FELCS - TCC - Turismo
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TCC A gastronomia de Caicó como indutora da atividade turística da região do Seridó – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-10) Silva, Jair dos Santos; Taveira, Marcelo da Silva; Fernandes, Paula Rejane; Silva, Rodrigo Cardoso daA gastronomia é um setor indispensável na hora que se fala sobre turismo, pois andam atrelados. O desenvolvimento de uma região pode estar ligado a culinária daquela localidade, com influências econômicas e socioculturais, com pratos e receitas que se destacam daquela e a torna um diferencial das demais. Diante disso, o presente estudo que tem como título A gastronomia de Caicó como indutora da atividade turística da região do Seridó – RN, tem como objetivo geral da pesquisa, avaliar o potencial gastronômico de Caicó/RN como indutor da atividade turística regional. Como objetivos específicos, busca-se: identificar os eventos gastronômicos realizados na cidade; perceber quais as contribuições do poder público para a realização dos eventos da cidade e verificar quais são os principais pratos do município de Caicó. Utilizou-se neste estudo um procedimento metodológico de abordagem qualitativa, tendo como estratégia a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A análise dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada aplicada junto à Secretária de Turismo da cidade em questão. Sendo a gastronomia uma forma de potencializar o turismo, acredita-se que a cidade de Caicó tem capacidade de ter a gastronomia como um indutor da atividade turística devido ao valor que é empregado à culinária regional, uma vez que há no município duas iguarias registradas com reconhecimento abrangente que são a carne se sol e o queijo coalho. Os resultados foram obtidos por intermédio da opinião da Secretária de Turismo de Caicó em relação à representatividade e capacidade que a carne de sol e o queijo tem para aumentar o turismo do município como a culinária local, a qual é produzida com traços regionais, mostrando assim o valor e o potencial do interior.TCC A internet e o futuro das agências de viagns: um estudo de caso no Polo Seridó (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-15) Cavalcante, Cecília Meirelles de Oliveira; Guardia, Mabel Simone; Guardia, Mabel Simone; Guardia, Sérgio Ramiro; Souza, Katiane Gelly Dantas Assis deO presente estudo abordará sobre a utilização da internet como ferramenta para facilitar os serviços nas agências de viagens sobre a percepção dos empresários e gestores das agências de viagens do polo Seridó. Em virtude dos grandes avanços tecnológicos é possível identificar a realidade da internet para as agências de viagens, analisando os impactos positivos e/ou negativos causados nas empresas. Desta forma, tem como objetivo principal: analisar o impacto da internet na realidade das agências de viagens do polo Seridó. A natureza do estudo consiste em pesquisa de caráter qualitativa, e o universo abrange as agências de viagens inseridas no polo e amostra se limita as empresas que se encontram cadastradas no CADASTUR. Logo, a técnica utilizada para coleta de dados foi à entrevista. Para construção da fundamentação teórica foi realizado a pesquisa bibliográfica utilizando-se de livros de estudiosos, tanto da área de agência de viagens como também de mídias sociais. Os resultados da pesquisa foram analisados e discutidos e identificou-se que estas oferecem uma gama de serviços diferenciados e mostra que existe empresa que não considera a internet como uma concorrente. É possível concluir que a internet é um meio facilitador para as empresas de agenciamento.TCC Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Silva, Maria Helena da Paz; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; https://orcid.org/0009-0006-5145-9382; https://lattes.cnpq.br/1627242564142828; Guardia, Sérgio Ramiro Rivero; https://orcid.org/0000-0003-1317-4619; http://lattes.cnpq.br/1570702681247071; Marodin, Tatiana Gehlen; http://lattes.cnpq.br/1670419112826833Com a chegada da pandemia e consequentemente o isolamento social, o turismo foi duramente afetado, sendo impossível qualquer atividade do ramo ser realizada. Decifrar a conduta dos equipamentos turísticos é necessário e por isso foram escolhidas as agências de viagens como objeto de estudo para a compreensão do problema. Com o crescimento das redes sociais surgem mais alternativas de promoção que se tornam estratégias e trazem segurança para as empresas na retomada dos serviços presenciais. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das mídias sociais nas estratégias de enfrentamento da crise pandêmica adotadas pelas agências de viagens da região do Seridó Potiguar. A metodologia aplicada foi de caráter exploratório, através da pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos científicos e a pesquisa eletrônica para coletar as informações e identificar as agências de viagens por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços (CADASTUR), já a abordagem ocorreu através do roteiro de viagens aplicado nas empresas dos municípios selecionadas pertencentes a região Seridó. O recorte teórico teve como fundamento os estudos feitos por Nápoli et al. (2020) e Serpa e Cardias (2021), que estudaram as mídias sociais e também o comportamento das agências durante a pandemia. Os resultados identificaram que as mídias sociais contribuíram de forma positiva e direta nas agências de turismo e serviram como estratégias para que houvesse o retorno de turistas e a realização das viagens.TCC Análise da oferta turística do município de Lajes Pintadas (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Gusmão, Lucas Lima; Taveira, Marcelo da Silva; http://lattes.cnpq.br/5767015765890172; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Costa, Êndel Raul Pacheco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548Lajes Pintadas é um município localizado no estado do Rio Grande do Norte, caracterizando-se como uma localidade ainda pouco explorada sob o ponto de vista turístico. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a oferta turística do município, tratando de entender como se elabora um planejamento turístico de uma localidade, estudando a oferta turística, a infraestrutura, os atrativos com mais visibilidade, como afeta a economia, a sustentabilidade além do desenvolvimento local. Além de estratégias de promoção turística e entender quais são as dificuldades enfrentadas em promover o turismo além de falar sobre planejamento turístico. Para isso, a metodologia aplicada neste estudo foi uma análise qualitativa com base em pesquisa descritiva e exploratória, avaliando a oferta turística do município. Os resultados evidenciam que Lajes Pintadas tem uma oferta diversa e possui potencial para o desenvolvimento do turismo, contando com 3 meios de hospedagem, 18 equipamentos de alimentos e bebidas, com uma infraestrutura regular. Conclui-se que Lajes Pintadas tem potencial turístico, mas que ainda precisa ser fomentado, além de uma melhora na infraestrutura turística.TCC Análise das redes sociais do Geoparque Seridó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-08) Rocha, Davila Rayane Carvalho da; Costa, Êndel Raul Pacheco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548; Taveira, Marcelo da Silva; http://lattes.cnpq.br/3603092470145208; Medeiros, Janaina Luciana de; http://lattes.cnpq.br/4076979809887772O trabalho aborda a importância das redes sociais como ferramentas cruciais na promoção de destinos turísticos, destacando seu papel na valorização de patrimônios naturais e culturais. As plataformas digitais ampliam a visibilidade de destinos como o Seridó Geoparque Mundial da Unesco, uma área de relevância geológica e cultural, e têm impactado profundamente as dinâmicas de interação entre visitantes, comunidades locais e gestores. A relevância do tema se justifica pela crescente influência das redes sociais na sociedade atual, facilitando a produção e disseminação de conteúdo por qualquer indivíduo com acesso à internet, o que tem gerado novas formas de comunicação, comportamento de usuários e estratégias de marketing digital. As redes sociais são mais do que ferramentas de comunicação, moldando os padrões de interação social. A pesquisa tem como objetivo analisar as redes sociais do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, identificando suas estratégias, pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças, utilizando a Matriz SWOT para a avaliação. A metodologia adotada é de natureza descritiva com abordagem qualitativa. Para analisar a comunicação e divulgação do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, este estudo adota uma abordagem qualitativa, em que se avaliam as informações disponibilizadas nas redes sociais, incluindo Instagram, no site oficial e demais mídias do Geoparque por meio da Matriz SWOT. O estudo realizado sobre as redes sociais do Seridó Geoparque Mundial da Unesco revela a crescente importância dessas plataformas digitais na promoção de destinos turísticos e na construção de uma imagem positiva e acessível a diversos públicos. A análise da presença digital do Geoparque por meio da ferramenta estratégica Matriz SWOT permitiu identificar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças, oferecendo uma visão crítica sobre a forma como o Geoparque tem sido promovido e percebido nas redes sociais. Os resultados indicam que as redes sociais desempenham um papel fundamental na visibilidade e promoção do Geoparque, embora algumas melhorias possam ser implementadas para maximizar seu alcance.TCC Análise do marketing turístico da cidade de Santa Cruz/RN a partir da nova marca turística do município: desafios e possibilidades.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 0026-06-25) Silva, Tuanny Evelyn da Rocha Teixeira; COSTA, Êndel Raul Pachêco; https://orcid.org/0000-0002-9751-4272; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548; Isabelle de Fátima Silva Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313; Sérgio Ramiro Rivero Guardia; https://orcid.org/0000-0003-1317-4619; http://lattes.cnpq.br/1570702681247071Este trabalho apresenta uma análise do marketing turístico da cidade de Santa Cruz/RN, com foco na nova marca turística lançada pelo município. O estudo explora os desafios e possibilidades que essa nova identidade visual e estratégia de comunicação trazem para o desenvolvimento turístico local. Uma marca turística surge como um catalisador para a inovação e atração de novos fluxos de visitantes, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como essa nova identidade visual e comunicacional está sendo divulgada, identificando suas estratégias, pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças por meio da aplicação da Matriz SWOT. Com uma metodologia descritiva e e pesquisa etnográfica a pesquisa avaliou as informações e a comunicação veiculadas nas plataformas digitais, incluindo o Instagram, o site, folder digital e outras mídias utilizadas para a promoção turística da cidade. A análise detalhada da presença online da nova marca turística revelou a crescente relevância dessas plataformas digitais para a promoção de destinos e a construção de uma imagem positiva e acessível a diferentes públicos. Através da Matriz SWOT, foi possível obter uma visão crítica sobre como a nova marca tem sido promovida e percebida online. Os resultados indicam que as redes sociais desempenham um papel crucial na visibilidade e promoção da marca turística de Santa Cruz/RN. No entanto, o estudo também aponta para a necessidade de implementar melhorias contínuas a fim de maximizar seu alcance e impacto no cenário turístico.TCC Análise dos efeitos dos eventos no setor de hospedagem na cidade de Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-18) Barbosa, Ruan Silva; Taveira, Marcelo da Silva; Taveira, Marcelo da Silva; Fonseca, Itamara Lúcia da; Dantas, Fernanda Raphaela AlvesEste estudo é uma análise da relação entre eventos e meios de hospedagem na cidade de Currais Novos/RN. O objetivo desta pesquisa é avaliar a importância dos eventos para o setor de hospedagem do município e quais impactos podem ser causados por eles. A cidade possui nove meios de hospedagem, porém nesse estudo a amostra da pesquisa será de oito empreendimentos do setor de hospedagem do município. A partir de dados coletados em campo, com auxilio de um questionário direcionado aos gestores do setor de hospedagem da cidade. Assim, percebeu-se o nível de importância que possuem esses eventos na dinâmica do Turismo, principalmente no setor de hospedagem. Foi percebido com a pesquisa que os eventos realizados no município de Currais Novos cooperam significativamente com as receitas dos empreendimentos do setor de hospedagem e que os gestores tem noção da real importância que têm esses eventos tanto para a sociedade local, quanto para todos os participantes.TCC Análise dos resultados do projeto de inventariação turística no Polo Seridó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-29) Costa, Êndel Raul Pachêco; Taveira, Marcelo da Silva; Todesco, Carolina; Silva, Rodrigo Cardoso daEste trabalho visa analisar os resultados do projeto de inventariação turística no Polo Seridó, em que os municípios dessa instância de governança regional foram inventariados no período de 2016-2017, a saber: Currais Novos e Lagoa Nova obtiveram a inventariação turística em 2016; e Cerro Corá e Caicó foram inventariados em 2017. O processo de inventariação da oferta turística dos municípios do Polo Seridó se deu a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), intitulado “Inventariação turística dos municípios do Conselho de Turismo do Polo Seridó”, por meio de estudantes do Curso de Turismo CERES/Campus Currais Novos. Os municípios que fazem parte do Conselho de Turismo do Polo Seridó são: Acari, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Florânia, Jucurutu, Lagoa Nova, Parelhas e Serra Negra do Norte. Inseridos recentemente no Mapa do Turismo Brasileiro na atualização de 2017. A metodologia adotada da inventariação turística se refere à mesma utilizada pelo Ministério do Turismo, e a metodologia deste trabalho diz respeito à delimitação dos recortes espacial e temporal; levantamento bibliográfico e documental; seleção de dados; avaliação das pesquisas de campo; e avaliação de entrevista concedida por gestores públicos de turismo dos municípios inventariados. Desse modo, este estudo possui método de base empírica e técnica com abordagem analítica de natureza qualiquanti. Os resultados do trabalho mostram que os municípios do Polo Seridó possuem potencialidade turística, porém, ainda não são destinos turísticos consolidados, tendo em vista a falta de planejamento turístico e políticas públicas efetivas. Sendo assim, o referido projeto de extensão tem como proposta a realização periódica e sistemática da inventariação turística dos municípios que integram o Conselho de Turismo do Polo Seridó, em virtude de o inventário turístico ser o primeiro elemento técnico e metodológico para a construção do planejamento turístico, pois o município passa a conhecer sua oferta de forma detalhada, o que possibilita o melhor direcionamento em relação a tomadas de decisões, efetivação de ações estruturantes, e, principalmente da melhor atuação da gestão pública no campo do turismo. Também se constatou que os municípios possuem diversos empreendimentos turísticos, consequentemente gerando empregos formais, bem como grandes eventos regionais que geram movimentação turística e agregam valor no tocante à geração de riquezas, negócios e postos de trabalho.TCC Análise situacional do turismo cultural no município de Acari - RN: prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Medeiros, Tamara Emília da Silva; Fernandes, Paula Rejane; Souza, Katiane Gelly Dantas Assis de; Silva, Márcio Vieira daA pesquisa teve como objetivo o estudo da atual situação física e gerencial dos atrativos turísticos que são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do município de Acari, localizado no Estado do Rio Grande do Norte, que são o Museu Histórico de Acari (a antiga casa de câmara e cadeia) e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Os objetos de estudo foram escolhidos com o intuito de analisar a gestão desses prédios por parte dos órgãos que os gerenciam. Os prédios fazem parte do patrimônio arquitetônico histórico da formação da cidade, e levando essa informação em consideração, fomos também estudar a história do lugar. Pesquisamos desde sua colonização no século XVII, até os dias atuais no século XXI. Obtivemos como fontes alguns autores e órgãos públicos que tratam sobre cultura, patrimônio histórico cultural, história de Acari, e utilização do patrimônio no turismo, como por exemplo, Canclini (1999), Cifelli (2015), Galvão (2013), Geertz (2008), IBGE, IPHAN, Laraia (2003), Macedo (2004), Malinowski (1975), Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Morais (2016), Portuguez (2004), Rosa (1974), Sala (1990), SETUR – RN, Simão (2006), entre outros autores. Além disso, fomos a campo para conseguirmos mais informações e também capturarmos imagens necessárias para a pesquisa. Mediante isso, tentamos responder a problemática que foi a de que maneira era gerido os atrativos turísticos da cidade de Acari, vinculados ao IPHAN.TCC Análise sobre as perspectivas de fomento a interiorização do turismo no município de Barcelo / RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Souza, Ellen Doralice da Silva; Almeida, Antonio Rafael Barbosa de; Almeida, Antonio Rafael Barbosa de; Silva, Rodrigo Cardoso da; Costa, Simone da SilvaConsiderando que há uma carência de estudos e por verificar uma baixa ação do turismo no local, aparece o interesse de saber como ocorre o desenvolvimento do turismo no interior do estado, especificamente na cidade de Barcelona, objetivando analisar o município, em sua intenção e perspectivas de desenvolver o turismo, a partir de grupos de interesses distintos. Para tanto, é necessário caracterizar o turismo do município estudado, avaliar o discurso dos gestores no processo de fomento e analisar a participação dos residentes nesse processo. Realiza-se então uma pesquisa de teor quali-quantitavo e descritivo-exploratório. A pesquisa de campo e a coleta de dados foi estabelecida através aplicação de questionários e entrevistas. Diante disso, verifica-se que o município pode ser potencializado, porém a gestão não possui formas concretas de desenvolver o turismo no momento, a falta de conhecimento da gestão em relação ao turismo reflete também na população que reside na cidade, o que impõe a constatação de que a gestão tem muito trabalho se quiser que a atividade faça parte da economia da cidade, procurando diretrizes que lhes ajudem a chegar a esse objetivo, atentando-se principalmente em qualificar o trade turístico e a população.TCC Apropriação dos bens culturais de Santa Cruz/RN pelas agências de viagens receptivas: um levantamento das publicações no Instagram (2022-2023)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-22) Fonseca, Robson Marllan Fialho de Lima; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Santos, Rafaela Cláudia dos; https://orcid.org/0000-0002-9597-7265; http://lattes.cnpq.br/1810731894320344O estudo tem como objetivo realizar o levantamento das estratégias de apropriação dos bens culturais de Santa Cruz/RN, enquanto atrativos turísticos, no Instagram das agências receptivas do município, nos anos de 2022 e 2023. O referencial teórico mobiliza os estudos sobre cultura, patrimônio cultural e cidades. A metodologia adotada para realizar a pesquisa contou com o contato com as agências receptivas do município e, com a realização de um levantamento das publicações nos perfis do Instagram, para identificar as estratégias de apropriação dos bens culturais. Os resultados evidenciam que as agências receptivas de Santa Cruz/RN possuem estratégias mínimas de apropriação dos bens culturais da cidade. É possível afirmar que, por mais que as agências atuem como receptivas no mercado turístico, o foco principal de atuação para a comercialização é o turismo emissivo. Quando os bens culturais do município aparecem, o atrativo principal é o Santuário de Santa Rita de Cássia.TCC Atuação do SEBRAE no turismo: um estudo sobre projetos turístico no Polo Seridó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-23) Araújo, Edna Neylma da Silva; Silva, Rodrigo Cardoso da; Todesco, Carolina; Taveira, Marcelo da SilvaO turismo é uma atividade que movimenta a economia, impulsionando o desenvolvimento local e permitindo a geração de emprego e renda. Diante disso, o presente trabalho tem como foco discorrer sobre o desenvolvimento do turismo e o SEBRAE: um estudo sobre a implementação de projetos turísticos no Polo Seridó. O qual tem como objetivo central: Avaliar como os projetos do SEBRAE contribuem para desenvolvimento do turismo no Polo Seridó, tendo como objetivos específicos: levantar os projetos de desenvolvimento do turismo no Seridó feitos pelo SEBRAE; avaliar como está sendo implementado os projetos; sugerir melhoria de desenvolvimento do turismo no Seridó com base nos projetos do SEBRAE. Quanto à metodologia usada nesse estudo, a pesquisa é de natureza básica com abordagens qualitativa, exploratório e documental. Utilizando procedimentos técnicos foi usada a técnica bibliográfica e documental. A analise dos dados foi pautada nos registros e documentos, os resultados permitem conhecer a realidade dos projetos turísticos realizados no Polo Seridó pelo SEBRAE.TCC Aula de campo como método de valorização patrimonial: um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-24) Guerra, Diana Rayssa dos Santos; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; Todesco, Carolina; Fernandes, Paula RejaneAo abordar o turismo e a educação como áreas que podem ser interligadas, surgiu o interesse em saber sobre o turismo como método de ensino, visto que a prática de realização de aulas de campo na educação já ocorre há bastante tempo, mas é pouco estudada pelo turismo. Desta forma, o que instigou a pesquisar sobre este assunto foi conhecer os benefícios da aula de campo como método de valorização patrimonial na cidade de Currais Novos. A metodologia de trabalho utilizada na pesquisa é dividida em: um estudo de caso realizado na Escola Municipal Ausônio Araújo que tem um caráter qualitativo, e fundamentado no método de Educação Patrimonial, e como trata-se de crianças, também foi utilizado a Zona de Desenvolvimento Proximal, conceito este desenvolvido por Lev Vygotsky, para avaliar o aprendizado, observando como se deu o desenvolvimento dos alunos no decorrer da atividade. Para o levantamento dos dados foi realizada uma entrevista com a professora responsável pela turma, para conhecer os conteúdos que são lecionados ao 3º ano do ensino fundamental e as dificuldades na realização de uma atividade externa, além de utilizar levantamentos bibliográficos para subsidiar os capítulos teóricos, buscando temas como o turismo e a educação, o patrimônio e o turismo e o ensino da história local. Os resultados foram apresentados em quatro etapas de acordo com o método de Educação Patrimonial, analisando-os com base no referencial teórico, o que possibilitou o conhecimento dos benefícios que a aula de campo proporcionou a educação como método de ensino, e por fim, buscou-se relacionar os resultados de outras pesquisas realizadas com temática parecidas, comparando aos resultados obtidos. Com isso, constatou-se que a aula de campo é um método que auxiliou no aprendizado das crianças.TCC Avaliação do potencial do turismo gastronômico do Seridó potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-24) Oliveira, Marcos César Medeiros de; Taveira, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0002-5174-7943; http://lattes.cnpq.br/3603092470145208; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Costa, Êndel Raul Pacheco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548Este trabalho tem por objetivo geral avaliar o potencial do turismo gastronômico do Seridó Potiguar a partir da hospitalidade, dos eventos e dos roteiros. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo; e, como natureza da pesquisa, o método descritivo e exploratório. No método da pesquisa de campo, foram utilizados como objeto de pesquisa diferentes empreendimentos de alimentos e bebidas (A&B), nas cidades de Caicó, Currais Novos e Jucurutu. Como sujeitos de pesquisa, foram entrevistados secretários de Turismo, proprietários e cozinheiros de distintos empreendimentos de alimentos e bebidas e, por fim, seus clientes. Para tanto, o estudo recorreu à base teórica de estudiosos da área, como Ignarra (2003); Dencker e Bueno (2003); Dias (2002), Gimenes (2011); Schlüter (2003); Silvera (2010), dentre outros. Como conclusão deste estudo, observa-se que a partir do levantamento realizado em relação ao potencial do turismo gastronômico, na região do Seridó potiguar, essa atividade, sozinha, não é suficiente para atrair turistas o ano inteiro, e que a pouca oferta de eventos e roteiros na região também não é suficiente para tal. Porém, espera-se que essa mistura de sabores e hospitalidade do povo potiguar, bem como as sugestões de roteiros, sirvam de base para estudos futuros para estudantes dos cursos de Turismo e Gastronomia.TCC Carnaxelita e o turismo de eventos em Currais Novos: impactos econômicos e perfil do público(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-13) Silva, Jodinaldo Alexandre da; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; http://lattes.cnpq.br/8615470858891860; Pinheiro, Isabelle de Fátima; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313; Dantas, Fernanda Raphaela; http://lattes.cnpq.br/5037254795248546O turismo é uma das atividades econômicas mais relevantes do mundo e um de seus principais segmentos é o turismo de eventos, reconhecido pela sua alta capacidade de mobilizar fluxos de pessoas, capital e informação. Além disso, os eventos na área do turismo são vistos como estratégicos para as destinações driblarem os períodos de baixa sazonalidade. Com o objetivo de compreender os impactos dos eventos numa destinação turística, a presente pesquisa adotou como estudo de caso o evento Carnaxelita, um carnaval fora de época realizado em Currais Novos, município da região do Seridó do interior do estado do Rio Grande do Norte. Pela sua tradição e por mobilizar milhares de pessoas, o Carnaxelita é um evento de lazer reconhecido além dos limites do estado, porém o perfil e o comportamento de seu público e os impactos econômicos gerados na cidade até então nunca foram investigados. Para isso adotamos a pesquisa survey, com aplicação de formulários com o público do evento e analisamos os dados com uma abordagem descritiva e quantitativa. Os resultados mostram que é possível ofertar produtos turísticos formatados para comercializar e divulgar junto ao público do evento, incentivando uma maior permanência na cidade e ampliar a experiência turística do visitante.TCC Cartilha patrimonial: uma viagem pelo patrimônio cultural edificado de Jardim do Seridó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Paiva, Maria José Silva de Medeiros; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; Martins, Maria Niedja PereiraO presente estudo objetivou a elaboração de uma cartilha patrimonial didática que subsidiasse a apropriação do Patrimônio Cultural edificado de Jardim do Seridó pela Educação (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e por atividades relacionadas ao Turismo Cultural. Metodologicamente, recorreu à Educação Patrimonial, entendida como um processo educativo que tem o patrimônio cultural como foco. Por meio das atividades (formais e não-formais), os indivíduos se reconhecem e constroem o aprendizado sobre sua identidade e sua cultura e nesse sentido é um instrumento de relevante significação para ser aplicado no contexto escolar. O trabalho fundamenta-se nas discussões sobre Patrimônio Cultural e Turismo Cultural. Foram pesquisadas 13 edificações que compõem parte desse Patrimônio. Espera-se que este trabalho consiga auxiliar educadores e profissionais do turismo nas atividades de turismo pedagógico e turismo cultural na localidade.TCC Como iniciar e gerir um empreendimento hoteleiro em tempos de pandemia? O caso da Pousada Aconchego (Currais Novos-RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-12) Soares, Cleydson Deyvid de Lima; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481A crise sanitária socioeconômica da atualidade, ocasionada pela pandemia de Covid-19, afetou diretamente o setor turístico, levando ao fechamento de diversos meios de hospedagem. Em um movimento inverso ao presenciado no país, a Pousada Aconchego, em Currais Novos-RN iniciou suas atividades durante o período pandêmico. Dessa forma, a presente investigação tem o objetivo de analisar o processo de criação e gerenciamento da Pousada Aconchego, em Currais Novos-RN, durante o período de pandemia de Covid-19. O estudo possui relevância científica, social e pessoal, bem como ineditismo temático. Os referenciais teóricos empregados articulam a temática da pandemia com o turismo, em especial a partir do empreendedorismo e liderança em meio de hospedagem. A pesquisa recorreu à entrevista do proprietário da Pousada Aconchego, analisada a partir dos referenciais apontados. Os resultados apontam que os fatores determinantes que ocasionaram o desenvolvimento da Pousada Aconchego durante o período pandêmico foram a rede de apoio e a experiência adquirida no setor hoteleiro pelo empreendedor que estava à frente desse projeto.TCC Complexo Cultural Santá (Santa Cruz/RN): possibilidades de articulação entre turismo cultural e artesanato?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Silva, Keity Kauane Pereira da; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; http://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; https://lattes.cnpq.br/3171218274934640; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; França, Rosana Silva de; https://orcid.org/0000-0002-1334-8343; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481O Complexo Cultural Santá está localizado na cidade de Santa Cruz/RN. É um espaço sociocultural, para a realização de eventos, alimentação e comercialização de artesanato. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo “Realizar uma análise do Complexo Cultural Santá e suas possibilidades de apropriação pelo turismo cultural e, como forma de fomento para o desenvolvimento socioeconômico dos artesãos de Santa Cruz/RN” Foram utilizados como instrumentos metodológicos da pesquisa: levantamento bibliográfico acerca do tema do trabalho, aplicação de questionário e, preenchimento de formulário. O referencial teórico articula os conceitos de turismo cultural e artesanato. Durante a análise dos dados obtidos, pode-se observar as características da estrutura física e das associações que comercializam dentro do Complexo Cultural Santá. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram as potencialidades do espaço e seus possíveis entraves para a baixa utilização dele. Por fim, considera-se o espaço um potencial atrativo para apropriação pelo Turismo Cultural.TCC O destino dos investimentos públicos em turismo no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-16) Adelino, Isadora Shirlayne Silva; Todesco, Carolina; Todesco, Carolina; Brito, Max Leandro de Araújo; Silva, Rodrigo Cardoso daConsiderando a importância dos investimentos públicos para o desenvolvimento do turismo, a pesquisa tem como objetivo revelar o destino e o perfil dos recursos executados pelo Ministério do Turismo (MTur), no período de 2003 a 2018. A pesquisa é descritiva e quantitativa, baseada no levantamento de dados dos Relatórios de Execução Orçamentária da União. Os resultados da pesquisa permitem concluir que o Nordeste foi a região que concentrou os investimentos públicos em turismo ao longo de 16 anos, seguida pela região Sudeste. A região Sul, Centro-Oeste e Norte, abarcaram as menores parcelas dos investimentos. Os recursos aplicados pelo MTur foram majoritariamente em infraestrutura básica e turística e em segundo lugar em promoção turística.TCC Diagnóstico da oferta turística no município de Parelhas / RN: uma análise a partir da inventariação turística(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-25) Martins, Jean Tavares; Dantas, Fernanda Raphaela Alves.Este trabalho analisa através dos resultados da inventariação turística de Parelhas/RN, suas fragilidades e potencialidades quanto ao desenvolvimento do turismo local. O município de Parelhas/RN compõe uma das cinco instâncias de governança regional do turismo do Estado do RN, o Polo Turístico Seridó. A metodologia adotada para realizar a inventariação foi a mesma que é utilizada pelo Ministério do Turismo, e a metodologia desse trabalho para poder atingir os objetivos do estudo consiste em ser de abordagem quantitativa, com análises descritivas. Nos resultados é possível perceber que o Parelhas/RN contempla potencialidades para o avanço da atividade turística, porém, apresenta uma infraestrutura ainda frágil e deficiências na divulgação e promoção do destino, ressaltando a necessidade de um planejamento turístico mais assertivo e políticas públicas efetivas. Constatou-se também que o município possui diversos empreendimentos na área do turismo gerando empregos formais, além dos grandes eventos que são realizados na cidade movimentando os negócios e postos de trabalhos. Sendo assim, a realização da inventariação turística poderá contribuir com um planejamento mais correto e direcionado, considerando a realidade local quanto a sua oferta turística, onde a partir das informações reais do local, tende-se a melhorar a atuação da gestão pública em tomadas de decisões no campo do turismo.