MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20116
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Dissertação Modelo de treinamento em ultrassonografia para o protocolo eFAST na formação médica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-06) Lima, Dened Myller Barros; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0002-3883-2780; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; http://lattes.cnpq.br/8688511776626083; Andrade, Cléber de Mesquita; Silva, Eliane Pereira da; Guedes, Jorge Carvalho; Medeiros, Paulo José deIntrodução: A ultrassonografia à beira do leito, chamada Point-of-Care Ultrasound (POCUS), é uma ferramenta diagnóstica eficaz para a avaliação rápida de pacientes críticos. O protocolo eFAST (Extended Focused Assessment with Sonography for Trauma) é amplamente utilizado no diagnóstico de lesões graves em contextos de trauma. Embora o ensino de POCUS tenha avançado desde os anos 1990, sua implementação em instituições brasileiras ainda é limitada. Objetivos: Elaborar e implantar um modelo de treinamento para capacitar estudantes e residentes na realização do protocolo eFAST, avaliar o conhecimento pré e pós-treinamento e propor a inclusão dessa metodologia no currículo formal do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Método: Realizou-se um estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, analítico e prospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Participaram 157 indivíduos divididos em três grupos: estudantes do ciclo clínico (GCC N=51) da disciplina de Medicina de Urgência, estudantes do internato (GI N=78) de Urgência e Emergência e Residentes Médicos (GRM N=28) vinculados ao HUOL. Excluíram-se 13 estudantes que não consentiram participar, desistiram ou se afastaram das atividades institucionais. O treinamento incluiu três etapas: 1) Aula expositiva dialogada (60 minutos) sobre os princípios básicos da ultrassonografia e do protocolo eFAST. 2) Sessão prática (2 horas) com paciente padronizado. 3) Prática supervisionada em pacientes adultos internados em terapia intensiva no HUOL, sendo a última exclusivamente para o grupo de residentes. Todos realizaram avaliação cognitiva antes e após o treinamento teórico e prático. Além disso, a retenção foi avaliada através de uma nova avaliação cognitiva para o GCC; do Exame Objetivo Clínico Estruturado (OSCE) para o GI e da Observação Direta de Procedimentos (DOPS) para o GRM. Questionários de satisfação também foram aplicados ao final. Os dados foram analisados adotando um nível de significância de 5%. Resultados: Todos os grupos apresentaram melhora significante no conhecimento após o treinamento, com médias 5.17±1.59 vs 8.11±1.65, 5.12±1.94 vs 8.75±1.12 e 5.86±1.63 vs 8.79±1.12 nos três grupos, respectivamente (p-valor < 0,0001). No GCC, estudantes que não participaram da prática obtiveram desempenho inferior na avaliação cognitiva de retenção (5.05±2.29 vs 6.91±2.32, p-valor = 0,015). No OSCE, os internos tiveram desempenho satisfatório nas duas estações com médias 7.34±2.29 na estação 1 e 8.25±1.92 na estação 2. Na avaliação DOPS, 70% dos residentes foram considerados aptos a realizar o protocolo com supervisão, e 30%, de forma independente. Quanto à satisfação, 79,4% dos participantes relataram sentir-se confiantes em aplicar o protocolo eFAST, e mais de 90% avaliaram positivamente o modelo de treinamento. Conclusão: O modelo de treinamento proposto demonstrou eficácia, promovendo uma melhoria significante no desempenho dos participantes na graduação e residência médica. Além disso, a metodologia mostrou-se bem avaliada pelos estudantes e residentes, sendo uma ferramenta promissora para capacitação em ultrassonografia no contexto da educação médica brasileira.Dissertação Instrumento de avaliação para o ensino de assistência farmacêutica na graduação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-14) Dias, Samara Kareny da Silva; Diniz Júnior, José; https://orcid.org/0000-0002-2327-945X; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/9073704842946036; Freitas, Marise Reis de; Gonçalves, Carla Beatrice CrivellaroIndrodução: O ensino pratico é essencial para formação dos profissionais da saúde, pois proporciona vivências que consolidam o conhecimento adquirido na sala de aula.A Unidade Central de Agentes Terapêuticos é um cenário de praticas para os estágios obrigatórios dos académicos do curso de farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que possibilita múltiplas vivências no processo formativo destes discentes em relação a Assistência farmacêutica, é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, , com o objetivo de atender a demanda ministerial referente aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF), logística hospitalar para abastecimento de medicamentos, produtos de saúde e nutrição enteral e parenteral aos hospitais da rede estadual e as demandas judiciais . Diante do exposto, por se tratar de um serviço com vários setores, possibilitando múltiplas vivências no processo formativo destes discentes em relação à Assistência Farmacêutica, o qual contempla inúmeras habilidades a serem desenvolvidas e um grande desafio para os profissionais preceptores em avaliar o processo de ensino-aprendizagem em serviço para a aquisição das competências para a Assistência Farmacêutica foi construido um instrumento de avaliação por competências para os cenários práticos. Objetivo: instrumentalizar e alinhar a vivência ao processo avaliativo nos diversos cenários práticos da UNICAT, por meio da avaliação por competências, contribuindo para o processo formativo dos discentes. Método:O desenvolvimento desta metodologia avaliativa foi realizado em 4 etapas: 1) Diagnóstico situacional; 2) Construção da matriz de competências das atividades realizadas em cada cenário prático 3) Construção do instrumento de avaliação baseado em competências; 4) Apresentação do instrumento ao Nucleo de Educação Permanente e preceptores. O estudo envolveu o NEP/UNICAT, a coordenação, docentes do curso de Farmácia/UFRN e preceptores farmacêuticos da UNICAT. Conclusão: O produto obtido propõe um processo avaliativo por conhecimentos , habilidades e atitudes o qual foi concebido pela análise e cruzamento dos documentos fornecidos pelos setores envolvidos com este campo de prática. Houve a sensibilização com os preceptores para discutirem um novo formato e posteriormente a aplicação do instrumento de avaliação. O instrumento se mostra viável e de baixo custo. O estudo respeitou os princípios bioéticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.Dissertação Efetividade de intervenção educativa na prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central em uma unidade de terapia intensiva do nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-28) Leite, Gabriela Zaira Garcia Cruz; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/2075030543506163; Silva, Cícera Renata Diniz Vieira; Alves, Kisna Yasmin AndradeIntrodução: as infecções relacionadas à assistência à saúde são incidentes frequentes e um grave problema de saúde pública, uma vez que elevam os custos, o tempo de internação e a morbimortalidade. Incluem diferentes tipos de infecções adquiridas durante a hospitalização, sendo a infecção primária da corrente sanguínea associada ao cateter venoso central uma das mais relevantes e a sua prevenção está intimamente relacionada à implementação de medidas baseadas em evidências, como adesão aos bundles de boas práticas de inserção e manutenção dos dispositivos, assim como intervenções destinadas a facilitar o trabalho em equipe e a cultura de segurança. Objetivo: mensurar a efetividade de intervenção educativa na prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central em uma Unidade de Terapia Intensiva do Nordeste. Método: pesquisa quantitativa com desenho quase-experimental, do tipo antes-depois, de grupo único, utilizando a implementação de um ciclo de melhoria contínua, desenvolvida no período de setembro de 2023 a julho de 2024, em um hospital, referência em infectologia, em Natal, Rio Grande do Norte, através de sete (07) etapas: 1) Identificação da oportunidade de melhoria; 2) Análise das oportunidades de mudanças; 3) Seleção dos critérios para avaliação de qualidade; 4) Construção da atividade educativa; 5) Avaliação da qualidade pré intervenção educativa; 6) Implementação da intervenção educativa e 7) Mensuração da efetividade após a intervenção. O estudo foi realizado com os 39 profissionais que prestavam assistência aos pacientes críticos da Unidade de Terapia Intensiva, respeitando os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos. Os dados foram analisados por estatística descritiva simples. Resultados: Observou-se uma redução nas não conformidades em quatro das 12 variáveis analisadas (1, 4, 7 e 12), com significação estatística (p < 0,05). As melhorias foram identificadas na justificativa para a permanência do cateter venoso central, na higienização do cateter com movimentos circulares por 10 segundos antes do uso, na troca do sistema dentro do prazo recomendado e na presença da data de troca no curativo. Esses achados indicam um avanço na adesão às boas práticas de manutenção do cateter ao comparar os períodos pré e pós-intervenção educativa. Conclusão: o ciclo de melhoria mostrou-se efetivo para a prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central. Esse estudo foi importante para o fortalecimento e implementação de práticas de ensino que oportunizam aos profissionais a reflexão sobre suas ações de cuidado, motivando-os a reduzir as não conformidades existentes, a organizar um processo de trabalho capaz de ser monitorado, discutido e melhorado a fim de reduzir as taxas de infeção.Dissertação Percepção e desafios de enfermeiros como preceptores de residentes em um hospital universitário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Cunha, Ana Luiza da Costa; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; https://orcid.org/0000-0001-9802-6492; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; http://lattes.cnpq.br/4922417491728145; Rocha, Cintia Capistrano Teixeira; Duarte, Fernando Hiago da SilvaA prática da preceptoria, na residência de enfermagem, constitui importante estratégia na formação e qualificação da força de trabalho no âmbito da saúde, tendo o preceptor papel fundamental no desenvolvimento de novas competências e habilidades dos residentes. Para a execução da preceptoria, faz-se necessário um planejamento sistematizado, a fim de melhorar a relação da teoria com as habilidades e competências no campo da atividade profissional, favorecendo a formação de um profissional qualificado. Nesse contexto, objetiva-se identificar e analisar a percepção dos preceptores sobre as competências que os residentes de enfermagem precisam desenvolver para serem enfermeiros de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e os fatores facilitadores ou limitantes para o desenvolvimento do papel do preceptor. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual a coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, que foi desenvolvido entre setembro de 2023 a abril de 2024, na UTI pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal, Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada com 6 enfermeiras que atuam como preceptoras do programa de residência multiprofissional e respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas envolvendo seres humanos. Foi realizado a transcrição das falas com categorização a priori e exploração dos dados, através da análise de conteúdo apresentada por Bardin. Em seguida, foi feita a interpretação dos resultados dialogando com o que os autores abordam sobre a temática. Os dados obtidos indicaram que o enfermeiro preceptor da UTI pediátrica, além de exercer suas atividades assistenciais e gerenciais da unidade tenta conciliar com as atividades de ensino junto aos residentes, mas que muitas vezes esta não é vista como prioridade ou sentem dificuldade. Evidenciou-se que há um grande distanciamento da teoria com a prática no âmbito da residência neste cenário, fator este dificultador para o desenvolvimento do raciocínio crítico do residente, o que pode estar associado ao pouco conhecimento pedagógico dos preceptores ou a falta de tempo reservado para exercer tal atividade. Recomenda-se uma unificação no acompanhamento e avaliação desses residentes, para que se haja uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem.Dissertação Construção de cartilha educativa digital para apoio ao ensino no contexto da laqueadura tubária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-18) Souza, Thiago Diniz de; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/4471915790509263; Monteiro, Michelly Nobrega; Souza, Juliana Raquel SilvaA Constituição Brasileira de 1988 garante o direito ao planejamento familiar e, em 1996, a Lei nº 9.263/96 regulamentou esse direito ao permitir a esterilização cirúrgica voluntária, que antes era considerada crime. A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal-RN, possui uma Comissão Multiprofissional de Planejamento Familiar (CMPF) que oferece atendimento a mulheres interessadas em laqueadura tubária. No entanto, muitas mulheres relatam dificuldades no acesso ao procedimento, mesmo com a legalidade assegurada. As barreiras incluem a falta de serviços de referência, interpretações contraditórias entre profissionais e a recusa de alguns médicos em realizar o procedimento, mesmo diante de parecer favorável. Para lidar com essas questões, foi proposta a elaboração de material educativo para a formação contínua dos profissionais da MEJC envolvidos no processo de laqueadura tubária, incluindo os preceptores. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi construir uma cartilha educativa digital para apoio ao ensino no contexto da laqueadura tubária. Trata-se de um estudo metodológico de cunho descritivo, exploratório do tipo misto, tendo como referencial metodológico o método ADDIE, que envolve análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação. O local da pesquisa foi a MEJC, onde foi realizado um questionário com perguntas abertas e fechadas no Google Formulários e enviado por e-mail. Esse formulário visou concatenar a percepção dos profissionais sobre o Planejamento Familiar, a esterilização cirúrgica, bem como legalização, diretrizes e necessidade de implementação de uma cartilha digital que pudesse subsidiar na educação em saúde. Advoga-se que o estudo analisou também a formação e atuação de profissionais da MEJC em relação à laqueadura tubária, destacando a necessidade de educação permanente para melhorar o atendimento e garantir os direitos reprodutivos das mulheres. Dos 68 profissionais inicialmente convidados, apenas 18 participaram, com a maioria sendo médicos. A pesquisa revelou que muitos profissionais enfrentam lacunas no conhecimento técnico e ético, apesar de a legislação brasileira, como a Lei nº 9.263/96 e a Lei nº 14.443/2022, garantir o direito à esterilização voluntária. A educação permanente é vista como crucial para superar barreiras no cuidado à mulher, promovendo um atendimento humanizado e respeitoso. A pesquisa sugere a criação de materiais educativos e protocolos para otimizar o acesso à informação e fortalecer as políticas de saúde da mulher, enfatizando a importância da interdisciplinaridade e da capacitação contínua para um atendimento ético e empático. A cartilha foi elaborada por meio do site Canvas, em que se buscou uma linguagem direta, didática e elucidativa sobre a legislação e procedimentos necessários para realização da laqueadura tubária. Acredita-se que as tecnologias da informação e comunicação têm exercido influência significativa no campo da saúde, ao passo que ofertam possibilidades e interação, de fácil adaptação, transformando o processo de ensino e estimulando a utilização de novas metodologias para disseminação de informações no formato digital.Dissertação Vídeos educativos produzidos por estudantes de medicina como uma metodologia ativa de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-21) Mendonça, Isabela Luciane de Medeiros Souza; Diniz Júnior, José; https://orcid.org/0000-0002-2327-945X; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/0609537791630468; Pereira, Edna Regina Silva; Cesaretti, Mário Luís RibeiroIntrodução: Os recursos audiovisuais são considerados uma das maiores fontes e tendências da educação na atualidade. O projeto pedagógico dos Cursos de Medicina orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais aconselha a utilização de metodologias ativas e a introdução das tecnologias digitais de informação e comunicação. Entretanto, apesar da ampla utilização de vídeos educativos como um recurso em diversas circunstâncias de ensino por professores, existe uma escassez de dados na literatura sobre a utilização desta estratégia, quando os responsáveis pela produção são os alunos. Objetivo: Avaliar a efetividade de uma metodologia ativa de ensino por meio da elaboração de vídeos educativos por estudantes de Medicina. Método: Estudo de desenho quase-experimental e abordagem quantitativa, realizado com 50 estudantes do sexto período do terceiro ano do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal, de agosto a dezembro de 2022. Foi aplicado um pré-teste com o objetivo de avaliar os conhecimentos prévios antes da intervenção e, após a elaboração dos vídeos pelos estudantes, eles foram submetidos a um pós-teste e uma pesquisa de satisfação utilizando questionário com escala do tipo Likert. Em todos os testes foi adotado como nível de significância o valor α = 5%. Resultados: As notas do pré-teste variaram de 0,0 a 8,0, com mediana 6,0 (2,0) e as notas do pós-teste de 2,0 a 10,0 com mediana 8,0 (6,0). Utilizou-se o teste de Wilcoxon e a pontuação obtida pelos alunos no préteste foi menor em comparação a pontuação obtida no pós-teste, com um valor de p< 0,0001. Com relação à pesquisa de satisfação, 82% das respostas estiveram nas categoriais de “concordo totalmente” e “concordo”, demonstrando que os alunos consideraram a metodologia utilizada neste estudo importante para a sua aprendizagem. Conclusão: O desenvolvimento de vídeos educativos por estudantes de medicina demonstrou ser uma metodologia de ensino efetiva e factível na promoção ativa de aprendizado, capaz de motivar os alunos a construírem o seu próprio trajeto de aprendizagem, além de proporcionar ao professor uma ferramenta de avaliação somativa e formativa.Dissertação Ensino da mobilização precoce do paciente crítico para estudantes de graduação do curso de Fisioterapia da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-14) Guerra, Silvia Mara de Góis Monteiro; Godeiro Júnior, Clécio de Oliveira; Vilar, Maria José Pereira; http://lattes.cnpq.br/6861574542099266; http://lattes.cnpq.br/1435653027405762; Moreira, Simone da Nobrega Tomaz; Fonseca, Jéssica Danielle Medeiros daA mobilização precoce tem se mostrado cada vez mais importante na modificação de desfechos clínicos como mortalidade e incapacidade após internação, gerando interesse também em como o ensino dessa prática pode interferir na prática clínica. Diversas lacunas no conhecimento e no treinamento para mobilizar pacientes criticamente enfermos por fisioterapeutas são evidentes, porém estudos que abordam metodologias de ensino para mobilização precoce ainda na graduação são escassos. Dada a necessidade de melhorias nos aspectos relacionados ao conhecimento e ensino dessa prática, o objetivo deste trabalho foi ofertar uma proposta de ensino de mobilização precoce do paciente crítico para os estudantes do curso de fisioterapia da UFRN. Foram incluídos 42 alunos matriculados no curso de graduação em fisioterapia da UFRN que responderam a um teste pré-intervenção com questões objetivas e em seguida participaram de um curso teórico-prático sobre mobilização precoce do paciente crítico, abordando a Segurança da Mobilização Precoce; Indicações e Contraindicações; Modalidades de Mobilização; Indicadores Prognósticos da Mobilização Precoce; e Efeitos e Evidências da Mobilização Precoce. O componente prático foi ofertado com a prática simulada de dois casos clínicos com o objetivo de que os alunos reconhecessem as situações de indicação ou contraindicação da mobilização precoce; administração da terapia e executassem a técnica da forma correta. Em seguida, o teste aplicado previamente à intervenção foi reaplicado para mensurar o aprendizado, juntamente com um questionário para avaliar a satisfação e autoconfiança dos alunos com o conteúdo ministrado composto por duas subescalas: satisfação e autoconfiança, ambas com respostas tipo Likert – 1 a 5. Por fim, os estudantes responderam um questionário com questões abertas. Observou-se um aumento no aprendizado com o curso ministrado e um alto índice de satisfação e a autoconfiança dos estudantes de fisioterapia. As falas provenientes da análise demonstraram uma grande aceitação no uso de casos clínicos, oferta insuficiente de conteúdos sobre mobilização precoce ao longo da graduação e preferência por aulas predominantemente práticas para o aprendizado. Conclui-se que o desenvolvimento na oferta de um curso teórico-prático sobre mobilização precoce do paciente crítico promoveu um aumento no aprendizado sobre mobilização prece dos alunos participantes, com aumento na satisfação e autoconfiança na aprendizagem.Dissertação Impacto da estratégia zero morte materna por hemorragia na autopercepção de conhecimentos sobre o manejo da hemorragia pós-parto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-29) Oliveira, Gilson Geraldo de; Freitas Júnior, Reginaldo Antônio de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-2932-2535; http://lattes.cnpq.br/5867064453006400; http://lattes.cnpq.br/9513997746344289; Azevedo, George Dantas de; Osanan, Gabriel CostaIntrodução: A hemorragia pós-parto (HPP), é uma das principais causas de mortalidade materna no Brasil e no mundo. A maioria dos óbitos por HPP é classificada como evitável e está na dependência de protocolos efetivos e ágeis para abordagem clínica. Como tal, a capacitação dos profissionais atuantes na rede de saúde materno-infantil emerge como variável muito relevante. Objetivo: O presente estudo objetiva avaliar o nível de conhecimento autopercebido e adoção de boas práticas sobre HPP, antes e após participação de profissionais de saúde no Curso de Prevenção e Manejo Obstétrico da Hemorragia – Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia. Métodos: Trata-se de estudo quase-experimental, com abordagem retrospectiva pré-pós, para avaliar a intervenção educativa pelo 0MMxH, em uma amostra de 85 profissionais de saúde, incluindo médicos(as) obstetras, anestesiologistas e enfermeiros(as), que completaram o protocolo de participação no estudo. Resultados: A partir da análise estatística dos dados apresentados, incluindo teste t de Wilcoxon, o nível de conhecimento autopercebido pelos profissionais aumentou para todos os tópicos avaliados, quando comparados os períodos pré e pós-teste. Contudo, persistiram relatos de baixo ou nenhum conhecimento, principalmente em relação às intervenções não medicamentosas. Conclusão: Foi possível avaliar, de forma consistente, o impacto benéfico de estratégias de capacitação profissional, com abordagens metodológicas variadas e congruentes com a temática proposta, mas conteúdos relativos ao tratamento não medicamentoso da HPP representaram as maiores necessidades de atenção. A capacitação tem papel essencial na formação em saúde, bem como na melhoria contínua da assistência obstétrica prestada.Dissertação Validação de conteúdo do protótipo de serious game sobre indicação, inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica em pediatria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-29) Barros, Sâmara Dalliana de Oliveira Lopes; Godeiro Júnior, Clecio de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6861574542099266; https://orcid.org/0009-0002-9430-578X; http://lattes.cnpq.br/5450567292311635; Carvalho, Francisca Patrícia Barreto de; Salvador, Pátala Tuani Cândido de OliveiraIntrodução: As tecnologias em saúde são recursos que auxiliam na qualificação dos processos de trabalho e na organização dos serviços hospitalares, podendo contribuir como ferramenta de ensino e educação na saúde. As tecnologias educacionais envolvem diversos recursos para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O Cateter Central de Inserção Periférica, do inglês, Peripherally Inserted Central Catheter (PICC), é uma ferramenta tecnológica que vem ao longo dos anos sendo inserida na assistência de enfermagem para favorecer um acesso vascular mais duradouro e seguro. Uma das tecnologias em amplitude de uso na área da saúde, com destaque na enfermagem, são os serious games, jogos que possibilitam a compreensão de conteúdos teóricos e práticos. Objetivo: O presente estudo pretende validar o conteúdo de um protótipo de serious games sobre indicação, inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica em pacientes pediátricos. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo não experimental, de caráter observacional, em que se verificou a opinião e concordância de juízes-especialistas quanto à validação de conteúdo. Os participantes/juízes foram enfermeiros habilitados com o curso de PICC, que atendiam a critérios preestabelecidos, cuja seleção se deu por conveniência, conforme análise do currículo na plataforma Lattes. O trabalho foi dividido em 3 etapas. Resultados: Na primeira etapa – procedimentos teóricos – realizou-se uma revisão narrativa, nos meses de novembro a dezembro de 2022, a fim de obter informações acerca dos conteúdos necessários para a organização e construção do protótipo; a construção propriamente dita ocorreu nos meses de janeiro a abril de 2023. A segunda etapa da pesquisa –procedimentos empíricos – se deu com a aplicação da escala Likert como instrumento para verificar o Índice de Validação do Conteúdo (IVC), mediante a utilização dos critérios de adaptação de Pasquali, os quais foram: critério comportamental, objetividade, simplicidade, relevância, modalidade, amplitude, equilíbrio e aparência, em cada fase do protótipo. Em maio de 2023, realizou-se a primeira rodada Delphi quando 21 juízes participaram da avaliação no período estipulado e tiveram acesso ao conteúdo do jogo por meio de um link onde os mesmos podiam jogar. Na terceira etapa da pesquisa – procedimentos analíticos –, ocorrida nos meses de junho a julho de 2023, ocorreu a análise dos dados, que indicou o nível de concordância de 98% com IVC=0,98 após Delphi I, apontando adequabilidade do conteúdo>80%, porém com ajustes sugeridos pelos juízes. De julho a agosto de 2023 foram realizadas adequações no protótipo. Nos meses de agosto a setembro de 2023 realizou-se uma nova rodada Delphi II, com 7 juízes participantes, desta vez com alcance de IVC=1,0 com100% de adequabilidade nos conteúdos do protótipo, sem nenhuma sugestão de novos ajustes.Conclusão: O protótipo de serious game, construído como resultado desta pesquisa, obteve uma avaliação final de excelência, com conteúdos pertinentes, se inserindo como um recurso tecnológico educacional desenvolvido para a enfermagem, bem como para outras categorias profissionais da área da saúde, pois poderá impactar no conhecimento e utilização do PICC em suas práticas assistenciais e de ensino, contribuindo também para a segurança dos pacientes.Dissertação Comunicação de más notícias por residentes em ginecologia e obstetrícia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-02) Nascimento, Nívia Jerônimo Bezerra Silva do; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; http://lattes.cnpq.br/1060960123801023; Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto; Silva, Maria de Lourdes Costa da; http://lattes.cnpq.br/4062479983995258A necessidade e a ideia da sistematização do processo de comunicação em más notícias advêm, principalmente, da complexidade da tarefa, da dificuldade apresentada pelos profissionais incumbidos e da deficiência da abordagem dessa temática na graduação e nas instituições de saúde. Assim, comunicar uma perda ou má formação fetal, bem como um diagnóstico de câncer de mama ou útero, tornam-se uma tarefa delicada para muitos médicos, principalmente, para residentes de obstetrícia e ginecologia. O objetivo deste estudo é compreender as perspectivas, barreiras e práticas dos residentes de ginecologia e obstetrícia de uma Maternidade Escola brasileira, localizado no Rio Grande do Norte, em relação à comunicação de más notícias aos pacientes e seus familiares. Trata-se de um estudo transversal com uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa, onde foi realizada uma entrevista semiestruturada com residentes da ginecologia e obstetrícia, mediante um roteiro previamente elaborado. Os resultados mostraram que para os residentes a maneira como as informações são apresentadas e o contexto em que são fornecidas tendem a ser mais influentes do que o próprio conteúdo das informações. Assim, especialistas em obstetrícia e ginecologia poderiam se beneficiar significativamente de treinamentos e protocolos desenhados especificamente para as nuances de sua área de atuação. No entanto, a implementação eficaz dessas capacitações ainda enfrenta desafios, destacando a carência de dados concretos sobre os métodos mais eficazes nesse contexto.Dissertação Impacto de intervenção educativa com apoio de módulo educacional sobre segurança do paciente em anestesiologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Maranhão, Kariny Sheyla Rodrigues; Freitas, Marise Reis de; http://lattes.cnpq.br/9028554205811163; http://lattes.cnpq.br/7750429981036513; Diego, Luís Antônio dos Santos; Lino, Cristiane Ribeiro de Melo; https://orcid.org/0000-0002-8684-4065; http://lattes.cnpq.br/4601757822031286; Diniz Júnior, José; Lima, Lana Lacerda deIntrodução: A matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Anestesiologia do Brasil apresenta como objetivo específico “realizar a anestesia com segurança em todas as suas etapas”, cujos elementos para a implementação de um currículo específico precisam ser definidos. Diante desse cenário, foi proposta a elaboração e implementação de um módulo educacional sobre segurança do paciente para residentes de anestesiologia. Objetivos: Avaliar o impacto de intervenção educativa, com apoio de módulo educacional sobre segurança do paciente em anestesiologia, no conhecimento de residentes da especialidade e o grau de satisfação dos mesmos com a estratégia desenvolvida. Métodos: Estudo quase-experimental com desenho série temporal interrompida com um grupo, realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), envolvendo 10 residentes do primeiro ao terceiro ano do Programa de Residência Médica de Anestesiologia da Instituição. Foi desenvolvido um módulo educacional, em formato e-book, e implementada estratégica pedagógica para intermediar a aprendizagem de residentes, em quatro encontros presenciais, ocorridos durante expediente de atividades práticas no hospital. Foi realizada uma avaliação de conhecimentos com pré-teste, antes da primeira discussão dos conteúdos de segurança do paciente, no primeiro encontro, e pós-teste, no último encontro, e avaliação de satisfação utilizando questionário com escala de Likert. Resultados: As notas do pré-teste variaram entre 6.25 e 8.75 (média 7.50), enquanto no pós-teste variou de 7.50 a 10.0 (média 9.03). Foi encontrada diferença significativa para os valores das notas medianas nos dois momentos de aplicação do teste, por meio do teste de Wilcoxon, ao nível de significância α = 5% (p- valor: 0.0199). O questionário de satisfação teve sua consistência avaliada através do coeficiente alfa de Cronbach (alfa de 0.793), sendo considerada “Aceitável”. De forma geral, as respostas foram satisfatórias para cada um dos itens questionados, com a totalidade delas variando entre “Concordo” e “Concordo Totalmente”. Conclusão: A elaboração e implementação de um módulo educacional para intermediar a aprendizagem, durante o processo formativo de residentes de anestesiologia, foram efetivas em promover conhecimento sobre segurança do paciente para o anestesiologista em formação, com altos índices de satisfação. Assim, ressalta-se a importância da inserção do tema segurança do paciente na estrutura curricular dos cursos de residência em anestesiologia, com espaço e tempo protegidos para o processo de aprendizagem destes profissionais. Ademais, são necessários mais estudos que possam mensurar o impacto dessa intervenção a longo prazo, sua influência na aquisição de competências e se essas intervenções educacionais melhoram os resultados para os pacientes.Dissertação Desenvolvimento de ferramenta educacional digital para apoiar o ensino do exame urodin mico nos programas de residência médica de ginecologia e obstetrícia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-07) Silva, Rodolfo Alves da; Medeiros, Paulo José de; http://lattes.cnpq.br/4442982996337554; http://lattes.cnpq.br/5226898948946907; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; Bella, Zsuzsanna Ilona Katalin de Jarmy DiIntrodução. O exame urodinâmico é uma ferramenta diagnóstica que avalia as funções de armazenamento e esvaziamento da bexiga. O exame é complexo, apresenta indicações precisas e exige interpretação e análise crítica dos seus resultados. O conhecimento em urodinâmica e das disfunções do trato urinário inferior está entre as competências almejadas para os médicos residentes de ginecologia e obstetrícia, todavia, não existe padronização do ensino desta temática em muitos serviços de residência médica. A educação mediada por tecnologia é uma aliada no desenvolvimento de capacitação qualificada para profissionais de saúde com impacto na melhoria dos serviços ofertados. Nos programas de residência médica, essa estratégia educacional oferece oportunidades para reforçar os conceitos aprendidos e explorar outros não contemplados no período de formação. Objetivo: Desenvolver uma ferramenta educacional digital para ensino do exame urodinâmico dentro dos programas de residência médica de ginecologia e obstetrícia. Métodos: Trata-se de um estudo de produção tecnológica, em que se utilizou o Design Instrucional Contextualizado para nortear o processo de construção do conteúdo educacional digital. Resultados: Entre março de 2023 e fevereiro de 2024, desenvolveu-se um módulo educacional em urodinâmica, aberto e gratuito, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). O módulo apresenta carga horária total de 30 horas e tem como público-alvo médicos residentes de ginecologia e obstetrícia. Os recursos educacionais utilizados de acordo com o design instrucional proposto constituíram-se de vídeos, gráficos, imagens, casos clínicos ilustrativos, textos complementares, questionários direcionados e glossários. Conclusões: A ferramenta mostra-se prática, de fácil acesso, oportuna ao aprendizado, com possibilidade de ampliar o ensino sobre urodinâmica nos programas de residência médica e promover a educação continuada nas profissões de saúde.Dissertação Avaliação e treinamento em ambiente simulado de estudantes de medicina da UFRN sobre a técnica de intubação orotraqueal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-18) Medeiros Júnior, Ricardo Cezar Cardozo de; Diniz Júnior, José; Medeiros, Elaine Lira; https://orcid.org/0000-0002-4320-4818; http://lattes.cnpq.br/4325563990851754; https://orcid.org/0000-0002-2327-945X; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/2864246535065136; Lima, Lana Lacerda de; Medeiros, Paulo José deINTRODUÇÃO: A intubação orotraqueal (IOT) caracteriza-se por um procedimento invasivo, privativo do profissional médico, no qual uma cânula é introduzida na traqueia com o objetivo principal de garantir uma via aérea definitiva. Com o surgimento da pandemia do COVID-19, a preocupação com o adequado domínio da técnica, principalmente pelos médicos recém-formados, tornou-se mais evidente. O procedimento apresenta inúmeros riscos e complicações inerentes, que resultam em altas taxas morbidade e mortalidade. A principal forma de reduzir os riscos associados ao procedimento é por meio de treinamento adequado e contínuo dos profissionais médicos, aperfeiçoando a parte técnica/prática e preparando para a identificação e tratamento precoce de potenciais complicações. Uma ferramenta importante de ensino para o desenvolvimento de técnicas como essa são os treinamentos em ambientes simulados, por meio de estações práticas, com listas de verificação e feedback. OBJETIVOS: Avaliar e comparar os conhecimentos teóricopráticos dos estudantes do internato do curso Medicina da UFRN acerca de IOT antes e após o treinamento em ambiente simulado, além de propor um treinamento estruturado em IOT para os estudantes no início do internato em Cirurgia e elaboração de um guia de aula. MÉTODOS: Estudantes do décimo período do curso de medicina da UFRN foram avaliados sobre a técnica de IOT antes e após a realização de um treinamento simulado, com estação prática e lista de verificação. Houve ainda a aplicação de um questionário, nas fases pré e pós, sobre o conteúdo ministrado, a importância do tema e a confiança dos alunos para a realização de IOT. No fim, cada aluno recebeu o feedback individual e os dados foram analisados e comparados, com análise estatística. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após o treinamento, observou-se uma melhora substancial no desempenho dos alunos. No pré-teste, 30,4% dos alunos foram classificados com desempenho insatisfatório na técnica de IOT, contra apenas 1,4% no pós-teste. Para o resultado considerado acima do esperado, este percentual saltou de 26,1% para 88,4%. Além disso, infere-se que houve uma mudança significativa nas respostas do pré e pós-testes em relação ao sucesso na realização da IOT entre os alunos. No pré-teste, 68,2% dos alunos tiveram sucesso, e 31,8% não tiveram. No pós-teste, 89,9% dos alunos obtiveram sucesso na técnica, enquanto apenas 10,1% não conseguiram, com essa mudança sendo estatisticamente significativa (p-valor de 0,0013). Observou-se também um aumento na confiança dos alunos para realizar o procedimento após o período de prática e capacitação. CONCLUSÕES: A instrução prática simulada na técnica de intubação orotraqueal (IOT) revela-se fundamental para a formação dos internos de medicina. A utilização de abordagens metodológicas e simuladores resultou em um aumento notável na competência e autoconfiança dos alunos após a intervenção. Esta forma de abordagem, com a integração de simuladores, está ganhando crescente aceitação na área de ensino médico. Porém, ainda existe uma carência de estudos mais robustos, principalmente em nível nacional, que consigam demonstrar a real vantagem desta técnica.Dissertação Construção de um guia para avaliação de residentes de enfermagem: um estudo metodológico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-12) Alves, Teresa Raquel Barbosa; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/3124704881826932; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; Carvalho, Diana Paula de Souza Rego PintoA avaliação da formação profissional é desenvolvida a partir de metodologias e objetivos diversos. Nos cenários das práticas, essas avaliações realizadas pelo preceptor a partir da demonstração do conhecimento ético, político e científico dos residentes necessitam estar bem claras e registradas para um processo contínuo e que permita o feedback entre preceptor e residente. Objetivou-se construir um guia para avaliação formativa de residentes de enfermagem que atuam na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Universitário Onofre Lopes. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: 1) Grupo focal dos preceptores de enfermagem; 2) Grupo focal dos residentes de enfermagem, os quais são da área de concentração em Terapia Intensiva Adulto e Cardiologia; e 3) Construção do guia para avaliação de residentes de enfermagem. A pesquisa foi realizada na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Universitário Onofre Lopes. Os grupos focais aconteceram de novembro a dezembro de 2022, tiveram duração de 90 minutos e foram conduzidos pelo moderador. Os dados foram analisados a partir de análise temática, com suporte do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). A partir das sínteses focais obtidas dos grupos focais de preceptores e residentes de enfermagem, utilizando suporte de literatura pertinente sobre o tema, foi construído um guia de avaliação de residentes usando o suporte da ferramenta Canva. O estudo respeitou os princípios éticos preconizados para pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. No grupo focal dos preceptores, todos possuem especialização em preceptoria atuando nesta área entre sete e oito anos e são do sexo feminino. As respostas do grupo focal dos preceptores puderam ser categorizadas em quatro temas principais: processo de avaliação; papel do preceptor; habilidades dos residentes; e mudanças na avaliação. No grupo focal dos residentes, os participantes são 67% do sexo feminino e 33% do sexo masculino. Metade dos residentes possui a área de concentração em Terapia Intensiva Adulto e concluíram a graduação há menos de um ano e a outra metade é da área de concentração em Cardiologia e concluiu a graduação há dois anos. Suas respostas puderam ser categorizadas em cinco temas principais: processo de avaliação; papel do preceptor; campo da prática; necessidades na avaliação e mudanças na avaliação. O desenvolvimento do Guia de Avaliação surgiu a partir da necessidade de implementação de outras formas de avaliação durante o rodízio de estágio na Unidade de Terapia Intensiva Adulto. O guia de avaliação foi estruturado em quatro capítulos: o que deve guiar o processo avaliativo; qual o papel do residente na avaliação; qual o papel do preceptor na avaliação; e como avaliar utilizando métodos de avaliação complementares na residência. Apresenta-se produto que pode subsidiar melhorias no processo avaliação no contexto da residência. O guia de avaliação é indicado para ser utilizado pelos preceptores e residentes ao longo do período da residência. Espera-se, com esta pesquisa, produzir resultados positivos no processo de avaliação durante a residência, além de subsidiar novas investigações relacionadas ao tema.Dissertação Desenvolvimento de jogo sério para apoiar a educação permanente sobre frenotomia lingual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Pereira, Iran Siqueira; Diniz Júnior, José; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/7395218667522030; Forte, Franklin Delano Soares; Salvador, Pétala Tuani Cândido de OliveiraIntrodução: o hospital universitário Ana Bezerra tem perfil de maternidade e tem em seus cenários recém-nascidos com diagnóstico de anquiloglossia, alteração congênita que pode dificultar a amamentação. O seu tratamento é feito através da cirurgia de frenotomia lingual. Para isso, o hospital conta com uma equipe interprofissional responsável por esse processo de cuidado. No entanto, essa equipe não dispõe de um produto educativo online que os apoie no processo de ensino- aprendizagem. Objetivo: Construir uma tecnologia educacional, do tipo jogo sério, para apoiar a educação permanente sobre frenotomia lingual. Método: pesquisa metodológica de criação de tecnologia educacional, desenvolvida entre agosto de 2022 e março de 2023, em um hospital público Federal. Teve a equipe interprofissional como público-alvo e foi realizada em três etapas. A primeira objetivou a coleta de informações acerca das necessidades de aprendizagem dos participantes, sendo usados dois métodos para a coleta de dados: a) grupo focal online e b) questionário virtual. A segunda teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo sério do tipo perguntas e respostas voltado para o processo de ensino-aprendizagem dos participantes da pesquisa. A terceira teve uma abordagem quali e quantitativa e objetivou obter dados de satisfação e sugestões para o jogo. Foi direcionada à equipe Odontológica, tendo um N de nove participantes e sua coleta de dados foi obtida através de formulário online, contendo perguntas fechadas e abertas. Resultados: a pesquisa contou com 20 participantes. Na primeira etapa, o grupo focal trouxe a percepção dos profissionais sobre os temas relacionados ao processo de cuidado dos recém-nascidos com anquiloglossia. O questionário forneceu dados sobre o conhecimento do processo de cirurgia de frenotomia. Ambos os métodos serviram de base para o diagnóstico das necessidades de aprendizagem das equipes e serviram de base para a criação do jogo. Na segunda etapa, criou-se uma tecnologia educacional, um jogo sério do tipo quiz. Foi construído em uma plataforma online, foi nomeado de QUIZFRENOTOMIA. Contém dez perguntas direcionadas ao processo de cirurgia de frenotomia lingual em recém-nascidos, está disponível em site na internet para uso das equipes. Para a terceira etapa, observou-se que 100% dos participantes foi favorável à inserção do jogo como instrumento de apoio à aprendizagem; 100% concordou que o jogo abordou as etapas do processo da frenotomia – e também 100% respondeu que indicaria o jogo para outras equipes de Odontologia que fossem fazer a frenotomia; 88% considerou que ele facilitou o processo de aprendizagem teórico da frenotomia; 99% considerou que o conteúdo foi adequado ao processo de aprendizagem da frenotomia; 99% considerou importante ter um instrumento de apoio à aprendizagem da frenotomia como o jogo usado. Já quanto às sugestões de melhoria, elas abordaram desde a inserção de novos tópicos de perguntas até a inserção de vídeos, porém, sem prejudicar o propósito do jogo. Conclusões: o jogo mostrou-se bastante efetivo para utilização no processo de ensino- aprendizagem teórico da cirurgia de frenotomia pelo público-alvo e pode contribuir com intervenções educativas no âmbito de instituições hospitalares que tenham o mesmo perfil do Huab.Dissertação Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Beaugrand, Annick; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; http://lattes.cnpq.br/0152941774844174; Arrais, Nivia Maria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/6662490613737602; Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa deNo processo de ensino e aprendizagem, as atividades práticas dentro da estrutura curricular permitem, ao estudante, um melhor entendimento sobre as reais necessidades em saúde da população e uma integração ensino-serviço-comunidade. Esse trabalho se propõe a contribuir para a formação integral dos estudantes de medicina por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde em um novo cenário de prática no contexto da pediatria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, que possibilitou aos estudantes de medicina da UFRN identificarem as necessidades de saúde de crianças e adolescentes no contexto escolar, planejando uma intervenção a partir dessa demanda e avaliando sua prática. Este trabalho compreendeu as seguintes fases: identificação do problema; recrutamento dos participantes, oficina de preparação para o campo; intervenção; e avaliação dessa intervenção. A coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas e os dados foram analisados pelos métodos de análise de conteúdo temática categorial de Bardin. Entre os relatos das entrevistas com os estudantes de medicina, emergem 5 categorias: necessidades de saúde, escola como espaço de atividade prática, sentimentos do estudante diante do novo cenário de prática, dificuldades perante o atendimento pediátrico e impacto da experiência na formação do estudante de medicina. Pode-se perceber a importância do cenário de prática, inserido e integrado no cotidiano e na cultura escolar, no currículo da graduação da área de saúde, como forma de ampliar as experiências. Os estudantes de medicina aprendem sobre atenção primária a saúde, compreendendo semiologia, puericultura e pediatria e comunicação com o paciente criança ou adolescente. A escola oferece a possibilidade de educar e aprender por meio da construção de conhecimentos, resultantes de diferentes saberes, dos conhecimentos científicos e da experiência pessoal e profissional, podendo contribuir para uma formação mais condizente com as reais necessidades de crianças e adolescentes.Dissertação Desenvolvimento de cartilha digital para apoio ao pré-natal na Atenção Primária à Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-28) Smith, Alessandra Cynara; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/6460511297935956; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; Silva, Flávio César Bezerra da; Souza, Juliana Raquel SilvaPor considerar a importância da atenção ao pré-natal, bem como da utilização de recursos educativos no processo de ensino em saúde, a elaboração de uma cartilha digital que seja baseado na própria satisfação e percepção das gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde foi idealizada com o intuito de melhorar a assistência de pré-natal, atender as necessidades da população quanto ao serviço prestado nas Unidades de Saúde e possibilitar uma aprendizagem autônoma e coletiva da população como consequência do presente estudo. Objetivou-se, portanto, desenvolver uma cartilha digital de apoio ao pré-natal realizado nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa metodológica de desenvolvimento de uma cartilha digital para as gestantes, nos diversos estágios de gestação, com coleta de dados mistos através de questionários e entrevistas, realizadas em duas etapas: 1) Mapeamento das necessidades de aprendizagem das gestantes; 2) Desenvolvimento de cartilha digital. O estudo foi desenvolvido junto a oitenta e seis gestantes, as quais foram acompanhadas na Unidade de Saúde da Família de Felipe Camarão II, nas próprias dependências da Unidade, no transcorrer das consultas de pré-natal. Vale ressaltar que o estudo respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, cujo parecer da comissão de ética foi o de aprovar a realização do estudo, conforme Parecer nº 5.444.194 e aprovação em 01 de junho de 2022. Com base nas respostas das gestantes, foi possível perceber que a maioria apresentou expectativas relacionadas ao seu cuidado pré-natal (48%) e ainda que a maioria se mostra satisfeita com o atendimento ofertado (50%). Uma minoria não apresentou expectativas prévias ao atendimento (28%) de pré-natal e outra minoria se mostrou insatisfeita com o atendimento disponibilizado (23%). As respostas das gestantes foram utilizadas para construir um material educativo em formato de cartilha digital. Essa cartilha servirá de apoio para encontros presenciais com as gestantes.Dissertação Matriz de competências na área de ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Dantas, Isis Nobre; Vilar, Maria José Pereira; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0002-8765-8571; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; http://lattes.cnpq.br/5303691662035807; Tertulino, Franklin de Freitas; Diniz Júnior, JoséO processo de formação médica no Brasil e no mundo vem se aperfeiçoando nas últimas décadas, principalmente por mudanças na estrutura dos currículos médicos. O ensino baseado em competências tem sido o principal foco das mudanças curriculares, tanto na graduação como na pós-graduação, pois prima pelo resultado da formação com qualidade. São os objetivos que todo estudante deve alcançar ao final do curso, tendo o preceptor como um agente indispensável nesse processo quando assume o desafio de aliar o ensino ao trabalho assistencial. Para padronizar o processo formativo nesses ambientes, surge a necessidade de se elaborar matrizes de competências para cada especialidade. Os Programas de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (PRM-RDI) englobam várias subespecialidades, dentre elas a Ultrassonografia, que tem características peculiares. Neste contexto, falta clareza das competências específicas para a Ultrassonografia. Este estudo buscou determinar a Matriz de Competências em Ultrassonografia para o PRM-RDI do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É um estudo exploratório descritivo que teve a participação de nove preceptores e foi desenvolvido em duas etapas: 1) análise documental de protocolos e diretrizes para a elaboração da matriz de competências inicial semiestruturada; 2) construção coletiva da matriz de competências final através do método Delphi. Após três rodadas de questionários interativos entre novembro de 2022 e abril de 2023, com questões fechadas e abertas, foi alcançado o consenso de opiniões dos participantes e obtida a matriz de competências final. Observou-se coerência entre o aspecto quantitativo das respostas às questões fechadas e as opiniões dos participantes nas questões abertas. Maior taxa de concordância ocorreu entre as competências gerais, com seus métodos de ensino, as competências específicas nas áreas médicas que são mais desenvolvidas pelos preceptores e as competências para o primeiro ano de Residência Médica. A maior taxa de discordância ocorreu entre os métodos de avaliação e em algumas atividades com pouca ou nenhuma oportunidade de treinamento. A matriz de competências final foi construída respeitando-se as exigências das diretrizes oficiais estabelecidas na área de diagnóstico por imagem e as particularidades dos cenários de prática, valorizando os atores envolvidos.Dissertação Aprendizagem baseada em casos clínicos em vídeo: facilitando o ensino em psiquiatria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Campos, Rafael Góis; Medeiros, Elaine Lira; https://orcid.org/0000-0002-4320-4818; http://lattes.cnpq.br/4325563990851754; http://lattes.cnpq.br/5380222512163198; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; Costa, Edméa Fontes de OlivaIntrodução: O ensino da psiquiatria para medicina requer mais do que o aprendizado dos livros e necessita do desenvolvimento de atitudes, diminuir preconceitos e desenvolver a observação do comportamento, nesse contexto, a aprendizagem baseada em casos é uma metodologia inovadora de ensino, que parece ser efetiva, contribuindo para melhorar atenção e participação dos alunos. Objetivo: Implementar um método de ensino na psiquiatria, com aprendizagem baseada em casos (CBL) com situações em vídeo e uso de recursos tecnológicos em uma faculdade de medicina do Brasil. Metodologia: Construção de um caso clínico, que foi gravado em 5 vídeos com ajuda de uma atriz, mostrando um quadro depressivo com virada maníaca. O caso foi apresentado em 2 aulas presenciais, usando enquetes interativas durante as aulas, em agosto de 2022. No intervalo entre essas duas aulas, foram também realizadas atividades virtuais. Foram avaliados a participação dos alunos, o nível de satisfação com a metodologia, a autoconfiança dos alunos com os temas e o desempenho na prova. Resultados: Vinte e um de cinquenta alunos responderam ao questionário, desses 100% acharam que a metodologia da aula foi melhor que de uma tradicional, 100% consideraram que os métodos de ensino utilizados foram úteis e eficazes, 95,3% sentiram-se confiante com a simulação e 100% consideraram que o professor utilizou recursos úteis. A principal reclamação dos alunos foi que queriam mais tempo de aula. Os alunos tiveram o aproveitamento médio na prova de 88%. Conclusão: Os resultados da pesquisa indicaram que a aprendizagem baseada em casos com uso de vídeo-casos gravados na educação em psiquiatria teve um impacto positivo nos níveis de engajamento, satisfação, autoconfiança e desempenho dos alunos.Dissertação Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-13) Silva, Rafael Alves da; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0002-3883-2780; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; Andrade, Cléber de Mesquita; Vilar, Maria José Pereira; https://orcid.org/0000-0002-8765-8571; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; Menezes, Marta Silva; Medeiros, Paulo José deIntrodução: O ensino da Cardio-oncologia é essencial para a formação de profissionais capazes de lidar com doenças cardiovasculares em pacientes com histórico atual ou pregresso de câncer, considerando a crescente prevalência e potencial de morbimortalidade de ambos. Objetivo: Este estudo objetiva propor a Matriz de Competências Essenciais à formação em Cardio-oncologia durante a Residência Médica em Cardiologia e compreender a percepção dos residentes em cardiologia durante o treinamento em Cardio-oncologia. Método: O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, envolvendo nove preceptores e um docente, compondo o painel de especialistas, do Programa de Residência Médica em Cardiologia de duas Instituições Públicas de Ensino Superior para obtenção da matriz consensuada de competências, e os residentes médicos de Cardiologia após rodízio em Cardio-oncologia no Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para elaboração da matriz de competências foi utilizado o método Delphi. Para análise da percepção dos residentes utilizou-se um questionário semiestruturado com itens do tipo Likert de cinco pontos e questões abertas. Teve aprovação ética pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP-HUOL, CAEE de nº 54993422.6.0000.5292). Resultados: A matriz final obteve consenso na primeira rodada, com taxa de concordância variando de 80% a 100%, e aborda competências nos seguintes domínios: atenção ao paciente; gestão em saúde; atuação prática; relação interpessoal e multidisciplinar; e educação médica. Todos os residentes médicos do período de 2020 a 2023 responderam ao questionário (N=14). Observou-se um elevado grau de concordância entre os itens avaliados, especialmente nos tópicos relacionados à educação médica (apresentação e discussão de artigo científico contribuindo para entendimento dos casos (92%); feedback da preceptoria contribuindo para melhoria do atendimento (92%); contato com outros graduandos aprimorando os conhecimentos na área da Cardio-oncologia (68%). Conclusão: A Matriz de competências em Cardio-oncologia durante a formação do especialista em Cardiologia inova na inserção de competências de ensino e poderá servir de base para outras profissões e especialidades médicas dentro e fora da instituição. As competências desenvolvidas durante o rodízio de Cardio-oncologia no HUOL são bem avaliadas na percepção dos residentes, incluindo às relacionadas ao ensino médico.