FELCS - TCC - Turismo
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TCC Roteiro cultural de Campo Redondo/RN: percursos possíveis a partir dos monumentos e suas histórias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Breno Alves Ancelmo; Eduardo Cristiano Hass da Silva; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Rosana Silva de França; http://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481; Gislainy Laise da Silva; http://lattes.cnpq.br/7866626284860436O município de Campo Redondo está localizado no interior do Rio Grande do Norte, na região Trairi. Possui diversos monumentos que contam narrativas e constroem memórias sobre a cidade. Desta forma, o trabalho tem o objetivo de criar um Roteiro Cultural da cidade de Campo Redondo/RN a partir dos monumentos presentes no município. Para a elaboração do estudo, foram utilizados os conceitos de patrimônio cultural e Turismo cultural. Metodologicamente, foi feito o uso de pesquisas bibliográficas e em website, questionários e formulários e, realização de visitas aos bens culturais e, elaboração de roteiro cultural. O roteiro cultural é composto por 7 monumentos que contam uma narrativa sobre o município. Os resultados apontam que o roteiro pode ser apropriado por atividades educativas e culturais, bem como contribuir para o desenvolvimento econômico de atividades turísticas.TCC ROTEIRO CULTURAL DE LAGOA NOVA/RN: UM OLHAR PARA A ZONA RURAL DO MUNICÍPIO(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Maria Edicleide da Silva Pereira; Eduardo Cristiano Hass da Silva; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Carolina Todesco; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Rosana Silva de França; http://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481O município de Lagoa Nova, localizado no interior do Rio Grande do Norte, no Seridó Potiguar, conta com atrativos culturais e naturais que fazem parte da história da cidade e das comunidades que a compõem. Desse modo, o presente trabalho configura-se na proposta de um roteiro cultural, tendo como objetivo geral construir um roteiro cultural, contemplando potenciais atrativos da zona rural de Lagoa Nova/RN. O referencial teórico articula turismo cultural, História e patrimônio cultural. Metodologicamente, recorreu-se à revisão bibliográfica, aplicação de questionários, análise documental e roteirização cultural. Em relação aos questionários, foram aplicados aos articuladores e responsáveis dos espaços. A partir disso, elaborou-se um roteiro com 5 lugares que apontam para o potencial de possíveis atrativos para o turismo cultural, bem como possibilidades de proporcionar o desenvolvimento de atividades turísticas e com espaço para atuação dos profissionais do Turismo.TCC Análise do marketing turístico da cidade de Santa Cruz/RN a partir da nova marca turística do município: desafios e possibilidades.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 0026-06-25) Silva, Tuanny Evelyn da Rocha Teixeira; COSTA, Êndel Raul Pachêco; https://orcid.org/0000-0002-9751-4272; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548; Isabelle de Fátima Silva Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313; Sérgio Ramiro Rivero Guardia; https://orcid.org/0000-0003-1317-4619; http://lattes.cnpq.br/1570702681247071Este trabalho apresenta uma análise do marketing turístico da cidade de Santa Cruz/RN, com foco na nova marca turística lançada pelo município. O estudo explora os desafios e possibilidades que essa nova identidade visual e estratégia de comunicação trazem para o desenvolvimento turístico local. Uma marca turística surge como um catalisador para a inovação e atração de novos fluxos de visitantes, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como essa nova identidade visual e comunicacional está sendo divulgada, identificando suas estratégias, pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças por meio da aplicação da Matriz SWOT. Com uma metodologia descritiva e e pesquisa etnográfica a pesquisa avaliou as informações e a comunicação veiculadas nas plataformas digitais, incluindo o Instagram, o site, folder digital e outras mídias utilizadas para a promoção turística da cidade. A análise detalhada da presença online da nova marca turística revelou a crescente relevância dessas plataformas digitais para a promoção de destinos e a construção de uma imagem positiva e acessível a diferentes públicos. Através da Matriz SWOT, foi possível obter uma visão crítica sobre como a nova marca tem sido promovida e percebida online. Os resultados indicam que as redes sociais desempenham um papel crucial na visibilidade e promoção da marca turística de Santa Cruz/RN. No entanto, o estudo também aponta para a necessidade de implementar melhorias contínuas a fim de maximizar seu alcance e impacto no cenário turístico.TCC A percepção ambiental dos participantes da Travessia das Cordilheiras como ferramenta de educação e conservação ambiental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Arthur Hansen Araujo da; Pinheiro, Isabele de Fátima Silva; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313; França, Rosane Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481; Oliveira, Wagner Araújo; https://orcid.org/0000-0002-8261-4983; http://lattes.cnpq.br/7816610293719316As caminhadas de longo curso proporcionam uma experiência de imersão em ambientes naturais e permitem que os participantes reconheçam a importância dos patrimônios naturais e culturais, que devem ser protegidos. Nesse contexto, o objetivo principal desta pesquisa é investigar a percepção dos participantes da experiência da Travessia das Cordilheiras referente à conservação ambiental e ao atendimento dos objetivos de educação ambiental durante a atividade. A pesquisa adota uma abordagem qualiquantitativa, com o intuito de traçar o perfil dos participantes e conhecer sua percepção ambiental, com levantamento bibliográfico e documental, e pesquisa de campo para aplicação de formulário de pesquisa. A pesquisa revelou que o perfil do participante é predominantemente adulto, masculino, com nível superior e com experiência consolidada nas atividades de montanhismo, destacando-se a faixa etária de 35 a 44 anos, com renda mensal entre 03 a 05 salários-mínimos e que possui uma percepção sensibilizada para a sustentabilidade. Conclui-se que a Travessia das Cordilheiras possui grande potencial como instrumento de educação ambiental e conservação das áreas naturais, embora ainda existam diversas ações a serem implementadas para otimizar esse processo e torná-lo mais eficaz.TCC Análise das redes sociais do Geoparque Seridó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-08) Rocha, Davila Rayane Carvalho da; Costa, Êndel Raul Pacheco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548; Taveira, Marcelo da Silva; http://lattes.cnpq.br/3603092470145208; Medeiros, Janaina Luciana de; http://lattes.cnpq.br/4076979809887772O trabalho aborda a importância das redes sociais como ferramentas cruciais na promoção de destinos turísticos, destacando seu papel na valorização de patrimônios naturais e culturais. As plataformas digitais ampliam a visibilidade de destinos como o Seridó Geoparque Mundial da Unesco, uma área de relevância geológica e cultural, e têm impactado profundamente as dinâmicas de interação entre visitantes, comunidades locais e gestores. A relevância do tema se justifica pela crescente influência das redes sociais na sociedade atual, facilitando a produção e disseminação de conteúdo por qualquer indivíduo com acesso à internet, o que tem gerado novas formas de comunicação, comportamento de usuários e estratégias de marketing digital. As redes sociais são mais do que ferramentas de comunicação, moldando os padrões de interação social. A pesquisa tem como objetivo analisar as redes sociais do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, identificando suas estratégias, pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças, utilizando a Matriz SWOT para a avaliação. A metodologia adotada é de natureza descritiva com abordagem qualitativa. Para analisar a comunicação e divulgação do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, este estudo adota uma abordagem qualitativa, em que se avaliam as informações disponibilizadas nas redes sociais, incluindo Instagram, no site oficial e demais mídias do Geoparque por meio da Matriz SWOT. O estudo realizado sobre as redes sociais do Seridó Geoparque Mundial da Unesco revela a crescente importância dessas plataformas digitais na promoção de destinos turísticos e na construção de uma imagem positiva e acessível a diversos públicos. A análise da presença digital do Geoparque por meio da ferramenta estratégica Matriz SWOT permitiu identificar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças, oferecendo uma visão crítica sobre a forma como o Geoparque tem sido promovido e percebido nas redes sociais. Os resultados indicam que as redes sociais desempenham um papel fundamental na visibilidade e promoção do Geoparque, embora algumas melhorias possam ser implementadas para maximizar seu alcance.TCC Qualificação profissional nos meios de hospedagem em Cerro Corá/RN segundo a visão dos gestores dos empreendimentos locais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Galvão, Érica Roseane da Silva; Pinheiro, Isabelle de Fátima Silva; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313; Costa, Endel Raul Pachêco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548; Santos, Larissa de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8327343283895605Os meios de hospedagem compõem a oferta turística de uma localidade, e por suas características de serem operacionalizados através da prestação de serviços, a qualificação profissional dos colaboradores é requisito essencial para o desenvolvimento e a imagem dos destinos turísticos. Este estudo analisou a qualificação profissional da comunidade local de Cerro Corá/RN para atender à demanda dos meios de hospedagem, sob a perspectiva dos gestores locais. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas estruturadas junto a proprietários de estabelecimentos do setor. Os resultados revelaram lacunas significativas na qualificação da mão de obra, especialmente nas competências de comunicação e experiência prática, evidenciando uma baixa valorização da formação acadêmica em Turismo. A ausência de políticas internas para capacitação e a dependência de mão de obra temporária também foram apontadas como desafios estruturais do setor. Conclui-se que a qualificação profissional é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços turísticos, sendo necessário o desenvolvimento de programas de capacitação e incentivos para atrair e reter talentos. O fortalecimento da parceria entre os setores público e privado é essencial para promover o turismo local de forma sustentável e competitiva.TCC Visite Queimadas: iniciativa de promoção para a Comunidade Quilombola Queimadas – Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Hericelma Maria; Pinheiro, Isabelle de Fátima Silva; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313; http://lattes.cnpq.br/0240003724968638; Silva, Eduardo Cristiano Hass; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481As mídias sociais são configuradas como canais de socialização de informações e divulgação de conteúdos com teor educativo. Por meio desses canais, os locais podem ser divulgados a partir de uma perspectiva externa para o uso responsável dos recursos naturais e para a valorização da cultura local. O objetivo da pesquisa é avaliar as mídias sociais da Comunidade Queimadas – Currais Novos/RN e propor uma cartilha de marketing digital dentro dos princípios do Ecoturismo. A proposta se distribui por meio da inventariação do patrimônio natural e cultural da Comunidade Queimadas e da análise das mídias digitais da comunidade, sendo uma pesquisa descritiva, com aplicação de abordagem metodológica qualiquantitativa, pesquisa bibliográfica, bem como dados levantados, utilizando como base a pesquisa documental para atribuir dados primários e secundários. O estudo realizado mostrou resultados no que tange às lacunas no posicionamento on-line, considerando a potencialidade dos elementos naturais e culturais da Comunidade Queimadas. Essa análise resultou na seleção de elementos e orientações que fundamentaram a construção da cartilha como produto final.TCC Quem comercializa o Geoparque Seridó? Análise de páginas de Instagram no ano de 2024(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Maia, Érica da Silva; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Costa, Êndel Raul Pachêco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548; Santos, Rafaela Claúdia dos; https://orcid.org/0000-0002-9597-7265; http://lattes.cnpq.br/1810731894320344O avanço da internet e das mídias digitais têm influenciando no planejamento e escolha de destinos turísticos. A Região do Seridó Potiguar vem ganhando visibilidade, especialmente por meio dos lugares e atrativos que compõem o espaço territorial denominado Geoparque Seridó. Nessa perspectiva, o problema da presente investigação consiste em como o Geoparque Seridó tem sido divulgado e comercializado a partir das mídias digitais? Para tanto, o objetivo do trabalho consiste em analisar o processo de divulgação e comercialização do Geoparque Seridó, com base nas páginas de Instagram dos guias locais de Acari, Cerro Corá e Currais Novos, bem como nos sites e perfis de agências de turismo. Entende-se que o trabalho possui relevância científica, social e pessoal. O referencial teórico mobiliza conceitos relacionados às mídias digitais e turismo, turismo e tecnologia e marketing turístico. Metodologicamente, recorreu-se à aplicação de três questionários e à análise de páginas do Instagram de agências e guias, bem como as páginas oficiais do Geoparque Seridó. Os resultados apontam que, embora existam algumas estratégias de divulgação, são poucos os espaços de comercialização sistematizada do destino.TCC A importância dos museus para o turismo: o perfil dos museus do Seridó potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Medeiros, Josefa do Carmo; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481; Santos, Rafaela Cláudia dos; https://orcid.org/0000-0002-9597-7265; http://lattes.cnpq.br/1810731894320344A aproximação entre museus e turismo, embora complexa, pode gerar benefícios para ambos. O Seridó Potiguar, composto por 25 municípios, possui um total de 16 museus, dos quais, 15 contam com informações disponíveis. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consiste em realizar uma análise do perfil dos museus da região do Seridó, compreendendo sua importância para o turismo e valorização da cultura regional. Recorre à análise de informações em trabalhos acadêmicos, inventários turísticos e páginas de Instagram. O referencial teórico articula turismo e museus. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza descritiva com abordagem qualitativa das informações coletadas em pesquisa documental. Os resultados são parciais, mas demonstram limitações em relação à visitação e na apropriação dos museus pelo turismo. Alguns museus encontram-se fechados, outros não possuem informações e, alguns, não contam com acessibilidade.TCC Análise da oferta turística do município de Lajes Pintadas (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Gusmão, Lucas Lima; Taveira, Marcelo da Silva; http://lattes.cnpq.br/5767015765890172; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Costa, Êndel Raul Pacheco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548Lajes Pintadas é um município localizado no estado do Rio Grande do Norte, caracterizando-se como uma localidade ainda pouco explorada sob o ponto de vista turístico. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a oferta turística do município, tratando de entender como se elabora um planejamento turístico de uma localidade, estudando a oferta turística, a infraestrutura, os atrativos com mais visibilidade, como afeta a economia, a sustentabilidade além do desenvolvimento local. Além de estratégias de promoção turística e entender quais são as dificuldades enfrentadas em promover o turismo além de falar sobre planejamento turístico. Para isso, a metodologia aplicada neste estudo foi uma análise qualitativa com base em pesquisa descritiva e exploratória, avaliando a oferta turística do município. Os resultados evidenciam que Lajes Pintadas tem uma oferta diversa e possui potencial para o desenvolvimento do turismo, contando com 3 meios de hospedagem, 18 equipamentos de alimentos e bebidas, com uma infraestrutura regular. Conclui-se que Lajes Pintadas tem potencial turístico, mas que ainda precisa ser fomentado, além de uma melhora na infraestrutura turística.TCC Turismo, mudanças socioespaciais e econômicas em Currais Novos/RN: os efeitos do Geoparque Seridó (2022-2024)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Nascimento, Antonio Luiz do; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481; http://lattes.cnpq.br/4295979558444502; Taveira, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0002-5174-7943; http://lattes.cnpq.br/3603092470145208; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-1628-3493; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906O objetivo geral deste trabalho é analisar as mudanças socioespaciais decorrentes do desenvolvimento da atividade turística em Currais Novos/RN após a chancela do Geoparque Seridó, em 2022. O turismo é um fenômeno social que demanda a integração de diversas áreas do conhecimento para seu planejamento, desenvolvimento e gestão. As mudanças socioespaciais provocadas pela atividade envolvem transformações nas relações sociais, no uso do solo e na economia local, com impacto direto nas comunidades. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e pesquisa de campo. O universo investigado incluiu os elementos inventariados entre 2022 e 2023, como meios de hospedagem, os geossítios do Geoparque Seridó localizados em Currais Novos, guias de turismo e entidades associativas e similares. Também foram contemplados o Consórcio Intermunicipal do Geoparque Seridó e o gestor municipal de turismo. Os resultados indicaram que os entrevistados percebem o Geoparque Seridó como um diferencial para o desenvolvimento do turismo em Currais Novos. No entanto, as mudanças e impactos significativos ainda não se concretizaram, sendo necessários esforços coordenados entre todos os atores envolvidos, incluindo a comunidade local, o setor público, a iniciativa privada e o terceiro setor. O estudo também apontou desafios a serem superados, como a carência de infraestrutura adequada, questões ambientais e a falta de qualificação profissional para o setor turístico.TCC A recuperação do mercado de trabalho do setor hoteleiro potiguar Pós-Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-10) Rosa, Pedro Augusto Tertuliano; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; https://lattes.cnpq.br/4754966285437578; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Lima, Kelsiane de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-1758-9435; http://lattes.cnpq.br/7952530822947090O setor do turismo brasileiro, após uma forte crise econômica, nos anos de 2020 e 2021, gerada pela pandemia de covid-19, apresentou uma recuperação expressiva em 2023, verificado pelo aumento do fluxo de visitantes estrangeiros, de viagens nacionais, e de empregos gerados no setor. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar o comportamento do mercado de trabalho do setor de hotéis nos municípios do Rio Grande do Norte, nos períodos pré (2018-2019), per (2020-2022) e pós-pandêmico (2023). Cabe ressaltar que o mercado de trabalho do setor de meio de hospedagem é o que tem maior dependência do consumo turístico. Portanto, ao observar esse setor é possível perceber a força do consumo turístico nos municípios em análise. A metodologia da pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem de análise quantitativa de dados primários referentes à emprego e desemprego com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os resultados mostram que dos 161 municípios do estado do Rio Grande do Norte, apenas 52 (31%) municípios possuem mercado de trabalho formal no setor de hotéis, que no ano de 2023, juntos totalizaram 7.099 empregos. Somente a capital Natal detêm 57% desses empregos (4.091), seguida por Tibau do Sul com 16,7% (1.106). No geral, o mercado de trabalho formal no setor de hotéis do estado do Rio Grande do Norte se recuperou da crise pandêmica, apresentando 3% a mais de empregos do que no ano de 2019. Por outro lado, a capital Natal, em 2023, continua 8% abaixo do cenário pré-pandêmico.TCC Estratégias de marketing no Instagram: um estudo comparativo de agências de viagens em Santa Cruz/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Fonseca, Kleiton Felipe Justino da.; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; http://lattes.cnpq.br/9006044963359505; Guardia, Sérgio Ramiro Rivero; https://orcid.org/0000-0003-1317-4619; http://lattes.cnpq.br/1570702681247071; Costa, Êndel Raul Paxeco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548O objetivo geral do trabalho foi comparar o uso do Instagram das empresas objeto de estudo no município de Santa Cruz/RN como estratégia de marketing. Entre os objetivos específicos: analisar as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas em Santa Cruz/RN; identificar os principais tipos de postagens realizadas no Instagram. Foi empregado inicialmente a pesquisa bibliográfica, exploratória e estudo de caso múltiplo, por se tratar de duas unidades investigadas. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa. Elaborou-se um roteiro de entrevista abordando questões direcionadas a sua relação com o Instagram. O estudo identificou o uso do Instagram nas duas agências de viagens (A e B), destacando a relevância no marketing para fidelização e conquista de clientes. A pesquisa identificou ainda a predominância de funcionários informais e reforçou o potencial do Instagram como ferramenta estratégica para o setor turístico. Dessa forma, o estudo apresenta o Instagram como uma ferramenta importante para o marketing digital nas agências de viagens A e B, promovendo divulgação, engajamento e fidelização de clientes. Ambas relataram crescimento nas vendas, com destaque para o uso frequente de stories. A Agência A aposta em sorteios de brindes e posts diários, enquanto a Agência B foca em promoções semanais.TCC Práticas de lazer e de turismo de pessoas com transtorno do espectro autista: um estudo de caso em Florânia/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Cruz, Lilia Mariane Oliveira da; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481; Lima, Kelsiane Medeiros de; https://orcid.org/0000-0002-1758-9435; http://lattes.cnpq.br/7952530822947090Muitos avanços já ocorreram em relação aos direitos das pessoas com autismo, entretanto, ainda há muito por avançar em relação à inclusão e acessibilidade desse público nas atividades de lazer e turismo. Assim o objetivo dessa pesquisa foi analisar as dificuldades e facilidades que familiares, cuidadores e/ou responsáveis de pessoas com autismo enfrentam para a realização de práticas de lazer e turismo, adotando como estudo de caso, residentes de Florânia, uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, na região do Seridó. A pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem qualitativa de um estudo de caso. Ao total foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com mães de filhos com autismo entre 3 e 8 anos. A partir das entrevistas, foi possível identificar que as dificuldades para a realização de práticas de lazer e turismo de crianças com autismo são muito maiores que as facilidades, pois a sociedade em geral, o transporte, os lugares, os equipamentos e serviços não estão preparados para atender pessoas com autismo. O preconceito sofrido diariamente e a falta de recursos financeiros muitas vezes impossibilitam momentos de lazer e de turismo para os familiares e a criança com autismo.TCC A sangria do açude Gargalheiras de 2024 e os impactos nos empreendimentos turísticos do entorno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Ferreira, Marília Gabrielly Dantas; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; http://lattes.cnpq.br/8882966444918214; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Soares, Francisco Igo Leite; https://orcid.org/0000-0001-6715-4117; http://lattes.cnpq.br/5938594695650101A Barragem Marechal Dutra, popularmente conhecida como Açude Gargalheiras, está localizada na cidade de Acari, no Rio Grande do Norte, caracterizando-se como um espaço de lazer e turismo para a população local e região. A presente investigação tem como objetivo analisar os impactos econômicos do transbordo do Açude Gargalheiras, em 2024, nos equipamentos turísticos do seu entorno. Foram mobilizados referenciais que articulam cultura, turismo e lazer na água. A pesquisa foi realizada, utilizando um questionário com oito perguntas direcionadas a gerentes e/ou proprietários de estabelecimentos comerciais no Povoado Gargalheiras. Após a análise das repostas foi possível identificar que o transbordo do ano de 2024 impactou positivamente o turismo nos estabelecimentos do seu entorno.TCC Turismo de Base Comunitária: uma possibilidade para o Povoado Açude Gargalheiras - Acari/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-10) Amaro, Elisângela de Brito; Todesco, Carolina.; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481No município de Acari, no interior do Rio Grande do Norte, localiza-se uma comunidade de pescadores, conhecida como Povoado Gargalheiras, no entorno do Açude Gargalheiras, formado pela Barragem Marechal Dutra. O Açude Gargalheiras é um importante espaço de lazer regional, com fluxo de visitantes e uma referência de atrativo natural do estado. A visitação turística, no entanto, não é gerida pela comunidade e sua participação no turismo ocorre timidamente. Desta forma, pensando nas premissas do Turismo de Base Comunitária (TBC), indagamos se o TBC seria possível de ser desenvolvido no Povoado Gargalheiras. Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar a posição dos residentes do Povoado Gargalheiras referente a possibilidade de desenvolver o Turismo de Base Comunitária na localidade. A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa das informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que Povoado Gargalheiras tem potencial para desenvolver o Turismo de Base Comunitária como uma ferramenta de desenvolvimento turístico mais responsável e sustentável na localidade, desde que tenham a iniciativa para se organizarem de forma articulada e democrática, em busca de promover um turismo participativo que respeite a cultura local e o meio ambiente.TCC O interesse público e a promoção turística de atrativos privados: o caso de Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-12) Lima, Maria Elizangela Alves da Silva; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Lima, Kelsiane Medeiros de; https://orcid.org/0000-0002-1758-9435; http://lattes.cnpq.br/7952530822947090; Silva, Eduardo Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505O poder público na área do turismo atua em diversas frentes para atingir o crescimento e/ou a melhoria da atividade turística numa destinação e dentre suas áreas de atuação, encontra-se a promoção turística. Entretanto, não é incomum os atrativos de um destino estejam situados em propriedades privadas. Esse é o caso do município de Currais Novos, em que seus dois principais atrativos pertencem a particulares, Mina Brejuí e Cânion dos Apertados. Desta forma, o objetivo da pesquisa é analisar a atuação da gestão pública municipal de Currais Novos na promoção de atrativos turísticos situados em propriedades particulares, tendo como pano de fundo o princípio do interesse público da Administração Pública. A pesquisa é exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa dos dados coletados por meio de pesquisa documental e com aplicação de entrevista semiestruturada com gestor público da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMTUR). Os resultados mostram que a SEMTUR busca divulgar os atrativos privados tendo como interesse público atrair fluxo de visitantes capaz de impactar positivamente a economia local. No entanto, parece difícil delimitar de fato o interesse público da população na divulgação de atrativos privados.TCC Complexo Cultural Santá (Santa Cruz/RN): possibilidades de articulação entre turismo cultural e artesanato?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Silva, Keity Kauane Pereira da; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; https://lattes.cnpq.br/3171218274934640; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481O Complexo Cultural Santá está localizado na cidade de Santa Cruz/RN. É um espaço sociocultural, para a realização de eventos, alimentação e comercialização de artesanato. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo “Realizar uma análise do Complexo Cultural Santá e suas possibilidades de apropriação pelo turismo cultural e, como forma de fomento para o desenvolvimento socioeconômico dos artesãos de Santa Cruz/RN” Foram utilizados como instrumentos metodológicos da pesquisa: levantamento bibliográfico acerca do tema do trabalho, aplicação de questionário e, preenchimento de formulário. O referencial teórico articula os conceitos de turismo cultural e artesanato. Durante a análise dos dados obtidos, pode-se observar as características da estrutura física e das associações que comercializam dentro do Complexo Cultural Santá. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram as potencialidades do espaço e seus possíveis entraves para a baixa utilização dele. Por fim, considera-se o espaço um potencial atrativo para apropriação pelo Turismo Cultural.TCC Roteiro cultural do povoado Maxinaré de Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-10) Dantas, Antonio Hercules de Medeiros; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Todesco, Carolina; https://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481O Povoado Maxinaré está localizado na zona rural de Currais Novos/RN. Destaca pelas paisagens naturais, atrativos culturais e também pela produção agrícola, que é passada entre as gerações na comunidade. Dessa forma, o trabalho tem o objetivo de Propor um roteiro cultural temático do povoado Maxinaré de Currais Novos/RN. Para tanto, foram utilizados como referencial teórico as discussões de patrimônio e turismo cultural atrelada à relação entre turismo e desenvolvimento regional. O levantamento das potencialidades recorreu-se a estrutura de elaboração de roteiros culturais, com preocupação em articular a comunidade e contribuir para o desenvolvimento local. O roteiro cultural é composto pelos seguintes lugares: Cruzeiro do Catunda, Produção familiar de Polpas de Frutas, Bar Dedé Bujão, Porão e Barragem do Maxinaré. As considerações apontam que o roteiro poderá contribuir para o desenvolvimento turístico no povoado, podendo assim, gerar empregos, e consequentemente uma renda extra aos moradores, além de atrair investimentos no desenvolvimento do turismo e também em políticas públicas para preservação dos bens da comunidade.TCC Entre o milagre e a guerra: roteiro cultural de Florânia/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Silva, Paula Toscano; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481O município de Florânia, localizado no interior do Rio Grande do Norte, no Seridó potiguar, conta com uma série de bens culturais que dialogam com a história da cidade, e se relacionam com a fé, a cura, o misticismo e a II Guerra Mundial. Dessa forma o presente trabalho configura-se na proposição de um roteiro cultural, sendo seu objetivo geral, construir um roteiro cultural, contemplando a memória, história e valorização do patrimônio cultural no município de Florânia/RN. Para a elaboração do estudo, foram utilizados os conceitos de patrimônio cultural e Turismo cultural. Recorreu-se a materiais bibliográficos, análises de website e aplicação de questionários com profissionais da história, cultura e turismo de Florânia. A partir disso, elaborou-se o roteiro com 6 lugares que podem ser articulados em uma narrativa possível sobre o município. As considerações mostram que o roteiro pode proporcionar o desenvolvimento de atividades turísticas bem como a valorização dos bens culturais.