CCS - TCC - Educação Física (licenciatura)
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TCC Yoga na escola: possibilidades pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Avundano, Joana de Souza; Santos, Antônio de Pádua dos; 0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; 0009-0009-4531-6504; https://lattes.cnpq.br/8020541951327865; Domingos Junior, Moaldecir Freire; 0000-0002-2789-2737; http://lattes.cnpq.br/9147718059213861; Dias, Maria Aparecida; 0000-0003-3644-604; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974Este trabalho teve por objetivo apresentar os benefícios das aulas de Yoga como unidade temática no Ensino Fundamental em anos iniciais por meio de um relato de experiência feito no Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal, em Natal, no Rio Grande do Norte a partir da prática corporal Yoga. Foi utilizado inicialmente o método de pesquisa-ação aliado ao relato de experiência, visando analisar e obter dados do âmbito e do público onde ocorreu a intervenção. De caráter descritivo e abordagem quali-quantitativa, a investigação abordou os seguintes objetivos específicos: abordar as técnicas de condutas éticas e morais da Yoga, apresentar técnicas de respiração para melhorar o foco e analisar a importância da Yoga após sua vivência nas aulas de Educação Física. Os resultados demonstraram-se satisfatórios, evidenciando o empenho dos alunos e da professora no desenvolvimento das atividades. O estudo reforça a necessidade de popularizar a prática da Yoga no ambiente escolar, ampliando o acesso dos alunos a esse conhecimento. Por fim, destaca-se a relevância de pesquisas anteriores que também aplicaram intervenções semelhantes, indicando melhorias no comportamento interpessoal e no desempenho acadêmicoTCC Engajamento ou afastamento da Educação Física escolar: motivos na visão de professoras e alunos do Ensino Fundamental II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-23) Pereira, Mateus Roberto Gonçalves; Tinoco, Elizabeth Jatobá Bezerra; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700216U4&tokenCaptchar=03AFcWeA6TydYap6zgCAOOPq32VoJTWT1CLSdRC7dGLV4cFGtzk4a-BwYSRPCkdKjBzTaZf9-ke97iFGQUC8SjCgWbrGQkGmIrKha_QecR6f9HSXZS6f0A5qJG5C3pdQTsGwrvIYkXzkXpdEvuP6Cqgh6VBCg3woquOGO2FIaopB_OKWpsxFIaqJIkufrbUiD2Cr2rnRCLHowowxvBN3CCcXIr8KK60NPD60nk-Ko-Qve70d3L9xFxpkmk8V09hl9P13oHMpOtYYB4GQ_fiCsBPJxLCLRVUoxxrC8VQO9l0n-pYq2R2f15tp-0dW612bRjBw4klRKc3ypc27SOjQfdzbX0cW0fUVdKI5CkvxXPaBerle7CDkm-GVDK32y8W_knXujxwz4Qgkwhf1d_tsAwNOQ-GgvlGCw_ov_oMPPVP-xXWoZJLz7SjDr2kSJiuWb68vJyL1BtS2mQsAmR3lBxleZPxdmAPvzJS4J61SyrYiHpQAIi1tJ9BMnrVIq8L8HGVhZA4pmnxcrvG0aS4UxKIliRktFY3t36qmV3fSYUZ8qoGL6O-R_zyvJDfk4WWoX6eppGqFrCNQVpLjMG6AMlxDeTLyvzBCp1RZIMznTzu8WKEedOwMHKSVsgmz-69tP0VAdtPAcfTkbI_ujiurXV5Plbt-J4kh6suLzkMHpihqaQo-63ZBikyF3Jaxy-St7E57WhZzRhhG_qBdbrcqyYtnaFeOh_tKQh6XUxN6dMQhFfuFxSVQD83u-OIKsNyWDn5Intxh0hIliFVrpmVo6pPxLivwT1Q90aEf2d-4xOXvrMnGcZrC3q7J2IWpQhDR34MVVPZFjS-katL2hiuhOC6AYlVY16asKqZiSwQpazO9XBafMyLtZzo5nfpyMPlu2Q4w10pRo0iKHHQKUJYMwyoOwHREFq2tFxOaFvGEiQq; Santos, Antônio de Pádua dos; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776331H6&tokenCaptchar=03AFcWeA5bICKMbuiNxcgt9eftpJaQsu_yPhFDCFaQbyPXNo-HAeHLZAc4CvlIJHzLzm7bd0ETTXO94bYlNn13FKe5O7ob1FCxcA5Mdb1W7WXqDnI4ZYLqL2XIQ-lJCgsN8tVoeiKnSgn-JX-bkZUOwTUfgHW9gKRmj3DascBD-pioqbr3ZmBLarCqQkxAT6IPxyKeHGrMRgnRJm2lV-FyStGKL_ZR8GpbeErrTVP_F3jPtotuRr_ea8G8lzcGolv0Df9q9LPKVZYn2a-huYKmwwWx_TJQ_A39PmcXB8cOXgt_nk5nbt4xFQFGJ-rDpSxk2r_7ET2M8KaNiBYWy9l_yRpyRBc-AKfbAKS5J-wxVqKuSFStqfwDVfih-erCEz2Q4PsE6YtBGD9ZxlTzozPXbBWJtw2JL3qmyP11-6t2FjtIr0nLEUxsI_9tst-KBox2HRVW1ulSzHbRYxdyi_bGLYSkN0iqons68B7xZNSjt_AabijrO7F-IpFc6YsQ6thXRiTEWFTkCv3RX3_HtuzNMTxpN9awd4h2XXxU4GAZD9NVPlLcZiNzAPj3K7moP9e1klfGur0g9OmSNFvnjBW4y-158x8fj226DrlFZjjEsUrYzQdc2kvWFmYIL1FYxYeR9uv7bXksDdVx8T8FJNt_oXL0A-4U5lMYHboNXA95D-QVoM4SFIuz1ZGkWba-8KZi7dmqHtLMl0Cv_1buZPQH8c_i2r0qrp6f98fjEeUt3RwZwfAVSUpR_TRdrnCpOxNBozCqyueuHDddgTBKs4HdfonELQ2RqbNsPO6_fok4pJAP4WP00BYHQacnvln7pmjPFHJMlx4k_EZ6vkN5ZE013W2xV9hH3WLQ40u4_1NYyNGtnzfF9nSu9Cm9kh_Xq8pWBfGoXrgf-BCT3QyPPWtz3aHoaWUy147gIHBnxqYAO; Andrade, Elmir Henrique Silva; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8373687Z2&tokenCaptchar=03AFcWeA67mn-7oJ613nhapc4saFL3kttDkS0sXf-36LrCR2ic2cOoB9GpcfY4gLy3kCJ1uX3vcLzHFsdkQaaqTYR_PS7Fkf0oxOBz9OffHKlrNgJiVP6i9H96QV6LLf_3CvdCCG3rBkPxwn0aK3e7bKrlMghuxeh4G0Q3ZGcgSV93TAlJhXE-1BP_BsM7V-jQbiKN-LmlBDW7WOLDysjheTw0tgVMm3Xbi-92RIm1nckoVLYrGAOblbjBeXZ0ggeHLHE76JjU7SdoR4EVRcssBsva9nUmKyH_DprKZb8ar_oXgN--9zQdnlAkkbosQNBT-6ZirkhN02_LGHjPRGjXEFJkyvG5_uner7FIOaIBdP_UUcG_UDrr2gfS_yH41kbzXV1RB19PrqAqhIi4aNIQUk8gynGPg8ZXayG-xvmLTF9eokXdSWaFy2AhjOIk5LOX_3-K4LgPjzMFhFMD290PrVAAj1EvP5vJO3s4VMo0sGJpP8BIsn2fBlbYDJjOhIdNqSz3caFDjumlIzwkWOhkpoOqKF-IxP7yDBvsIz8ggeTzknK--7LcfIeeyKqqyC5-MC7AZWCKEwjL--sr1sG1sHxO0riXKJhYnBBN5T5tTJ5xQP-l-tSJuceabghWZDa3lDbwT0tFzTb8urYMOSlWBnRaJPyvPAXAEXbrQEEiuDPskdOT-s_IpM6PNbagJLRYssavnh6x2erDlU074n_bZtVHvqPdydRRd-ZSrhLntv9eIJ2WivD6rcd1rv9u4m5o8vPqdC_FqS031HkevyCzQdPB5956ktlPIEKpJ7ggYBL5lCHjQMJ08jxoqSsawJo-Z2oiEupj2u_df-D3t2wG1mex2rkYTypvBUxrdf_PedOu5GWDVszJpRdyKGdihntq3bmISctEUuLI4_P7xCqSA5ADRQI48vkIw0TUn9JDyO componente curricular de Educação Física nas escolas desempenha um papel importante na formação integral dos alunos. No entanto, a falta de interesse dos estudantes nas aulas se torna frequente a cada etapa concluída, tendo seu pico no Ensino Médio e começando a partir do Ensino Fundamental:Anos Finais. Nesse contexto, medidas são necessárias para combater esse óbice. Isso posto, o presente trabalho investiga os fatores que influenciam o engajamento ou afastamento dos alunos das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II, tendo como foco a visão de professoras e estudantes. A pesquisa se justifica pela importância da Educação Física no desenvolvimento motor, social e cognitivo dos alunos, bem como pela necessidade de compreender os motivos da evasão escolar nessa disciplina. Com isso, objetiva-se identificar os motivos que levam os alunos a se engajarem ou se afastarem das práticas da Educação Física escolar, nos anos finais do ensino Fundamental. O trabalho usou de uma metodologia qualitativa de tipo participante. Dessa forma, a pesquisa, realizada por meio de observação e participação junto com as professoras da Escola Estadual Professor Luís Antônio durante o estágio supervisionado II, buscou acompanhar as duas turmas do 9° ano, entrevistando as professoras de cada turma e aplicando um questionário aos alunos. Por fim, a pesquisa evidenciou que aqueles que já são adeptos às aulas, continuariam de qualquer forma, assim como aqueles que não participam, por decorrência de fatores externos e fora do controle do professor. Conclui-se que o uso da ludicidade pode ser uma estratégia eficaz para atrair alunos para a prática da Educação Física, proporcionando experiências mais inclusivas e motivadoras. Contudo, é necessário considerar as individualidades e dificuldades dos estudantes para garantir um ambiente mais acolhedor e participativo.TCC Educação física e educação positiva: contribuições para o desenvolvimento socioemocional no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Batista, Daliane Rafaela Meira Ribeiro; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; Nascimento, Maria da Conceição Lima; Medeiros, Rosie Marie Nascimento deEste estudo acadêmico aborda a relação entre Educação Física e Educação Positiva, explorando suas contribuições para o desenvolvimento socioemocional de alunos do Ensino Fundamental. A partir do estudo do corpo e da cultura de movimento, destaca-se que o objeto central da Educação Física transcende o biológico, incorporando aspectos cognitivos, sociais e afetivos, conforme a perspectiva de Merleau-Ponty, que entende o corpo como parte integral do ser. A Psicologia Positiva, por sua vez, oferece subsídios para moldar ambientes educacionais que promovam autoestima, potencialidades e forças individuais. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as habilidades socioemocionais são componentes fundamentais das competências gerais e podem ser trabalhadas de forma intencional na Educação Física escolar. Assim, uma abordagem educacional baseada nos princípios da Educação Positiva é essencial para uma prática docente contemporânea que contemple as dimensões cognitiva, social, afetiva e motora, promovendo a formação integral dos estudantesTCC Entre o esporte na escola e o esporte da escola: uma reflexão necessária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-27) Oliveira, Fabio Matias de; Surdi, Aguinaldo Cesar; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; http://lattes.cnpq.br/9319775844852808; Santos, Regina Helena Rigaud Lucas; http://lattes.cnpq.br/7466849391229048; Gadelha, George Tawlinson Soares; http://lattes.cnpq.br/2297691701882491Este artigo é uma revisão de literatura que tem como objetivo analisar o papel do esporte no contexto escolar, conceituando e pautando as diferenças de "esporte na escola" e "esporte da escola". O "esporte na escola" refere-se ao esporte institucionalizado inserido no currículo educacional, enquanto o "esporte da escola" está relacionado às atividades esportivas organizadas pelos próprios indivíduos do meio, com adequações, adaptações e mudanças significativas para a fluidez e participação ativa de todos. O presente trabalho aborda como essas práticas são trabalhadas no cotidiano das escolas, considerando tanto as abordagens pedagógicas quanto as condições estruturais e culturais presentes nos ambientes educacionais. A partir da análise das práticas atuais e conceitos trabalhados, o artigo propõe reflexões sobre possíveis mudanças, visando aprimorar a integração do esporte ao processo educacional, promover a inclusão de diferentes perfis de alunos, corroborando para a formação integral dos estudantes. O estudo destaca a importância do professor enquanto instrumento facilitador no processo de participação dos alunos, como propositor de mudanças e adaptações, tornando o esporte escolar mais eficaz, que considere a diversidade de necessidades dos alunos e a valorização do esporte como ferramenta de desenvolvimento social e educacional.TCC Práticas corporais e inclusão: impacto na permanência acadêmica de estudantes com deficiência no Departamento de Educação Física da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Franca, Maria Augusta Melo de; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=D416F15867261B38E76B4F9D6388011B#; Fonseca, Michele Pereira de Souza da; Lopes, Bruna LeonízioEste estudo investiga a relação entre as práticas corporais e a permanência acadêmica de estudantes com deficiência do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando análise das entrevistas com alunos com deficiência para compreender suas percepções e desafios. Os resultados evidenciaram que as práticas corporais contribuem significativamente para o bem-estar físico, emocional e social. A pesquisa ressalta a necessidade de políticas institucionais que priorizem a sibilidade, práticas pe dagásicas in lusima e aclimiento adeguad i ca dirmando oportunidades. Conclui-se que as práticas corporais adaptadas podem contribuir para a permanência acadêmica e proporcionar um ambiente universitário mais inclusivo e acolhedor, alinhado aos princípios da UFRN.TCC O Projeto Pessoa com Deficiência Intelectual e seu impacto na formação dos licenciados em educação física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Souza, Emili Iasmin de; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; http://lattes.cnpq.br/3870834007407065; Fonseca, Michele Pereira de Souza da; http://lattes.cnpq.br/3628782671116228; Souza, Camila Naya Lucena; http://lattes.cnpq.br/2916401350313585Este trabalho analisa o impacto do Projeto Pessoa com Deficiência Intelectual (PCDI) na formação dos licenciados em Educação Física pela UFRN. A pesquisa qualitativa descritiva revelou que o PCDI foi essencial para o desenvolvimento de competências pedagógicas inclusivas, combinando teoria e prática. Os resultados indicam que o projeto complementou a formação acadêmica tradicional, preparando melhor os licenciados para atender às demandas da diversidade educacional. Além disso, o PCDI contribuiu significativamente para a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual, promovendo autonomia e visibilidade.TCC O cinema como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física no ensino médio: percepção dos discentes da Escola Estadual Professor Luís Antônio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Almeida, Marcus Antonio Rodrigues de; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Surdi, Aguinaldo César; Lopes, Bruna Priscila LeonizioEste trabalho tem como objetivo identificar como o cinema é trabalhado nas aulas de Educação Física do Ensino Médio e de que forma os discentes enxergam essa arte visual como ferramenta de auxílio no ensino, através de uma pesquisa qualitativa, utilizando como meio de coleta de dados a aplicação de um questionário com os alunos de uma turma específica em uma escola estadual do ensino público. A partir da comparação dos resultados apresentados com a pesquisa bibliográfica, foi possível compreender melhor a utilização do cinema nesse nível de ensino nessa escola. No qual se pode perceber que o cinema não é tão abordado quanto poderia nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, por pouco espaço para o mesmo, porém, é também possível entender que parte dos alunos acham válida e benéfica essa possível inserção do cinema nas aulas, fazendo assim diversas sugestões e propostas para a utilização como ferramenta pedagógica.TCC Corpo, cultura e educação: um olhar para a escola EDTAM(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Pinheiro, Gabriela Karla Augusta da Silva; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/3130751019799515; Freire, Isabel Batista; Santos, Emanuelle Justino dosO estudo investiga o papel da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) na construção da cultura e da educação, analisando a integração entre o ensino da dança, a educação física e os processos formativos. Por meio de uma abordagem qualitativa e fenomenológica, foram realizadas observações de aulas, registros em diário de bordo e questionários direcionados a alunas, professores e gestores. Os resultados evidenciam que a EDTAM promove não apenas o desenvolvimento técnico e artístico, mas também a valorização da expressividade e da inclusão social. A pesquisa também destaca o ballet clássico como uma prática corporal que alia disciplina técnica, consciência corporal e educação estética, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa demonstra que o ensino da dança transcende o espaço artístico ao integrar aspectos educacionais relacionados ao movimento, à coordenação motora e ao desenvolvimento integral dos sujeitos. Ao incorporar a dança na educação física, a EDTAM contribui para uma formação mais ampla, que ressignifica a percepção do corpo e da cultura, ampliando os horizontes dos participantes para além da prática escolar tradicional. A instituição se consolida como um espaço transformador, capaz de integrar arte, cultura e educação física em uma abordagem humanizada e sensíve.TCC A natação terapêutica para crianças autistas: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Silva, Daniele Lima da; Lopes, Bruna Priscila Leonizio; Souza, Camila Naya Lucena; Andrade, Ricardo Dias deO presente trabalho buscou analisar a importância que a natação terapêutica possui para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir do Projeto FluTEAr na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, com uma abordagem qualitativa. As ações que reverberaram nesse relato foram realizadas com um partícipe do sexo masculino de 3 anos de idade, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista nível 2 de suporte, e que participou do projeto. A coleta de dados foi feita por meio da observação e de um questionário. Na observação foi analisado o comportamento da criança com o ambiente, com os professores e com as outras crianças, o nível de adaptação à água, se ocorreram momentos de desregulação das emoções e sentidos, se apresentou estereotipias, se conseguiu entender o que foi proposto ou solicitado. No questionário realizado por meio do Google Forms, foi avaliado em relação a percepção dos pais ou responsáveis do aluno a motivação para a participação no projeto, se houve indicação médica, se foram se foram observadas melhoras em alguns aspectos, se já houve dificuldade em encontrar profissionais especializados para acompanhar a criança e se os pais ou responsáveis indicariam o projeto para outras crianças com TEA. Tanto a professora quanto os pais notaram diferenças significativas no desenvolvimento da criança com a natação terapêutica. Sendo assim, pode-se concluir que a natação terapêutica atua como uma modalidade facilitadora no processo de desenvolvimento psicológico, cognitivo, motivacional e social da criança autista.TCC Emoções na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Melo, Joyce Fernandes de; Lopes, Bruna Priscila Leonizio; Xavier, Kesia da Silva; Araújo, Allyson Carvalho de; Maia, Mayara Cristina MendesAs emoções são fundamentais para o comportamento humano, sendo parte essencial para a formação dos indivíduos, inclusive para o aprendizado. A Educação Física Escolar é um componente rico, capaz de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. Entretanto, percebe-se que poucos são os estudos produzidos nesta temática. Desse modo, este trabalho buscou compreender como as emoções dos estudantes são abordadas no âmbito da Educação Física Escolar. Através de uma revisão sistemática, foi realizada a busca por artigos em bases de dados - SciELO, CAPES e Scopus - e foram encontrados 205 estudos, dos quais 8 foram selecionados para análise. Os resultados permitiram observar que as emoções estão sendo abordadas na perspectiva da identificação das emoções, sendo identificadas a partir da disciplina de maneira geral ou dos conteúdos específicos. Os artigos revelaram que diversas emoções são expressas pelos alunos, sendo positivas, negativas e ambíguas, e a compreensão dessas manifestações é crucial para que o/a professor/a possa aprimorar suas metodologias de ensino. Por fim, de modo geral, são necessários mais estudos no campo, sobretudo no vislumbre de alcançar abordagens que incluam as motivações das emoções manifestadas; o estudo das emoções em outras perspectivas, tal como desenvolvimento de competências emocionais; outros conteúdos e públicos para além dos adolescentes.TCC Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: desafios e perspectivas dos professores na rede pública de Parnamirim/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Silva, Ana Paula Santos da; Santos, Antônio de Pádua dos; Dias, Maria Aparecida; Souza, Dandara Queiroga de OliveiraEste trabalho aborda um tema de crescente relevância no debate educacional brasileiro: a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Diante de um cenário que exige adaptações pedagógicas para garantir a participação plena de todos os estudantes, o estudo busca compreender as barreiras enfrentadas e estratégias utilizadas pelos professores de Educação Física para promover uma educação inclusiva. O objetivo geral do estudo foi analisar os principais desafios enfrentados na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física da Escola Estadual de Tempo Integral Doutor Antônio de Souza, em Parnamirim/RN. Os objetivos específicos incluíram: compreender como os professores lidam com a inclusão, identificar estratégias pedagógicas utilizadas e mapear as condições e barreiras existentes para promover o ensino inclusivo. Utilizando metodologia descritiva de abordagem qualitativa, a pesquisa baseou-se em observações de aulas, aplicação de um questionário estruturado com a professora responsável e intervenção prática com a turma. Os resultados destacaram obstáculos significativos, como a falta de formação específica dos professores, ausência de infraestrutura adequada e recursos adaptados insuficientes. Por outro lado, evidenciou-se o esforço em utilizar práticas pedagógicas inclusivas e o suporte parcial de profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A análise demonstrou que a inclusão de alunos com deficiência em aulas de Educação Física ainda enfrenta desafios estruturais, materiais, metodológicos e de capacitação docente. Contudo, o estudo ressaltou a importância de políticas públicas efetivas, investimentos contínuos em formação de professores e melhorias nos recursos e espaços escolares para alcançar uma educação verdadeiramente inclusiva. Conclui-se que a inclusão não é apenas uma questão técnica, mas uma transformação cultural e social que exige o comprometimento de todos os envolvidos no processo educacional. A promoção de práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e incentivem o desenvolvimento pleno de todos os alunos é essencial para a construção de uma escola mais justa, equitativa e acessível.TCC PIBID e identidade docente: a perspectiva dos estudantes de Educação Física da UFRN sobre permanência e formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Gomes, Mayara Laís Bezerra; Lopes, Bruna Priscila Leonizio; Souza, Camila Naya Lucena; Maia, Mayara Cristina MendesO presente trabalho buscou analisar como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribuiu para a formação dos licenciandos e egressos bolsistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no que tange a formação docente e a permanência acadêmica. O estudo contou com uma abordagem qualitativa e, através de um questionário semi estruturado disponibilizado para os participantes do Programa, foi possível observar a relevância do Programa na formação inicial. A pesquisa contou com 16 participantes, sendo 5 egressos e 11 licenciandos. A análise realizada através das respostas obtidas, constataram a influência do PIBID no desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes por oportunizar o contato com a realidade escolar. O Programa mostrou-se como um aporte na permanência dos estudantes tanto na Universidade como na carreira docente, reafirmando o fortalecimento da identidade profissionalTCC PIBID e novo ensino médio potiguar: um relato de experiência sobre os itinerários formativos nas aulas de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Adelino, Zelton Cordeiro; Lopes, Bruna Priscila Leonizio; http://lattes.cnpq.br/8287584125955344; https://orcid.org/0009-0002-1143-9644; http://lattes.cnpq.br/9390705089132217; Surdi, Aguinaldo Cesar; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Maia, Mayara Cristina Mendes; http://lattes.cnpq.br/7092949726794803O presente trabalho analisa os Itinerários Formativos como um recurso de extensão para a Educação Física Escolar no contexto do Novo Ensino Médio. Diante do reduzido número de horas destinadas ao componente curricular de Educação Física, este estudo busca explorar como as eletivas e oficinas formativas podem ampliar os diálogos com os alunos, promovendo um maior engajamento e aprofundamento do conteúdo. Os resultados indicam que, apesar das dificuldades observadas na implementação do Novo Ensino Médio, a Educação Física desempenha um papel essencial na formação integral dos estudantes. A articulação de seus conteúdos, como esportes, jogos, danças e lutas, com metodologias que incentivam o pensamento crítico e a autonomia do aluno contribuem para aprendizagens significativas e o desenvolvimento da cultura de movimento. Além disso, destaca-se a necessidade de maior investimento na formação continuada de professores e no fortalecimento da Escola em Tempo Integral, visando oferecer melhores condições de ensino e aprendizado. Conclui-se que, para superar os desafios da Reforma, é fundamental promover uma educação equitativa, crítica e de qualidade, que valorize o protagonismo estudantil e a justiça curricularTCC A prática da educação física no ambiente aquático para as crianças neurotípicas : relato de experiência e diálogo com as mães(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Silva, Paulo Alexandre Lins e; Dias, Maria Aparecida; Mariana, Joyce; Fonseca, MicheleEste trabalho aborda a natação como estratégia terapêutica para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais em crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A motivação para este trabalho originou-se da experiência pessoal com minha irmã, diagnosticada com paralisia cerebral e síndrome de West, e da observação de como terapias ajudaram no seu desenvolvimento e qualidade de vida. O relato de experiência se baseia na experiência prática em um programa de natação adaptada, onde foram acompanhadas crianças com essas condições. A pesquisa revelou melhorias na coordenação motora, autoestima, controle da ansiedade e interação social. A natação, devido ao seu baixo impacto, oferece um ambiente seguro para o desenvolvimento físico e emocional. A experiência envolveu observações de educadores, familiares e as mudanças comportamentais das crianças ao longo do tempo. O estudo também discute a importância de adaptações no ensino para promover a inclusão, destacando a relevância da natação adaptada para a reabilitação e o desenvolvimento integral de crianças com transtornos do intelecto. O estudo sugere que a natação pode ser um recurso eficaz no desenvolvimento de habilidades motoras e emocionais, promovendo a inclusão e melhorando a qualidade de vida de crianças neurotípicasTCC Práticas corporais e lazer para os alunos do 3 ano do ensino médio: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01) Lima, João Vítor Damasceno de; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; Surdi, Aguinaldo César; Nascimento, Victor Ferreira doÉ notória a enorme existência de pressão psicológica em alunos do 3 ano do ensino médio devido ao ENEM, já que é o último ano da escola e farão a prova para determinar se conseguirão a vaga para determinado curso na Universidade Federal. Há uma pressão própria sobre eles e pelos pais e familiares depositarem suas expectativas para o ingresso na universidade. O presente relato de experiência buscou descrever uma observação realizada em uma escola privada de Natal, Rio Grande do Norte, visando compreender o lazer e a atividade física na vida dos estudantes do 3º ano do ensino médio, em relação à saúde mental com observação do cotidiano escolar. Para isso, foram observadas 2 turmas de 3º ano, com aproximadamente 30 alunos cada, com início no dia 01 de Outubro de 2024, sendo finalizada dia 15 de Novembro de 2024, por meio do estágio supervisionado obrigatório. Foi possível observar a importância do lazer e das práticas corporais para a saúde mental dos alunos no cotidiano escolar, devido à alta participação, vontade que os alunos demonstraram de ter as aulas de educação física e comentários realizados ao professor. Conclui-se que a relação positiva entre a saúde mental, lazer e atividade física é evidente no cotidiano dos alunos. O lazer e as práticas corporais fazem um trabalho de amenizar o estresse da rotina incessante de estudos, simulados e pressões sociais e psicológicas dos alunos do 3 ano do ensino médio, trazendo benefícios para a saúde mental dos alunos.TCC Um relato de experiência sobre o Estágio em Educação Física com alunos de 14 a 65 anos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Chaves, José Vitor Mariano; Surdi, Agnaldo César; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189 https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/5879568246178336; Santos, Regina Helena Rigaud Lucas; http://lattes.cnpq.br/7466849391229048; Gadelha, George Tawlinson Soares; http://lattes.cnpq.br/2297691701882491É notório que as práticas curriculares, trazem um bom alicerce para que as vivências obtidas no período de estágio tenham uma fundamentação teórica, tornando assim os momentos didáticos e pedagógicos ancorados em procedimentos e estudos pré-estabelecidos. Torna-se importante dizer que o Estágio Supervisionado em Educação Física, seja ele obrigatório ou não, é uma ferramenta deveras importante para o desenvolvimento das capacidades docentes dos novos professores, já que inúmeras situações podem somente ser experimentadas quando exposto ao cotidiano escolar. Neste sentido o presente texto, objetiva relatar e debater as práticas vivenciadas no período correspondente a 2 (dois) anos, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Parnamirim, onde as aulas foram acompanhadas e ministradas a turmas de 1º e 4º anos do Ensino Médio técnico, professores, terceirizados do campus e alunos dos cursos Subsequente e superior, bem como tratar da importância dessa etapa para a formação acadêmica dos novos professores.. Trata-se de um relato de experiência em que os procedimentos metodológicos utilizados foram a abordagem qualitativa aproveitando o método descritivo. Conclui-se que tal experiência trouxe possibilidades aquisitivas no sentido a ganho de conhecimentos sobre rotina e trato com o público discente no ensino médio, bem como práticas de qualidade de vida no trabalho.TCC O impacto do Projeto Pessoa com Deficiência Intelectual(PCDI) nos graduandos de licenciatura em Educação Física da UFRN: uma visão dos professores voluntários dos períodos 2023.2 e 2024.1(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Souto, Marcos Vinícius da Costa; Surdi, Aguinaldo Cesar; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Dantas, Karluza Araújo Moreira Dantas; http://lattes.cnpq.br/1071969771517672; Gadelha, George Tawlinson Soares; http://lattes.cnpq.br/2297691701882491RESUMO A necessidade vigente de melhorias na educação especial devido ao crescimento de diagnósticos de TEA e outras deficiências intelectuais na rede de ensino brasileira, em paralelo com os benefícios que o Projeto Pessoa com Deficiência Intelectual pôde trazer para futuros docentes voluntários do PCDI em formação para se tornarem futuros professores. Tal reflexão, trouxe atenção deste discente a realizar um projeto que tem como objetivo pontuar as carências de um professor a lidar com pessoas com deficiência e quais os benefícios e ferramentas o projeto e a prática docente nele, pôde contribuir para os alunos da UFRN, voluntários do Projeto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva de natureza diretiva, realizada com graduandos do curso de licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal, onde os voluntários do Projeto foram entrevistado sobre suas experiências e puderam trazer sua visão sobre a relação entre ele e a formação docente.TCC Educação física escolar e tecnologias digitais: uma análise sobre as produções acadêmicas do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Monteiro, João Arthur da Costa; Araújo, Allysson Carvalho de; https://orcid.org/0000-0003-0114-8122; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Cunha, Sérgio Melo da; https://orcid.org/0000-0003-1913-0705; http://lattes.cnpq.br/7073781749771295; Tinoco, Rafael de Gois; https://orcid.org/0000-0001-8538-0564; http://lattes.cnpq.br/8414563593148597O estudo analisa a produção acadêmica de artigos científicos do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) da UFRN, visando compreender os limites e possibilidades do uso de tecnologias digitais na Educação Física escolar. Justificou-se baseado na importância acadêmica de investigar os impactos do uso tecnológico nas aulas de educação física. Bem como, sua relevância está destacada na contribuição social do estudo, ao analisar efeitos no ensino que promovem a inclusão, a equidade e o desenvolvimento integral dos estudantes, por meio de práticas pedagógicas inovadoras. Utilizou-se uma revisão narrativa descritiva com abordagem qualitativa, baseada nos Currículos Lattes dos líderes do grupo de pesquisa. Selecionou-se 35 artigos, publicados entre 2014 e 2024, analisando-se: produção anual, indexação no Qualis das revistas, temas envolvidos, formação dos autores e parcerias nacionais e internacionais. Os resultados indicaram aumento significativo nas publicações sobre o tema a partir de 2019, com destaque para práticas pedagógicas e formação docente, além de estudos sobre currículos e tecnologias específicas como QR Code e plataformas digitais. Predominou-se a publicação em revistas de impacto mediano (B1 e B2), evidenciando a relevância científica do grupo. Observou-se ainda, um crescimento na colaboração interdisciplinar e internacional, enriquecendo as descobertas. Conclui-se que as pesquisas do LEFEM são direcionadas para o aprimoramento do ensino de Educação Física, ao explorar o potencial pedagógico das tecnologias digitais e promover reflexões críticas sobre sua integração curricular. Apesar dos avanços, ressalta-se a necessidade de investigações profundas sobre formação docente, diversidade de contextos escolares e acesso às ferramentas digitaisTCC Evasão escolar nas aulas de educação física: causas, impactos e estratégias para superação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Silva, Breno da Cunha; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; https://lattes.cnpq.br/3948949406411800; Gadelha, George Tawlinson Soares; http://lattes.cnpq.br/2297691701882491; Dantas, Karluza Araújo Moreira; http://lattes.cnpq.br/1071969771517672Este trabalho procura analisar a evasão nas aulas de Educação Física no ensino médio, destacando seus impactos no desenvolvimento acadêmico, social e físico dos alunos, bem como os fatores que contribuem para esse fenômeno, como desinteresse, falta de inclusão e dinâmicas sociais negativas. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes e uma análise do contexto escolar. Os resultados reforçam a necessidade de diversificar as atividades, adotar metodologias inclusivas e fortalecer o diálogo entre professores e estudantes para tornar as aulas mais atrativas e acolhedoras. Conclui-se que a evasão é um desafio complexo, com implicações significativas para o desenvolvimento integral dos jovens, e que medidas inovadoras podem promover uma educação física mais efetiva e inclusiva.TCC A relação entre lazer e saúde mental dos estudantes do CCS/UFRN: conteúdos culturais de lazer no contexto universitário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Cordeiro, Heloisa de Fátima Souza; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; Franco, Marcel Alves; Nascimento, Victor Ferreira doAs práticas de lazer vivenciadas pelos estudantes do centro de ciências da saúde (CCS) da UFRN, no que diz respeito aos sete conteúdos culturais do lazer e suas implicações para a saúde mental, conforme a percepção dos participantes, foram o foco desta pesquisa. Utilizando uma abordagem qualitativa, de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos que concluíram 50% ou mais da graduação. Essa pesquisa mostrou a conscientização sobre a importância do lazer para a saúde mental dos estudantes universitários. Os resultados evidenciaram que as atividades sociais e físico-esportivas foram as mais praticadas pelos estudantes, com uma clara preferência por aquelas que promovem interação coletiva e bem-estar físico. Cursos como Farmácia, Medicina e Nutrição destacaram também a relevância das atividades artísticas. Por outro lado, o curso de Odontologia evidenciou maior interesse por atividades intelectuais. Nos cursos de Educação Física, as preferências variaram: na Licenciatura, as atividades turísticas se destacaram, enquanto no Bacharelado houve uma combinação de atividades intelectuais e turísticas. Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Saúde Coletiva também priorizaram as atividades turísticas, com o curso de Saúde Coletiva ainda destacando práticas artísticas. Já a Fonoaudiologia teve maior ênfase em atividades turísticas. Esses dados sugerem que, apesar da sobrecarga acadêmica, os estudantes ainda valorizam práticas de lazer importantes para a saúde mental. As descobertas podem contribuir para o desenvolvimento de políticas e programas educacionais que apoiem a saúde mental dos estudantes, melhorando seu desempenho acadêmico e sua qualidade de vida futura como profissionais de saúde.