PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21666
Navegar
Navegando PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 53
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Grupo de dança do colégio Marista de Natal: Um percurso formativo em danças Populares(2016-06-20) Garcez, Artur Martins; Vieira, Marcilio De Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; ; Araujo, Jose Savio Oliveira De; ; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; Alves, Teodora De Araujo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Jesus, Thiago Silva De Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/0073480063679881A pesquisa apresentada aqui é motivada por minhas experiências e vivências com as danças populares no Colégio Marista de Natal. A escrita se propôs, enquanto objetivo, a compreender a importância de ensinar danças populares a uma equipe de alunos do Colégio Marista de Natal, bem como refletir a partir de narrativas poéticas a construção de dois processos coreográficos criados para o Grupo de Dança Popular. A partir do objetivo proposto, questionou-se: Por que é importante ensinar a esses jovens danças populares na Educação Básica? O trabalho foi desenvolvido através de uma análise, descritiva com base em um estudo de campo. A metodologia Descritiva com Estudo de Campo pode ser uma alternativa aplicável em diferentes áreas do conhecimento e de atuação. A prática da pesquisa exige intensas relações entre pesquisadores e atores da situação-problema. A intervenção da pesquisa foi feita junto aos componentes do Grupo.de Dança Popular do Colégio Marista de Natal. Esses alunos fazem parte do 7° ano do Ensino Fundamental a 3a série do Ensino Médio. A pesquisa, dessa forma, torna-se relevante para o meio acadêmico e artístico, uma vez que os escritos sobre grupos de dança popular na escola ainda estão em construção. A contribuição que pretendo dar, especificamente, ao Ensino da Arte justifica-se pela importância de sugerir essas discussões para o âmbito escolar, considerando que a arte insere-se nesse como componente curricular que carece de uma discussão mais ampliada sobre as Artes Cênicas em especial. A pesquisa se justifica ainda por compreender que a Dança, em especial, as danças da Cultura Popular são pouco valorizadas no espaço escolar e que esta, na escola, pode ser vista como um espaço de aprendizado possibilitando uma formação em dança. Nesta dissertação, houve a descrição do !ocus do objeto de estudo e foi feita uma apreciação a partir de narrativas poéticas de dois processos coreográficos (Espetáculos), a saber: Danço Antônio Nobrega e Penso Cascudo, Danço Ariano.Dissertação A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação(2016-07-25) Morais, Pollyanna Guimaraes Da silva de; Tavares, Rogerio Junior Correia; ; http://lattes.cnpq.br/2718339024760598; ; Corso, Aline; ; http://lattes.cnpq.br/2204713619609417; Madeira, Charles Andrye Galvao; ; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389Este trabalho investiga como pode se dar o direcionamento da prática fotográfica artística a partir de sua prática cotidiana e, ainda, de que maneira essa inter-relação pode contribuir para o ensino de artes visuais nas escolas, sobretudo no ensino médio. Para tanto, serão utilizados os conceitos de selfie, imagens técnicas e da fotografia artística e comercial. Nesse sentido, propõe-se uma reflexão sobre o contexto sociocultural envolvido na prática do selfie, e ainda práticas pedagógicas que envolvam a promoção, o direcionamento e o estímulo à fruição, produção e reflexão da fotografia pensada artisticamente. Como resultado, foi produzido um blog através do qual foram promovidos desafios fotográficos; registrados os conteúdos das aulas de forma hipertextual; e divulgados os trabalhos artísticos produzidos pelos alunos durante a disciplina. Além das fotografias, os alunos produziram curtasmetragens sob o tema “Problemáticas do uso indiscriminado da autoimagem nas redes sociais”, com base em discussões em sala de aula sobre arte, mídia e sociedade.Dissertação Uma experiência em ensino de teatro com uma turma de correção de fluxo numa escola pública da cidade do Natal-RN(2016-07-27) Costa, Larisse Kaline Pereira da; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; ; http://lattes.cnpq.br/1398328090557761; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; Assunção, Luiz Carvalho de; ; Borralho, Tácito Freire;Esta pesquisa apresenta a relação entre jogos teatrais e o teatro de bonecos presente em uma prática pedagógica realizada, no ano de 2013, com uma turma de correção de fluxo escolar nas aulas do componente curricular Arte – Ensino de Teatro. Como inspiração para a execução deste projeto, foi fundamental o estudo da vida e obra do Mestre Chico Daniel e o seu Teatro João Redondo. Este trabalho pretende descrever e analisar um processo de ensino e aprendizagem por meio do Teatro, tendo como campo de pesquisa a Escola Municipal Djalma Maranhão. A Pesquisa-Ação foi a linha de pesquisa social escolhida para guiar esta análise, pois tem como foco a resolução de problemas. A proposta em análise possibilitou que a maioria dos alunos da turma do 4º ano “H” da EMDM pudesse se voltar para uma prática teatral pautada no sistema de jogos e no teatro de bonecos, como também na construção de conhecimentos acerca do teatro em geral e no teatro de títeres. Essa experiência se tornou exitosa, pois mostrou que pode, através do trabalho desenvolvido com esses educandos, colaborar com as evoluções em seus processos de ensino e aprendizagem, uma vez que se encontravam comprometidos por meio de diferentes obstáculos que assolavam essa turma.Dissertação Escolas técnicas de dança: um olhar investigativo sobre a constituição do Centro Educacional Norte-rio-grandense de Artes(2016-07-27) Sena, Maria de Fátima Alves de; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Porpino, Karenine de Oliveira; ; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; Gadelha, Rosa Cristina Primo;A história do ensino de Dança em nível Técnico no Brasil é recente, data dos anos de 1960, sendo uma das mais antigas a Escola de Teatro e Dança do Pará. Convém ressaltar que tais escolas estão ligadas no seu início ao ideário da Escola Técnica no Brasil datado dos anos de 1900 que tinham por objetivo profissionalizar o indivíduo. A pesquisa é de natureza qualitativa descritiva sob o viés da abordagem da análise de conteúdo. Teve como objeto de estudo o Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes (CENA). Ao se utilizar dessa forma, a pesquisa, e ao adotá-la nos despimos de uma atitude apoiada em uma lógica linear racionalista. Para a produção de dados de pesquisa, alguns procedimentos foram utilizados: revisão de literatura, pesquisa documental, fontes da memória viva, entrevistas para a coleta dos dados e discussão da coleta do material. Partindo do entendimento de que as escolas técnicas de dança são locais de formação, propõe-se neste trabalho, apresentar, discutir e analisar o Curso Técnico de Dança do Estado do Rio Grande do Norte (CENA - Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes), bem como suas metas e projeto artístico/pedagógico enquanto ensino profissionalizante. Dispõe-se ainda a compreender como se constituiu a criação do CENA, com foco no contexto social, político e cultural do Estado no sentido de refletir sobre o processo de formação dos discentes no que se refere ao método ensino e aprendizagem, as concepções de dança e pedagógica do curso referendado, bem como seu projeto artístico.Dissertação Pedagogia da autonomia: contribuições para uma estética teatral(2016-08-19) Alencar, Elyzangela Fernandes; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/2380902256073555; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Amorim, Rafaella Lira; ; http://lattes.cnpq.br/6086826605738139; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261A linha condutora desse trabalho refere-se a abordagem dialógica no Ensino de Teatro. O que direciona as atividades desenvolvidas na pesquisa é o crescimento duplo e partilhado na criação cênica, através de procedimentos pedagógicos que levam em consideração a autonomia. Nesse processo educador e educandos, desenvolvem-se na criação cênica, na qual é estruturada uma dramaturgia, que remete a curiosidade epistemológica, levando em consideração suas individualidades. Como primeiras conclusões percebemos que essa abordagem proporciona proximidade entre educador e educando e que pode servir como referência para outros educadores e grupos de teatro que queiram realizar essa abordagem.Dissertação Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática(2016-08-26) Gomes, Glícia Fernandes Bezerra; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; Lucena, Laurice Maria Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2208818397552941; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2781619787919218O presente trabalho refere-se à uma pesquisa sobre a aplicabilidade do método do teatro didático proposto pelos teatrólogos Augusto Boal e Bertolt Brecht, em oficinas teatrais para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Objetiva principalmente desenvolver uma investigação avaliativa dos efeitos educativos, políticos e sociais, pois esse método teatral tem a finalidade de sensibilizar, agindo como estimulante para o debate sobre os problemas sociais, gerando discussão e a problematização de questões do cotidiano, fornecendo uma maior reflexão das relações de poder, através das subjetividades existentes entre opressor e oprimido.Dissertação Teatro Folia: descrição de um processo artístico-educacional(2016-08-26) Pereira Neto, Antonio Gomes; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/9596533787708432; Lucena, Laurice Maria Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2208818397552941; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2781619787919218A dissertação investiga o Teatro Dramático Popular e seus elementos pedagógicos agregados à prática da atividade artística na escola e descreve um processo de ensino-aprendizagem através do Teatro de Cultura Popular. As propostas de atividades são direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental II, para serem aplicadas em sala de aula, junto as técnicas e os procedimentos que facilitarão o aprendizado e a formação artística do aluno. Vários pesquisadores e teóricos possibilitaram uma base teórica à pesquisa do Teatro de Cultura Popular na escola como: Viola Spolin, Ana Mae Barbosa, Flávio Desgranges, Richard Courtney, Ricardo Japiassu, Altimar Pimentel, Hermilo Borba Filho, Lourdes Ramalho. A teoria dará suporte à construção concreta de informações e procedimentos através do ensino de Teatro a partir das raízes do Teatro Dramático Popular. Os alunos foram avaliados de acordo com cada etapa do processo, salientando que, a cada jornada haverá procedimentos avaliativos diferenciados, entre as jornadas de aprendizagem estão: As brincadeiras e atividades lúdicas, Jogos dramáticos, Exercícios teatrais e Jogos de improvisação, possibilitando a interrelação dos alunos, sua formação estética e artística e o estudo das técnicas da improvisação teatral dos brincantes populares interconectados ao fazer teatral. Com caráter pedagógico, as atividades propõem uma reflexividade sobre as artes e a aquisição do educando ao Teatro de Cultura Popular, sendo as atividades, contextualizas ao seu cotidiano, tendo como ponto de partida a fruição do saber.Dissertação O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro(2016-08-26) Vasconcelos, Cláudio Rocha; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/3614837596500618; Lucena, Laurice Maria Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2208818397552941; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2781619787919218Esta dissertação apresenta uma descrição densa que tem como finalidade de realizar uma análise sobre a prática de ensino de teatro desenvolvida pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO), em projetos de formação de agentes multiplicadores do método do Teatro do Oprimido (TO). Nele, foi dado um recorte específico, analisando o método utilizado pelo CTO para introduzir o conceito de cenografia e a função dela em um espetáculo de Teatro Fórum. Para tanto foi feita uma descrição do método de trabalho e uma análise das etapas de aplicação das técnicas em busca de constatações quanto a eficiência do método de trabalho proposto pelo CTO como uma colaboração ao ensino de teatro. O estudo toma como ponto de partida um jogo específico utilizado pelo CTO durante a realização de suas oficinas, “o grande jogo do poder”, e observa nele o potencial das técnicas propostas pelo como uma forma de desenvolver um trabalho pedagógico em arte de maneira dialógica, lúdica e eficiente.Dissertação O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola(2016-09-05) Damasceno, João Maria dos Santos; Tavares, Rogério Júnior Correia; ; ; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Bezerra, Maura Costa;Esta investigação compreende a importância do espaço de atuação do professor para o processo de ensino e aprendizagem de arte na sala de aula. Traz depoimentos de professores e artistas que ressaltam o ateliê de arte como espaço imprescindível para a produção artística. Toma-se como eixos norteadores desta discussão exemplos de propostas pedagógicas como a Escola da Ponte, Pedagogia de Reggio Emília e as Técnicas Freinet, as quais fundamentam-se em ideias que, epistemologicamente, se contrapõem aos modelos tradicionais, tornando-se inovadoras e merecedoras de atenção para possíveis reflexões sobre a situação educacional brasileira atual, principalmente no tocante ao ensino de Arte em escolas públicas. O trabalho faz referência a alguns artistas atuantes no Rio Grande do Norte que enfatizam a importância do ateliê de arte como lugar de produção de conhecimento. Verifica-se também a opinião de alguns alunos do ensino médio sobre o que os mesmos pensam a respeito do espaço que utilizam na escola para a disciplina de Artes Visuais. Parte-se da hipótese de que o espaço de produção artística torna-se um importante articulador no processo de desenvolvimento para o trabalho de alunos numa escola. Sendo, portanto, um recurso significativo no amparo aos objetivos da disciplina. As discussões problematizadas refletiram sobre os parâmetros e critérios educacionais atuais, os quais indicam o quanto a influência da estrutura física e dos ambientes podem ser determinantes para o ensino-aprendizagem. Também colaboraram para uma proposta de ateliê de arte explicitada no último capítulo.Dissertação Os saberes das artes visuais na educação infantil: o olhar de uma professora numa Escola Pública Municipal de Natal/RN(2016-12-26) Maranhão, Dominique Cristina Souza de Sena; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; ; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Pontes, Gilvania Mauricio Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/2536072255193237; Silva, Andrea Jane da; ; http://lattes.cnpq.br/3449646815267434A presente dissertação refere-se à pesquisa de mestrado profissional no ensino de Artes/UFRN, tratando dos saberes dos professores no ensino de Artes Visuais na Educação Infantil numa instituição pública do município de Natal. Assim sendo, definimos como objetivo desta pesquisa analisar como ocorre o ensino de Artes Visuais numa instituição pública de Educação Infantil pela entrevista da professora, bem como refletir, a partir da observação da sala de aula, como tal ensino é agenciado. O trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa da Pesquisa Educacional, a metodologia aplicada é um estudo de caso e tem como procedimentos de construção dos dados a entrevista semiestruturada e a observação participativa. O campo empírico foi constituído numa escola da região metropolitana de Natal/RN e o sujeito da pesquisa é uma professora que atua como titular na turma do nível 2, com crianças entre 3 a 4 anos de idade, e possui 8 anos de prática docente. Da análise dos dados, fundamentada pela metodologia estudo de caso, emergiram três temas: Educação Infantil, Artes Visuais e saberes docentes. Caracterizamos o ensino de Artes Visuais na Educação Infantil tendo com fundamento as concepções explicitadas na narrativa e na prática da professora investigada; identificar as concepções sobre Artes Visuais na Educação Infantil da professora; e analisar os saberes docentes da professora acerca do ensino das Artes Visuais. A carência dos saberes dos professores da Educação Infantil da instituição da rede pública do município de Natal acerca da linguagem das Artes Visuais demonstra que é importante o acesso, o estudo, a pesquisa, a formação em Arte para que tenham conhecimento da relevância dela como área de conhecimento. A necessidade de formação continuada e profissional dos professores em Artes Visuais, como cursos de pós-graduação e extensão, com enfoque na docência em Artes, é um grande estímulo e avanço para os professores e para a melhoria das aulas de Arte como formação cultural. Sendo assim, o professor pode ter a teoria, o conhecimento e adequar à sua prática pedagógica. É preciso ter um olhar atento para esse trabalho com Artes Visuais na Educação Infantil nas escolas, repensar a importância dessa linguagem, a formação do professor, uma prática significativa, valorizando a criatividade, o desenvolvimento infantil e o potencial das crianças. A pesquisa realizada, junto aos autores e à professora, ratifica a nossa compreensão de que a necessidade de formação dos professores pedagogos pode estar relacionada a lacunas da formação inicial e continuada.Dissertação Arte do patrimônio campinense: mediação do ensino de arte por meio de projeto(2017-02-20) Oliveira, Illian Narayama Rocha; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; ; http://lattes.cnpq.br/1259519940225066; Silva, Andrea Jane da; ; http://lattes.cnpq.br/3449646815267434; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052Esta pesquisa apresenta uma análise reflexiva sobre o ensino de Arte a partir de uma experiência vivenciada de intervenção nas aulas de Arte, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada no município de Campina Grande na Paraíba. A partir do depoimento de alguns alunos desta escola sobre inquietações e desmotivações nas aulas de Arte, foi desenvolvida a proposta de ensino por projeto com uma das turmas da escola, a fins de sanar os problemas citados pelos alunos. Foi escolhido este método de ensino por ser uma nova proposta de aula dentro da escola e que permitiu variadas ações com a turma do 1° ano G no ano de 2012. Para tanto foi fundamental recorrer ao estudo sobre o ensino através de projeto, em que consiste essa prática, com quem e quando surge as ideias desse tipo de ensino, através do conhecimento dos educadores mais referenciados nesse tipo de proposta, Willian Kilpatrick e Fernando Hernández. Foi escolhido o tema eixo a ser trabalhado no projeto a partir de conversas com a turma envolvida, sendo em torno da Educação Patrimonial, que acarretou numa análise mais coesa dentro da ideia do ensino por projeto, pois foi a partir desse tipo de proposta de ensino que possibilitou chegar aos resultados refletidos nessa pesquisa, e contribuindo para a discussão do entendimento do processo educacional como mediação entre patrimônio cultural, ensino e a escola; e a escola como patrimônio. A pesquisa-Ação foi a linha de pesquisa elegida para a análise desse processo, por ter como foco a resolução de problemas e participação ativa do pesquisador. Com esta pesquisa, possibilitou perceber que o uso da proposta de ensino por projeto apesar das dificuldades encontradas no ensino público, é possível, e trabalhar temas que envolve a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade a partia das aulas de Arte.Dissertação Lugar de circo é na escola: o estudo da palhaçaria em experiência artística pedagógica(2018-07-20) Leite, Emanuel Alves; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Guaraldo, Lais; ; Deheinzelin, Monique; ; Ciotti, Naira Neide;Esta dissertação diz respeito à pesquisa denominada “Lugar de Circo é na Escola: O Estudo da Palhaçaria em Experiência Artística Pedagógica”. Tem como objeto de pesquisa o estudo do circo e da palhaçaria na Educação Básica de ensino, a partir da análise do relato de experiência do projeto artístico/pedagógico “Lugar de Circo é na Escola”, buscando ampliar a discussão do conteúdo “circo e palhaço” em sala de aula. Enquanto palhaço/professor/pesquisador, passei a refletir sobre como construir um percurso artístico/pedagógico sistematizado para os estudos do circo e do palhaço em turmas do ensino fundamental nas séries finais da Escola Maria de Lourdes Bezerra, no município de Macau/RN, culminando no desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola”, que se tornou objeto de análise e reflexão desta pesquisa dissertativa. A pesquisa se desenvolveu a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar circo e palhaço na escola? Qual o potencial de uma ação como essa no contexto escolar? É possível ensinar a ser palhaço? Que possibilidades metodológicas podem ser utilizadas para a aprendizagem da palhaçaria na escola? Para responder às questões citadas, a pesquisa ancora sua escrita na análise qualitativa, tendo como método a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Buscando compreender como se deu o desenvolvimento, o envolvimento dos participantes e os desdobramentos do projeto artístico/pedagógico já citado, bem como descrever e analisar o percurso pedagógico e metodológico proposto pelo docente para um estudo teórico/prático do circo e da palhaçaria, as reflexões em torno da pesquisa se constroem e ampliam-se a partir da relação estabelecida entre o desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola” na construção da identidade dos palhaços (alunos) durante o projeto intercruzado aos estudos da história do circo e da palhaçaria no Brasil e no mundo, além de apontar desdobramentos dessa ação no ambiente escolar e fora dele. Para nossos estudos e desenvolvimento dessa escrita, dialogamos com os seguintes autores: naquilo que diz respeito à compreensão histórica do circo e da palhaçaria no Brasil e no mundo, além de práticas vivenciais ligadas ao tema dessa dissertação, a exemplo referenciamos Bolognesi (2003), Thebas (2005), Burnier (2001), Lecoq (2010); sobre a Arte, o diálogo se deu com Barbosa (1991) e Desgranges (2003), tudo isso para entender a pedagogia por mim utilizada no desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo e na Escola”. Assim, os autores citados dão base para a costura dos retalhos de nossa empreitada pedagógica.Dissertação Luz, câmera, ação: uma experiência com o cinema no ensino de artes na escola(2018-07-30) Coringa, Ricardo Nunes; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Petry, Arlete dos Santos; ; Lima Neto, Avelino Aldo de;O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. O estabelecimento de parâmetros que definam a relevância do cinema como arte e forma de alfabetização visual foi abordado de forma sistemática durante a escrita dissertativa em questão, além de ser salientada aqui a importância do cinema nas práticas pedagógicas, já que o mesmo vem sendo um fomentador de conhecimento em sala de aula há décadas. A experimentação envolvendo a arte fílmica e a escola no caso do projeto Luz, câmera, ação: o cinema na escola, que serviu de norte para essa escrita, deu-se por meio da vivência em sala de aula com a produção e experimentação em cinema, por meio de análises críticas, assim como compreensão da construção poética e técnica de um filme. A pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a experiência vivenciada em sala de aula com a produção de curtas-metragens a partir da utilização do uso do celular, bem como compreender como se deu o processo de aprendizagem visual no componente curricular Arte a partir de tal experiência. A pesquisa que deu origem a esta dissertação pautou-se nas seguintes questões de estudo: Quais são as potencialidades pedagógicas do cinema em sala de aula? É possível uma produção cinematográfica de curtas-metragens no espaço escolar utilizando-se de um aparelho celular? Há condições de uma alfabetização visual a partir do cinema na escola? A metodologia que embasa esse estudo é de natureza qualitativa descritiva sob o viés da pesquisa ação. São três os capítulos contidos neste estudo, são os mesmos denominados de “Luz”, “Câmera”, “Ação”, culminando com as considerações finais, nomeadas de “Desfecho” e as referências, chamadas de “Personagens”. O primeiro capítulo nomeado de “Luz” aborda parte da história do cinema e da própria arte fílmica (imagem) como instrumento de alfabetização (ROSSI, 2009), assim como traz também uma reflexão sobre o apreciar, o contextualizar e o fazer da Abordagem Triangular proposta por Barbosa (2009) em consonância com a escrita de Duarte (2009) e Napolitano (2015) no que tange a tríade citada buscando assim discorrer sobre as formas e possibilidades do cinema na educação Já o capítulo seguinte da dissertação que foi denominado de “Câmera” traz um relato de experiência envolvendo a importância do cinema como instrumento pedagógico e sua experiência exitosa em sala de aula, bem como também salienta a produção cinematográfica desenvolvida pelos discentes envolvidos, buscando assim uma descrição fílmica das principais cenas dos curtas-metragens selecionados, sendo as mesmas descritas de forma didática e sucinta, havendo dessa maneira ganho na compreensão das ideias essenciais e formadoras dos filmes, que passaram por quatro etapas dentro do projeto “Luz, câmera, ação: O cinema na escola”. As etapas descritas serão mais bem explicadas no decorrer desse segundo capítulo. O capítulo três foi denominado de “Ação” e analisa a produção dos curtas descritos no capítulo anterior. Antecedendo os capítulos tem-se uma introdução intitulada de “Com quantas tomadas se faz o cinema? ” E sucedendo-os as considerações finais chamada de “Desfecho” e as referências nominadas de “Personagens”.Dissertação Desenho nos anos finais do ensino fundamental(2018-08-09) Hissett, Márcia Le Sénéchal; Guaraldo, Lais; ; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Rupp, Bettina; ; Bezerra, Adeilza Gomes da Silva;Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a experiência do ensino e aprendizagem do desenho, área de conhecimento pertinente ao universo das artes visuais, nos anos finais do Ensino Fundamental e, consequentemente, sobre as ações educativas realizadas com este fim em duas escolas municipais da Grande Natal/RN. O objetivo geral da pesquisa estava voltado para o processo de tal experiência como promotora de desenvolvimento integral dos estudantes, com ênfase no papel do desenho no desenvolvimento cognitivo. A pesquisa empenhou-se em rever a função do desenho para a formação dos jovens estudantes envolvidos. Foram duas experiências distintas: na Vila de Ponta Negra, Natal e em Parnamirim/RN, que associaram a metodologia que íamos propondo com práticas dentro e fora da escola. Trata-se de pesquisa qualitativa que se debruçou sobre as interações entre mediador e estudantes para entender como promover internalizações sobre os meios reais e virtuais de construir, criar e se expressar com grafismos, motivando a continuidade nos estudos e ajudando em escolhas profissionais, auxiliando em diferentes momentos da vida. Por esta intercomunicação e intersubjetividade, trata-se de pesquisa-ação participante que permitiu a criação de um método de contextualização para cada experiência, confirmando assim, de forma aberta, a renovação da abordagem a cada oportunidade, mesmo sendo o tema milenar e os conceitos e elementos da linguagem tão conhecido por aqueles que a ele se dedicam. O estudo mostrou como o desenho pode contribuir de maneira abrangente para a organização do pensamento, para a aquisição de habilidades organizacionais, projetivas, criativas e expressivas, elevando o potencial de síntese e resolução de problemas por parte dos estudantes. Por tudo isto, defende-se aqui que o desenho é indispensável para o desenvolvimento global do ser humano e por razões profundas não pode ser deixado de lado ou abordado como recurso didático secundário.Dissertação A leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará(2018-08-31) Silva, Fábio Tavares da; Tavares, Rogerio Júnior Correia; ; ; Corso, Aline; ; Pfutzenreuter, Edson do Prado; ; Andruchak, Marcos Alberto;Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Histórias em Quadrinhos – HQs e suas possibilidades de uso no ensino de Arte do ensino médio. Para tal, realizou-se além de um levantamento e análise bibliográfica o planejamento e execução de duas ações com o ensino e aprendizagem de Quadrinhos na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra – Barbalha/Ceará. Foi realizada uma oficina intitulada “Leitura e Produção de História em Quadrinhos na Escola” e também um conjunto de aulas durante um bimestre letivo em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Para a fundamentação teórica e planejamento das experiências tomamos como referência os estudos de Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) e João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) dentre outros autores que se dedicam ao ensino de artes, quadrinhos na educação e quadrinhos no ensino de artes respectivamente. Nas experiências buscou-se, primeiramente, aproximar os participantes das HQs, estimulando-os a desenvolverem sua capacidade de leitura de imagens, através da identificação e compreensão dos principais elementos que compõem a linguagem visual e da linguagem dos quadrinhos em particular. Contextualizou-se a história das HQs e foram discutidos e experimentados diferentes modos de produção de quadrinhos, culminando com a produção de narrativas visuais pelos participantes. As aulas de arte em uma turma regular tiveram os quadrinhos como conteúdo e objeto de ensino e aprendizagem buscando uma prática que superasse o uso dos quadrinhos apenas como ferramenta didática. Conclui-se com esse estudo, que ainda se faz necessário consolidar o entendimento dos quadrinhos como Arte e de seu lugar legítimo como um dos conteúdos do ensino da Arte. Nesse sentido, esse trabalho colabora para a constituição e consolidação de um modo de ver as HQ para além de simples entretenimento, mas também como instrumento de ensino e aprendizagem de Arte, bem como um conteúdo legítimo a ser apreendido nas aulas de Artes do ensino médio.Dissertação Tá na aula, tá no face: a utilização do Facebook como recurso pedagógico no ensino de Artes Visuais na escola(2018-08-31) Mattos, Diva Perla Peixoto de; Tavares, Rogerio Júnior Correia; ; ; Corso, Aline; ; Pfutzenreuter, Edson do Prado; ; Andruchak, Marcos Alberto;As redes sociais estão presentes no dia a dia da população urbana mundial, conectando pessoas com interesses em comum de forma interativa, sendo um dos motivos que levou o Facebook a tornar-se a rede social digital mais utilizada da atualidade. Apresentando, em sua plataforma, recursos e ferramentas que, aliadas à prática educacional, possibilitam um ensino e uma aprendizagem interativa e colaborativa, o presente trabalho tem como objetivo identificar os potenciais pedagógicos da referida rede, utilizada como recurso metodológico na disciplina de Arte, com os alunos do 6º ao 9º da Escola Municipal Gregório Bezerra, situada na cidade de Olinda, em Pernambuco. Busca apresentar o conjunto de atividades realizadas a partir de conteúdos online no grupo fechado “Tá na Aula, Tá no Face!”, analisando suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento artístico possibilitando a construção de conhecimento dos estudantes de forma não tradicional. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sob o viés da pesquisa-ação participante utilizando a Teoria Fundamentada para a análise dos dados coletados. A partir do relato sobre a criação da internet, do desenvolvimento da sociedade em rede, das comunidades virtuais e das redes sociais, construímos um percurso que nos leva às suas influências na educação. Considerando que essas redes de conexões transformaram o comportamento das pessoas em relação umas as outras, cabe a escola e ao professor acompanhar essas mudanças, pois faz parte do processo educativo de todo cidadão.Dissertação A arte indígena para além dos clichês: por novas abordagens nas aulas de arte(2018-09-19) Nóbrega, Rafaela Farias; Guaraldo, Lais; ; ; Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; ; Rupp, Bettina; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Thome, Renata Viana de Barros;Esta dissertação teve como objetivo contribuir para o exercício de práticas pedagógicas relacionadas com a temática da arte indígena comprometidas com fontes científicas. Para isso, foram analisados os livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina de Artes. A partir da análise da qualidade da informação contida nos livros, levando em consideração a realidade da produção artística e das condições de vida dos povos indígenas, foram propostas atividades que explorassem as Artes visuais a partir da estética visual indígena. A prática resultante desse processo não visava ser apenas uma organização da temática indígena nas aulas de artes, mas uma forma de procedimento pautada em informações científicas sobre as realidades dos povos indígenas, de forma a contribuir para uma melhor compreensão de sua arte quando aplicada à sua cultura.Dissertação A valorização do patrimônio estético de raiz africana na sala de aula: contribuições do acervo do Museu Afro Brasil(2018-10-29) Leite, Gabrielle Maria de Souza; Guaraldo, Lais; ; ; Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Thome, Renata Viana de Barros;Este presente trabalho tem como objetivo contribuir para a efetiva implementação da lei 10.639/03 no ensino das Artes Visuais através do estudo do patrimônio africano no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como objetivo conhecer e analisar o patrimônio físico e digital do Museu Afro Brasil e as ações pedagógicas desenvolvidas pela instituição com o intuito de investigar as contribuições oferecidas por essa instituição para a formulação de proposições pedagógicas em Artes Visuais que possam contribuir para as relações étnico-raciais na escola que possam colaborar para as relações étnicas-raciais na pratica educativa. Tendo como objetivo a ampliação do conhecimento a respeito do patrimônio estético de matriz africana, foram realizadas uma série de visitas ao Museu Afro Brasil no mês de março e abril de 2018, com a intenção de conhecer o acervo e as ações educativas e de formação ali realizadas. Nos resultados analisados constatamos que o museu oferece uma didática acessível, com material de apoio para professores por meio do acervo digital e também através da participação nas ações pedagógicas, constamos também novas abordagens para a contextualização das temáticas “Ancestralidade”, “Identidade” e o “Feminino”. A análise dos aspectos expositivos do acervo permanente focou na contribuição que o acervo pode fornecer para a o aprimoramento da abordagem do tema na escola. Os principais referenciais teóricos utilizados na análise das temáticas abordadas foram Munanga (1999), Barbosa (2008), Sousa (2009), Fonseca (2017), Hernandéz (2000).Dissertação Morfologias da Moda: ensaios analíticos do estilo gráfico da figura de moda e possíveis contribuições ao ensino de artes(2018-12-17) Fonseca, Paulo Honório da Costa; Salles, Nara Graça; ; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Felipe, Maria Gorete; ; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de;A dissertação objetiva investigar a presença do estilo visual no desenho e na ilustração do estudante e do profissional que trabalha ou trabalhará diretamente com a expressão gráfica da figura humana aplicada a moda e as formas que esses conteúdos são abordados nos diferentes níveis do ensino de arte. A necessidade de se catalogar o mundo como autêntico veículo de conhecimento da verdade, é uma característica inerente à própria capacidade de raciocínio. Mesmo por trás do estudo de matérias tão subjetivas como a história, a estética e a teoria das artes, o pensamento lógico-analítico se faz necessário para o desenvolvimento e melhor entendimento de seus conteúdos específicos. Através da análise e da comparação das diferentes categorias, correntes ou escolas de estilos básicos, torna-se possível um melhor entendimento dos múltiplos perfis, neles encontrados, mesmo que estes aparentemente soem por vezes com uma certa incoerência, pois dependem das influências externas individuais e peculiares de cada um, bem como os meios utilizados. Nas artes visuais, o estilo é a síntese última de todas as forças e fatores, a unificação, a integração de numerosas decisões e graus. No primeiro nível, está a eleição do meio e a influência deste meio sobre a forma e o conteúdo. Temos depois o propósito, a razão pela qual algo foi feito: para a sobrevivência, para a comunicação ou para a expressão pessoal. A realização atual apresenta uma série de opções: a busca de decisões compositivas mediante a eleição de elementos e o reconhecimento do caráter elementar; a manipulação dos elementos através da eleição de técnicas apropriadas. O resultado final é uma expressão individual, muito embora em algumas vezes se apresente como coletiva; dirigida por todos à maior parte dos fatores mencionados, mas incluída principal e profundamente pelo que está ocorrendo no entorno social, físico, político e psicológico, espaços que são cruciais para tudo que fazemos ou expressamos visualmente. Investigo qual é a influência perceptiva das forças exteriores sobre a realização de qualquer classe de objetos visuais e sobre a expressão de ideias. Assim sendo deve-se levar em conta as condições fisiológicas e as condições sociais, e ainda a conduta de grupo; pois estes aspectos também exercem uma enorme influência sobre a percepção e a expressão. A política, a economia, o meio ambiente e os esquemas sociais criam, juntos uma psicologia de grupo. Estas mesmas forças, que dão lugar a linguagens individuais no uso verbal, se combinam no modo visual para criar um estilo comum de expressão. Seguindo esses conceitos, propomos uma maneira de classificação do estilo visual da figura para a moda, não enfatizando a grafia no estilo da roupa em si, mas sem desprezá-la, já que a mesma está inserida dentro da trilogia modaestilo-arte e suas formas distintas de apresentação; fazendo parte do reflexo de seu tempo e de sua sociedade, bem como o estilo visual aplicado à figura de moda e os fins aos quais ela se destina, e não ao projeto ou design, dentro das diferentes profissões que requerem seu uso. Enfoco neste estudo aspectos da expressão gráfica na moda e sua presença e uso no ensino da moda nos diferentes níveis da educação, através das artes visuais, verificando os meios (secos ou líquidos), a saber desenho ou pintura, pelo uso das ferramentas que se utilizam para tal, variados materiais, incluindo os naturais/locais em técnicas mistas. Riscadores, recortados, construídos, colados ou virtuais também como itens relevantes.Dissertação Diálogos possíveis entre a encenação o som que se faz debaixo d'água do grupo cores teatro da UFRN e a concepção pedagógica da encenação estrela(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-03-26) Brito, Lina Izabel Sena de; Vieira, Marcílio de Souza; ; ; Sales, Jonas de Lima; ; Campos, Marineide Furtado;O presente trabalho analisa parte da criação da encenação O som que se faz debaixo d’água do Cores Teatro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, metodologicamente numa perspectiva fenomenológica de Maurice Merleu-Ponty, aliada ao pensamento teatral de Antonin Artaud que condiciona o teatro à vida. Ainda alia-se a esta investigação, um diálogo das possibilidades pedagógicas de criação da encenação Estrela construída em sala de aula, com alunos do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Celso Monteiro Furtado, na cidade de João Pessoa na Paraíba. De acordo com estes referenciais é possível compreender o corpo como expressividade das vivências perceptivas de si e do outro numa criação de teatro e na vida.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »