MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
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Dissertação Análise do perfil de encaminhamento da atenção primária para pré-natal de alto risco: desafios para o ensino de competências em saúde materno-infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-30) Araújo, Gizeuda Teixeira de; Azevedo, George Dantas de; Maranhão, Técia Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7869140767244263; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/6506565414883485; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Souza Júnior, José Edvan de; ; http://lattes.cnpq.br/8649739086762968OBJETIVO: descrever perfil das principais causas de encaminhamentos inadequados da atenção primária para o pré-natal de alto risco, como subsídio para o planejamento de ações voltadas para a qualificação do ensino de competências essenciais na área da saúde materna. MÉTODOS: estudo com delineamento transversal, baseado na análise documental de todos os encaminhamentos de gestantes para o serviço de pré-natal de alto risco (PNAR) da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), serviço de referência obstétrica para o estado do Rio Grande do Norte. Todas as gestantes encaminhadas no período de junho a dezembro de 2014 (n=771) passaram por consulta de triagem, na qual foi preenchido formulário para análise da causa clínica que motivou o encaminhamento para o PNAR. Os encaminhamentos foram classificados como adequados, inadequados ou inconclusivos. RESULTADOS: foram detectados 188 encaminhamentos inadequados (24,4%) e 93 inconclusivos (12,1%), totalizando 36,5% de encaminhamentos inapropriados. As principais causas identificadas nos encaminhamentos inadequados foram: gestação de baixo risco (12,8%), hipertensão arterial não confirmada (12,1%), ameaça de abortamento (8,9%), gravidez na adolescência (7,1%), toxoplasmose (5,3%), incompatibilidade sanguínea RH (4,6%) e infecção do trato urinário (4,3%). Os dados obtidos fornecem subsídios para os seguintes produtos: 1) planejamento de atividades de educação permanente voltadas para os profissionais da saúde da atenção primária, alunos de graduação e residentes; e 2) formulação de uma plataforma virtual para suporte aos profissionais que necessitam encaminhar pacientes ao PNAR, através do programa de Telessaúde. CONCLUSÃO: os resultados do trabalho são de grande relevância no contexto atual da formação profissional em saúde, com potencial para impactar positivamente não apenas no desenvolvimento de competências relacionadas à saúde materna na graduação e pós-graduação mas também na qualificação da atenção à saúde prestada à população.Dissertação Ansiedade, depressão e estresse em residentes multiprofissionais do Hospital Universitário Onofre Lopes - UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-24) Azevêdo, Ana Teresa Leiros de; Moreira, Simone da Nobrega Tomaz; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; http://lattes.cnpq.br/4203323959404143; Bezerra, Marlos Alves; http://lattes.cnpq.br/4787543991573578; Maia, Rodrigo da Silva; http://lattes.cnpq.br/1734687878822841Os programas de residência multiprofissional no Brasil buscam integrar ensinoserviço-comunidade, visando favorecer a inserção qualificada de profissionais da saúde no mercado de trabalho, preferencialmente recém-formados, particularmente para o SUS. Por se tratar de um modelo de ensino que foge do tradicional, o residente precisa lidar não só com dificuldades que são próprias do processo de ensino-aprendizagem, como também com a cobrança exigida a um profissional atuante no mercado de trabalho. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo estimar a prevalência de estresse, ansiedade e depressão dos residentes multiprofissionais do Hospital Universitário Onofre Lopes. Tratase de um estudo com abordagem quantitativa, transversal e descritiva. Para coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Ficha de Identificação, Inventário de Sintomas de estresse para adultos de Lipp (ISSL) e as escalas de Ansiedade (BAI) e Depressão de Beck (BDI). A amostra foi constituída por 75 residentes, de distintas áreas da saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e assistentes sociais) e de diferentes programas (atenção à saúde da criança, unidade de terapia intensiva, cardiologia e atenção psicossocial). Os resultados obtidos mostraram que 34,70% dos participantes apresentaram sintoma de estresse, sendo que a maioria se encontra na fase de resistência (30,7%); 57% dos residentes apresentaram algum grau de ansiedade (leve, moderado e severo) e 20% apresentaram sintomas depressivos e de disforia. Esses resultados evidenciam a necessidade de valorização da saúde mental dos residentes multiprofissionais, de modo a desenvolver, nos programas de residência, espaços de reflexão e acolhimento às questões emocionais desses residentes.Dissertação Aprendizagem baseada em casos clínicos em vídeo: facilitando o ensino em psiquiatria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Campos, Rafael Góis; Medeiros, Elaine Lira; https://orcid.org/0000-0002-4320-4818; http://lattes.cnpq.br/4325563990851754; http://lattes.cnpq.br/5380222512163198; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; Costa, Edméa Fontes de OlivaIntrodução: O ensino da psiquiatria para medicina requer mais do que o aprendizado dos livros e necessita do desenvolvimento de atitudes, diminuir preconceitos e desenvolver a observação do comportamento, nesse contexto, a aprendizagem baseada em casos é uma metodologia inovadora de ensino, que parece ser efetiva, contribuindo para melhorar atenção e participação dos alunos. Objetivo: Implementar um método de ensino na psiquiatria, com aprendizagem baseada em casos (CBL) com situações em vídeo e uso de recursos tecnológicos em uma faculdade de medicina do Brasil. Metodologia: Construção de um caso clínico, que foi gravado em 5 vídeos com ajuda de uma atriz, mostrando um quadro depressivo com virada maníaca. O caso foi apresentado em 2 aulas presenciais, usando enquetes interativas durante as aulas, em agosto de 2022. No intervalo entre essas duas aulas, foram também realizadas atividades virtuais. Foram avaliados a participação dos alunos, o nível de satisfação com a metodologia, a autoconfiança dos alunos com os temas e o desempenho na prova. Resultados: Vinte e um de cinquenta alunos responderam ao questionário, desses 100% acharam que a metodologia da aula foi melhor que de uma tradicional, 100% consideraram que os métodos de ensino utilizados foram úteis e eficazes, 95,3% sentiram-se confiante com a simulação e 100% consideraram que o professor utilizou recursos úteis. A principal reclamação dos alunos foi que queriam mais tempo de aula. Os alunos tiveram o aproveitamento médio na prova de 88%. Conclusão: Os resultados da pesquisa indicaram que a aprendizagem baseada em casos com uso de vídeo-casos gravados na educação em psiquiatria teve um impacto positivo nos níveis de engajamento, satisfação, autoconfiança e desempenho dos alunos.Dissertação Aprendizagem baseada em equipes como estratégia de educação permanente em aleitamento materno(2020-02-20) Guimarães, Priscila Pereira Machado; Costa, Marcelo Viana da; ; ; Sureira, Thaiz Mattos; ; Freire Filho, José Rodrigues;A história da educação profissional em saúde nos mostra que as políticas nessa área se desenvolveram na perspectiva de conectar a formação dos trabalhadores à realidade dos serviços. No contexto das maternidades, a capacitação na área de promoção da amamentação é fundamental para uma boa prática, sobretudo dos profissionais que prestam assistência às gestantes e puérperas. Entretanto, o contexto educacional baseado em metodologias tradicionais dificulta que os profissionais de Saúde operem de modo a transformar as práticas de Saúde e organizar os serviços. Nesse cenário, as metodologias ativas se apresentam como ferramenta poderosa na capacitação e na tentativa de transformação das práticas cotidianas. Este estudo teve como objetivo discutir as implicações do uso de metodologias ativas nas atividades de educação permanente em saúde com foco no aleitamento materno para a mudanças das práticas dos profissionais de saúde e da dinâmica de trabalho em saúde. Trata-se de um estudo de natureza mista realizado em duas etapas, sendo a primeira a execução da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), realizado com 41 profissionais de saúde, seguida da realização de dois grupos focais, com 8 e 6 participantes, respectivamente. Verificou-se que a capacitação com metodologia ativa (ABE) norteada pelas necessidades de aprendizagem teve resultados positivos, pois os profissionais que participaram demonstraram grande engajamento na atividade, como também interesse em aprender os conceitos abordados. Além disso, após a análise das falas dos grupos focais e categorização das mesmas, concluímos que a metodologia aplicada tem grande potencial para trabalhar não só com conhecimento teórico, como também oportuniza que os participantes vivenciem o trabalho em equipe, fomentando as competências colaborativas e tornando o processo de aprendizagem mais significativo e transformador. Com emprego de metodologias ativas nesse contexto, o aprendizado e a retenção do conhecimento podem ser mais exitosos, transformando o aprendizado em uma ferramenta multiplicadora de mudanças. A contribuição deste estudo se deu principalmente pelo impacto da ação educativa e pela utilização, inédita em nosso meio, da ABE em uma capacitação sobre amamentação com profissionais de saúde.Dissertação Assistência segura: processo formativo e avaliação cognitiva de estudantes de medicina em um hospital universitário(2018-12-27) Aragão, Maria Gorette Lourenço da Silva; Medeiros, Paulo José de; Freitas, Marise Reis de; ; ; ; Vilar, Maria José Pereira; ; Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto;A assistência segura à saúde converteu-se em um indicador de qualidade e destinase à prevenção dos eventos adversos, tais como: quedas, erros na administração de medicamentos, falhas na identificação do paciente, erros cirúrgicos, infecções hospitalares, manuseio inadequado de dispositivos e equipamentos médicohospitalares. O ensino desta temática nos cursos de graduação é estimulado pelo guia curricular da Organização Mundial de Saúde e pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente, apesar de ainda ser incipiente nos currículos dos cursos médicos. No Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é oferecida como disciplina optativa, mas com pouca participação dos estudantes. A dissertação teve como objetivo analisar o impacto na prática hospitalar de graduandos de medicina em um Hospital Universitário, após intervenção de ensino sobre assistência segura. Estudo quase experimental, longitudinal, com abordagem quantitativa. A população foi composta por discentes do curso médico da UFRN, durante estágio curricular obrigatório, realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), no período de janeiro a junho de 2017. Um questionário estruturado com perguntas fechadas, utilizando a escala de Likert, foi aplicado aos estudantes no início e no final do estágio para avaliar seu conhecimento acerca de assistência segura. Também realizaram uma prescrição médica para um caso clínico predeterminado no início e no final do estágio, que foi avaliada através de indicadores de prescrição segura. Os alunos participaram de um curso ministrado por docentes e membros do Núcleo de Segurança do Paciente do HUOL. Participaram 94 estudantes, que iniciavam o internato no momento da intervenção. Quanto ao questionário inicial, notamos um conhecimento deficiente sobre segurança do paciente, onde somente 15% ou menos dos alunos estudaram políticas públicas ou afirmavam conhecer o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Após o curso, correu melhora significativa na resposta de vários itens. Na atividade da prescrição médica, ocorreu melhora na conformidade dos itens de prescrição médica, comparativamente entre os momentos das avaliações (antes e depois) nos alunos de medicina. O conhecimento sobre segurança do paciente é frágil nos estudantes do internato de medicina da UFRN e ocorreu melhora significativa com a participação no curso introdutório sobre segurança do paciente.Dissertação A Atenção Básica como cenário de implementação da educação interprofissional em saúde: na perspectiva dos residentes(2018-02-01) Costa, Betiane Fernandes da; Costa, Marcelo Viana da; ; ; Forte, Franklin Delano Soares; ; Vilar, Maria José Pereira;A realidade de vida e saúde das pessoas demanda cada vez mais uma nova lógica de formação dos profissionais de saúde, com profissionais mais aptos a trabalharem em equipe para o enfrentamento da complexidade e dinamicidade das necessidades de saúde das pessoas. Nesse contexto, a Educação Interprofissional (EIP) se apresenta como abordagem estratégica para que haja maior interação entre Residentes de diferentes formações nos cenários de práticas, permitindo o aprendizado entre áreas específicas de formações, melhorando a qualidade da atenção ao paciente. A pesquisa tem como objetivos: discutir as potências e limitações da Estratégia Saúde da Família (ESF) enquanto espaço de implementação da EIP a partir das percepções dos Residentes da RMPAB e RMFC da EMCM; Realizar oficina de formação em EIP para Residentes da RMPAB e RMFC; Inserir os Residentes dos Programas de RMPAB e RMFC na realidade da produção dos serviços de saúde da ESF; Conhecer as percepções dos Programas de RMPAB e RMFC sobre a vivência da EIP na ESF. Pesquisa de abordagem qualitativa e adotou como desenho a pesquisa ação, na medida em que estabeleceu uma ampla interação entre pesquisador e o fenômeno a ser investigado. O presente estudo foi realizado no município de Caicó/RN, mais especificamente no cenário de formação e na dinâmica de trabalho da ESF, tendo como sujeitos da pesquisa Residentes do Programa de RMPAB e RMFC da EMCM da UFRN, que propõe a implementação da EIP e visa, sobretudo, a atendimentos multiprofissionais, através da dinâmica do trabalho em equipe, configurando o trabalho em saúde também como espaço de um modelo de formação mais coerente com as necessidades de saúde da população. A pesquisa teve três etapas: uma oficina onde foram discutidos os princípios da EIP; implementação de práticas interprofissionais na realidade da produção dos serviços de saúde da atenção básica e Grupos Focais (GF) para explorar a experiência da vivência do trabalho colaborativo. Nessas fases foram adotados como instrumentos de coleta de dados: narrativas, diários de campo e um roteiro norteador para os GF. Foi adotada a técnica de análise de conteúdo temática que pressupõe as etapas de pré-análise; exploração do material e codificação; tratamento dos resultados obtidos, inferência e interpretação. A primeira etapa foi a oficina, na atividade de metodologia ativa, tivemos nossa primeira categorização: Aprendizado Mútuo. Quanto as narrativas o tratamento dos dados nos permitiu construir as seguintes categorizações: Aprendizagem Compartilhada, Comunicação Interprofissional, Eficácia na Resolutividade do Problema, Atenção Integral em Saúde, Valorização da Participação do Usuário, Troca de Habilidades Entre os Profissionais. Subcategorizações foram encontradas como: Flexibilidade dos Profissionais, Fragilidade do Apoio da Gestão quanto a infraestrutura e falta de insumos, Tempo Reduzido para as práticas interprofissionais. A segunda etapa foi realizado a ação das atividades na ESF, não houve coleta de dados. A terceira etapa foi realizado dois GF, onde foi possível construir categorizações através dos trechos selecionados nas falas dos Residentes: Aprendizagem Compartilhada, Conhecimento de Outras Profissões, Melhoria de Habilidade, Respeito Mútuo, Cuidado Integral ao Usuário. Subcategorizações foram relatadas como: Amadurecimento, Tempo Reduzido para as ações. Diante do estudo foi possível perceber a atuação dos Residentes, tornando um pilar do trabalho em saúde na ESF, trazendo um atendimento completo e resolutivo ao usuário.Dissertação Atendimento inicial ao queimado: proposta de um curso inovador para o aluno de medicina(2019-01-24) Cunha, Kleber Nobre da; Medeiros, Paulo José de; ; ; Godeiro Júnior, Clecio de Oliveira; ; Freitas, Marise Reis de; ; Silva, Mayara Mytzi de Aquino;As queimaduras constituem um dos mais frequentes agravos à saúde nos serviços de urgência e emergência, e o atendimento inicial correto é decisivo na redução da morbidade e da mortalidade dos pacientes queimados. Desde 2013, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) ministra anualmente o Curso Nacional de Normatização do Atendimento ao Queimado (CNNAQ), organizado sob a forma de módulos, que capacita médicos e demais profissionais de saúde a realizar o atendimento inicial ao paciente vítima de queimaduras. No curso de graduação em Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a inserção do tema queimaduras é ainda insuficiente, e ocorre como uma aula teórica durante o sétimo período (Disciplina de Medicina de Urgência) e atividades práticas durante os plantões do Internato em Urgência e Emergência (12º. Período). A proposta do autor é desenvolver uma atividade voltada para o ensino do atendimento inicial ao queimado, nos moldes do CNNAQ, empregando metodologias ativas, que seja ofertada como um terceiro momento de inserção do tema durante a graduação em Medicina. A atividade, baseada na metodologia da pesquisa-ação, e desenhada no formato de um minicurso de um dia de duração, foi dividida em quatro módulos, enfocando: 1) a avaliação inicial e o manejo das vias aéreas, 2) o cálculo da superfície corporal queimada e da hidratação, 3) o planejamento terapêutico e os cuidados com a ferida e 4) os critérios para referência ao centro de tratamento de queimados. Foram empregadas somente metodologias ativas de ensino-aprendizado, como resolução em grupo de situações-problema, “role playing” e elaboração de fluxogramas. Trinta e sete alunos do Internato em Clínica Cirúrgica (10º. Período) participaram dos módulos e responderam a um questionário avaliativo pré e pósatividade, onde foi observado o impacto causado na percepção dos discentes em relação ao tema queimaduras. É apresentada a estruturação do curso em todos os seus módulos padronizados, o que permite a sua reprodução e aplicação em diferentes cenários. O autor conclui que a proposta de modificação curricular é factível, de custo e complexidade baixos, e bem avaliada pelos alunos, de modo que propõe sua adoção como atividade permanente durante a programação curricular do Internato em Clínica Cirúrgica. Adicionalmente, levanta a possibilidade de levar a atividade a outras instituições de ensino de graduação, na forma de minicurso nos moldes do que já é feito no CNNAQ para profissionais graduados, já que se trata de uma metodologia facilmente reprodutível e que pode ser inclusive adotada em outras disciplinas.Dissertação Atividade de formação interprofissional em urgência pré-hospitalar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-24) Vale, Adson José Martins; Tourinho, Francis Solange Vieira; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/5614479933447169; ; http://lattes.cnpq.br/7422205549258654; Diniz Júnior, José; ; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; Girondi, Juliana Balbinot Reis; ; http://lattes.cnpq.br/4293198625231827; Sebo, Luciara Fabiane; ; Vilar, Maria José Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937Para a atuação em urgências, é importante que os profissionais de saúde desenvolvam habilidades específicas e diferenciadas, partindo do planejamento da capacitação em urgência. Assim, os cursos de medicina e enfermagem devem favorecer o desenvolvimento dessas habilidades e avaliá-las através de vários instrumentos direcionados para os diversos domínios. O objetivo do presente estudo foi implementar um componente curricular optativo e interprofissional, voltado para a educação interprofissional em urgência pré-hospitalar para os cursos de medicina e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com 24 discentes de medicina do internato e de enfermagem do estágio supervisionado, que realizaram estágio teórico-prático no atendimento de urgências pré- hospitalares. Foram realizadas aulas semanais teórico-práticas por um semestre letivo, ministradas por médicos e enfermeiros do Atendimento Pré- Hospitalar (APH), cujos temas abordados foram: suporte básico de vida (SBV), suporte avançado de vida (SAV), transporte seguro em urgências clínicas, traumáticas, gineco-obstétricas, pediátricas e psiquiátricas, além de terem sido realizadas atividades práticas em ambulâncias. Os discentes foram avaliados por pré-teste, pós-teste e estações práticas realizadas através do Objective Structured Clinical Evaluation (OSCE), no Laboratório de Habilidades do Centro de Ciências da Saúde. Durante as atividades, os alunos foram estimulados ao raciocínio crítico-reflexivo, ressaltando a importância da integração entre os diversos profissionais de assistência à saúde. Observou-se que 88% dos alunos apresentaram aumento de escore em relação ao pré-teste. Na avaliação do processo realizada pelos estudantes de medicina e enfermagem da UFRN, foram apresentadas expectativas semelhantes à relação com as habilidades essenciais adquiridas durante a atividade de formação. Além de contribuir para organizar estações práticas, identificando habilidades clínicas básicas, e implementando instrumentos de avaliação para discente da UFRN, os resultados do presente estudo servirão de base para organização da atividade de formação interprofissional em urgência pré-hospitalar do curso médico e de enfermagem.Dissertação Avaliação comparativa da eficácia dos meios de diagnóstico das vulvovaginites: implantação de tecnologia no ensino prático da ginecologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-24) Souza, Celeste Maria de Menezes; Oliveira, Ana Katherine da Silveira Gonçalves de; ; ; http://lattes.cnpq.br/4542060811431188; Sebo, Luciara Fabiane; ; Cornetta, Maria da Conceição de Mesquita; ; http://lattes.cnpq.br/7465090403635260Diagnósticos imprecisos das vulvovaginites geram tratamentos inadequados que causam prejuízos à saúde das mulheres. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo: avaliar sistematicamente a eficácia dos métodos diagnósticos das vulvovaginites infecciosas. Para tanto, adota como método: realização de um estudo de corte transversal com 200 mulheres no menacme com queixa de corrimento vaginal. Foi coletado material vaginal dessas mulheres para realização dos seguintes exames: microbiológico a fresco e corado pelo Gram, citologia oncológica, teste das aminas e mensuração do pH vaginal. Foi avaliada a eficácia dos métodos disponíveis para diagnóstico do corrimento vaginal (sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo). Os dados foram inseridos em planilha do software Excel/Office 2010 com todas as variáveis e, após, exportados para o Graphpad Prism 6, para análise estatística. Resultados: na avaliação da eficácia dos métodos, foram estudadas 200 pacientes, tendo como padrão ouro o exame microbiológico corado pelo Gram, através do qual foram obtidos os seguintes resultados: exame a fresco para a candidíase vaginal: sensibilidade = 31%, especificidade = 97%, valor preditivo positivo (VPP) = 54%, valor preditivo negativo (VPN) = 93%, acurácia = 91%; exame a fresco para vaginose bacteriana: sensibilidade = 80%, especificidade = 95%, valor preditivo positivo (VPP) = 80%, valor preditivo negativo (VPN) = 95%, acurácia = 92%; abordagem sindrômica para vaginose bacteriana: sensibilidade = 95%, especificidade = 43%, valor preditivo positivo (VPP) = 30%, valor preditivo negativo (VPN) = 97%, Acurácia = 54%; abordagem sindrômica para a candidíase vaginal: sensibilidade = 75%, especificidade = 91%, valor preditivo positivo (VPP) = 26%, valor preditivo negativo (VPN) = 98%, acurácia = 90%; Papanicolau para a candidíase vaginal: sensibilidade = 68%, especificidade = 98%, valor preditivo positivo (VPP) = 86%, valor preditivo negativo (VPN) = 96%, acurácia = 96%; Papanicolau para vaginose bacteriana: sensibilidade = 75%, especificidade = 100%, valor preditivo positivo (VPP) = 100%, valor preditivo negativo (VPN) = 94%, acurácia = 95%. Houve apenas um único caso de tricomoníase vaginal, diagnosticado pela citologia oncológica e exame a fresco, confirmado pelo Gram. A abordagem sindrômica o deu como vaginose bacteriana. A partir desses dados e tendo ainda o suporte da literatura mundial, foi elaborado o Protocolo de diagnóstico e tratamento das Vulvovaginites da Maternidade Escola Januário Cicco /UFRN. Desse estudo, restou como conclusão: o Papanicolau e o exame a fresco demonstraram, respectivamente, baixa e muito baixa sensibilidade para a candidíase vaginal; a abordagem sindrômica apresentou muito baixa especificidade e acurácia para a vaginose bacteriana, o que implica, na prática clínica, um grande número de pacientes não diagnosticadas ou tratadas de forma incorreta.Dissertação Avaliação da efetividade de Serious Game como recurso educacional para profissionais de um hospital amigo da criança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Pereira, Francisca das Chagas Soares; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/2994123557484162; Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto; https://orcid.org/0000-0001-9485-5015; http://lattes.cnpq.br/2951051215652422; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; Alves, Kisna Yasmin Andrade; https://orcid.org/0000-0001-7900-0262; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145A avaliação dos recursos educacionais possui grande importância como meio de fornecer evidências baseadas nas práticas dos profissionais e dados importantes para a avaliação da ação, a fim de subsidiar a sua continuidade ou revisão, aspecto que constitui etapa fundamental do processo de educação permanente. Os serious games como recurso pedagógico têm ganhado destaque, uma vez que proporcionam o desenvolvimento de práticas e habilidades a partir da simulação de situações críticas que envolvem algum risco ou exigem tomada de decisão, além de possuírem características que corroboram com o perfil do discente dos dias de hoje. Destaca-se, nesta dissertação, uma intervenção educativa utilizando o serious game AleitaGame com profissionais do Hospital Universitário Ana Bezerra. O trabalho objetiva avaliar a efetividade deste serious game como recurso educacional para profissionais de um Hospital Amigo da Criança. A metodologia adotada é de uma pesquisa quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, nãorandomizado,realizada em quatro etapas: 1) Construção de instrumento de pré e pós-teste; 2) Aplicação de instrumento de pré-teste; 3) Intervenção educativa (serious game); 4) Avaliação de satisfação e de efetividade da intervenção. O estudo respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. O instrumento de pré e pós-teste é composto por 10 questões de múltipla escolha, elaboradas de acordo com as diretrizes do National Board of Medical Examiners (NBME) e sistematizadas segundo os conteúdos que integram o jogo. O instrumento foi desenvolvido a partir de referencial metodológico adaptado da psicometria de Pasquali. A avaliação do instrumento de pré e pós-teste ocorreu com o envio de sete formulários eletrônicos através da ferramenta Google Forms, com a aceitação de seis juízes, a partir de duas Etapas Delphi. Os juízes foram selecionados considerando a atuação profissional na assistência ou docência relacionadas ao aleitamento materno. Realizadas as modificações sugeridas após a primeira etapa (Delphi 1), o instrumento foi submetido à nova etapa de avaliação (Delphi 2). Após a nova avaliação, todas as questões obtiveram concordância superior a 80% e CVC>0,8, sendo consideradas válidas em seu conteúdo. Quanto à avaliação dos critérios de validação de conteúdo do instrumento como um todo, após a Etapa Delphi 2 o instrumento obteve CVC total de 0,99. A intervenção educativa foi realizada com 43 profissionais de oito categorias. Além do pré e pós-teste, foi aplicado um instrumento de avaliação de satisfação com o jogo. No que diz respeito à avaliação da efetividade, os resultados foram estatisticamente significativos, com escores do pós-teste maiores que o do pré-teste (P< 0,05). A análise da avaliação de satisfação revelou que, dos 19 itens avaliados, apenas um, referente à categoria ilustração, foi avaliado como não adequado por um participante. Os demais itens tiveram uma avaliação de mais de 85% como ótimos. Com isso, tem-se que o AleitaGame é um recurso de ensino inovador na área de aleitamento materno e se apresenta como uma ferramenta educacional que acompanha a mudança paradigmática na formação em saúde. O jogo apresenta-se como uma ferramenta relevante, capaz de transmitir conhecimento através de uma mídia digital dinâmica e motivadora, que favorece o raciocínio clínico e a tomada de decisão. Ele cumpre o papel de ultrapassar o mero entretenimento, sendo capaz de proporcionar o desenvolvimento de práticas, habilidades e capacidades.Dissertação Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco(2018-12-03) Rodrigues, Larissa Cynthia César; Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira; ; ; Porto, Magda Moura de Almeida; ; Freitas, Marise Reis de;As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina preconizam a ênfase na habilidade de comunicação para o profissionalismo do egresso em todas as áreas da formação médica. Promover o desenvolvimento da habilidade de comunicação efetiva para a competência clínica representa um desafio para a educação médica. O presente estudo objetivou contribuir para o desenvolvimento da habilidade de comunicação durante a formação médica por meio de estratégia de ensino e aprendizagem que utilizou como ferramenta o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal. Trata-se de estudo com métodos mistos sequenciais e abordagem qualitativa. Trinta estudantes do Internato em Tocoginecologia participaram de consulta simulada, gravada em áudio e video, direcionada para conhecimentos específicos e habilidades para comunicação efetiva no tema. Uma estratégia de feedback individual que contou com a análise conjunta do vídeo e avaliação de critérios estabelecidos no checklist objetivou o caráter formativo da avaliação e o estímulo à habilidade reflexiva sobre as necessidades de aprendizagem, com alto grau de satisfação por parte dos estudantes. A autopercepção dos estudantes sobre sua participação na estratégia foi avaliada por meio das técnicas de Análise de Conteúdo Temática Categorial sugerindo a potencialidade do método para os objetivos propostos. A análise geral dos dados revela um baixo desempenho, sobretudo quanto aos conhecimentos específicos necessários à comunicação efetiva para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal. Formar médicos hábeis para a comunicação efetiva pressupõe a valorização e o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem especificamente planejadas para esse fim inseridas em seus currículos de graduação.Dissertação Avaliação da Interactive Spaced Education como ferramenta de ensino no contexto da Doença Renal Crônica(2019-09-03) Quirino, Kessia Larissa de Medeiros; Medeiros, Paulo José de; ; ; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; Pereira, Mauricio Galvão;Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC), atualmente, atinge proporções epidêmicas no mundo e, apesar do esforço empenhado para o ensino da abordagem apropriada desta doença, estudos têm identificado lacunas no conhecimento da DRC, surgindo a necessidade de buscar estratégias pedagógicas que auxiliem no seu processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Avaliar a ferramenta Interactive Spaced Education (ISE) para o aprendizado de estudantes de medicina do 2º, 3º e 4º anos, em um curso extracurricular sobre DRC, objetivamente e sob a perspectiva do aluno. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental cuja população foi composta por estudantes de medicina do 2º, 3º e 4º ano inscritos no curso de extensão sobre DRC, com duração de 6 semanas, ofertado para duas turmas no segundo semestre letivo, por meio de aula expositiva e ferramenta online ISE. O programa ISE foi composto por 3 ciclos, com 20 itens cada, os quais se repetiam em todos os ciclos. Foram calculados a taxa de participação da ISE nas duas turmas, extrato de desempenho progressivo entre os alunos que concluíram > 75% dos itens da ISE, além da avaliação da ferramenta pelos alunos através de questionário com score de Likert e questões abertas sobre opinião e sugestões. Resultados e discussão: 47 alunos participaram do curso nas duas turmas. Demonstrou-se, através do teste de Friedman, que houve efeito da utilização da ferramenta ISE sobre a melhoria no desempenho dos estudantes e, por meio da correção de Bonferroni, evidenciou-se que foi significativa a diferença entre o primeiro e o terceiro ciclo. Os alunos julgaram a estratégia útil para reforço de aspectos-chave e prática profissional, além de demonstrarem interesse em participar de outras atividades com o uso da referida ferramenta. Também, identificaram no curso as vantagens dos efeitos de teste e espaçamento da ISE. Conclusão: A ISE mostrouse eficaz ao melhorar o desempenho discente e apresentou boa aceitabilidade entre os alunos que completaram o programa.Dissertação Avaliação das propriedades psicométricas das provas de seleção para Residência Médica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-28) Faria, Eduardo Dantas Baptista De; Azevedo, George Dantas De; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/9239703108523923; Ramos, Iloneide Carlos De Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0613948277011672; Junior, Jose Edvan De Souza; ; http://lattes.cnpq.br/8649739086762968; Costa, Marcelo Viana Da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Vilar, Maria Jose Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937A forma de ingresso na Residência Médica se dá através da realização de uma avaliação cognitiva para a seleção dos candidatos mais capacitados para o ingresso nessa pós graduação. Assim como os alunos são avaliados a própria avaliação também necessita passar por revisão para identificar se tais questões estão selecionando os candidatos mais aptos para aprovação. Para a análise mais profunda de uma avaliação é importante além do nível médio de acerto, realizar a análise dos item para que possíveis falhas ou deslizes sejam diagnosticados e corrigidos em futuras avaliações. Frequentemente a média da prova é o item mais utilizado, com um valor aceitável quando entre 0,6 e 0,9, entretanto o índice de dificuldade e discriminação auxilia em uma análise mais aprofundada de cada questão isoladamente. Objetivos: Avaliar as provas do Concurso de Residência Médica, da UFRN, para as áreas de acesso direto nos anos de 2011 a 2015. Foram analisadas as provas de Residência Médica dos anos de 2011 a 2015, as médias da nota a cada ano variaram de 58,0 a 65,6, bem como a quantidade de candidatos; todas as 100 (cem) questões de cada ano da Prova de Residência Médica (2011-2015) totalizando 500 (quinhentas) questões e classificadas de acordo com o índice de dificuldade e discriminação, e a seguir foi analisada ano a ano e especialidade por especialidade. Nesse trabalho encontramos 45,2% de questões com índice de facilidade moderada, 10,2% fáceis e 41,2% difíceis, e 3,4% foram anuladas. A prova de seleção para a Residência Médica da UFRN, possui uma boa média, entretanto algumas questões não conseguem cumprir a sua função de selecionar melhor os candidatos devendo passar por uma revisão para que sua função de seleção dos candidatos mais aptos seja alcançada.Dissertação Avaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologia(2019-12-03) Lima, Bruno Thieme; Diniz Júnior, José; ; ; Lima, Luciana Fontes Silva da Cunha; ; Onishi, Ektor Tsuneo;Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, baseada no ensino em serviço. Questões éticas, médico-legais, bem como mudanças na prática da medicina atual, levam a exigências de melhorias no processo de treinamento e avaliação na residência. Foi realizado um projeto para adaptação e introdução de um instrumento de avaliação objetiva da prática cirúrgica, no serviço de otorrinolaringologia do Hospital Onofre Lopes (HUOL). O instrumento escolhido foi a ‘avaliação baseada no procedimento’(Procedure based assessment - PBA), utilizado em programas de residência do Reino Unido. O intuito dessa avaliação é propiciar uma padronização e melhorias no processo de ensino-aprendizagem de cirurgias realizadas nessa área, permitir a avaliação da progressão dos residentes e também a identificação e correção de fragilidades nesse processo. Trata-se de um estudo exploratório, prospectivo e descritivo, realizado com todos residentes de otorrinolaringologia no HUOL. O projeto foi realizado em três etapas, a primeira consistindo na tradução e adaptação do instrumento. A segunda na aplicação do instrumento de avaliação e análise dos dados coletados. A terceira na aplicação de um questionário para a avaliação da experiência dos residentes com a utilização desse instrumento. Foram aplicados 18 PBAs no período de avaliação. Foi possível constatar em que grau de competência os alunos se encontravam durante o treinamento. O instrumento se demonstrou útil para enfatizar os pontos desenvolvidos e as dificuldades a serem superadas no treinamento cirúrgico. O instrumento teve boa aceitação e demonstrou ser uma ferramenta útil na melhoria do processo de treinamento cirúrgico no nosso serviço de residência de otorrinolaringologia no SUS.Dissertação Avaliação do ensino da obstretícia e da assistência ao parto sob a percepção dos graduandos em medicina e enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-06) Mesquita, Josair Custódio de; Maranhão, Técia Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7869140767244263; ; http://lattes.cnpq.br/8159739499307581; Souza Júnior, José Edvan de; ; http://lattes.cnpq.br/8649739086762968; Medeiros, Robinson Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/5790887167696618; Robinson Dias deOBJETIVO: Avaliar a percepção dos estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sobre a assistência ao trabalho de parto e ao parto normal, no contexto do atendimento oferecido pela Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), e contribuir para o planejamento de modificações curriculares no ensino da obstetrícia de acordo com os princípios da humanização. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo de abordagem transversal e de caráter descritivo quali-quantitativo, com graduandos em Medicina e Enfermagem da UFRN, que estavam cursando ou já haviam cursado as disciplinas de obstetrícia, na medicina e saúde da mulher, na enfermagem. Os dados foram coletados através de um questionário com questões objetivas e subjetivas, e armazenados em um banco de dados, em planilha do software Excel/Office 2010 com todas as variáveis. RESULTADOS: Foram entrevistados 169 estudantes, 118 do curso de medicina e 51 do curso de enfermagem, dos quais 46,75% eram do sexo masculino e 53,25% do sexo feminino. O maior número de entrevistados de medicina estava no 11º período (40,67%), e de enfermagem, no 10º, (43,15%). Esses alunos presenciaram 1.073 partos, dos quais 61,8% via vaginal. Os médicos obstetras foram os que mais realizaram partos vaginais (40%). Os enfermeiros realizaram apenas (8,13%). A assistência prestada às mulheres, durante o processo do trabalho de parto e parto, configurou-se como adequada para 87,58% dos entrevistados e estes vislumbraram condutas humanizadas. Dos estudantes que realizaram partos, 76,27% eram de medicina e 11,76% eram de enfermagem. Todos receberam orientação durante essa atividade. Um total de 19,50% estudantes de medicina relatou existir preconceito contra o parto normal, principalmente quanto ao parto humanizado, ao contrário de todos os estudantes de enfermagem (100%) que relataram não existir este preconceito. A maioria das estudantes (73%) apresentava preferência pelo parto vaginal, sobretudo as estudantes de enfermagem. Sobre o conhecimento de mitos em relação ao parto normal, 60,35% responderam conhecer algum. CONCLUSÃO: O estudo se apresenta como de grande relevância, uma vez que os resultados encontrados podem contribuir para modificação e atualização curriculares do ensino da obstetrícia, como também servir como subsídio para a análise das práticas de humanização que devem ser desenvolvidas nas instituições de ensino e que são preconizadas pelo Ministério da Saúde.Dissertação Avaliação e treinamento em ambiente simulado de estudantes de medicina da UFRN sobre a técnica de intubação orotraqueal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-18) Medeiros Júnior, Ricardo Cezar Cardozo de; Diniz Júnior, José; Medeiros, Elaine Lira; https://orcid.org/0000-0002-4320-4818; http://lattes.cnpq.br/4325563990851754; https://orcid.org/0000-0002-2327-945X; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/2864246535065136; Lima, Lana Lacerda de; Medeiros, Paulo José deINTRODUÇÃO: A intubação orotraqueal (IOT) caracteriza-se por um procedimento invasivo, privativo do profissional médico, no qual uma cânula é introduzida na traqueia com o objetivo principal de garantir uma via aérea definitiva. Com o surgimento da pandemia do COVID-19, a preocupação com o adequado domínio da técnica, principalmente pelos médicos recém-formados, tornou-se mais evidente. O procedimento apresenta inúmeros riscos e complicações inerentes, que resultam em altas taxas morbidade e mortalidade. A principal forma de reduzir os riscos associados ao procedimento é por meio de treinamento adequado e contínuo dos profissionais médicos, aperfeiçoando a parte técnica/prática e preparando para a identificação e tratamento precoce de potenciais complicações. Uma ferramenta importante de ensino para o desenvolvimento de técnicas como essa são os treinamentos em ambientes simulados, por meio de estações práticas, com listas de verificação e feedback. OBJETIVOS: Avaliar e comparar os conhecimentos teóricopráticos dos estudantes do internato do curso Medicina da UFRN acerca de IOT antes e após o treinamento em ambiente simulado, além de propor um treinamento estruturado em IOT para os estudantes no início do internato em Cirurgia e elaboração de um guia de aula. MÉTODOS: Estudantes do décimo período do curso de medicina da UFRN foram avaliados sobre a técnica de IOT antes e após a realização de um treinamento simulado, com estação prática e lista de verificação. Houve ainda a aplicação de um questionário, nas fases pré e pós, sobre o conteúdo ministrado, a importância do tema e a confiança dos alunos para a realização de IOT. No fim, cada aluno recebeu o feedback individual e os dados foram analisados e comparados, com análise estatística. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após o treinamento, observou-se uma melhora substancial no desempenho dos alunos. No pré-teste, 30,4% dos alunos foram classificados com desempenho insatisfatório na técnica de IOT, contra apenas 1,4% no pós-teste. Para o resultado considerado acima do esperado, este percentual saltou de 26,1% para 88,4%. Além disso, infere-se que houve uma mudança significativa nas respostas do pré e pós-testes em relação ao sucesso na realização da IOT entre os alunos. No pré-teste, 68,2% dos alunos tiveram sucesso, e 31,8% não tiveram. No pós-teste, 89,9% dos alunos obtiveram sucesso na técnica, enquanto apenas 10,1% não conseguiram, com essa mudança sendo estatisticamente significativa (p-valor de 0,0013). Observou-se também um aumento na confiança dos alunos para realizar o procedimento após o período de prática e capacitação. CONCLUSÕES: A instrução prática simulada na técnica de intubação orotraqueal (IOT) revela-se fundamental para a formação dos internos de medicina. A utilização de abordagens metodológicas e simuladores resultou em um aumento notável na competência e autoconfiança dos alunos após a intervenção. Esta forma de abordagem, com a integração de simuladores, está ganhando crescente aceitação na área de ensino médico. Porém, ainda existe uma carência de estudos mais robustos, principalmente em nível nacional, que consigam demonstrar a real vantagem desta técnica.Dissertação Avaliação formativa no internato de medicina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-14) Silva, Lidianny Michelle da; Freitas, Marise Reis de; http://lattes.cnpq.br/9028554205811163; http://lattes.cnpq.br/7115052754366826; Medeiros, Paulo José de; http://lattes.cnpq.br/4442982996337554; Aleluia, Ieda Maria BarbosaIntrodução: A avaliação formativa é um processo ativo na formação do profissional, na medida em que envolve a apropriação do conhecimento, atribuindo significado. Objetivo: Compreender o processo de avaliação formativa no internato do curso de graduação em medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Método: Trata-se de uma pesquisa observacional, com abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário para os docentes e outro para os discentes, no período de junho a dezembro de 2021 com questões abertas e fechadas sobre o uso da avaliação formativa. Resultados: Uma narrativa digital contendo um checklist sobre avaliação formativa foi desenhada, como produto do mestrado, para orientar o corpo docente e discente sobre o uso desta. Participaram da pesquisa 27 docentes e 79 discentes. Docentes e discentes têm percepções diferentes sobre a realização da avaliação formativa, objetivos, métodos e instrumentos utilizados. Os docentes têm uma percepção mais positiva que seus alunos, 51,9% deles atribuem pontuação muito (8-10) para o uso de avaliação formativa, enquanto o muito é atribuído para 41,7% dos discentes do 5º ano e 35,5% dos discentes do 6º ano. Da mesma forma em relação a definir os objetivos de aprendizagem, onde 70,4% dos docentes atribuíram muito, enquanto apenas 25% e 16,1% respectivamente do 5º e 6º ano reconhecem que são apresentados a estes. Docentes e discentes também têm percepções diferentes em relação ao feedback e uso de TICs na avaliação formativa, pois enquanto 70,4% atribuíram muito para realização do feedback, apenas 27,1% e 16,1% dos internos do 5º e 6º respectivamente, pontuaram muito para o feedback. Já o uso de TICs foi percebido como razoável (3-7) por 44,4% dos docentes e muito pela maioria dos discentes. Discussão de casos foi o método mais reconhecido por ambos. Conclusão: O conhecimento sobre o caminho desenvolvido da avaliação formativa no internato de medicina possibilita aprimorar o processo e construir novos projetos. Docentes e discentes identificaram oportunidades de melhoria, a qual demanda desenvolvimento docente.Dissertação Capacitação profissional para segurança do paciente crítico em terapia renal substitutiva(2019-02-22) Pereira Júnior, Tomas; Medeiros, Elaine Lira; ; ; Neves, Carolina Lara; ; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz;INTRODUÇÃO: A segurança do paciente é atualmente um dos assuntos de maior importância para os gestores de sistemas de saúde no mundo todo. É definida como o conjunto de iniciativas ou práticas, desenvolvidas com o objetivo de evitar, prevenir e reduzir os desfechos adversos decorrentes da assistência à saúde com redução dos riscos potenciais. Pacientes com graves condições clinicas, multi-morbimortalidade, utilização intensa e fragmentada do sistema de saúde e alto nível de exposição hospitalar, caracterizam-se pelo risco aumentado à eventos adversos, incluindo nesse grupo, os portadores de doença renal em terapia renal substitutiva. A Cultura de segurança do paciente é definida pela AHRQ (Agency for Healthcare Research e Quality) como o produto de valores, atitudes, competências e padrões de comportamento, que determinam o compromisso, o estilo e a proficiência da administração de uma organização saudável e segura. Nesse contexto, entendemos o ensino na saúde como pedra angular para o fortalecimento de um sistema pautado nas boas práticas, e indispensável ao aprimoramento das competências profissionais. Utilizamos iniciativas inovadoras denominadas metodologias ativas de ensino, onde o discente ocupa papel central no processo e é desafiado a “aprender a aprender”. OBJETIVO: Capacitar profissionais da saúde na área de segurança do paciente, afim de reduzir a incidência de eventos adversos durante a diálise. METODOLOGIA: Foi realizado estudo tipo pesquisa-ação através de evento de extensão da UFRN direcionados a Médicos, Enfermeiros e Graduandos de ambas as áreas, no formato de workshop, através de dois módulos, com carga horária de 10 horas, utilizando Metodologia convencional e ativa de ensino. RESULTADOS: Foram disponibilizadas 33 vagas, distribuídas entre o público interno e externo à universidade. Apenas 22 alunos iniciaram o curso, sendo 94% de Enfermagem (05 graduados e 16 graduandos) e somente 01 graduando em Medicina. Após o módulo teórico foi elaborada avaliação on-line com questões tipo múltipla escolha, onde a média de acertos foi de 82%. Durante o módulo prático implementou-se O.S.C.E. com duas estações, havendo média de 80,3% de acertos para o grupo. Procedeu-se ainda, pesquisa de satisfação on-line com 80% dos participantes satisfeitos. CONCLUSÃO: Os autores consideraram o evento de extensão como bem sucedido em seus objetivos, observando a necessidade de sua continuidade e aperfeiçoamento estrutural, bem como melhor ajuste em sua programação, estímulo às novas metodologias ativas de ensino e desenvolvimento de estratégias que promovam incremento na motivação dos profissionais da saúde na participação em eventos de formação profissional.Dissertação Características dos programas de residência médica em cardiologia do estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-18) Nascimento, Cesimar Severiano do; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/4941714056024892; Warth, Maria do Patrocínio Tenório Nunes; ; Medeiros, Paulo José de; ; http://lattes.cnpq.br/4442982996337554; Carvalho Júnior, Paulo Marcondes; ; http://lattes.cnpq.br/5352934762312741; Trindade, Thiago Gomes Da; ; http://lattes.cnpq.br/5992470800302814O presente estudo teve como objetivo analisar os Programas de Residências Médica (PRM) em Cardiologia do Estado do Rio Grande do Norte, identificando quais os programas credenciados para funcionamento no Estado. Trata-se de estudo transversal, descritivo, incluindo a análise documental dos processos de credenciamento dos programas (PCP) de residência médica em cardiologia vigentes no Estado do Rio Grande do Norte (RN) no ano de 2014 e a análise da percepção do residente sobre a sua formação como especialista em cardiologia. Além da análise documental dos PCPs, foi aplicado um questionário semiestruturado, com perguntas fechadas, do tipo Likert, e abertas a todos os residentes e egressos dos PRM analisados. Foram identificados dois PRM em Cardiologia no Estado do RN, sendo um programa sediado em instituição pública e outro em instituição privada. A análise documental mostrou uma maior quantidade de preceptores com um maior titularidade na instituição pública em relação a privada, assim como uma maior produção acadêmica, como publicações em revistas indexadas, publicação de livros, capítulos de livros e participação em congressos. A instituição privada apresenta uma melhor infraestrutura de urgências, com pronto socorro e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiológica. Percebe-se que os residentes têm consciência de como deve funcionar uma boa residência, assim como as fortalezas e fragilidades das residências que participam. A maioria dos residentes do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) destaca como fortalezas a organização, participação e qualidade dos preceptores, atividades práticas e discussões científicas, grande quantidade de pacientes e as visitas e discussões com preceptores nas enfermarias. Citam como maiores fragilidades a falta de serviços de urgência próprio, bem como UTI especializada. No Hospital do Coração de Natal (HCor), observa-se como ponto fraco a programação teórica e poucas práticas ambulatoriais. Como vantagens, citam os preceptores, agilidade na realização dos exames, um bom número de pacientes graves e de procedimentos. Observa-se, nas duas residências, uma certa dificuldade de aceitação em itens importantes e obrigatórios de acordo com as normas da Comissão Nacional de Residências Médicas (CNRM), como: a bioestatística, bioética, ética médica, epidemiologia e metodologia da pesquisa. Além disso, os residentes reconhecem que ambos os hospitais têm uma boa infraestrutura e suporte tecnológico, em especial aos métodos de imagens. A avaliação dos PRMCs possibilitou identificar as fortalezas de cada programa e os aspectos a serem aprimorados nos mesmo. Permitiu também a observação de dificuldades na aceitação de algumas normativas contidas na resolução da CNRM pelo residente, como a participação em atividades como a bioestatística, epidemiologia e metodologia da pesquisa, bem como a necessidades de melhoria da formação técnica específica, como na urgência e emergência. Desta forma, nossos resultados possibilitarão elaborar estratégias para aprimoramento continuado dos PRMC do estado. Ademais, possibilitou a elaboração do manual do residente em cardiologia, contendo, inclusive, o detalhamento do sistema de avaliação do residente, que poderá servir de modelo para outros programas de residência médica.Dissertação A competência em informação dos estudantes de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte(2017-02-20) Pereira, Ismael Soares; Diniz Júnior, José; ; ; http://lattes.cnpq.br/1729110267640248; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; Costa, Marcelo Viana da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Barros, Nelson Filice de; ; http://lattes.cnpq.br/8959248979572637; Carvalho Júnior, Paulo Marcondes; ; http://lattes.cnpq.br/5352934762312741Este trabalho analisa a competência em informação dos estudantes do Curso de Graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, na perspectiva do acesso eficiente à literatura científica. É um estudo descritivo com abordagem quantitativa que, mediante levantamento censitário, explora a percepção e o desempenho da competência em informação de 37 alunos do quarto semestre. Utiliza questionário como instrumento de coleta de dados, sendo esse adaptado do modelo aplicado por Guerrero (2009), composto por 20 questões fechadas. Constata que os discentes selecionam adequadamente as palavras-chave que melhor representam o assunto de um problema de pesquisa e estão habituados a usar catálogos de bibliotecas. Identifica que apesar da preferência pela internet para acessar a literatura científica, a maioria sente dificuldades em realizar pesquisas nas bases remotas de dados, destacando como principal limitação o uso de recursos de busca. O método de truncamento é pouco utilizado por eles e muitos não sabem para que serve. Boa parte também não compreende as funções dos operadores lógicos booleanos. Por meio de autoavaliação e análise individual de desempenho, confirma a necessidade de aperfeiçoar nos estudantes as habilidades técnicas necessárias ao acesso efetivo de informações científicas. Recomenda a implementação de um módulo específico no currículo do curso ou a realização periódica de oficinas na biblioteca como alternativas para desenvolver a competência em informação. Conclui que essa competência é bastante relevante para a formação dos futuros médicos, pois possibilita a eles adquirir conhecimentos para usar tecnologias e informações em prol dos cuidados de saúde da população.