PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes
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Dissertação Visualidades Afro-Brasileiras: a construção de portfólio didático(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-09) Morais, Naide Lopes de; Thomé, Renata Viana de Barros; https://orcid.org/0009-0008-1503-2853; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; http://lattes.cnpq.br/8648301281033139; Seixas, Rebeka Caroça; Andrade Júnior, Lourival; Paiva, Diego Souza deNa linha de pesquisa da abordagem teórico-metodológica das práticas docentes, apresenta-se esta proposta que se intitula como “Visualidades afro-brasileiras: a construção de portfólio didático” em uma perspectiva de Pesquisa Educacional Baseada em Arte – PEBA, a a/r/tografia (Dias; Irwin, 2023). Nesse caso, trata-se do objetivo geral, analisar a intervenção do ensino das visualidades afro-brasileiras a partir da construção de portfólio didático, aplicada aos estudantes do 8º e 9º anos finais do Ensino Fundamental, nas aulas de Artes Visuais da Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros no município de Ipueira/RN. A problemática surgiu da necessidade de elaborar estratégias significativas para os alunos no ensino sobre arte afro-brasileira. Para conseguir fundamentar os desafios encontrados neste processo, fundamentando de forma adequada, recorri a autores como: Morin (1999); Vianna (2006); Azevedo Júnior (2007); Barbosa (2000); Duarte Júnior (1991); Salum (2000); Bispo (2012); Conduru (2007) e outros pesquisadores que contribuíram para o estudo da arte e, também, referenciais da Lei 10.639/03 (Brasil, 2003). Assim, uma proposta pedagógica foi elaborada buscando oportunizar os estudantes a vivenciar experiências concretas e significativas sobre a arte afro-brasileira, apoiada nos elementos da linguagem visual e estruturada a partir do tripé: sentir, pensar e agir. Uma ação própria da dinâmica de pesquisa-ação em que a abordagem é “realizada em um espaço de interlocução onde os atores implicados participam na resolução dos problemas, com conhecimentos diferenciados, propondo soluções e aprendendo na ação.” (Thiollent, 2002, p.4). Um processo dinâmico a culminar com a organização de uma publicação final, um produto didático baseado nas experiências vivenciadas a disposição para outros educadores. Acredita-se que essa abordagem é uma verdadeira jornada pedagogicamente visual, que integra os estudantes de maneira criativa, fomentando a exploração, o pensamento crítico e a expressão artística sob as nuances da africanidade.Dissertação Stop motion em sala de aula: repercussões da produção no ensino de artes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-11) Moura, Valeska de Lima; Andruchak, Marcos Alberto; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; http://lattes.cnpq.br/5333013812131220; Azevedo, Gerluzia De Oliveira; Thomé, Renata Viana de BarrosA presente pesquisa tem por objetivo principal apresentar os efeitos da animação cinematográfica em stop motion ao ensino das artes visuais. A ação pedagógica foi realizada em uma escola da rede pública do município deSão Gonçalo doAmarante/RN, em duasturmas do ensino fundamental anos finais (7º ano A e 7º B). Foi analisado o processo de ensinoaprendizagem em arte no aspecto de teoria e prática do stop motion e seu efeito na educação. Buscou-se enfoque em compreender resultados, desafios, conexões e contribuições da técnica de stop motion (categoria e gênero de animação), levada para a aula de artes visuais e para o ensino da arte, apresentando resultados satisfatórios quando aplicada na prática. A pesquisa é sustentada na prática pedagógica seguida de análise dessa ação, tendo em vista os objetivos alcançadossobre efeito dessa animação para o ensino. O primeiro percurso da investigação foi rever bibliografias de autores como Purves (2011) e Shaw (2012), que abordam teoricamente o stop motion, logo, nos aprofundamos nas análises de artigos produzidosnos últimos cinco anos sobre o assunto stop motion na perspectiva de ensino. Para a análise, foi utilizado o método de comparação de John Stuart Mill (Perissinotto, 2013). Também foram revisitados trabalhos científicos que utilizaram o stop motion no processo de ensino e aprendizagem, especificamente a disciplina de arte, por meio dePereira (2020), Guimarães (2012) e Ribeiro (2009). Por fim, a metodologia foi pautada em Falkembach (1987) pelo diário de bordo, que relata as aulas com detalhes e captação de falas ímpares dos alunos, que se somam ao aprimoramento desta pesquisa.Dissertação As histórias em quadrinhos como incentivo à leitura, consumo e produção em ambiente escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-28) Sales, Arandi Salustiano de; Born, Rodrigo Montandon; http://lattes.cnpq.br/4131001511243402; http://lattes.cnpq.br/2790761479447047; Thomé, Renata Viana de Barros; https://orcid.org/0009-0008-1503-2853; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; Pessoa, Alberto RicardoAs histórias em quadrinhos (HQs) podem ser uma ferramenta eficaz para incentivar o hábito da leitura. No entanto, o consumo deste tipo de material por seu público-alvo, composto principalmente por crianças e adolescentes, tem diminuído drasticamente em favor de outras mídias audiovisuais de entretenimento. Este fenômeno tem contribuído para problemas recorrentes na sala de aula, como dificuldades de leitura, escrita e de integração entre discursos verbais e não-verbais. O hábito de ler HQs – como é mostrado no decorrer da pesquisa – pode auxiliar no desenvolvimento destas habilidades, promovendo um aprendizado mais completo. Sendo assim, este projeto visa relatar a experiência do uso das HQs como estratégia complementar no ensino de leitura, análise e produção de conteúdo em sala de aula, aplicada aos alunos da 7ª série da Escola Municipal Amadeu Araújo, em Natal–RN. A prática pedagógica proposta envolve a realização de oficinas de quadrinhos, com ênfase no estudo de seus elementos textuais e visuais, como ideia, argumento, roteiro, desenho, composição, personagens, balões de texto, quadrinização, editoração e a concepção do produto final, seja ele impresso ou digital. O foco principal é abordar os desafios da transdisciplinaridade, permitindo que os quadrinhos permeiam múltiplos campos do conhecimento. Por fim, além do quadrinho tradicional, o projeto também prevê a integração de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como celular, tablet, computador e softwares para a criação de quadrinhos, com o objetivo de estimular a criatividade dos alunos. Espera-se, como resultado, a formação de novos leitores e criadores de conteúdo, com interesse em utilizar as HQs como meio de expressão e aprendizado.Dissertação O ensino da flauta doce na educação básica: a criatividade e o jogo no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-06) Santana, Thiago Moura; Gomes, Carolina Chaves; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; http://lattes.cnpq.br/6234148834976065; Thomé, Renata Viana de Barros; Santos, Carla Pereira dosEsta pesquisa de mestrado tem como objetivo discutir e analisar as possibilidades e contribuições de brincadeiras, jogos e a criação musical nas aulas de flauta doce realizadas no projeto “Flauteando na escola". O projeto aconteceu na Escola Municipal Professora Noilde Pessoa Ramalho, em Natal/RN, com 11 crianças do 3º ano do ensino fundamental. De abordagem qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: registros das aulas através de imagens, escritos e filmagens, como também entrevistas com os estudantes, mãe de um estudante e a coordenadora da escola. Para fundamentação foram discutidos conceitos como: o modelo CLASP, improvisação, jogos, brincadeiras, aprendizagem criativa e ensino coletivo de instrumento baseando-se na concepção principalmente de Swanwick (2003a; 2003b; 2014), Beineke (2003; 2006; 2011; 2021) e Huizinga (1993). Os resultados do trabalho apresentam contribuições para a discussão do ensino da flauta doce na educação básica, refletindo sobre as possibilidades de escrita não convencionais, diferentes formas do uso da flauta doce, possibilidades de jogos, brincadeiras, improvisação e composição. Além de enfatizar o papel mediador do professor, o estimulo por um ambiente criatividade, o protagonismo dos estudantes nas atividades e o olhar integral para formação deste estudante. Essa experiencia deve favorecer a discussões sobre o ensino de instrumento musical na educação básica.Dissertação O Teatro de Augusto Boal e suas contribuições para uma educação crítica: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-28) Siqueira, Marluce Silva Soares; Seixas, Rebeka Caroça; http://lattes.cnpq.br/5921100363941626; http://lattes.cnpq.br/7159970429574168; Carrico, André; Araújo, Rummenigge Medeiros deO presente artigo visa relatar uma experiência com o Ensino de teatro, a partir dos jogos teatrais de Augusto Boal, no Ensino Fundamental, Anos Iniciais, da Escola Municipal Reginaldo Ferreira Neto, localizada na Zona Norte de Natal/RN. O objetivo da pesquisa é analisar as contribuições do ensino do teatro no processo de aprendizagem e formação do sujeito, por meio do teatro do oprimido, estimulando-os a identificar os temas de situações opressoras e suas possíveis soluções, promovendo reflexões para uma Educação Crítica. O caminho metodológico foi a Pesquisa Ação que proporciona melhor preparação aos estudantes para ações reais, na sua existência cotidiana e social, e a Revisão de literatura em artigos estudados durante as disciplinas do Mestrado de ProfArtes da UFRN, e documentos oficiais da Educação. Nesse contexto, dialogamos com a pedagogia do oprimido, que propõe uma educação dialógica emancipatória do oprimido, por meio da reflexão, com os Jogos para atores e não atores, e do teatro do oprimido, que possibilitaram aos alunos ter voz, reconhecendo as situações que os oprimiam, e construindo, de forma coletiva, possíveis mudanças para essas opressões. Durante esse processo da prática pedagógica, identificamos algumas situações opressoras, dentre elas, uma que provocou maior inquietação, o racismo. Logo, as leituras das obras do Racismo Estrutural, Pequeno manual Antirracista, e O que é lugar de fala? contribuíram para o exercício dialógico sobre as questões de: identidade, memória, ancestralidade, preconceito, discriminação e racismo. Por fim, realizamos a construção coletiva durante o processo de criação da apresentação teatral: Será que sou racista? Possibilitando aos alunos um lugar de fala, formando sujeitos críticos, autônomos e transformadores de sua realidade, ou seja, protagonistas de sua própria história.Dissertação Dança, educação, corpo e ancestralidade: processo de criação em dança antirracista na Escola Municipal Dr. Eloy de Souza, no município de Lajes, RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Faria, Larissa Araújo de; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; http://lattes.cnpq.br/1358727175483124; Thomé, Renata Viana de Barros; Paixão, Maria de Lurdes Barros da; Silva, Jucely Regis dos AnjosA presente pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo cartográfico, um processo de criação em dança antirracista na Escola Municipal Dr. Eloy de Souza, no município de Lajes, RN. A intervenção de criação em dança vem mostrar trajetórias pedagógicas e transgressoras que viabilizam a implementação da Lei nº 11.645 no ambiente escolar. Foram realizados estudos sobre a importância da dança para educar e fortalecer a transgressão dos corpos, com a improvisação em dança, construindo uma trajetória autônoma e antirracista para os discentes. Além disso, este trabalho pretende mapear processos ancestrais e subjetivos dos “corpos-territórios” de saber, que dançam e contam suas histórias, mas que também têm suas memórias reconhecidas e potencializadas. Isso acontecerá por meio de vivências da pesquisa das danças afro, a circularidade, o peso, as direções, o movimento e a pausa, usando o recurso do improviso para a criação, no jogo da capoeira e do samba de roda. A pesquisa está amparada pelas leis da educação e fundamentada pelo diálogo com os pesquisadores que constroem na sua produção, caminhos possíveis para uma educação antirracista em dança, são eles: Freire (2013), Almeida (2019), Muzanga (2005), Fanon (2008), Moura (2018), Porpino (2018), Oliveira (2005), Santos (2021) e Hooks (2013). A investigação percorre o campo da sensibilidade e das subjetividades, da produção e do reconhecimento da memória ancestral afrodiaspórica dos corpos, para construir um processo de criação da mostra coreográfica, que será apresentada para a comunidade escolar.Dissertação O ensino de teatro na interface com a literatura de cordel(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Melo, Dalvanira Sousa de; Carrico, André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; Vieira, Marcilio de Souza; Bezerra, Adeilza Gomes da SilvaEste artigo investiga uma prática educativa teatral em sala de aula na interface com a literatura de cordel, realizada na Escola Cívico-Militar João XXIII, Natal/RN nas turmas do 9º anos A e B, turno matutino do Ensino Fundamental, séries finais. O teatro e a literatura de cordel são temáticas artísticas oriundas de um contexto criativo específico e também cultural. O objetivo do trabalho é refletir sobre a experiência em sala de aula dos 9º anos, utilizando o ensino de Teatro numa perspectiva interdisciplinar entre o teatro e a literatura de cordel. A proposta metodológica situa-se no âmbito da pesquisa qualitativa, especificamente, um estudo de caso, a partir do teatro e dos folhetos de cordéis, inserindos-os como meios de ensino na escola. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram os registros dessa experiência de ensino (relato de experiência), a partir de um roteiro investigativo descrevendo suas estapas: leitura de folhetos de cordel, jogos e exercícios teatrais na perspectiva da montagem de uma peça teatral. Como fundamentação teórica utilizamos textos de Koudela (1998), Abreu (1999), Freire (1989), Ayala (2003), Boal (2001) e Barbosa (2003). Diante dessa intervenção escolar entendemos que o teatro e a literatura de cordel devem ocupar um espaço relevante no ambiente escolar, na promoção de uma produção artística popular capaz de despertar e promover habilidades de vivência coletiva e de construção de conhecimento, para o ensino aprendizagem.Dissertação Uma metamorfose: o artista-docente, entre lugares comuns e lugares distintos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Oliveira, Daniela Dantas Gonçalves de; Seixas, Rebeka Caroça; http://lattes.cnpq.br/5921100363941626; http://lattes.cnpq.br/2029250744514076; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; Silva, Keila Fonseca eEsta dissertação diz respeito à pesquisa denominada “Uma metamorfose: o artista-docente, entre lugares comuns e lugares distintos”. O respectivo objetivo deste trabalho é apresentar a identidade do artista-docente, em particular o da área do teatro, quando atua em sala de aula, no contexto do ambiente público de ensino, conciliando os papéis de artista e de professor de forma híbrida. Aborda-se as características peculiares e o diálogo em torno do processo, a partir de uma análise bibliográfica e das experiências de profissionais da área, buscando ampliar o discurso dos artistas que se encontram em situação pedagógica. Todavia, não menosprezando e levando em consideração àqueles que somente ministram a disciplina de Arte de forma teórica. Tudo isso, visto que, enquanto artista-docente passei a refletir sobre a minha prática cotidiana, identificando a forma plural de tratar os processos de cunho artístico com base nas relações e conteúdo que surgem dos alunos. Tal problemática consiste em responder as seguintes questões: Em que medida o fazer artístico transforma o espaço de sala de aula, promovendo um encontro de valores e referências na contribuição do ensino-aprendizagem? Qual motivação garante que o artista possa usar o ambiente escolar para desenvolver práticas artísticas-culturais? Esses questionamentos se fizeram necessário, pela ótica e considerando a contribuição oportuna, que se dá quando esses papéis, o de professor e a do artista se complementam. Na compreensão de que, enquanto artista-docente, sendo um ou outro não se dissociam, mas se articulam, envolvendo a prática e a teoria em uma dinâmica contínua. Ainda assim, esse estudo apresenta o artista-docente imbuído em propostas que começam de exercícios com experiências artísticas-estéticas à didáticas-pedagógicas. Fomentou-se uma análise do fazer arte em sala de aula, da postura do artista que se inclina a ensinar de forma contemplativa e reflexiva. Para tanto, levou-se em consideração as opiniões apuradas através de um questionário com professores de arte e artistas-docentes da rede pública de ensino, licenciados no curso de teatro pela UFRN, além de trazer o relato/imagens de experiências vivenciadas. Bem como, para o estudo e o desenvolvimento da escrita deu-se como referência: Telles et al. (2021), Perobelli (2009), Loponte (2005, 2010), Corazza (2023), Born (2012), Dewey (2010), Eisner (2008), Larrosa (2015), Arroyo (2000), Paulo Freire (1996), Rancière (2002) dentre outros. Tudo para que seja ampliado o conhecimento da função que desempenha o artista-docente, na esperança de auxiliar no processo de identificação de semelhantes.Dissertação Da imagética das redes sociais na atualidade à construção de um novo "olhar-se" entre estudantes do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Paiva, Kaenia Santos Lopes de; Andruchak, Marcos Alberto; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; http://lattes.cnpq.br/0902073285012531; Sardelich, Maria Emilia; Alves, Fabiola Cristina; https://orcid.org/0000-0002-7779-3219; http://lattes.cnpq.br/6838453885637422; Andrade, Suély Gleide Pereira de SouzaEste estudo faz uma reflexão sobre uma prática em arte-educação voltada para cultura visual, onde o principal objetivo é promover a percepção de um pensamento crítico sobre as imagens midiáticas na atualidade e seus impactos na assimilação dos adolescentes, partindo da percepção histórica da variação de padrões de beleza, ressaltando a necessidade de um ensino da leitura de imagens, não só de cunho histórico e social, mas principalmente crítico. Tal análise se fundamenta na percepção de belo desenvolvida pelo filósofo Roger Scruton; na espetacularização da existência na visão de Paula Sibilia; na observação crítica da imagética das redes sociais, nesta pesquisa, especificamente o Instagram, em comparativo com as fotografias do artista Sebastião Salgado. Metodologicamente a pesquisa está alicerçada na pesquisa-ação, onde a prática é um estudo de caso que se fundamenta na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, direcionando uma base investigativa fundamentada na participação efetiva dos discentes, onde foram promovidos diálogos e análises críticas, tendo como base fundante a percepção imagética a partir da fotografia como linguagem artística, oportunizando a produção de imagens por meio de um concurso fotográfico. Buscou-se elucidar a questão: é possível ensinar a pensar o belo a partir dos valores que o indivíduo julga fundamental? Esse estudo visa desenvolver nos envolvidos a percepção de como eles se sentem diante das imagens das redes sociais; averiguar a possibilidade de promover uma mudança nesse sentimento quando de cunho negativo; oportunizar uma percepção crítica sobre essas imagens e analisar a possível existência de mudança de percepção; construindo um caminho que permite que se perceba a mudança de percepção do olhar e do olhar-se.Dissertação Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-21) Silva, Tércia Maria de Souza; Thomé, Renata Viana de Barros; https://orcid.org/0009-0008-1503-2853; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; http://lattes.cnpq.br/0362145637586927; Queiroz, Luis Ricardo Silva; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524O presente trabalho propõe demonstrar a importância da arte e suas interfaces, no cotidiano escolar, proporcionando um diálogo por intermédio do ensino e da aprendizagem da música. Tal proposta pode promover a interdisciplinaridade por meio das produções durante o processo de criação, do improviso e das descobertas artísticas, favorecendo assim, o desenvolvimento em âmbito individual e coletivo. Inspirada no pensamento de John Paynter, com ênfases à criatividade, a experiência docente se insere em um universo complexo, vislumbrado por Carl Rogers e Edgar Morin, à constante reconstrução e articulação do conhecimento. É nesse contexto que temos promovido atividades que buscam envolver e tornar o processo de criação artística mais dinâmico e inovador por meio de construção de paródias e poemas musicados em forma de rap.Dissertação Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-26) Cunha, Lucifrance Figueiredo da; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; http://lattes.cnpq.br/7657742407490633; Ledur, Rejane Reckziegel; Thomé, Renata Viana de Barros; https://orcid.org/0009-0008-1503-2853; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; Sirino, Salete Paulina MachadoEste artigo discute sobre a utilização de produções audiovisuais nacionais e estrangeiras pré-selecionadas para exibição em sala de aula, identificando nessas produções os elementos visuais: cor e luz. Tal estudo foi realizado nas turmas do 2º ano do curso técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN –, na cidade de Apodi, entre meados dos anos de 2020 e 2021, compreendendo o período de isolamento ocasionado pela pandemia da COVID-19. Suscitado pelo interesse em pesquisar e sugerir uma proposta pedagógica que trabalhasse os elementos da linguagem visual a partir dos curtas, sendo esse o principal objetivo da pesquisa. Para alcançar tal propósito, foi realizada uma análise teórica das relações possíveis entre o audiovisual e os conteúdos das Artes Visuais que são passíveis de serem trabalhados a partir dele, além da identificação dos acertos e erros durante o percurso didático-pedagógico. Apoia-se nos escritos de Barbosa (2014), Pillar (1999) e Ostrower (2013) sobre estudos de imagens no ensino de arte: de; de Berle (2021), Ferreira (2010), Kielt (2020), Moraes (2021) e Vilaça (2013) no que concerne a reflexões sobre a utilização do audiovisual como recurso pedagógico; e, por fim, da tessitura de diálogos com autores que abordam o cinema na educação escolar, como Bergala (2008), Bazin (2018) e Fresquet (2017). Como metodologia, utiliza da pesquisa ex-post-facto para analisar, avaliar e refletir sobre o ensino de arte a partir do uso de produções audiovisuais no ensino remoto, ocorrido no período da pandemia. Como procedimentos técnicos, este estudo fez uso de questionário eletrônico e de análise documental. Como resultado, foi perceptível a necessidade de encontros presenciais frequentes, em quantidades maiores, para que a apreciação, discussão e análise de curtas pudessem ser efetivas, além de dar foco ao trabalho com outros elementos da linguagem visual. Outra conclusão foi a importância de uma maior quantidade e diversidade de produções audiovisuais para apreciação, servindo para aprimorar o olhar estético e a análise apurada das imagens em movimento, o que ainda auxiliaria na qualificação das produções dos estudantes.Dissertação O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-02) Tinôco, Barbara Grace; Gomes, Carolina Chaves; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; http://lattes.cnpq.br/0969108947236040; Beltrame, Juciane Araldi; Thomé, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415Esta pesquisa refere-se a uma experiência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de música das turmas do 9° ano da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas situada na cidade de Santo Antônio do Salto da Onça no ano de 2022. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o espaço e relevância do uso das TICs nas aulas de música da escola básica. Além de evidenciar o uso das TICs e discutir seu espaço no planejamento e condução das aulas de música da instituição escolar citada acima, especificamente nas turmas do 9° ano, e, com isso, apresentar possibilidades de inserção das TICs no processo de ensino e aprendizagem de música nos anos finais do Ensino Fundamental para a comunidade docente. A pesquisa foi realizada entre 2021 e 2022 e traz consigo uma revisão de literatura sobre o tema das TDICs na educação musical e alguns conceitos importantes para a execução das aulas utilizando tecnologias, além de trazer análise dos planos de aula utilizados e entrevistas com os alunos participantes. Foram utilizadas tecnologias para composição/performance, audição/apreciação, e contextualização/reflexão, levando em conta fatores sociais da própria escola, dos alunos, dos recursos etc. A metodologia da pesquisa é de abordagem predominantemente qualitativa, do tipo estudo de caso, em que são combinadas diversas fontes de construção de dados, como questionários e entrevistas. O resultado da análise dos dados, ao final do trabalho, reforça que o uso dessas tecnologias em sala de aula teve um impacto positivo no ensino e aprendizagem dos alunos das turmas participantes, o uso dessas tecnologias despertou mais interesse dos alunos e revela também que mesmo após as aulas os alunos deram continuidade ao fazer musical utilizando essas tecnologias.Dissertação Com quais diálogos se faz uma performance na EJA?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-15) Silva, Rosineide Soares; Born, Rodrigo Montandon; http://lattes.cnpq.br/4131001511243402; http://lattes.cnpq.br/6924841026750028; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; Barbosa, Eduardo Romero LopesEsta dissertação apresenta como tema a performance no ensino de Artes Visuais, tendo como objeto de pesquisa, os caminhos dialógicos de uma performance. Imbricada aos contextos de vidas discentes, a pesquisa objetiva analisar, identificar e compreender o processo de criação da performance em Artes Visuais, realizado por estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, mediado por caminhos dialógicos. Ela se insere no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, com a participação de discentes do nível IV, de uma Escola Municipal localizada em Natal/RN. Metodologicamente, embasa-se na pesquisa qualitativa numa perspectiva da A/r/tografia como investigação viva que entrecruza vida, fazer artístico, pesquisa e prática docente/discente. Sua condução epistemológica faz elo com a Pedagogia Freiriana (1989, 1996, 2020, 2021a, 2021b, 2021c) sob o viés da dialógica; com a Abordagem Triangular sistematizada por Barbosa A. (1998, 2003, 2010, 2015, 2019); a concepção teórica da arte como Experiência, segundo Dewey (2010) e Larrosa (2021); as especificidades e possibilidades da Performance nas Artes Visuais, conforme Melim (2008) e Barbosa E. (2018); com Arroyo (2017), abordando aspectos da EJA; e com as obras artística “Parangolé”, de Hélio Oiticica; “Manto da apresentação”, de Bispo do Rosário; “Divisor”, de Lygia Pape; “Kahtiri Eoro (Espelho da Vida)”, de Daiara Tukano; “Paisagens originárias”, de Ângela Almeida, dentre outros autores. Apreendemos com esta investigação que o processo de construção de uma ação performática em Artes Visuais, imbricada aos contextos de vida discentes, potencializa saberes e promove transformações na percepção estética e crítica dos sujeitos. A problematização das visualidades por meio dessa ação, fomenta aos diálogos corpo como campo de experiência, estética do cotidiano, contextos propositores, materialidade/processos de criação e mediação pedagógica, levando a uma experiência estética singular. Reconhecemos que o ato performático como forma particular de percepção do corpo, dá sentido às visualidades que dele se configuram em ação performática, perpassando da narrativa à poética imagética pelos discentes da Educação de Jovens e Adultos.Dissertação Teatro na escola: uma chave para diálogos sobre estereótipos negativos com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-27) Araújo, Juvencina Magna Silva de; Salles, Nara Graça; https://orcid.org/0000-0002-5759-8467; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; http://lattes.cnpq.br/7210955853435506; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia deEsta pesquisa tem como foco o teatro em diálogo com o estudo de estereótipos negativos no âmbito escolar dos Anos Inicias e suas repercussões, partindo da escuta sensível dos estudantes, acerca do contexto no qual a Escola Municipal Professor Berilo Wanderley está inserida, bem como apreciações artísticas, análises críticas e experimentações sobre esse tema. No lugar de pesquisadora-docente, artista e apreciadora das artes, fui instigada a refletir sobre a condição estigmatizada dos estudantes que compõem a referida escola, localizada no bairro do Bom Pastor, zona oeste da cidade de Natal/RN. Os primeiros raios da análise surgiram ao ter contato com a obra fílmica A Chave do vale Encantado (2019), ao me deparar com possibilidades de “brincar” com meus alunos e alunas, através do caráter ficcional da linguagem teatral, contando histórias onde fosse possível considerar a pluralidade humana em suas mais diversas possibilidades, desconstruindo, portanto, a ideia das “histórias únicas”, delineadas pelo pincel eurocêntrico e colonizado, a fim de revelar a criança como ser ativo, situado no tempo e no espaço, sujeito participante, ator e autor na sua relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo. O estudo tomou corpo seguindo alguns questionamentos, o principal dos quais referente às possibilidades metodológicas a serem utilizadas para investigar os estereótipos dentro do contexto escolar. Como resposta a isso, dialogo com os seguintes autores: Paulo Freire (2020), Augusto Boal (1999), Bruno Bettelheim (2020), Erving Goffman (1980), bell hooks (2020), Chimamanda Adichie (2019), dentre outros apresentados nesta viagem artístico-pedagógica, onde a travessia de uma obra fílmica para o teatro resulta numa cena curta de caráter experimental e colaborativo.Dissertação Fotoperformance: intervindo no cotidiano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-03) Oliveira, Ilton Luiz Fonseca de; Born, Rodrigo Montandon; http://lattes.cnpq.br/4131001511243402; http://lattes.cnpq.br/5027136470015779; Barbosa, Eduardo Romero Lopes; Guaraldo, Lais; http://lattes.cnpq.br/7170148744222443O presente artigo é um relato de experiência com fotoperformance nas aulas de Artes no Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o desenvolvimento de ações voltadas para uma categoria de arte, a fotoperformance, na perspectiva da contextualização e mobilização da realidade sociocultural dos estudantes no ensino médio. Especificamente, este trabalho busca analisar minha experiência docente, a partir de uma ação pedagógica voltada à fotoperformance, para provocar reflexões com o intuito de aperfeiçoar a prática em sala de aula e aprofundar os conhecimentos em relação a estratégias didáticas. A pesquisa é norteada por referências da pesquisa-ação, a exemplo de Gil 1991) e Tripp (2005). A respeito da performance, a pesquisa teórica está embasada nos seguintes autores: Richard Schechner (2003); Jorge Glusberg (2009); Roselee Goldberg (2012); Regina Mellin (2008); Gilberto Icle (2018). Com esta pesquisa, alcançou-se a reflexão sobre a importância da estratégia didática para se efetivar o conhecimento em Artes Visuais, a importância da fotografia como registro e a fotoperformance como arte.Dissertação Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-25) Amaral, Sthela Cristina de Medeiros Gomes; Gomes, Carolina Chaves; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; http://lattes.cnpq.br/4178603415869668; Queiroz, Luís Ricardo Silva; Thomé, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre as experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, em Natal, RN, em tempo de distanciamento físico. O objetivo geral é expor, refletir, analisar e discutir de que forma essas experiências impactam e refletem na formação musical humana. Trata-se de uma investigação avaliativa dos desdobramentos e impactos da música na formação dos estudantes na Educação Básica. As experiências vivenciadas e as atividades desenvolvidas foram realizadas no Ensino Fundamental Anos Iniciais, perpassadas pela pesquisa-ação na abordagem qualitativa, utilizando-se dos registros das aulas através de imagens, escritos e filmagens, como também entrevistas com os alunos e depoimentos de familiares, professores e equipe gestora. Como aportesteóricos principais da Educação Musical utilizamos Swanwick (2003a, 2003b, 2014), Penna (2010), Loureiro (2003), Brito (2019) e Bastian (2018). Na contextualização da pandemia da Covid-19 temos Cruz (2020) e Ricci e Vieira (2020). Nas reflexões sobre o saber da experiência buscamos fundamentação em Bondiá (2018) e Santana (2010). Concluímos então, que foi um projeto desenvolvido com êxito, tanto no lado pedagógico como no lado artístico, refletindo ações com resultados perceptíveis na aprendizagem e crescimento musical, pessoal e social dos estudantes, que se desenvolveram artística e musicalmente, cognitiva e culturalmente. Essa experiência deve oferecer discussões que fomentem o ensino de música na Escola Básica, apontando caminhos possíveis nas relações de ensino e aprendizagem.Dissertação Literatura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-30) Dutra, Thaíses Carla Guedes Fernandes; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; http://lattes.cnpq.br/0535244519842923; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Thomé, Renata Viana de Barros; Joseph, Tatiana Wonsik RecompenzaO presente texto tem como objetivo relatar a experiência de uma performance artístico-literária a ser implementada no ambiente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Pascoal de Oliveira, em Juazeirinho/PB. Buscaremos por meio dessa intervenção escolar ampliar o conhecimento, a valorização da diversidade cultural e racial do povo negro e, por consequência, promover uma prática antirracista na e a partir da referida instituição de ensino. Isso se dará por meio de atividades que abrangerão as linguagens artísticas diversas e gêneros como o poema e o rap, por exemplo. Desse modo, a palavra poética poderá vincular-se a outras dizibilidades a fim de que a imagem, o som, o movimento, a memória, os gestos e até mesmo o silêncio possam consistir em elementos que, associados, representem um discurso dinâmico e fluido e que, por consequência, reitere o que se quer comunicar a partir do texto escrito, ressignificando-o num conjunto expressivo mais amplo. Faz-se necessário enfatizar que a atividade se tornará efetivamente possível em virtude da Lei 10.639/03 e que, para tanto, mediaremos a leitura e a reflexão de textos de autoria negra que proporcionarão a quebra de estereótipos que marcam a história dessa comunidade por muito tempo. A questão problema, portanto, que norteará a pesquisa será: de que modo a literatura negra em performance poderá efetivar uma prática antirracista na sociedade atual na e a partir da Escola Estadual Pedro Pascoal de Oliveira de Juazeirinho/PB? Ademais, tratar-se-á de uma pesquisa com metodologia aplicada, fundamentada por meio das percepções e dos sentimentos produzidos pelos discentes após o contato com a literatura em performance, sendo o(a) aluno(a) o sujeito e o objeto da pesquisa. Enquanto fundamentação teórica, buscaremos contribuições da performance literária em Paul Zumthor (2010) e Diana Taylor (2013), bem como a poesia rapper em Amarino Queiróz (2007). Além deles, levaremos para reflexão em sala de aula artistas, poetisas e poetas negros que abordem o tema antirracista em seus escritos.Dissertação A escola também é de samba: o ensino de arte como experiência e construção de um processo de aprendizagem decolonial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-30) Dantas, Rosane dos Santos; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/1279322522604142; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Campos, Marineide Furtado; Joseph, Tatiana Wonsik RecompenzaO presente artigo discute uma experiência docente, na atuação do ensino de Arte, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro, na comunidade do Vale Dourado, no Bairro de Nossa Senhora da Apresentação, uma escola da rede pública de Natal (RN). Analisa o Samba como objeto de estudo na perspectiva de uma aprendizagem decolonial, ao identificar de que maneira as danças africanas influenciaram a cultura brasileira e, em especial, o tema em questão. Problematiza as mazelas político-sociais herdadas da exploração colonialista no Brasil e aponta para a legitimação das manifestações culturais de matriz africana enquanto ações de resistência e construção de saberes e aprendizagens. A base teórica com a qual trabalhamos transita na pedagogia freireana (FREIRE, 1998); bem como, na perspectiva de retomada da “abordagem triangular” (BARBOSA, 2010) como base epistemológica. Para reflexões no que se refere ao ensino da prática da dança, utiliza-se Vieira (2007) e Marques (2003). Na contextualização histórico-social do tema em uma perspectiva antropológica e sociológica do corpo brasileiro, do ritmo africano e da diversidade, da materialidade desse ritmo e de suas relações, busca-se a fundamentação em Sodré (1998). Os mecanismos institucionais brasileiros que estabelecem a obrigatoriedade da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas, através da abordagem da Lei 10.639 (BRASIL, 2003). Lira Neto (2017) foi utilizado para aprofundar, na história do samba, as relações sociopolíticas e musicais que o tema trava com outras referências na história do Samba (LOPES; SIMAS, 2020). Para abordagem do contexto sociopolítico racial, nos fundamentamos em Hooks (2017). Essa base teórica nos levou à necessidade de compreensão da diáspora africana e do projeto da (de)colonização e racialização que o povo diaspórico empreende na América, através da obra de Fanon (2008). Trata-se de pesquisa qualitativa, alicerçada na pesquisa-ação por adotar uma intervenção no espaço escolar e sistematização da experiência, que aproxima o campo vivencial de uma práxis de ensino decolonial.Dissertação O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-30) Silva, Maria Adeilza Pinheiro da; Campos, Marineide Furtado; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; http://lattes.cnpq.br/3189570992926925; Thomé, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; Macedo, Zildalte Ramos deAs práticas pedagógicas na área de Artes Visuais em busca do instante criador durante as aulas, por meio do desenho, foram a motivação para as questões da pesquisa, a saber: como atingir o silêncio que não se pede? Haveria a possibilidade de desenvolver o instante criador no chão da escola? As concepções formativas fundamentam a prática pedagógica para os processos poéticos? Neste sentido, temos como objetivo geral: analisar práticas pedagógicas na área de Artes Visuais que promovam os instantes de criação, as potencialidades expressivas da linha no desenho dos alunos da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra, com o grupo pertencente a faixa etária entre 15 e 18 anos, sendo esse o lócus da nossa pesquisa que deve culminar numa proposta pedagógica para o Ensino Médio. E mais especificamente, realizar uma sondagem por meio de depoimentos orais, escritos e imagéticos sobre as experiências estéticas discentes, tecendo relações com a natureza do instante criador nas aulas de Arte; discutir a função da linha nas obras de arte durante as leituras das imagens; apresentar exercícios que viabilizem a soltura da linha nas composições visuais dos alunos; mostrar o conjunto de trabalhos sobre a linha nas composições visuais produzidas pelos alunos; compor uma proposta pedagógica para Ensino Médio em Artes Visuais que contemple a relevância do desenho para a liberdade de criação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa-ação. Por isso, a pesquisa se justifica pela necessidade de promover a feitura de arte na escola. O viés teórico-metodológico que fundamenta a investigação seguem as linhas do pensamento dos autores Cecília Almeida Salles (2011), Fayga Ostrower (2013), Mirian Celestes Martins (1998), Ana Mae Barbosa (2010), John Dewey (2010), Jorge Larrosa (2021), Edith Derdyk (2020), como também, a poética dos artistas Pablo Picasso e Paul Klee. O texto está estruturado pelas considerações iniciais, seguida por quatro capítulos intitulados: Em busca do silêncio que não se pede; Referencial Teórico: urdume que interliga e sustenta as tramas da investigação; Metodologia: entrelaçando processos de criação; ao costurar ideias poéticas e considerações finais. É importante ressaltar que a coleta de dados foi obtida pelas devolutivas das atividades com foco nas experiências estéticas encaminhadas durante a elaboração da proposta pedagógica em Artes.Dissertação Experiências do ensino da dança a partir das metodologias ativas: coadjuvâncias e protagonismos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-31) Brito, Gimeny Dayana Cruz de; Campos, Marineide Furtado; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; http://lattes.cnpq.br/2931204586284044; Miller, Jussara Corrêa; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Vieira, Marcilio de SouzaO presente trabalho tem como objetivo geral construir e ressignificar, a partir das práticas pedagógicas e metodológicas apresentadas aos alunos da Escola Municipal Eva Lúcia Bezerra de Mendonça, ferramentas de ensino que estimulem o interesse pelo componente curricular Dança, impregnando-o de sentido, propiciando aos alunos uma aprendizagem significativa. E, mais especificamente, estimular o uso de metodologias ativas na Dança; incentivar o uso de ferramentas tecnológicas para o processo de aprendizagem; tornar o aluno protagonista do seu aprendizado; apresentar a afetividade cultural existente na Dança; trabalhar práticas corporais a partir do repertório corporal de cada aluno, propiciando a eles a oportunidade de construir e ressignificar seus próprios signos1 de aprendizagens. A metodologia é predominantemente qualitativa, numa perspectiva da pesquisa-ação e, ainda, baseada nas análises das atividades propostas em sala de aula com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2022, através de um relato de experiência. Neste processo, tomamos por base autores que dialogam com a Aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982); Metodologias ativas (BACICH & MORAN, 2018); Arte como experiência (DEWEY, 2010); Dança é educação (PORPINO, 2010); Linguagem da dança: arte e ensino (MARQUES, 2010), dentre outros. Desse modo, Trata-se de uma perspectiva do ensino da dança, pautada na experiência que o aluno vive com o seu corpo, seus saberes e as relações que estabelece em meio a aprendizagem, preenchendo de sentido os estímulos apresentados pelo professor, constituindo e vislumbrando novos significados para os signos de aprendizagem. Sendo assim, a presente dissertação está organizada em seis capítulos. O primeiro capítulo introduz a temática da pesquisa “Das coadjuvâncias aos protagonismos”, no qual, trago os objetivos, a justificativa, o problema, a questão, o lócus, a metodologia da pesquisa, os autores estudados, bem como, pincela um pouco das nossas considerações finais, ressaltando a importância deste trabalho como meio de abertura a outras pesquisas acadêmicas. Após o estudo realizado observou-se a necessidade da valorização do estudante em sua vida acadêmica, priorizando suas particularidades diante de suas construções através de vivências, construindo e ressignificando seus signos de aprendizagem na Dança.
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