MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20116
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Navegando MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde por Assunto "Aprendizagem colaborativa"
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Dissertação Contribuições para a construção de uma matriz de competências colaborativas para a Residência Multiprofissional de uma Maternidade Escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-19) Leite, Ana Germana; Castro, Janete Lima de; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; http://lattes.cnpq.br/5318799937368093; Vasconcelos, Ana Cláudia Cavalcanti Peixoto de; http://lattes.cnpq.br/0935614648427746; Costa, Antônio de Lisboa Lopes; http://lattes.cnpq.br/7688226005563390A interprofissionalidade apresenta-se na atualidade como fundamental para a formação de profissionais de saúde que visem o cuidado integral de pacientes e o trabalho em equipe. Nesse sentido, o desenvolvimento de competências colaborativas auxilia docentes e discentes a atingirem esse objetivo. A Educação Interprofissional reconhece e respeita os pressupostos específicos de cada profissão e protege sua identidade. Ao lidar com a diferença, ela trabalha no sentido de atingir os resultados baseados em competências dentro de uma estrutura comum. O objetivo geral deste trabalho de conclusão de mestrado consiste em propor elementos para a construção de uma matriz de competências colaborativas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com Área de Concentração em Terapia Intensiva Neonatal de uma maternidade escola. A proposta apresentada neste trabalho foi pensada na perspectiva de orientar o processo de formação e capacitação dos residentes, no tocante às competências colaborativas. Trata-se de um estudo qualitativo secundário, do tipo revisão bibliográfica e análise documental, realizado na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), Natal, Rio Grande do Norte. As fontes de investigação foram o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Residência Multiprofissional em Saúde com Área de Concentração em Terapia Intensiva Neonatal da referida maternidade e matrizes de competências encontradas na literatura. A realização do estudo ocorreu em duas etapas. A primeira consistiu no levantamento bibliográfico acerca das competências colaborativas necessárias à formação de profissionais de saúde na leitura do PPP e de outras matrizes. A segunda etapa teve como objetivo a construção de uma proposta de matriz que foi desenvolvida com base em quatro eixos: relacionamento interpessoal e comunicação; profissionalismo e ética; senso de responsabilidade e proatividade; abordagem centrada na pessoa, na família e na comunidade. Cada eixo apresenta as competências desejadas ao egresso da Residência Multiprofissional em Saúde com Área de Concentração em Terapia Intensiva Neonatal da MEJC. O propósito é que a proposta aqui apresentada forneça elementos para a elaboração de instrumento de avaliação de competências colaborativas dos residentes do programa. Acredita-se que ele chega em um momento oportuno, quando o ensino na MEJC toma proporções maiores e galga um novo patamar, o da profissionalização do ensino. É o momento em que a grande maioria dos preceptores e tutores já foi capacitada para o ensino e que surge a necessidade de aprimorar processos práticos, como o da avaliação dos residentes.Dissertação Uso de simulação para o ensino de práticas colaborativas e o trabalho em equipe no internato em medicina: uma estratégia de integração ensino-serviço(2018-05-26) Thereza, Bárbara Morais Ferreira; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; ; Campos, Henry de Holanda; ; Vilar, Maria José Pereira; ; Pereira, Mauricio Galvão; ; Medeiros, Paulo José de;A parada cardiorrespiratória (PCR) exige atendimento rápido e eficaz pela equipe interprofissional de forma integrada e colaborativa. O uso de simulação, a prática colaborativa e a educação interprofissional são estratégias capazes de melhorar o cuidado integral ao paciente, aprimorando as habilidades técnicas e humanas. Esse trabalho descreve a experiência do treinamento integrado entre o estudante do último ano do curso de medicina com a equipe de saúde durante situação de emergência em ambiente simulado e tem como objetivo analisar o desempenho técnico e humano de estudantes e profissionais da enfermagem para a prática colaborativa e o trabalho em equipe durante o atendimento à parada cardiorrespiratória. Métodos: Trata-se de estudo quasi-experimental, envolvendo 50 estudantes do internato médico e 40 técnicos de enfermagem, no qual foram avaliados os ganhos de desempenhos técnico e humano em reanimação cardiopulmonar (RCP), utilizando a ferramenta de avaliação de equipes TOSCE (Team Objective Structured Examination) durante estações de OSPE (Objective Structured Practical Examination), realizadas durante workshop de treinamento entre outubro de 2016 e julho de 2017. Foram preparadas duas estações simuladas, sendo uma de PCR extrahospitalar (PCRE) e outra intrahospitalar (PCRI), nas quais os participantes eram agrupados em duplas contendo um estudante e um técnico de enfermagem. Resultados: Houve incremento significante na média da avaliação cognitiva entre as avaliações pré e pós treinamento (5,9±2,7 antes e 7,5±1,8 depois, p<0,001). De forma semelhante, o desempenho durante o OSPE também apresentou melhora significante na estação de PCRE, com média de 14,2±6,4 antes e 21,6±3,6 após o treinamento (p<0,001). Os escores médios observados na estação de PCRI foram 20,8± 9,6 e 30,0± 8,9 antes e após a intervenção, respectivamente (p<0,001). A avaliação com o TOSCE mostrou que as habilidades não-técnicas apresentaram expressiva melhora após o treinamento, tanto individual quanto em equipe. Houve redução do percentual de participantes no estrato “abaixo do esperado” (63,9% vs 36,2%, p<0,001) e o mesmo foi observado para as equipes (66,9% vs 37,5%,p <0,001). Considerações finais: Houve melhora tanto das habilidades não técnicas e humanas durante o treinamento conjunto de estudantes e profissionais da saúde. O uso da ferramenta TOSCE foi factível quando aplicado num cenário simulado de emergência como estratégia de avaliação de grupos de caráter formativo, sendo bem aceito pelos participantes. Sua utilização proporcionou identificar fragilidades e domínios das habilidades nãotécnicas essenciais ao trabalho em equipe.