PPGPSI - Doutorado em Psicologia
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Tese A formação inicial de professores de matemática: significações de docentes do ensino superior acerca da matemática e da educação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Oliveira, Aléxia Thamy Gomes de; Campos, Herculano Ricardo; http://lattes.cnpq.br/3896628029641662; https://orcid.org/0000-0003-3185-2372; http://lattes.cnpq.br/6262218280057274; Kranz, Cláudia Rosana; Lima, Cárita Portilho de; Soares, Júlio Ribeiro; Menezes, Marcus Bessa deEste estudo fundamenta-se na Psicologia Histórico-Cultural, focando-se nas relações entre significados e sentidos no processo formativo de professores de matemática e teve como objetivo analisar, de forma dialética, as significações construídas pelos professores universitários dos cursos de licenciatura em Matemática, acerca da Matemática e da Educação, considerando as contradições e o movimento de transformação entre esses campos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes de duas Instituições de Ensino Superior (uma no Nordeste e outra no Sudeste do Brasil). As entrevistas possibilitaram acessar o empírico aparente que se expressou por meio dos discursos registrados e os dados foram analisados a partir da ferramenta de Núcleos de Significação, de Aguiar e Ozella. Os resultados indicam que as significações sobre Matemática e sobre Educação dos professores participantes carregam sentidos e significados de sua escolarização básica e da relação construída principalmente com professores que tiveram como referência ao longo de sua formação, sendo fortalecidas em seus processos formativos em Educação Matemática, no âmbito do ensino e da pesquisa. As significações construídas ao longo do processo formativo, que culminam nos sentidos e significados presentes nos cursos de graduação, podem contribuir para uma formação docente mais comprometida com a realidade objetiva e menos alienada. Tais resultados apontam para a importância da Educação Matemática na formação de professores, assim como para a relevância da qualidade da mediação no processo educacional. Embora os participantes desta pesquisa tenham apresentado falas que buscam articular a Matemática e a Educação, assim como considerarem a Matemática uma ferramenta humana, os desafios dessa articulação ainda apontam para estruturas universitárias engessadas, representativas de dinâmicas formativas que priorizam o número de concluintes em detrimento da qualidade de sua formação, considerando o projeto hegemônico de universidade brasileira que tem sido construído ao longo dos anos. Assim, cabe às instituições formadoras contribuir para a construção dialética de significações sobre Matemática e Educação, fortalecendo a Educação Matemática e a reconhecendo como essencial na formação de professores, de modo a possibilitar novos horizontes para a aprendizagem matemática no Brasil.Tese Abordagem clínica da mobilização de competências na atividade de trabalho do docente/gestor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-09) Santos, Raquel Alves; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; https://orcid.org/0000-0002-2798-3727; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; http://lattes.cnpq.br/9917631760502530; Pujol, Andréa; Alves Filho, Antônio; Araújo, José Newton Garcia de; Torres, Tatiana de LucenaO presente estudo teve como objetivo analisar e problematizar os processos de desenvolvimento, precarização e mobilização das competências na atividade do docente/gestor na gestão pública universitária. Os operadores teóricos foram propostos a partir da integração entre referenciais da psicologia do trabalho e da psicologia histórico-cultural preconizados pela Clínica da Atividade e ancorados no debate sobre competências humanas, a partir de abordagem francófona. Tendo esse objetivo como porto de partida, foi possível recuperar e contribuir para o adensamento do debate teórico a respeito da noção de competência no contexto da psicologia do trabalho, partindo-se de uma visão individualista à perspectiva histórico-cultural, em que o desafio, num panorama de precarização social que o modelo da competência se propõe a enfrentar, foi o de ultrapassar a “lógica do posto de trabalho”. Do ponto de vista do método, realizamos três estudos com foco na análise das intervenções realizadas pela UFRN para a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal e na análise da atividade do docente/gestor a partir de entrevistas (semiestruturadas e de instrução ao sósia), aplicação de questionário e observação participante. Para tanto, delimitamos as atividades dos chefes de departamento como função de gestão definida para participar da pesquisa e utilizamos a coanálise da atividade para interpretar os dados encontrados. Para isso, adotamos a pesquisa intervenção com 26 chefes de departamento da UFRN e 25 da Universidade Nacional de Córdoba (UNC)-Argentina, durante o período do doutorado sanduíche realizado neste país. Os resultados do primeiro estudo apontaram que: 1) os elementos que formam a atividade de gestão estão inscritos na tradição do ofício profissional (métier) docente, caracterizados pela ação do docente estando gestor; 2) a existência de uma falsa tríade (ensino-pesquisa-extensão), embasando o trabalho docente no contexto universitário brasileiro, mesmo que a atividade de gestão esteja caracterizada como uma das dimensões do trabalho docente, estabelecendo, então, uma “tétrade” (ensino-pesquisaextensão-gestão); 3) a relação entre o prescrito e o real estabeleceu, no gênero profissional, a força exercida pelas atividades pertencentes à docência, porém com a especificidade de estar afiliado às atividades de gestão, caracterizadas por “obrigações” compartilhadas pelos/as chefes de departamento, regularmente, mesmo diante dos obstáculos e da organização prescrita do trabalho. e 4) o triplo papel e a configuração de multiatividade na tétrade do trabalho do/a chefede departamento. No segundo estudo buscou-se avaliar a interrelação existente entre a dimensão da atividade, interlocuções com o gênero profissional e saúde e trabalho. Este estudo permitiu compreender que a atividade de gestão se mostra como um artefato ou um dispositivo de mobilização subjetiva de afirmação da saúde/mal estar no trabalho, aqui compreendida como vinculada não somente a um projeto solitário de gestão, mas a uma ação concatenada, compartilhada, inscrita dentro de um mesmo gênero profissional de docentes e presentificada nesse modo de gerenciar tão peculiar. Por fim, no terceiro estudo, emergiu uma dialética entre a atividade e o ofício, demonstrada a partir da percepção de que as atividades dialógicas produzidas na instrução ao sósia retratavam ações familiares no exercício da função de chefia, contudo destituídas de uma referência a um coletivo de trabalho que funcionasse na atividade de gestão. Estamos nos referindo a uma provável fragilidade do gênero profissional, uma vez que isso implica a constituição das possibilidades de ação, implica um espaço comum, para além das estratégias individualizadas. Nesse sentido, esta dificuldade para construir ou manter um gênero profissional conduz a um empobrecimento do trabalho e ao sofrimento psicológico, situações que podem levar a ineficácia no trabalho e a sua precarização.Tese Aborto: um fenômeno sem lugar – uma experiência de plantão psicológico a mulheres em situação de abortamento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-27) Rebouças, Melina Séfora Souza; Dutra, Elza Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/8735914852611176; ; http://lattes.cnpq.br/4063229908259946; Silva, Geórgia Sibele Nogueira da; ; http://lattes.cnpq.br/1062059652170019; Azevedo, George Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de; ; http://lattes.cnpq.br/6262781863415292; Morato, Henriette Togneti Penha;O presente estudo discorre sobre a experiência de um serviço de plantão psicológico na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), na cidade de Natal, e apresenta como objetivo principal investigar os limites e as possibilidades dessa prática, ao oferecer atendimento para mulheres em situação de abortamento. O Ministério da Saúde considera o aborto um grave problema de saúde pública no Brasil e reconhece as repercussões que este provoca na vida pessoal e familiar das mulheres, principalmente as jovens, em plena idade produtiva e reprodutiva, que, se não forem amparadas, podem sofrer graves sequelas físicas e psicológicas. Esta pesquisa insere-se no campo das práticas psicológicas em instituição, as quais visam oferecer, por meio de modalidades diversas, entre elas o plantão psicológico, uma atenção psicológica nas instituições. A atenção refere-se ao acolhimento daquele que sofre no momento da crise e nos mais diversos contextos onde se faça presente uma demanda. Os sentidos dessa experiência foram analisados à luz da hermenêutica heideggeriana, que busca um determinado aspecto da realidade que se pretende conhecer/compreender, acompanhando o próprio movimento do homem em sua existência. Elegeram-se a cartografia e o diário de bordo escrito na forma de narrativa como recursos que possibilitam uma aproximação da experiência cotidiana. O plantão foi realizado no setor de curetagem da MEJC, no período de março de 2013 a fevereiro de 2014, todas as terças e quintas, das 9h às 12h. A trama existencial destecida nessa experiência revelou algumas possibilidades e limites da prática do plantão no contexto estudado. Entre as possibilidades, o plantão favoreceu às mulheres em situação de abortamento a produção de novos sentidos, como: perceber a necessidade de retomar o cuidado de si; ver no encaminhamento para a psicoterapia uma possibilidade de lidar com a perda vivenciada ou com outras questões de suas vidas; ampliar suas possibilidades de escolha; repensar sua vida sexual e reprodutiva; e rever suas relações afetivas e seus projetos de vida. O plantão apresentou-se como um dispositivo de cuidado em saúde ao sensibilizar as mulheres a buscarem as condições necessárias para cuidar de sua saúde e a questionarem o que naquele ambiente era encarado como natural. O plantão revelou-se como uma prática condizente com as demandas da saúde pública ao criar/inventar modos de atender às necessidades das mulheres. Além disso, promoveu uma abertura no horizonte técnico das mulheres, o que foi visto a partir do aparecimento de questões para além da saúde física. Quanto aos limites, algumas demandas extrapolaram o serviço de plantão e exigiram encaminhamento para acompanhamento psicológico e outros serviços especializados. O plantão não conseguiu abarcar a totalidade das demandas existentes no setor e não sensibilizou a equipe de saúde em relação à sua procura e a uma mudança de postura para além do saber técnico. Porém, embora não tenha realizado mudanças concretas nesse contexto, denunciou suas principais dificuldades, como o despreparo da equipe de saúde em lidar com o aborto para além dos procedimentos técnicos e a precariedade da infraestrutura e dos serviços oferecidos. Por fim, o plantão representou uma morada para as mulheres em situação de abortamento, permitindo que o seu sofrimento tivesse um lugar.Tese A ação do psicólogo na assistência social: interiorização da profissão e combate a pobreza(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-27) Dantas, Cândida Maria Bezerra; Oliveira, Isabel Maria Farias Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/6077243255728600; ; http://lattes.cnpq.br/8181024208435709; Dimenstein, Magda Diniz Bezerra; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763508E6; Oliveira, Iris Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701351Z3; Macedo, João Paulo Sales; ; http://lattes.cnpq.br/6624843385034057; Ximenes, Veronica Morais; ; http://lattes.cnpq.br/9185040042652952A pobreza, como uma das manifestações da questão social , é elemento constitutivo do padrão de desenvolvimento capitalista, extremamente desigual, em que convivem acumulação e miséria. Nas últimas décadas, sob a égide do ideário neoliberal, verifica-se um incremento em políticas de combate à pobreza no Brasil, de caráter focalizado e compensatório, tanto por meio de ações diretas de transferência de renda, quanto pelo fortalecimento de serviços e programas voltados às populações pobres, com a estruturação do Sistema Único de Assistência Social, hierarquizado em Proteção Social Básica e Especial. A participação do psicólogo nas equipes profissionais do CRAS constitui um importante elemento para a discussão da inserção desse profissional no campo das políticas sociais no Brasil, considerando os limites estruturais postos pelo caráter compensatório dessas políticas, e a construção de estratégias que possam resultar em uma mudança efetiva nas condições de vida das camadas mais pobres da sociedade. Aliado a isso, por meio do ingresso na política de assistência social, um número significativo de profissionais psicólogos passa a atuar em cidades pequenas e médias, fora dos tradicionais centros urbanos, constituindo um movimento de interiorização da profissão . O objetivo do presente trabalho é analisar a ação profissional do psicólogo na assistência social no contexto nas políticas de combate à pobreza em municípios do interior do Rio Grande do Norte. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com psicólogos atuantes nos CRAS de 17 municípios de pequeno e médio porte do estado. As informações foram sistematizadas com auxílio do software QDA Miner v. 3.2. A perspectiva defendida neste trabalho refere-se à funcionalidade das práticas psicológicas no contexto das políticas de combate à pobreza brasileiras na atualidade, ao reforçar os ideais neoliberais de naturalização da questão social e responsabilização dos indivíduos pela sua condição social, além de, em grande parte, desconsiderar as particularidades e singularidades que marcam os territórios de ação. Todavia, é possível depreender alguns modos de ação profissional que estão na contramão dos mais frequentemente encontrados nesse campo. Esses modos se revelam no cotidiano do CRAS como formas diferentes de compreensão do saber fazer profissional, resultados de um posicionamento político e de uma formação profissional que buscam romper com o tradicionalismo e conservadorismo da Psicologia e do campo da assistência socialTese Achados de eletroencefalografia, eye-tracking e perfil neuropsicológico de crianças com transtorno do espectro do autismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-30) Reis, Celina Angelia dos; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; http://lattes.cnpq.br/4321483362320227; Mello, Cláudia Berlim de; Brasil, Fabricio Lima; Vieira, Nayara Silva Argollo; Alves, Nelson TorroO Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento que emerge nos primeiros anos, caracterizado por déficits sociais e comportamentais, incluindo estereotipias e interesses diferenciados. Há também fragilidades cognitivas, como déficits intelectuais e adaptativos, além de disfunções executivas, atencionais e de comunicação. Sua fisiopatologia permanece inconclusiva e o diagnóstico se baseia na história clínica e observação criteriosa. A incidência do TEA é alta, crescendo após revisões de critérios diagnósticos e valorização da intervenção precoce. Avaliações clínicas sistemáticas são fundamentais para diagnóstico e avaliações neuropsicológicas ajudam a graduar comprometimento e mapear perfis cognitivos, notadamente em funções executivas, atenção, linguagem, teoria da mente e perfil intelectual. Esta tese visou avaliar a associação de recursos como ferramenta suplementar para a detecção do TEA. O estudo incluiu 34 crianças (17 com TEA e 17 sem), de 4 a 12 anos, emparelhadas por idade e gênero (15 meninos e 2 meninas em cada grupo). O grupo TEA foi dividido em três níveis de suporte: I (7 crianças), II (6 crianças) e III (4 crianças), além de três níveis intelectuais: abaixo da média (8 crianças), média (6 crianças) e acima da média (3 crianças). Ambos os grupos foram submetidos a estímulos faciais com expressões do tipo feliz, neutra e raiva, com simultâneo registro de eletroencefalograma e eye-tracking. Os dados de distribuição das ondas cerebrais por faixas de frequência obtidas pela eletroencefalografia quantitativa (qEEG) e o perfil de rastreamento ocular pelo eye-tracking foram comparados entre os grupos, considerando diferenças estatisticamente significativas (p < 0,05). Os resultados revelaram discrepâncias em mais de um parâmetro do rastreamento visual de rostos humanos em crianças com TEA, variando conforme o tipo de face apresentada. Houve diferenças notáveis na sequência de exploração facial, na quantidade de pontos percorridos, no tempo total e na primeira fixação na região dos olhos, bem como na velocidade do movimento ocular. Entre outras diferenças, o grupo TEA apresentou menor atenção, maior velocidade e diferença no sequenciamento do movimento ocular ao explorar a região dos olhos. Os achados do qEEG também destacaram um padrão distinto na atividade elétrica cerebral das crianças com TEA, dependendo do tipo de face apresentada. Ritmos mais lentos foram observados nas regiões anteriores durante faces felizes, enquanto ritmos mais rápidos ocorreram nas áreas anteriores para faces neutras e nas posteriores para faces com expressão de raiva. A conclusão foi que há variações no padrão de rastreamento ocular e nas faixas de frequências da atividade elétrica cerebral em crianças com TEA quando expostas a estímulos emocionais. Ao integrar esses achados com o perfil clínico neurocognitivo, eye-tracking e qEEG, é possível a sugestão de um protocolo para rastreamento e análise de crianças com TEA. A utilização de associação de ferramentas para detectar sinais de alerta e confirmar diagnósticos de TEA em tempo menor tende a agilizar o diagnóstico precoce e a subsequente implementação de intervenções.Tese Activité et compétences professionnelles dans des espaces culturellement et linguistiquement hybrides: le cas des professionnels de santé à la frontière Uruguay-Brésil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-04-15) Caraballo, Gimena Natalia Pérez; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha; https://orcid.org/0000-0002-2798-3727; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; http://lattes.cnpq.br/1772336803611288; Bolzman, Cláudio; Derivois, Daniel; Vergnaud, Gérard; Passeggi, Luís Álvaro Sgadari; http://lattes.cnpq.br/4021473858264190; Acioly-Régnier, Nadja MariaDans cette recherche nous nous intéressons aux professionnels du domaine de la santé qui travaillent à la frontière Uruguay-Brésil. Cet espace est marqué non seulement par une culture « frontalière », mais aussi par le plurilinguisme car deux langues standard telles que l’espagnol et le portugais, ainsi que deux dialectes locaux étant le Portugais Gaúcho da Fronteira et Portugais de l’Uruguay (populairement appelé portugnol) sont présents sur ce territoire. C’est exactement dans ce sens que nous cherchons à savoir comment les professionnels de santé travaillent dans un espace si singulier et si complexe. L’objectif de cette recherche est ainsi celui d’étudier l’activité professionnelle et les compétences mises en oeuvre par les travailleurs de ce domaine dans le but de mieux répondre aux besoins des patients frontaliers. Nous nous demandons quelles compétences, autres que techniques, sont nécessaires afin d’assurer une prise en charge adéquate et efficace des patients dont le cadre de référence socio-économique, culturel et linguistique peut différer de celui du professionnel. Pour aborder ce sujet, nous avons choisi de travailler avec plusieurs approches, qui bien que différentes, s’avèrent pertinentes pour une compréhension plus holistique de notre objet d’étude. C’est ainsi que nous évoquerons les travaux de l’ergonomie francophone, la théorie des champs conceptuels proposée par Gérard Vergnaud, la didactique professionnelle, la clinique de l’activité et les travaux réalisés dans le domaine de l’interculturalité. En nous situant plus particulièrement dans la perspective historico-culturelle du psychisme, développée par l’école russe de psychologie, et notamment à travers les travaux de Vygotski et de Leontiev, nous étudierons davantage l’activité professionnelle et les compétences qui s’expriment à travers cette activité. Pour cela, nous avons mené cette étude auprès de 208 professionnels, aussi bien uruguayens que brésiliens, en utilisant cinq outils méthodologiques : des observations ethnographiques, un questionnaire, des entretiens informels, des entretiens dits d’instruction au sosie et des entretiens d’autoconfrontation simple. Les résultats de cette recherche montrent que les professionnels de santé travaillant dans cet espace frontalier semblent avoir développé des compétences, autres que techniques, afin de proposer une prise en charge plus adéquate et plus efficace. En outre, et à travers les résultats qualitatifs et quantitatifs, nous avons remarqué que ce contexte culturellement et linguistiquement hybride ne viendrait pas tellement rendre difficile l’activité professionnelle. Au contraire, et dans certains cas, il aiderait même à développer d’autres compétences et à prendre des initiatives qui dépassent aussi bien ce qui est attendu par les prescriptions formelles que par les prescriptions propres au métier.Tese Adaptação e evidências psicométricas da versão brasileira da Cambridge Worry Scale(2016-08-12) Oliveira, Maria Aurelina Machado de; Maia, Eulalia Maria Chaves; ; http://lattes.cnpq.br/2021670670663453; ; http://lattes.cnpq.br/6846676304395058; Calvo, Bernardino Fernandez; ; http://lattes.cnpq.br/4082400623552153; Correia, Divanise Suruagy; ; http://lattes.cnpq.br/4587796198121901; Pires, Izabel Augusta Hazin; ; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004A Cambridge Worry Scale é uma escala multidimensional elaborada para avaliar o tipo e a intensidade da preocupação de gestantes com bons índices de validade e confiabilidade. Desta forma o objetivo geral desta pesquisa foi adaptar e analisar as evidências psicométricas da Cambridge Worry Scale, que avalia preocupações maternas em gestantes. Os objetivos específicos foram: a) fazer a adaptação semântica dos itens da Cambridge Worry Scale do inglês para o português brasileiro b) avaliar evidências de validade de conteúdo através do Coeficiente de Validade de Conteúdo (Etapa 1); c) verificar elementos de validade e confiabilidade da Cambridge Worry Scale através de procedimentos de avaliação psicométricos (Etapa 2). Adaptação transcultural de corte transversal realizada com 420 gestantes a partir de 13 anos de idade assistidas em Unidades Básicas de Saúde de Natal (RN). Utilizou-se como instrumentos: 1) Questionário Estruturado (dados sociodemográficos e gestacionais); 2) Cambridge Worry Scale (CWS); 3) Perfil Psicossocial no Pré-natal (PPP); e a Escala de Apoio Social. O projeto cumpriu os aspectos éticos tendo obtido parecer favorável (572.558/ 2014) do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN. As análises dos dados foram feitas com o auxílio do software SPSS (21.0). Na Etapa 1 efetuou-se estatísticas descritivas (frequência e Coeficiente de Validação de Conteúdo - CVC) e cálculo do Kappa de Fleiss. Na Etapa 2 usou-se análise fatorial exploratória e confirmatória, teste t, ANOVA, correlações de Pearson; e cálculo do alfa de Cronbach. Na Etapa 1 obteve-se a autorização formal dos autores; preparação e consolidação da versão preliminar; e validação de conteúdo acerca dos critérios Clareza, Pertinência Prática e Relevância Teórica, cujos CVC foram maiores que 0,8 na maior parte dos itens. A Dimensão Teórica apresentou concordância substancial (k=0,7164). A Etapa 2 refere-se à coleta de dados de 420 gestantes. A média de idade foi 26,85 (±8,93) anos, a maioria apresentou baixa escolaridade e renda, era dona de casa, católica, e vivia em união estável. Predominaram multíparas, com baixo histórico de aborto e não planejamento da gestação. Os resultados da Análise Fatorial Exploratória com rotação Oblimin, seguida de Análise Fatorial Confirmatória para a versão de 16 itens e 13 itens (reduzida), indicaram bons indicadores de validade e confiabilidade para ambos modelos. Houve diferenças na estrutura fatorial dos 2 modelos. A versão de 16 itens apresentou 5 fatores, a maioria organizados conforme a original. A versão reduzida se mostrou similar ao modelo original, por isso se indica seu uso. A escala presentou validade convergente, divergente e de construto confirmada pelas correlações entre os fatores da CWS e os escores de estresse (convergente), autoestima e apoio social (divergente). A validade de critério foi observada pelas diferenças do valor total e fatores da CWS entre grupos de gestantes (primíparas/multíparas; adolescentes/adultas jovens/tardias). A confiabilidade avaliada através da consistência interna da escala foi satisfatória (valor α=0,825) bem como dos fatores (α=0,64-0,74). Os resultados psicométricos com relação à validade e confiabilidade da versão brasileira da CWS indicam que a escala é apropriada para ser utilizada. Instrumento útil e de fácil aplicação que pode ser usado por pesquisadores e clínicos para avaliar preocupações de gestantes.Tese Adaptação transcultural da multidimensional scale of perceived social support (mspss) para o português (Brasil)(2019-06-28) Sousa, Welyton Paraíba da Silva; Maia, Eulalia Maria Chaves; Calvo, Bernardino Fernandez; ; ; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4177246H4; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; Sauer, Leandro da Silva; ; Marques, Maria Andréia da Nóbrega; ; Barreto, Maria da Apresentação;O apoio social é compreendido como um processo dinâmico e complexo que envolve transações entre os sujeitos e suas redes sociais, promovendo e completando os recursos individuais que possuem para enfrentarem novas exigências. Para aferição do apoio social, tem-se visto um crescente interesse no uso da Multidimensional ScaleofPerceived Social Support (MSPSS), que foi desenvolvida nos Estados Unidos. Esta escala já foi adaptada para vários países e apresentou propriedades psicométricas satisfatórias. Embasando-se em tais aspectos, esta pesquisa é uma adaptação transcultural descritiva, analítica e transversal que teve como objetivo promover a adaptação transcultural da MSPSS para o português brasileiro. Para isso foi utilizado o método de adaptação transcultural (ATC) para serem cumpridas as seguintes etapas de equivalências: conceitual, de itens, semântica, operacional e de mensuração. Como resultado das três primeiras etapas, foi confeccionada a versão síntese da MSPSS. Já como fruto das duas últimas equivalencias foram elaboradas a versão síntese final e a versão validada para o Brasil. Foram usadas além da MSPSS, a Escala de Apoio Social e a CES-D na equivalência de mensuração, com cujos dados coletados efetuaram-se Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e ExploratoryGraphAnalysis que resultaram em um modelo de 3 dimensões que foram outros significativos, amigos e família, semelhante ao original. A versão também apresentou validade convergente, divergente confirmada pelas correlações entre os fatores da MSPSS e os escores de apoio social (convergente) e sintomas depressivos (divergente). Já a validade de critério foi observada através da capacidade de diferenciar grupos de gestantes (primíparas/multíparas). O resultado dos valores de alfa de Cronbach foram excelentes tanto para a escala total (α=0,93) como para as dimensões outros significativos (α=0,93), amigos (α=0,91) e família (α=0,92). Os valores do teste-reteste indicaram estabilidade temporal dos escores da MSPSS. Conclui-se que a versão brasileira da MSPSS é uma escala de fácil manejo e compreensão, de forma que permaneceram os 12 itens. Os valores obtidos nas 5 etapas de equivalências, indicaram que essa escala tem características psicométricas de validade e confiabilidade consideradas satisfatórias, além de ser um instrumento adequado para ser utilizada em futuros estudos psicométricos.Tese Adaptação transcultural para o português do Patient Dignity Inventory no contexto do nordeste brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-30) Cavalcanti, Alessandra do Nascimento; Maia, Eulalia Maria Chaves; https://orcid.org/0000-0002-0354-7074; http://lattes.cnpq.br/2021670670663453; http://lattes.cnpq.br/2246279574572617; Bezerra, Marlos Alves; http://lattes.cnpq.br/4923847817582059; Oliveira, Maria Aurelina Machado de; Martins, Remerson Russel; Maia, Rodrigo da SilvaIntrodução: A dignidade tem sido um conceito estudado ao se pesquisar sobre pacientes em situações de adoecimentos prolongados ou potencialmente graves. Assim, o Patient Dignity Inventory (PDI) foi construído para fornecer uma medida de sofrimento relacionado à dignidade e serve como uma ferramenta de triagem para avaliar uma ampla gama de questões relatadas que influenciam o senso de dignidade. Objetivo: Realizar adaptação transcultural do instrumento Patient Dignity Inventory (PDI) do inglês para o português brasileiro. Método: Pesquisa de desenho metodológico quantitativo, transversal e analítico. Foi realizada equivalências conceitual, de itens, semântica, operacional e de mensuração entre o instrumento original e o adaptado. Além disso, verificou-se as propriedades psicométricas do instrumento na nova realidade contextual. Resultados: Totalizou-se em 125 pacientes oncológicos adultos, em sua maioria mulheres (78,4%), acima de 45 anos (54,4%), no Hospital Universitário Onofre Lopes (29,6%) e na Liga Contra o Câncer (70,4%). Foram coletadas informações através de questionário sociodemográfico, inventário de dignidade Patient Dignity Inventory – PDI e instrumento de qualidade de vida WHOQOL-Bref. Foram realizadas análises descritivas e comparativas para todas as variáveis, com nível de significância de 5%. Para verificação dos aspectos de validade de constructo foi realizada análise fatorial exploratória (AFE) e análise fatorial confirmatória (AFC), apresentando matriz de correlação de 5 fatores, em relação a confiabilidade de escore geral do inventário apresentou Alfa de Cronbach de 0,93. As validades de critério e convergente também foram verificadas através de correlações de Pearson e MANOVA respectivamente. No processo de análise também foi identificado que através da verificação das equivalências conceitual, de itens e semântica, produziu-se uma versão síntese do PDI. Em relação as equivalências operacional e de mensuração, foi elaborada uma versão síntese final e a versão que foi devidamente validada para o contexto brasileiro. Conclusão: O instrumento apresentou valores satisfatórios de consistência interna, bem como validade de critério e constructo, cumprindo com o objetivo que foi proposto. Desse modo, configura-se como um instrumento de triagem para os aspectos que se referem a dignidade dos pacientes oncológicos em ambiente ambulatorial e hospitalar na realidade do Brasil.Tese Afetividade e resistência: vínculo, transformações socioambientais e oposição capital-lugar na cidade de Galinhos-RN(2017-04-07) Farias, Tadeu Mattos; Pinheiro, José de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/5503576309484010; http://lattes.cnpq.br/1403676057443123; Di Masso, Andrés; Massola, Gustavo Martineli; http://lattes.cnpq.br/7808931862068972; Oliveira, Isabel Maria Farias Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/6077243255728600; Pessoa, Zoraide Souza; http://lattes.cnpq.br/7738736219606737A cidade de Galinhos passou por transformações significativas nos últimos anos. A transição de uma comunidade organizada em torno da pesca artesanal para uma que se estrutura em função do turismo, catalisada pelo impacto da ampliação de uma salina na década de 1980, e a implementação, em 2012, do parque eólico Rei dos Ventos I, tiveram impactos locais importantes que implicaram movimentos de resistência por parte da população: manifestação dos pescadores em função da ampliação da salina; manifestação contrária à presença de um barco de passeio de uma empresa de turismo em 2010, e; manifestações contrárias à implementação do parque eólico sobre as Dunas do Capim, local importante para o turismo local. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre laços afetivos dos(as) moradores(as) com Galinhos e as disputas concernentes às transformações socioambientais locais. Como objetivos específicos, busquei: (a)identificar as principais transformações socioambientais em Galinhos e seu impacto sobre os modos de vida locais; (b) investigar os afetos dos(as) residentes em relação a tais transformações e como esses afetos participam da produção de sentidos sobre o lugar, e; (c) entender como esses sentidos são mobilizados na formação de movimentos de resistência às transformações socioambientais. Para tanto adotei uma abordagem etnográfica, vivendo por três meses no local e contando com o suporte de dois informantes locais. Os registros das experiências foram feitos em 21 diários de campo. Além disso, entrevistei 23 moradores(as), tendo como foco as histórias de vida. A análise do corpus da pesquisa teve como pressuposto ontoepistemológico o realismo crítico, e utilizei uma análise multinível, considerando os níveis extradiscursivo e discursivo articulados na compreensão dos conflitos. Os registros nos diários permitiram uma caracterização da dinâmica local, destacando aspectos de contexto importantes no dia a dia. Além disso, identifiquei discursos locais que funcionam como significados compartilhados, e ajudam a organizar a vida local. Utilizando a categoria da afetividade de Espinosa como elemento ético-político extradiscursivo e imanente à transição entre modos de vida, foi possível compreender: a vinculação ao lugar como constitutiva do modo de vida da pesca artesanal; a ampliação da salina como desarticulação desse modo de vida; o turismo como articulador do novo modo de vida com significados e práticas próprios, mas mantendo e recuperando aspectos do modo de vida pesqueiro; a implementação do parque eólico como ameaça de ruptura com os aspectos de tal modo de vida. No nível dos discursos, para compreender a emergência dos conflitos, fiz uma análise crítica de discurso, tratando discursos como ação, mas articulados ao nível extradiscursivo como sua condição de possibilidade. Foi possível notar que a própria natureza histórico-social dos empreendimentos levou a uma oposição entre capital e lugar, o que implicou a identificação desses empreendimentos como invasores pelos moradores. O fato de o turismo ser feito e controlado pelos moradores, alimentando o sentido de que é uma atividade que os vincula ao lugar, junto aos saberes locais, ajudou a significar a empresa turística e o parque eólico como ameaças à vida local. As resistências às ações de tais empresas tiveram os diferentes conteúdos de vinculação dos modos de vida como organizadores tanto de uma consciência local sobre tal oposição capital-lugar, como das iniciativas de contestação. Compreendo, assim, que as relações fundamentais dessas atividades, quando em contato com as especificidades das relações e saberes locais, produziram uma oposição sustentada pelo sentido de que são empresas que lhes alienam o lugar, entendido como parte de suas vidas.Tese Agricultura familiar: uma perspectiva da qualidade de vida do produtor rural orgânico da Paraíba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-13) Pessoa, Yldry Souza Ramos Queiroz; Alchieri, João Carlos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790051D1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/4698707968997461; Maia, Eulália Maria Chaves; ; http://lattes.cnpq.br/2021670670663453; Leite, Jáder Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700150A5&dataRevisao=null; Albuquerque, Francisco José Batista de; ; http://lattes.cnpq.br/0970608748546929; Barbosa, Silvânia da Cruz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737771Z1&dataRevisao=nullO conhecimento de qualidade de vida é um tema muito complexo e rico em dimensões subjetivas e culturais, entendidas em uma percepção vasta e multivariada. Considerando o meio rural a partir da agricultura, observa-se que o padrão produtivo define modificações expressivas no contexto ambiental e na qualidade de vida dos trabalhadores rurais. Para explanar a relação entre qualidade de vida e Agricultura Familiar Orgânica, buscou-se analisar a qualidade de vida do agricultor familiar orgânico, após mudança no manejo agrícola. A investigação, baseada em um procedimento de estudo exploratório, apoiou a articulação construída teoricamente, mostrou sua pertinência e permitiu delimitar, com maior segurança, a questão central do trabalho. O WHOQOL-100 tratou-se do instrumento de pesquisa sobre qualidade de vida que direcionou o estudo de campo com os agricultores familiares orgânicos da cidade de Lagoa Seca/PB. Os agricultores e membros da família são oriundos das regiões rurais Almeida, Alvinho, Lagoa de Barro, Lagoa Gravatá, Oiti e Pau Ferro. O tempo médio de agricultura é de 39 anos e na agricultura familiar orgânica é de 16 anos. Na análise do trabalho se verificou que o processo de produção de verduras e frutas se divide em 08 etapas e em relação às cargas de trabalho as observações mostraram a presença de: cargas físicas, cargas mecânicas, carga psicológica e cargas ergonômicas. Os sintomas mais referidos pelos agricultores foram câimbras e fadiga nas pernas. No que concerne à qualidade de vida percebeu-se que o Domínio Psicológico contribuiu positivamente para a Qualidade de Vida com média e desvio (17,83±12,78) e o Domínio Ambiente contribuindo negativamente para a Qualidade de Vida deste grupo (9,00±6,82). Conclui-se que a prática da Agricultura Familiar Orgânica deve ser vista como uma estratégia eficaz na promoção da qualidade de vida e de valores sociais nesse meio, uma vez que apresenta sustentabilidade socioambiental que respeita a vida e a diversidade sociocultural das populaçõesTese Ambientes restauradores para adolescentes: uma investigação com estudantes de uma cidade de médio porte do nordeste brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-27) Gomes Júnior, José de Souza; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; Pinheiro, José de Queiroz; https://orcid.org/0000-0003-2675-3521; http://lattes.cnpq.br/5503576309484010; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; http://lattes.cnpq.br/8704701835592818; Diniz, Raquel Farias; Albuquerque, Dayse da Silva; Pinheiro, Leonardo Victor de Sá; Felippe, Maíra LonghinottiA qualidade de vida da população contemporânea tem sido afetada pelo estresse, notadamente em ambiente urbano, interferindo na sua saúde (física e mental) e produtividade, sobretudo daquelas pessoas mais vulneráveis. Para enfrentá-lo, a literatura aponta a importância de investigar as relações das pessoas com os lugares em que se encontram, a fim de identificar ambientes com potencial restaurador. Diante disso, esta tese questiona: na percepção de adolescentes de uma cidade de médio porte do interior do Nordeste, que ambientes contribuem para sua restauração psicofisiológica? A hipótese defendida indica que os adolescentes preferem locais que permitam contato com a natureza e com pessoas da mesma faixa etária, e possibilitem o desenvolvimento de atividades (de contemplação, socialização, esportes e lazer). O estudo aconteceu no Instituto Federal de Educação de Floriano, Piauí, e visou analisar as relações de adolescentes com ambientes que consideram restauradores. A investigação assumiu viés quali-quantitativo e estratégia multimétodos, por meio de dois estudos: (i) o primeiro, direcionado às pessoas, aplicou Escala de Estresse Percebido e questionário a 82 estudantes do 3° ano do ensino médio técnico e entrevistou 8 destes participantes; (ii) o segundo, direcionado ao ambiente, realizou visitas de campo, observações naturalísticas e registro fotográfico para analisar ambientes que eles/elas indicaram como restauradores. Em geral, embora o nível de estresse percebido esteja abaixo da média indicada pela escala utilizada, os participantes se consideram estressados, principalmente as mulheres, e esse estresse foi relacionado à rotina escolar e familiar. Para sua restauração foram mencionados: (a) ambientes dentro da escola, na cidade e na própria residência e, (b) atividades como dormir, ler e praticar atividades físicas. Alguns resultados descrevem atividades que podem estar relacionadas a cidades do interior do Nordeste brasileiro, tais como a prática de esportes, dormir e ler, indicando uma interrelação entre ambiente-atividade que foi denominada Situação Restauradora.Tese Análise clínica da atividade em atendimento psicológico individual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-01) Andrade, Juliana Moreira da Silva; Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha; https://orcid.org/0000-0002-2798-3727; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; https://orcid.org/0000-0002-0595-2364; http://lattes.cnpq.br/8823940173581366; Clot, Yves; Silva, Claudia Osório da; Fontes, Flavio Fernandes; http://orcid.org/0000-0003-2036-8147; http://lattes.cnpq.br/8130512015006435; Lima, Maria Elizabeth AntunesO trabalho afeta consideravelmente a saúde mental das pessoas em todo o mundo. Paradoxalmente, há lacunas e incoerências importantes em teorias e práticas no campo da saúde mental e trabalho, sobretudo críticas a abordagens psicologizantes e individualistas em intervenções no enquadre individual. Partindo de uma psicologia do trabalho clínica e histórico-desenvolvimental, objetivamos definir uma possibilidade teórico-metodológica de análise clínica da atividade, que contribua como subsídio teórico-técnico na produção de dispositivos de atendimento psicológico individual ao trabalhador, articulando desenvolvimento da saúde ao desenvolvimento do próprio trabalho. Considerando a metodologia clínica em análise da atividade, realizamos: a) análise de uma experiência clínica, fundamentada em Clínica da Atividade, de atendimento psicológico individual com demandas do trabalho; b) produção e análise de diálogos entre psicólogos sobre suas práticas em saúde e trabalho; c) integração de resultados; d) elaboração da proposta metodológica. Os resultados indicaram diversos contextos, determinantes e configurações que circunscrevem as práticas individuais em psicologia com demandas do trabalho; apontaram como desafio principal das práticas, superar o isolamento, a culpabilização e a vitimização dos trabalhadores com problemas ou adoecidos pelo trabalho; confirmaram as lacunas teórico-técnicas em psicologia; apontaram as abordagens mais próximas de teorizações sobre o trabalho como atividade e a prática de análise desta, como as que mais colaboraram para a saúde das pessoas atendidas. Concluímos com a apresentação de princípios, processos, esquemas conceituais e norteadores operacionais, implicados na função psicológica (e social) do trabalho, configurando-os numa proposta clínico-desenvolvimental que relaciona desenvolvimento da atividade própria ao desenvolvimento da saúde, também como formas de agir pelo, com e para o social (coletivo) via atividade.Tese Apoio social e o bem-estar subjetivo em gestantes adolescentes, adultas jovens e tardias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-18) Almeida, Denise Soares de; Maia, Eulalia Maria Chaves; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier; ; http://lattes.cnpq.br/2813639308023253; ; http://lattes.cnpq.br/2021670670663453; ; http://lattes.cnpq.br/1325346084100667; Oliveira, Luciana Carla Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/9664507110577422; Oliveira, Maria Aurelina Machado de; ; http://lattes.cnpq.br/6846676304395058; Silva, Neuciane Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/3550550442645372; Maia, Rodrigo da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/1734687878822841A gestação é marcada por transformações biopsicossociais complexas em virtude das intensas e bruscas mudanças. A base emocional da mãe adolescente pode ser influenciada pelo apoio social recebido, que consequentemente reflete nos cuidados e no desenvolvimento da criança. Com relação a gestação tardia é considerada a partir dos 35 anos e percebe-se que há um aumento mundial na ocorrência desse fenômeno. O Bem-Estar Subjetivo (BES) pode ter impactos direto na gestação e na formação do vínculo afetivo na díade. Assim, objetivou-se analisar as relações entre escores dos constructos de apoio social e bem-estar subjetivo em gestantes adolescentes, jovens adultas e tardias. Pesquisa multimétodo sequencial, realizou-se em dois estudos. 1) Investigar a relação entre escores do apoio social e o bem-estar subjetivo e dessas entre as variáveis sociodemográficas, gestacionais e obstétricas. 2) compreender a importância do apoio social e do bem-estar subjetivo na vivencia do período gestacional entre o público investigado. O quantitativo foi de 366 sujeitos para o Estudo I e 6 sujeitos no Estudo II. Instrumentos foram: Questionário sociodemográfico, Escala de Apoio Social (EAS) e Escala de Bem-estar Subjetivo (EBES). SPSS para a estatística descritiva e inferencial, com nível de significância a 5% para o erro alfa, sendo a hipótese nula rejeitada quando p<0,05. Os dados evidenciaram escores da EAS altos com valores acima de 80 pontos, com ressalva para o grupo das gestantes tardias nas dimensões material (76,05), emocional (78,80) e informação (77,85), com diferença estatística significativa. Sobre a EBES nota-se médias aproximadas nas dimensões entre as adolescentes, adultas jovens e tardias, sem diferença estatística significativa. Houve uma correlação positiva entre a dimensão afetos positivos da EBES e com a EAS. Nas entrevistas ponto relevante verbalizado pelas participantes relaciona-se a capacidade que o apoio social teria sobre o bem-estar subjetivo, refletindo na relação mãe-bebê e na sua autoestima. Estudos relacionam escores moderados/elevados de BES a uma melhor regulação emocional, proporciona um melhor comportamento adaptativo e na manutenção de relações saudáveis. Contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida das pessoas.Tese Apoio social em mães de bebês prematuros hospitalizados: elaboração e evidência de validade de um instrumento(2016-11-04) Fonseca, Maihana Maíra Cruz Dantas; Maia, Eulalia Maria Chaves; Alchieri, João Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508; ; http://lattes.cnpq.br/2021670670663453; ; http://lattes.cnpq.br/4462892520151096; Calvo, Bernardino Fernandez; ; http://lattes.cnpq.br/4082400623552153; Correia, Divanise Suruagy; ; http://lattes.cnpq.br/4587796198121901; Melo, Gabriela de Sousa Martins; ; http://lattes.cnpq.br/8320620928250775; Assunção, Isabelle Katherinne Fernandes Costa;Esta tese tem como objetivo geral elaborar e verificar evidências de validade de uma escala que avalie o apoio social em mães de recém-nascidos prematuros hospitalizados. Para tanto, foram desenvolvidos quatro estudos. O estudo I efetuou uma revisão sistemática da literatura que identificou os cinco instrumentos mais utilizados para avaliação do apoio social. Como resultado, foi possível estabelecer uma definição constitutiva do constructo que teve como foco o apoio percebido, sendo este compreendido como multidimensional. No Estudo II, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 18 mães acompanhantes de bebês prematuros que estavam na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. No que se refere ao apoio que as participantes acharam importante ser recebido durante o momento de hospitalização as categorias mais prevalentes foram apoio de informação e emocional. Com base nos resultados encontrados no Estudo I e nas entrevistas, foi elaborada a definição operacional do apoio social. O Estudo III retratou a elaboração dos itens e a análise de juízes, sendo constatadas evidências de validade de conteúdo. No estudo IV, foi realizada a administração da escala em 218 mães de bebês prematuros hospitalizados. Na análise dos dados foi utilizada estatística descritiva, Alfa de Cronbach, análise fatorial exploratória, ANOVA e teste de correlação de Pearson. Foram identificadas seis dimensões de apoio sendo os índices alfas de Cronbach e de variabilidade, respectivamente: apoio afetivo (α = 0,904; 29,31%), material (α = 0,905; 10,25%);informação (α = 0,90; 5,80%1), emocional (α = 0,899; 4,10%), acolhimento (α = 0,899; 3,75%;) e atenção (0,901; 3,56%). Além disso, foi constatado um valor global de alfa de 0,92. A Escala para avaliação do apoio social em mães de neonatos prematuros hospitalizados apresentou qualidade psicométrica satisfatória e promissora, com evidências de validade de critério, de consistência interna e validade de construto.Tese Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-20) Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Azoni, Cintia Alves Salgado; Gaab, Nadine; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0003-1493-3429; http://lattes.cnpq.br/1211558003207410; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; Alves, Luciana Mendonça; Lima, Ricardo Franco deO ambiente de literacia familiar é um importante aspecto do desenvolvimento da leitura, explicando variações nas habilidades de linguagem escrita ao longo dos anos. O início da pandemia do COVID-19 e a suspensão das aulas presenciais gerou mudanças no ambiente de literacia familiar, contudo, ainda não é claro como ocorreram essas mudanças para grupos em situação de vulnerabilidade socioeducacional. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi verificar os impactos da pandemia do COVID-19 no processo de aprendizagem e no ambiente de literacia familiar de crianças em idade escolar. Para isso, primeiramente, no estudo 1 foi realizada uma revisão de escopo, incluindo artigos que relatassem os impactos da pandemia do COVID-19 na aprendizagem de crianças em idade escolar. Verificou-se que a maioria dos estudos indicaram maiores prejuízos a crianças em situação de vulnerabilidade educacional, social e que possuíam transtornos do neurodesenvolvimento. Em seguida, no estudo 2 foi aplicado um questionário para verificar o ambiente de literacia familiar em 676 famílias brasileiras, sendo 190 crianças com risco familial de transtornos de aprendizagem e 486 crianças sem risco familial. Por meio de um Modelo Linear Misto Generalizado, foi verificado que as maiores diferenças ocorreram por razão do grupo, indicando que as diferenças já existiam antes da pandemia. O estudo 3 foi realizado aplicando uma versão reduzida do questionário, presencialmente, em 67 famílias de baixa renda. Os resultados indicaram que estas famílias apresentavam um número de recursos e práticas de literacia familiar reduzidos, porém houve um aumento nas práticas de literacia após a pandemia.Tese Arranjos urbanos e subjetivos contemporâneos na invenção de territórios turísticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-01) Alverga, Alex Reinecke de; Dimenstein, Magda Diniz Bezerra; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763508E6; ; http://lattes.cnpq.br/6612925447402990; Coradini, Lisabete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4; Baptista, Luiz Antonio dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1895529909984541; Zamora, Maria Helena; ; http://lattes.cnpq.br/6425497242419672Buscamos consistência empírica e rigor analítico para o conceito de turistificação, através dos arranjos urbanos e subjetivos contemporâneos postos por uma paisagem social de (des)encontros entre os moradores e os estrangeiros que convivem na capital do Rio Grande do Norte, Natal. Nas últimas três décadas a cidade transformou-se em um dos principais destinos do país para o turismo nacional e internacional, fazendo do turismo um importante analisador da coreografia em busca de sincronia entre cidades e subjetividades, orquestrada pelas crises cíclicas e sistêmicas da incessante batalha por sobrevivência e expansão capitalística. Procedemos com uma pesquisa etnográfica e de inspiração cartográfica no bairro de Ponta Negra, cuja reurbanização da orla no ano de 2000 conduzida pelo poder público, influenciou a implantação de diversos estabelecimentos, serviços e práticas vinculadas à construção do maior pólo da indústria do turismo e do entretenimento em Natal. Propusemos uma arque-genealogia da turistificação inspirada na analítica de Michel Foucault, acrescida por autores em confluência ou de distintas orientações teóricometodológicas, entre os quais ganham destaque Karl Marx, Gilles Deleuze e Félix Guattari, Michael Hardt e Antonio Negri, nas reflexões que se voltaram inicialmente para o avanço da esfera do consumismo enquanto instância capaz de articular a trajetória de desenvolvimento do sistema capitalista e a prática do turismo, promovendo alguns efeitos (in)desejáveis na dinâmica conflitiva das condições de existência do bairro de Ponta Negra, território que cada vez mais se (re)produz para atender aos desígnios do consumo por parcela abastada da população e estrangeira, encontrando na exclusão social e na inclusão diferenciada uma tendência crescente. Avançamos com uma análise dos desejos de liberação , aspectos fenomênicos do processo de produção de subjetividades, fornecendo um detalhamento da recente crise mundial inicialmente financeira, mas que se revelou social e política, através de um enredo derivado do funcionamento da especulação imobiliária, ao qual Natal se encontra implicado principalmente através da turistificação, evidenciando os contornos de uma crise generalizada no estabelecimento de uma nova ordenação balizada pela emergência de um contexto biopolítico , visto ser uma das principais vias que o capital recorre para sobreviver e se expandir, ao mesmo tempo orientador do processo de embelezamento estratégico ocorrido em Ponta Negra, por nós problematizados. Finalizamos avaliando a pertinência de se propor em análises posteriores a constituição de uma nova ontologia social face às interferências da turistificação em curso e a composição de uma nova ordem (g)local, que longe de caracterizar uma superação do sistema capitalista, trate de por em evidência a atual etapa de radicalização de uma utopia capitalísticaTese A assistência estudantil como estratégia de combate à evasão e retenção nas universidades federais: um recorte do semiárido potiguar(2019-12-09) Almeida, Mônica Rafaela de; Oliveira, Isabel Maria Farias Fernandes de; Seixas, Pablo de Sousa; ; ; ; Costa, Ana Ludmila Freire; ; Cabral Neto, Antonio; ; Silva, Leonardo Barbosa e; ; Maia Filho, Osterne Nonato;A educação superior brasileira, historicamente, se construiu como elitista. Mas, nos anos recentes, a criação de políticas educacionais tem gerado o acesso de estudantes tradicionalmente excluídos desse nível de ensino. No bojo desse processo surge o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), criado para garantir a permanência dos estudantes, em situação de vulnerabilidade social, das Universidades e Institutos Federais. Considerando esse novo cenário do ensino superior brasileiro, este trabalho teve como objetivo geral analisar a assistência estudantil como estratégia de combate à evasão e retenção nas universidades federais, tendo como recorte o semiárido potiguar. Especificamente, pretendeu-se analisar o impacto do processo de implantação do PNAES na UFERSA na configuração atual das ações de assistência estudantil; avaliar a efetividade do PNAES na UFERSA a partir da análise da oferta e demanda por assistência estudantil; discutir a participação dos discentes no planejamento e avaliação do PNAES e analisar a assistência estudantil enquanto estratégia de permanência. Para isso, fez-se um recorte com dados da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para exemplificar o fenômeno mais amplo. Foi feita a análise de resoluções, portarias, relatórios de atividades e planilhas dos estudantes assistidos. Além disso, realizou-se entrevistas semiestruturadas com pró-reitores, coordenadores, psicólogos e assistentes sociais que atuam na assistência estudantil, e estudantes que fazem parte dos órgãos de representação estudantil. Os dados foram categorizados e analisados tendo como inspiração os pressupostos teóricos do materialismo histórico dialético: totalidade, contradição e mediação. Percebeu-se algumas limitações do PNAES: ações focalizadas; recursos, equipes e infraestrutura insuficientes e pouca participação dos estudantes no gerenciamento, planejamento e avaliação das ações. No entanto, mesmo diante dos limites, constatou-se que a assistência estudantil teve muitos avanços após 2007 e esta tem contribuindo para garantir a permanência e a conclusão da graduação de muitos estudantes. Assim, o PNAES demonstrou ser uma ferramenta importante na construção de possibilidades que tentam superar as desigualdades de permanência na educação superior, mas mesmo com as inflexões que esse programa tem produzido no cotidiano das instituições federais, ele não vai resolver todos os problemas de permanência, porque estes estão associados às políticas educacionais em geral e sua função dentro do capitalismo.Tese A atenção à crise e o apoio matricial: analisadores da estratégia atenção psicossocial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-12) Silva, Maura Lima Bezerra e; Dimenstein, Magda Diniz Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9681334300604531; ; http://lattes.cnpq.br/5385851600589784; Araújo, Liége Uchôa Azevedo de; ; http://lattes.cnpq.br/8477262306974827; Pereira, Maria Teresa Lisboa Nobre; ; http://lattes.cnpq.br/1234091318043836; Yasui, Silvio; ; http://lattes.cnpq.br/6805148444025544; Paulon, Simone Mainieri; ; http://lattes.cnpq.br/6053363307031981A Política Nacional de Saúde Mental se caracteriza como uma política territorial-comunitária e tem a Estratégia Atenção Psicossocial (Eaps) como norteadora para a proposição e o desenvolvimento de suas ações. Em seu desenho, o CAPS é um equipamento estratégico dentro da Rede de Atenção Psicossocial/RAPS. O apoio matricial e a atenção à crise configuram frentes estratégicas de ação dos CAPS em sua missão substitutiva e, guiados pela bússola da desinstitucionalização, são essenciais para o êxito desses serviços. Defendemos que sustentar crises nos territórios existenciais de vida é uma condição para a efetivação da Atenção Psicossocial e, no limite, para a sustentabilidade da própria Reforma. Nesta direção, a ferramenta do apoio matricial se revela uma apoiadora territorial, intercessora e potente na construção de uma Atenção Psicossocial à crise. Reconhecidos como grandes desafios pelo Ministério da Saúde, avançar estas frentes se materializa para os trabalhadores em seus ofícios micropolíticos. A nossa pesquisa se coloca como um investimento na direção de potencializá-las e teve como objetivo conhecer a operacionalização da atenção à crise e do apoio matricial em um CAPS II, na perspectiva dos seus trabalhadores, bem como analisar tais práticas frente aos princípios e propósitos da Estratégia Atenção Psicossocial. Inspirados na pesquisa-intervenção e no ideário político-social da Análise Institucional, ofertamos um espaço de reflexão e troca, através de entrevistas de implicação, possibilitando que os trabalhadores se lançassem em análise das práticas na perspectiva da Eaps. Fizemos consulta documental ao Projeto Técnico do CAPS e uma etapa de restituição, organizada em formato de oficina e rodas de conversa. Lógicas institucionais competem no Serviço. Operando pela lógica do risco, dificuldades em sustentar situações de crises mais intensas foram identificadas, de modo que o hospital psiquiátrico termina sendo utilizado como um recurso de internação, principalmente diante de casos em que o elemento da agressividade se faz contundente, e quando os suportes do SAMU, dos CAPS III e dos Leitos de Atenção Integral não respondem a contento. Indicam-se fragilidades de ordem macro e micro interferindo no suporte da rede. As ações do matriciamento, mesmo identificadas como um potente recurso intercessor no cuidado à crise, apareceram enfraquecidas, apontando pouca porosidade na relação Serviço com o território. Marcadas pela lógica do atendimento domiciliar, sem operar prioritariamente como dispositivo de troca de saberes, vê-se pontos de captura na lógica da assistência, com produção de ambulatorização do CAPS, práticas assistencialistas e de “apaga-fogo”. Efeitos das ações de cuidado nos usuários são identificados pelos trabalhadores sem as repercussões desejadas no horizonte de expansão da vida e a Eaps, ainda que desponte como um norteador, não é vista como prática efetivada. Apesar de os resultados sinalizarem que a atenção à crise e as ações do matriciamento são desenvolvidas sem conexão tenaz com os propósitos da Eaps, casos exitosos são indicados tendo como principais fios condutores a tessitura micropolítica da intersetorialidade das ações, dos vínculos potentes e da participação do usuário em seu processo de cuidado, indicando forças insurgentes que tencionam por deslocamentos de lógicas tradicionais.Tese Autocrítica do artista: alienação e vivência da arte como trabalho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-29) Lima, Erickaline Bezerra de; Lima, Fellipe Coelho; Ciotti, Naira Neide; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; https://orcid.org/0000-0001-7763-4050; http://lattes.cnpq.br/5116689205242979; http://lattes.cnpq.br/1061452525627411; Campos, Herculano Ricardo; Moraes, Betânia Moreira de; Maheirie, Katia; Marques, PriscilaO trabalho humano é limitado em seu desenvolvimento potencial quando determinado pelas amálgamas do capitalismo que tende a fragmentar a relação sujeito-trabalho, tornandoo alienado. No artista que reconhece a arte como trabalho, a alienação implica na geração da obra de arte que, ao ser moldada pelos interesses de consumo, torna-se instrumento para manutenção de alienações. Esta Tese objetiva analisar a vivência do(a) artista-trabalhador(a) e como os processos de alienação interferem no desenvolvimento do trabalho artístico conhecido, principalmente, pela dimensão criativa. A partir da Psicologia Histórico-cultural nos apropriamos da unidade sistêmica da Vivência (Perejivânie) para identificar o campo de referência do sujeito. Assim, realizamos: I) Intersecção teórica entre os conceitos de alienaçãoemancipação-vivência, em que se constatou uma interferência dialética, por ambos os constructos se darem na realidade cotidiana do sujeito. II) Extraímos as categorias de análise: continuidade-descontinuidade, produção-reprodução e individualidade-coletividade; III) Desenvolvemos a Autocrítica dirigida, arcabouço metodológico e interventivo, que demonstrou coerência com o campo investigado capaz de capturar as problemáticas e provocar processos de consciência nos sujeitos participantes. Então, analisamos a vivência de três artistas-trabalhadores(as) ativos(as) e com extensa carreira nas artes cênicas, submetidos às duas etapas da Autocrítica dirigida: entrevista semi-estruturada breve e confrontação artistaobra. Neste percurso localizamos os processos de alienação-emancipação no interior da vivência de cada um(a), verificando as mudanças, permanência e consequências das escolhas sobre si e os outros em relação direta com a realidade de seu trabalho. Compreende-se a ocorrência dos processos de emancipação — ainda que se configurem como transitórios, apresentam deslocamentos do estado alienante inicial permitindo novas experiências. Evidencia-se o caráter interventivo da metodologia, enquanto vivência, ao suscitar processos de consciência sobre o trabalho e permitir o vislumbre de potenciais ações criativas. Da proposta metodológica formalizou-se um material que abarca nossos objetivos, apresentando possibilidades analíticas de outras ordens, ressaltando assim, o alcance interdisciplinar da Autocrítica dirigida.