EMUFRN - TCC - Música (licenciatura)
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TCC A Banda de Música da Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Templo Central em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Souza, Priscila Gomes de; Souza, Zilmar Rodrigues de; Oliveira, André Luiz Muniz de; Oliveira, Danilo César Guanais deO objetivo deste trabalho é registrar a trajetória da banda de música da Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Templo Central, no bairro do Alecrim, cidade do Natal-RN, atual Orquestra Filarmônica Evangélica Gênesis, o mais antigo grupo instrumental evangélico pentecostal da cidade. A banda de música tem atuado nas liturgias e demais atividades religiosas da igreja, além de destacar-se como espaço de formação de novos músicos, representando um significativo momento na história da música evangélica da cidade do Natal. Entretanto, ainda não existindo um registro documental sobre este tema, foi feito um trabalho que se propôs a investigar e documentar elementos que permitiram mostrar esta trajetória, elaborando um histórico cronológico das atividades da banda de música da data de sua criação até a atualidade. Foi criado um registro documental, fazendo uso de regimentos, estatutos, partituras, fotos, depoimentos de músicos, revistas, jornais, análise das informações e de uma literatura inerente às discussões sobre música e religiosidade. Como também uma descrição relatando a prática e os aspectos do ensino de música na Igreja Assembléia de Deus do Templo Central através da banda de música. Este trabalho ao final é para que possa vir a contribuir, de algum modo, para a comunidade acadêmica e musical, evangélicos e demais interessados no assunto e publicações especializadas na área.TCC A prática interdisciplinar fora da sala de aula: relato de experiência no Coral Frater in Christi(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Abreu, Washington Nogueira de; Oliveira, Danilo Cesar Guanais de; Mendes, Jean Joubert Freitas; Carvalho, ValériaO objetivo deste trabalho é tecer considerações relativas à experiência na educação musical, fora da sala de aula, com o canto coral, utilizando-se de uma prática educacional interdisciplinar que serviu como base para uma educação voltada à união de várias áreas do conhecimento, para a formação técnica do canto em grupo, bem como a formação do indivíduo para a vida, e auxiliar na constituição de músicos críticos, capazes de opinar e contribuir para a Educação Musical. Foi feita uma pesquisa bibliográfica, sobre a regência coral, técnicas na educação para coral, história da música, interdisciplinaridade, educação, e educação musical. A metodologia utilizada tem como princípio, a prática unida à teoria observando a realidade dos indivíduos, diretamente ligados ao processo educacional. Como resultado os coralistas desenvolveram habilidades na prática de conjunto e aumentaram seus conhecimentos na educação musical ena performance coral.TCC Uma análise sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório do Curso de Licenciatura em Música da UFRN: reflexões e desafios para uma reformulação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Campos, Anne Charlyenne Saraiva; Mendes, Jean Joubert Freitas; Carvalho, Valéria Lázaro de; Santa Rosa, Amélia Martins DiasCompreende-se o Estágio Curricular Supervisionado como momento de fundamental importância para a articulação entre a teoria e a prática, e para o desenvolvimento da formação do licenciando em música. A aproximação com a realidade estará colaborando espontaneamente com a atuação do estudante universitário na constituição de sua identidade como futuro profissional. Este trabalho constitui-se dos seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa em documentos eletrônicos, cujo objetivo é analisar a prática do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório do Curso de Música Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ressaltando a necessidade de refletir sobre o desafio em desenvolver uma reformulação que venha a contribuir para a aprendizagem dos licenciandos. Com esse objetivo foi imprescindível conhecer a visão dos envolvidos através de uma abordagem qualitativa por meio de questionários e conversas informais. Fomentando então questões que remetam a uma reflexão acerca do modelo e procedimentos atuais, na perspectiva de contribuir com o fortalecimento das práticas do estágio supervisionado desta instituição. As relações Estágio Supervisionado foram subsidiadas pelas contribuições de Mateiro, Souza, Penna, Fialho e Mendes.TCC Os benefícios de uma prática de conjunto no contexto de um projeto social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Sousa, Iury Matias de; Carvalho, Valéria Lázaro deEsse estudo apresenta o relato de uma experiência realizada com alunos do Projeto Irmão Lourenço do Centro Marista de Juventude com o objetivo de verificar os benefícios adquiridos por meio de uma Prática de Conjunto no contexto de um Projeto Social. Com essa finalidade,tomou-se como objeto de pesquisa a turma de música e a equipe pedagógica doreferido projeto, que foi investigado por meio de uma pesquisa qualitativa. Como fundamentação teórica, buscamos estudar pesquisas já realizadas nesse setor, a exemplo de Schafer, Souza, Queiroz, Kater e Minayo. Analisamos as contribuições dos resultados obtidos para a educação, formação moral e sociocultural dos alunos envolvidos, com o intuito de revelar a eficácia dessa atividade, diante das propostas pedagógicas existentes.TCC Música, piano e consumo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Rodrigues, Fábio Augusto de Souza; Melo, Betânia Maria Franklin de; Carvalho, Valéria Lázaro de; Saldanha, Leonardo VilaçaEsta pesquisa aborda a estrutura predominante entre música e consumo, usando a experiência das apresentações de piano que acontece no shopping Midway Mall. Apresenta uma breve descrição da constituição do espaço usado e os elementos que o compõe, sempre discutindo e desvendando o processo construtivo das mais diversas possibilidades de efeitos sócio-culturais existentes. Demonstra a influência existente do capital em relação ao publico e o privado, fazendo com que se estabeleça elo desde a produção do mundo capitalista e as causas em que resulta o ato de consumi-las. Fala ainda sobre a importância de se analisar fatores que contribuem para que se desenvolva de forma mais positiva a prática consumista, transformando-a muitas vezes em benefício que se torna necessário para o crescimento do músico e usuário. A escolha do tema em pauta, que trata desvendar o processo consumista em relação à música, sugere avaliarmos, de forma responsável, a importância do papel que a música ocupa no nosso cotidiano, os principais pontos positivos e negativos, de forma com que possamos construir uma definição do que na prática significa o termo „Música de Consumo‟.TCC Ditados: um livro para auxílio da prática de percepção musical em casa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) D'Amore, Ticiano Maciel; Vasconcelos, Marcus André Varela; Carvalho, Valéria Lázaro de; Santa Rosa, Amélia Martins DiasO presente trabalho propõe a apresentação de um livro de Percepção Musical intitulado “Ditados”, contendo ditados melódicos e rítmicos de diversos tipos e níveis de dificuldade, frutos de três anos de docência da cadeira na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tal livro vem acompanhado de dois CDs de áudio contendo os ditados gravados. O objetivo deste material é auxiliar os estudantes de Percepção Musical no estudo de ditados fora de sala de aula. Em um primeiro momento a Percepção Musical como um todo é contextualizada, sendo explicados os tipos de exercícios mais comuns nessa área. No mesmo capítulo existe uma reflexão de como esta disciplina é vista sobre a ótica de Educação Musical e como os autores desta área propõem que ela seja trabalhada. O capítulo seguinte traz os resultados de uma pesquisa feita com alunos de Percepção Musical dos cursos técnico e superiores da Escola de Música da UFRN, apontando suas dificuldades em ditados rítmicos e melódicos e suasdúvidas sobre como estudá-los fora de casa. Finalmente, é explicado como o livro foi estruturado, os tipos de ditados propostos, os níveis de dificuldades adotados e sua formatação de maneira geral.TCC Escola Cônego Jonas Taurino: lar da Banda Sinfônica Juvenil de Pernambuco e o maestro Geraldo José dos Santos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Miranda, Osiel Lôbo de; Araújo, João Paulo de; Farias, Ranilson Bezerra de; Araújo, Amandy Bandeira deEsse trabalho é um relato de experiência vivida pelo próprio autor, no qual é abordado o modelo de ensino/aprendizagem musical realizado pela Escola Estadual Cônego Jona s Taurino através da Banda Sinfônica Juvenil de Pernambuco. Trata-se de um modelo considerável na periferia de Olinda e que formou inúmeros músicos e apreciadores musicais ainda na década de 1970.TCC Teoria versus prática no cotidiano da Orquestra de Macaíba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Lima, Erickinson Bezerra; Oliveira, André Luiz Muniz; Presgrave, Fábio Soren; Cunha, Germanna França daO presente trabalho tem por finalidade expor a importância do ensino musical fundamentado na relação recíproca entre teoria e prática e suas contribuições para o processo de desenvolvimento contínuo musical do aluno. A educação musical e sua relação teoria versus prática evoluiu na linha do tempo da Grécia ao século XIX, mas é no século XX que se estabelecem métodos pedagógicos capazes de propor o ensino musical apropriado, onde se primazia a aproximação direta do aluno, incitando o máximo de vivência perante a música. Dessa forma para dar uma visualização sobre os fenômenos aqui relatados, foi desenvolvido um estudo de caso que confronta o pensamento dos principais idealizadores dos processos tidos como ativos de educação musical com a práxis da Escola de Música de Macaíba, notadamente no que tange as atividades da orquestra desta instituição.TCC Formalização do ensino do pandeiro brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Cabral, Maíra Soares; Barreto Neto, Francisco Nabuco de Almeida; Cunha, Germanna França da; Campos , Cleber da SilveiraO presente trabalho apresenta aspectos pontuais referentes à identidade cultural brasileira e expõe de que maneira a música se insere nesse contexto. Que grau de relevância ela tem no processo de desenvolvimento dessa identidade e como a percussão brasileira, e mais especificamente o pandeiro, é produto determinante nessa conquista. Expõe, sobretudo, a importância da formalização da educação voltada à percussão e principalmente ao pandeiro , por se tratar do elemento que acarretará (por conta de toda sua popularidade, nacional e internacional) a introdução de outros elementos percussivos nesse contexto formal de ensino, afim de que se crie um fortalecimento dessa identidade cultural para que atinjamos a internacionalização realmente consolidada da musicalidade brasileira no mundo todo. Apresenta esse acontecimento como chave essencial para o de senvolvimento social e econômico do Brasil.TCC O ensino de violino no curso básico da Escola de Música da UFRN: reflexões sobre a prática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Petrolino, Maria Isabel Brasiliano; Meirelles, Camila Torres; Dantas, Ronedilk Cavalcante; Presgrave, Fábio Soren; Gomes Filho, TarcísioO presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de estágio docente no Curso Básico de Violino da Escola de Música da UFRN. A monitoria teve duração de três semestres letivos, aos quais foram aplicadas diversas formas de ensino em sala de aula de forma experimental. Foram consultadas as metodologias de educadores e músicos como Shinichi Suzuki, Suzan Kempter, Ivan Galamian, Demetrius Constantine Dounis, Simon Fischer, Linda Kruger, Maia Bang e Barbara Barber, bem como pesquisas atuais sobre a metodologia do ensino do instrumento na contemporaneidade. Após breve análise da prática docente vivida e da grade curricular do Curso Básico com seus conteúdos e diretrizes pedagógicas, especificamente, do curso de Violino, sugiro modificações a partir dos resultados obtidos.TCC A educação musical nas ONGs: a prática do coral infantil na ADOTE-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Silva, Janieri Luiz da; Lima, Agostinho Jorge de; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; Mendes, Jean Joubert FreitasEste trabalho tem por objetivo fazer um Relato de experiência das aulas de Canto Coral infantil na ADOTE-RN (Associação de Orientação a Deficientes), analisando alguns fatores metodológicos e sociais sobre o ensino de música em ONGs. Na primeira parte será apresentado um breve histórico sobre o processo de surgimento das ONGs no Brasil. Em seguida será apresentado como se constitui um projeto ou programa social e o programa Ateliê de Talentos. Nele será apresentado também todo o processo metodológico e didático das aulas de canto coral realizado na ADOTE-RN peloPrograma Atelier de Talentos, além das atividades desenvolvidas com os alunos e a resposta da turma a cada uma dessas atividades. Além disso, virão anexados a esta monografia alguns planos de aula e todo o projeto Ateliê de Talentos desenvolvido na instituição. Foram oito meses de aulas, de 1 de outubro a 28 julho de 2010 com crianças de idades variadas e algumas com necessidades especiais educacionais pelo projeto Atelier de Talentos, onde o processo de conclusão aconteceu em um espetáculo que veio mostrar todo o trabalho desenvolvido nessas aulas.TCC Música popular: ferramenta de educação musical para público de jovens e adultos no contexto das escolas regulares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Luna, Camila Larissa Firmino de; Otutumi, Cristiane Hatsue Vital; Mendes, Jean Joubert Freitas; Carvalho, Valéria Lázaro de; D'Amore, Ticiano MacielEste trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de metodologia utilizando a música popular brasileira como meio de aprendizagem nas aulas de música do ensino regular, com público de jovens e adultos. A intenção final é discutir aspectos importantes tais como aproveitamento do histórico musical dos estudantes e a questão da interdisciplinaridade na escola. Primeiramente, fiz um levantamento de alguns referenciais teóricos relacionados ao tema, refletindo aspectos colocados por autores da área; depois, relatei acerca da utilização da metodologia no Estágio Supervisionado IV a partir do projeto “Conheça a música no Brasil”; e por fim, avaliei o projeto através de questionários aplicados a todos os envolvidos, podendo refletir sobre a prática.TCC O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na UFRN: análise dos resultados obtidos com a inserção do subprojeto de Música(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Morais, Caio Higor; Mendes, Jean Joubert FreitasO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, insere em seu contexto a participação pioneira de um trabalho específico de música, desenvolvida na Escola Estadual Floriano Cavalcanti – FLOCA, em Natal-RN, que vem agido de maneira bastante produtiva. A partir de tal desenvolvimento surgiu a oportunidade de incrementar o trabalho do PIBID – Música, no qual participo como bolsista estagiário, a fim de contribuir no processo auto avaliativo do desempenho do projeto como um todo, através de um relato de experiência que aborda e analisa aspectos determinantes do seu desenvolvimento. A metodologia utilizada para a coleta e análise dos dados consistiu em pesquisa documental e aplicação de questionários objetivos e subjetivos. Os resultados obtidos geraram o crescimento do interesse dos alunos do FLOCA pela música, a evolução da equipe do PIBID – Música enquanto educadores musicais e benefícios proporcionados pela realização das ações para ambos os grupos.TCC Som da ciência: o número de ouro como tema transdisciplinar em Artes, Matemática, História e Biologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Silva, Denis Nascimento da; Silva, Alexandre Reche e; Carvalho, Valéria Lázaro de; Mendes, Jean Joubert FreitasO Número de Ouro é encontrado em vários assuntos da Música. Ele ainda apresenta uma série de aplicações em diversas áreas do conhecimento como Matemática, Letras, Biologia, bem como em outras Artes (Pintura, Arquitetura etc.). Por isso, ele foi escolhido como fio condutor, partindo do cenário da Música e conectando-se com outras disciplinas. O presente trabalho elaborou um conjunto de aulas, material didático transdisciplinar, apresentando o tema do Número de Ouro, sob o enfoque das disciplinas Matemática, História e Biologia. As aulas foram ministradas por mim, em duas turmas de estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, no município de Santa Cruz - RN. Os resultados da experiência pedagógica foram positivos, uma vez que através de instrumento de sondagem , aplicado nas turmas, pudemos coletar dados que nos mostraram a contribuição transdisciplinar enquanto estratégia didáticopedagógica no processo de facilitação da aprendizagem, tornando-a mais significativa.TCC Musicografia braille e sua importância na inclusão de pessoas com deficiência visual na educação musical(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Rosendo Júnior, Múcio Magno de Albuquerque; Carvalho, Valéria Lázaro de; Mendes, Jean Joubert Freitas; Souza, Catarina Shin Lima deEste trabalho apresenta um estudo sobre a importância da Musicografia Braille para a inclusão de pessoas com deficiência visual na Educação Musical, buscando compreender o sistema musicográfico e apresentar algumas contribuições para a área. A Musicografia em Braille é o sistema que possibilita às pessoas cegas a utilização dos fragmentos musicais para a sua aprendizagem. Para realização deste trabalho buscamos fundamentação teórica com autores Elizabet de Sá, Michael Farrell, Dolores Tomé e Fabiana Bonilha. Esse sistema é ainda pouco desenvolvido na educação musical, por isso é tão importante ser explorado, pois sua aplicabilidade possibilita o acesso à inclusão de deficientes visuais na educação musical. A metodologia adotada privilegiou a pesquisa exploratória, e os dados coletados foram analisados mediante a elaboração de um relato de experiência desenvolvido na Casa Talento, uma instituição que tem como finalidade social oferecer o ensino básico da música e lutheria de excelência para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, proporcionando desenvolvimento pessoal e criando a possibilidade de profissionalização.TCC A composição como uma proposta pedagógica no ensino do instrumento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Oliveira, Thiago Cadó de; Mendes, Jean Joubert Freitas; D'Amore, Ticiano Maciel; Santa Rosa, Amélia Martins DiasA presente pesquisa tem como objeto de estudo a composição como uma proposta pedagógica. Parte-se do entendimento de que a mesma é uma importante forma de contato com os elementos musicais. O trabalho é resultado de uma experiência com alunos dos cursos de Violão Popular e Guitarra Elétrica da Escola de Música Santa Cecília(EMUSC), tendo como base tópicos da teoria musical como: Tríades, Arpejos, Campo Harmônico e Escala Musical baseado no Parabéns pra você. A finalidade foi dar ao aluno a possibilidade de “brincar com os sons”, para que pudessem expandir, entre vários aspectos, a capacidade auditiva e a técnica no instrumento. Criando e ou organizando novos conceitos sobre improvisação. Provocando por trás das decisões estéticas, a criatividade, onde as influências culturais e a atribuição de significados próprios são importantes ferramentas do processo. Foram selecionados cinco, dentre trinta alunos, por critério de compatibilidade com os objetivos da pesquisa, que era o bom desenvolvimento com o instrumento, criatividade, e no caso de um dos alunos com idade de cinco anos, experimentar a composição, no ensino do instrumento para crianças. Em síntese desenvolvemos três composições: Gramática de outro jeito, Sou teu amigo, e um solo para a música composta em conjunto com a bandae com o professor de filosofia de um dos alunos. Com relação a criança de cinco anos, não foi possível concluir o processo, pois o mesmo se dispersava com muita facilidade, fazendo com que o tempo para a conclusão da pesquisa não fosse suficiente. A principal razão pelo qual esta prática foi realizada pode ser percebida nas impressões e situações transcritas nesta pesquisa. A inquietação, a dúvida, a nova possibilidade gerada, são os méritos desta prática, e os resultados não deixarão de acontecer, durante a trajetória musical particular de cada aluno. Ficando a proposta de ampliar uma metodologia de composição para desenvolvimento da prática no instrumento.TCC Coral Professora Lourdes Guilherme: influência na formação musical dos alunos do ensino médio do IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Nascimento, Valter Luiz Nunes do; Melo, Betânia Maria Franklin de; Nascimento, Angela Maria Bezerra do; Costa, Willames Silva daEste trabalho tem por objetivo investigar a influência do coral Lourdes Guilherme na formação musical dos alunos do ensino médio do IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A monografia investiga as influências da prática Canto Coral sob os aspectos da técnica vocal, afinação discurso musical, expressão corporal, absorção de conhecimentos históricos e folclóricos da música, como também a concentração, socialização, entre outros. Conhecer as vantagens e a importância de um coral, para aperfeiçoar a prática e disseminá-la em outras escolas, formando ouvidos musicais, pessoas críticas em musica e como platéia para musica de qualidade, realizando-a como um laboratório das aulas de musica. A pesquisa se faz por meio de estudo de campo dos ensaios do coral, estando relatadas essas experiências, e entrevistas, junto com uma analise da bibliografia indicada.TCC A utilização das árias antigas de Parisotti no ensino do canto: uma implicação estilística(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Oliveira, Felipe Dias de; Cunha, Claudia Roberta de Oliveira; Carvalho, Valéria Lázaro de; Silva, João Raone Tavares daEste trabalho aborda as implicações estilísticas na utilização da coletânea de árias antigas Arie Antichede Alessandro Parisottino ensino do canto. Também reflete sobre a presença da música antiga na atualidade e sua influência na formação dos músicos. O trabalhoaborda as características da música vocal no início do século XVII e a obra Le nuove musiche, de Giulio Caccini, que contém a monodia Amarilli mia bella, uma peça amplamente utilizada no repertório de alunos iniciantes. É feita uma comparação da publicação original de Amarilli mia bellacom a edição do século XIX, realizada por Parisotti. Nessa comparação se constata as numerosas modificações que Parisotti fez nessa peça.TCC Formação e prática docente: um diagnóstico sobre a formação dos professores que atuam com música do 1º ao 5º ano em cinco escolas particulares na Cidade do Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Lima, Andreza Carvalho de; Carvalho, Valéria Lázaro de; Mendes, Jean Joubert FreitasO presente trabalho monográfico aborda a temática relacionada à formação do profissional que ministra aulas de música no ensino fundamental com crianças do 1º ao 5º ano. Foram selecionadas cinco escolas particulares de Natal, com o objetivo de coletar uma amostra sobre a realidade desse contexto escolar e conscientizar as mesmas sobre a necessidade em se ter um profissional habilitado para ministrar aulas de música para crianças, bem como refletir e avaliar a formação desses docentes e suas experiências outrora vividas com a música. Foi aplicado um questionário com questões previamente preparadas com a finalidade de colher dados para esse estudo. Os resultados encontrados revelam uma deficiência na formação dos profissionais que ministram aulas de música, principalmente no aspecto da sistematização do ensino. Podemos, porém, perceber o avanço da música no cotidiano escolar como área de conhecimento.TCC O ensino de música com carater obrigatório: uma análise da situação das escolas privadas de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Figueiredo, Luciana Neves; Mendes, Jean Joubert Freitas; Silva, Valéria Carvalho da; Mosca, Maristela de OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo identificar como anda a implementação da Lei 11.769 que foi aprovada em 18 de agosto de 2008, onde altera a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, nas escolas da rede privada de ensino fundamental de natal. Para isto é observado que as Universidades que oferecem o curso a Licenciatura em Música encontram-se em constantes mudanças para adequar seus currículos a realidade das salas de aula e a realidade existente em nosso país. Preocupados com a aprovação desta Lei alunos que já trabalharam ou estão trabalhando ou estagiando nas escolas observam na prática, que algumas escolas estão trabalhando para a inclusão do novo braço das artes enquanto que outras ainda não começaram a pensar nisto. Com esta visão trabalhamos a monografia em cima das leis e suas mudanças no decorrer dos anos, contanto um breve histórico do ensino da música no Brasil, que mudanças ocorreram na Lei sobre este assunto, o que pesquisadores da área levantam de mais importante, uma breve reflexão sobre a Lei 11.967 de 18 de agosto de 2008, e os resultados obtidos com este trabalho.