CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar
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TCC As possibilidades de atuação do pedagogo no espaço escolar: a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança com Síndrome de Down(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Gonçalo, Keilla da Silva; Mattos, Carlos Alberto de; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Mattos, Carlos Alberto deEste trabalho tem como objetivo discutir as contribuições que a Psicomotricidade oferece à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil das crianças com Síndrome de Down no espaço escolar. O trabalho do professor junto às competências da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança é fundamental para a sua aprendizagem, proporcionando interferências significativas sobre a sua experiência escolar. Trata-se de uma revisão bibliográfica visto que se preocupa com o processo, ao invés de se prender ao produto final, enfatizando a relevância de perceber a perspectiva dos sujeitos pesquisados. E em bases de dados (GOOGLE ACADÊMICO), e autores sobre educação, inclusão e psicomotricidade. Tendo como objetivo refletir sobre o papel do professor no processo de desenvolvimento motor e afetivo de crianças com síndrome de Down, e a importância da psicomotricidade. Utiliza como aporte teórico-metodológico, Veltrone, MENDES (2013). Alves (2011), Saviani (2000), Bezerra e Araújo (2011), Martins (2002), Silva, Desses, (2002). Cunningham (2008), Voivodic, (2008), Vygotsky (1979), Alves (2011), Ferreira (2008), Brasil, 2015, Fonseca, (2008). A metodologia para a avaliação da criança implica numa ação planejada, sistemática, que vai envolver a avaliação da criança e de sua família, a organização de um programa de intervenção adequado às necessidades individuais, com a colaboração efetiva da família, uma avaliação contínua do progresso da criança. Um trabalho voltado para a psicomotricidade dentro do espaço escolar podendo promover atividades que possibilitem a consciência dos seus movimentos de maneira expressiva e integrada com a emoção considerando os estágios de desenvolvimento, bem como as limitações trazidas pela criança em diferentes dimensões.postGraduateThesis.type.badge Do jogo simbólico à aprendizagem cognitiva e psicomotora no processo de alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Ferreira, Simone Santos; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Silva, Priscilla Pinto Costa daA Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento oficial da educação básica, norteia as práticas pedagógicas de ensino em uma perspectiva de desenvolvimento global do indivíduo evitando visões reducionistas e limitadas quanto à pluralidade, singularidade e integralidade das crianças. Assim, destacamos a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental por ser pertinente ao estudo, pois recomenda-se certo cuidado e atenção quanto às mudanças pedagógicas, garantindo continuidade e integração dos processos de aprendizagens das crianças, bem como estabelecer estratégias de adaptação adequada tanto para as crianças quanto para os docentes. É necessário, que essa nova etapa de ensino articule suas práticas pedagógicas em cima do que a criança sabe e é capaz de fazer numa perspectiva de continuidade do processo educativo. Assim, como a Educação Infantil, a etapa do Ensino fundamental precisa considerar os interesses e necessidades que as crianças apresentam. Nessa perspectiva, o jogo simbólico aparece no contexto de ensino lúdico, como uma das principais estratégias pedagógicas que viabilizam uma aprendizagem prazerosa e integral da criança em sua relação com o conhecimento. Pois segundo, Ferreira, Frighetto e Santos (2013) o termo lúdico se origina do Latim ludus e significa brincadeira, diversão e jogo, mas não se restringe a isso, o que amplia sua importância ao ser entendido como algo que caracteriza a plenitude das experiências daquele que as vivencia em suas ações, colocando a aprendizagem não apenas no campo das significações, mas também no campo da satisfação e do prazer. Ainda, considerando o jogo simbólico no processo de aquisição e construção de saberes, faremos um recorte, abordando-o na perspectiva da psicomotricidade relacional que segundo Columá e Chaves (2017) é um campo do conhecimento que reúne diferentes saberes para lidar com o corpo em movimento (de forma intencional ou não), em interação com o mundo interno e externo, uma vez que tal conhecimento busca integrar ao desenvolvimento motor e cognitivo às impressões das emoções, afetividade e relacionamentos que são naturais do desenvolvimento humano. E, ainda, nesse processo de aprendizagem desse sujeito, é imprescindível que favoreçamos por meio da psicomotricidade, os espaços e materiais de modo a colaborar com o aspecto motor destas, e que, por sua vez, facilita e desenvolve o aprendizado nas áreas cognitivas, afetivas e emocionais. Assim, diante de tais considerações, elucidamos introdutoriamente, a relevância do jogo simbólico e a psicomotricidade relacionando-os com a difusão de diferentes saberes visando contribuir para a fundamentação de conceitos no âmbito educacional. O projeto propõe uma pesquisa de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ção. As técnicas utilizadas para a coleta de dados serão: observação participante da ação docente, registros escritos e fotográficos, bem como, análises destes com a literatura. Os sujeitos envolvidos na pesquisa serão professores e crianças pertencentes ao nível de ensino do 1º ano do fundamental dos anos iniciais. Será uma escola da rede pública de ensino da cidade Natal do Rio Grande do Norte. Os sujeitos contemplados na amostra serão 20 crianças que frequentam assiduamente a instituição de ensino fundamental e o professor da turma que será selecionada.postGraduateThesis.type.badge Efeitos de um programa de psicomotricidade relacional em crianças com transtorno do espectro autista nos diferentes graus do espectro: um ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Benjamim, Eloyse Emmanuelle Rocha Braz; Rosa Neto, Francisco; Rosa Neto, Francisco; Coquerel, Patrick Ramon StafinO transtorno do espectro autista (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento que compromete, entre outros aspectos, a socialização e a comunicação, e em muitos casos, promove déficit intelectual, sendo tal fato provocador de atraso no desenvolvimento pessoal. Deste modo, usamos a abordagem relacional da psicomotricidade, que é uma ferramenta que pode para melhorar os aspectos comportamentais, dos quais exigem mais atenção no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista. O objetivo deste estudo é analisar os efeitos de um programa de psicomotricidade relacional em crianças e jovens com transtorno do espectro autista nos diferentes graus do espectro. Tratará de uma pesquisa quantitativa sendo apresentado como ensaio clínico randomizado. A amostra será formada por crianças de 6 a 8 anos de idade, de ambos os sexos, com transtorno do espectro autista usuários dos serviços de saúde do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil de Natal/RN. Os sujeitos participarão de um programa de 16 semanas sendo 2 (duas) vezes por semana, 1 hora por sessão. Serão utilizadas 2 (duas) escalas relativas a situação sintomática comportamental: ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) e Escala ABC (Escala de Comportamento Atípico) que aplicamos antes e depois das 14 (quatorze) sessões de psicomotricidade relacional. Todas as intervenções serão filmadas, fotografadas, analisadas e descritas.postGraduateThesis.type.badge Desenvolvimento motor e microcefalia: um estudo de revisão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Assunção, Ingryd Danielle dos Santos; Silva, Hudday Mendes daA microcefalia é uma má formação congênita em que a cabeça do recém-nascido é significativamente menor do que o esperado devido ao desenvolvimento anormal do cérebro. A intervenção psicomotora quando aplicada de forma precoce, proporciona um melhor desenvolvimento dessas crianças apresentando melhores resultados. Este estudo teve como objetivo analisar o estado da arte sobre a importância da estimulação precoce no desenvolvimento motor de crianças com microcefalia. Esta revisão de literatura foi realizada por meio da busca de estudos sobre a estimulação precoce escritos em língua portuguesa e indexados nas bases de dados: Periódicos Capes e Google Acadêmico utilizando as publicações realizadas em 2018. Os estudos encontrados relacionados ao tema concordam que a estimulação precoce é importante para crianças com microcefalia e um deles apresenta uma novidade para potencializar os ganhos no desenvolvimento motor que são estimulações baseadas no Protocolo GAME. O estudo em questão constatou que a estimulação precoce em crianças com microcefalia é importante porque ajuda a desenvolver melhor o sistema motor e acredita-se que, programas de intervenção baseados no Protocolo GAME, sendo aplicado com uma maior duração, podem ser uma ferramenta positiva que resultem em mudanças motoras mais significativas. No entanto, é necessário que outros estudos experimentais sejam realizados para comprovar a eficácia desse protocolo em crianças com microcefalia.postGraduateThesis.type.badge A influência da capoeira no processo de sincronização psicomotora em praticantes de capoeira da cidade de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Leiros Neto, William Marinho de; Surdi, Aguinaldo Cesar; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Surdi, Aguinaldo CesarA capoeira é uma manifestação cultural genuinamente afro-brasileira, onde o povo negro e oprimido buscou um sentido para sobreviver através da resistência ao sistema opressor, dai surgindo a luta disfarçada de dança. A psicomotricidade trás como objeto de estudo o indivíduo e suas relações com o corpo, carregado de comportamentos, como o dialogo tônico, fantasmas corporais, jogo simbólico, disponibilidade corporal entre outros que podem vir à tona através do movimento que expressa simbolicamente conflitos pulsões. Com o avanço nos estudos das neurociências surge também uma nova perspectiva para a psicomotricidade, que é a neuropsicomotricidade que tem como modelo de estudo o corpo – motricidade, cérebro – mente através da experiência humana. A sincronização psicomotora está correlacionada as funções empáticas, que são a empatia emocional, empatia cognitiva e a empatia cinestésica. A natureza da pesquisa será aplicada, pois irá propor a apresentar um valor. É aplicada, também pelo fato de vislumbrar o teste de hipóteses em um ambiente de prática esportiva real. Quanto a análise dos dados ela será mista, pois analisará dados de ordem qualitativa e quantitativa. Esperamos ao termino desta pesquisa que de fato a pratica da capoeira promova melhoras na sincronização psicomotora dos capoeiristas, assim melhorando os níveis das funções empáticas.postGraduateThesis.type.badge Revisão de Literatura Sobre TDAH: Análise da produção de conhecimento de 2013 à 2018(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Costa, Carla Andresa Pereira da; Domingos Júnior, Moaldecir Freire; Domingos Junior , Moaldecir Freire; Barros, Jônatas de FrançaO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, TDAH, é um transtorno neurobiológico de causas multifatoriais que surge na infância e acompanha o indivíduo até a fase adulta. O presente trabalho foi realizado através de revisão de literatura com o intuito de esquematizar os estudos sobre o TDAH e os subsídios da psicomotricidade neste campo. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento de estudos bibliográficos de artigos publicados na Revista de Psicopedagogia e Na Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales entre os anos de 2013 e 2018. Trata-se de uma pesquisa com relação a produção de conhecimento sobre o transtorno, que ocasiona inquietações em diversos âmbitos no indivíduo com TDAH. Os objetivos a serem atingidos são mapear a produção de conhecimento sobre TDAH entre 2013 e 2018; verificar a mudança na compreensão sobre TDAH; identificar implicações da psicomotricidade na terapia em TDAH através da revisão de literatura. A psicomotricidade é indicada como uma das modalidades para o tratamento do TDAH, atenuando os sintomas e contribuindo dessa forma para o desenvolvimento motor e das questões psicossociais. Contudo, constata-se que são necessárias mais pesquisas que relacionem diretamente a terapia psicomotora como intervenção para minimizar as consequências ocasionadas pelo transtorno.postGraduateThesis.type.badge A estimulação psicomotora como fator de inclusão e socialização de escolares com o transtorno do espectro autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Campelo, Felipe Mike Dantas; Rosa Neto, Francisco daEste projeto visa desenvolver através de estudos como a Psicomotricidade Relacional pode auxiliar na inclusão de alunos com o transtorno do espectro autista dentro das aulas de educação física do ensino fundamental através de uma intervenção psicomotora. O interesse em questão é mostrar que crianças com TEA utilizem de seu corpo e do corpo do colega como forma de inclusão e participação nas atividades, trazendo conquistas emocionais, motoras e cognitivas, favorecendo a qualidade nas relações já existentes e buscando facilitar e estabelecer outras.postGraduateThesis.type.badge A estimulação psicomotora para as crianças de 01 a 03 anos: diálogo com a educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Jesus, Luana Farias de; Dias, Maria AparecidaEste pré-projeto tem como objetivo primordial constatar a importância da estimulação psicomotora bem trabalhada podem desenvolver uma melhora significativa na reeducação de possíveis défices e na prevenção no desenvolvimento infantil. Esse projeto tem com a metodologia de ordem qualitativa e descritiva, será utilizada uma Bateria Psicomotora(BPM)organizado por Vitor da Fonseca 1992, em criança de 01 a 03 anos de idade do ensino infantil de uma Escola Privada para avaliar possíveis défices ou problema de aprendizagem em termos psicomotores. Após avaliação do teste os alunos passarão por uma intervenção com atividades lúdicas que será realizada nas aulas de Educação Física escolar. O pré-projeto serve como norteador para os profissionais da Pedagogia e Professores de Educação Física que atuam no ensino infantil.postGraduateThesis.type.badge A contribuição da psicomotricidade na conscientização corporal em adolescentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Rodrigues, Monica Giordana Francieli Blau; Barros, Jônata de França; Coquerel, Patrick Ramon; Barros, Jônatas de FrançaA adolescência é caracterizada como uma fase de inúmeras mudanças, sejam elas corporais, psíquicas, comportamentais ou de aspectos cognitivos relativas ao desenvolvimento e maturação do indivíduo.Nessa fase, alguns elementos são essenciais para a aquisição de padrões fundamentais de movimento. Todos esses padrões são conectados para um completo desenvolvimento do adolescente. Partindo desse princípio, a conscientização do próprio corpo inclui a forma como o indivíduo conceitua e experimenta seu próprio corpo, assim como o que o diferencia do mundo que o cerca. Do mesmo modo que, o esquema corporal é formado através das experiências corporais relativas ao movimento e ao conhecimento do próprio corpo. Dessa maneira, a conscientização corporal, pauta o “EU” no mundo, como ele se relaciona nesse mundo e na formação da personalidade. A psicomotricidade, como prática educativa, não foca só no motor, mas sim num corpo em movimento, e esse corpo produz uma ação intencional e intelectiva. Se trata de um corpo que se desloca, constrói a realidade, que se conhece, que sente, que se emociona e com essa emoção se manifesta tonicamente pela expressividade. Dessa forma, a educação Psicomotora quando realizada no ambiente escolar, visa o desenvolvimento global do indivíduo por meio dos movimentos, assim como auxilia na apropriação e conhecimento do seu próprio corpo e do meio que o cerca.postGraduateThesis.type.badge A psicomotricidade e a relação mãe-bebê: uma revisão sistemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Pereira, Leilane Shamara Guedes; Sesarino, JorgeA fase do desenvolvimento humano da qual chamamos bebê é repleta de experiências sensoriais e psíquicas que são vivenciadas em conjunto com mãe. Assim, o objetivo deste estudo é conhecer o que está sendo produzido sobre a relação mãe-bebê na psicomotricidade, verificando quais os aspectos deste tema são abordados nas publicações disponíveis em bases de dados e bibliotecas digitais nos últimos dez anos, entretanto, poucos estudos foram encontrados sobre a temática analisada. Acredita-se que esses resultados se deem pela falta de interesse dos pesquisadores na temática e também pela busca ter se restringido a publicações em língua portuguesa.postGraduateThesis.type.badge O desenvolvimento grafomotor das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) Ferreira, Ana Paula do Vale; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria AparecidaEste estudo tem por objetivo discutir sobre o desenvolvimento gramotor das crianças que encontram-se no 1 ano do Ensino Fundamental dos anos iniciais com a faixa etária de 6 a 7 anos, sendo esse um dos aspectos primordial para a aquisição da escrita. A investigação recorre aos princípios da pesquisa ação nos conformes da abordagem qualitativa, na qual se pode observar e acompanhar o desempenho psicomotor das crianças através da relação teoria/prática da psicomotricidade. É possível entender a complexidade que envolve corpo, desenvolvimento psicomotor, cognição e psique como princípios que unificam o ser humano, possibilitando à criança apropriar-se das aquisições psicomotoras, principalmente a grafomotricidade. O trabalho teve como referencial teórico as obras de Acouturie (2007), Rosa Neto et al (2007 e 2010), IS (Ayres 1974),Fonseca (2008), Thiollent (2005),Piaget (2002), entre outros. Acredita-se que essa intervenção abra caminho para um importante debate no concerne ao desenvolvimento psicomotor no cotidiano das salas de alfabetização, como forma de repensar atuações educacionais mais significativas que levem em consideração todos os atuantes que participam da construção do processo de ensino aprendizagem visando uma perspectiva lúdica.TCC A qualidade de vida dos cuidadores de crianças autistas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-19) Soares, Evelyn Silva; Nascimento, Martha Aracy Lovisaro doAnalisa os efeitos de um programa de intervenção da psicomotricidade relacional no meio aquático na qualidade de vida dos pais cuidadores de crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA). Foram sujeitos 6 (seis) cuidadores, de ambos os sexos, que responderam o questionário anterior e posterior as intervenções relacionais dos autistas, estas questões foram feitas por meio do instrumento de avaliação da qualidade de vida WHOQOL-bref, elaborado pelo Programa da Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde, composto por 26 questões, divididas em quatro domínios (Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente). Apresenta os resultados dos domínios de qualidade de vida dos pais antes e após uma intervenção de psicomotricidade relacional. Não houve alteração nos domínios de qualidade de vida e no escore total de qualidade de vida (p > 0,05).Concluindo que os quatro domínios analisados dos cuidadores (Físico, Psicológico, Relações Sociais, e Meio Ambiente) referentes ao WHOQOL-bref diferem entre e de maneira geral e aponta que houve melhoria na qualidade de vida dos cuidadores posterior as intervenções relacionais em meio aquático das crianças com TEA, as variáveis que não mostraram correlação estatisticamente significante em nenhum dos domínios: Relações Sociais, Físico e Meio Ambiente e Psicológico no qual traz questões referentes a sentimento, pensamentos e escolhas pessoais.TCC Desenvolvimento da comunicação e linguagem na criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-20) Coutinho, Felipe Teixeira; Ribas, Márcio Romeu; Ribas, Márcio Romeu; Coquerel, Patrick Ramon StafinQuando falamos em autismo, a comunicação é o maior desafio em pessoas diagnosticadas com esse transtorno. Um aspecto característico a todos autistas é a dificuldade de socialização, dificuldade na maneira de se expressar e, principalmente, compreender as mensagens que lhes são direcionadas. Todas as pessoas que participam ativamente da vida de um autista, sejam elas, terapeutas, professores da escola, familiares, amigos, etc. Todos ao seu entorno, encontram muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, até mesmo as atividades mais básicas e comuns do nosso cotidiano, como ir ao banheiro sozinho, utilizar o vaso sanitário, tomar banho, pentear o cabelo ou escovar os dentes. Por outro lado, estudos apontam para que os autistas tendem a serem mais sensíveis à linguagem visual do que à linguagem oral ou escrita. Quando fazemos associações de figuras, desenhos, com alguma situação do cotidiano, percebemos que a informação emitida é muitas vezes melhor assimilada. Devido a esses estudos, muitas terapias fazem o uso de abordagens educativas por meio de linguagem visual, utilizando figuras para que o autista possa se comunicar e expressar o que está querendo ou sentindo. Visto que as crianças que possuem essa patologia acabam sendo excluídas da sociedade pela sua dificuldade de interação e afetividade, verificou-se a importância da mudança nas práticas interativas com essas crianças, passando a considerar a criança com autismo como um sujeito que está imerso nas práticas sociais.postGraduateThesis.type.badge Intervenção psicomotora na escola: um diálogo entre a Educação Física e o Atendimento Educacional Especializado (AEE)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-20) Oliveira, Fabyana Soares de; Ferreira, Carlos Alberto de Mattos; Ferreira, Carlos Alberto de Mattos; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Barros, Jonatas de FrançaAs experiências vividas são fundamentais para o desenvolvimento de cada indivíduo. É por meio da exploração, das experiências vividas que o indivíduo estabelece relações entre si e com o mundo externo, construindo assim, as descobertas que contribuem na aprendizagem do ser corpo e do corpo em sua totalidade, com a materialização por meio das ações e do movimento. Porém, quando tratamos de crianças com deficiência, que muitas vezes não são estimuladas o suficiente para que possam ter autonomia, no qual necessitam de intervenções que contribuam no seu desenvolvimento. Percebemos então, que estabelecer o diálogo entre a Educação Física e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no âmbito escolar, com a utilização da psicomotricidade como metodologia, pode ser uma possibilidade de intervenção a contribuir para o desenvolvimento integral das crianças com deficiência, em busca de que os educandos adquiram autonomia em sua vida social. Diante do exposto, objetiva-se por meio deste projeto, analisar as possibilidades de intervenções psicomotoras com alunos com deficiência a fim de contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem e na apropriação das experiências através do movimento. Então, por acreditar nas potencialidades dos alunos com deficiência, a execução desse projeto tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento psicomotor desses educandos.postGraduateThesis.type.badge Memorial reflexivo das experiências vivenciadas nas formações pessoais em sessões de psicomotricidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-20) Campos, Nathália Monastirski Ribeiro; Sesarino, Jorge; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; França, JonatasO presente memorial reflexivo teve como objetivo apresentar relatórios que descrevem as experiências vivenciadas em simulações de sessões em Psicomotricidade, elucidando as diversas sensações ao ter contato com o próprio corpo e o corpo do outro e ao refletir-se sobre o corpo como sujeito vivido, que se movimenta e pensa criticamente. Foram feitos 8 módulos das sessões, nos quais, todos haviam a presença da comunicação corporal e o contato com o corpo do outro e, cada módulo apresentou um foco em determinado conteúdo. Como resultados foi possível destacar a presença da autora em todas as vivências propostas e na maioria delas, obteve êxito e sensação de bem-estar durante todo o momento. Por fim, torna-se essencial haver uma densa formação pessoal dos psicomotricistas que atuarão intermediando no desenvolvimento físico e psíquico dos indivíduos, além de aumentar a sensibilidade com relação ao corpo, conhecendo os medos, as emoções e os diversos sentimentos que fazem parte do Eu de cada sujeito.postGraduateThesis.type.badge Olhares transversais da capoeira: contribuições nos aspectos cognitivos e motores através de uma instituição de ensino especial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Lima, Manassés Araújo de; Barros, Jônatas de FrançaO presente trabalho de conclusão de curso, objetiva identificar as contribuições da prática da capoeira nos aspectos cognitivos e motores dentro do contexto da Inclusão social. A base teórica fundamental a sua construção se constituiu de um relevante diálogo com autores, entre os quais se destacam: Araújo (2013), Matos, J. B.; Menezes, F. S. (2012), Palma, A. ; Felipe, J. (1999), Oliveira, V. M.; Duarte, E. (2005), Reis, A. L. T. (2001), Brasil (1998), Tavares (2006). Os estudos sobre a capoeira mostram uma tendência de aumento de capoeiristas na sociedade, uma vez que hoje a capoeira e reconhecida mundialmente e é uma arte/luta genuinamente brasileira, ela é praticada em vários países, e no ano de 2008 foi reconhecida pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como patrimônio cultural imaterial do Brasil. As reflexões contidas nesse estudo são decorrentes do trabalho desenvolvido na APAE – Natal/RN (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), sendo uma pesquisa realizada com os alunos, e professor da capoeira na Instituição, experiências vivenciadas por pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, onde serão avaliados os benefícios que a atividade regular da capoeira trás a seus praticantes nos aspectos cognitivos e motores. A partir dessa observação, construímos um trabalho, tendo por tema: Olhares transversais da capoeira: contribuições nos aspectos cognitivos e motores através de uma Instituição de Ensino Especial, APAE – Natal/RN.postGraduateThesis.type.badge Perfil motor de criança entre 03 à 05 anos de idade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Souza, Tiane Katiuce de; Coquerel, Patrick Ramon StafinO estudo trata-se da análise do perfil motor de crianças de crianças entre 03 à 05 anos de idade, de uma escola da rede de ensino privada. Com objetivo de descrever o perfil motor verificando as idades motoras geral e específicas, identificando o nível de desenvolvimento motor e ao final traçar o perfil motor dessas crianças nessa faixa, tendo como base as avaliações da Escala de Desenvolvimento Motor proposta por Rosa Neto (2015). A análise será composta de 22 crianças que serão avaliadas com testes motores que permitem mostrar certas dificuldades particulares, de forma sistemáticas, e é composta pelos testes de Motricidade fina (óculo manual, Motricidade Global (Coordenação), Equilíbrio (postura corporal), Esquema corporal, organização espacial e temporal e lateralidade. As metodologias utilizadas serão a pesquisa básica, quantitativa e descritiva com utilização de método de avaliação motora em crianças de 03 a 05 anos para explicar fatos observados, compreensão de teorias fundamentadas, realizada no campo. E a partir dos resultados obtidos foi possível classificar o desenvolvimento motor da maioria das crianças como Normal médio de acordo com a EDM, o que significa que a escola apresentou um desenvolvimento normal, porém na idade motora de organização espacial (IM5) foi menor a idade cronológica com 13,1 meses de atraso, e quociente motor (QM5) na classificação motora foi inferior, identificando uma deficiência significativa na organização espacial, por ser uma habilidade ligada a percepção, posição do corpo no espaço e depende simultaneamente da estrutura corporal, da natureza do meio que nos rodeia e de suas características.postGraduateThesis.type.badge Educação inclusiva do aluno com necessidades especiais: desafios e perspectivas para os gestores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Marinho, Ilka Priscilla Cruz; Coquerel, Patrick Coquerel Stafin; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Barros, Jonatas de França; Barros, Jardany do NascimentoO presente trabalho acadêmico focaliza o tema inclusão de alunos com necessidades especiais no processo ensino-aprendizagem no contexto escolar do ensino regular. Configura o objetivo de refletir sobre a educação inclusiva, no que se refere ao papel do gestor, aos desafios e as perspectivas em destaque neste campo de atuação e estudo. A proposta inclusiva e a educação para todos, diante da construção de uma sociedade inclusiva. Trata-se, desta forma de um novo paradigma em ascensão e que deverá evoluir na direção de sua concretização plena, haja vista ser uma concepção que se desdobra em práticas produtivas, agregadoras, éticas, solidárias e respeitosas e que colaboram com o desenvolvimento da escola. Por isso, o serviço de educação especial adquire uma nova caracterização que vai além daquela apontada na Lei de Diretrizes e Bases, que a enquadra como uma modalidade de educação. Trabalhar na escola numa perspectiva inclusiva não é missão impossível para o gestor, mas um desafio. Um “propósito” de “querer”, “pensar e fazer” uma escola que inspire a troca entre os alunos, confrontes formas desiguais de pensamento, busque metodologias interativas, que faça do reconhecimento da diversidade, estratégia para uma nova aprendizagem, que conceba o aluno por inteiro e respeite a dignidade de todo e qualquer indivíduo.postGraduateThesis.type.badge Avaliação do estresse pré-competitivo em ginastas rítmicas da cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Oliveira, Louise Karla do Nascimento; Ferreira, Carlos Alberto de MattosA ginástica rítmica é um esporte olímpico, que exige alto grau de competência na execução de movimentos de dificuldades corporais e de aparelho, maestrias e riscos. Nos últimos anos alguns autores vêm observando que muitos atletas, sejam eles de qualquer faixa etária, sexo ou modalidade esportiva, apresentam estresse pré-competitivo, alguns apresentam de forma mais aparente e outros de forma mais contida, alguns lidam melhor com esse estresse e outros não. Mas, no geral, esse estresse acaba interferindo no resultado do atleta ou de sua equipe. Na ginástica rítmica algumas atletas competem individualmente e em conjunto (grupo de cinco ginastas). Nas duas situações as atletas se cobram muito e de formas diferentes. No individual, por dependerem apenas de si próprias, elas tentam dar o seu melhor para atingir uma boa classificação, já no conjunto, por ser em grupo e haver a cobrança tanto por si mesmas quanto pelas outras, de não errar, por exemplo, acaba sendo um ponto significativo para não acabar prejudicando o grupo. Dependendo de como a treinadora lide com as situações, consideradas estressoras pelas atletas, o estresse pode ser minimizado ou agravado. Se agravado, pode acabar comprometendo toda a equipe.postGraduateThesis.type.badge O impacto de uma intervenção psicomotora sobre o desenvolvimento de crianças com dificuldades de aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-21) Souza, Sabrina Karen Gomes de; Demarchi, Juan Mila; Kesley Pablo Morais Azevedo; Barros, Jônatas de França; Coquerel, Patrick Ramon StafinA psicomotricidade potencializa o desenvolvimento infantil, e tem por finalidade aprimorar a cognição, o emocional, simbólico, psicolinguístico e motor, e ainda o processo de maturação e aprendizagem, através de atividades lúdicas organizadas e integradas. O presente estudo tem como objetivo analisar o efeito de uma intervenção psicomotora sobre o desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. A população do estudo serão todos os alunos diagnosticados com dificuldades de aprendizagem da rede pública de ensino da cidade de Acari/RN, encaminhadas ao serviço de atendimento psicológico. Serão acompanhadas 20 crianças subdivididas em dois grupos: Grupo Intervenção (n=10) e o Grupo Controle (n=10). Os dados serão apresentados por meio de medidas de tendência central e dispersão acompanhados pela análise inferencial através do teste Anova One-Way para medidas repetidas ou o teste de Friedman, as entrevistas serão analisadas pelo Alceste
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