Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional
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Dissertação A química na horta como proposta de abordagem interdisciplinar do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-14) Oliveira Júnior, Alessandro Alves de; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; http://lattes.cnpq.br/5594367363333770; Viana, Anderson Dias; Lima, Gilberto de; Matias, Jefferson Andrey LopesA sustentabilidade como paradigma para o desenvolvimento humano considera aspectos ambientais, econômicos, sociais, éticos, etc. No campo educacional, esse discurso está presente em diretrizes curriculares do mundo inteiro na defesa da formação de cidadãos mais bem informados e engajados na responsabilidade com o meio. Considerando esse cenário, esta pesquisa relata a implementação de uma horta comunitária no contexto escolar do ensino fundamental como estratégia didática para a abordagem interdisciplinar em química. O objetivo geral do estudo foi analisar a experiência pedagógica da introdução da horta e a mobilização de conhecimentos químicos em diálogo com outras disciplinas, de modo a favorecer a reflexão crítica sobre preservação ambiental, sustentabilidade e temas associados. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e foi conduzida em uma escola da rede privada, no município de Natal, com estudantes do 9º ano do nível fundamental. A coleta de dados considerou-se feita por meio de um questionário, da análise de produções escritas dos estudantes no contexto das atividades, fotos e gravação de interações discursivas no ambiente escolar. Os resultados apontaram que os alunos reconheceram a relevância das práticas de cultivo para a educação em sustentabilidade e demonstraram um entendimento mais aprofundado sobre o impacto das atividades humanas no meio ambiente. Entretanto, também foi identificada a necessidade de maior aprofundamento nos aspectos técnico-científicos que fundamentam essas ações. Conclui-se que a experiência pedagógica com a horta escolar se configura como uma estratégia potencialmente útil para enriquecer o ensino de química, promovendo reflexões, consciência ecológica e incentivando práticas sustentáveis em relação ao meio ambiente.Dissertação Os Animes Dr. Stone e AniQuimera na aprendizagem significativa de transformações em Química no Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) Santos, Alef Bruno dos; Moraes, Edgar Perin; https://orcid.org/0000-0002-1998-8042; http://lattes.cnpq.br/0705932816454884; http://lattes.cnpq.br/7746975318362925; Malcher, Grazielle Tavares; https://orcid.org/0000-0001-9047-2068; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; Weber, Karen CacildaDois dos desafios do professor no atual cenário da educação básica é o construtivismo humano e a aprendizagem significativa. Nessa perspectiva, explorar aspectos relacionados a cultura visual pop (filmes, histórias em quadrinhos, desenhos animados, animes, internet, etc.) a que os alunos atuais estão constantemente expostos é uma alternativa no processo de ensino e aprendizagem. É relevante ressaltar que filmes, histórias em quadrinhos e animes, por exemplo, que fazem parte do contexto dos jovens da geração Z, podem não produzir conhecimento científico, mas são capazes de transmitir informações e podem ser considerados como uma ferramenta com grande potencial a ser explorado na educação. Neste sentido, os objetivos devem ser bem planejados, avaliados e previamente estabelecidos. Um anime pode marcar a vida dos jovens pela sua história, mensagens transmitidas e pela trilha sonora. Com isso, é possível ser usado como ponto de partida para discussões futuras, funcionando como um organizador prévio do conhecimento. Além disso, tem potencial para criar situações reais ou fictícias de aplicação conceitual. Apesar da popularidade de sagas famosas como Pokémon, Digimon, Dragon ball Z, entre outras, poucos são os relatos da descrição e potencialidade de sua aplicação em sala de aula. Desse modo, a proposta busca quebrar uma das barreiras invisíveis que cerca a inserção de novas estratégias no ensino, para potencializar a participação dos indivíduos e o significado de sua aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa busca responder à questão: “Quais são as contribuições da utilização do 4º episódio de Dr. Stone e do 1º de AniQuimera no processo de aprendizagem significativa em transformações estudadas no ensino médio de química?”. A proposta qualitativa e indutiva foi desenvolvida no Colégio de Nossa Senhora do Carmo, na Cidade de Nova Cruz, com 28 alunos da 1ª série do Ensino Médio, com 14 e 15 anos. Em seguida, com foco na Cultura Popular e Visual, um produto educacional foi construído de forma colaborativa pelos alunos e pelo professor, em formato Webtoon denominado AniQuimera, abordando conceitos de transformação da matéria nas diferentes formas da linguagem do referido gênero, acessível ao público e aos professores de química. Por fim, para os dois episódios dos animes, os alunos foram solicitados a construir mapas mentais para inferir as contribuições das ferramentas para a aprendizagem significativa. Após analisar os mapas mentais, inferiu-se que o uso de animes como ponto de partida para discussões e organizadores de avanço mostrou-se uma ferramenta potencial para a aprendizagem significativa de forma humanizada e construtivista. É possível perceber, na maioria das produções, as relações entre os conceitos, as cenas (ilustradas por imagens), o cotidiano e as vivências dos alunos. Nesse contexto, é relevante ressaltar que o anime por si só pode não garantir uma aprendizagem significativa, mas a discussão que é levantada após a exposição dos episódios e a construção do produto educacional logra ter um grande potencial nesse processo, contribuindo na visualização de aspectos incialmente não observados no desenvolvimento dos conceitos. O Produto Educacional AniQuimera foi disponibilizado na rede nas versões em português, inglês e espanhol, tendo mais de mil acessos e avaliação 10 estrelas, validado com sua aplicação para 88 estudantes, sendo 38 do 9º ano, 24 da 2ª série e 26 da 3ª série.Dissertação Aplicação do método do ensino híbrido "rotação por estações" no estudo de biomoléculas no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-15) Oliveira, Nathalie Maria de Medeiros; Silva Júnior, Luiz Alberto da; Viana, Anderson Dias; https://orcid.org/0000-0002-8637-5780; http://lattes.cnpq.br/8783369519560996; https://orcid.org/0000-0001-5336-5212; http://lattes.cnpq.br/3615061689467024; http://lattes.cnpq.br/5002130696522500; Malcher, Grazielle Tavares; https://orcid.org/0000-0001-9047-2068; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; Medeiros, Simone Maria de Andrade; Melo, Mayara Soares deEste trabalho consiste na elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência de aulas de química para o ensino médio sobre Biomoléculas (Proteínas, Lipídeos e Carboidratos) através do método Rotação por Estações. O mesmo consiste numa metodologia ativa situada na zona híbrida de ensino, onde se dispõe de diferentes atividades em estações de forma simultânea, sendo que cada uma aborda um tema distinto, porém relacionado com os demais, de forma que sejam interdependentes, não havendo assim uma sequência obrigatória à realização. Por meio deste, temos o intuito de responder à seguinte questão de pesquisa: Quais as potencialidades e limitações que o ensino híbrido e o Método Rotação por Estações propõem para o aprendizado das Biomoléculas aos alunos da disciplina de Química do Ensino Médio? A pesquisa desenvolvida foi do tipo qualitativa, colocando o pesquisador como o próprio sujeito promotor da ação para resolver um problema. A metodologia consistiu na aplicação de uma sequência de 07 aulas e os dados foram obtidos através de 02 questionários e vídeos produzidos pelos estudantes. A partir dos dados analisados foi possível inferir que houve evolução do aprendizado, quando comparados os questionários inicial e final. Isso implica que a intervenção didática, até certo ponto, contribuiu para que os estudantes ampliassem e se aproximassem das ideias cientificamente aceitas. Além disso, destacamos que a sequência didática desenvolveu motivação nos estudantes, visto que a cada etapa os participantes buscaram superar as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19. Adicionalmente, a pesquisa contribuiu com a elaboração de um produto educacional do tipo manual didático com o objetivo de facilitar o processo de Ensino/Aprendizagem, ainda mais, em um período em que as novas tecnologias são costumeiras, tanto dentro como fora da escola.Dissertação Atividades experimentais problematizadas: um guia didático para o ensino de química a partir de contextos locais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-31) Costa, Liane Alves da Silva; Viana, Anderson Dias; https://orcid.org/0000-0002-8637-5780; http://lattes.cnpq.br/8783369519560996; http://lattes.cnpq.br/0360127131704122; Fernandes, Nedja Suely; Oliveira, João Leonardo FreitasAs atividades experimentais configuram-se como uma metodologia que permite a reflexão de fenômenos empíricos propiciando uma qualidade positiva para a aprendizagem dos conceitos científicos. Dessa forma, essa metodologia tem potencial para associar o fenômeno observável com a explicação teórica. Sendo assim a questão que se coloca é se as atividades experimentais problematizadas, articuladas a um contexto regional, possibilitam a aplicação e o desenvolvimento da aprendizagem de conceitos científicos químicos? Para responder a essa pergunta, foram selecionadas algumas temáticas regionais relacionadas à presença de recifes de corais, extração de sal marinho e produção de combustíveis. Esses contextos estão ligados ao ambiente e à economia do estado do Rio Grande do Norte. A partir dessas temáticas, foram criadas propostas de atividades experimentais problematizadas (AEP) fundamentadas nos três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Essas propostas foram aplicadas em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio de uma escola particular da cidade do Natal. Os resultados obtidos deste trabalho evidenciaram que é viável organizar e realizar uma atividade experimental investigativa permitindo que o experimento esteja no caminho para a resolução do problema. A partir desses resultados, foi possível criar um guia de propostas para que o(a) professor(a) possa empregar as atividades experimentais em suas aulas de forma problematizada e contextualizada.Dissertação Avaliação formativa no ensino de eletroquímica: implicações do uso de atividades avaliativas como instrumento mediador(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Castro, Patricia Ferreira de; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; https://orcid.org/0000-0003-2811-8433; http://lattes.cnpq.br/5600786330033497; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; Pontes, Liliana de Fátima Bezerra Lira deA presente pesquisa se propõe a investigar as implicações da integração da avaliação formativa ao ensino de Eletroquímica, por meio do desenvolvimento e aplicação de um conjunto de atividades avaliativas inéditas. Para este fim, inicialmente, foram examinados os princípios teóricos da avaliação da aprendizagem, por meio de levantamento bibliográfico, dando ênfase à avaliação formativa e destacando suas características e diferenciais. Em seguida, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a um grupo de 13 professores de Química do Ensino Médio, com a finalidade de identificar as principais limitações e oportunidades de melhoria em sua prática avaliativa. Com base nesse levantamento de informações, desenvolveu-se um conjunto de atividades avaliativas adaptadas ao ensino de Eletroquímica, utilizadas para instrumentalizar a implementação da metodologia investigada, durante a coleta de dados. A pesquisa avança com a aplicação das atividades avaliativas formativas a uma turma de 24 estudantes da segunda série do Ensino Médio, durante as aulas regulares de Eletroquímica, em uma escola da rede estadual do Ceará. Essa fase da pesquisa inclui a coleta de dados sobre os impactos das atividades no desempenho dos estudantes e sobre a sua aceitação quanto ao método avaliativo implementado. A análise dos dados coletados deu-se por meio de uma abordagem qualitativa, através da entrevista com os docentes, dos questionários de opinião respondidos pelos estudantes e com base nos resultados obtidos na aplicação das atividades avaliativas de Eletroquímica, observando-se os objetivos educacionais estabelecidos. A utilização dessas atividades apontou resultados significativos, demonstrando um bom desempenho dos estudantes, quanto ao engajamento nas aulas, autonomia no processo de construção da aprendizagem, compreensão dos conceitos estudados e articulação entre teoria e prática. Ao final da pesquisa, como produto educacional desta dissertação, produziu-se um guia de orientação para a implementação da avaliação formativa no contexto do ensino de Eletroquímica, destinado a professores de Química do Ensino Médio, cuja elaboração foi norteada pelos resultados obtidos em campo. Esse guia visa subsidiar a elaboração de instrumentos avaliativos diversificados, além de disponibilizar as atividades aplicadas nesta pesquisa, explicando os processos e meios utilizados para a sua elaboração e aplicação.Dissertação Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação(2019-09-27) Silva, Rubenigue de Souza; Santos, Luciene da Silva; Silva Júnior, Carlos Neco da; ; ; ; Sousa Júnior, Francisco Souto de; ; Simões Neto, José Eusébio;O processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado ainda um grande desafio para muitos docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo educando, uma vez que o seu conteúdo da é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e dificuldades de compreensão. Por estas razões, é essencial buscar recursos didáticos que possibilite a melhoria do entendimento dos conceitos dessa disciplina. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática sobre o conteúdo taxa de reação, a partir de diferentes estratégias, tais como, livros didáticos, vídeos, notícias de jornais e revista, simulador Phet, experimentação e espaço para diálogo, que abordam questões sobre alimentos, meio ambiente, química dos combustíveis e catálise. Além de abarcar estratégias expositivas, nessa proposta também foi elaborado um jogo didático como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem em química. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa e a escolha do tema, taxa de reação, foi devido às dificuldades de entendimento referentes aos conteúdos já existentes na literatura devido a utilização de metodologia tradicional. O trabalho foi aplicado em duas turmas da 2ª série do ensino médio, e iniciando-se com uma sequência didática de quatro blocos, duas aulas em cada bloco, perfazendo um total de oito aulas. Ao final dos blocos foi aplicado o jogo, que permite ao discente adquirir conhecimentos por meio de métodos alternativos aos modelos tradicionais de ensino, incorporando características lúdicas dos jogos aos conceitos e conteúdos e permitiu o docente avaliar o conteúdo trabalhado. Os dados foram coletados por meio de gravações (áudio e vídeo), feitas em sala de aula, diário de campo e formulários. Para a análise e tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de triangulação dos dados, que tem o objetivo de abranger a máxima amplitude na descrição, explicação e compreensão do foco em estudo, nas pesquisas de cunho qualitativo. Foi possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos e, com isso, utilizar estratégias, ferramentas e objetos educacionais aliados aos temas (alimentos, meio-ambiente, química dos combustíveis e catálise) utilizados na sequência didática, o que possibilitou a motivação tanto no jogo quanto nas aulas para a discussão dos quatro temas. A interação entre alunos-alunos e alunos-professor proporcionada pelo jogo foi intensa, assim como, nas situações-problema criadas nas aulas. O lúdico se destacou, principalmente no jogo, que apresentou muita diversão e prazer. Durante a aplicação do jogo foi possível observar a ótima relação que o jogo teve com o conteúdo trabalhado em sala de aula. Esse trabalho possibilitou aos alunos durante a aplicação da sequência didática e do jogo, estabelecer e relacionar os conceitos do conteúdo taxa de reação, a partir das problemáticas e questionamentos sobre os temas envolvidos. Um produto educacional, que é a sequência didática, foi elaborado para o conteúdo taxa de reação.Dissertação Combustíveis - matéria e energia: um livro virtual com conteúdos digitais para professores e estudantes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-17) Araújo, Magno Nazareno Anselmo de; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; https://orcid.org/0000-0002-0244-5228; http://lattes.cnpq.br/3759170729682136; http://lattes.cnpq.br/7954070069213711; Correia, Edvaldo Amaro Santos; Costa, MartaNos últimos tempos, a integração de tecnologias no ambiente escolar permitiu maior inovação nas metodologias de ensino. Mesmo com a implementação da Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas, é possível, com o devido planejamento, continuar utilizando essas ferramentas para auxiliar na aprendizagem dos alunos. Dentro desse contexto de Recursos Digitais (RD), os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) vêm contribuindo para um aprendizado mais interativo, intuitivo e conectado às demandas das novas gerações. E para o ensino de química essas ferramentas podem ajudar a superar desafios relacionados ao ensino teórico e descontextualizado, facilitando a compreensão de conceitos complexos, por meio de simulações e representações multimídia. Adicionalmente, com a implementação do novo currículo do Ensino Médio, com foco nos Itinerários Formativos (IF), foi exigida a criação de novos materiais de apoio aos professores que permitissem aprofundar conhecimentos de forma contextualizada, alinhados aos eixos temáticos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dentro dessa perspectiva o presente trabalho relata o desenvolvimento de um Livro Digital Interativo (LDI), denominado “Combustíveis - matéria e energia: um livro virtual com conteúdos digitais para professores e estudantes”. Este LDI oferece textos, vídeos, mapas mentais e atividades para professores e estudantes. O livro foi organizado de maneira que o acesso aos recursos seja simples e objetivo. Ele contém três módulos: “O que é Energia?”, “O que são combustíveis?” e “Quais os principais tipos de combustíveis?”, finalizando com a seção de exercícios denominada “Vamos praticar um pouco?”, onde são encontrados exercícios e questões mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), abordando os conceitos químicos que o livro traz ao longo dos seus tópicos. O acesso ao livro pode ser realizado através do site www.magnoaraujo.com, a partir do qual é possível utilizar todas as mídias de maneira ágil e fácil. O livro virtual foi desenvolvido para ser constantemente atualizado com mais recursos, de modo que os conteúdos de Química podem ser mais explorados e aprofundados em próximas versões. O trabalho que sustenta o desenvolvimento deste material inclui uma revisão da literatura, a criação do LDI e de sua página virtual, além de uma análise qualitativa sobre a interação dos professores com o recurso, visando ampliar suas possibilidades de uso em sala de aula. Com o desenvolvimento dessa pesquisa concluiu-se que a incorporação do ODA segundo os professores, pode estimular a aprendizagem dos estudantes. No entanto, a produção desses materiais exige tempo e conhecimentos tecnológicos e pedagógicos. O uso do ODA pelos professores também precisa ser incentivado, contribuindo para a produção e avaliação contínua desses recursos. Futuramente, serão necessários ajustes técnicos no LDI, a inclusão de mais ferramentas digitais e a ampliação dos conteúdos de Química para torná-lo ainda mais rico e útil.Dissertação Combustíveis como tema gerador para abordar conceitos da química orgânica no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-21) Silveira, Kennedy Leite; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; http://lattes.cnpq.br/1555437330396152; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; Araújo, Mônica Regina Silva deA Química é frequentemente percebida como complexa, e a Química Orgânica, em particular, apresenta desafios como conceitos prévios equivocados, dificuldades na visualização molecular e falta de associação com o cotidiano. Assim, é essencial inserir recursos didáticos complementares às aulas expositivas. Este trabalho apresenta uma Sequência Didática sobre "Combustíveis", abordando os grupos funcionais orgânicos hidrocarbonetos e álcoois. O Produto Educacional foi aplicado a uma turma da terceira série do ensino médio da E.E.M.T.I. Waldir Leopércio, em Varjota-CE. A pesquisa qualitativa fundamentou-se nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov. Para a coleta de dados, utilizaram-se questionários e registros de diários de bordo. A análise baseada na técnica de Bardin revelou que o uso do tema "Combustíveis" e a metodologia 3MP facilitaram a contextualização do conteúdo e aumentaram a interação aluno-aluno e aluno-professor. A problematização inicial comparada ao questionário final mostrou que os estudantes assimilaram conhecimentos químicos, extrapolando explicações para outras situações cotidianas. Após a aplicação da Sequência Didática, observou-se um aprimoramento na qualidade dos argumentos dos alunos, com maior embasamento químico, superando o senso comum. A participação ativa dos estudantes demonstrou maior envolvimento e interesse na apropriação de conhecimentos científicos, promovendo não apenas a compreensão química, mas também a reflexão crítica sobre questões sociais e culturais, ampliando a visão de mundo dos estudantes.Dissertação Combustíveis: hidrocarbonetos, alcoois e esteres trabalhados por meio de estudo de casos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-04) Souza, Hanna Cristina Tavares Dantas de; Silva Júnior, Luiz Alberto da; Santos, Luciene da Silva; https://orcid.org/0000-0001-5336-5212; http://lattes.cnpq.br/3615061689467024; http://lattes.cnpq.br/6586053671441143; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; Farias, Fernanda Luiza deAs dificuldades de aprendizagem em Química Orgânica enfrentadas por alunos do Ensino Médio ocorrem, principalmente, pela falta de contextualização dos conceitos ligados ao dia a dia, mas, também, pela pouca conexão com outros conceitos químicos e pela dificuldade de interpretação da linguagem química, levando a necessidade de repensar a abordagem pedagógica. Dessa forma, a fim de relacionar o conteúdo com uma temática do cotidiano, desenvolvemos este trabalho a partir da estratégia de ensino Estudo de Casos, colocando os alunos em contato com problemas reais ou fictícios para contextualizar os conteúdos químicos. Em vista disso, nos orientamos pela seguinte questão de pesquisa: Qual o potencial da estratégia Estudo de Casos para a aprendizagem das funções orgânicas e suas implicações sociais a partir da temática combustíveis? Nesse cenário, o objetivo foi aplicar e investigar a estratégia de ensino Estudo de Casos para o ensino de Hidrocarbonetos, Álcoois e Ésteres a partir da temática combustíveis, para que os alunos desenvolvam habilidades com intenção de reconhecer e diferenciar funções orgânicas, conseguindo relacionar o conteúdo estudado com situações do dia a dia. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, seguindo um protocolo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A aplicação aconteceu na Escola Estadual Berilo Wanderley, situada na cidade do Natal/RN, onde foram produzidos quatro casos investigativos e aplicados em uma turma de 3ª série do Ensino Médio Potiguar, através de uma sequência de 9 aulas que envolveram questionário de conhecimentos prévios, leitura e discussão dos casos, pesquisa orientada, elaboração de diário de bordo e culminou com a produção de vídeos pelos alunos com as soluções propostas pelos grupos. Os dados analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin, indicam que muitos alunos desconheciam os conteúdos de química orgânica envolvidos na temática Combustíveis ou tinham ideias incompletas oriundas do senso comum, no entanto, ao longo da pesquisa eles desenvolveram habilidades e a aprendizagem dos conceitos. Como Produto Educacional, propomos uma página na rede social Instagram como ferramenta de divulgação científica da estratégia Estudo de Casos e com produções audiovisuais elaboradas pelos estudantes.Dissertação Construção de um modelo molecular magnético: uma proposta para o ensino da ligação química(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Barreto, Wallyson Rodrigo da Silva; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0001-9015-1934; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; http://lattes.cnpq.br/6306294560730177; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva; Oliveira, Otom Anselmo de; https://orcid.org/0000-0003-0409-4000; http://lattes.cnpq.br/7903084274135177Neste trabalho foi desenvolvido um protótipo denominado “Modelo Molecular Magnético” produzido a partir de esferas plásticas em impressoras 3D com ímãs inseridos internamente dentro de cada esfera para simular as forças atrativas que há entre átomos na formação de uma ligação química. O material foi pensado com o intuito de minimizar dificuldades de aprendizagem relativo ao entendimento da formação das ligações químicas entre os átomos, as quais normalmente os estudantes não entendem que há forças atrativas e repulsivas na formação da ligação. Para pensar na produção foi realizado uma investigação em diferentes livros didáticos de Química, seja do nível superior ou do nível médio (Plano Nacional do Livro Didático, 2007), para identificar a maior frequência de exemplos de moléculas que formam ligações químicas que aparecem nos livros com bastante frequência. Após essa etapa, o produto educacional foi aplicado a 15 professores de Química em formação inicial e 13 em formação continuada em forma de minicurso. Como primeiro resultado foi possível constatar a aceitação do modelo pelos participantes que afirmaram que a partir do seu uso é possível trabalhar conceitos relacionados às ligações químicas, tais como geometria molecular, eletronegatividade e as diferentes ligações que ocorrem entre os átomos. Ainda como principal resultado, os participantes trouxeram que a percepção de forma sensorial sobre as forças atrativas e repulsivas existentes entre as estruturas análogas as moléculas químicas, não apresentados em outros modelos moleculares presentes no mercado comercial e que esse fator é destaque para o uso desse recurso em sala de aula da Educação Básica.Dissertação Construção e aplicação de um protótipo de reator utilizando plataforma arduino para discutir conceitos relacionados à estequiometria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-01-30) Feitoza, Abraão de Matos; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0001-9015-1934; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; http://lattes.cnpq.br/1557491652240645; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; Viana, Anderson Dias; Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e SilvaNo processo de ensino e aprendizagem da Química são observadas várias dificuldades de entendimento por parte dos estudantes relacionadas ao conteúdo de estequiometria, dentre elas, a falta de compreensão quanto à representação dos três níveis de conhecimento químico como apresentado por Johnstone em 1982. Para expressar simbolicamente a ocorrência de uma reação química, bem como as relações de proporcionalidade entre reagentes e produtos é exigido dos estudantes elevado nível de abstração do conteúdo para entendimento de um sistema reacional ou fenômeno. Com efeito, propiciar a observação de fenômenos como por exemplo, a reatividade do metal alumínio em meio ácido em um sistema fechado, com vistas a favorecer o entendimento dos conceitos subjacentes à estequiometria, desenvolveuse um equipamento de baixo custo denominado protótipo de reator hermético com a plataforma Arduino (PRHA) subdividido em duas etapas: construção de hardware, software e testes do dispositivo (E1); e aplicação em sala de aula (E2), segmentada em seis momentos em cinco encontros: encontro inicial, identificação de ideias prévias sobre as reações químicas; segundo encontro, aula instrucional e utilização de modelos bola-bastão a partir do modelo atômico de Dalton para trabalhar a proporção química; terceiro encontro, aula instrucional e reutilização dos modelos bola-bastão com enfoque nos conceitos de reagente limitante e em excesso; quarto encontro, aplicação do PRHA e discussão acerca dos conceitos proporção, produto, reagente, expressão química; quinto encontro, segunda aplicação do PRHA e discussão dos conceitos reagente limitante e em excesso, expressão química e reação química, finalizando com uma pergunta sobre a aplicação do PRHA e as possibilidades de aprendizagem que os estudantes puderam desenvolver. A proposta foi aplicada para vinte (20) estudantes do 2º ano do ensino médio do Instituto de Educação do Ceará, na cidade de Fortaleza-CE. Os resultados da E1 estão relacionados aos testes feitos com o PRHA, são eles: necessidade de seguir as informações da folha de dados do sensor, diminuição do tempo de reação devido ao aumento da superfície de contato, variação instável da concentração de gás detectada no PRHA, e possibilidade de troca de massa externa ao sistema. Na etapa de aplicação, os estudantes apresentaram dificuldades para conceituar reação química, utilizar a simbologia química bem como compreender a relação de proporção matemática da reação. De forma geral, foi possível perceber que concepções alternativas descritas anteriormente na literatura, como a ideia de reagente ativo e passivo e processo de dissolução como sinônimo de reação química, permanecem presentes no processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo dos participantes desta pesquisa. O manejo e aplicação do PRHA pelos estudantes se configurou como um importante momento de discussão sobre o fenômeno em estudo, mas ainda assim, diante do pequeno tempo em que o PRH foi utilizado, os estudantes deixaram prevalecer o nível macroscópico em detrimento aos demais níveis de representação do conhecimento químico proposto por Johnstone (1982) mesmo após vivência da atividade com a utilização dos modelos do tipo bola bastão.Dissertação Da produção ao descarte do lixo: proposta de um projeto escolar de química no contexto do ensino fundamental II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Oliveira, Lioran Fagner Bento de; Silva Júnior, Luiz Alberto da; https://orcid.org/0000-0001-5336-5212; http://lattes.cnpq.br/3615061689467024; http://lattes.cnpq.br/3050299557359761; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; Lima, Rafaela dos SantosPensar o processo de ensino-aprendizagem na conjuntura atual da educação brasileira, em especial o ensino de química, apresenta-se como um grande desafio. As constantes transformações na sociedade ocasionam mudanças significativas nas relações sociais, políticas, culturais e pessoais dos sujeitos que a compõem. Essas relações exigem indivíduos críticos, reflexivos e criativos. Nesta perspectiva, a pedagogia de projetos surge como possibilidade capaz de proporcionar a construção de conhecimentos a partir de temas atuais e do cotidiano dos alunos. Em vista disso, nos orientamos pela seguinte questão de pesquisa: como a temática do lixo desenvolvida a partir da Pedagogia de Projetos pode contribuir para a elaboração de conhecimentos de ciências no ensino fundamental II? A partir daí, o objetivo deste trabalho foi desenvolver, aplicar e avaliar um projeto que possibilite ao estudante situações que estimulem a reflexão e o protagonismo. Para isso, foi produzido um projeto escolar baseado na Pedagogia de Projetos, pautado em proporcionar momentos de problematização, discussão, experimentação e aplicação dos conhecimentos construídos a partir da temática “lixo: da produção ao descarte”. A aplicação desta pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal no interior do estado do Rio Grande do Norte com alunos do sexto ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi feita através de gravações de áudio e vídeo durante a aplicação do projeto escolar e com a utilização de questionários e entrevistas aplicados em momentos específicos. Como resultado, alcançamos a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de transformações químicas e físicas, substâncias e misturas homogêneas e heterogêneas e durante o desenvolvimento do projeto identificamos uma evolução na postura e na participação dos estudantes perante a ressignificação do conhecimento científico. Identificamos também uma mudança nas práticas de tratamento de resíduos, pois, ao final do projeto os estudantes conseguiam entender a importância da reutilização e da reciclagem como alternativa para a queima do lixo a céu aberto que é uma forma ecologicamente incorreta de tratar o lixo. O projeto escolar aplicado serviu como base para a elaboração do produto educacional e foi divulgado em forma de guia didático digital tendo a finalidade de servir como recurso para auxiliar professores de ciências a recontextualizarem a metodologia dentro de suas realidades escolares. Concluímos que a Pedagogia de Projetos viabiliza o processo de ensino/aprendizagem de forma colaborativa, capaz de estabelecer conexões com a realidade e proporcionando a aplicação do conhecimento.Dissertação Desenvolvimento de sequência didática para o ensino de Dispersões(2019-08-02) Almeida, Regina Amanda França; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; ; ; Fernandes, Nedja Suely; ; Colares, Regilany Paulo;Diante das dificuldades de compreensão do conteúdo de Dispersões, relatados na literatura para os alunos do ensino médio e, com o intuito de auxiliar no processo de ensino aprendizagem deste conteúdo, esta dissertação teve como objetivo o desenvolvimento de um produto educacional, o qual é caracterizado por uma sequência didática que utiliza a Teoria da Aprendizagem Significativa (desenvolvida por David Ausubel) – TAS – em suas etapas de aplicação. O público-alvo foi uma turma, que contém 40 alunos, pertencentes à 2ª série do Ensino Médio com modalidade de estudo em Tempo Integral, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará. Durante a realização das atividades foram preservadas as identidades dos alunos. A sequência didática consta de cinco momentos: o primeiro é um questionário para levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes junto a um texto; o segundo é uma aula expositiva (a qual foi construída partindo dos resultados do levantamento prévio); o terceiro é a utilização de simuladores para fixação e aprofundamento de conhecimentos; o quarto é a elaboração de mapas conceituais; o quinto e último foi a discussão destes mapas conceituais e elaboração de novos. Durante a aplicação da primeira etapa da sequência didática foi observada, como resultado, bastante participação dos alunos nas discussões iniciais. Em relação às respostas dos questionários, foi possível perceber que muitos estudantes possuíam dificuldades relacionadas à interpretação de dados matemáticos. Também foi notório que alguns, além de apresentarem dificuldades matemáticas, mostraram-se confusos no que diz respeito a conceitos ligados aos termos “mistura homogênea” e “mistura heterogênea”. No segundo momento, os estudantes foram bastante participativos durante a explicação do conteúdo sobre dispersões, de modo que durante a explanação faziam colocações lembrando o questionário e o assunto que no momento estava sendo explanado. No terceiro momento os alunos demonstraram empolgação para participar dos simuladores on-line. Durante a realização do primeiro simulador, a Tarefa de João, foi possível perceber algumas dificuldades conceituais, porém a maioria da turma apresentou bom aproveitamento. No segundo simulador, também se observou bom desempenho e participação para trabalhar com diferentes concentrações de substâncias e suas respectivas interpretações. O terceiro simulador, percebeu-se que a maior parte da turma apresentou dificuldade para realizar. Esse fato foi possivelmente devido a presença de alguns cálculos e interpretações necessárias para concluir a atividade. No momento quatro, foi notória a dificuldade na confecção dos primeiros mapas conceituais. Os discentes tiveram muitas dúvidas em relação a estrutura destes desenhos. No quinto momento, durante a reconstrução dos mapas de conceitos, foi possível perceber uma melhor desenvoltura na elaboração dos mapas conceituais, de forma que os estudantes conseguiram acrescentar mais conceitos, interligá-los por meio de conectivos e respeitaram a hierarquia conceitual. Foi possível perceber que a sequência didática teve grande importância na estimulação dos alunos ao estudo de Dispersões e, também, um bom desempenho cognitivo sobre o entendimento deste conteúdo durante as etapas de aplicação. Há um destaque para a etapa de construção dos mapas conceituais, uma vez que eles possibilitam trabalhar conceitos e instrumentalizar a Aprendizagem Significativa.Dissertação Ensino híbrido em foco: estratégias para o ensino de funções orgânicas oxigenadas(2019-08-02) Costa, Adriano César Jerônimo da; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; Malcher, Grazielle Tavares; ; ; ; Santos, Luciene da Silva; ; Lima Júnior, Cláudio Gabriel;A educação do século 21 tem mudado devido ao uso de metodologias que, agregadas as tecnologias digitais, contribui para a melhoria do ensino. Mesmo com tantas mudanças, o processo de aprendizagem em Química ainda é um desafio enfrentado pelos professores e pelos alunos. O Ensino Híbrido é uma tendência metodológica no qual a instrução é apresentada de forma online e presencial, integrando as TDIC’s para se obter uma melhor participação dos alunos nas aulas, contribuindo para uma melhor compreensão do que se estuda. Neste trabalho, apresentamos uma sequência de aulas voltada para o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, utilizando o modelo do Ensino Híbrido, combinando estratégias de aprendizagem invertida, instrução por pares e ferramentas digitais. O estudo foi realizado em uma turma da 3 ª Série do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Mataraca-PB. A observação participante foi utilizada como método de investigação qualitativa, para examinar e analisar o comportamento e desempenho, advindos do engajamento e das impressões dos alunos para com a estratégia apresentada, visando compreender os resultados com profundidade. A ferramenta digital Google Sala de Aula foi utilizada com o propósito de fazer com que os alunos desenvolvessem estudos prévios do conteúdo aprendido por meio de videoaulas produzidas durante este trabalho e hospedadas no YouTubeTM, além de atividades presenciais diversas, colaborando mediante aprendizado em grupos. Na etapa presencial foram utilizadas palavras cruzadas, questionários com exercícios de aplicação e construtor de moléculas, além de utilização do aplicativo Plickers para conduzir a instrução por pares e do Socrative para revisão dos conteúdos vistos em sala. Como resultado destas atividades, as discussões entre os alunos sobre a diferenciação e classificação das funções orgânicas oxigenadas e suas diversas formas de aplicação no cotidiano tornaram-se mais independentes do professor, e eles passaram a compartilhar entre si seus próprios métodos de aprendizagem do conteúdo estudado e contribuindo, coletivamente, para construir o próprio conhecimento. Os alunos puderam relatar de forma positiva o modelo do Ensino Híbrido com aprendizagem invertida e instrução por pares, por meio das aulas online e os exercícios em sala, com o auxílio das TDIC’s, mostrando que é uma estratégia que aliada ao ensino, permite aos alunos criarem espaços de interação e compreensão dos conteúdos abordados de forma mais independente e ativa, sendo motivados a enriquecer os momentos presenciais com trocas de conhecimento e experiências, rompendo as barreiras do ensino para atender as necessidades de uma geração conectada. O produto educacional gerado é destinado a professores do Ensino Médio na forma de manual de instruções que os auxilia no desenvolvimento dessa metodologia.Dissertação Integrando a inteligência artificial generativa na educação em química: desenvolvimento de ferramentas e avaliação como recurso educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Costa, Diogo Gonzaga Monte da; Moraes, Edgar Perin; https://orcid.org/0000-0002-1998-8042; http://lattes.cnpq.br/0705932816454884; http://lattes.cnpq.br/3826898919192593; Barreto, Inakã Silva; Moreira, Patricia Flávia da Silva DiasEm um mundo cada vez mais interconectado, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), incluindo a Inteligência Artificial (IA), têm emergido como forças transformadoras na educação química. Apesar da familiaridade dos professores com tecnologias cotidianas, a efetiva integração de novas ferramentas tecnológicas no ensino ainda enfrenta barreiras significativas. Dessa forma, há uma grande necessidade de investigar estratégias educacionais e metodologias inovadoras, visando diminuir a lacuna tecnológica e avançar nas práticas educacionais. O presente trabalho investigou a integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na educação em química, com foco no desenvolvimento de ferramentas pedagógicas inovadoras e na avaliação como um recurso educacional. O objetivo principal incluiu a criação de um produto educacional interativo, um e-book intitulado "ALQUIMIA DIGITAL: Transformando a Educação em Química com IA Generativa", baseado na Teoria da Aprendizagem Situada. A pesquisa sobre a aplicação do recurso educacional foi conduzida com professores de química, indicando uma nota média atribuída por eles de 8,5, refletindo uma visão geral favorável sobre a capacidade da IAG de contribuir para a educação em química. Apesar disso, 65% dos participantes apontaram para a importância da intervenção humana visando garantir a precisão das análises realizadas pela Inteligência Artificial Generativa (IAG). Os resultados indicaram que a IAG pode se tornar um recurso educacional importante no processo de ensino-aprendizagem, personalizando o conteúdo e facilitando a compreensão de conceitos complexos. No entanto, desafios como a formação adequada dos professores e a infraestrutura tecnológica precisam ser abordados para sua implementação. As considerações finais destacam a importância de continuar explorando e refinando o uso da IAG para promover uma educação mais interativa e adaptada às necessidades individuais dos alunos.Dissertação Integrando saberes teóricos e práticos no contexto alimentar: uma oficina didática abordando conteúdos de ácidos e bases no Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-26) Feitosa, Wagner de Oliveira; Freire, Melquesedeque da Silva; Moreira, Patrícia Flavia da Silva Dias; ; http://lattes.cnpq.br/9109298434418130; ; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; ; http://lattes.cnpq.br/8358558399430071; Freitas, Sueny Kelia Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/4199927222245464; Silva Júnior, Carlos Neco da; ; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117A abordagem contextualizada de conteúdos químicos e as atividades experimentais com resolução de problemas tem sido apontada há muitos anos pelas investigações didáticas como um potencial recurso para o desenvolvimento de diferentes conhecimentos e habilidades pelos estudantes. Este trabalho propõe uma sequência de atividades, no formato de uma oficina didática, para trabalhar com o conteúdo de ácidos e bases associado ao contexto da alimentação, privilegiando tarefas discursivas, articuladas a experimentos e situações-problema. A pesquisa adotou elementos da abordagem qualitativa e foi desenvolvida com os alunos da 3ª série do Ensino Médio integrado ao curso técnico em cozinha da Escola Cidadã Integral Pastor João Pereira Gomes Filho, localizada no município de João Pessoa, Paraíba. A coleta de dados foi feita através de um questionário inicial, das respostas elaboradas pelos alunos nas atividades das práticas experimentais e com registros de imagens durante as demais atividades da sequência. Os resultados sugerem uma heterogeneidade de ideias manifestadas pelos estudantes, constituídas por aspectos teórico-conceituais da disciplina de química e por critérios sensoriais priorizados na abordagem de procedimentos rotineiros do curso técnico em que estavam inseridos. A experiência didática forneceu alguns indícios de contribuições das atividades para a ressignificação de aspectos conceituais da química no contexto estudado, além do estímulo ao interesse e participação ativa dos estudantes nas tarefas propostas na oficina. O produto educacional resultante da investigação didática apresenta um conjunto de orientações sobre as atividades vivenciadas durante a pesquisa e pode ser útil como sugestão e contribuição para uma abordagem contextualizada e problematizadora do tema ácidos e bases no ensino de química.Dissertação O método Jigsaw no Ensino de Estereoisômeros: aplicação de uma sequência didática para o desenvolvimento de habilidades visuoespaciais e sociais em aulas de Química(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-26) Calixto, Marcelo Max Borges; Fernandes, Nedja Suely; Barroso, Marcia Teixeira; ; ; http://lattes.cnpq.br/9563490368583906; ; http://lattes.cnpq.br/9387115029305476; Dias Filho, Francisco Audisio; ; http://lattes.cnpq.br/2090415373875792; Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2677353483407898Atualmente, se faz necessário no ambiente escolar, a implementação de estratégias que facilitem o desenvolvimento de competências sociais. A aprendizagem cooperativa em seu método Jigsaw é uma metodologia ativa baseada na participação coletiva e ativa dos estudantes, aplicada geralmente para pequenos grupos, de forma a possibilitar o desenvolvimento cognitivo, através da troca de informações, e das habilidades sociais cooperativas. Neste sentido, foi desenvolvida uma sequência didático-pedagógica utilizando o método Jigsaw, em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública da periferia de Fortaleza-CE, de maneira a favorecer o desenvolvimento visuoespacial de moléculas no estudo de estereoisômeros, concomitantemente com o desenvolvimento de habilidades sociais. Dentre elas, comunicação, empatia e resolução de conflitos. Como referenciais teóricos, utilizamos resultados de pesquisas sobre aprendizagem cooperativa e de aplicação do método Jigsaw, alguns pressupostos da teoria sociointeracionista de Vygotsky e as dificuldades no ensino de estereoisômeros. Para coleta de dados qualitativos da pesquisa, foram aplicados: protocolo de observação, gravação de vídeo, atividades presenciais e virtuais e questionários avaliativos. O percurso metodológico foi desenvolvido em quatro etapas: a primeira foi a atividade virtual sobre aprendizagem cooperativa e método Jigsaw; a segunda consistiu na aplicação do método Jigsaw e construção de modelos moleculares; a terceira referiu-se à aplicação de questionário avaliativo e avaliação pedagógica coletiva; a última diz respeito a aplicação da avaliação pedagógica individual e questionários de processamento de grupo e avaliação do método em escala Likert. Com a aplicação do método Jigsaw percebeuse que os alunos trabalharam de forma coletiva, solidária, colaborativa e ativa, interagindo e compartilhando suas ideias, desenvolvendo habilidades sociais e visuoespaciais a partir da construção de modelos moleculares, contribuindo significativamente para o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados, obtidos através de questionários, revelaram que o método Jigsaw facilita o aprendizado dos estudantes e execução de atividades, favorecendo a participação ativa dos educandos. O produto educacional foi elaborado, na forma de cartilha, para ser utilizado por professores do Ensino Básico.Dissertação A música como instrumento lúdico na aprendizagem das interações intermoleculares dos compostos orgânicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-08) Santos, Isaías Francisco dos; Santos, Luciene da Silva; ; ; http://lattes.cnpq.br/5198063385135421; Barros, Ivoneide de Carvalho Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/5272867419216787; Almeida, Carla Verônica Albuquerque; ; http://lattes.cnpq.br/1334298845911044A utilização da música tem sido cada vez mais difundida como uma estratégia alternativa de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho de pesquisa utilizou a produção de músicas parodiadas, como atividade lúdica, para o ensino do conteúdo Interações Intermoleculares dos Compostos Orgânicos, em consonância com algumas concepções educacionais de Vygotsky, Saviani e Libâneo e, principalmente, baseou-se em ideias da pedagogia de Paulo Freire. Segundo Junqueira e Maximiano (2020) e Miranda, Braibante e Pazinato (2017), os estudantes da educação básica apresentam dificuldades em associar os conceitos científicos com os fenômenos observados no cotidiano, em compreender a conexão existente entre os níveis microscópicos e macroscópicos das interações intermoleculares e as propriedades físico-químicas das substâncias decorrentes destas. Assim sendo, foi desenvolvida uma sequência de atividades, buscando contribuir para a aprendizagem desse conteúdo a 41 estudantes de uma turma da 3ª série do Ensino Médio, pertencente a uma Escola Pública Estadual, localizada na cidade de Russas/CE. Para tanto, realizou-se uma abordagem metodológica qualitativa pelo método da pesquisa-ação. A elaboração das paródias pelos discentes ocorreu após identificação das afinidades com os conceitos advindos das interações intermoleculares, sob a orientação do Professor/pesquisador. Houve a utilização de questionários para obtenção de dados, além do uso da Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise dos dados referentes às letras das paródias. Os resultados obtidos indicaram que a produção e socialização de paródias musicais favoreceram o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que motivaram os discentes a se engajarem na construção do conhecimento científico. O produto acadêmico deste trabalho resultou em uma Proposta de Ensino de Química e vídeos das paródias musicais, de modo que os docentes os utilizem de forma viável na construção de saberes.Dissertação Óleo residual de cozinha e impacto ambiental: educação para sustentabilidade no ensino profissionalizante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-21) Torres, Franklins Marques; Malcher, Grazielle Tavares; Mazze, Fernanda Marur; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; Barbosa, Francisco GeraldoO presente projeto de pesquisa propõe a elaboração e aplicação de Unidade Didática (UD) sobre o ensino de propriedades físicas dos triglicerídeos utilizando uma abordagem ambiental, focada no impacto do descarte inadequado de resíduos oleosos de cozinha e em sua reciclagem para mitigar os impactos ambientais relacionados. Visa, ainda, analisar a contribuição desta UD na promoção de uma aprendizagem significativa das propriedades físicas de triglicerídeos, além disso, na formação de estudantes do curso de Hospedagem da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Professora Marly Ferreira Martins, em Caucaia-CE, uma escola de ensino médio profissionalizante integrado. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa de pesquisa-ação, que busca compreender a realidade a partir da percepção dos participantes. Com foco no impacto ambiental, a metodologia inclui a aplicação da unidade didática intitulada "ENTENDENDO AS PROPRIEDADES FÍSICAS DE TRIGLICERÍDEOS DE ÓLEOS RESIDUAIS DE COZINHA E O IMPACTO DO SEU DESCARTE NO MEIO AMBIENTE" contendo atividades como a exibição de vídeos sobre a problemática do descarte inadequado de resíduos oleosos de cozinha, aulas expositivo-dialogadas, rodas de conversa e oficinas para relacionar o tema do descarte consciente de resíduos com os conteúdos de propriedades físicas dos compostos químicos presentes nos triglicerídeos. A proposta é envolver os estudantes de forma prática e significativa, preparando-os como agentes de mudança na gestão ambiental das empresas onde atuarão, oferecendo-as profissionais mais competentes na gestão ambiental e promovendo uma educação sustentável e contextualizada. Os resultados indicam que 90% dos estudantes desconhece o destino correto para o descarte do óleo de fritura, quase metade deles o descarta inadequadamente. Muitos têm pouca familiaridade com as propriedades físicas das substâncias, a maioria não lembra ou confunde esses conceitos. Embora consigam observar os efeitos das propriedades físicas, como a não miscibilidade de água e óleo, eles não sabem explicar a causa, indicando uma aprendizagem simplesmente mecânica. Com relação à formação profissional, os estudantes enfrentam dificuldades nas disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática, mesmo chegando a reconhecer a importância delas, porém, poucos conseguem associar os conteúdos aprendidos nessas disciplinas com sua futura profissão. Conclui-se assim, que o trabalho contribuiu para que os estudantes desenvolvessem novas habilidades e reorganizassem seus conhecimentos prévios para construírem novos, dando-lhes significado e, assim, utilizando-os para como ferramentas de transformação do contexto social onde se encontram inseridos.Dissertação Orgânica master: análise de um jogo de cartas como ferramenta para o ensino de conceitos básicos de química orgânica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Lima, Ronaldo Freire Mendes de; Viana, Anderson Dias; https://orcid.org/0000-0002-8637-5780; http://lattes.cnpq.br/8783369519560996; http://lattes.cnpq.br/5057399141179465; Carvalho Júnior, Almir Ribeiro de; Gomes, Fabiano do Espirito SantoOs jogos educativos têm o potencial de atuar como um recurso complementar no processo de ensino e aprendizagem de química. Eles desempenham um papel importante no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes, ao familiarizá-los com conceitos específicos e despertar o interesse pelo estudo desses conteúdos. Este estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar um jogo didático para alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual do Rio Grande do Norte, integrando a aprendizagem gamificada no processo educativo. O jogo foi aplicado em duas turmas durante o segundo semestre de 2024, envolvendo a participação de 42 alunos. O trabalho foi fundamentado nas teorias da aprendizagem significativa de David Ausubel e no conceito de motivação intrínseca de Deci e Ryan, que ressaltam a importância de motivar os alunos por meio de atividades que promovam a compreensão e a autonomia no processo de aprendizagem. A proposta pedagógica foi aplicada em um jogo de tabuleiro com cartas que abordou conceitos básicos da Química Orgânica, com potencial de abordar conteúdos de cadeias carbônicas, funções orgânicas, formas de representação, características estruturais e propriedades dos compostos orgânicos. A pesquisa seguiu uma metodologia integrando tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos para mensurar os impactos da intervenção. Durante a aplicação, foram realizadas observações, aplicados questionários e coletados depoimentos dos alunos, que indicaram um aumento no engajamento, motivação e a compreensão dos alunos, o que contribuiu para tornar o processo de ensino mais dinâmico, interativo e eficaz. Dessa forma, conclui-se que a utilização do jogo didático no ensino de Química pode ser uma ferramenta que facilitará a aprendizagem e aumentará o interesse dos alunos.