CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar
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postGraduateThesis.type.badge A contribuição da psicomotricidade na conscientização corporal em adolescentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Rodrigues, Monica Giordana Francieli Blau; Barros, Jônata de França; Coquerel, Patrick Ramon; Barros, Jônatas de FrançaA adolescência é caracterizada como uma fase de inúmeras mudanças, sejam elas corporais, psíquicas, comportamentais ou de aspectos cognitivos relativas ao desenvolvimento e maturação do indivíduo.Nessa fase, alguns elementos são essenciais para a aquisição de padrões fundamentais de movimento. Todos esses padrões são conectados para um completo desenvolvimento do adolescente. Partindo desse princípio, a conscientização do próprio corpo inclui a forma como o indivíduo conceitua e experimenta seu próprio corpo, assim como o que o diferencia do mundo que o cerca. Do mesmo modo que, o esquema corporal é formado através das experiências corporais relativas ao movimento e ao conhecimento do próprio corpo. Dessa maneira, a conscientização corporal, pauta o “EU” no mundo, como ele se relaciona nesse mundo e na formação da personalidade. A psicomotricidade, como prática educativa, não foca só no motor, mas sim num corpo em movimento, e esse corpo produz uma ação intencional e intelectiva. Se trata de um corpo que se desloca, constrói a realidade, que se conhece, que sente, que se emociona e com essa emoção se manifesta tonicamente pela expressividade. Dessa forma, a educação Psicomotora quando realizada no ambiente escolar, visa o desenvolvimento global do indivíduo por meio dos movimentos, assim como auxilia na apropriação e conhecimento do seu próprio corpo e do meio que o cerca.postGraduateThesis.type.badge A estimulação psicomotora como fator de inclusão e socialização de escolares com o transtorno do espectro autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Campelo, Felipe Mike Dantas; Rosa Neto, Francisco daEste projeto visa desenvolver através de estudos como a Psicomotricidade Relacional pode auxiliar na inclusão de alunos com o transtorno do espectro autista dentro das aulas de educação física do ensino fundamental através de uma intervenção psicomotora. O interesse em questão é mostrar que crianças com TEA utilizem de seu corpo e do corpo do colega como forma de inclusão e participação nas atividades, trazendo conquistas emocionais, motoras e cognitivas, favorecendo a qualidade nas relações já existentes e buscando facilitar e estabelecer outras.postGraduateThesis.type.badge A estimulação psicomotora para as crianças de 01 a 03 anos: diálogo com a educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Jesus, Luana Farias de; Dias, Maria AparecidaEste pré-projeto tem como objetivo primordial constatar a importância da estimulação psicomotora bem trabalhada podem desenvolver uma melhora significativa na reeducação de possíveis défices e na prevenção no desenvolvimento infantil. Esse projeto tem com a metodologia de ordem qualitativa e descritiva, será utilizada uma Bateria Psicomotora(BPM)organizado por Vitor da Fonseca 1992, em criança de 01 a 03 anos de idade do ensino infantil de uma Escola Privada para avaliar possíveis défices ou problema de aprendizagem em termos psicomotores. Após avaliação do teste os alunos passarão por uma intervenção com atividades lúdicas que será realizada nas aulas de Educação Física escolar. O pré-projeto serve como norteador para os profissionais da Pedagogia e Professores de Educação Física que atuam no ensino infantil.postGraduateThesis.type.badge A importância da relação mãe bebê na constituição psíquica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-10) Florencio, Jéssica Suzanna da Costa; Sesarino, JorgeUm bebê não existe sozinho. Ao nascer, ele se encontra totalmente dependente do meio maternante. É primariamente na relação mãe-bebê que ele se constitui SER. Essa dependência absoluta precisa ser suprida para que este bebê se torne um ser com relativa dependência e um adulto autônomo. Quase todas as doenças e transtornos emocionais são de origem relacionada ao desamparo infantil. Quando sobrevivem, essas crianças se tornam adultos carregados de sentimentos ambivalentes, conflitos íntimos e interpessoais. Alguns deles buscam amparo profissional, na esperança de serem curados dessa dor que assola a alma. Outros ficam a ermo, entregues aos subterfúgios que a sociedade dispõe, por exemplo: drogas, consumismo. Algumas desistem da vida e muitos entram no obscuro mundo de semblante psicopata. Ninguém adoece ou sofre por se sentir amado, ou por ser acolhido na necessidade. Ao contrário de quem não recebe amor e acolhimento.postGraduateThesis.type.badge A influência das sessões de psicomotricidade relacional no desenvolvimento cognitivo, social e motor em alunos com deficiência intelectual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-27) Silva, Luiz Fernando da; Surdi, Aguinaldo Cesar; Surdi, Aguinaldo Cesar; Barros, Jonatas de França; Coquerel, Patrick Ramon StafinEsse trabalho tem o papel de quebrar alguns paradigmas em relação às pessoas com deficiência, em específico, às pessoas com deficiência intelectual. Contribuindo, dessa forma, para que haja um entendimento maior quanto à diferença e especificidade da deficiência. Percebendo, sua diferença nos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor. Dessa forma, a psicomotricidade como instrumento e perspectiva vai abrir caminhos e possibilitar a descoberta de novos mundos aos alunos com deficiência intelectual. Também vai confrontar os próprios alunos, professores e sociedade em geral a respeito da capacidade de desenvolvimento de cada um, impondo assim respeito às condições individuais dos indivíduos. Essa pesquisa tem como relevância acadêmica a importância de extrair informações acerca do desenvolvimento de escolares com deficiência intelectual. Temática pouco explorada, tendo em vista a quantidade de trabalhos publicados sobre o assunto. Com isso, de forma direta, a contribuição é notória e permite uma visibilidade maior para a deficiência intelectual, somando olhares para a pesquisa, e, consequentemente, mais benefícios e formas de ajudar esse público em especifico.postGraduateThesis.type.badge A psicomotricidade e a relação mãe-bebê: uma revisão sistemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Pereira, Leilane Shamara Guedes; Sesarino, JorgeA fase do desenvolvimento humano da qual chamamos bebê é repleta de experiências sensoriais e psíquicas que são vivenciadas em conjunto com mãe. Assim, o objetivo deste estudo é conhecer o que está sendo produzido sobre a relação mãe-bebê na psicomotricidade, verificando quais os aspectos deste tema são abordados nas publicações disponíveis em bases de dados e bibliotecas digitais nos últimos dez anos, entretanto, poucos estudos foram encontrados sobre a temática analisada. Acredita-se que esses resultados se deem pela falta de interesse dos pesquisadores na temática e também pela busca ter se restringido a publicações em língua portuguesa.postGraduateThesis.type.badge A psicomotricidade e o espectro autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-24) Oliveira, Jadson Cid de; Surdi, Aguinaldo César; Surdi, Aguinaldo César; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Barros, Jônatas de FrançaA psicomotricidade relacional pode contribuir com o espectro autista, pois essa condição de relação com os objetivos e brincadeiras pode nos conduzir a um lugar cheio de fantasias, onde as crianças têm uma vinculação espontânea com as brincadeiras, que é bastante natural, e não existe o caráter obrigatório em fazer algo que não desejam, como tomar um remédio ou até obedecer aos horários de refeição.postGraduateThesis.type.badge A psicomotricidade e suas contribuições para as aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-14) Fernandes, Antonia Giovanara Linhares; Carvalho, Maria Rita Figueiredo Thompson de; Patrick Ramon Stafin Coquerel; Carvalho, Maria Rita Figueiredo Thompson de; Coquerel, Patrick Ramon StafinO presente projeto, de caráter qualitativo e participante, tem como objetivo enfatizar a prática da psicomotricidade nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental, como propulsora do desenvolvimento integral da criança. Pautamos nossa discussão em autores que tratam da psicomotricidade como indispensável ao desenvolvimento motor, afetivo e psicológico e que propõem o uso de recursos como jogos e atividades lúdicas para a conscientização das crianças sobre seu corpo. Destacamos Le Boulch (1984), Darido (2004), Barreto (2000), entre outros. Em síntese, os autores consultados ressaltam a harmonia entre o movimento e o corpo como de fundamental importância para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional da criança. Nessa perspectiva, a escola, considerada espaço de aprendizagem, precisa investir no brincar como um recurso indispensável ao ensino, devendo as atividades psicomotoras serem conduzidas por um profissional qualificado — o professor de Educação Física. No intuito de observar a contribuição dos recursos lúdicos, nos propomos aprimorar as atividades realizadas no Ensino Fundamental I do Colégio Diocesano Santa Luzia, localizado no Município de Mossoró/RN, uma instituição que preza pelo ensino de qualidade e desenvolvimento humano integral.TCC A qualidade de vida dos cuidadores de crianças autistas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-19) Soares, Evelyn Silva; Nascimento, Martha Aracy Lovisaro doAnalisa os efeitos de um programa de intervenção da psicomotricidade relacional no meio aquático na qualidade de vida dos pais cuidadores de crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA). Foram sujeitos 6 (seis) cuidadores, de ambos os sexos, que responderam o questionário anterior e posterior as intervenções relacionais dos autistas, estas questões foram feitas por meio do instrumento de avaliação da qualidade de vida WHOQOL-bref, elaborado pelo Programa da Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde, composto por 26 questões, divididas em quatro domínios (Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente). Apresenta os resultados dos domínios de qualidade de vida dos pais antes e após uma intervenção de psicomotricidade relacional. Não houve alteração nos domínios de qualidade de vida e no escore total de qualidade de vida (p > 0,05).Concluindo que os quatro domínios analisados dos cuidadores (Físico, Psicológico, Relações Sociais, e Meio Ambiente) referentes ao WHOQOL-bref diferem entre e de maneira geral e aponta que houve melhoria na qualidade de vida dos cuidadores posterior as intervenções relacionais em meio aquático das crianças com TEA, as variáveis que não mostraram correlação estatisticamente significante em nenhum dos domínios: Relações Sociais, Físico e Meio Ambiente e Psicológico no qual traz questões referentes a sentimento, pensamentos e escolhas pessoais.TCC As possibilidades de atuação do pedagogo no espaço escolar: a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança com Síndrome de Down(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Gonçalo, Keilla da Silva; Mattos, Carlos Alberto de; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Mattos, Carlos Alberto deEste trabalho tem como objetivo discutir as contribuições que a Psicomotricidade oferece à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil das crianças com Síndrome de Down no espaço escolar. O trabalho do professor junto às competências da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança é fundamental para a sua aprendizagem, proporcionando interferências significativas sobre a sua experiência escolar. Trata-se de uma revisão bibliográfica visto que se preocupa com o processo, ao invés de se prender ao produto final, enfatizando a relevância de perceber a perspectiva dos sujeitos pesquisados. E em bases de dados (GOOGLE ACADÊMICO), e autores sobre educação, inclusão e psicomotricidade. Tendo como objetivo refletir sobre o papel do professor no processo de desenvolvimento motor e afetivo de crianças com síndrome de Down, e a importância da psicomotricidade. Utiliza como aporte teórico-metodológico, Veltrone, MENDES (2013). Alves (2011), Saviani (2000), Bezerra e Araújo (2011), Martins (2002), Silva, Desses, (2002). Cunningham (2008), Voivodic, (2008), Vygotsky (1979), Alves (2011), Ferreira (2008), Brasil, 2015, Fonseca, (2008). A metodologia para a avaliação da criança implica numa ação planejada, sistemática, que vai envolver a avaliação da criança e de sua família, a organização de um programa de intervenção adequado às necessidades individuais, com a colaboração efetiva da família, uma avaliação contínua do progresso da criança. Um trabalho voltado para a psicomotricidade dentro do espaço escolar podendo promover atividades que possibilitem a consciência dos seus movimentos de maneira expressiva e integrada com a emoção considerando os estágios de desenvolvimento, bem como as limitações trazidas pela criança em diferentes dimensões.postGraduateThesis.type.badge Atividade policial militar: fatores ambientais que influenciam no comportamento de socialização de suas crianças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Gomes, Giliarde Xavier; Barros, Jônatas de França; Barros, Jônatas de França; Coquerel, Patrick Ramon StafinAs dificuldades enfrentadas pela criança no seu processo de autoconstrução são desconhecimento relativo do mundo real que a cerca, acrescido da falta de apoio dos pais que não compreendem bem cada etapa da vida e, por muitas vezes, acabam por prejudicar o processo. Professores, também, ignorantes sob o ponto de vista do desenvolvimento psicossocial da criança, podem estimular atitudes discriminatórias, excluir ou negligenciar apoio às crianças (Sousa, José Robério, 2017).O estresse está presente na vida do policial militar e pode influenciar de maneira decisiva no seu comportamento dentro e fora de sua atividade profissional. A exposição e atuação em ambiente desumano, complexo e hostil, bem como o contato com constante desgaste físico, mental e emocional são fatores que contribuem para o desenvolvimento do estresse (Silva, Vieira, 2008; Delboni. 1997).Entretanto, o policial não é o único que sofre as consequências do estresse provocado pelo seu trabalho (Finn, 1997). No ambiente familiar, o membro da corporação militar tende a desligar as emoções em relação a sua família e é levado a um processo de afastamento e procura de relações fora de casa. Fatores esses que levaram a pensar sobre possíveis dificuldades comportamentais de socialização de filhos de policiais, tendo em vista, que a atividade policial trás algumas dificuldades no relacionamento familiar em especial entre o operador de segurança e seus filhos, salário baixo, escala apertada, leva o profissional a ter, além, do serviço rotineiro, fazer serviços extras para complementação de renda, deixando geralmente aos cuidados das mães a responsabilidade da educação das crianças, e muitas das vezes não sobrando tempo para lazer com os pequenos.postGraduateThesis.type.badge Avaliação das oportunidades de estimulação motora no ambiente familiar e sua relação com o nível de desenvolvimento motor de lactentes entre 12 e 18 meses de idade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-07) Silva, Gustavo Henrique Gonçalves e; Surdi, Aguinaldo CesarNa primeira infância as relações são primordiais, bem como os cuidados e incentivos indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento, são providos pela família. Pretendo avaliar e discutir as relações entre as oportunidades de estimulação motora no ambiente familiar e o nível de desenvolvimento motor de lactentes residentes da zona rural de Vera Cruz/RN e da zona sul de Natal/RN. A presente pesquisa será qualitativa e de natureza exploratória. Como procedimento técnico da pesquisa, será utilizado o estudo de campo. A pesquisa será desenvolvida por meio da observação direta e aplicação de questionário, a fim de investigar a realidade de determinado grupo de acordo com o problema e os objetivos estabelecidos.postGraduateThesis.type.badge Avaliação do desenvolvimento motor de escolares de 8 a 12 anos na rede municipal de ensino da cidade de Parnamirim/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-22) Silva, Francilmar Soares da; Silva, Priscilla Pinto Costa daNos últimos anos alguns estudiosos procuram entender qual o grau de relação do sistema cognitivo e o sistema locomotor, visando o entendimento de algumas necessidades especiais de aprendizagem que alguns indivíduos em idade escolar necessitam, a necessidade de nós professores em lidar com habilidades perceptivo motoras vem crescendo a cada dia, e é de fundamental importância que possamos entende-las para que o nosso trabalho seja de excelência, no que diz respeito ao desenvolvimento motor e cognitivo do indivíduo, sendo assim, esse trabalho, visa entender, como o desenvolvimento motor pode afetar o desenvolvimento cognitivo de indivíduos em idade escolar através de testes motores, para que assim, possamos intervir com mais segurança e propriedade, fazendo com que os alunos melhorem seu desempenho escolar em todos os aspectos. Para Silveira et al. (2005) um dos principais problemas enfrentados por um professor Educação Física que estar à frente de turmas numerosas é o de lidar com as diferenças de um aluno para o outro. Essas diferenças não estão associadas apenas ao jeito de ser, mas compreende também aos padrões de capacidades inatas que os alunos possuem quando realizam as atividades propostas nas aulas. Dessa forma como os alunos são diferentes é exigido que o professor utilize de várias estratégias para tornar o ensino uma prática eficaz para todos. Segundo Rosa Neto et al. (2010) as principais razões que vem elevando o interesse para o estudo do desenvolvimento motor e cognitivo é a relação entre o que a criança tem capacidade de aprender (cognitivo) e os movimentos que ela seja capaz de realizar (motor). Ainda referenciando o autor, o desenvolvimento motor é um processo que ocorre diretamente relacionado a idade que o indivíduo possui, as suas relações biológicas e as condições do ambiente em que o mesmo está inserido. No período da infância ocorre o desenvolvimento das habilidades motoras, que ajudam a criança a ter o domínio de seu corpo em todas as atividades que venha a realizar como: saltar, correr, arremessar, chutar, equilibrar-se, escrever, pinçar entre outras. Na escola, a educação motora influenciará no aprimoramento do desenvolvimento das crianças que possuam algum tipo de dificuldade seja ela motora ou cognitiva. O que nos permite considerar que o acompanhamento das capacidades motoras e cognitivas dos alunos constitui-se em uma prática preventiva para todos os profissionais envolvidos na educação desses indivíduos. Partindo desse pressuposto podemos afirmar que a avaliação motora deve ser uma rotina dentro do ambiente escolar para que, possa via a proporcionar um melhor acompanhamento e facilitando os diagnósticos mais aprofundados dos casos a serem descobertos.postGraduateThesis.type.badge Avaliação do estresse pré-competitivo em ginastas rítmicas da cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Oliveira, Louise Karla do Nascimento; Ferreira, Carlos Alberto de MattosA ginástica rítmica é um esporte olímpico, que exige alto grau de competência na execução de movimentos de dificuldades corporais e de aparelho, maestrias e riscos. Nos últimos anos alguns autores vêm observando que muitos atletas, sejam eles de qualquer faixa etária, sexo ou modalidade esportiva, apresentam estresse pré-competitivo, alguns apresentam de forma mais aparente e outros de forma mais contida, alguns lidam melhor com esse estresse e outros não. Mas, no geral, esse estresse acaba interferindo no resultado do atleta ou de sua equipe. Na ginástica rítmica algumas atletas competem individualmente e em conjunto (grupo de cinco ginastas). Nas duas situações as atletas se cobram muito e de formas diferentes. No individual, por dependerem apenas de si próprias, elas tentam dar o seu melhor para atingir uma boa classificação, já no conjunto, por ser em grupo e haver a cobrança tanto por si mesmas quanto pelas outras, de não errar, por exemplo, acaba sendo um ponto significativo para não acabar prejudicando o grupo. Dependendo de como a treinadora lide com as situações, consideradas estressoras pelas atletas, o estresse pode ser minimizado ou agravado. Se agravado, pode acabar comprometendo toda a equipe.postGraduateThesis.type.badge Avaliação do perfil psicomotor em crianças de 04 a 10 anos praticantes de karatê(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-23) Melo, Michelle Cássia Moura de; Rosa Neto, Francisco; Serafim, Patrick; Rosa Neto, FranciscoO presente trabalho tem como objetivo avaliar o perfil psicomotor de alunos praticantes de karate com idade de 4 a 10 anos.postGraduateThesis.type.badge Capacidade funcional e qualidade de vida de idosos submetidos a um programa de exercícios psicomotores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-26) Costa, Regione Maria Rodrigues Terto; Demarchi, Juan Mila; Demarchi, Juan Mila; Coquerel, Patrick Ramon StafinA psicomotricidade apesar de ser considerada uma ciência nova que visa o aumento da capacidade de interação do sujeito com o ambiente através da atividade corporal e sua expressão simbólica, assume um importante papel na promoção de saúde do idoso através de diferentes dimensões (preventivas, educativas e reeducativas), proporcionando benefícios psicossociais e, consequentemente, qualidade de vida. O objetivo do estudo será analisar a efetividade de um programa de exercícios psicomotores sobre a capacidade funcional e qualidade de vida de idosos. Tendo como população idosos atendidos no IFRN, serão recrutados 60 idosos que serão subdivididos em dois grupos, sendo eles o Grupo de Intervenção com Exercícios Psicomotores (GIEP) e Grupo Controle (GC). Como instrumentos de medida que serão aplicados antes, durante e após a intervenção usaremos o Índice de Katz para avaliar a capacidade funcional e o SF-36 para a qualidade de vida. Logo após, os resultados serão apresentados por meio da análise descritiva (média, desvio padrão, mediana, mínimo e máximo). Além disso, A nova One Way ou o Kruskal Wallis e por fim aplicaremos o delta de variância (Δ%).postGraduateThesis.type.badge A contribuição da psicomotricidade no processo de leitura e escrita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-28) Santos, Rita de Cássia Silva; Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de; Carvalho, Maria Rita Thompson Figueiredo de; Barros, Jonatas de França; Coquerel, Patrick Ramon StafinConsiderando que a alfabetização é uma fase de transição de nível escolar que envolve mudanças significativas no processo de ensino–aprendizagem dos alunos podendo causar sentimentos de ansiedade, medo, tristeza, responsabilidade e descobertas e “[...] para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos e aprendizado, é necessário que os conteúdos estejam de acordo com seus interesses e necessidades [...]” (LEANDRO, 2016, p.56), a escolha do tema “A contribuição da Psicomotricidade no processo de leitura e escrita”, ora proposto nesta pesquisa, foi motivada pela observação das dificuldades de aprendizagem dessas duas habilidades linguísticas apresentadas por crianças em processo de alfabetização, aliada à busca de métodos de ensino que pudessem atender a essa demanda. Tais observações despertou o interesse de estudar o problema tendo como aparato teórico a Psicomotricidade, uma vez que esta ciência está diretamente relacionada ao desenvolvimento das potencialidades relacionais da criança utilizando-se da ação do brincar.postGraduateThesis.type.badge Corpo, dislexia e psicomotricidade: uma análise de conteúdo da Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y Tecnicas Corporales(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08) Viegas, Luciene Lopes Xavier; Domingos Júnior, Moaldecir Freire; Domingos Júnior, Moaldecir Freire; Dias, Maria AparecidaO presente estudo trata-se de uma análise de conteúdo sobre o corpo, psicomotricidade e dislexia na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y técnicas corporales. Assim, o objetivo deste estudo foi mapear na revista em questão o que se apresenta sobre corpo, psicomotricidade e dislexia, pontuandoquais pesquisas apresentam essa relação e identificando as compreensões cientificas e filosóficas sobre dislexia, corpo e psicomotricidade. A metodologia desde trabalho foi uma análise de conteúdo realizada apartir de uma análise dosartigos publicados entre os anos 2000 e 2017,na Revista Iberoamericana de Psicomotricidade y técnicas corporales. A Revista Iberoamericana teve 43 revistas publicadas, entre os anos de 2000 e 2017, cada revista tem uma média de 5 a 10 artigos publicados. Com a efetuação da análise das publicações foram encontrados 9 artigos sobre nossa temática. Como considerações finais, notamosque os artigos analisados não possuem a dislexia como tema principal, e sim associado a outros assuntos. A grafomotricidade surge como tema principal de alguns artigos e dentro deles a dislexia se faz presente mais de uma forma mais sucinta e discreta. É plausível na revista que os artigos publicados mostram uma relação entre a psicomotricidade e a aprendizagem da linguagem, mais deixa deixando uma lacuna para um estudo mais aprofundado sobre tratamento específico para a dislexia como também que relacione psicomotricidade e dislexia e uma reflexão sobre o corpo.TCC Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-20) Coutinho, Felipe Teixeira; Ribas, Márcio Romeu; Ribas, Márcio Romeu; Coquerel, Patrick Ramon StafinQuando falamos em autismo, a comunicação é o maior desafio em pessoas diagnosticadas com esse transtorno. Um aspecto característico a todos autistas é a dificuldade de socialização, dificuldade na maneira de se expressar e, principalmente, compreender as mensagens que lhes são direcionadas. Todas as pessoas que participam ativamente da vida de um autista, sejam elas, terapeutas, professores da escola, familiares, amigos, etc. Todos ao seu entorno, encontram muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, até mesmo as atividades mais básicas e comuns do nosso cotidiano, como ir ao banheiro sozinho, utilizar o vaso sanitário, tomar banho, pentear o cabelo ou escovar os dentes. Por outro lado, estudos apontam para que os autistas tendem a serem mais sensíveis à linguagem visual do que à linguagem oral ou escrita. Quando fazemos associações de figuras, desenhos, com alguma situação do cotidiano, percebemos que a informação emitida é muitas vezes melhor assimilada. Devido a esses estudos, muitas terapias fazem o uso de abordagens educativas por meio de linguagem visual, utilizando figuras para que o autista possa se comunicar e expressar o que está querendo ou sentindo. Visto que as crianças que possuem essa patologia acabam sendo excluídas da sociedade pela sua dificuldade de interação e afetividade, verificou-se a importância da mudança nas práticas interativas com essas crianças, passando a considerar a criança com autismo como um sujeito que está imerso nas práticas sociais.postGraduateThesis.type.badge Desenvolvimento motor e microcefalia: um estudo de revisão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Assunção, Ingryd Danielle dos Santos; Silva, Hudday Mendes daA microcefalia é uma má formação congênita em que a cabeça do recém-nascido é significativamente menor do que o esperado devido ao desenvolvimento anormal do cérebro. A intervenção psicomotora quando aplicada de forma precoce, proporciona um melhor desenvolvimento dessas crianças apresentando melhores resultados. Este estudo teve como objetivo analisar o estado da arte sobre a importância da estimulação precoce no desenvolvimento motor de crianças com microcefalia. Esta revisão de literatura foi realizada por meio da busca de estudos sobre a estimulação precoce escritos em língua portuguesa e indexados nas bases de dados: Periódicos Capes e Google Acadêmico utilizando as publicações realizadas em 2018. Os estudos encontrados relacionados ao tema concordam que a estimulação precoce é importante para crianças com microcefalia e um deles apresenta uma novidade para potencializar os ganhos no desenvolvimento motor que são estimulações baseadas no Protocolo GAME. O estudo em questão constatou que a estimulação precoce em crianças com microcefalia é importante porque ajuda a desenvolver melhor o sistema motor e acredita-se que, programas de intervenção baseados no Protocolo GAME, sendo aplicado com uma maior duração, podem ser uma ferramenta positiva que resultem em mudanças motoras mais significativas. No entanto, é necessário que outros estudos experimentais sejam realizados para comprovar a eficácia desse protocolo em crianças com microcefalia.
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