CCS - TCC - Educação Física (licenciatura)
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TCC O uso da televisão como ferramenta pedagógica para o ensino da educação física escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Santos, Sheylla Miris de Lima; Araújo, Allyson Carvalho de; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de; BATISTA , Alison PereiraO objetivo geral do presente estudo é discutir o uso da televisão como ferramenta pedagógica para o ensino da Educação física na escola, a partir da análise do programa Esporte Espetacular considerando os temas transversais. Para isso, adotamos o tipo de pesquisa descritiva com caráter qualitativo, caracterizada também por estudo de caso, tendo em vista que trata-se do estudo profundo de 8 transmissões na íntegra do Programa “Esporte Espetacular”. As transmissões foram acompanhadas através do site www.globo.com, que disponibiliza os programas, tanto na íntegra como em edições. Para categorizar as matérias esportivas analisadas foram utilizados os temas transversais tradicionais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s): Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Sexual. Além deles, para atender as necessidades da nossa amostra, foi necessário criar novos temas transversais para nortear a discussão a respeito das transmissões investigadas, são eles: Competição, Olimpismo, História e Cidadania. Os textos transmitidos nas matérias televisionadas trazem enunciados que defendem a vida saudável, pregam o cuidado com o corpo, instituem uma vida social plena e o desenvolvimento tecnológico, além da responsabilidade ambiental. A mídia, sendo assim, torna-se uma alternativa aos materiais didáticos tradicionais, como por exemplo, os livros. Os anúncios que constituem o discurso da mídia, muitas vezes, dirigem-se ao discurso político pedagógico escolar, de tal forma que os temas transversais podem ser privilegiados. Diante do exposto, da nossa coleta de dados e da categorização e discussão da mesma, podemos afirmar que é possível converter matérias esportivas transmitidas pela mídia televisiva em material pedagógico de ensino nas aulas de Educação Física privilegiando, sobretudo, os temas transversais.TCC Cultura lúdica dos discentes da educação de jovens e adultos na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Silva, Danielle Larissa da; Albuquerque, Edmilson Pinto; Albuquerque, Edmilson Pinto; Gonçalves, Ciro Alexandre Merces; Morais, Maryanna Pryscilla Silva deAs marcas que os seres humanos trazem em seus corpos e nas suas memórias vai além da superficialidade, é algo profundo que carregamos para toda a vida. Quando somos impedidos de brincar ou jogar quando criança ou adolescente isso reflete negativamente na vida adulta, precisamos ter oportunidades do Lúdico em todas as fases da vida humana. O objetivo do presente estudo foi investigar a Cultura Lúdica dos discentes da EJA. A natureza da pesquisa teve o método indutivo e em relação ao tipo de pesquisa foi uma pesquisa aplicada. Os dados quantitativos nos mostram o que eles mais vivenciaram, a frequência e o espaço, e se ainda pratica nos dias atuais, com isso percebemos que o gênero masculino predomina em algumas atividades e que alguns sujeitos foram fortemente impedidos de realizar a maioria das categorias dos jogos e brincadeiras. Nas questões qualitativas, podemos analisar a fala dos sujeitos e descobrir os motivos que os fizeram abandonar as práticas lúdicas e não aproveitar a infância. Os jogos e as brincadeiras são importantíssimos na vida do ser humano, observamos que aqueles adultos que não tiveram a oportunidade de brincar e de jogar sente a necessidade ainda hoje de poder fazer isso, admitiram que não brincaram o suficiente, porque o trabalho o esperava todos os dias, e os adolescentes não foram impedidos de brincar na infância, mas que suas famílias não participavam ativamente desse momentos lúdicos. Sendo assim o repertório Lúdico, a família e a escola, são três elementos que participaram profundamente da construção e reprodução da Cultura Lúdica, déficit nesses elementos prejudicam o desenvolvimento, a expressividade e liberdade do corpo e da mente dos sujeitos.TCC Educação física na educação infantil: diferentes realidades em centros educativos de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Silva, Luiz Fernando da; Medeiros, Rossie Marie Nascimento de; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Santos, Antônio de Pádua dos; Domingos Junior, Moaldecir FreireEsta pesquisa teve a finalidade de compreender as diferentes realidades dos centros educativos de Natal/RN, no que diz respeito à educação física na educação infantil. Especificamente, buscou-se averiguar e entender como são tratadas as abordagens metodológicas no ensino das crianças de zero a seis anos em escolas públicas e privadas da cidade, bem como as experiências profissionais e conteudistas dos professores. Este estudo baseou-se nas discussões do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e de autores que abordam as metodologias vigentes para este nicho da educação. Os participantes foram seis professores de educação física de escolas de Natal, três da rede pública e três da rede privada. Os resultados das análises mostraram que os professores entrevistados desconhecem o que é metodologia, geralmente, confundida com conteúdo e estilos de ensino. Destes, alguns demonstraram conhecer o que são conteúdos. Outros confundem conteúdos com capacidades do indivíduo. O estudo contribui para a área de educação física porque seus resultados apontam para a necessidade de uma reorientação desses professores acerca de um tema tão importante como é o das metodologias de ensino e conteúdos. A fim de contribuir efetivamente no sentido dessa reorientação, propõe-se o prosseguimento dos estudos com vistas ao aprofundamento do tema e ampliação do escopo de instituições investigadas para, assim, realizar estudos em nível de mestrado e doutorado.TCC Avaliação da aprendizagem em educação física: um diálogo junto aos professores participantes do programa institucional de bolsa de iniciação à docência da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Costa, Mércia Vitoriano da; Santos, Antônio de Pádua dos; Santos, Antônio de Pádua dos; Dias, Maria Aparecida; Costa, Mackson Luiz Fernandes daPensar em avaliação da aprendizagem é sempre estar diante de inúmeros questionamentos, e mesmos após ser percebido a realização de diversos estudos que buscam trazer maiores esclarecimentos, as interrogações ainda se fazem presentes. Diante disso, essa realidade de inquietações também é latente em Educação Física e em meio a essas questões, objetivamos por meio dessa pesquisa, compreender como os professores da rede pública de ensino, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em educação física, estão realizando essa avaliação da aprendizagem no ensino médio, assim como, quais critérios estão sendo avaliados. A escolha por essa temática justifica-se pela necessidade de maiores esclarecimentos a cerca do tema central, visto que, a experiência viabilizada por meio da vivência do PIBID, promoveu essa inquietude. Com isso, a presente pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, que utiliza da abordagem qualitativa como metodologia de pesquisa, sendo selecionados para compor o estudo os professores participantes do programa do curso de Educação Física licenciatura da UFRN, o que resultou na participação de cinco professores supervisores. Diante disso, foi percebidos que os respondentes consideram esse componente como fundamental para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem e nesta perspectiva, os mesmos realizam suas atividades avaliativas fazendo uso de critérios distintos, utilizando a realidade social de cada escola para a seleção desses critérios. Surpreendentemente, as dúvidas reveladas em meio às falas, se fazem presente desde o período de formação dos mesmos. Entretanto, há uma evolução nesse processo, decorrente da própria ação pedagógica. É percebido também, que a busca pela melhoria da prática também é exposta, e que todos também acreditam que o PIBID, forneça subsídios para essa melhoria, principalmente por essa troca de saberes oportunizada entre licenciandos e professores atuantes.TCC Educação física escolar: identificação dos conteúdos trabalhados em escolas de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Oiveira, Juliany Soares Costa de; Medeiros, Rosie Marie Nascimento De; Medeiros, Rosie Marie Nascimento De; Mendes, Maria Isabel Brandão De Souza; Nunes, Raimundo NonatoO presente estudo, tem por objetivo: analisar quais os conteúdos são trabalhados pelos professores de Educação Física e se estas aulas estão sendo complementadas com as dimensões de conteúdo. Por entendermos a necessidade de trabalhar todos os conteúdos da Educação Física, surgiu o interesse da pesquisa. Segundo Godoy, (1995) a pesquisa é hipotética, os resultados só vão se tornar diretos no decorrer da pesquisa. Toda a entrevista foi realizada através de questionário, sendo todas as perguntas abertas. A análise dos dados, foi pelo sistema de codificação como bem fala Bogdan e Biklen (1994) análise dos dados por repetição, seleção das palavras chaves, frases e padrão de comportamento. Foram entrevistados dez professores de Educação Física sendo eles tanto de escolas públicas como privadas. Todos os professores trabalham no ensino fundamental um ou dois, do município de Natal do estado do Rio Grande do Norte. Percebemos com esta pesquisa que os conteúdos da Educação Física mais trabalhados são: Jogos, Lutas, Atividade Rítmicas e Expressivas, Conhecimentos sobre o Corpo, Esporte, Ginastica. Os professores entendem a importância de se trabalhar a Educação Física para desenvolver aspectos motores e fisiológicos. Dos 10 entrevistados apenas 1 não contempla diretamente as dimensões de conteúdo. Com estes resultados percebemos que o trabalho teve pontos positivos pois proporcionou um novo olhar para com a Educação física que parecia estar muito distante, mas que agora se torna mais perto, acarretando em uma mudança do foco no conteúdo esporte.TCC Estágio supervisionado de educação física no ensino infantil e fundamental I: implicações na formação do discente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Costa, Ednardo de Oliveira; Santos, Antônio de Pádua dos; Júnior, Moaldecir; Costa, MacksonO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação entre a escola e as práticas realizadas pelo estagiário e a aprendizagem gerada por esta ação na formação de um futuro docente. Apresenta uma abordagem qualitativa descritiva da narrativa do estudo de caso em uma pesquisa participativa. O universo será os estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física e a amostra será minha narrativa sobre a prática do estágio supervisionado, analisada com base teórica em Paulo Freire, com foco na formação do discente em Educação Física, relacionando o estágio, a escola e a formação inicial na docência. A partir da realização do Estágio supervisionado II no Núcleo de Educação da Infância – Colégio de Aplicação (NEI-CAp) foi possível refletir e participar de práticas pedagógicas inovadoras que incentivam a aprendizagem de forma autônoma, crítica e participativa.TCC Valores humanos estimulados a partir de jogos lúdicos dentro dos esportes coletivos na educação física escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12) Silva, Pauliane Gomes da; Coquerel, Patrick Ramon StafinO presente estudo é baseado na Educação Física Escolar, considerando os processos históricos e influências que esta sofreu, passando a ser marginalizada, mas buscando firmar seu espaço e importância dentro da escola, como componente curricular que permite ao aluno desenvolver-se em diferentes aspectos, seja motor, cognitivo, afetivo e social, possível de contribuir para a formação integral dos indivíduos. A partir disso, o objetivo deste trabalho foi de analisar as implicações da participação em esportes coletivos vivenciados por meio de jogos lúdicos sobre a formação de valores humanos em escolares do 5º ano do ensino fundamental durante aulas de educação física. Foram aplicadas oito aulas que trataram destes jogos, ocorrendo aplicação de inventários comportamentais pré e pós intervenção pedagógica. Os resultados obtidos para o desenvolvimento dos valores humanos foram comparados de maneira pré e pós intervenção. Foi constatado que as crianças apresentaram no pós, resultados satisfatórios quando comparados ao pré intervenção, também foi constatado que as crianças desenvolveram-se de modo sócio-afetivo, compreendendo e incorporando os valores humanos que buscávamos estimular.TCC Um olhar interdisciplinar para a criança autista: o papel da Educação Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Teixeira, Juliano de Almeida; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Sordi, Aguinaldo Cesar; Costa, Sônia Bezerra de AndradeUm olhar interdisciplinar para a criança autista: o papel da educação física da Universidade Federal do Rio Grande do norte (UFRN), município de Natal/RN mostrará os possíveis caminhos em direção a uma organização de pensamentos seguidos ate o momento dentro de uma educação física inclusiva e mostrou esse papel tão importante, propondo desafios para se pensar em uma educação mais inclusiva, sendo organizado em três capítulos onde cada um abordou um tema que explica como podemos trabalhar educação inclusiva em diferentes cenários pedagógicos trazendo para a realidade da atual educação física. O método utilizado para esse trabalho foi o estudo de caso onde houve a aplicação de questionários e observações do objeto de estudo dentro do tratamento e que utilizou a educação física, ao qual me debruço para apresentação desse trabalho, sendo parte integrante do tratamento numa equipe multidisciplinar composta pela terapia ocupacional, escola, nutrição e a família. Assim pode ser visto os resultados conseguidos a partir de uma intervenção multidisciplinar gerando uma base para outros possíveis trabalhos como esse, deixou claro o papel da educação física inclusiva apresentando um novo olhar para o tratamento de crianças dentro do espectro do autismo compreendendo como pode ser possível essa interação entre as áreas do conhecimento e mostrar que estamos no caminho certo, tendo como objetivo proporcionar esse novo modo de pensar o desenvolvimento de uma criança dentro do transtorno a partir de uma equipe multidisciplinar, tentando enxergar o mundo pelos os olhos de uma criança autista, mostrando suas potencialidades e desafios enfrentados pra fazer parte desse mundo.TCC Construção de materiais pedagógicos nas aulas de educação física escolar para o ensino fundamental com o conteúdo atletismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Oliveira, Fabyana Soares de; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de Padua dos; Sousa, Dandara Queiroga de OliveiraO atletismo é um esporte que ainda é pouco explorado nas aulas de educação física, mesmo possuindo diversas possibilidades em suas modalidades, além disso, um grande problema das aulas da disciplina é a esportivização, visando o alto rendimento, sem trabalhar o conteúdo com estratégias pedagógicas. Por ser um esporte que possui materiais sofisticados para sua prática, quando esse conteúdo é abordado, muitas vezes o professor se limita as modalidades que não necessita de materiais, porém, para que os alunos possam conhecer mais sobre o atletismo, o professor pode utilizar a criatividade e construir juntamente com os alunos os materiais alternativos necessários, o que contribuirá no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Nossa pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância da construção de materiais alternativos para a prática do atletismo nas aulas de educação física escolar, levando em consideração a realidade que a escola está inserida e tem como objetivos específicos elaborar materiais a partir da utilização de sucata e como essa construção de materiais influenciou na aprendizagem dos alunos ou na prática docente. O caminho metodológico é de caráter qualitativo-descritivo, em que utilizamos como instrumento de pesquisa para a coleta de dados a aplicação de um questionário ao professor, o “diário de campo” com anotações sobre as aulas da unidade de ensino proposta e ao final, a aplicação do questionário aos alunos. A intervenção teve como proposta a construção de materiais pedagógicos juntamente com os educandos para o ensino do conteúdo atletismo e foi desenvolvida com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, do Colégio São José, localizado no município de São Paulo do Potengi/RN, durante o período de 23/07 a 24/09. A partir dessa experiência, podemos concluir que a criação dos implementos enriqueceu o conhecimento sobre o atletismo e permitiu a possibilidade de conhecer e experimentar o esporte, abordando de maneira que eles ainda não tinham vivenciado nas aulas de Educação Física.TCC A prática regular do futsal e suas influências na qualidade de vida dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Costa, Renato Assunção da; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de pádua dos; Costa, Mackson Luiz Fernandes daNo Brasil, o futsal vem sendo cada vez mais praticado, principalmente como momento de lazer, promovendo a saúde e qualidade de vida. Analisando isso, o objetivo deste trabalho foi de identificar os principais aspectos que influenciam na melhoria da qualidade de vida dos servidores da UFRN que praticam futsal regularmente, tanto no aspecto da saúde quanto do lazer. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva com a população composta por servidores da UFRN do sexo masculino, com idades entre 20 e 56 anos. A amostra é de 16 homens integrantes da turma de futsal do projeto “Viver em Harmonia”, realizado na UFRN. No primeiro capítulo tratamos da discussão teórica sobre o futsal, considerando a prática deste esporte na perspectiva do lazer e sua relação com o conceito de qualidade de vida. No segundo capítulo dialogamos com a prática do futsal no projeto do servidor da UFRN, assim, neste capítulo executamos a análise de experiência vivida e dos resultados apresentados. Identificando assim, a importância da prática do futsal para os servidores que vivenciam o projeto do servidor e compreendendo as contribuições da prática do futsal em suas vidas. A partir da realização das aulas, foram aplicados questionários que comprovaram o quanto a prática regular do futsal propicia benefícios à saúde e qualidade de vida nos servidores da UFRN.TCC Influência do PIBID nos egressos de Educação Física que atuam na Rede Básica de Ensino do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Andrade, Bruno Raboud Mascarenhas de; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Santos, Eduardo Silva dos; Sena, Dianne Cristina Souza deO presente trabalho foi elaborado com o intuito de identificar como estão sendo elaboradas e aplicadas as ações dos egressos do curso de Educação Física da UFRN e também analisar e justificar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), o qual vem sofrendo serias criticas quanto a verba nele investido e o pouco retorno percebido. Para isso iniciamos com uma revisão da literatura quanto ao PIBID, partindo a nível nacional, desde sua criação no edital 2007 até os dias atuais. Na UFRN, analisamos o projeto desde sua implantação no edital 2007, focando no ingresso do subprojeto Educação Física, no edital de 2011, que contava com quinze bolsas de Iniciação a Docência (ID), duas de supervisor e uma de coordenador e atualmente são quarenta e cinco bolsas de ID, seis de supervisor e três de coordenador. O foco da pesquisa voltado para os egresso que participaram do PIBID no edital 2011, pelo subprojeto Educação Física na UFRN e que estão atuando como professores na rede básica de ensino, sendo sete no total. Aplicamos um questionário composto por três questões abertas a fim de identificar o conhecimento retido pelos egressos durante a graduação e o que eles estão pondo em pratica nas escolas que atuam. Analisamos também em uma das questões os pontos positivos e negativos pelos egressos elencados. As respostas em sua totalidade mostraram que os egressos aplicam em suas rotinas escolares processos aprendidos durante o tempo que passaram no PIBID, onde atualmente realizam as sistematizações e abordam os conteúdos em suas diversas dimensões, com isso mostrar a importância do programa para a licenciatura e outros agentes que ela engloba.TCC A ressignificação dos jogos populares utilizando a mídia como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Medeiros, Diego Neylton de; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Sena, Dianne Cristina Souza de; Barros, Joyce Mariana AlvesÉ muito difícil ir à algum lugar hoje em dia e não se deparar com um aparelho tecnológico, principalmente as TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) e as mídias reproduzidas por elas, essas estão presentes em praticamente todos os ambientes do nosso dia-a-dia, seja uma TV, um computador, um celular, não importa qual seja o aparelho, na grande maioria das vezes nos deparamos com algum deles. A escola tendo papel importante perante a sociedade não ficaria de fora da era da tecnologia, portanto, esse trabalho buscou analisar o uso das mídias e TIC’s dentro do processo de ensino e aprendizagem das aulas de Educação Física. As aulas foram desenvolvidas na Escola Estadual Professora Maria Queiroz, localizada no bairro de Felipe Camarão em Natal/RN, a turma selecionada foi o 9º ano do Ensino Fundamental II. O conteúdo das aulas foi o Jogo, mais especificamente os jogos populares, juntamente com o conteúdo foram abordadas suas três dimensões: conceitual, atitudinal e procedimental. As aulas foram planejadas de maneira sistematizada, ou seja, foram organizadas de uma forma progressiva e contínua, associando uma aula com a outra, do simples para o complexo. As mídias escolhidas foram filmes e vídeos que retratam novas formas de pensar nos jogos de pular corda e a queimada, através deles pensamos em maneiras de ressignificar esses jogos buscando resgatar os elementos que fizeram parte da nossa cultura. Após as intervenções, analisamos a partir da aplicação de um questionário, os relatos dos alunos durante as aulas e os resultados das atividades realizadas pelos alunos, se as mídias escolhidas foram úteis para a sistematização do conteúdo Jogo e a ressignificação dos jogos populares de corda e o jogo da queimada, além disso, procuramos identificar se a interlocução das mídias com os métodos tradicionais de ensino foram uma boa estratégia para motivar os alunos a participarem mais das aulas. A partir deste trabalho, pode-se pensar em novas estratégias a serem utilizadas, pois, o leque de opções cresce a cada ano com o avanço dos aparelhos tecnológicos e o surgimento de novas mídias.TCC A importância do professor de educação física no desenvolvimento da criança TDA/H(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Cavalcanti, Kerley; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Melo, José Pereira; Silva, Luciana Neiva VarelaO presente trabalho é uma revisão da literatura sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O objetivo é reunir informações a cerca do assunto e mostrar que o professor de Educação Física no âmbito escolar e por meio das práticas corporais, possui papel fundamental no processo de aprendizagem de crianças diagnosticadas com TDA/H. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade tem atingindo cerca de 5% das crianças em idade escolar. De diagnostico meramente clínico, está caracterizada pela impulsividade, agitação ou hiperatividade e desatenção. Sabendo que crianças com TDA/H apresentam uma disfunção do córtex pré-frontal acarretada pela baixa produção de dopamina (um neurotransmissor associado à cognição, ao aprendizado motor, sono, humor, atenção e aprendizagem), podendo esta obter um aumento na sua produção através da atividade física, este trabalho mostra a relevância do papel das práticas corporais na vida de crianças TDA/H.TCC A estrutura escolar disponível para as aulas de educação física sob a ótica dos professores da rede municipal de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-02) Azevedo, Fábio Henrique Araújo de; Souza, Francisco Emílio Simplício de; Santos, Emanuelle Justino dos; Rêgo, Jeferson Tafarel Pereira doEste presente estudo busca apresentar quais são as condições físicas e materiais existentes para as aulas de Educação Física nas escolas da rede municipal de Natal e tenta fazer uma relação da interferência da falta desta estrutura com a valorização da disciplina e também com a formação física e cognitiva dos alunos, como também, que a presença dessa estrutura coopera com o desenvolvimento das aulas ajudando os professores a executarem suas aulas e, além disso, no aprendizado dos alunos levando benefícios ao desenvolvimento destes. O problema norteador desta pesquisa foi o seguinte: “Os professores da área da Educação Física necessitam de toda uma estrutura que condiciona suas aulas, então qual a estrutura que eles dispõem para a realização das aulas de Educação Física?”. A pesquisa é de caráter descritivo com uma abordagem quantitativa- qualitativa, foi realizada na rede municipal de ensino da cidade de Natal, nas quatro zonas da cidade, com 36 professores todos do ensino fundamental. O trabalho de campo teve duração de dois meses, na qual foi realizado um questionário estruturado com onze questões fechadas, após isto houve a análise, interpretação e discussão de todos os dados obtidos e a apresentação em tabelas. Foi observado nos resultados que existe uma falta de estrutura por parte do poder público municipal e isso, causa um déficit nos materiais e estrutura física disponível para as aulas de Educação física, dificultando a aplicação do planejamento das aulas dos professores e em algumas oportunidades prejudicando o aprendizado por parte dos alunos. Apesar disso pode-se perceber um grande empenho por parte dos professores, pois, mesmo enfrentando tantas dificuldades eles não desanimam, e tentam desenvolver suas aulas usando da criatividade tanto nos locais das aulas como também com materiais alternativos. Por último percebemos tão quanto é importante o espaço físico e os recursos didáticos pedagógicos nas aulas de Educação Física escolar, destacando que a falta deles interfere de modo significativo nos trabalhos pedagógicos fazendo com que os resultados não sejam os esperados.TCC Estudo das diferentes possibilidades de atuação do licenciado em Educação Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-02) Silva, Marcio Anderson; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinoco; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinoco; Santos, Antônio de Pádua dos; Medeiros, Rosie Marie Nascimento deSilva, Marcio Anderson de Azevedo Martins da. Dstudo das diferentes possibilidades de atuação do licenciado em Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015. Monografia apresentada ao curso de Educação Física da UFRN. O exercício profissional em educação física, sujeita-se as exigências legais, pautadas na Constituição Federal (1988). A Lei 9696/98 a qual regulamentou a profissão de educação física e criou o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) o qual em 2005 editou uma resolução com interpretação adversa da oficial do Ministério da Educação (MEC), limitando a atuação do licenciado em educação física fora da educação básica, iniciando uma longa e dura controvérsia sobre a legitimidade de atuação do licenciado em educação física, fora da educação básica, provocando várias ações judiciais. A mais recente decisão, um Recurso Especial no Supremo Tribunal Federal, firmou a legalidade desta limitação. Buscou-se Analisar as bases legais, éticas e morais da atuação do licenciado para além do campo escolar; Esclarecer as diferenças entre formação profissional e exercício profissional; Analisar possíveis limitações de atuação tanto de licenciados como de bacharéis; Apresentar as principais legislações vigentes que permeiam a educação física; Estabelecer a origem de limitações, sejam elas legais ou não tanto para bacharel como para licenciados no tocante a atuação profissional (9.696/98).Foram analisadas as Leis 9.394/96 (LDB), Lei 9.696/98, pareceres e resoluções do MEC, resolução CONFEF 94/2005 e suas sucessoras, e decisões federais. Concluiu-se que a limitação tem sua origem única e exclusivamente na resolução CONFEF 94/2005. Avaliar a conduta ética e moral de uma atuação fora da educação básica por parte do licenciado, foi impossibilitada face a autonomia das instituições de ensino superior na elaboração de seus projetos pedagógicos. Por fim a controvérsia está longe de se findar uma vez a batalha judicial não se extingue, pois, mesmo a decisão da Suprema Corte contrapõe a Lei que regulamenta a profissão de educação física, atualmente caso o licenciado em educação física exerça sua profissão fora do ensino básico, este estará sujeito a sanções administrativas e judiciais, por parte do CONFEF, cabendo ao profissional provar que não está ferindo a Lei federal 9.696/98TCC A influência da acurácia interoceptiva sobre a regulação do esforço físico em adolescentes fisicamente condicionados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-02) Tavares, Marília Padilha Martins; Elsangedy, Hassan Mohamed; Elsangedy, Hassan Mohamed; Okano, Alexandre Hideki; Farias Jr, Luiz Fernando deA acurácia interoceptiva é a precisão na percepção das informações corporais. Essas informações aferentes viscerais são importantes no processo de regulação do esforço físico. No entanto, a acurácia interoceptiva relacionada ao controle do esforço físico tem sido associada de forma oposta em indivíduos adultos e crianças. Assim, compreender como a acurácia interoceptiva afeta o controle do esforço físico em adolescente ajudará a esclarecer como ela afeta o controle o esforço físico em diferentes etapas da vida. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar a influência da acurácia interoceptiva sobre a regulação do esforço físico em adolescentes fisicamente condicionados. A amostra foi composta por 11 adolescentes (idade entre 14 e 15 anos) do sexo masculino, fisicamente condicionados, que foram alocados de acordo com o nível de acurácia interoceptiva cardíaca: Alta acurácia (n=5) e Baixa acurácia (n=6). Todos foram submetidos ao teste de esforço máximo. Posteriormente, foram submetidos ao Dordel-Koch-Test sendo monitorado e registrado o desempenho (a velocidade média da corrida e distância percorrida), a demanda fisiológica (frequência cardíaca), a percepção de esforço e a resposta afetiva. Os grupos não apresentaram diferenças entre as respostas psicológicas, percepção subjetiva de esforço (p=0,138) e valência afetiva (p=686). Como também não houve diferença nas respostas fisiológicas (p=0,820) e nas variáveis de desempenho, a distância total percorrida (p=0,06) e na velocidade média (p=0,06).A normalidade dos dados foi testada pelo teste de Shapiro-Wilk. O nível de 0,05 foi adotado como critério de significância. Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos na PSE, resposta afetiva e no desempenho do teste. Concluímos que o fato dos adolescentes apresentarem condicionamento físico semelhante, a acurácia interoceptiva não influenciou seu comportamento durante o exercício físico.TCC O movimento na educação infantil: como o professor de educação física pode contribuir?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-10) Batista, Alana Débora de Souza; Oliveira, Marcio Romeu Ribas deA educação infantil é a iniciação da criança na escola, neste momento ela está em constante descoberta do mundo e da ampliação do seu imaginário da realidade, produzindo a sua cultura lúdica com brincadeiras e experiências externas e internas no ambiente em que está inserida. O recomendado pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) é que seja abordado o movimento para colocar em prática brincadeiras que promovem o crescimento pessoal de cada criança. De acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996) espera-se que a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, seja componente obrigatório na Educação Básica. Diante disso, o presente estudo objetiva analisar o papel do/a professor/a de educação física na educação infantil e a relevância deste componente curricular para a primeira infância no âmbito escolar. A metodologia consistiu na observação de 5 aulas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marise Paiva e uma entrevista com a professora do CMEI Kátia Fagundes, com o objetivo de identificar como é vivenciado o movimento nessas escolas. Como resultados, observa-se que a realidade escolar nesses dois CMEIs Natal/RN, possui distância com o que o RCNEI propõe para ser abordado nessa fase inicial. Conclui-se que o papel do professor de educação física é de suma importância para concretização da linguagem do movimento nos CMEIs, visto que é esperado que ao fim desse ciclo inicial ela possa conhecer seu corpo de maneira integrativa. A expressividade, criatividade, autonomia, imaginário e a diversidade cultural deverão estar presentes durante todo processo de ensino e restringir essas manifestações às crianças é um atraso ao seu desenvolvimento.TCC O papel do brinquedo no ensino infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Barros, Olibânia Jácome Xavier de Mesquita; Araújo, Alysson Carvalho de; Araújo, Alysson Carvalho de; Tinôco, Rafael de Gois; Maia, Mayara Cristina MendesA Educação tem passado por diversas mudanças ao longo do tempo, novos métodos pedagógicos tem sido descobertos, analisados e sugeridos para uma aprendizagem efetiva e significativa para o aluno e professor. Na Educação Física não é diferente, há várias possibilidades pedagógicas para a definição de um processo ensino-aprendizagem de qualidade. O objetivo do presente trabalho é verificar o conhecimento dos professores sobre a importância do brinquedo no processo de aprendizagem, esclarecendo a sua intenção fundamental no processo educativo no Ensino Infantil, mais precisamente na faixa etária de 03 a 05 anos. O projeto se trata de uma pesquisa descritiva, com a abordagem qualitativa orientada em que as informações foram colhidas a partir de uma entrevista semiestruturada com seis professoras do Ensino Infantil lotadas no CMEI Frei Damião da Prefeitura de Natal/RN no período de Março a Julho de 2015. O conjunto das informações adquiridas com a pesquisa forneceu uma base para examinar aspectos positivos sobre o uso do brinquedo com intenção pedagógica pelo professor no Ensino Infantil. Os resultados do estudo indicam, a princípio, que o brinquedo é um grande aliado no processo pedagógico, no que se refere ao Ensino Infantil, com suas habilidades e possibilidades em abrir um novo caminho para o ensino Infantil e para o planejamento pedagógico do mesmo.TCC Diálogo com a realidade pedagógica de professores de educação física que atuam com turmas onde estão crianças com deficiência visual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Silva, Ricardo Henrique Araújo da; Araujo, Allyson Carvalho de; Dias, Maria Aparecida; Susa, Dandara Queiroga de OliveiraO presente estudo tem como objetivo identificar os estilos de ensino utilizados pelos professores de educação física nas aulas para alunos com deficiência visual e conhecer o panorama de ações dos mesmos. Este trabalho vem responder a indagações pessoais e acrescentar novos conhecimentos e reflexões no meio acadêmico, pois a inclusão na Educação Física tem sido assunto de debates e discussões. Nossa pesquisa é do tipo descritiva e de caráter qualitativo, para coleta dos dados foram aplicados questionários com 8 (oito) professores da rede municipal de ensino na cidade do Natal. O trabalho está organizado em três capítulos, os dois primeiros trazem um resumo das temáticas norteadoras e o terceiro apresenta as discussões e reflexões advindas da análise dos dados. Os resultados encontrados mostraram que 75% dos professores entrevistados utilizam o estilo de ensino descoberta guiada, seguido do autocontrole, estilos esses que tendem a conferir autonomia para os alunos. Concluímos que os estilos de ensino precisam ser adaptados para atender as necessidades individuais dos alunos com deficiência visual, mas devem apresentar respostas para os objetivos e dificuldades encontradas em cada aula. Concluímos também que o dia a dia de aulas para esses alunos é cheio de dificuldades, seja na formação profissional ou nas estruturas físicas, mas se apresenta como um ambiente desafiador e motivador para práticas pedagógicas adequadas que nos levem para uma sociedade inclusiva.TCC A transição de alunos-atletas da rede pública para a rede privada de ensino, através de bolsas de estudo no Centro Educacional Santo Agostinho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Nogueira, Alef Fagner de Souza; Araújo, Allyson Carvalho de; Batista, Alison Pereira; Tinôco, Rafael de Gois; Araújo, Allyson Carvalho deO objetivo desta pesquisa é identificar de que forma ocorre a transição de alunos-atletas da rede pública para a rede privada de ensino, através de bolsas de estudo oferecidas por professores ao observarem seus desempenhos dentro do esporte, tomando como base a própria perspectivas dos alunos que passaram e estão passando por este processo. A abordagem da pesquisa foi qualitativa de cunho descritivo, realizada através de uma entrevista feita por meio de um aplicativo de celular (whatsapp) muito utilizado nos dias de hoje e de fácil acesso, no qual as perguntas e respostas eram realizadas a partir de bate-papo em áudio. Ao final, foram analisadas as respostas dos entrevistados e notamos que todos os alunos quando eram da rede pública e ao adentrarem na rede particular, continuaram com o mesmo professor esportivo. Dessa forma essa transição se deu da relação professor-aluno existente, em que os alunos puderam ter novas oportunidades que talvez não fossem possíveis na escola pública, principalmente no campo de trabalho.