EMUFRN - TCC - Música (licenciatura)
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TCC A Banda de Música da Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Templo Central em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Souza, Priscila Gomes de; Souza, Zilmar Rodrigues de; Oliveira, André Luiz Muniz de; Oliveira, Danilo César Guanais deO objetivo deste trabalho é registrar a trajetória da banda de música da Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Templo Central, no bairro do Alecrim, cidade do Natal-RN, atual Orquestra Filarmônica Evangélica Gênesis, o mais antigo grupo instrumental evangélico pentecostal da cidade. A banda de música tem atuado nas liturgias e demais atividades religiosas da igreja, além de destacar-se como espaço de formação de novos músicos, representando um significativo momento na história da música evangélica da cidade do Natal. Entretanto, ainda não existindo um registro documental sobre este tema, foi feito um trabalho que se propôs a investigar e documentar elementos que permitiram mostrar esta trajetória, elaborando um histórico cronológico das atividades da banda de música da data de sua criação até a atualidade. Foi criado um registro documental, fazendo uso de regimentos, estatutos, partituras, fotos, depoimentos de músicos, revistas, jornais, análise das informações e de uma literatura inerente às discussões sobre música e religiosidade. Como também uma descrição relatando a prática e os aspectos do ensino de música na Igreja Assembléia de Deus do Templo Central através da banda de música. Este trabalho ao final é para que possa vir a contribuir, de algum modo, para a comunidade acadêmica e musical, evangélicos e demais interessados no assunto e publicações especializadas na área.TCC A composição como uma proposta pedagógica no ensino do instrumento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Oliveira, Thiago Cadó de; Mendes, Jean Joubert Freitas; D'Amore, Ticiano Maciel; Santa Rosa, Amélia Martins DiasA presente pesquisa tem como objeto de estudo a composição como uma proposta pedagógica. Parte-se do entendimento de que a mesma é uma importante forma de contato com os elementos musicais. O trabalho é resultado de uma experiência com alunos dos cursos de Violão Popular e Guitarra Elétrica da Escola de Música Santa Cecília(EMUSC), tendo como base tópicos da teoria musical como: Tríades, Arpejos, Campo Harmônico e Escala Musical baseado no Parabéns pra você. A finalidade foi dar ao aluno a possibilidade de “brincar com os sons”, para que pudessem expandir, entre vários aspectos, a capacidade auditiva e a técnica no instrumento. Criando e ou organizando novos conceitos sobre improvisação. Provocando por trás das decisões estéticas, a criatividade, onde as influências culturais e a atribuição de significados próprios são importantes ferramentas do processo. Foram selecionados cinco, dentre trinta alunos, por critério de compatibilidade com os objetivos da pesquisa, que era o bom desenvolvimento com o instrumento, criatividade, e no caso de um dos alunos com idade de cinco anos, experimentar a composição, no ensino do instrumento para crianças. Em síntese desenvolvemos três composições: Gramática de outro jeito, Sou teu amigo, e um solo para a música composta em conjunto com a bandae com o professor de filosofia de um dos alunos. Com relação a criança de cinco anos, não foi possível concluir o processo, pois o mesmo se dispersava com muita facilidade, fazendo com que o tempo para a conclusão da pesquisa não fosse suficiente. A principal razão pelo qual esta prática foi realizada pode ser percebida nas impressões e situações transcritas nesta pesquisa. A inquietação, a dúvida, a nova possibilidade gerada, são os méritos desta prática, e os resultados não deixarão de acontecer, durante a trajetória musical particular de cada aluno. Ficando a proposta de ampliar uma metodologia de composição para desenvolvimento da prática no instrumento.TCC A Educação Musical em escolas públicas de Parnamirim/RN: um estudo sobre a inserção da música no âmbito do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-26) Nunes, Washington Felix; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; http://lattes.cnpq.br/0357307517006798; Carvalho, Tiago de Quadros Maia; http://lattes.cnpq.br/0064848908794311; Santos, Gleison Costa dos; http://lattes.cnpq.br/8731913652115666Este trabalho tem como objetivo investigar a inserção da educação musical no Ensino Fundamental em escolas públicas de Parnamirim/RN, com foco nas práticas pedagógicas utilizadas pelos professores de música e na efetividade dessas práticas de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Secretaria estadual e municipal com suas respectiva orientações. A pesquisa analisa como a música tem sido abordada no currículo dessas instituições, considerando os desafios enfrentados por professores e gestores escolares. A metodologia utilizada inclui a coleta de documentos que integram o projeto político pedagógico e que norteiam a disciplina de música nas escolas selecionadas, de modo a compreender as práticas pedagógicas adotadas e as percepções dos envolvidos. A partir da revisão de literatura, o estudo faz uma conexão entre os pressupostos teóricos da educação musical e a realidade das escolas públicas da região, oferecendo uma análise crítica das políticas educacionais relacionadas ao ensino da música.TCC A educação musical em espaços não-formais: o Projeto El Sistema na Venezuela(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Damasceno, Zápata Evans Lima; Carvalho, Valéria Lázaro de; Vasconcelos, Marcus André Varela; Dantas, Ronedilk CavalcanteEsse trabalho visa analisar o projeto de educação musical El Sistema, implantado na Venezuela a partir de 1975, sob a coordenação do músico José Antonio Abreu. Foram utilizados, na realização desse trabalho, os métodos histórico, comparativo e estatístico. As técnicas de pesquisa empregadas foram as técnicas de documentação direta e a técnica de documentação indireta. Desde sua efetivação, o projeto El Sistema continuou sendo aperfeiçoado e vem contribuindo de forma exitosa para a massificação da educação musical na Venezuela, já que trezentas mil crianças e jovens participam no projeto, sob a orientação de três mil e quinhentos professores de música, os quais ensinam inclusive a crianças e jovens portadores de necessidades especiais. Esse trabalho visa também divulgar a importância do projeto El Sistema e das Organizações Não Governamentais (ONGs) para a educação musical, perante a comunidade acadêmica local, representada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graças ao projeto El Sistema, existem na Venezuela trezentas e noventa e seis orquestras juvenis e infantis, trezentos e quarenta e dois corais infantis e juvenis, bem como Estados que possuem mais de trinta orquestras, ao contrário do Brasil, onde existem Estados que têm apenas uma orquestra sinfônica, apesar de existir vultosos recursos financeiros no país.TCC A educação musical nas ONGs: a prática do coral infantil na ADOTE-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Silva, Janieri Luiz da; Lima, Agostinho Jorge de; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; Mendes, Jean Joubert FreitasEste trabalho tem por objetivo fazer um Relato de experiência das aulas de Canto Coral infantil na ADOTE-RN (Associação de Orientação a Deficientes), analisando alguns fatores metodológicos e sociais sobre o ensino de música em ONGs. Na primeira parte será apresentado um breve histórico sobre o processo de surgimento das ONGs no Brasil. Em seguida será apresentado como se constitui um projeto ou programa social e o programa Ateliê de Talentos. Nele será apresentado também todo o processo metodológico e didático das aulas de canto coral realizado na ADOTE-RN peloPrograma Atelier de Talentos, além das atividades desenvolvidas com os alunos e a resposta da turma a cada uma dessas atividades. Além disso, virão anexados a esta monografia alguns planos de aula e todo o projeto Ateliê de Talentos desenvolvido na instituição. Foram oito meses de aulas, de 1 de outubro a 28 julho de 2010 com crianças de idades variadas e algumas com necessidades especiais educacionais pelo projeto Atelier de Talentos, onde o processo de conclusão aconteceu em um espetáculo que veio mostrar todo o trabalho desenvolvido nessas aulas.TCC A educação musical no contexto não formal: um relato de experiência na Igreja Assembleia de Deus - Projeto Mutirão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-02) Noronha, Ari Gameleira de; Carvalho, Valéria Lázaro de; Jean Joubert Freitas; Souza, Eugênio Lima de; Leão, ElianeA presente Monografia relata a importância da Música em um contexto não formal de ensino de música como um meio de evangelização e aprendizado musical. Este trabalho tem como principal objetivo comentar sobre o desenvolvimento de um ensino de Bandinha Rítmica realizado na Igreja Assembleia de Deus/Projeto Mutirão. Utilizamos como metodologia um Relato de Experiência que vem ancorado na pesquisa qualitativa. Pesquisamos e trabalhamos com autores que desenvolveram pesquisas no espaço não formal de ensino, além de descrevermos o papel importante que a Igreja e a Música desenvolvem no espaço social e espiritual dos seus congregados, bem como as dificuldades e progressos presentes no desenvolvimento do ensino de percussão. Apresentamos a importância da música neste processo de ensino e aprendizagem, analisamos o papel da música na educação, sua aplicação e seus benefícios no desenvolvimento do indivíduo como interação e autoestima. A música, com maior ou menor intensidade, está presente na vida do ser humano. Ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que cada indivíduo possui para a sua assimilação.TCC A flauta doce como recurso de musicalização e inclusão social na Banda de Cruzeta(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Silva, Aline Regina da; Lima, Ronaldo Ferreira de; Araújo, Amandy Bandeira de; Araújo, João Paulo deO trabalho tem como foco mostrar a utilização da Flauta Doce como recurso de musicalização, educação e socialização na cidade de Cruzeta, além de fazer um panorama histórico da flauta através dos tempos. Levanta alguns fatos sobre as bandas no Brasil, tendo enfoque a história da Banda de Cruzeta e da Banda de Flauta Doce Prof.ª Margaret Keller. Tem como principal função a observação do ensino na Escola de Música de Cruzeta. Esta Escola mostra-se como pioneira no ensino e no uso da flauta como recurso de musicalização. A flauta doce apresenta se como um instrumento que proporciona aos alunos uma vivência musical, uma integração social, um desenvolvimento motor e educacional. A Banda de Cruzeta apresenta-se como pioneira na formação social e humana de crianças e jovens, destacando-se na utilização da flauta doce como instrumento socializador. O trabalho tem como base entrevistas semiestruturadas com pessoas que fazem parte da Escola, além da abordagem bibliográfica, observações e leituras através de fotografias.TCC A formação em música no instrumento harmônico (piano): concepções de ensino e aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Barros, Sibérius de Lima; Saldanha, Leonardo Vilaça; Melo, Betânia Maria Franklin de; Jennings, Heather DeaEste trabalho tem como objetivo apontar e compreender as concepções de ensino e aprendizagem acerca da prática didática do Piano desenvolvida no curso de Licenciatura em Música da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), através da disciplina Prática de Instrumento Harmônico. Além do estudo de tais concepções, será relatado de que forma se dá a metodologia de ensino coletivo dentro da disciplina Prática de Instrumento Harmônico (Piano), juntamente com minha experiência particular, fazendo uma relação prática dos conhecimentos que foram adquiridos e o exercício da performance pianística no contexto profissional, no qual atuo. A estruturação desta pesquisa se dará através do levantamento e análise das práticas pedagógicas utilizadas no exercício desta disciplina, bem como os resultados gerados, o que a caracterizam como uma pesquisa qualitativa, embora, também apresente características quantitativas. O universo desta investigação é formado por 18 (dezoito) alunos e 02 (dois) professores envolvidos com a disciplina em questão. A coleta dos dados se dará através da aplicação de um questionário, com o grupo de alunos, e uma entrevista semiestruturada, com os professores.TCC A formação inicial do professor de música na perspectiva da inclusão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Varela, Igor Rafael; Souza, Catarina Shin Lima de; Melo, Isaac Samir Cortez de; Gomes, Carolina ChavesO presente trabalho tem como objetivo central debater acerca da formação inicial do professor de música brasileiro numa perspectiva inclusiva, averiguando a atual realidade dos currículos dos cursos nacionais de Licenciatura em Música no que tange a inserção de componentes obrigatórios voltados para a diversidade do alunado, pesquisando a importância das disciplinas de Educação Especial/Inclusiva nos currículos para a formação docente das Licenciaturas em Música e investigando a relevância da atuação dos licenciandos em projetos de extensão voltados para a educação musical de pessoas com deficiência durante a graduação. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa documental nos sites das universidades selecionadas visando obter as estruturas curriculares publicadas. Para as instituições que não disponibilizaram esse recurso, a obtenção desses documentos deu-se por meio de contatos via e-mail. Uma vez coletados esses dados, foi feita uma análise documental norteada pela presença, ou não, desses componentes específicos. Para levantar os dados sobre a importância das disciplinas específicas para a formação de professores, foi elaborado e aplicado um questionário com discentes que ainda estão cursando o componente bem como os que já cursaram. Por fim, para investigar a relevância das ações de extensão universitária, foi elaborado outro questionário, dessa vez aplicado com os licenciandos e egressos do curso de Música envolvidos nesses p rojetos. A partir dos resultados do primeiro estudo, pudemos concluir que mais de 90% dos cursos de Licenciatura em Música brasileiros já possuem algum tipo de formação docente para a atuação em ambientes educacionais inclusivos, embora ainda haja uma parcela de cursos que ainda não possuem esses conteúdos. Quanto às disciplinas, concluímos que essas têm cumprido o papel de desenvolver nos licenciandos um crescimento acadêmico, no sentido da aquisição de uma autonomia no campo das pesquisas. Já com relação ao envolvimento dos licenciandos nos projetos de extensão universitária, pudemos concluir que houve uma contribuição no que tange a quebra de preconceitos e estereótipos bem como um crescimento acadêmico e social por parte dos envolvidos.TCC A importância da música popular brasileira na formação do educador musical brasileiro no universo do curso de música licenciatura da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Galvão, Rozana Cristina Fagundes de Lima; Lima, Agostinho Jorge de; Souza, Catarina Shin Lima de; Barros, ÁlvaroO objetivo deste trabalho é apresentar, e eventualmente levar à discussão, algumas lacunas relacionadas aos conhecimentos adquiridos pelos alunos do Curso de Música Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especificamente no que se refere aos insuficientes conhecimentos adquiridos e relacionados à Música Popular Brasileira (MPB), ao longo do curso, decorrentes de questões diversas, dentre as quais se destacam: a reduzida carga horária de 60 horas distribuídas entre as disciplinas denominadas Música Popular Brasileira I e II, e ainda a não obrigatoriedade de seu cumprimento, tratada que está como disciplina de categoria optativa, resultando em insatisfatório conhecimento dos pretensos educadores musicais brasileiros, os quais deveriam revestir-se de uma base sólida da cultura musical popular do país ao qual pertencem. O campo de observação sobre o tema abordado se traduziu em pesquisas voltadas as leis que regem o ensino de música, especificamente na Lei 11.769/2008, que tornou obrigatório o ensino de música na educação básica brasileira, bem como entrevistas com agentes educacionais musicais (Coordenadores, Professor e formandos), com vistas à melhor compreensão sobre o tema arguido. Ao concluir o trabalho, foi constatado, em razão das entrevistas realizadas, aliadas ao teor apresentado pelos teóricos pesquisados, que a disciplina Música Popular Brasileira, inserida na grade curricular do Curso de Música Licenciatura da UFRN, essencialmente voltado à formação de educadores musicais brasileiros, se encontra solta, desarmonizada do universo em que está inserida, merecendo uma melhor avaliação e atenção quanto ao seu aproveitamento, em complemento a outras disciplinas relacionadas ao ensino de música, com vistas a dar sentido a sua existência dentro do contexto a que se pretende, qual seja, a melhor formação do educador musical brasileiro egresso da UFRN.TCC A importância do ensino de música na educação infantil na Escola Dom Marcolino Dantas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Anusca Anerita da; Melo, Betânia Maria Franklin de; Mendes, Jean Joubert Freitas; Araújo, João Paulo deO trabalho que ora se apresenta tem como objetivo mostrar a importância e benefícios do ensino de Música na Educação Infantil como ferramenta pedagógica no auxílio dos desenvolvimentos cognitivo, motor e afetivo da criança. Adicionalmente, abre-se reflexão sobre a necessidade de inclusão desse ensino em caráter obrigatório na Educação Infantil, pelo fato de a música contribuir à evolução das mudanças comportamentais das crianças. O tema foi abordado com base nos pressupostos metodológicos elaborados por especialistas brasileiros e estrangeiros no ensino de Música, como: Brito (2003), Drummond (2009a, 2011), Rodrigues; Arrais; Rodrigues (2013), Bastian (2011) e Schafer (1991), e também no relato de experiência docente da autora deste trabalho no ensino de Música na Educação Infantil da Escola Dom Marcolino Dantas, da cidade do Natal, Rio Grande do Norte, como contribuição empírica. Na construção deste texto, incluem-se pesquisas realizadas no campo artístico, envolvendo o contexto histórico e cultural da música; no campo educacional brasileiro, sobre a inserção do ensino de Música no currículo, em consulta aos documentos oficiais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; no campo científico, acerca do desenvolvimento e comportamento da criança no decorrer do processo de musicalização.TCC A importância dos jogos musicais como recurso metodológico na formação dos licenciandos em música da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Miranda, Brenda de Carvalho; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Oliveira, Danilo César Guanais de; Silva, Danúbio Gomes daConsiderando as diversas maneiras para o desenvolvimento do fazer musical no contexto educacional, variadas também são as possibilidades de recursos didáticos que o professor pode utilizar para trabalhar os conteúdos musicais. Diante disso, este trabalho tem como principal objetivo discutir as perspectivas dos licenciandos em música acerca do uso dos jogos musicais como recurso metodológico no âmbito da educação básica, a partir de suas experiências docentes neste contexto de ensino. A metodologia adotada foi quanti-quali, nesse caso, um método misto. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com os estudantes do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, buscando traçar o perfil destes licenciandos e compreender suas perspectivas acerca do uso do jogo musical como recurso didático. Para análise dos dados do questionário, foi utilizado o método de análise de conteúdo defendido por Bardin (2011). Os resultados da pesquisa revelaram que todos os licenciandos participantes já haviam recorrido ao uso dos jogos musicais como uma ferramenta para trabalhar música em sala de aula, isso devido às características que tornam os jogos tão atraentes para os alunos, viabilizando o professor alcançar os objetivos pedagógicos mais facilmente. A partir das falas dos entrevistados, entendemos que o uso dos jogos musicais no contexto regular de ensino possibilita resultados importantes no ensino/aprendizagem dos alunos. Contudo, é necessário que este recurso seja inserido na aula pelo professor de maneira correta, a partir de um planejamento prévio bem definido, caso contrário o jogo musical será caracterizado como um passatempo.TCC A influência da música evangélica na formação do músico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Santos, Marcius Américo dos; Melo, Betânia Maria Franklin de; Lima, Agostinho Jorge de; Rodrigues, Antonio Guilherme CardosoA monografia presente aborda um estudo acerca da influência da música evangélica na formação do músico. Esta investigação destinou-se a compreender a formação musical nas igrejas evangélicas, na relação dos musicistas com a música ouvida nestes espaços, analisando a influência na participação de alguns para a carreira acadêmica e a crescente busca pelo mercado profissional. Utilizou-se como recurso uma pesquisa bibliográfica, direcionadas na construção do tema em estudo. Os artigos coletados para colaboração no trabalho situavam-se nos domínios da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), meios eletrônicos, livros entre outros, na utilização dos escritos: Formação Musical. Igreja Evangélica. Música Gospel. O estudo suscitou a criação de um panorama, baseado em três pilares temáticos, a saber: Um breve histórico da música evangélica no Brasil; Cultura e Religião; Reflexões do músico na igreja evangélica. Nesta face, se dispõe o trabalho com motivação de ampliar estudos acerca do tema como também, nas áreas que tenham afinidade.TCC A interiorização e a universidade: um estudo sobre a formação musical de estudantes através do PRONATEC da EMUFRN na cidade de Florânia/RN, nas disciplinas de Linguagem e Estruturação Musical e Percepção Musical, no semestre 2015.1(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Sena, Francisco Canindé de Medeiros; Gonzaga, Maria Clara de Almeida; Oliveira, Danilo César Guanais de; Viana, Alexandre BezerraEste trabalho procurou investigar e relatar o processo e repercussão da interiorização e formação musical profissional de estudantes de música por meio do PRONATEC da EMUFRN, mais precisamente do Curso Técnico em Instrumento Musical, na cidade de Florânia/RN. Para tal, descrevemos aqui nossa experiência docente nas disciplinas de Linguagem e Estruturação Musical e Percepção Musical.TCC A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Ferreira Junior, Moisés Carneiro; Souza, Catarina Shin Lima de; Oliveira, Danilo Cesar Guanais de; Bezerra, Edibergon VarelaNeste trabalho apresenta-se um relato da experiência de monitoria no suporte a um aluno com deficiência visual no curso de licenciatura em música. Serão apresentadas as dificuldades encontradas no processo, tanto gerais do contexto de ensino quanto as que podem ser consideradas específicas do caso, e as soluções que foram adotadas com o interesse de propiciar uma experiência acadêmica equiparada com a que é oferecida aos demais discentes. Será discutido também o patamar da educação inclusiva no Brasil, desde a educação básica até o acesso ao nível superior. Em seguida serão apresentadas informações sobre o contexto e o sujeito do caso, assim como as ferramentas que foram utilizadas no processo. A utilização da Musicografia Braille no processo será um dos focos do relato, já que é onde se encontrou parte das dificuldades, pois todas as disciplinas de teoria musical são regidas por livros em tinta. O processo de aquisição de independência no ato da pesquisa também será tratado, pois levantou questões sobre a proporção ideal de assistência que se deve oferecer visando a autossuficiência do aluno cego. Por fim, serão expostas as conclusões obtidas sobre cada uma destas questões no exercício da monitoria.TCC A música como agente transformador de crianças, jovens e adultos no Projeto Banda Escola de Taipu(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-01) Severo, Ivonaldo Simião; Bezerra, Edibergon Varela; Severo, José Simião; Oliveira, José Estevam deEnfoca o Projeto Banda Escola do município de Taipu/RN. Tem como objetivo procura demonstrar como se dá o processo de ensino e aprendizagem de música em um projeto social que trabalha com o ensino de instrumento de banda e qual a influência que esse processo exerce na vida dos envolvidos. Como metodologia utiliza o estudo de caso, tendo como ferramenta de investigação a pesquisa exploratória com utilização de questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Dessa forma, foi possível analisar e evidenciar que o Projeto Banda Escola, apesar de pouco tempo de funcionamento, tem demonstrado influência positiva na educação musical e na vida da maioria dos educandos envolvidos. A partir deste trabalho foi possível perceber a relevância do projeto Banda Escola na vida das pessoas envolvidas, bem como para o desenvolvimento sociocultural e musical.TCC A música como recurso didático nas práticas pedagógicas diversas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Lima, Edjane Cristina do Nascimento; Melo, Betânia Maria Franklin de; Araújo, João Paulo de; Gonzaga, Maria Clara de AlmeidaEste trabalho objetiva apresentar uma reflexão sobre a atuação de professores não especializados em música que trazem para aplicação de conteúdos diversos, a música como suporte metodológico. Por meio de entrevistas semiabertas, o texto relatará a atuação de dois professores pedagogos, o primeiro da rede pública e o segundo da rede privada em diferentes zonas da cidade de Natal. A atuação pedagógica descrita por eles contribuirá para a análise. Além disso, identificaremos profissionais da música hoje - que se tornaram professores da área aplicando a música no contexto elevado do conhecimento acadêmico - que relatam ter experiências quando alunos, nesta mesma linha de conduta pedagógica. Com base nas seguintes questões discorreremos o texto: a música como recurso didático pode auxiliar na atuação pedagógica de professores de outras áreas? Como a musica pode contribuir no desenvolvimento do aluno aplicado por professores de outras áreas do conhecimento como um recurso? Com base nestas questões, a pesquisa é construída nas condutas pedagógicas de professores sem formação na licenciatura em musica, utilizadas em sala de aula. A compreensão destes profissionais de outras áreas sem a formação musical é o eixo desta reflexão. Para tanto, trataremos de um estudo bibliográfico no pensamento do educador francês, George Snyders (2008), e no estudo de artigos sobre a educação musical que tem compromisso com a música nas escolas.TCC A música no Projovem Adolescente: um relato de experiência na cidatde de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Bezerra, Raphael de Medeiros Henrique; Mendes, Jean Joubert Freitas; Carvalho, Valéria Lazaro de; Presgrave, Fábio SorenO presente trabalho trata-se de um relato de experiência em educação musical desenvolvido no Programa Projovem Adolescente na cidade de Natal/RN entre os meses de Julho e Dezembro de 2008, com o objetivo de trazer a música como linguagem a um contexto nãoformal, uma vez que a sua proposta enfatiza a música sob a forma de apresentações artísticas. A partir da vivência com os adolescentes constatou-se a necessidade de se trabalhar a música não só como atividade complementar, mas como uma proposta de educação musical que pudesse trazer a reflexão sobre seu fazer. Foi escolhida a prática do canto coral como atividade principal. Através desta prática, foi possível identificar nos participantes um significativo crescimento nos aspectos social, educativo e musical. Tendo como metodologia da pesquisa a etnografia e a observação participante com anotações nos diários de campo.TCC A música popular no tempo da repressão: um estudo sobre a música em Natal, nos tempos da Ditadura Militar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Souza Filho, João Maria Rodrigues de; Lima, Agostinho Jorge deA ditadura militar no Brasil instaurada entre os anos de 1964 a 1985 tomou o domínio político, econômico e social artístico; originando os mais selvagens episódios da Música Popular Brasileira sob a forma de abuso, censura, repressão, exílio, prisão e diversas outras formas de coibição da Sociedade Artística. Os militares silenciaram de forma cruel e desumana, aqueles que poderiam vir a exercer qualquer ação consicientizadora a respeito da realidade a respeito da realidade brasileira e seus absurdos, isto ocorreu de forma intensa na Era dos Festivais, pois este mecanismo de fusão de ideais tinha o poder de arrebatar uma grande massa populacional.TCC A musicalização dos surdos: um relato de experiência de musicalização de alunos do Centro de Atendimento aos Surdos (CAS/Natal-RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Paiva, Brígida Bessa; Souza, Catarina Shin Lima de; Gonzaga, Maria Clara de Almeida; Mosca, Maristela de OliveiraEste trabalho apresenta o relato de experiência de musicalização de crianças surdas do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS – Natal/RN). Considera-se a musicalização como fundamental no processo de aprendizagem e inclusão de crianças surdas, e como parte integrante da Educação Especial e da Educação Inclusiva. Especificamente o relato da experiência expõe como o aluno surdo compreende o que seja ritmo, pulso utilizando recursos percussivos, e elementos da música. Para isto a experiência de musicalização foi realizada com aulas expositivas e práticas nas dependências da Escola de Música da UFRN e do CAS. Parte da fundamentação teórica deste trabalho encontra se no conceito de surdez, Educação Especial e Educação Inclusão, e em autores como Haguiara (2003), Louro (2004) e outros. Constata-se que o processo de musicalização das crianças do CAS foi possível, e mesmo havendo algumas dificuldades na execução de algumas atividades, percebeu-se que as crianças surdas executam o ritmo e o pulso na música, adquiridas com a combinação de métodos visuais, percussivos, jogos lúdicos e musicais.