MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
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Dissertação Ensino da ultrassonografia diagnóstica a partir do ciclo básico do curso de medicina utilizando livro digital multimídia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-10) Souza, Marcello Freire Alves de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; ; http://lattes.cnpq.br/9078415689059005; Diniz Júnior, José; ; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; Ramos, Wilsa Maria; ; http://lattes.cnpq.br/8051093143222873Atualmente a ecografia diagnóstica está inserida em várias áreas da atuação médica e vem sendo realizada por diversos profissionais médicos, desde os que militam diretamente na área da imagem como os imagenologistas (radiologistas e ultrassonografistas), até os ginecologistas, pediatras, neurologistas, clínicos gerais, endocrinologistas, angiologistas, ortopedistas, reumatologistas, urologistas, cirurgiões gerais e vasculares. É bem sabido que o profissional médico, para o exercício de sua missão, necessita de um amplo conjunto de habilidades, competências e atitudes desenvolvidas e exercitadas durante o seu período de formação. Convivendo com estudantes de medicina ao longo de quase 20 anos em ambiente hospitalar, observei lacunas no processo de aprendizagem por parte dos alunos quanto ao que é ultrassonografia diagnóstica e suas aplicações, evidenciando-se falhas quanto à compreensão da acústica básica ecográfica, percebendo-se dificuldades quanto à identificação das estruturas anatômicas nas imagens ecográficas, inabilidade nas solicitações de exames e nas interpretações das imagens e dos laudos. Partindo dessas constatações, foi desenvolvido neste mestrado profissional um livro digital multimídia que expõe o que vem a ser a ultrassonografia como modalidade diagnóstica por imagem, tratando de sua historiografia e seus conceitos físicos/acústicos, relatando o processo de formação da imagem ecográfica, discorrendo sobre as características dos equipamentos ultrassonográficos e suas tecnologias embarcadas, destacando-se suas aplicações diagnósticas, estas últimas apresentadas por meio de vídeos nos quais serão descritos aspectos das imagens ecográficas captadas. Esse livro estará disponível para acesso em formato digital, servindo de ferramenta didática à formação médica desde o início da graduação e poderá ser utilizado conjuntamente com a disciplina de anatomia topográfica e descritiva, oferecida no ciclo básico do curso de graduação em medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.Dissertação Procedimentos legais e protocolos sobre a sistemática de aquisição de cadáveres na Universidade Federal do Rio Grande Do Norte para o ensino de anatomia humana(2015-04-10) Camara, Celcimar Alves; Azevedo, George Dantas de; Moreira, Simone Da Nobrega Tomaz; ; ; ; Junior, Expedito Silva Do Nascimento; ; Guzen, Fausto Pierdona;A disponibilidade de cadáveres para estudo e pesquisa vinha sendo feita tradicionalmenteutilizando-se corpos não reclamados sem grandes formalidades. Com a complexidadejurídica, social, ética e moral dos tempos atuais, o simples encaminhamento dessescorpos ao Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,passou a ser temido com o receio de transgredir a legislação penal. Isso desencadeouuma redução no número de cadáveres para as aulas práticas de Anatomia. Essarealidade levou o Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Rio Grande doNorte a pesquisar mecanismos legais que solucionassem a escassez de cadáveres parao estudo e pesquisa. A metodologia utilizada constou de reuniões de discussão eapresentação de protocolos de aquisição de cadáveres com base na legislação vigente.Os resultados obtidos foram: (1) Publicação do provimento 093/2012 da CorregedoriaGeral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, que dispõesobre o registro de óbito dos cadáveres destinados às escolas de Medicina para fins deensino e pesquisa; (2) Elaboração de protocolos para aquisição de cadáveres nãoreclamados junto às instituições; (3) Programa de doadores voluntários na UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte.Por fim, concluímos que o conhecimento das atribuiçõespor parte das instituições públicas e privada, bem como o programa de doação voluntáriaaumentaram a oferta de cadáveres para o ensino da Anatomia Humana na UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte.Dissertação Perícia médica previdenciária: o que estudantes e médicos sabem sobre o tema?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-11) Nogueira Júnior, José Hilton; Vilar, Maria Jose Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; ; http://lattes.cnpq.br/5465663567869862; Medeiros, Marinaldo Horacio De Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/9331107135780798; Pereira, Mauricio Galvao; ; http://lattes.cnpq.br/7288726534490302O tema Perícia Médica Previdenciária é, sabidamente, pouco exploradodurante a formação médica, seja na graduação ou na residência médica/especialização, apesar de ser extremamente relevante no dia a dia do médico,deixando-o, algumas vezes, em situação conflituosa. O objetivo geral deste estudo foicontribuir para a inserção do tema Perícia Médica Previdenciária no curso degraduação em Medicina da UFRN, partindo de um diagnóstico situacional onde 200estudantes do internato, 198 médicos residentes e 170 profissionais médicos queatuam nos hospitais de ensino da UFRN responderam um questionário sobre o tema,abordando questões sobre o nível de conhecimento em relação aos principais tiposde benefícios por incapacidade concedidos pelo INSS, percentual de solicitação deAtestados no serviço público, capacidade para elaboração de atestados médicos e amedida do nível de confiança dos médicos em avaliar a capacidade laborativa depacientes em sua área de atuação. Os resultados mostraram que os principais tiposde benefícios por incapacidade são pouco conhecidos tanto pelos estudantes dointernato como pelos médicos e o tempo de formado não foi considerado tão decisivona melhoria deste grau de conhecimento. Foi visto também que a demanda deatestados médicos para o INSS no serviço público parece considerável, com quase70% dos médicos informando demanda em até 30% dos atendimentos diários. Otempo de formado parece ter influência sobre a segurança na elaboração deatestados e na capacidade de avaliação do potencial laboral dos pacientes. A partirdesses resultados foi conduzido um “estudo piloto” através de um mini-curso teóricoprático,baseado em um modelo de intervenção pedagógica com metodologia ativa,destinado ao mesmo público-alvo, desenvolvendo e discutindo estratégias de comodeve se comportar o médico assistente no conflito “doença x incapacidade laborativa”,com ênfase principal na elaboração de atestados médicos. Noções básicas sobrebenefícios da previdência social e atuação do médico perito também foramabordadas. Após esta intervenção, estes indivíduos foram submetidos a umquestionário de satisfação quanto ao aprendizado e a abordagem pedagógicautilizada. Apesar da amostra pouco expressiva de 27 participantes no total, foipossível observar um avanço no grau de conhecimento e na motivação de médicos eestudantes a respeito do tema perícia médica previdenciária. Concluímos, portanto,que o conhecimento sobre o tema Perícia Médica Previdenciária é frágil entremédicos e estudantes de medicina. Este modelo de intervenção aplicado a um públicomaior e de forma sistematizada pode ser um passo importante na tentativa de incluir,este tema no currículo do curso de medicina da UFRN.Dissertação Avaliação comparativa da eficácia dos meios de diagnóstico das vulvovaginites: implantação de tecnologia no ensino prático da ginecologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-24) Souza, Celeste Maria de Menezes; Oliveira, Ana Katherine da Silveira Gonçalves de; ; ; http://lattes.cnpq.br/4542060811431188; Sebo, Luciara Fabiane; ; Cornetta, Maria da Conceição de Mesquita; ; http://lattes.cnpq.br/7465090403635260Diagnósticos imprecisos das vulvovaginites geram tratamentos inadequados que causam prejuízos à saúde das mulheres. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo: avaliar sistematicamente a eficácia dos métodos diagnósticos das vulvovaginites infecciosas. Para tanto, adota como método: realização de um estudo de corte transversal com 200 mulheres no menacme com queixa de corrimento vaginal. Foi coletado material vaginal dessas mulheres para realização dos seguintes exames: microbiológico a fresco e corado pelo Gram, citologia oncológica, teste das aminas e mensuração do pH vaginal. Foi avaliada a eficácia dos métodos disponíveis para diagnóstico do corrimento vaginal (sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo). Os dados foram inseridos em planilha do software Excel/Office 2010 com todas as variáveis e, após, exportados para o Graphpad Prism 6, para análise estatística. Resultados: na avaliação da eficácia dos métodos, foram estudadas 200 pacientes, tendo como padrão ouro o exame microbiológico corado pelo Gram, através do qual foram obtidos os seguintes resultados: exame a fresco para a candidíase vaginal: sensibilidade = 31%, especificidade = 97%, valor preditivo positivo (VPP) = 54%, valor preditivo negativo (VPN) = 93%, acurácia = 91%; exame a fresco para vaginose bacteriana: sensibilidade = 80%, especificidade = 95%, valor preditivo positivo (VPP) = 80%, valor preditivo negativo (VPN) = 95%, acurácia = 92%; abordagem sindrômica para vaginose bacteriana: sensibilidade = 95%, especificidade = 43%, valor preditivo positivo (VPP) = 30%, valor preditivo negativo (VPN) = 97%, Acurácia = 54%; abordagem sindrômica para a candidíase vaginal: sensibilidade = 75%, especificidade = 91%, valor preditivo positivo (VPP) = 26%, valor preditivo negativo (VPN) = 98%, acurácia = 90%; Papanicolau para a candidíase vaginal: sensibilidade = 68%, especificidade = 98%, valor preditivo positivo (VPP) = 86%, valor preditivo negativo (VPN) = 96%, acurácia = 96%; Papanicolau para vaginose bacteriana: sensibilidade = 75%, especificidade = 100%, valor preditivo positivo (VPP) = 100%, valor preditivo negativo (VPN) = 94%, acurácia = 95%. Houve apenas um único caso de tricomoníase vaginal, diagnosticado pela citologia oncológica e exame a fresco, confirmado pelo Gram. A abordagem sindrômica o deu como vaginose bacteriana. A partir desses dados e tendo ainda o suporte da literatura mundial, foi elaborado o Protocolo de diagnóstico e tratamento das Vulvovaginites da Maternidade Escola Januário Cicco /UFRN. Desse estudo, restou como conclusão: o Papanicolau e o exame a fresco demonstraram, respectivamente, baixa e muito baixa sensibilidade para a candidíase vaginal; a abordagem sindrômica apresentou muito baixa especificidade e acurácia para a vaginose bacteriana, o que implica, na prática clínica, um grande número de pacientes não diagnosticadas ou tratadas de forma incorreta.Dissertação Atividade de formação interprofissional em urgência pré-hospitalar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-24) Vale, Adson José Martins; Tourinho, Francis Solange Vieira; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/5614479933447169; ; http://lattes.cnpq.br/7422205549258654; Diniz Júnior, José; ; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; Girondi, Juliana Balbinot Reis; ; http://lattes.cnpq.br/4293198625231827; Sebo, Luciara Fabiane; ; Vilar, Maria José Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937Para a atuação em urgências, é importante que os profissionais de saúde desenvolvam habilidades específicas e diferenciadas, partindo do planejamento da capacitação em urgência. Assim, os cursos de medicina e enfermagem devem favorecer o desenvolvimento dessas habilidades e avaliá-las através de vários instrumentos direcionados para os diversos domínios. O objetivo do presente estudo foi implementar um componente curricular optativo e interprofissional, voltado para a educação interprofissional em urgência pré-hospitalar para os cursos de medicina e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com 24 discentes de medicina do internato e de enfermagem do estágio supervisionado, que realizaram estágio teórico-prático no atendimento de urgências pré- hospitalares. Foram realizadas aulas semanais teórico-práticas por um semestre letivo, ministradas por médicos e enfermeiros do Atendimento Pré- Hospitalar (APH), cujos temas abordados foram: suporte básico de vida (SBV), suporte avançado de vida (SAV), transporte seguro em urgências clínicas, traumáticas, gineco-obstétricas, pediátricas e psiquiátricas, além de terem sido realizadas atividades práticas em ambulâncias. Os discentes foram avaliados por pré-teste, pós-teste e estações práticas realizadas através do Objective Structured Clinical Evaluation (OSCE), no Laboratório de Habilidades do Centro de Ciências da Saúde. Durante as atividades, os alunos foram estimulados ao raciocínio crítico-reflexivo, ressaltando a importância da integração entre os diversos profissionais de assistência à saúde. Observou-se que 88% dos alunos apresentaram aumento de escore em relação ao pré-teste. Na avaliação do processo realizada pelos estudantes de medicina e enfermagem da UFRN, foram apresentadas expectativas semelhantes à relação com as habilidades essenciais adquiridas durante a atividade de formação. Além de contribuir para organizar estações práticas, identificando habilidades clínicas básicas, e implementando instrumentos de avaliação para discente da UFRN, os resultados do presente estudo servirão de base para organização da atividade de formação interprofissional em urgência pré-hospitalar do curso médico e de enfermagem.Dissertação Preceptoria em profissionais de saúde: viabilizando meios para uma formação pedagógica em hospitais públicos em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-24) Silva, Edna Marta Mendes da; Tourinho, Francis Solange Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/5614479933447169; ; http://lattes.cnpq.br/4164844668935947; Diniz Júnior, José; ; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; Girondi, Juliana Balbinot Reis; ; http://lattes.cnpq.br/4293198625231827; Sebo, Luciara Fabiane;O presente estudo teve como objetivo construir e realizar um curso de capacitação pedagógica à distância para profissionais de saúde que exercem funções de preceptoria em instituições públicas de saúde. A preceptoria em saúde é uma prática pedagógica, que ocorre no ambiente de trabalho, conduzida por profissionais da assistência, com cargo de professor ou não, onde a grande maioria desses atua de forma intuitiva, reproduzindo sua própria formação, confundindo transmissão de informação com ensino. Estes preceptores muitas vezes não dominam os saberes pedagógicos, necessários à organização de ações formativas, tais como os diversos processos de ensino-aprendizagem e as diferentes modalidades de avaliação. Esta é primordial no processo de formação dos discentes da área da saúde, sendo por ocasião dos estágios supervisionados que o processo de ensino-aprendizagem fundamenta-se na experiência prática com a participação em situações reais de vida e de trabalho profissional. Foi realizado um estudo do tipo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, com o desenvolvimento do curso de preceptoria em ensino na saúde como produto final. Aplicado questionário semiestruturado no período de maio a julho de 2014, foram avaliados 162 profissionais de saúde que desenvolviam a preceptoria, o que tornou possível traçar o perfil do preceptor e identificar as necessidades pedagógicas que fundamentou a construção do conteúdo programático e a análise da percepção destes profissionais quanto a preceptoria através da identificação de três categorias: valorização do conhecimento clínico; valorização da orientação profissional e valorização da formação do futuro profissional. O curso foi disponibilizado na modalidade à distância através da plataforma Moodle com carga horária de quarenta horas nos meses de outubro e novembro de 2014, com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da preceptoria através de reflexões sobre os conceitos de preceptoria, formação profissional dentro das Diretrizes Curriculares e preceitos do SUS, o papel do profissional de saúde enquanto educador, aplicação de metodologias ativas de ensino aprendizado, e métodos de avaliação. As inscrições foram realizadas on-line através de link; das 300 vagas oferecidas, 243 profissionais se inscreveram, e 133 que exerciam preceptoria foram selecionados, destes 48 profissionais executavam sua pratica no local do estudo. O curso teve duração de 45 dias, e contou com tutores responsáveis por interagir e avaliar os alunos. Participaram do curso 28 profissionais, 12 concluíram. Oportunidades de melhoria foram identificadas para estimular a participação, porém a satisfação dos concluintes nos leva a confirmar que, investir em qualificação do preceptor, partindo dos preceitos da Educação Permanente, proporcionará uma maior apropriação dos saberes para o ensino e consequente conscientização do seu papel de educador no âmbito do trabalho, facilitando a integração entre teoria e prática e consequente melhoria do processo de ensino-aprendizagem.Dissertação Fatores determinantes da near miss materna em uma unidade de terapia intensiva obstétrica: avaliação das competências profissionais da área médica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-24) Souza, Maria Aparecida Cardoso de; Oliveira, Ana Katherine da Silveira Gonçalves de; ; ; http://lattes.cnpq.br/0972191658571160; Girondi, Juliana Balbinot Reis; ; http://lattes.cnpq.br/4293198625231827; Medeiros, Robinson Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/5790887167696618Objetivo: avaliar os fatores determinantes da morbimortalidade em unidade de terapia intensiva obstétrica (UTIO) e relacioná - los às competências profissionais dos estudantes da graduação do curso de medicina e dos residentes de Ginecologia e Obstetrícia de um hospital universitário. Métodos: estudo observacional de corte transversal com 492 gestantes ou puérperas e 261 alunos e residentes durante outubro de 2013 a setembro de 2014 . Foram selecionadas pacientes internadas na UTIO no período de um ano, sendo informadas sobre as propostas do estudo e realizada aplicação do questionário. A análise foi feita através do Microsoft Excel 2013 e GraphPad6. Foram empregados testes x 2 para verificar associação entre os fatores de risco para morbi - mortalidade materna e testes t de student para avaliar competências dos alunos da graduação e residentes referentes ao teste cognitivo e ao Mini - cex. Resultados: Foram encontrados como riscos relativos significativamente elevados para desenvolvimento de near miss quando comparada a morbidade materna grave, a raça não - branca (OR=2,527; RR=2,342); pacientes casadas (OR=7,968; RR=7,113), escolaridade até 2º grau incompleto (OR=3,177; RR=2,829), procedente do interior (OR=4,643; RR=4,087), renda familiar menor que 1 sa lário mínimo (OR=7,014; RR=5,554), distúrbios hipertensivos gestacionais (OR=16,35; RR=13,27), realização do pré - natal (OR=5,023; RR=4,254) e a via de parto cesárea (OR=39,21; RR=31,25). Na análise cognitiva, foi notada uma diferença significativa nas perf ormances dos estudantes sobre o tema (3,75 ± 0,93, 4,03 ± 0,94 e 4,88 ± 0,35 médias e desvios padrões dos acadêmicos, internos e residentes, respectivamente; p < 0,01) e no Mini - cex mostrando um melhor desempenho global dos residentes quando comparados aos alunos da graduação. Conclusões: Questões socioeconômicas, clínicas e assistenciais mostraram - se relacionados à prevalência de near miss , revelando a importância de intervenções amplas para melhorar estes indicadores. Sugere - se, também, uma maior inserção curricular do tema nas disciplinas do curso médico, tendo em vista a importância de se evitar a near miss através da adequação no âmbito da educação médica.Dissertação Percepção da equipe de saúde, discentes e usuários sobre a comunicação com indivíduos surdos na atenção primária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-27) Santos, Paulo Roberto de Andrade; Diniz Júnior, José; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; ; http://lattes.cnpq.br/2913358456829546; Godeiro Júnior, Clécio de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6861574542099266; Santos, Ricardo Yamashita; ; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; Garcia, Vera Lúcia;O estudo teve como objetivo identificar a percepção dos profissionais e estudantes dos cursos da área da saúde, que atuam em uma Unidade Básica de Saúde na cidade do Natal/RN, frente ao atendimento de pacientes surdos, bem com, identificar as necessidades da população com surdez em relação à assistência à saúde. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, descritivo, realizado no período de abril a julho de 2014, com uma população composta por 21 profissionais de saúde, 17 estudantes e oito usuários surdos. Para o levantamento dos dados foi utilizado um questionário estruturado composto por questões abertas e fechadas, aplicado aos grupos formados por profissionais da saúde, médico, dentista, enfermeiro e agentes de saúde, e estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, educação física, nutrição e serviço social. Os profissionais/estudantes responderam ao questionário acera das possíveis dificuldades enfrentadas no atendimento ao surdo. A coleta de dados com os usuários surdos foi realizada através de comando dado em Língua brasileira de Sinais (Libras), sendo a entrevista filmada para que a Libras pudesse ser interpretada para o português, pelo pesquisador. Com os surdos foi realizado um levantamento de suas reações ao procurar um atendimento no serviço de saúde. A análise dos resultados se deu a partir da estatística descritiva simples (frequências absolutas e relativas). As questões abertas foram analisadas através da técnica de temática categorial, a qual permitiu o processo de categorização preservando todos os aspectos levantados na discussão, de forma que as falas foram representativas da totalidade. A partir da analise das entrevistas com os profissionais e estudantes no que se refere à atitude utilizada para se comunicar com possíveis pacientes surdos emergiram as seguintes categorias: a “escrita”, os “gestos” e o “auxílio a terceiros”. Já os surdos quando questionados sobre suas experiências ao buscar atendimento em saúde, as categorias elucidadas foram: “assistência ao surdo”, “comunicação com o surdo” e “dependência de terceiros”. As questões fechadas foram mensuradas e adaptadas a Escala de Likert em 5 graus de variação, que compuseram três destas questões: grau de dificuldade na comunicação ao atender um paciente com déficit auditivo (mínima a grande dificuldade); sentimento de conforto para utilizar a língua de sinais (mínimo a grande desconforto); e conhecimento sobre a Lei 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) (baixo conhecimento a totalmente esclarecido). Os dados coletados com os profissionais e estudantes revelaram certo desconhecimento e desconforto no atendimento em saúde aos pacientes surdos, realidade também evidenciada na opinião dos surdos participantes. Este estudo permitiu identificar problemas na comunicação, resultando em consequências negativas no atendimento a essa população. Este diagnóstico poderá ser relevante para elaboração de políticas públicas e diretrizes curriculares essenciais à formação dos profissionais da saúde, inclusão e melhoria da assistência aos surdos.Dissertação Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-29) Santos, Ana Maria Gomes dos; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; ; http://lattes.cnpq.br/1882849781429821; Almeida Júnior, José Jailson de; ; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; Costa, Marcelo Viana da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663INTRODUÇÃO: As políticas de formação em saúde no Brasil vêm passando por profundas transformações, resultado da reforma sanitária e do rompimento com o modelo biomédico, ainda hegemônico. No entanto, o paradigma da integralidade vem sendo introduzido na saúde e, para a consolidação desse conceito, a formação vem se apropriando de novas abordagens metodológicas. Pode-se mencionar a interação ensino-serviço (ensino-serviço-comunidade), cuja proposta permite a ampliação da percepção acerca do processo saúde-doença, além da garantia dos compromissos da formação para/com o SUS. OBJETIVO: Compreender, a partir dos profissionais de saúde, a relevância da interação ensino-serviço-comunidade, na formação profissional dos estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde/UFRN. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo fundamentado na abordagem qualitativa, a técnica utilizada para obtenção dos dados da pesquisa foi o grupo focal (GF). Foram realizados 2 GFs em duas unidades básica de saúde da família do município de Santa Cruz – RN, onde participaram profissionais da equipe da estratégia de saúde da família. As discussões foram conduzidas a partir de um roteiro previamente elaborado. A análise dos resultados foi realizada a partir da técnica de conteúdo temática categorial. RESULTADOS Participaram do estudo, 18 profissionais de saúde, sendo 13 (72%) do sexo feminino. Para esses profissionais, a interação ensino-serviço permite ao estudante compreender o modelo de atenção integral em saúde, visto que o contato com a comunidade amplia a sua percepção acerca do processo saúde-doença, como também permite reconhecer a importância do trabalho em equipe para atenção integral em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados indicam a importância da política de reorientação no contexto da formação para que os alunos tenham precocemente contato com o serviço e, dessa forma desenvolva habilidades técnicas e relacionais no contexto ao qual for inserido.Dissertação Residência multiprofissional, desafios e compromissos na reorientação da formação para o SUS: um estudo na atenção primária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-29) Alves, Elaine Cristina; Costa, Antonio de Lisboa Lopes; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; ; http://lattes.cnpq.br/7688226005563390; ; http://lattes.cnpq.br/5141956983191703; Costa, Marcelo Viana da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Freitas, Marise Reis de; ; http://lattes.cnpq.br/9028554205811163Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PRMS/UFRN) tem como pilares orientadores o processo de aprendizagem do ensino em serviço, o trabalho multiprofissional interdisciplinar e seguir os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Embora os PRMS/UFRN tenham sido idealizados com foco na atenção hospitalar, o processo de formação na inserção dos residentes na Atenção Primária à Saúde (APS) ocupa importante papel, pois esses necessitam vivenciar todos os níveis de atenção, já que o processo de educação pelo trabalho a que se propõe a Residência é baseado na integralidade da atenção à saúde. Diante disso, a presente pesquisa buscou elucidar a inserção desses residentes nos serviços de APS, através de uma abordagem qualitativa de estudo de caso, onde a coleta dos dados foi realizada em dois momentos distintos: no primeiro momento, foi realizado um questionário, mediante um roteiro semiestruturado, com os residentes dos PRMS/UFRN, Campus Natal; na segunda etapa, foi realizada a técnica de grupo focal com um grupo de nove residentes, e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo temática categorial. A partir do processo de categorização empírica, emergiram categorias e subcategorias, dentre as quais, os aspectos positivos e as potencialidades da inserção dos residentes na APS. Foi detectada a articulação de ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde; formação na integralidade do cuidado à saúde, atividades multiprofissionais e de integração ensino-serviço-comunidade. Em relação às dificuldades encontradas nessa vivência, nos deparamos com a organização e o planejamento das atividades do rodízio, a preceptoria, o processo de trabalho encontrado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de fatores externos à prática educacional, como a questão da segurança nessas comunidades. Assim, com esse diagnóstico situacional, foi possível perceber que os residentes identificaram a importância deste rodízio para a sua formação profissional, já que esses estão inseridos em programas de pós-graduação na atenção hospitalar. Como produto imediato deste estudo, será apresentado um relatório que promoverá um espaço para a discussão e avaliação deste rodízio pelas coordenações dos PRMS/UFRN, em busca de adequações organizacionais e pedagógicas, além da proposição de capacitações para os atores envolvidos com esse processo, visando à implantação de melhorias no rodízio da APS, em prol da formação qualificada de profissionais para o SUS.Dissertação Desenvolvimento e avaliação do emprego de dispositivo ajustável ao corpo para treinamento de habilidade de acesso venoso periférico no membro superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-30) Souza Neto, José Luiz de; Azevedo, George Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/4036032799650060; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Souza Júnior, José Edvan de; ; http://lattes.cnpq.br/8649739086762968; Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5867064453006400OBJETIVO: Desenvolver e avaliar o emprego de um dispositivo ajustável ao corpo para treinamento de habilidade de acesso venoso periférico no membro superior, para estudantes de graduação. MÉTODOS: O trabalho compreendeu duas fases: I) desenvolvimento do simulador inovador e II) ensaio controlado comparando o desempenho do dispositivo ajustável ao corpo em relação ao simulador comercial no treinamento da habilidade de punção venosa no membro superior. Alunos da graduação do curso de medicina da UFRN (n=56) participaram da fase de intervenção, que foi constituída de pré-teste, aula teórica sobre acessos venosos periféricos, randomização em grupos conforme o simulador utilizado para treinamento (Grupo Simulador Comercial e Grupo Simulador Inovador), punção real interpares, pós-teste e questionários de satisfação. RESULTADOS: Os Grupos Simulador Comercial e Simulador Inovador não tiveram diferença estatisticamente significativa quanto à idade, sexo, cor, resultados do Pré-teste e Pós-teste, avaliação atitudinal e desempenho na execução da punção real. Os alunos do Grupo Simulador Experimental tiveram melhor desempenho no preenchimento do prontuário simulado. Ao término da pesquisa, o ganho cognitivo (conhecimento) teve significativo incremento em ambos os grupos. O grau de realismo, na percepção dos alunos, foi equivalente em ambos os grupos. O grau de valor para o ensino do simulador inovador foi conceituado como bom a ótimo em 85,7% dos alunos que o utilizaram. CONCLUSÕES: Diante dos resultados obtidos, o simulador inovador demonstrou-se como uma alternativa de baixo custo para o ensino da habilidade de punção venosa em membro superior, onde o desempenho cognitivo, procedimental e atitudinal dos alunos que o utilizaram foi equivalente ao dos que treinaram em simulador comercial.Dissertação Desenvolvimento de um aplicativo para ensino de eletrocardiografia para alunos de graduação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-30) Oliveira Neto, Nestor Rodrigues de; Azevedo, George Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/3901786270968653; Pinheiro, Francisco Irochima; ; http://lattes.cnpq.br/4500219042589746; Valentim, Ricardo Alexsandro De Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133O eletrocardiograma (ECG) é um exame fundamental em Cardiologia e no atendimento dos pacientes em Unidades de Pronto Atendimento e Emergências. Entretanto, o ensino e o aprendizado do ECG, em geral, não tem sido considerado tarefa fácil e estudos têm mostrado que o nível de competência para interpretação do ECG é baixo até mesmo entre médicos residentes. O primeiro contato com este tema na graduação é através do ensino dos conceitos básicos, como a eletrofisiologia da célula cardíaca, anatomia e fisiologia do sistema de condução do coração e o estudo dos conceitos básicos em eletrocardiografia e ECG normal. Atualmente aplicativos da área médica para dispositivos eletrônicos portáteis são bastantes populares no ambiente hospitalar, como auxiliares ao ensino e à prática médica. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis (Iphone/Ipad), focado no ensino de eletrofisiologia da célula cardíaca e eletrocardiografia, direcionado para alunos de graduação. O aplicativo é desenvolvido na plataforma iOS (Apple inc), utilizando a ferramenta de programação iOS SKD 6.0, que consiste no pacote com os softwares necessários para trabalhar com iOS. O aplicativo apresenta potencial para emprego no ensino de graduação, como ferramenta para facilitar o entendimento dos conceitos básicos da eletrocardiografia. Para isso, incorpora várias ferramentas e recursos integrados, contendo textos com imagens, animações, tutoriais e vídeos.Dissertação Elaboração de ferramenta computacional para aprendizado da anatomia do pescoço(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-30) Tarrapp, Sheila Ramos de Miranda Henriques; Azevedo, George Dantas de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/8889507725274150; Pinheiro, Francisco Irochima; ; http://lattes.cnpq.br/4500219042589746; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133O processo ensino-aprendizagem exige uma busca constante, por parte dos educadores, de inovações didáticas que visem melhorar a aprendizagem. Dentro dessas, estão as inovações tecnológicas, em meio às quais nossos alunos estão infiltrados. No ensino da Anatomia humana, essas inovações tornam-se cada vez mais importantes, pois nela, a necessidade de “mecanização” de muitas estruturas, pode tornar o aprendizado cansativo e desestimulante para os alunos. A busca de novas tecnologias pode tornar esse processo mais simples. Outra questão importante é a necessidade de, constantemente, ser dada ênfase à aplicação do conhecimento em questão, pois assim o aluno enxerga significado para o aprendizado. Frente a essa problemática, esse projeto busca o desenvolvimento de um aplicativo para tablet, que aborde a Anatomia de pescoço, de uma forma interativa. Esse aplicativo funcionará como um guia de dissecação, contendo texto, fotos, desenhos e vídeos, distribuídos de forma sistematizada, seguindo um roteiro, buscando enfatizar a importância clínica e cirúrgica da Anatomia do pescoço.Dissertação Visita interprofissional da cardiologia: uma estratégia de educação interprofissional na área da saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-30) Paula, Carla Suely Souza de; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/8228083626664177; Costa, Marcelo Viana da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Nóbrega, Maria Hebe Dantas da; ; http://lattes.cnpq.br/4347902380121152; Paiva, Maria Sanali Moura de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/1789554697584994; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314A educação interprofissional ainda representa um grande desafio para a educação em saúde. O objetivo deste estudo foi implementar a Visita Interprofissional da Cardiologia (VIC) como estratégia de ensino da educação interprofissional na graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN). Trata-se de um estudo tipo pesquisa-ação, exploratório, prospectivo realizado de março de 2013 a novembro de 2014, no Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), envolvendo profissionais da área da saúde (médicos, psicólogos, fisioterapeutas, odontóloga, assistentes sociais, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas) e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de saúde da UFRN. O estudo ocorreu em três etapas: Planejamento da atividade interprofissional, Implementação da atividade “Visita Interprofissional de Cardiologia (VIC)” e Avaliação da atividade, sendo a última realizada através de grupos focais. Após dois meses de planejamento, iniciamos a etapa de implementação onde foram realizadas 60 reuniões, envolvendo 1324 participantes, sendo discutido um caso clínico por sessão. Após apresentação de cada caso, houve discussão interprofissional, ressaltando a especificidade de cada profissional para melhoria do cuidado integral com paciente em questão. Os grupos focais foram avaliados pela Análise Categorial de Bardin onde emergiram cinco categorias: Reconhecimento da participação em atividades interprofissionais prévias, Visão conceitual de atividades interprofissionais, Impactos da VIC na assistência, Contribuições da VIC na formação e Desafios da manutenção da VIC. O processo de planejamento e implementação da VIC atingiu os objetivos, embora a participação de alguns profissionais da saúde ainda não tenha sido sistemática em função da sobrecarga de atividades de alguns profissionais, como os da enfermagem, bem como dificuldades na conciliação de horários. A VIC foi considerada uma experiência exitosa, sendo bastante elogiada e reconhecida como iniciativa positiva para a melhoria da assistência prestada ao paciente cardiopata. Foi observado, pela análise dos grupos focais, que a VIC é uma estratégia que impacta positivamente tanto a assistência quanto o ensino, contudo, permanecem algumas dificuldades importantes, como a falta de recursos humanos e a dificuldade de alguns profissionais para se integrarem sistematicamente.Dissertação Análise do perfil de encaminhamento da atenção primária para pré-natal de alto risco: desafios para o ensino de competências em saúde materno-infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-30) Araújo, Gizeuda Teixeira de; Azevedo, George Dantas de; Maranhão, Técia Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7869140767244263; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/6506565414883485; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Souza Júnior, José Edvan de; ; http://lattes.cnpq.br/8649739086762968OBJETIVO: descrever perfil das principais causas de encaminhamentos inadequados da atenção primária para o pré-natal de alto risco, como subsídio para o planejamento de ações voltadas para a qualificação do ensino de competências essenciais na área da saúde materna. MÉTODOS: estudo com delineamento transversal, baseado na análise documental de todos os encaminhamentos de gestantes para o serviço de pré-natal de alto risco (PNAR) da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), serviço de referência obstétrica para o estado do Rio Grande do Norte. Todas as gestantes encaminhadas no período de junho a dezembro de 2014 (n=771) passaram por consulta de triagem, na qual foi preenchido formulário para análise da causa clínica que motivou o encaminhamento para o PNAR. Os encaminhamentos foram classificados como adequados, inadequados ou inconclusivos. RESULTADOS: foram detectados 188 encaminhamentos inadequados (24,4%) e 93 inconclusivos (12,1%), totalizando 36,5% de encaminhamentos inapropriados. As principais causas identificadas nos encaminhamentos inadequados foram: gestação de baixo risco (12,8%), hipertensão arterial não confirmada (12,1%), ameaça de abortamento (8,9%), gravidez na adolescência (7,1%), toxoplasmose (5,3%), incompatibilidade sanguínea RH (4,6%) e infecção do trato urinário (4,3%). Os dados obtidos fornecem subsídios para os seguintes produtos: 1) planejamento de atividades de educação permanente voltadas para os profissionais da saúde da atenção primária, alunos de graduação e residentes; e 2) formulação de uma plataforma virtual para suporte aos profissionais que necessitam encaminhar pacientes ao PNAR, através do programa de Telessaúde. CONCLUSÃO: os resultados do trabalho são de grande relevância no contexto atual da formação profissional em saúde, com potencial para impactar positivamente não apenas no desenvolvimento de competências relacionadas à saúde materna na graduação e pós-graduação mas também na qualificação da atenção à saúde prestada à população.Dissertação Telessaúde como ferramenta de apoio à atenção primária à saúde: um olhar sobre as teleconsultorias em cardiologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-05) Lucena, Bruno Erick de Barros; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/4555278566640425; Haddad, Ana Estela; ; http://lattes.cnpq.br/5132173662388670; Nagem, Danilo Alves Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/5934458385325202; Oliveira, Luiz Roberto de; ; http://lattes.cnpq.br/4342361107958979; Trindade, Thiago Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/5992470800302814No Brasil, com o intuito de qualificar a Atenção Básica, o Ministério da Saúde implementou o Programa Telessaúde Brasil Redes para fornecer atividades assistenciais (teleassistência) e de suporte à educação permanente em saúde (tele-educação). Nesse aspecto, um dos principais serviços oferecidos é o de teleconsultorias. Como parte da expansão nacional do programa, foi criado, no Rio Grande do Norte, um núcleo local de telessaúde, denominado Telessaúde/RN. Esta pesquisa teve como objetivo implementar o serviço de teleconsultoria na especialidade de cardiologia no Telessaúde/RN, analisando as características das teleconsultorias em cardiologia solicitadas. Ademais, analisar as Segundas Opiniões Formativas em cardiologia disponíveis no Portal Telessáude Brasil. Trata-se de estudo quantitativo, com desenho observacional e caráter descritivo. Foram identificadas 56 Segundas Opiniões Formativas relacionadas à cardiologia no portal Telessaúde Brasil, sendo a maioria referentes à hipertensão arterial sistêmica (29%), solicitadas por médicos (59%) e com abordagem sobre aspectos relativos a apoio ao tratamento (30%). No núcleo de Telessaúde do Rio Grande Norte, foram realizadas 47 teleconsultorias em cardiologia, sendo a maior parte delas também relativa à hipertensão arterial (50%), requeridas em sua maioria por agentes comunitários de saúde (45%) e com enfoque direcionado a apoio ao tratamento (52%). A teleconsultoria em cardiologia foi implementada no núcleo Telessaúde/RN, sendo realizada sistematicamente desde abril de 2014 e representa uma estratégia prática e eficiente, capaz de garantir a oferta de serviços de saúde, alcançando aqueles que vivem em áreas distantes e carentes. Conhecer a demanda das teleconsultorias é de extrema relevância, pois fornece informações necessárias para suprir as deficiências existentes, quer sejam de natureza assistencial, gerencial e/ou educacional, como também possibilita pensar em estratégias públicas que melhorem as demandas identificadas nas solicitações de teleconsultoria.Dissertação Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-11) Medeiros, Jane Cristina; Azevedo, George Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/6687214732035536; Santos, Marcelo dos; ; Azevedo, Dulcian Medeiros de; ; http://lattes.cnpq.br/7071042889558651Em todo o mundo, incluindo no Brasil, há uma falta de profissionais habilitados na prática de reanimação neonatal pela falta de acesso ao treinamento ou mesmo ao treinamento inadequado destes profissionais. Este trabalho relata a construção e aplicação de um curso em reanimação neonatal voltado a profissionais de saúde com pouco ou nenhum conhecimento em reanimação neonatal, utilizando a metodologia da aprendizagem baseada em problemas (ABP). O curso foi realizado em dois encontros, um para a realização da sessão tutorial, e um para treinamento prático nas habilidades relacionadas. Os participantes foram divididos em grupos de oito profissionais sob a supervisão de dois tutores com experiência no emprego da metodologia ABP. A experiência foi considerada como bem sucedida, pois promoveu o envolvimento dos participantes e motivação para o aprendizado. Alguns aspectos foram reforçados para o aprimoramento do curso, como o rigor no emprego correto da metodologia ABP e a construção de material didático personalizado voltado para as necessidades de aprendizagem dos alunos. Sugere-se que a proposta de curso desenvolvida é adequada também para estudantes de graduação de Medicina e Enfermagem, ou outros cursos.Dissertação A política do argumento de inclusão regional no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-11) Nascimento, Gerson Barbosa do; Azevedo, George Dantas De; ; ; Azevedo, Dulcian Medeiros De; ; Melo, Lucas Pereira De;O acesso ao ensino superior gratuito no Brasil continua sendo um grande desafio para significativa parcela da população. Várias políticas de ações afirmativas têm sido estimuladas no sentido de promover um acesso mais homogêneo às universidades públicas brasileiras. Essa dificuldade no acesso acaba refletindo-se no mercado de trabalho, gerando um desequilíbrio em várias áreas de atuação. Na área de saúde, temos observado que um intenso debate sobre a oferta, a concentração e a fixação de médicos vem acontecendo no Brasil. Embora o número de médicos tenha aumentado nos últimos anos, chama a atenção a desigualdade da distribuição dos mesmos, que prioriza os grandes centros urbanos e as capitais em detrimento dos municípios do interior. A abertura de novos cursos de medicina é uma das estratégias na tentativa de conseguir uma melhor distribuição de médicos nas diversas regiões do Brasil. O presente trabalho teve como objetivo estudar o Argumento de Inclusão Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, enquanto política que objetiva priorizar a seleção de estudantes do interior do Estado com vistas a promover maior fixação futura de profissionais nas regiões com maior carência destes, especialmente médicos. Trata-se de estudo exploratório, descritivo, em que a coleta de dados constou de revisão bibliográfica e análise documental. O estudo se desenvolveu em etapas, transformadas em capítulos descritivos que deram forma ao trabalho final. É importante destacar a necessidade de esclarecimento sobre esse instrumento, que pode ser utilizado por todos os novos cursos de Medicina do país como um dos meios para um melhorar o acesso de estudantes das regiões onde os cursos estão inseridos e, com isso, tentar promover, ao final do curso, uma maior fixação de médicos nos municípios do interior do Brasil.Dissertação Utilização de mapas conceituais como ferramenta de ensino para o desenvolvimento do raciocínio clínico no curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-28) Falcão, Auzelivia Pastora Rego Medeiros; Diniz, Rosiane Viana Zuza; Vilar, Maria José Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/8500244273952500; Bezerra, Elaine Lira Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/4325563990851754; Medeiros Filho, José Eymard Moraes de; ; http://lattes.cnpq.br/1084482603410742; Melo, Lucas Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/6135560044181341; Ezequiel, Oscarina da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/0533301924490155CONTEXTO: No amplo rol das habilidades pertinentes ao profissional médico, é indubitável a necessidade do seu raciocínio clínico fundamentado e coeso, para que o cuidado médico seja, de fato, efetivo. No cerne desta questão, surgem os mapas conceituais, que consistem em uma inovação metodológica que possibilita uma visão integradora, panorâmica e associativa do conteúdo teórico, tornando-o mais prático e aplicável à realidade da observação clínica. Promoção do aprendizado, recurso de aprendizado, sistema de feedback entre professor e aluno e meio de avaliação e acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo de sua formação são as vertentes principais dessa ferramenta. OBJETIVO: Avaliar a utilidade dos mapas conceituais como ferramenta de ensino-aprendizagem na formação de estudantes de graduação do curso de medicina da UFRN. METODOLOGIA: Estudo intervencional, seccional, randomizado, realizado com estudantes de medicina dos 3º e 5º períodos do curso de medicina da UFRN, durante o semestre acadêmico 2014.2, totalizando 86 participantes, agrupados em dois grupos: GI (intervenção) e GII (controle) em cada semestre acadêmico. RESULTADOS: O uso de mapas conceituais para ensino da síndrome de Insuficiência Hepática resultou em ganho cognitivo, estatisticamente significante, para os alunos do GI, do quinto período (GI: 6,8±1,6 e 8,0±1,5, p = 0,024; GII: 7,2±2,1 e 8,0±1,7, p = 0,125, médias pré e pós-intervenção, respectivamente), fato não observado no terceiro período (GI: 7,7±1,3 e 8,0±1,4, p = 0,501; GII: 6,7±1,8 e 7,8±1,8; p = 0,068, médias pré e pós-intervenção, respectivamente). A maioria dos estudantes não conhece a ferramenta (53,8% do terceiro período e 65,3% do quinto período). Dentre os que conhecem os mapas conceituais, a maioria (59,3%) somente a utilizaram durante o ensino médio, 14,8% nunca a haviam utilizado e apenas sete alunos (25,9%) a utilizam durante o curso de Medicina. CONCLUSÃO: Apesar do pouco conhecimento da ferramenta, a boa aceitabilidade e compreensão da mesma pode ser observada entre os participantes do estudo. Entretanto, faz-se necessária a análise de outros dados como o conhecimento do estilo de aprendizagem desses alunos, especialmente do terceiro período, para entendermos melhor sua relação com a melhoria do desempenho cognitivo.Dissertação Implementação da avaliação 360º do residente no programa de residência médica em cardiologia e clínica médica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-04) Sousa, Julio Cesar Vieira De; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/0826328679461800; Junior, Clecio De Oliveira Godeiro; ; http://lattes.cnpq.br/6861574542099266; Costa, Marcelo Viana Da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Vilar, Maria Jose Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; Menezes, Marta Silva; ; http://lattes.cnpq.br/1338107366256762A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” para a formação do especialista. A utilização do método de avaliação 360 graus na residência médica visa a avaliação integral dos médicos residentes, preenchendo lacunas que a avaliação cognitiva isolada deixa, quando utilizada como método único. Essa avaliação proporciona uma avaliação mais global do médico residente, já que inclui sua autoavaliação, avaliação pelos pares, pacientes e equipe de saúde. O objetivo deste estudo foi definir instrumentos de avaliação para implementar a avaliação 360 graus no programa de residência médica em cardiologia da UFRN e capacitar os docentes e preceptores do citado programa para avaliação de desempenho clínico do residente. Trata-se de estudo exploratório, prospectivo e descritivo, envolvendo quatro médicos residentes do programa de residência médica de cardiologia e 20 de clínica médica, esses durante o rodízio de cardiologia do programa de residência médica (PRM) em Cardiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), além de 13 preceptores/docentes do PRM em Cardiologia do HUOL. Para implementação do novo modelo avaliativo na residência médica foram programadas três etapas, sendo a primeira a elaboração dos instrumentos de avaliação para a avaliação 360 grus; a segunda, o planejamento e a capacitação dos preceptores do PRM em Cardiologia do HUOL; e a terceira, o início das avaliações 360 graus dos residentes do PRM em Cardiologia e Clínica Médica, durante o período de janeiro de 2014 a março de 2015. Foram avaliados, no total, 24 residentes até o momento, sendo quatro residentes da cardiologia (três residentes do primeiro ano e um residente do segundo ano) e vinte residentes da clínica médica (sendo doze residentes do primeiro ano e oito residentes do segundo ano). Foram realizadas autoavaliações por oito residentes, sendo essas consideradas difíceis pela maioria dos residentes. A avaliação por pares foi realizada por 6 residentes, sendo o desempenho dos pares considerado acima do esperado em todos os itens da avaliação. A avaliação pela equipe de preceptores e equipe multiprofissional com feedback ao final das avaliações mostrou que os residentes de clínica médica do primeiro ano apresentam desempenho acima do esperado em relação ao humanismo, ética e profissionalismo, enquanto os do segundo ano apresentaram desempenho abaixo do esperado no item referente ao exame físico. Quanto aos demais domínios da avaliação todos estiveram dentro do esperado. Dez pacientes avaliaram os oito residentes, sendo tais avaliações positivas no sentido da qualidade da assistência prestada e das informações fornecidas pelos residentes. O método de avaliação 360 graus foi implementado na residência de cardiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN, tendo sido realizada em quatro residentes. A maioria dos preceptores e equipe multiprofissional da residência estão capacitados para utilização do método de avaliação.