EMUFRN - TCC - Música (licenciatura)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33138
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TCC Um surdo na música: experiência de ensino de flauta doce na Fundação Fé e Alegria (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-25) Nascimento, Alcilene Filgueira do; Souza, Catarina Shin Lima de; https://www.canva.com/design/DAFts-jhvcQ/kXi1kNdp29namvFhQglLnw/edit?utm_content=DAFts-jhvcQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton; Domingos, Nathalia; Sousa, Radamir Lira deEste trabalho relata a experiência de ensino de flauta doce junto a um aluno surdo na Fundação Fé e Alegria, no estado do Rio Grande do Norte. Teve como objetivo geral investigar as possibilidades de utilização da flauta doce como instrumento musical acessível a pessoas surdas. Os objetivos específicos foram: realizar uma experiência de ensino de flauta doce com um estudante surdo da instituição; refletir sobre o processo de inclusão musical desse aluno; e analisar tanto o percurso pedagógico quanto os resultados obtidos. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, caracterizada como relato de experiência. Os resultados indicaram que, com adaptações pedagógicas adequadas, a flauta doce pode ser acessível a pessoas surdas, revelando avanços significativos no aprendizado do estudante. As considerações finais ressaltam a relevância de práticas educativas inclusivas e o potencial da música como instrumento de transformação social e cultural, reforçando a importância de abordagens personalizadas no ensino musical.TCC Sample Hate: Processos de criação musical em uma banda potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-26) Segundo, João Cláudio Martins da Silva; Lima, Agostinho Jorge de; http://lattes.cnpq.br/3613881824330110; Mendes, Jean Joubert Freitas; Barbosa, Ernani de LimaO presente trabalho consiste de uma pesquisa sobre como ocorre o processo de criação/composição musical na banda potiguar Sample Hate, identificando os fatores que influenciam os integrantes durante o processo. Para compreensão do tema foi necessário a leitura de textos sobre a influência da cultura na criação/composição musical, gêneros musicais, práticas musicais e sobre a aprendizagem informal dos músicos populares. Em relação ao objeto de pesquisa, foi realizado um levantamento de dados inicial pela internet, seguido por uma entrevista com um dos integrantes para se ter uma visão mais completa sobre o grupo. Os dados coletados em campo, com um dos membros da banda Sample Hate, foram divididos em cinco categorias: formação musical; histórico da banda; criação musical; shows da banda; prática musical, grupo sociomusical e desafios para manutenção do projeto. Ao final, foi possível concluir que o processo de criação do grupo apresenta características que refletem tanto influências culturais regionais, quanto referências contemporâneas.TCC A Educação Musical em escolas públicas de Parnamirim/RN: um estudo sobre a inserção da música no âmbito do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-26) Nunes, Washington Felix; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; http://lattes.cnpq.br/0357307517006798; Carvalho, Tiago de Quadros Maia; http://lattes.cnpq.br/0064848908794311; Santos, Gleison Costa dos; http://lattes.cnpq.br/8731913652115666Este trabalho tem como objetivo investigar a inserção da educação musical no Ensino Fundamental em escolas públicas de Parnamirim/RN, com foco nas práticas pedagógicas utilizadas pelos professores de música e na efetividade dessas práticas de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Secretaria estadual e municipal com suas respectiva orientações. A pesquisa analisa como a música tem sido abordada no currículo dessas instituições, considerando os desafios enfrentados por professores e gestores escolares. A metodologia utilizada inclui a coleta de documentos que integram o projeto político pedagógico e que norteiam a disciplina de música nas escolas selecionadas, de modo a compreender as práticas pedagógicas adotadas e as percepções dos envolvidos. A partir da revisão de literatura, o estudo faz uma conexão entre os pressupostos teóricos da educação musical e a realidade das escolas públicas da região, oferecendo uma análise crítica das políticas educacionais relacionadas ao ensino da música.TCC O ensino do estilo harmônico de J. S. Bach baseado em dois livros didáticos franceses(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Sousa Junior, Ivo Bezerra de; Barros, Cassiano de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7140924802081219; http://lattes.cnpq.br/2714868766878970; Vasconcelos, Marcus André Varela; http://lattes.cnpq.br/3684172929733707; Oliveira Filho, Manoel Theophilo Gaspar de; http://lattes.cnpq.br/5800963798327728Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar como dois livros didáticos franceses dedicados ao ensino dos estilos harmônicos podem se complementar no processo de aprendizagem desse conteúdo. O ensino de estilos harmônicos é uma prática estabelecida no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris desde 1968 e foi introduzida pelo professor Henri Challan. Para esse estudo, analisamos os livros Mélodies instrumentales à harmoniser: dans quelques styles harmoniques caractéristiques, de Challan, e o livro Manuel pratique pour l'approche des styles de Bach à Ravel, de Alain Bernaud e Yvonne Desportes. Considerando especificamente aquilo que os autores denominam como o estilo harmônico de J. S. Bach, esse estudo constata que o primeiro livro apresenta apenas ilustrações desse estilo harmônico, a partir da produção musical do próprio autor, incentivando o exercício prático analítico-criativo do estudante, mas sem orientação textual. O segundo livro, por outro lado, oferece orientações textuais e ilustradas sobre o referido estilo harmônico, mas não oferece exercícios práticos criativos, como o primeiro. Nesse sentido, concluímos que ambos os textos são bastante ricos em informações, seja em forma de ilustração, seja em forma de descrição ou prescrição, que ambos os textos dependem da orientação docente para o efetivo aprendizado, e que ambos podem se complementar na formação musical sobre harmonia tonal.TCC A trajetória de formação e atuação de uma professora de violão popular atuante em múltiplos contextos em Natal RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-24) Santos, Ivandro Francisco dos; Oliveira, Mário André Wanderley; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; https://lattes.cnpq.br/6528668452221898; Souza, Eugenio Lima De; http://lattes.cnpq.br/3158421701448651; Xavier, Juliano Antônio Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6321785891332882A presente monografia tem como objetivo investigar a trajetória de formação e atuação da professora de violão popular Midiã Dantas, com base em um estudo de caso qualitativo. A pesquisa articulou entrevista semiestruturada e análise documental dos materiais didáticos produzidos pela docente, especialmente o trabalho “Pensar e Agir: o percurso construtivo de um método para o ensino de violão popular a partir da vivência docente”. Partindo da escuta de sua experiência e da análise de sua proposta metodológica, o estudo buscou compreender como se constituíram os saberes docentes de Midiã, que transitam entre a prática autodidata, a experiência comunitária e a formação acadêmica. Ao longo da investigação, identificaram-se princípios que orientam sua proposta pedagógica, tais como a centralidade da escuta, o acolhimento das trajetórias dos alunos, a valorização da criação musical e a adaptação constante dos conteúdos aos diferentes contextos socioculturais. A metodologia sistematizada pela professora organiza-se em quatro módulos, voltados à introdução progressiva de conteúdos técnicos, ao uso de repertório significativo e à promoção da autonomia musical. A análise revela uma prática educativa sensível, enraizada na experiência e aberta ao diálogo com saberes diversos. Conclui-se que a proposta construída por Midiã Dantas representa uma importante contribuição à educação musical brasileira, especialmente por afirmar a legitimidade das metodologias forjadas no cotidiano da docência, fora dos grandes centros e em contextos populares. A pesquisa reforça a importância de documentar, reconhecer e refletir criticamente sobre práticas pedagógicas que emergem do chão da sala de aula e da escuta atenta dos sujeitos.TCC Autoeficácia e performance em público: um estudo com estudantes de violão da EMUFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-26) Andrade, Natalia Gonçalves Novais de; Oliveira, Mário André Wanderley; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Cereser, Cristina Mie Ito; http://lattes.cnpq.br/9928847424614754; Gomes, Sabrina Souza; http://lattes.cnpq.br/6977757256453474A pesquisa fundamenta-se na Teoria Social Cognitiva para investigar as crenças de autoeficácia de estudantes de violão na Escola de Música da UFRN para apresentação em público. O objetivo foi analisar o perfil do grupo a partir de variáveis (idade, gênero, renda familiar, cor/raça, experiência, tempo de estudo diário e condições físicas/psicológicas) e levantar o escore geral de autoeficácia e das quatro categorias de fontes de autoeficácia (experiência de domínio, experiência vicária, persuasões pessoais, estados somáticos e emocionais). Em seguida foram realizados cruzamentos de dados com objetivo de encontrar correlações entre as variáveis e os escores de crença de autoeficácia. Foram encontrados dois perfis típicos de estudantes a partir do cruzamento de dados. O levantamento foi realizado utilizando um questionário como instrumento de coleta. Introduzimos uma escala de autoeficácia, utilizando como base a Escala de Autoeficácia Musical para Instrumentistas e Cantores de Música Erudita, a partir da pesquisa de Carvalho (2020) adaptado para os fins desta pesquisa. Participaram do questionário 18 estudantes regularmente matriculados no semestre de 2025.1, dos cursos técnicos em violão, bacharelado em violão e licenciatura em música. Os resultados mostraram que 1) Há um alto escore na categoria experiência vicária para todos os estudantes respondentes; 2) Há ausência de modelos sociais do gênero feminino dentro do grupo de participantes e baixo escore na categoria experiência vicária; 3) Há ausência de modelos sociais de pessoas pretas dentro do grupo de participantes e baixo escore na categoria experiência vicária; 4) Há um maior escore de experiência de domínio em estudantes mais jovens; 5) Os estudantes que informaram maior tempo de estudo diário possuem maior escore de autoeficácia; 6) Foram encontrados dois perfis típicos de estudantes entre os respondentes; 7) A categoria estados somáticos e emocionais marca os escores mais baixos em todas as tabelas analisadas.TCC Música nas escolas de Natal/RN: um olhar sobre a prática frente às políticas educacionais.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Paiva, Lewtchuk Ila; Mendes, Jean Joubert Freitas; lattes.cnpq.br/9224599605968743; http://lattes.cnpq.br/9240182624853541; Oliveira, Mário André Wanderley; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Carvalho, Valéria Lázaro de; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284Esta pesquisa investiga a prática docente dos professores de Música na rede municipal de ensino de Natal/RN, com foco na articulação entre as políticas educacionais vigentes e a realidade escolar. O trabalho parte da obrigatoriedade do ensino de música, instituída pela Lei nº 11.769/2008, e da segmentação das linguagens artísticas nos documentos normativos locais, para compreender como tais diretrizes influenciam a atuação dos docentes e os desafios enfrentados no cotidiano pedagógico. O objetivo geral consiste em analisar a relação entre os documentos oficiais e a prática do ensino de Música nas escolas municipais, identificando estratégias, obstáculos e contradições. Adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. A metodologia incluiu revisão documental e entrevistas semiestruturadas com quatro professores licenciados em Música e uma assessora pedagógica vinculada à Secretaria Municipal de Educação. A análise dos dados foi conduzida com base na técnica de análise de conteúdo, permitindo a identificação de categorias temáticas que revelam a complexidade da prática docente em contextos diversos. Os principais achados indicam que, embora os professores demonstrem compromisso com uma educação musical crítica e contextualizada, enfrentam limitações estruturais, como a ausência de salas apropriadas, carência de instrumentos, materiais inadequados e falta de apoio institucional. Além disso, a recente Lei Complementar nº 241/2024 é percebida como um retrocesso, por transferir a responsabilidade do ensino de Artes nos anos iniciais para pedagogos, desconsiderando a formação específica dos docentes da área. A pesquisa conclui que há uma disparidade entre o que é prescrito pelas políticas públicas e o que é efetivamente viável no cotidiano escolar. Torna-se urgente a valorização do professor especialista e a construção de políticas educacionais que respeitem as especificidades das linguagens artísticas e promovam uma formação cultural ampla e crítica para os estudantes.TCC Ludicidade, jogos e gamificação no ensino de piano: mapeando saberes e práticas no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Souza, Alba Yung Sook Shin de; Gomes Filho, Tarcísio; http://lattes.cnpq.br/7328311987666205; http://lattes.cnpq.br/3414350046685083; Holanda, Joana Cunha de; http://lattes.cnpq.br/0283849472198089; Camargo, Fernando Emboaba de; https://orcid.org/0000-0003-4491-3197; http://lattes.cnpq.br/9263257736346586O presente trabalho apresenta o estado do conhecimento a respeito da ludicidade, do uso de jogos e da gamificação no ensino de piano no Brasil. Foi motivado pela experiência da autora com o uso de jogos em sala de aula e pela necessidade de ampliação de conhecimentos visando aprimoramento de sua prática pedagógica. Como ferramenta para a obtenção de dados, recorremos à revisão de literatura, adotando o recorte temporal entre os anos de 2015 e 2024. Os dados foram coletados nos anais dos congressos da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM). Concluiu-se que, embora a ludicidade e o uso de jogos sejam temáticas recorrentes, a gamificação ainda é um tema escasso nas pesquisas em música no país. Assim, o trabalho contribui para ampliar a compreensão sobre o tema e incentivar novas investigações no campo da pedagogia do piano.TCC Protagonismo feminino nas orquestras de cordas da cidade de Luís Gomes/RN: a motivação de egressas de orquestras da cidade de Luís Gomes/RN para se profissionalizarem no campo da música.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-26) Almeida, Maria Edivânia de Jesus; Gomes, Carolina Chaves; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; http://lattes.cnpq.br/0503173432477817; Presgrave, Fábio Soren; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; Amaral, Cláudia Silva do; http://lattes.cnpq.br/1262337063112803Este trabalho de conclusão de Curso tem o propósito de investigar o protagonismo feminino nas orquestras de cordas da cidade de Luís Gomes, no interior do estado do Rio Grande do Norte, com foco na motivação de sete jovens mulheres egressas de orquestras de projetos sociais que decidiram se profissionalizar no campo da música. A pesquisa traz uma abordagem qualitativa, com estudo de caso e utiliza como instrumento de coletas de dados entrevistas semiestruturadas. Partindo da minha vivência musical, onde fui participante e iniciei meus estudos musicais em orquestra de projeto social, a pesquisa traz um sentimento de afeto e emoção, pois a música se apresenta não apenas como o ensino de um instrumento, mas sim como uma experiência transformadora, que abriu os horizontes e trouxe uma nova perspectiva de vida. Como resultados conclui que as orquestras sociais promovem um fortalecimento de identidade musical e pessoal das entrevistadas, além de proporcionarem o pertencimento, acolhimento e uma construção de visão para o futuro. Esses espaços foram determinantes para a escolha profissional das participantes, sendo também ambientes de resistência, empoderamento e construção de vínculos.TCC Estratégias para o ensino de canto voltadas para alunos com autismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Silva, Aline Diana Medeiros; Cunha, Cláudia Roberta de Oliveira; Araújo, Liana Monteiro de; Souza, Catarina Shin Lima de; Farias, Alzeny Nelo deA presente pesquisa investigou as estratégias didático-pedagógicas elaboradas por professores de canto na cidade de Natal-RN para ministrar aulas a estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo(TEA), bem como o progresso musical observado por esses educadores. Adotou-se uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso coletivo, com a participação de cinco professores de canto. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise foi realizada através da análise temática, buscando identificar padrões e significados nas falas dos participantes à luz do referencial teórico. Os resultados revelaram uma variedade de estratégias individualizadas, incluindo a utilização do hiperfoco, estímulos visuais e sensoriais, ambientes estruturados e a valorização dos interesses dos alunos. Os professores também compartilharam técnicas de conexão e engajamento, abordagens para lidar com dificuldades de comunicação, interação e regulação emocional, e os avanços percebidos no desenvolvimento musical dos alunos. A discussão dos dados evidenciou a importância da sensibilidade, flexibilidade e conhecimento sobre o TEA na prática pedagógica. A pesquisa conclui que, apesar dos desafios, o ensino de canto pode ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento musical e global de alunos com TEA, desde que implementado com estratégias adaptadas e individualizadas. Sugestões para futuras pesquisas incluem o aprofundamento do impacto de estratégias específicas, estudos longitudinais e a exploração da perspectiva dos alunos.TCC Estratégias de Educação Musical de pessoas com Trissomia do 21(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-25) Santos, Ana Paula do Nascimento; Souza, Catarina Shin de Lima; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; Araújo, Liana Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/9327621472158173; Bezerra, Edibergon Varela; http://lattes.cnpq.br/7205838954652561Esta monografia investiga estratégias pedagógicas no ensino de musicalização para crianças com Trissomia do 21 (T21), com base nas vivências do projeto de extensão Musicalização UP, vinculado à Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). A pesquisa está fundamentada no campo da Educação Musical Especial em uma perspectiva Inclusiva, entendendo a musicalização como processo de aprendizagem sensível e acessível. As estratégias apresentadas revelaram-se fundamentais para promover o envolvimento, a autonomia, a comunicação e a expressividade musical, respeitando o tempo de aprendizagem e as singularidades das crianças com T21 seu tempo de aprendizagem e suas singularidades. A experiência também reforça o valor da formação continuada de educadores musicais voltada para a inclusão e da ampliação de pesquisas sobre os efeitos da musicalização a longo prazo para esse público. Este trabalho reafirma a importância de práticas educativas inclusivas, reconhecendo a diversidade como potência e o Estudo da Música como um caminho significativo para a comunicação, o pertencimento e o desenvolvimento humano. Ao valorizar o processo de aprendizagem musical, evidencia-se o papel da música não apenas como expressão artística, mas como linguagem acessível e transformadora na construção do conhecimento e da inclusão.TCC O ensino de teclado na Assembleia de Deus em Canguaretama: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Silva, Jhone Douglas da; Gomes Filho, Tarcísio; http://lattes.cnpq.br/7328311987666205; Holanda, Joana Cunha de; http://lattes.cnpq.br/0283849472198089; Rodrigues, Antônio Guilherme Cardoso; http://lattes.cnpq.br/4318063726180429Este trabalho apresenta um relato de uma experiência vivida em educação musical no âmbito do ensino de teclado na igreja Assembleia de Deus em Canguaretama, evidenciando sua relevância musical tanto para os fieis quanto para à comunidade em geral. Como fundamentação teórica, além dos estudos sobre a relação entre música e religião, evidenciando o papel central da música nas igrejas evangélicas, se ampara nas ideias do educador britânico Keith Swanwick (1931). O ensino musical foi discutido como ferramenta de capacitação técnica, promovendo habilidades musicais e a comunhão entre os fieis. A abordagem pedagógica tradicional foi ressaltada como método predominante, priorizando a repetição, memorização e domínio técnico. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se em relato de experiência, complementado por revisão bibliográfica e documental, permitindo uma análise crítica das práticas pedagógicas vivenciadas. Os resultados foram muito positivos, evidenciando progresso técnico e perceptivo dos estudantes, desde o aprendizado básico até a execução fluente de peças musicais. Conclui-se que o ensino musical nas igrejas não só contribui para a formação técnica, mas também fortalece a vivência espiritual e comunitária, tornando-se uma prática essencial para a continuidade da tradição musical evangélica.TCC O impacto do treinamento musical no desempenho cognitivo, acadêmico e motor de crianças: uma revisão sobre trabalhos de meta-análise(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Santos, Fábio Andrade dos; Mendes, Jean Joubert Freitas; Lemos, Nelson Alessandretti de Mello; http://lattes.cnpq.br/2320311223275171; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; http://lattes.cnpq.br/8593554833101911; Carvalho, Tiago de Quadros Maia; http://lattes.cnpq.br/0064848908794311; Bezerra, Edibergon Varela; http://lattes.cnpq.br/7205838954652561Este trabalho investigou criticamente os efeitos do treinamento musical no desempenho cognitivo, acadêmico e motor de crianças, com base em uma revisão sistemática da literatura e em teorias de transferência de aprendizado. Observou-se que a transferência distante, necessária para impactos em habilidades cognitivas gerais e desempenho acadêmico, é muito mais rara do que a transferência próxima, que ocorre entre habilidades diretamente relacionadas. Meta-análises de estudos primários com desenhos experimentais rigorosos, incluindo designação aleatória de grupos, indicaram que os efeitos do treinamento musical sobre cognição e desempenho acadêmico tornam-se efetivamente nulos quando diferenças pré-existentes ao treinamento são controladas. No entanto, os estudos que analisaram o impacto do treinamento musical no desenvolvimento motor demonstraram maior consistência nos resultados positivos, sugerindo que a música pode ser uma ferramenta eficaz para aprimorar habilidades motoras. Concluímos que o impacto do treinamento musical sobre o desenvolvimento cognitivo e acadêmico deve ser interpretado com cautela. Por outro lado, os efeitos sobre o desenvolvimento motor abrem novas perspectivas.TCC Docência no Terceiro Setor: o ensino de violoncelo para crianças e adolescentes na ONG Oficina de Sonhos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Santos, Samira Rodrigues dos; Oliveira, Mário André Wanderley de; Silva, Lucas Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/550754509117118; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Presgrave, Fábio Soren; http://lattes.cnpq.br/0527049289531555; Nable, Frederico Arantes; http://lattes.cnpq.br/5406916312801806Partindo das experiências nas atividades desenvolvidas na ONG Oficinas de Sonhos, este trabalho tem como objetivo apresentar as vivências e discutir sobre a realidade da atuação do professor de música em ONGs. Sendo parte do terceiro setor, as ONGs possuem um papel importante na sociedade, pois possibilitam que crianças e adolescentes vindas de realidades distintas, tenham acesso ao aprendizado de um instrumento e construam sua própria perspectiva de futuro. A partir da minha atuação e do ponto de vista de alguns autores fundamentais ao longo do processo de escrita do relato, busco apresentar minha experiência de forma a explicar o papel do educador musical nas ONGs, com base nos conceitos que permeiam a educação musical e seu papel social. No ambiente da ONG, o educador musical sempre será mais do que um professor, assumindo funções de formação humana dos alunos. Assim, é possível observar a formação musical como proposta de humanização e formação integral dos sujeitos.TCC Apontamentos sobre o método “O equilibrista das seis cordas”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Teixeira, Andrielle Evelyn de Sousa; Oliveira, Mário André Wanderley; Silva, Lucas Barbosa da; https://orcid.org/0000-0001-7278-1297; http://lattes.cnpq.br/5507545091171138; https://orcid.org/0000-0001-8349-0380; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; http://lattes.cnpq.br/8766010293836830; Souza, Eugênio Lima de; http://lattes.cnpq.br/3158421701448651; Gomes, Carolina Chaves; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805Este trabalho teve como objetivo investigar as estratégias e metodologias de ensino do livro “O equilibrista das seis cordas” da autora Silvana Mariani. Para a realização desta monografia foi utilizada a metodologia qualitativa do tipo exploratória por intermédio de uma revisão bibliográfica e uma entrevista semiestruturada com a autora. Ao final foi considerado que a autora se faz plenamente consciente de seus objetivos com o livro e como o professor pode explorar as diferentes atividades de forma lúdica e divertida. Além disso, é constatado que a literatura de ensino de instrumento possui poucos referenciais teóricos, bem como os artigos e trabalhos acadêmicos voltados para esta área, tendo como possível causa questões históricas e sociais que envolvem o violão enquanto instrumento e as crianças com suas infâncias enquanto sujeitos dotados de direitos, estes que foram conquistados recentemente. O método em questão não deve ser um fim, mas um meio dos professores terem ideias de atividades para a aplicação em sala de aula.TCC Aspectos técnicos da formação vocal de coros adultos amadores: modos de trabalho desde a perspectiva dos regentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Silva, Karoline Beatriz; Barros, Cassiano de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7140924802081219; https://lattes.cnpq.br/7135617582939891; Farias, Alzeny Pereira Nelo de; http://lattes.cnpq.br/9830431388825125; Cunha, Cláudia Roberta de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8528318948447274Este trabalho explora estratégias práticas para se trabalhar os aspectos técnicos da formação vocal de coros adultos amadores. A partir da metodologia de pesquisa bibliográfica, conduzimos a reflexão desde a perspectiva do regente, considerando as particularidades de sua atuação à frente dos grupos amadores, como principal agente de formação técnica e artística desses grupos, com o objetivo de auxiliá-lo em sua atuação. No primeiro capítulo, revisamos os conceitos centrais do trabalho: coros adultos amadores, regentes de coros amadores, formação vocal e os seguintes aspectos da técnica vocal: postura, administração da respiração, ressonância, dicção, registração vocal e técnicas corais. No segundo capítulo, discorremos sobre como foi realizada a seleção da literatura científica especializada consultada e sobre quais estratégias práticas essa literatura traz para trabalhar a técnica vocal e a sonoridade de coros adultos amadores. Por fim, fazemos uma reflexão acerca da complexidade e responsabilidade do ser regente nesse contexto, reconhecido como de grande potencial para a educação musical, técnica e artística, de seus componentes.TCC O regente como educador musical: reflexões e experiências sobre o processo de musicalização do coro amador da Igreja Evangélica Batista em Parnamirim/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-11) Santos, André José dos; Cunha, Cláudia Roberta de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8528318948447274; http://lattes.cnpq.br/8092504931433984; Souza, Catarina Shin Lima de; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; Mathias, Thaíse Cristina Marcelino; http://lattes.cnpq.br/4414068801289069O presente trabalho explora o papel do regente como educador musical em um contexto de coro amador, tomando como base a experiência prática no coro congregacional da Igreja Evangélica Batista, no centro de Parnamirim, RN, no período de 2016 a 2019. Trata-se de um relato de experiência que aborda a prática coral como ferramenta de musicalização, os desafios pedagógicos e artísticos enfrentados, os procedimentos desenvolvidos para superá-los e os resultados alcançados. O coro objeto deste estudo é composto por integrantes sem formação musical prévia, o que trouxe dificuldades como ausência de conhecimento teórico, insuficiências técnicas, rotatividade de participantes e limitações na afinação e sonoridade. Para lidar com essas questões, foram desenvolvidas estratégias que integrassem teoria e prática musical, com um ensaio semanal de aproximadamente duas horas de duração. Foram utilizados vocalizes direcionados, jogos musicais adaptados e exercícios específicos para desenvolver a percepção auditiva, a precisão rítmica, a sensibilidade dinâmica e a resposta aos gestos de regência. A escolha do repertório equilibrou peças conhecidas e novos desafios, promovendo aprendizado gradual e acessível. A prática coral em contextos amadores requer do regente habilidades pedagógicas que vão além da condução técnica, como a criação de um ambiente acolhedor que motive o aprendizado coletivo. As estratégias aplicadas possibilitaram avanços significativos em aspectos como afinação, percepção rítmica, entrosamento e confiança dos coralistas. Apesar das dificuldades estruturais e recorrentes, o coro alcançou resultados expressivos, tornando-se um espaço de inclusão e desenvolvimento musical. O trabalho também evidencia a importância da musicalização na prática coral, ressaltando seu impacto na formação de laços comunitários e na prática artística como experiência educativa e transformadora. Diretrizes relacionadas à escolha de repertório, planejamento de ensaios e estratégias pedagógicas oferecem suporte para regentes que enfrentam desafios semelhantes. Por fim, o relato reafirma o papel do regente como educador musical e a prática coral como poderosa ferramenta de inclusão, musicalização e expressão artística. Sugere-se ampliar os relatos sobre práticas corais em contextos amadores e criar materiais pedagógicos que atendam às necessidades desses grupos, fortalecendo a música coral como prática cultural e educativa.TCC Desafios no percurso da aprendizagem musical para a pessoa com deficiência visual: uma autobiografia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Souza, José Silva de; Souza, Eugênio Lima de; Souza, Catarina Shin Lima de; Oliveira, Mario André Wanderley; Fonseca, Maurício Eslabão daA inclusão de pessoas com deficiência na educação superior é uma realidade crescente, em grande parte como resultado do forte arcabouço legal que tem sido construído ao longo dos anos. No entanto, ainda são poucos os estudos que abordam como essa inclusão vem acontecendo na prática, especialmente a partir das percepções dos próprios estudantes durante seu processo formativo. É nesse sentido que o presente trabalho foi construído, tendo como objetivo geral, refletir sobre os desafios da pessoa com deficiência visual em sua caminhada no estudo da música, tanto no aspecto pessoal ou acadêmico. Aliado a esse objetivo, teve como objetivos específicos: 1) Descrever e analisar as barreiras e ajudas vivenciadas por uma pessoa com deficiência visual de modo a compreender como elas afetaram sua trajetória de educação musical; 2) Auxiliar professores de música a fornecer melhores oportunidades para a inclusão de estudantes cegos nos contextos de educação e práticas musicais; 3) Refletir sobre a aprendizagem musical de pessoas cegas, em suas necessidades específicas, procurando conscientizar gestores de escolas, professores e estudantes. Para a consecução dos objetivos, será utilizado o método autobiográfico, uma pesquisa narrativa de história de vida contada a partir do próprio pesquisador, fundamentado nos estudos de Santos e Garms (2014). Josso (1991), Marques e Satriano (2017), Costa e De Holanda (2021), Oliveira (2023). Como resultados, são apresentadas as contribuições do estudo tanto para o desenvolvimento do autor quanto da própria pesquisa educacional.TCC Multissensorialidade e Educação Musical: algumas reflexões(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Queiroz, Sandy Crislany da Silva; Souza, Catarina Shin Lima; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; Silva, Lucas Barbosa; Campos, Anne Charlyenne SaraivaA multissensorialidade é uma abordagem pedagógica que estimula o aprendizado por meio de múltiplos sentidos e não apenas através da visão e audição como as metodologias mais tradicionais, mas sim os 5 sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato no processo de ensino. Assim, neste trabalho, aborda-se a importância da multissensorialidade na educação musical e no processo de inclusão a partir da experiência de realização de uma atividade de extensão associada ao componente curricular Música e educação Especial II, ministrado pela professora Catarina Shin, sob o título de Passeio Multissensorial. Tal projeto foi desenvolvido com o objetivo de despertar múltiplas sensações através da interação dos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) na apreciação musical. Um público diverso participou da ação e, ao final de cada sessão, os participantes foram solicitados a resumir a experiência em uma palavra. A partir das respostas dadas, verificou-se que a multissensorialidade é uma importante abordagem a ser utilizada na formação profissional e na educação de pessoas com e sem necessidades educacionais específicas devido ao seu grande potencial inclusivo. Ressalta-se ainda, a importância da carga horária extensionista nos cursos de graduação como ferramenta para construção de uma metodologia de ensino que possibilite a integração universidade-sociedade em prol de uma cultura cada vez mais inclusiva.TCC Música e surdez: a Educação Musical sob perspectiva da teoria histórico-cultural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Santos, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos; Souza, Catarina Shin Lima de; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; http://lattes.cnpq.br/3008516156271896; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; Paula, Tatiane Ribeiro Morais de; http://lattes.cnpq.br/2537297220072037O trabalho intitulado "Música e Surdez: A Educação Musical na Teoria Histórico-Cultural", é uma pesquisa bibliográfica que trata a música e surdez sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (THC) de Lev Semionovitch Vigotski. A contextualização do trabalho começa com uma análise sócio-histórica do período em que Vigotski viveu e desenvolveu suas teorias. Nascido na Bielorrússia, Vigotski foi uma figura crucial durante as grandes mudanças sociais e econômicas na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) com a proposição uma nova abordagem psicológica, integrando aspectos culturais e biológicos no desenvolvimento do psiquismo humano. A metodologia adotada no estudo envolveu a utilização de descritores como “surdez”, “música”, “musicalidade”, “educação musical” e “teoria histórico-cultural” para a coleta de dados em plataformas eletrônicas. As bases de dados foram a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Google Acadêmico foram utilizadas pela relevância e abrangência dos materiais disponíveis. A pesquisa resultou em um levantamento de trabalhos acadêmicos identificando estudos que contribuíram para a compreensão da educação musical nas lentes da THC e o sujeito surdo, além do mais, o quantitativo de poucas pesquisas que abordam as intersecções entre a educação musical, surdez e a THC, de modo que não há trabalhos em plataformas da ABEM e ANPPOM – associações estas que agregam grande parte das discussões sobre música no Brasil, evidenciando como pesquisas nesse campo ainda são negligenciadas.