarial. Foi realizado um estudo na empresa NZ Fruit que fabrica polpa de frutas na cidade de Currais Novos/RN, no qual se configurou como objetivo geral elaborar um planejamento estratégico de marketing para a empresa e como objetivos específicos: analisar o ambiente externo à organização; compreender o atual ambiente de marketing da NZ Fruit; desenvolver uma análise SWOT e propor estratégias de marketing para a empresa. Para tanto, foram desenvolvidos e aplicados entrevista e questionários para coleta e análise do ambiente interno e externo da empresa, bem como, para a elaboração da análise SWOT, que consiste em avaliar sistematicamente suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Os resultados apontaram que a empresa possui uma fragilidade quanto às ações de marketing, todavia possui iniciativa e sensibilidade para entender o cenário no qual está inserida. Nesse sentido o estudo pôde contribuir diretamente com um direcionamento por meio de estratégias e práticas administrativas sugeridas.TCC Feira popular de São Vicente/RN: como a atividade feirante tem contribuído na perspectiva do desenvolvimento local?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Oliveira, Josué arnoud da silva.; Nascimento, Marcos Adller de Almeida.A finalidade deste trabalho consistiu em conhecer a real importância da feira livre de São Vicente/RN, além de saber como essa atividade comercial contribui na perspectiva do desenvolvimento do município. O primeiro passo na evolução do trabalho articulou-se no referencial teórico, elencando entre conceitos de desenvolvimento regional sustentável e de feiras livres, evidenciando características da Região do Seridó, também compreendendo a realidade socioeconômica do município. Para isso, foi utilizada uma pesquisa qualitativa, onde os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, utilizando técnica de análise de conteúdo. Sendo assim, foram detectados os tipos dos produtos comercializados na feira e pelos feirantes, mapeando a origem dos produtos e descobrir a vocação produtiva local. Com isso, identificou-se os benefícios que a atividade feirante proporciona na dimensão social, econômica e ambiental. Esta pesquisa possibilitou concluir que há potencialidade na atividade feirante, mas devido a fatores climáticos da região ela é impedida a prosperar. No entanto, os feirantes conseguem manter ativa essa modalidade, gerando emprego e renda para suas famílias.TCC Qualidade no serviço como fator relevante para a satisfação do cliente: uma análise SERVQUAL da empresa Rede Unilar de Eletrodomésticos Ltda em Lagoa Nova – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Gleika Karolly da.; Pimenta, Iris Linhares.A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar o estudo da qualidade nos serviços como fator de satisfação dos clientes na empresa Rede Unilar de Eletrodomésticos Ltda. O mundo dos negócios está em constante progresso, e o consumidor está cada vez mais exigente, sendo necessário que a empresa, apresente diferenciais, buscando benefícios que possa atrair, satisfazer e fidelizar seus clientes. O embasamento teórico, foi fundamentado em uma explanação sobre a qualidade na prestação de serviços e a sua importância para satisfação e fidelização do cliente. Além disso, apresenta uma pesquisa utilizando a escala SERVQUAL, com objetivo de analisar as expectativas e percepções dos clientes quanto aos serviços prestados pela empresa. Ao final da pesquisa identificou-se que os clientes da Rede Unilar não superaram as suas expectativas em relação a sua percepção, mostrando a sua insatisfação para com os serviços prestados, tendo a empresa obtido um resultado insatisfatório no que se refere aos aspectos tangíveis, confiabilidade, capacidade de resposta, segurança e empatia. Diante dessa insatisfação percebida, é importante que a empresa, sempre faça pesquisas com seus clientes, para saber como anda a qualidade nos serviços prestados, pois só assim poderá localizar seus pontos fortes e fracos. É essencial que as empresas tenham um bom relacionamento com seus clientes, que consigam identificar quais são as suas necessidades, evitando, assim, a insatisfação, conseguindo manter uma relação duradoura.TCC Planejamento Estratégico de Marketing: o caso do Central Shopping de Parelhas/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Souza, Jaiara Daiane Almeida de.; Pereira, Marcelo Henrique Neves.O objetivo desse estudo consiste em desenvolver um Planejamento Estratégico de Marketing para a empresa Central Shopping. Para isso buscou-se analisar os ambientes internos, com o propósito de fazer uma avaliação de como a empresa lida com o marketing e como desenvolvem o seu relacionamento com os clientes, bem como seu ambiente externo com o intuito de avaliar as atualidades da economia, fazer uma análise dos dados sociais da população de Parelhas e avaliar sua concorrência direta e indireta. Foi também realizado a análise SWOT da empresa a fim de identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças além de propor Estratégias de Marketing que possam otimizar os resultados do Central Shopping. Quanto a metodologia, a pesquisa caracteriza-se como descritiva e não probabilística, de maneira que foi-se aplicado 50 questionários durante um período de 10 dias, onde o sujeito da pesquisa foram os clientes do Central Shopping e buscou-se avaliar o perfil, hábitos e satisfação dos clientes, além de uma entrevista realizada com o gestor a fim de colher dados qualitativos sobre o atual ambiente de marketing da empresa. No tratamento dos dados coletados foi realizada uma tabulação simples, utilizando a ferramenta Microsoft Office Excel, o qual organizou os dados coletados pelo questionário aplicado e através de suas funcionalidades elaborou os gráficos e planilhas necessárias para a análise final dos resultados. Os resultados apontaram que a grande maioria dos clientes do Central Shopping é composto por mulheres, sua faixa etária está entre 18 e 25 anos e com uma renda média de um salário mínimo. Notou-se também que a empresa é muito bem vista na cidade, e que os seus clientes encontram-se satisfeitos com relação ao atendimento, localização e presteza dos funcionários, bem como a agradabilidade e ambiente acolhedor que a empresa proporciona aos seus clientes, entretanto de acordo com os dados obtidos através do questionário, percebe-se claramente a necessidade de um ambiente destinado ao lazer onde os clientes possam se divertir com a família, bem como melhorar o relacionamento com os clientes utilizando a estratégia de pós-venda, coisa que a empresa deixou de utilizar a algum tempo, além de ouvir o que os clientes falam com relação aos preços e ver o que se pode fazer com relação a isso. Por fim, o presente estudo possibilitou a criação de novas estratégias de Marketing a fim de otimizar os resultados do Central Shopping.TCC Poder competitivo em empresas familiares: o caso da Petrônio Peças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Dantas Júnior, Petrônio Alexandre.; Pereira, Marcelo Henrique Neves.O Objetivo deste estudo exploratório consiste em verificar o atual poder competitivo da Petrônio Peças através da realização de diversas análises nas áreas de liderança, estratégias, recursos humanos, comunicação interpessoal e finanças. Tendo como base as escolas da administração, o estudo buscou abranger os conceitos e características de cada uma, a fim de nortear os preceitos básicos necessários para a realização das análises. Tendo em vista que o objeto do estudo se trata de uma empresa familiar, buscou-se também explorar o histórico, os conceitos e as características dessas empresas, bem como o processo de profissionalização, obtendo uma gama de informações essenciais para a identificação de fatores críticos na organização. O estudo de caráter exploratório descritivo foi realizado através de uma pesquisa de campo com informações obtidas através de observação participante e entrevista pessoal e o sujeito da pesquisa foi o próprio gestor. Os resultados obtidos mostram que a empresa ainda encontra-se deficiente em diversos pontos, mas que há muito potencial para alavancar seu desenvolvimento e posteriormente aumentar a sua competitividade.TCC Avaliação de desempenho organizacional: a gestão de desempenho por competência e resultado como ferramenta de avaliação de desempenho do Banco do Brasil S/A(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Geraldo, Veronica Juliana Garcia.; Nascimento, Marcos Adller de Almeida.O presente estudo teve como objetivo geral conhecer a percepção dos funcionários do Banco do Brasil – Agência Currais Novos/RN, a cerca do seu sistema de avaliação organizacional, a Gestão de Desempenho por Competência e Resultados. Para tanto, foi utilizado uma pesquisa qualitativa onde, através de entrevistas, foi feita a coleta de dados que posteriormente analisados nos permitiu ter uma visão generalizada do sistema de avaliação. O estudo se inicia com breves exposições de conceitos sobre Gestão de Desempenho, onde vemos que esse modelo de gestão é cada vez mais necessário para que o gestor tenha seu quadro profissional cada vez mais produtivo; a gestão em agências bancárias e a avaliação de desempenho, ferramenta necessária para o sucesso das organizações por ser capaz de fornecer elementos importantes para a gestão de pessoas.TCC Fluxo de caixa: um instrumento auxiliar na gestão financeira das empresas ceramistas de Carnaúba dos Dantas-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Dantas, Jozinaldo de Macêdo.; Dantas, Diêgo de Lima.O respectivo trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto à Associação Ceramista do Vale Carnaúba (ACVC), no município de Carnaúba dos Dantas-RN, e objetiva fazer um levantamento de dados para identificação das empresas ceramistas daquele município que conhecem e fazem o uso do fluxo de caixa. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa e qualitativa (RAMOS; RAMOS; BUSNELLO, 2005). Qualitativa, visto que, uma análise de tudo que foi falado e escrito é levada em consideração. E quantitativa, pois os dados são classificados e analisados em dados numéricos, de modo que apresentam as empresas que fazem uso do fluxo de caixa. Em termos teóricos, adotou-se como suporte os fudamentos estabelecidos por estudiosos que versam sobre administração financeira e fluxo de caixa (ASSAF NETO, 2009; HOJI, 2010; SÁ, 2012; ZDANOWICZ, 2004), entre outros. Os estudos realizados com base no conhecimento e na aplicabilidade do fluxo de caixa indica que os empresários reconhecem a importância do fluxo de caixa, ressaltam que é necessário para tomadas de decisões fundamentais, entretanto, na maioria dos casos, por falta de profissionais capacitados, não utilizam esse recurso ou não preferem fazer esse tipo de trabalho.TCC Qualidade na prestação de serviços: analise da satisfação dos clientes diante os serviços prestados pela J V Cunha Distribuidora de Alimentos.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Soares, Eduardo Augusto Azevedo Lima.; Pimenta, Iris Linhares.; Souza Neto, Pio Marinheiro de.Diante do crescimento do setor de serviços, tem-se evidenciado a importância de as empresas dedicarem maior atenção à qualidade com que seus serviços são prestados. E o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção do cliente sobre a qualidade dos serviços prestados pela empresa J V Cunha Distribuidora de Alimentos, onde é avaliada a qualidade dos serviços que são oferecidos a partir da percepção dos seus clientes. Apresenta uma pesquisa utilizando-se a escala SERVQUAL, ferramenta baseada no Modelo Conceitual da qualidade dos Serviços, que tem como principio básico comparar expectativa e percepção do cliente com base nas cinco dimensões determinantes da qualidade: tangíveis visíveis, confiabilidade/credibilidade, capacidade de resposta/prontidão, segurança/domínio, e empatia. Para a realização desse estudo foram utilizados métodos baseados na pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e aplicação de questionários com setenta e cinco clientes, onde cinco questionários foram invalidados por não terem sido corretamente preenchidos e por falta de informações necessárias que comprometeriam os resultados da pesquisa, assim como, foi utilizada uma amostra não probabilística, tendo ainda a mesma um caráter descritiva com abordagem quantitativa. Ao final da pesquisa por meio da análise Servqual, identificou-se de forma geral que os clientes da J V Cunha Distribuidora de Alimentos não superaram as suas expectativas em relação a sua percepção, mostrando a sua insatisfação para com os serviços prestados, mesmo a empresa tendo obtido um resultado não tão satisfatório no que diz respeito à empatia, aspectos tangíveis visíveis e a capacidade de resposta, a empresa obteve satisfação em algumas características dos aspectos segurança e confiabilidade, que a possibilitará desenvolver ou aperfeiçoar estratégias de fidelização dos clientes existentes, como também estratégias da captação de clientes esporádicos e planejar melhorias estruturais para melhor atender os seus clientes. Identificamos também que a nossa maior parcela de clientes pertence aos consumidores da própria cidade no qual a empresa está inserida, a sua renda familiar, o gênero, idade e o grau de escolaridade de cada um de nossos clientes.TCC Análise do clima organizacional: o caso do Atacadão Vicunha(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Gomes, Juciênia Layne Pereira; Pereira, Marcelo Henrique NevesO presente trabalho abordou a temática do clima organizacional com a finalidade de compreender o atual clima organizacional do Atacadão Vicunha; para isso, identificou-se o perfil socioeconômico dos colaboradores, a percepção destes quanto aos aspectos gerais da Organização e as relações interpessoais, o estilo gerencial, e analisou a satisfação quanto à infraestrutura bem como práticas de gestão. A pesquisa teve como base o estudo exploratório-quantitativo, sendo realizada com fundamentação em critérios estatísticos, sendo o instrumento utilizado para a aplicação junto aos colaboradores um modelo adaptado de Parasuraman. Os resultados apontaram quanto ao perfil socioeconômico dos colaboradores que a maioria possui idade entre 26 e 35 anos obtendo por renda um salário mínimo, residindo na própria cidade onde trabalha, tendo como média do nível escolaridade o ensino médio. Ao final do trabalho inferiu-se que: quanto aos aspectos gerais da organização foi percebido que os colaboradores enxergam a organização como uma empresa séria, porém, há falhas na comunicação de ordem hierárquica. Com relação ao estilo gerencial, verificou-se a compreensão dos funcionários no que diz respeito ao não delineamento de suas funções na empresa, contudo, aspectos cognitivos como empatia e respeito são praticados. Já, a questão da infraestrutura, foi percebida pelos colaboradores como satisfatória, uma vez que, são dadas condições para a realização de forma eficaz de suas atividades. No que diz respeito as praticas de gestão de pessoas adotadas pela empresa, aferiu-se que os colaboradores estão satisfeitos quanto ao fator higiênico, todavia, a motivação é um doas principais desafios do setor de gestão de pessoas a ser trabalhado com os empregados. Desse modo, identificaram-se falhas na organização quanto ao modelo de gerenciamento e disseminação das informações dentro da organização, que se constitui o principal elo entre empresa e colaborador. Outro aspecto a ser destacado, diz respeito à interação entre colaborador-empresa e, entre colaborador para com colaborador, em que há um déficit na forma de condução para lidar com situações cotidianas dentro da instituição. Contudo, promoções de cunho higiênico em conjunto com o fator motivacional, se constituem como as principais estratégias para a transformação, manutenção e aperfeiçoamento do clima organização do Atacadão Vicunha a serem implementadas a curto e longo prazo.TCC A liderança feminina em uma empresa de médio porte da cidade de Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Melo, Simone de Oliveira; Cruz, Karla Dayane BezerraA presente pesquisa visa identificar o perfil de liderança mais adequado para motivar e manter uma equipe dentro de uma organização. Devido à liderança ser um dos temas mais comentados e importantes nos dias atuais, à pesquisa também tem como objetivo identificar e diferenciar a liderança feminina da liderança masculina, já que no passado era uma função somente do gênero masculino. Retrata as funções de um líder, sempre tentando alinhar o bem estar de seus colaboradores, com o planejamento da organização. Refere-se a uma pesquisa quantitativa, realizada na empresa de médio porte, Casa das Motocicletas LTDA, com entrevistas aos seus colaboradores. De acordo com o que foi descrito, é possível identificar o interesse da empresa em manter seus colaboradores motivados, destacando o sistema administrativo liderado apenas por mulheres, enfatizando assim, a responsabilidade da empresa em formar lideres capazes de promover estratégias competentes e flexíveis para garantir soluções eficazes e rápidas quando surgir algo que não for planejado, superando os desafios que possam aparecer e sobrevivendo nesse mercado onde a concorrência a cada dia que passa fica mais acirrada. Mostra também os diversos tipos de liderança, com enfoques precisos, que podem ser apropriados para o contexto informacional.TCC Colégio Camilo Toscano: avaliação do desempenho da prestação de serviço com uma nova rede de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Araújo, Allan Martins de.; Pimenta, Iris Linhares.; Souza Neto, Pio Marinheiro de.Este trabalho tem por objetivo avaliar os processos gerenciais do Colégio Camilo Toscano com a nova rede de ensino, em comparação com a anterior. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, de caráter descritivo, com três alunos, dois professores e um diretor. Observou-se, assim, que a nova rede de ensino é composta por uma melhor atuação escolar, onde tem proporcionado melhores rendimentos em detrimento com a outra. Com isso, ficou notório o alto desempenho da prestação de serviço do Colégio Camilo Toscano com a nova rede, sendo esta a responsável por uma melhor capacitação dos alunos que almejam o ingresso numa instituição de nível superior, bem como propulsora de um desempenho em praticamente todas as áreas da organização, onde tem realizado um trabalho de ampla eficiência e eficácia.TCC Estratégias de marketing para alavancar as vendas do Comercial Solar.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Mendes, Josefa Renata de Medeiros; Pereira, Marcelo Henrique NevesEste trabalho apresenta um estudo de marketing desenvolvido na empresa Comercial Solar, localizada na cidade de Lagoa Nova - RN, cujo objetivo principal foi identificar estratégias de marketing que venham a fomentar suas vendas. O trabalho foi construído a partir de uma pesquisa para coleta de dados secundários, onde se buscou informações sobre os macros fatores, e dados primários, através de uma pesquisa aplicada com os clientes e com o gestor da empresa, onde pela análise da pesquisa com os clientes pode se verificar o perfil, os hábitos de compras, como também o nível de satisfação dos clientes, na entrevista com o gestor foi possível compreender o atual ambiente de marketing da empresa, ao final, foi realizado uma análise swot e a partir das informações sobre as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, foram sugeridas estratégias de marketing para aumentar as vendas da empresa. Para concretização desse estudo realizou-se uma série de revisões da literatura que servissem de embasamento para a utilização adequada do marketing nas organizações, como também documentos da empresa para melhor fundamento das informações. A metodologia adotada para elaboração da pesquisa foi descritiva, usando abordagem quantitativa e qualitativa, a primeira realizada através de uma pesquisa de campo para coletar informações dos clientes da empresa, através da aplicação de questionários a 64 clientes, e a segunda abordagem com a realização de uma entrevista semiestruturada com o gestor da empresa. Além disso, visando as respostas sobre alguns questionamentos foram necessárias pesquisas bibliográficas sobre os macros fatores: economia, legislação, demografia e concorrência, relacionadas ao setor de construção civil. Por meio da pesquisa de campo foi possível observar que os gestores buscam constantemente satisfazer às necessidades dos clientes, mas não possuem estratégias que seguem uma sistematização de planejamento, organização, direção, controle e avaliação, sendo executadas aleatoriamente. Em contrapartida os clientes quando perguntados sobre pontos essenciais para o bom funcionamento da empresa demonstraram satisfação. Isso pode ser considerado algo positivo, mas que precisa melhorar para superar as expectativas dos mesmos. Diante disso, foram propostas estratégias de marketing que possibilitem o aumento das vendas, de modo que a empresa concentre seus esforços nos processos de vendas, captação de clientes e retenção dos atuais e dos futuros clientes.TCC Planejamento estratégico de marketing: o caso da Arsenal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Medeiros, Elisangela Maria Silva de.; Pereira, Marcelo Henrique Neves.Este trabalho apresenta um estudo de marketing desenvolvido na empresa Arsenal Feminino, empresa localizada em Carnaúba dos Dantas - RN, cujo objetivo principal foi desenvolver um planejamento estratégico de marketing para a empresa, que aumentem suas vendas. Realizado a partir de uma pesquisa aplicada com os clientes e com o gestor da empresa, pode se verificar o perfil dos clientes, os hábitos de compras, como também o nível de satisfação dos clientes, compreender o atual ambiente de marketing da empresa e por fim propor estratégias de marketing para fomentar as vendas da empresa. Para realização desse estudo buscou-se através de uma pesquisa bibliográfica auxílio de autores na área de Marketing para fundamentar teoricamente o estudo, como também documentos da empresa para melhor embasamento das informações. A metodologia adotada para elaboração da pesquisa foi descritiva, de campo e não probabilística, a primeira realizada em campo para coletar informações dos clientes da empresa, através da aplicação de questionários a 20 clientes, e a segunda abordagem com a realização de uma entrevista com o gestor da empresa. A pesquisa pode identificar o perfil dos clientes que é composto por um público feminino, entre mulheres de meia idade, com renda média entre um a dois salários mínimos. Um aspecto bem interessante que foi apontado na pesquisa, foi a mudança do hábito de consumo desses clientes, onde a grande maioria já comprou ou compra calçados pela internet, identificando assim uma nova oportunidade para atuação da empresa. Os resultados apontam que a grande maioria dos entrevistados está satisfeito com o atendimento, com a política de prazo de pagamento, com a diversidade e qualidade dos produtos, com o ambiente da empresa incluindo seu acesso. O nível de satisfação quanto às promoções realizadas também foi bem positivo. Por fim foi identificado que a empresa desenvolve estratégias de marketing, porém a implementação e a manutenção de novas estratégias deve ser um processo continuo. Foi proposto algumas estratégias que podem ser desenvolvidas para alavancar ainda mais suas vendas.TCC Políticas públicas voltadas para os trabalhadores rurais: Programa de Aquisição de Alimentos e Compra Direta promovendo o desenvolvimento dos Povoados da Cruz e Trangola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Guedes, Maria Iris da Silva.; Nascimento, Marcos Adller de Almeida.O presente estudo teve como objetivo geral compreender a influência do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra Direta Local da Agricultura Familiar, no desenvolvimento sustentável dos Povoados da Cruz e Trangola. O Programa de Aquisição de Alimentos é uma das ações do Programa Fome Zero, que compõe o eixo do fortalecimento da agricultura familiar, o qual objetiva o desenvolvimento de ações específicas na agricultura familiar. No estudo, conceitos sobre desenvolvimento sustentável e agricultura familiar foram abordados. A pesquisa utilizada foi a qualitativa, onde os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo feita uma análise dos dados coletados. A escolha da amostra determinou-se como não-probabilística, pois foi selecionada de forma intencional. Observou-se que os Programas de Compras provocaram mudanças significativas na vida dos agricultores familiares, eles entendem que, a partir da implementação dessas políticas públicas nas comunidades, houve melhorias em todos os aspectos de suas vidas: econômico, social e ambiental. Os associados percebem que esses Programas influenciaram e ajudaram a diminuir o êxodo rural, que muitas vezes é ocasionado pela falta de perspectiva de uma vida melhor, e pela seca que castiga. Constata-se, enfim, que o Programa alcançou o objetivo a que se propôs que é o de conceber oportunidades para os associados através do aumento na renda, além de, demostrar-se um ótimo fortalecedor da agricultura familiar, auxiliando na manutenção da família no campo.TCC Eficácia das ações de promoção sobre as vendas: o caso da Rede Unilar HS Móveis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Araújo, Denilson Campêlo de.; Pereira, Marcelo Henrique Neves.O objetivo desse estudo é fazer uma análise sobre desempenho do pacote de ações de marketing da empresa Rede Unilar HS Móveis. Para que ela fosse realizada fez-se necessário compreender o atual ambiente de marketingque a organização em questão possui, também foi preciso identificar as ações de marketing que foram realizadas entre Fevereiro e Março de 2014, com isso foi possível comparar o desempenho das vendas dos períodos em questão e por fim analisar a eficácia das ações de marketing com o desempenho em vendas. Em relação a metodologia da pesquisa, esta se caracterizou como exploratório, descritivo e causal. A pesquisa teve como sujeito o gestor de Marketing Rogério Vilar, o webdesigngráfico Roberto Ferreira e o gerente administrativo PatrycioBrunno. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com questões abertas para a compreensão do atual ambiente de marketing da empresa. Também foram coletados dados secundários a partir do softwareque a organização utiliza. Os resultados apontaram que o ambiente de marketing que a organização possui tem grande potencial e que as ações que por ele vem sido desenvolvidas se mostraram eficientes, porém é fundamental estar em constante busca e estudando o mercado para que estas possam a cada dia se tornarem de fato eficazes para que os resultados sejam refletidos em bons números de vendas.TCC Qualidade na gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Profª Calpúrnia Caldas de Amorim(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Santos, Felipe Kelvin Silva dos.; Pimenta, Iris Linhares.; Souza Neto, Pio Marinheiro de.O Presente trabalho tem como objetivo analisar o papel dos principais gestores responsáveis por acompanhar de perto a ação educativa no cotidiano escolar da EMCCAM. Para a realização desse estudo foram utilizados métodos baseados na pesquisa bibliográfica, meios eletrônicos, pesquisa de campo e aplicação de questionários, assim como, foi utilizado entrevistas, tendo ainda a mesma o caráter descritiva/qualitativo. O embasamento teórico foi uma explanação sobre avaliação institucional, a gestão escolar abordando a competência e fundamentação da gestão, como também o conceito de análise de desempenho, e uma exploração nos indicadores de qualidades na gestão, sendo eles a liderança educacional, flexibilidade e autonomia e o clima escolar. Ao final da pesquisa por meio da análise de desempenho e da avaliação institucional, identificou-se que os funcionários, estão satisfeitos com a gestão, vendo assim fatores, como uma grande liderança participativa, um papel democrático na hora de tomar decisões, entre outros; fatores esses que demonstram que a mesma exerce sua função de forma adequada aos objetivos de todos, esses indicativos são de suma importância, levando em consideração o papel dos gestores, e uma ampla qualidade.TCC A gestão da qualidade como ferramenta essencial nas organizações do século XXI: uma análise servqual da empresa Atacadão Vicunha Da Cidade De Currais Novos-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Alcântara, Jéssyka Camylla de.; Pimenta, Iris Linhares.O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção do cliente sobre a qualidade dos serviços prestados pela empresa Atacadão Vicunha. Para a realização desse estudo foram utilizados métodos baseados na pesquisa bibliográfica, meios eletrônicos, pesquisa de campo e aplicação de questionários, assim como, foi utilizado uma amostra não probabilística, tendo ainda a mesma um caráter descritiva/quantitativa. O embasamento teórico foi fundamentado em uma breve explanação sobre o conceito de organização e as suas diferentes fases do processo evolutivo e atuação no cenário global, como também a gestão da qualidade nos serviços como fator primordial nas organizações e a análise Servqual. Ao final da pesquisa por meio da análise Servqual, identificou-se de forma geral que os clientes do Atacadão Vicunha superaram as suas expectativas em relação a sua percepção, mostrando a sua satisfação para com os serviços prestados, tendo a empresa obtido um resultado satisfatório no que diz respeito a empatia, segurança e confiabilidade, que a possibilitará desenvolver ou aperfeiçoar estratégias de fidelização dos clientes existentes como também estratégias da captação de clientes esporádicos.TCC Estratégias de marketing hospitalar como ferramenta de otimização dos processos, da qualidade de vida e do atendimento das necessidades da população: o caso da UBS Joaninha Parteira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06) Pereira, Elisângela Garcia.; Pereira, Marcelo Henrique Neves.O objetivo desse estudo é identificar estratégias de marketing hospitalar para a UBS - Joaninha Parteira, com o intuito de promover mais qualidade de vida, atendendo as necessidades de saúde individual e coletiva da comunidade. Para isso buscou-se identificar o perfil dos usuários do serviço da UBS; verificar o ambiente externo; analisar as necessidades e o nível de satisfação da comunidade no tocante a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação; como também verificar o atual ambiente interno no que tange as práticas de marketing hospitalar e propor estratégias de marketing que proporcionem mais qualidade de vida. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como sendo bibliográfica, de caráter exploratória e descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa. A população foi composta pelos usuários da unidade, sendo a amostra não probabilística por acesso, havendo ainda um sujeito de pesquisa. Os resultados apontaram que os usuários da unidade são do público adulto, predominantemente do gênero feminino, com faixa etária entre 45 e 55 anos, possuem baixo nível de escolaridade e também possuem baixo poder aquisitivo. No que se refere às necessidades constatou-se que a maior parte dos usuários conhece todos os serviços oferecidos e quanto ao meio pelo qual tomaram conhecimento mais de 50% do total de pesquisados citou o ACS. Os serviços mais procurados são as consultas, principalmente a médica, e estes usuários em sua maioria disseram não necessitar de outro serviço além dos que a unidade oferece. Quanto ao nível de satisfação, destacou-se positivamente a qualidade do serviço, presteza, confiança, confiabilidade e competência. Por outro lado, como pontos negativos foram observados os equipamentos, o espaço físico, material, e tempo de espera. Quanto ao ambiente interno e as práticas de marketing hospitalar, diante das respostas do gestor conclui-se que o planejamento, estratégias e ações adotadas em parte estão alinhados com as premissas do marketing hospitalar. Porém, existem algumas limitações que fazem com que este não seja plenamente posto em prática. Isso assinala que ainda há muito a ser trabalhado e melhorado com o intuito de explorar a ferramenta.