EAJ - TCC - Análise e desenvolvimento de sistemas

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    SeedBySeed: aplicativo mobile para uso em teste de germinação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Costa, Priscilla Melo da; Rodrigues, Taniro Chacon; Pereira, Márcio Dias; http://lattes.cnpq.br/9094590703121208; Neto, Antonino Alves Feitosa; Vale, Tásia Moura Cardoso do
    O Teste de Germinação é um procedimento essencial nas Ciências Agrárias, utilizado em laboratórios para avaliar o potencial máximo de sementes, seguindo metodologias padronizadas. Atualmente, em laboratórios como o Grupo de Estudos em Tecnologia de Sementes (GETSem), o processo de coleta e análise de dados é realizado de forma manual com planilhas impressas, que são posteriormente transcritas para planilhas eletrônicas. Essa prática resulta no trabalho dobrado, consumo de tempo e aumenta a suscetibilidade a erros de transcrição e de cálculo, comprometendo a confiabilidade dos resultados. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo principal desenvolver o SeedBySeed, um aplicativo móvel para auxiliar analistas, alunos e bolsistas na execução de Testes de Germinação. A qualidade do aplicativo foi assegurada por meio de testes exploratórios e teste de aceitação de tecnologia baseado no modelo Technology Acceptance Model (TAM), com escalas do tipo Likert. A validação contou com a participação de dois alunos de Engenharia Agronômica com experiência na realização de Testes de Germinação no GETSem. Os resultados da avaliação indicaram alta aceitação do aplicativo, com médias de 5.0 para Percepção de Utilidade, 4.75 para Facilidade de Uso e 5.0 para Satisfação/Intenção de Uso e Experiência do Usuário. Conclui-se que o SeedBySeed moderniza o processo, reduz falhas humanas, otimiza o fluxo de trabalho e melhora a precisão dos resultados obtidos.
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    Desenvolvimento de módulo computacional para medição morfométrica de formigas Saúvas e extração de características utilizando Processamento Digital de Imagens
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Moura, Lucas do Nascimento de; Pacheco, Alessandra Mendes; Mendonça, Gerbson Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/1123103577491206; http://lattes.cnpq.br/9970816105396107; 0009-0003-4587-2734; Feitosa Neto, Antonino Alves; http://lattes.cnpq.br/1448721761549265
    As formigas cortadeiras de folhas ,saúvas, e pertencentes ao gênero Atta, possuem um papel de grande importância tanto ecológica quanto econômica. No Brasil, essas formigas são consideradas uma das principais pragas, atacando uma ampla gama de culturas agrícolas em diferentes escalas. Ambientalmente, elas são essenciais para os ecossistemas em que habitam, ajudando na ciclagem de nutrientes, na melhoria da aeração e permeabilidade do solo e etc. As saúvas também são vistas como pragas em contextos agrícolas e florestais. Devido a isso, têm sido alvo de controle através de inseticidas químicos. No Brasil, a espécie Atta Opaciceps, conhecida como Saúva-do-Sertão ou Saúva-do-Nordeste, é endêmica da região Nordeste e a única encontrada no estado do Rio Grande do Norte. Esta espécie é a menos estudada entre as saúvas brasileiras (Monte, 2021). O Laboratório de Entomologia "Prof. José Negreiros" da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) tem conduzido diversos estudos para entender a ecologia e o comportamento forrageiro da Atta Opaciceps, especialmente quando atua como praga agrícola. Compreender a divisão de trabalho entre as castas é crucial para o conhecimento dessa espécie no Rio Grande do Norte, pois é essencial para a organização do trabalho das saúvas. Um dos estudo convém com a obtenção de medidas, de mandíbula e cabeça(cápsula), um trabalho difícil, demorado. manuseio demorado, objetivo do trabalho é um sistema que diminua o tempo e erros para um melhor estudo.
  • TCC
    SwiftSavor: Uma Plataforma Digital Inclusiva para Exploração e Organização de Receitas e Ingredientes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Noronha, Felipe Augusto Bezerra Mavignier de; Curvelo, Carla da Costa Fernandes; Santos, Joel de Oliveira; Vale, Tásia Moura Cardoso do
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento do SwiftSavor, um sistema web criado para recomendar receitas culinárias personalizadas, com base nos ingredientes disponíveis nas dispensas dos usuários. Esse aplicativo oferece uma solução prática e acessível, eliminando a necessidade de buscas extensivas por receitas na internet. Com foco em acessibilidade e inclusão, a interface do SwiftSavor foi adaptada para garantir uma experiência positiva para usuários com diversas capacidades. O desenvolvimento seguiu uma abordagem ágil, com sprints curtos, permitindo entregas incrementais e ajustes constantes. Durante o processo, foram implementados algoritmos de recomendação, um backend robusto e um frontend responsivo utilizando o Django na arquitetura Model-View-Template (MVT) e o framework Bootstrap. Em comparação com sistemas semelhantes, o SwiftSavor se destaca pelas funcionalidades voltadas à usabilidade e pela contribuição para hábitos alimentares mais conscientes, promovendo a redução do desperdício de alimentos.
  • TCC
    Hortum: jogo digital educacional para auxiliar crianças do ensino fundamental no aprendizado da tabuada
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Daniel Oliveira Fernandes da; Curvelo , Carla da Costa Fernandes; Vale, Tásia Moura Cardoso do; Teixeira, Leonardo Rodrigues de Lima
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo voltado para o ensino da tabuada, buscando proporcionar uma abordagem lúdica e interativa para estudantes do Ensino Fundamental. Utilizando a game engine Unity, o jogo foi projetado para incentivar o aprendizado matemático por meio de mecânicas gamificadas, como progressão por níveis, feedback imediato e desafios dinâmicos. O processo de desenvolvimento incluiu a criação de protótipos no Figma, sprites no Piskel e cenários no Krita, estruturados em uma arquitetura modular que abrange interface, lógica do jogo, gráficos e áudio. Como resultado, foi entregue um jogo funcional que atende aos objetivos propostos. Conclui-se que o jogo tem potencial para ser utilizado como uma ferramenta de apoio no ensino da Matemática, com possibilidades de expansão para outros conteúdos educacionais.
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    Desenvolvimento de um Sistema para Otimização da Distribuição de Horários Escolares na Escola Agrícola de Jundiaí
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Araujo, Ana Camilly Guedes de; Curvelo, Carla da Costa Fernandes; Santos, Joel de Oliveira; Rodrigues, Taniro Chacon
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um Sistema de Geração de Horários Escolares para a Escola Agrícola de Jundiaí, visando substituir o método manual e descentralizado atual, realizado em planilhas eletrônicas, por uma solução automatizada e eficiente. O sistema busca otimizar a alocação de professores, turmas e salas, minimizando conflitos de horários e atendendo às restrições e preferências de cada professor. O objetivo é proporcionar benefícios diretos a estudantes, professores e coordenações, promovendo uma distribuição justa e equilibrada dos horários escolares, o projeto foi desenvolvido em etapas, com funcionalidades como gerenciamento de disciplinas e turmas, geração automática de horários e visualização. Além disso, o sistema foi projetado para atender às necessidades específicas da instituição, considerando regras de negócio internas, diferenciando-se de soluções existentes. O sistema foi completamente desenvolvido e é capaz de gerenciar horários para as turmas de forma eficiente, levando em consideração o turno escolhido, bem como as preferências e impossibilidades de horários dos professores.
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    Aplicação de práticas de gestão e processo de desenvolvimento de software em sistemas especialistas voltados ao processamento digital de imagens
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Oliveira, Giovanna Aparecia de; Pacheco, Alessandra Mendes; Silva, Francielly Coelho da; Curvelo, Carla da Costa Fernandes; Feitosa Neto, Antonino Alves
    Este trabalho aborda a aplicação de práticas de gestão e processos de desenvolvimento de software em sistemas especialistas de Processamento Digital de Imagens (PDI). O objetivo principal foi desenvolver um plano estruturado de gerenciamento de projetos, com base no Guia PMBOK, integrado ao framework Scrum, que compreendesse as fases específicas de desenvolvimento de sistemas de PDI, garantindo sua gestão, eficácia e sucesso. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma análise teórica detalhada das particularidades dessas práticas e processos, resultando na elaboração de um diagrama, que integrou os conceitos teóricos e orientou sua aplicação prática nos projetos do DIPAS, Grupo De Pesquisa Em Processamento Digital De Imagens Aplicado Às Ciências Agrárias, vinculado à Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN). No total, foram gerenciados sete projetos de desenvolvimento de sistemas de PDI, contemplando desde a definição de requisitos até a entrega dos produtos finais. Os resultados obtidos demonstram que a adoção de práticas de gestão baseadas no PMBOK, em associação com o Scrum, contribuiu, significativamente, para a estruturação da equipe, melhoria da comunicação, controle das demandas, gestão de riscos e organização das atividades ao longo do ciclo de desenvolvimento. Conclui-se que o trabalho é essencial não apenas para o avanço das pesquisas em PDI, mas também para consolidar a aplicação prática dessas metodologias no contexto acadêmico e de pesquisa, oferecendo uma base sólida para futuros projetos.
  • TCC
    Sistema para identificação e extração de características de larvas de camarão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Meneses, João Victor Gomes; Pacheco, Alessandra Mendes; Ribeiro, Karina; Feitosa Neto, Antonino Alves
    A larvicultura e a carcinicultura são setores significativos no Brasil, particularmente na região Nordeste, que responde por 96,6% da produção nacional. No entanto, esses setores enfrentam desafios devido à dependência de processos manuais para avaliação de camarões e suas larvas, levando a operações lentas e ineficientes. Diante desse cenário, este estudo propõe o desenvolvimento de uma solução tecnológica para automatizar o processamento e a análise de imagens digitais de larvas de camarão usando técnicas de Processamento Digital de Imagens (PDI). O objetivo é otimizar o processo de extração de características e identificação das larvas, proporcionando maior rapidez, precisão e qualidade nas operações. A implementação dessa metodologia visa fortalecer a cadeia produtiva do camarão, aumentando a competitividade nos mercados nacional e internacional.
  • TCC
    Relatório Final de Estágio - CI&T
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Oliveira, Angela Rosanne Santos de; Curvelo, Carla da Costa Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3323832253551294; Rodrigues, Taniro Chacon; http://lattes.cnpq.br/6438516851578298; Gomes Neto, Severino Paulo
    O programa de estágio consistiu no desenvolvimento de software para um cliente específico, uma empresa especializada em benefícios em cartões e soluções empresariais. O cliente dispunha de aplicativos móveis para Android e iOS, juntamente com um sistema Web. Fui alocada na equipe de iOS, nesse contexto, o estágio proporcionou a participação ativa no ciclo de vida de um desenvolvimento mobile, codificação, realização de testes e implementação de melhorias no sistema. Essa experiência prática proporcionou uma compreensão valiosa dos processos e desafios envolvidos no desenvolvimento de software para atender às necessidades específicas de um cliente corporativo. No relatório foram detalhadas as atividades desenvolvidas no estágio durante o período de março de 2023 a dezembro de 2024, fazendo conexão com os temas estudados no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Por motivos de confidencialidade, algumas informações da empresa e cliente foram omitidas.
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    Edu simulator: simulador de avaliações ENEM
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Araújo, Wallace Gabriel de Oliveira; Oliveira, Josenalde Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/8920234364821181; Vale, Tásia Moura Cardoso do; Santos, Joel de Oliveira
    Este trabalho demonstra como se deu a criação da plataforma online denominada Edu Simulator, voltada para a simulação de provas do ENEM, com o intuito de potencializar os resultados dos alunos. A iniciativa surgiu da dificuldade em localizar simulados específicos para o ENEM, evidenciando a necessidade de uma solução acessível. O desenvolvimento do projeto envolveu a pesquisa de plataformas já existentes, levantamento de requisitos e escolha de tecnologias apropriadas, como Spring Boot, React e PostgreSQL, para assegurar uma aplicação sólida e escalável. A análise comparativa com outras plataformas educacionais ressalta a exclusividade do Edu Simulator, que foca apenas em simulados, ao contrário de sistemas mais amplos que oferecem uma variedade de recursos educacionais. A reflexão final do trabalho ressalta a importância da tecnologia no contexto educacional e mostra como o Edu Simulator pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar os alunos na preparação para o ENEM, promovendo um aprendizado mais interativo e adaptado às suas particularidades. O desenvolvimento desse sistema marca um avanço significativo na modernização do ensino e na adoção de recursos digitais.
  • TCC
    EASYLANCHE: uma rede social para vendas de lanches
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Bezerra, Clara Nadini Vieira; Rodrigues, Taniro Chacon; Feitosa Neto, Antonino Alves; Gomes Neto, Severino Paulo
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento do EasyLanche, um aplicativo mobile voltado para solucionar os desafios logísticos enfrentados pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) em relação à oferta de alimentos para estudantes, docentes e funcionários. A ausência de uma cantina na escola e a distância dos pontos de venda dificultam o acesso a lanches rápidos. O EasyLanche surge como uma alternativa para facilitar o processo de compra de alimentos, oferecendo uma solução prática e acessível para a comunidade escolar.
  • TCC
    INSPETOR SISU: sistema de monitoramento contínuo das notas de corte para todos os cursos do Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Silva, Francisco Emerson Rodrigues da; Oliveira, Josenalde Barbosa de; https://orcid.org/0000-0001-8297-9678; http://lattes.cnpq.br/0503501772199456; http://lattes.cnpq.br/8237397417099511; Rodrigues, Taniro Chacon; https://orcid.org/0000-0001-8833-7967; http://lattes.cnpq.br/6438516851578298; Teixeira, Leonardo Rodrigues de Lima; http://lattes.cnpq.br/8435923730992064
    O presente trabalho tem como objetivo desenvolver o sistema web "Inspetor SISU", que visa facilitar o acesso dos estudantes às informações sobre as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (SISU). A introdução destaca a importância de um monitoramento eficaz das notas de corte, uma vez que muitos alunos enfrentam dificuldades em encontrar dados confiáveis e atualizados, o que pode impactar suas decisões acadêmicas. Também são analisados trabalhos relacionados, como o Descomplica, SISU Simulator e o TRI ENEM, evidenciando a necessidade de um sistema que centralize e simplifique essas informações. No que tange ao desenvolvimento do projeto, foram utilizadas tecnologias modernas para garantir a funcionalidade e a usabilidade do sistema, incluindo NestJS para o backend, React para o frontend e MongoDB como banco de dados. O "Inspetor SISU" se destaca como uma ferramenta inovadora que não apenas melhora a transparência do processo de seleção, mas também empodera os estudantes ao fornecer informações atualizadas e relevantes, facilitando suas escolhas e contribuindo para um acesso mais equitativo ao ensino superior. Com isso, espera-se que o sistema contribua significativamente para tornar a educação superior acessível a todos.
  • TCC
    Requisitos de UI e UX em sistemas web
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Amaral, Maria Clara Pessoa de Freitas; Curvelo, Carla da Costa Fernandes; 2329425562585943; https://orcid.org/0009-0005-0587-6225; Santos, Joel de Oliveira; 4078760833359858; Vale, Tasia Moura Cardoso do; 7244432253471114
    Este trabalho investiga os requisitos de experiência do usuário e interface do usuário em sistemas web, com o objetivo de proporcionar uma experiência aprimorada para os usuários. São discutidos problemas de usabilidade e experiência do usuário em sistemas web, enfatizando a importância de interfaces intuitivas e experiências satisfatórias para o sucesso desses sistemas. A seguir, é apresentado o estado da arte sobre interação humano-computador, experiência do usuário, usabilidade em sistemas web e critérios de qualidade de interface. O foco principal recai sobre os requisitos de experiência do usuário e interface do usuário em sistemas web, destacando os aspectos que os desenvolvedores devem considerar ao projetar e desenvolver tais sistemas. Exemplos de sistemas reais são utilizados para abordar questões como usabilidade, experiência do usuário, padrões de design e feedback adequado. O estudo inclui a avaliação de um protótipo desenvolvido na ferramenta Figma, que foi submetido à análise de usuários para validar a eficácia das soluções propostas.
  • TCC
    REPO-EDUC: desenvolvimento de um sistema web para divulgar ações relacionadas à robótica educacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Mendonça, Ana Paula de Freitas; Curvelo, Carla da Costa Fernandes; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; Silva, Maria da Guia Torres da
    Cresce a cada dia o uso das tecnologias de informação e comunicação no contexto da educação. Ao mesmo tempo em que os estudantes estão imersos em um ambiente cada vez mais tecnológico, eles pouco se interessam ou compreendem os princípios fundamentais que permitiram seu desenvolvimento. A Robótica Educacional emerge neste contexto como uma ferramenta lúdica que tem o potencial para melhorar a relação ensino-aprendizagem, principalmente das disciplinas que envolvem raciocínio lógico e matemático. Além de levá-los a participarem de um processo criativo e de socialização, a Robótica Educacional contribui para despertar no aluno o interesse por conteúdos ligados à ciência e tecnologia. Na contemporaneidade um dos principais desafios que há em inserir a robótica pedagógica no sistema de ensino, está no processo de mudança de cultura, pois a escola está acostumada com o método tradicional de ensino, no qual o professor é considerado a figura central da sala de aula e detentor do conhecimento. Neste trabalho, foi desenvolvido um módulo de divulgar ações referentes a robótica educacional, que foi criado dentro de um sistema web já existente, chamado Repo-Educ, no qual um professor pode cadastrar eventos, cursos, workshop e ações voltadas para a área de robótica educacional, permitindo a visualização de outros professores que já atuam ou pretendem atuar na área, criando assim um maior engajamento relacionado ao tema abordado.
  • TCC
    AUTORESUMO: sistema web para automação de resumos com processamento de linguagem natural
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Morais, George Mendonça Silva de; Oliveira, Josenalde Barbosa de; Santana, Laura Emmanuella Alves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8996581733787436; http://lattes.cnpq.br/0503501772199456; Feitosa Neto, Antonino Alves; http://lattes.cnpq.br/1448721761549265
    Este projeto apresenta um sistema que faz uso de técnicas de processamento de imagem e linguagem natural para efetuar a análise e sumarização automatizada de artigos científicos. O propósito principal é extrair o texto presente nos artigos, criar uma representação estruturada do conteúdo e gerar resumos de forma concisa, agilizando substancialmente a compreensão e a revisão bibliográfica. A ferramenta visa a otimização do tempo dos pesquisadores, viabilizando que estes possam direcionar sua atenção às partes mais relevantes dos documentos, além de identificar tendências e avanços científicos em variadas áreas do conhecimento. A abrangência do estudo contemplou desde a coleta de dados, passando pelo pré-processamento de imagens, extração de texto, desenvolvimento do algoritmo de sumarização automática, até a avaliação dos resultados obtidos e as possíveis melhorias a serem implementadas. Este projeto carrega consigo o potencial de fomentar desenvolvimentos e pesquisas futuras no âmbito do processamento de informação científica, assim contribuindo para o progresso contínuo nesta área.
  • TCC
    Projeto de estratégia de modelagem de sistemas aplicada a processos ágeis de desenvolvimento de software
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Aguiar, Liryel Belo; Curvelo, Carla Fernandes; Vale, Tasia Moura Cardoso do; Santos, Joel de Oliveira
    Esta pesquisa explora a integração da modelagem de sistemas em processos ágeis de desenvolvimento de software, analisando os principais desafios, benefícios e limitações envolvidos. O estudo investiga como as metodologias ágeis, conhecidas por sua flexibilidade e foco em entregas rápidas, podem ser harmonizadas com a necessidade de uma modelagem de sistemas estruturada e documentada. Um dos focos centrais é a análise do impacto do volume de documentação nas metodologias ágeis, bem como a forma como as mudanças frequentes de requisitos, características desses processos, afetam a modelagem de sistemas. Como parte dos resultados, desenvolvem-se estratégias e recomendações práticas para facilitar essa integração, fornecendo orientações claras para profissionais de desenvolvimento de software e equipes de projeto. Essas recomendações visam não apenas melhorar a comunicação e a coordenação em ambientes ágeis, mas também assegurar que a documentação permaneça atualizada e relevante, acompanhando as mudanças significativas ao longo do projeto. Além de contribuir para a prática profissional, o estudo oferece uma importante contribuição para o conhecimento acadêmico sobre a integração da modelagem de sistemas em metodologias ágeis. Ele reforça a importância da documentação contínua como parte integrante das tarefas diárias, destacando seu papel crítico na melhoria da comunicação e na coordenação eficaz dentro das equipes de desenvolvimento ágil.
  • TCC
    WEB SAS: sistema web para realização de testes de aceitação de alimentos de acordo com método afetivo de análise sensorial seguindo a escala hedônica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Martins, Tiago André Barros da Silva; Teixeira, Leonardo Rodrigues de Lima; Dantas, Thayse Naianne Pires; http://lattes.cnpq.br/1934931435699222; https://orcid.org/0000-0002-7879-9540; http://lattes.cnpq.br/8435923730992064; http://lattes.cnpq.br/4497769332046628; Gomes, Bruno Emerson Gurgel; http://lattes.cnpq.br/7812661521592212; Falcão Filho, Ronaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0194409207915854
    A análise sensorial constitui uma importante área da ciência e tecnologia de alimentos, que permite, a partir das percepções sensoriais, avaliar as características dos mais variados produtos alimentícios, utilizando os seres humanos como instrumento de medição para avaliar características como aparência, aroma, sabor, som e textura, pois essas características refletem diretamente na intenção de adquirir ou não um produto pelos consumidores. Normalmente, os testes de aceitação de alimentos envolvendo a análise sensorial são realizados por equipes montadas para analisar e fornecer notas avaliativas para as características dos alimentos provados. As notas fornecidas serão interpretadas para medir o nível de aceitação e entender se o alimento precisa de alterações. O procedimento de testes de aceitação de alimentos envolvendo análise sensorial muitas vezes é feito de forma manual, sem usar recursos tecnológicos para fazer a coleta e análise dos dados fazendo com que o procedimento seja demorado, e existem poucas opções de software com essa funcionalidade. Diante desse cenário, foi desenvolvida uma aplicação web responsiva (aqui denominada de Web SAS) para automatizar alguns procedimentos de coleta e análise de dados relacionados aos testes de aceitação de alimentos considerando a escala hedônica. O sistema foi desenvolvido em uma arquitetura Model-View-Controller (MVC), utilizando as tecnologias ReactJS, NodeJS e MongoDB, tendo sido testado em campo na execução de testes de aceitação de alimentos, além de ter sido submetido a um teste de usabilidade, seguindo a System Usability Scale (SUS), no qual obteve bons resultados.
  • TCC
    Deal connect: uma solução inovadora para a comunicação e o marketing da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Dantas, Anderson Henrique Ribeiro; Curvelo, Carla da Costa Fernandes; Santos, Joel de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2329425562585943; Gomes Neto, Severino Paulo; http://lattes.cnpq.br/6595574211937653; Vale, Tásia Moura Cardoso do; http://lattes.cnpq.br/7244432253471114
    A problemática abordada neste trabalho é a ineficiência na divulgação de informações e na organização da oferta de produtos na comunidade acadêmica da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Além disso, a falta de informações acessíveis sobre os horários e rotas do transporte público entre Natal e Macaíba e a EAJ representa um desafio significativo, afetando o planejamento das viagens de alunos e funcionários. A solução proposta é o desenvolvimento de um aplicativo móvel personalizado, o DealConnect, que centraliza a venda de produtos e disponibiliza informações sobre horários de ônibus. O aplicativo oferece funcionalidades como cadastro e gerenciamento de produtos, sistema de favoritos, notificações push e integração com WhatsApp para facilitar o contato entre vendedores e compradores. Além disso, o DealConnect apresenta horários de ônibus em uma interface intuitiva, permitindo um planejamento de viagem mais eficiente. Os resultados esperados indicam que o aplicativo poderá facilitar a venda de produtos ao reduzir a dispersão das informações, melhorar a comunicação entre os usuários e proporcionar acesso fácil a informações de transporte. A proposta do DealConnect mostra-se promissora em atender às necessidades da comunidade acadêmica, promovendo uma interação mais organizada e eficiente, uma vez implementado.
  • TCC
    HAPPY MIND: gestão digital de prontuários do setor de psicologia escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Nascimento Neto, Euclides Inacio do; Teixeira, Leonardo Rodrigues de Lima; http://lattes.cnpq.br/8435923730992064; http://lattes.cnpq.br/4595717051378538; Cabral, Clariana Morais Tinoco; http://lattes.cnpq.br/7994180766914199; Curvelo, Carla da Costa Fernandes; http://lattes.cnpq.br/2329425562585943; Oliveira, Josenalde Barbosa de; https://orcid.org/0000-0001-8297-9678; http://lattes.cnpq.br/0503501772199456
    Os prontuários digitais representam um avanço fundamental na psicologia escolar, proporcionando uma maneira mais eficiente de registrar e gerenciar informações sobre o desenvolvimento educacional e psicológico dos indivíduos. Este projeto consiste na construção de uma aplicação web específica para o setor de psicologia escolar da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), denominada Happy Mind, baseada em uma ficha de prontuário existente na instituição. A aplicação tem como objetivo modernizar o registro de prontuários, tornando-o acessível, seguro e eficiente, visando à otimização do acompanhamento do progresso acadêmico e psicológico dos alunos atendidos na instituição. A aplicação permite o cadastro de alunos e o registro de atendimentos individuais ou em grupos realizados com estudantes, seus responsáveis ou professores. Essa ferramenta visa fornecer suporte prático e funcional, alinhado às práticas já adotadas, favorecendo uma gestão mais precisa e abrangente das informações. Seu propósito é aprimorar os serviços prestados pelo setor de psicologia escolar da EAJ, tendo um impacto positivo no desenvolvimento educacional e emocional dos alunos.
  • TCC
    SUGAPP: Sistema de Unificação e Gestão das Atividades Práticas Presenciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Carvalho Junior, Marcos Sergio de Oliveira; Rodrigues, Taniro Chacon; Oliveira, Josenalde Barbosa de; Gomes Neto, Severino Paulo
    Este trabalho de conclusão apresenta o desenvolvimento de um sistema web, denominado SUGAPP, com o objetivo de auxiliar alunos e professores em turmas que envolvem atividades práticas, realizando a divulgação das atividades de campo. Comparado ao método atual da instituição, o SUGAPP destaca-se pela facilidade e praticidade na visualização e atuação nas atividades. A ferramenta proporciona ao professor um controle centralizado das atividades cadastradas e dos alunos participantes, permitindo o acompanhamento e a gestão eficientes. Para os alunos, o sistema reúne todas as atividades de diferentes professores em um único lugar, possibilitando a participação em diversas áreas de interesse. O sistema opera totalmente pela web, apresentando uma interface intuitiva. O sistema garante um acompanhamento organizado e simplificado, proporcionando aos usuários uma experiência satisfatória devido à sua simplicidade e eficácia na consecução dos objetivos propostos.
  • TCC
    DAIRYSCAN: sistema de gerenciamento de análises de leite da EAJ
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Silva, Jean Vitor Fernandes; Curvelo, Carla da Costa Fernandes; Teixeira, Leonardo Rodrigues de Lima; http://lattes.cnpq.br/8435923730992064; Santos, Joel de Oliveira
    Este trabalho descreve o desenvolvimento e implementação de um sistema de gerenciamento de análises de leite para o Laboleite da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). O objetivo principal é proporcionar uma solução eficiente e precisa para o processo de avaliação da qualidade do leite produzido na região. O sistema foi desenvolvido utilizando as tecnologias React, Node.js e MongoDB. O sistema desenvolvido é uma aplicação web que oferece uma interface intuitiva e responsiva para facilitar o gerenciamento das análises de leite realizadas pelo Laboleite. O sistema permite o registro e armazenamento dos dados de análise de leite, incluindo parâmetros como teor de gordura, proteína, lactose, entre outros. Através do sistema, é possível obter informações consolidadas sobre as análises realizadas, facilitando a identificação de padrões e a análise de históricos. Com a implementação do DairyScan, é possível garantir a qualidade dos resultados obtidos e a confiabilidade das informações geradas, além de promover a otimização dos processos e a diminuição de erros.O resultado final do DairyScan representa uma conquista significativa em termos de qualidade e eficiência para o Laboleite. O sistema não apenas realiza a função essencial de registrar análises de leite, mas também aprimora consideravelmente os processos operacionais. A implementação completa do DairyScan proporcionou benefícios palpáveis, como: qualidade aprimorada ao incorporar verificações e validações automáticas, o sistema assegura dados precisos e confiáveis, elevando a qualidade das análises e contribuindo para resultados consistentes. Eficiência otimizada desde o cadastro de amostras até o armazenamento dos resultados, o DairyScan simplifica e agiliza os fluxos de trabalho, com a automação de processos economizando tempo e recursos. Rastreabilidade aprimorada ao associar cada amostra a dados específicos e monitorar o status em tempo real melhora a rastreabilidade, atendendo a padrões regulatórios e fortalecendo a confiança nos dados. Confiabilidade e redução de erros são alcançadas com verificações adicionais, reduzindo a probabilidade de erros e tornando o sistema mais confiável para decisões críticas. em resumo, o DairyScan não apenas atende ao seu propósito principal, mas transforma a gestão de análises de leite, proporcionando benefícios tangíveis em termos de qualidade, eficiência e confiabilidade para o Laboleite.