PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes
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Dissertação Arte do patrimônio campinense: mediação do ensino de arte por meio de projeto(2017-02-20) Oliveira, Illian Narayama Rocha; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; ; http://lattes.cnpq.br/1259519940225066; Silva, Andrea Jane da; ; http://lattes.cnpq.br/3449646815267434; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052Esta pesquisa apresenta uma análise reflexiva sobre o ensino de Arte a partir de uma experiência vivenciada de intervenção nas aulas de Arte, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada no município de Campina Grande na Paraíba. A partir do depoimento de alguns alunos desta escola sobre inquietações e desmotivações nas aulas de Arte, foi desenvolvida a proposta de ensino por projeto com uma das turmas da escola, a fins de sanar os problemas citados pelos alunos. Foi escolhido este método de ensino por ser uma nova proposta de aula dentro da escola e que permitiu variadas ações com a turma do 1° ano G no ano de 2012. Para tanto foi fundamental recorrer ao estudo sobre o ensino através de projeto, em que consiste essa prática, com quem e quando surge as ideias desse tipo de ensino, através do conhecimento dos educadores mais referenciados nesse tipo de proposta, Willian Kilpatrick e Fernando Hernández. Foi escolhido o tema eixo a ser trabalhado no projeto a partir de conversas com a turma envolvida, sendo em torno da Educação Patrimonial, que acarretou numa análise mais coesa dentro da ideia do ensino por projeto, pois foi a partir desse tipo de proposta de ensino que possibilitou chegar aos resultados refletidos nessa pesquisa, e contribuindo para a discussão do entendimento do processo educacional como mediação entre patrimônio cultural, ensino e a escola; e a escola como patrimônio. A pesquisa-Ação foi a linha de pesquisa elegida para a análise desse processo, por ter como foco a resolução de problemas e participação ativa do pesquisador. Com esta pesquisa, possibilitou perceber que o uso da proposta de ensino por projeto apesar das dificuldades encontradas no ensino público, é possível, e trabalhar temas que envolve a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade a partia das aulas de Arte.Dissertação Arte e movimento: a viabilidade de um projeto permanente de ensino na educação básica em uma escola pública de Goianinha/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-29) Nascimento, Francisco Azevedo do; Andruchak, Marcos Alberto; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; http://lattes.cnpq.br/0868321124531949; Campos, Marineide Furtado; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Thomé, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; Paiva, Diego Souza de; http://lattes.cnpq.br/7559522338104286O presente trabalho objetiva analisar a viabilidade e o desenvolvimento de um projeto permanente em Arte com desenho e pintura na Escola Estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha/RN. Denominado “Arte e Movimento”, o projeto possibilitou o contato direto dos alunos com a arte produzida no espaço escolar através da apropriação de técnicas e de um conhecimento teórico sobre assuntos no universo das Artes Visuais. O que se deu por meio do desenvolvimento de um projeto que articulou reuniões regulares para o aprendizado e a prática do desenho, visitas a exposições, estudos sobre obras e artistas, realização de exposições e participação de editais. Embasadas nas competências e habilidades citadas inicialmente pelos Parametros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018), nossas questões se voltam para o processo de movimento experimentado pelos alunos quando se propõem a participar de um projeto em Arte, assim como para as possibilidades de aprendizado e de empreendedorismo no campo das artes no ambiente escolar. Nosso lócus da pesquisa é a Escola Estadual João Tibúrcio, localizada em Goianinha/RN, e entre as nossas referências teóricas destacam-se, entre outros, Larrosa, (2001). Barbosa (2003), Ostrower (2014), Pareyson (2001), Ferraz e Fusari (2002). O trabalho se justifica, inicialmente, em função da demanda de alguns alunos interessados em artes visuais que não se encaixavam em outros projetos existentes na escola. No campo do ensino de artes, o projeto em questão visa, especificamente, por meio da sua proposta de ensino e atuação: possibilitar aos alunos a oportunidade de se integrarem a um projeto no qual possam ser protagonistas; permitir que vejam o leque de opções que a arte pode proporcionar em seu campo de trabalho ou em futuras oportunidades de experiência profissional; dar à comunidade escolar a oportunidade de apreciar e fruir arte; possibilitar uma maior integração dos pais com a comunidade escolar. Consideramos, pois, a relevância do nosso estudo, uma vez que, como metodologia qualitativa e descritiva, poderá contribuir, não só para percepção das perspectivas e pontos de vista dos participantes através da arte, mas para as possibilidades de discussões e experiências no campo do ensino de arte na escola.Dissertação A arte indígena para além dos clichês: por novas abordagens nas aulas de arte(2018-09-19) Nóbrega, Rafaela Farias; Guaraldo, Lais; ; ; Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; ; Rupp, Bettina; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Thome, Renata Viana de Barros;Esta dissertação teve como objetivo contribuir para o exercício de práticas pedagógicas relacionadas com a temática da arte indígena comprometidas com fontes científicas. Para isso, foram analisados os livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina de Artes. A partir da análise da qualidade da informação contida nos livros, levando em consideração a realidade da produção artística e das condições de vida dos povos indígenas, foram propostas atividades que explorassem as Artes visuais a partir da estética visual indígena. A prática resultante desse processo não visava ser apenas uma organização da temática indígena nas aulas de artes, mas uma forma de procedimento pautada em informações científicas sobre as realidades dos povos indígenas, de forma a contribuir para uma melhor compreensão de sua arte quando aplicada à sua cultura.Dissertação O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola(2016-09-05) Damasceno, João Maria dos Santos; Tavares, Rogério Júnior Correia; ; ; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Bezerra, Maura Costa;Esta investigação compreende a importância do espaço de atuação do professor para o processo de ensino e aprendizagem de arte na sala de aula. Traz depoimentos de professores e artistas que ressaltam o ateliê de arte como espaço imprescindível para a produção artística. Toma-se como eixos norteadores desta discussão exemplos de propostas pedagógicas como a Escola da Ponte, Pedagogia de Reggio Emília e as Técnicas Freinet, as quais fundamentam-se em ideias que, epistemologicamente, se contrapõem aos modelos tradicionais, tornando-se inovadoras e merecedoras de atenção para possíveis reflexões sobre a situação educacional brasileira atual, principalmente no tocante ao ensino de Arte em escolas públicas. O trabalho faz referência a alguns artistas atuantes no Rio Grande do Norte que enfatizam a importância do ateliê de arte como lugar de produção de conhecimento. Verifica-se também a opinião de alguns alunos do ensino médio sobre o que os mesmos pensam a respeito do espaço que utilizam na escola para a disciplina de Artes Visuais. Parte-se da hipótese de que o espaço de produção artística torna-se um importante articulador no processo de desenvolvimento para o trabalho de alunos numa escola. Sendo, portanto, um recurso significativo no amparo aos objetivos da disciplina. As discussões problematizadas refletiram sobre os parâmetros e critérios educacionais atuais, os quais indicam o quanto a influência da estrutura física e dos ambientes podem ser determinantes para o ensino-aprendizagem. Também colaboraram para uma proposta de ateliê de arte explicitada no último capítulo.Dissertação Caminhos do desenho: arte e jogo na construção de imagens(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-03) Dantas, Luiz Elson; Petry, Arlete dos Santos; ; ; http://lattes.cnpq.br/3624220024275665; Nascimento, Erinaldo Alves do; ; Pontes, Gilvania Mauricio Dias de; ; Born, Rodrigo Montandon;Esta pesquisa se centra na produção e execução de propostas pedagógicas, a partir do relato de duas experiências de criação de um jogo de tabuleiro, analisando como as estratégias didáticas presentes nas dinâmicas dos jogos podem contribuir para a melhoria do ensino do desenho nas aulas de Artes. Nesse caminho a investigação busca verificar como as mecânicas dos jogos podem estimular e ampliar o interesse dos alunos pelo estudo do desenho, por meio de atividades práticas e da reflexão sobre o desenvolvimento de seu grafismo pessoal. Para isso, caminha por fontes bibliográficas que discutem o desenvolvimento do desenho infantil em diferentes perspectivas, como em Lowenfeld, Luquet, Coutinho, Guimarães, Pillar e Iavelberg, e encontra em teorias sobre jogos (Huizinga) e em pesquisadores da temática (Kishimoto, Tavares, Petry) amparo para aproximar o desenho às características do jogo. Na construção dos jogos apoia-se na estética da formatividade de Pareyson e no conceito de fluxo de Csikszentmihalyi. Durante o planejamento e o desenvolvimento dos jogos construiu-se um determinado percurso desenvolvido como uma cartografia afetiva, representada por desenhos produzidos pelos alunos, que refletem suas identidades, seus gostos, seus valores e os sentimentos. A pesquisa conclui por reafirmar a importância da ludicidade para o desenvolvimento do grafismo pessoal e expõe as evidências do trabalho realizado em revistas digitais veiculadas em um blog, além de uma proposta pedagógica apresentada na forma de quadrinhos e nesta dissertação.Dissertação Com quais diálogos se faz uma performance na EJA?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-15) Silva, Rosineide Soares; Born, Rodrigo Montandon; http://lattes.cnpq.br/4131001511243402; http://lattes.cnpq.br/6924841026750028; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; Barbosa, Eduardo Romero LopesEsta dissertação apresenta como tema a performance no ensino de Artes Visuais, tendo como objeto de pesquisa, os caminhos dialógicos de uma performance. Imbricada aos contextos de vidas discentes, a pesquisa objetiva analisar, identificar e compreender o processo de criação da performance em Artes Visuais, realizado por estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA, mediado por caminhos dialógicos. Ela se insere no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, com a participação de discentes do nível IV, de uma Escola Municipal localizada em Natal/RN. Metodologicamente, embasa-se na pesquisa qualitativa numa perspectiva da A/r/tografia como investigação viva que entrecruza vida, fazer artístico, pesquisa e prática docente/discente. Sua condução epistemológica faz elo com a Pedagogia Freiriana (1989, 1996, 2020, 2021a, 2021b, 2021c) sob o viés da dialógica; com a Abordagem Triangular sistematizada por Barbosa A. (1998, 2003, 2010, 2015, 2019); a concepção teórica da arte como Experiência, segundo Dewey (2010) e Larrosa (2021); as especificidades e possibilidades da Performance nas Artes Visuais, conforme Melim (2008) e Barbosa E. (2018); com Arroyo (2017), abordando aspectos da EJA; e com as obras artística “Parangolé”, de Hélio Oiticica; “Manto da apresentação”, de Bispo do Rosário; “Divisor”, de Lygia Pape; “Kahtiri Eoro (Espelho da Vida)”, de Daiara Tukano; “Paisagens originárias”, de Ângela Almeida, dentre outros autores. Apreendemos com esta investigação que o processo de construção de uma ação performática em Artes Visuais, imbricada aos contextos de vida discentes, potencializa saberes e promove transformações na percepção estética e crítica dos sujeitos. A problematização das visualidades por meio dessa ação, fomenta aos diálogos corpo como campo de experiência, estética do cotidiano, contextos propositores, materialidade/processos de criação e mediação pedagógica, levando a uma experiência estética singular. Reconhecemos que o ato performático como forma particular de percepção do corpo, dá sentido às visualidades que dele se configuram em ação performática, perpassando da narrativa à poética imagética pelos discentes da Educação de Jovens e Adultos.Dissertação Da cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-25) Cordeiro, Kelly Cristine; Thomé, Renata Viana de Barros; ; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; ; http://lattes.cnpq.br/7529878946431306; Petry, Arlete dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; Paiva, Diego Souza de; ; http://lattes.cnpq.br/7559522338104286“Da cor do ébano: Arte e valorização da estética afro-brasileira na Escola” é o resultado da proposta pedagógica implementada no Centro Estadual de Ensino Profissional Hélio Xavier de Vasconcelos/Extremoz/RN foco do presente trabalho de mestrado. As reflexões teóricas – em torno do pensamento decolonial - e educacionais que inspiraram “Da cor do ébano” são desenvolvidas nesse artigo e estão alinhadas com o debate em torno da inserção da história a cultura afro-brasileira como previsto na Lei 10.639/03, cujo objetivo é promover o enfrentamento ao racismo no espaço escolar. Tais ações têm sido gestadas em um contexto escolar marcado por uma maioria étnica afrodescendente que não vê de forma positiva tal identidade, nem consegue vislumbrar a prática e a perpetuação do racismo estrutural em seu cotidiano. É neste contexto que temos promovido atividades didáticas que buscam envolver os/as estudantes no debate sobre a construção de identidades sociais, multiculturalismo, estética, subjetividades, diversidade étnica, cultural e racismo, focando na promoção das identidades afrodescendentes utilizando linguagens das artes visuais como instrumentos de representação e valorização da estética negra no ambiente escolar.Dissertação Da imagética das redes sociais na atualidade à construção de um novo "olhar-se" entre estudantes do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Paiva, Kaenia Santos Lopes de; Andruchak, Marcos Alberto; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; http://lattes.cnpq.br/0902073285012531; Sardelich, Maria Emilia; Alves, Fabiola Cristina; https://orcid.org/0000-0002-7779-3219; http://lattes.cnpq.br/6838453885637422; Andrade, Suély Gleide Pereira de SouzaEste estudo faz uma reflexão sobre uma prática em arte-educação voltada para cultura visual, onde o principal objetivo é promover a percepção de um pensamento crítico sobre as imagens midiáticas na atualidade e seus impactos na assimilação dos adolescentes, partindo da percepção histórica da variação de padrões de beleza, ressaltando a necessidade de um ensino da leitura de imagens, não só de cunho histórico e social, mas principalmente crítico. Tal análise se fundamenta na percepção de belo desenvolvida pelo filósofo Roger Scruton; na espetacularização da existência na visão de Paula Sibilia; na observação crítica da imagética das redes sociais, nesta pesquisa, especificamente o Instagram, em comparativo com as fotografias do artista Sebastião Salgado. Metodologicamente a pesquisa está alicerçada na pesquisa-ação, onde a prática é um estudo de caso que se fundamenta na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, direcionando uma base investigativa fundamentada na participação efetiva dos discentes, onde foram promovidos diálogos e análises críticas, tendo como base fundante a percepção imagética a partir da fotografia como linguagem artística, oportunizando a produção de imagens por meio de um concurso fotográfico. Buscou-se elucidar a questão: é possível ensinar a pensar o belo a partir dos valores que o indivíduo julga fundamental? Esse estudo visa desenvolver nos envolvidos a percepção de como eles se sentem diante das imagens das redes sociais; averiguar a possibilidade de promover uma mudança nesse sentimento quando de cunho negativo; oportunizar uma percepção crítica sobre essas imagens e analisar a possível existência de mudança de percepção; construindo um caminho que permite que se perceba a mudança de percepção do olhar e do olhar-se.Dissertação A dança na escola: uma proposta pedagógica para a disciplina de componente eletivo nonovo ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-31) Dantas, Viviane dos Santos; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Andrade, Carolina Romano de; ; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; ; Campos, Marineide Furtado;Esta dissertação artístico/educativo traz como título “A Dança na Escola: uma Proposta Pedagógica para a Disciplina de Componente Eletivo no Ensino Médio.”Tem como objetivo geral, descrever itinerários pedagógicos em Dança, desenvolvida em minha docência no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos. Para aplicação dessa pesquisa, foi necessário: (1) conhecer a atua lconjuntura do Ensino de Arte/Dança no currículo; (2) e desenvolver esse ensino através da Técnica Klauss Vianna na escola. Tendo como base a Técnica Klauss Vianna (TKV) realizada na Disciplina de Componente Eletivo “Conhecendo Si por um novo olhar”, que viabiliza o sujeito de forma integral a partir da Educação Somática. Nesse contexto buscamos ampliar a discussão diante da nova conjuntura do Ensino Médio hoje no Brasil. E para essa discussão, partimos das seguintes questões: De que forma a Dança e a Técnica Klauss Vianna poderiam estar inseridas na formação integral desse aluno no Ensino Médio? Quais contribuições possíveis do ensino de Dança na formação integral desse aluno nesse nível de ensino? Nessa escrita consideramos também a Educação Somática como conteúdo de Dança na escola, como um elemento de contribuição na formação integral desse sujeito. Para responder às questões citadas, utilizamos a metodologia qualitativa descritiva, sob o viés dos métodos bibliográfico e observação, em que abordamos alguns pontos sobre o ensino de Arte à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e da Lei 13.415/2017. Tivemos como referencial teórico no campo do ensino da Dança na escola a autora Isabel Marques (2001) e como base metodológica o entendimento de corpo proposto por Klauss Vianna (2005), e para sistematização e aplicação da Técnica Klauss Vianna a professora Jussara Miller(2007). A pesquisa propõe um diálogo sobre minha experiência enquanto docente no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos, localizado no município de São Gonçalo do Amarante no Estado do Rio Grande do Norte (RN),com interfaces na Técnica Klauss Vianna (TKV). Para realização dessa pesquisa, as aulas de Dança foram distribuídas na Disciplina de Componente Eletivo, a qual está inserida no Eixo de Formação Técnica e Profissional do Currículo na Escola em Tempo Integral, que tem como base o Modelo da Escola da Escolha, criado no ano de 2000, na cidade do Recife - PE, no Ginásio Pernambucano por um ex-aluno da mesma, que se sentiu sensibilizado pelo abandono aquela instituiçãoDissertação Dança, educação, corpo e ancestralidade: processo de criação em dança antirracista na Escola Municipal Dr. Eloy de Souza, no município de Lajes, RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Faria, Larissa Araújo de; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; http://lattes.cnpq.br/1358727175483124; Thomé, Renata Viana de Barros; Paixão, Maria de Lurdes Barros da; Silva, Jucely Regis dos AnjosA presente pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo cartográfico, um processo de criação em dança antirracista na Escola Municipal Dr. Eloy de Souza, no município de Lajes, RN. A intervenção de criação em dança vem mostrar trajetórias pedagógicas e transgressoras que viabilizam a implementação da Lei nº 11.645 no ambiente escolar. Foram realizados estudos sobre a importância da dança para educar e fortalecer a transgressão dos corpos, com a improvisação em dança, construindo uma trajetória autônoma e antirracista para os discentes. Além disso, este trabalho pretende mapear processos ancestrais e subjetivos dos “corpos-territórios” de saber, que dançam e contam suas histórias, mas que também têm suas memórias reconhecidas e potencializadas. Isso acontecerá por meio de vivências da pesquisa das danças afro, a circularidade, o peso, as direções, o movimento e a pausa, usando o recurso do improviso para a criação, no jogo da capoeira e do samba de roda. A pesquisa está amparada pelas leis da educação e fundamentada pelo diálogo com os pesquisadores que constroem na sua produção, caminhos possíveis para uma educação antirracista em dança, são eles: Freire (2013), Almeida (2019), Muzanga (2005), Fanon (2008), Moura (2018), Porpino (2018), Oliveira (2005), Santos (2021) e Hooks (2013). A investigação percorre o campo da sensibilidade e das subjetividades, da produção e do reconhecimento da memória ancestral afrodiaspórica dos corpos, para construir um processo de criação da mostra coreográfica, que será apresentada para a comunidade escolar.Dissertação Desenho animado com uso do celular: praticando arte com tecnologia na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-13) Borges, Luiz Antonio Dias; Born, Rodrigo Montandon; ; ; Ribeiro, Marcos Buccini Pio; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Campos, Marineide Furtado;A presente dissertação analisa o uso da tecnologia e da arte dentro da sala de aula através do desenho animado criado por celular e tablets, desenvolvido a partir de técnicas atreladas aos dispositivos que os alunos utilizam em seu dia a dia. O uso dos aparelhos tecnológicos muitas vezes é visto de forma negativa pelo corpo docente das instituições, no entanto, dependendo do direcionamento, pode ajudar na descoberta de novos conhecimentos com conexões imediatas com a comunidade escolar e até fora dela. O texto apresenta também softwares usados nos celulares para se fazer animação e como foram usufruídos na sala de aula. O trabalho é desenvolvido a partir de experiência no laboratório de informática da Escola Estadual Ana Júlia de Carvalho Mousinho que foi a principal fonte de pesquisa. O objetivo é analisar a produção de desenhos animados criados por uma turma de 30 alunos das 1ªs séries do Ensino Médio, em uma oficina de animação desenvolvida por celulares e tablets, evidenciando maneiras de estender o aproveitamento dessas ferramentas para aulas de Arte. Para o conjunto de teóricos utilizados na pesquisa, tem destaque Sérgio Silveira (2004) e José Moran (2000), quanto ao uso da tecnologia em sala de aula de forma livre e as conexões possíveis quanto ao uso desta na contemporaneidade; Paulo Freire (2002) e Edgard Morin (2005) pensando na aquisição de conhecimento tanto na sala de aula e na busca da autonomia dos nossos alunos em termos educacionais; assim como, Ana Mae Barbosa (2010) pelo teor artístico na educação; Jorge Bondia (2002) e Maria Cláudia Gomes (2017) nas busca da experiência em aulas de animação; entre outros autores que, de alguma forma, elucidam o ensino das artes e da tecnologia.Dissertação Desenho nos anos finais do ensino fundamental(2018-08-09) Hissett, Márcia Le Sénéchal; Guaraldo, Lais; ; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Rupp, Bettina; ; Bezerra, Adeilza Gomes da Silva;Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a experiência do ensino e aprendizagem do desenho, área de conhecimento pertinente ao universo das artes visuais, nos anos finais do Ensino Fundamental e, consequentemente, sobre as ações educativas realizadas com este fim em duas escolas municipais da Grande Natal/RN. O objetivo geral da pesquisa estava voltado para o processo de tal experiência como promotora de desenvolvimento integral dos estudantes, com ênfase no papel do desenho no desenvolvimento cognitivo. A pesquisa empenhou-se em rever a função do desenho para a formação dos jovens estudantes envolvidos. Foram duas experiências distintas: na Vila de Ponta Negra, Natal e em Parnamirim/RN, que associaram a metodologia que íamos propondo com práticas dentro e fora da escola. Trata-se de pesquisa qualitativa que se debruçou sobre as interações entre mediador e estudantes para entender como promover internalizações sobre os meios reais e virtuais de construir, criar e se expressar com grafismos, motivando a continuidade nos estudos e ajudando em escolhas profissionais, auxiliando em diferentes momentos da vida. Por esta intercomunicação e intersubjetividade, trata-se de pesquisa-ação participante que permitiu a criação de um método de contextualização para cada experiência, confirmando assim, de forma aberta, a renovação da abordagem a cada oportunidade, mesmo sendo o tema milenar e os conceitos e elementos da linguagem tão conhecido por aqueles que a ele se dedicam. O estudo mostrou como o desenho pode contribuir de maneira abrangente para a organização do pensamento, para a aquisição de habilidades organizacionais, projetivas, criativas e expressivas, elevando o potencial de síntese e resolução de problemas por parte dos estudantes. Por tudo isto, defende-se aqui que o desenho é indispensável para o desenvolvimento global do ser humano e por razões profundas não pode ser deixado de lado ou abordado como recurso didático secundário.Dissertação Diálogos interdisciplinares entre ensino de arte e de sociologia: uma experiência do teatro do oprimido em sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-11) Johnson, Shirley Stephani Ferreira; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; ; http://lattes.cnpq.br/1813789854775861; Bezerra, Djakson da Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/7956841403096370; Thomé, Renata Viana de Barros; ; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415Na história da condição humana, a aprendizagem e as manifestações culturais/artísticas sempre existiram e se transformaram, de acordo com as normas, valores e características que se fazem de maneira tão peculiar nas diferentes realidades culturais e sociais. Sabe-se que através do incentivo promovido pelas artes, que é possível desenvolver e aprimorar, nos indivíduos, as capacidades motoras, criativas, expressivas das linguagens verbais e corporais, além de fazê-los se enxergar como sujeitos produtores da sua realidade material concreta. Tem-se, então, como objetivo desta pesquisa analisar o Teatro do Oprimido em termos pedagógicos no tocante às áreas de conhecimento da Sociologia e do Ensino de Arte no Ensino Médio, verificando quais as contribuições que esta técnica teatral pode oferecer à prática docente, bem como, ao processo de aprendizagem dos estudantes sobre conteúdos referentes aos componentes curriculares tais como: Cidadania, Cultura, Racismo, Gênero, Sexualidade, Trabalho e etc., haja vista a importância da formação crítica dos educandos, nesta etapa de ensino, como prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), quando explicita que a finalidade do Ensino Médio é: “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. Nesse sentido, o método do teatro de oprimido, através de suas diferentes práticas democráticas, pode fomentar a compreensão dos fenômenos sociais pelos educandos como construções sócio-históricas e culturais, sendo, portanto, passível de desnaturalização através do pensamento reflexivo sobre a realidade concreta. Portanto, o trabalho está centralizado na linha de pesquisa que estuda os processos de ensino, aprendizagem e criação através das artes.Dissertação Diálogos possíveis entre a encenação o som que se faz debaixo d'água do grupo cores teatro da UFRN e a concepção pedagógica da encenação estrela(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-03-26) Brito, Lina Izabel Sena de; Vieira, Marcílio de Souza; ; ; Sales, Jonas de Lima; ; Campos, Marineide Furtado;O presente trabalho analisa parte da criação da encenação O som que se faz debaixo d’água do Cores Teatro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, metodologicamente numa perspectiva fenomenológica de Maurice Merleu-Ponty, aliada ao pensamento teatral de Antonin Artaud que condiciona o teatro à vida. Ainda alia-se a esta investigação, um diálogo das possibilidades pedagógicas de criação da encenação Estrela construída em sala de aula, com alunos do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Celso Monteiro Furtado, na cidade de João Pessoa na Paraíba. De acordo com estes referenciais é possível compreender o corpo como expressividade das vivências perceptivas de si e do outro numa criação de teatro e na vida.Dissertação O ensino da flauta doce na educação básica: a criatividade e o jogo no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-06) Santana, Thiago Moura; Gomes, Carolina Chaves; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; http://lattes.cnpq.br/6234148834976065; Thomé, Renata Viana de Barros; Santos, Carla Pereira dosEsta pesquisa de mestrado tem como objetivo discutir e analisar as possibilidades e contribuições de brincadeiras, jogos e a criação musical nas aulas de flauta doce realizadas no projeto “Flauteando na escola". O projeto aconteceu na Escola Municipal Professora Noilde Pessoa Ramalho, em Natal/RN, com 11 crianças do 3º ano do ensino fundamental. De abordagem qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: registros das aulas através de imagens, escritos e filmagens, como também entrevistas com os estudantes, mãe de um estudante e a coordenadora da escola. Para fundamentação foram discutidos conceitos como: o modelo CLASP, improvisação, jogos, brincadeiras, aprendizagem criativa e ensino coletivo de instrumento baseando-se na concepção principalmente de Swanwick (2003a; 2003b; 2014), Beineke (2003; 2006; 2011; 2021) e Huizinga (1993). Os resultados do trabalho apresentam contribuições para a discussão do ensino da flauta doce na educação básica, refletindo sobre as possibilidades de escrita não convencionais, diferentes formas do uso da flauta doce, possibilidades de jogos, brincadeiras, improvisação e composição. Além de enfatizar o papel mediador do professor, o estimulo por um ambiente criatividade, o protagonismo dos estudantes nas atividades e o olhar integral para formação deste estudante. Essa experiencia deve favorecer a discussões sobre o ensino de instrumento musical na educação básica.Dissertação Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-21) Silva, Tércia Maria de Souza; Thomé, Renata Viana de Barros; https://orcid.org/0009-0008-1503-2853; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; http://lattes.cnpq.br/0362145637586927; Queiroz, Luis Ricardo Silva; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524O presente trabalho propõe demonstrar a importância da arte e suas interfaces, no cotidiano escolar, proporcionando um diálogo por intermédio do ensino e da aprendizagem da música. Tal proposta pode promover a interdisciplinaridade por meio das produções durante o processo de criação, do improviso e das descobertas artísticas, favorecendo assim, o desenvolvimento em âmbito individual e coletivo. Inspirada no pensamento de John Paynter, com ênfases à criatividade, a experiência docente se insere em um universo complexo, vislumbrado por Carl Rogers e Edgar Morin, à constante reconstrução e articulação do conhecimento. É nesse contexto que temos promovido atividades que buscam envolver e tornar o processo de criação artística mais dinâmico e inovador por meio de construção de paródias e poemas musicados em forma de rap.Dissertação Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-23) Freitas, Crisanto Dantas Sales de; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; http://lattes.cnpq.br/1373515043437343; Madureira, José Rafael; Thomé, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415Esta pesquisa buscou analisar e encontrar respostas sobre o ensino de música, a partir da educação rítmica musical, baseada nos preceitos de Émile Jaques Dalcroze (1865-1950). Como trajeto, essa pesquisa tem uma parte teórica e uma parte prática: iniciou-se a partir de leituras e fichamentos, com foco na pesquisa bibliográfica, para termos o aprofundamento maior do assunto. Em um segundo passo, foi feita uma depuração dos resultados para chegarmos ao ponto culminante desse estudo, que foi a elaboração e aplicação de uma sequência de sete aulas, guiadas pelos princípios da metodologia e filosofia Dalcroziana1 . O momento seguinte dessa pesquisa foi a parte prática, que se realizou em uma turma do sétimo ano do Ensino fundamental da Escola Estadual João Ferreira de Souza, situada na cidade de Santa Cruz/RN. Na oportunidade, os alunos vivenciaram atividades lúdicas com a experimentação dos preceitos da metodologia Dalcroziana, com o intuito principal de aguçar o processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Artes/música. Durante as intervenções práticas em sala de aula, foram utilizadas melodias e ritmos afroameríndios de um grupo folclórico de Boi de Reis da comunidade, com a pretensão de aproximar a vivência educativa à comunidade que circunda à escola.Dissertação O ensino de teatro na interface com a literatura de cordel(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Melo, Dalvanira Sousa de; Carrico, André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; Vieira, Marcilio de Souza; Bezerra, Adeilza Gomes da SilvaEste artigo investiga uma prática educativa teatral em sala de aula na interface com a literatura de cordel, realizada na Escola Cívico-Militar João XXIII, Natal/RN nas turmas do 9º anos A e B, turno matutino do Ensino Fundamental, séries finais. O teatro e a literatura de cordel são temáticas artísticas oriundas de um contexto criativo específico e também cultural. O objetivo do trabalho é refletir sobre a experiência em sala de aula dos 9º anos, utilizando o ensino de Teatro numa perspectiva interdisciplinar entre o teatro e a literatura de cordel. A proposta metodológica situa-se no âmbito da pesquisa qualitativa, especificamente, um estudo de caso, a partir do teatro e dos folhetos de cordéis, inserindos-os como meios de ensino na escola. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram os registros dessa experiência de ensino (relato de experiência), a partir de um roteiro investigativo descrevendo suas estapas: leitura de folhetos de cordel, jogos e exercícios teatrais na perspectiva da montagem de uma peça teatral. Como fundamentação teórica utilizamos textos de Koudela (1998), Abreu (1999), Freire (1989), Ayala (2003), Boal (2001) e Barbosa (2003). Diante dessa intervenção escolar entendemos que o teatro e a literatura de cordel devem ocupar um espaço relevante no ambiente escolar, na promoção de uma produção artística popular capaz de despertar e promover habilidades de vivência coletiva e de construção de conhecimento, para o ensino aprendizagem.Dissertação A escola também é de samba: o ensino de arte como experiência e construção de um processo de aprendizagem decolonial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-30) Dantas, Rosane dos Santos; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/1279322522604142; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Campos, Marineide Furtado; Joseph, Tatiana Wonsik RecompenzaO presente artigo discute uma experiência docente, na atuação do ensino de Arte, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro, na comunidade do Vale Dourado, no Bairro de Nossa Senhora da Apresentação, uma escola da rede pública de Natal (RN). Analisa o Samba como objeto de estudo na perspectiva de uma aprendizagem decolonial, ao identificar de que maneira as danças africanas influenciaram a cultura brasileira e, em especial, o tema em questão. Problematiza as mazelas político-sociais herdadas da exploração colonialista no Brasil e aponta para a legitimação das manifestações culturais de matriz africana enquanto ações de resistência e construção de saberes e aprendizagens. A base teórica com a qual trabalhamos transita na pedagogia freireana (FREIRE, 1998); bem como, na perspectiva de retomada da “abordagem triangular” (BARBOSA, 2010) como base epistemológica. Para reflexões no que se refere ao ensino da prática da dança, utiliza-se Vieira (2007) e Marques (2003). Na contextualização histórico-social do tema em uma perspectiva antropológica e sociológica do corpo brasileiro, do ritmo africano e da diversidade, da materialidade desse ritmo e de suas relações, busca-se a fundamentação em Sodré (1998). Os mecanismos institucionais brasileiros que estabelecem a obrigatoriedade da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas, através da abordagem da Lei 10.639 (BRASIL, 2003). Lira Neto (2017) foi utilizado para aprofundar, na história do samba, as relações sociopolíticas e musicais que o tema trava com outras referências na história do Samba (LOPES; SIMAS, 2020). Para abordagem do contexto sociopolítico racial, nos fundamentamos em Hooks (2017). Essa base teórica nos levou à necessidade de compreensão da diáspora africana e do projeto da (de)colonização e racialização que o povo diaspórico empreende na América, através da obra de Fanon (2008). Trata-se de pesquisa qualitativa, alicerçada na pesquisa-ação por adotar uma intervenção no espaço escolar e sistematização da experiência, que aproxima o campo vivencial de uma práxis de ensino decolonial.Dissertação Escolas técnicas de dança: um olhar investigativo sobre a constituição do Centro Educacional Norte-rio-grandense de Artes(2016-07-27) Sena, Maria de Fátima Alves de; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Porpino, Karenine de Oliveira; ; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; Gadelha, Rosa Cristina Primo;A história do ensino de Dança em nível Técnico no Brasil é recente, data dos anos de 1960, sendo uma das mais antigas a Escola de Teatro e Dança do Pará. Convém ressaltar que tais escolas estão ligadas no seu início ao ideário da Escola Técnica no Brasil datado dos anos de 1900 que tinham por objetivo profissionalizar o indivíduo. A pesquisa é de natureza qualitativa descritiva sob o viés da abordagem da análise de conteúdo. Teve como objeto de estudo o Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes (CENA). Ao se utilizar dessa forma, a pesquisa, e ao adotá-la nos despimos de uma atitude apoiada em uma lógica linear racionalista. Para a produção de dados de pesquisa, alguns procedimentos foram utilizados: revisão de literatura, pesquisa documental, fontes da memória viva, entrevistas para a coleta dos dados e discussão da coleta do material. Partindo do entendimento de que as escolas técnicas de dança são locais de formação, propõe-se neste trabalho, apresentar, discutir e analisar o Curso Técnico de Dança do Estado do Rio Grande do Norte (CENA - Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes), bem como suas metas e projeto artístico/pedagógico enquanto ensino profissionalizante. Dispõe-se ainda a compreender como se constituiu a criação do CENA, com foco no contexto social, político e cultural do Estado no sentido de refletir sobre o processo de formação dos discentes no que se refere ao método ensino e aprendizagem, as concepções de dança e pedagógica do curso referendado, bem como seu projeto artístico.
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