QUALISAÚDE - Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde
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Dissertação Acesso a atenção fonoaudiológica: intervenções para a melhoria da qualidade(2018-10-04) Perdigão, Júlia Carvalho Alves Sousa; Costa, Nilma Dias Leão; ; ; Lemos, Stela Maris Aguiar; ; Medeiros, Wilton Rodrigues;Objetivo: Melhorar a acessibilidade em sua dimensão sócio-organizacional a um Serviço Ambulatorial de Fonoaudiologia no município do Natal - Rio Grande do Norte. Métodos: Estudo de natureza quantitativa do tipo quase experimental de série temporal resultado de um ciclo de melhoria da qualidade. O nível de qualidade foi avaliado por meio de critérios relacionados a taxa de faltas às consultas, aprazamento para triagem e para início da terapia fonoaudiológica. As avaliações aconteceram no período de janeiro de 2017 a agosto de 2018 e a coleta de dados foi realizada por meio de relatórios emitidos pelo programa de agendamento e fila de espera. Os dados foram compilados e subsidiaram o delineamento de gráficos de tendência por meio dos quais verificou-se a presença de padrões indicativos de situações significativamente diferentes da esperada (p<0.01) e o cumprimento dos critérios de qualidade. Resultados: O nível de qualidade estabelecido foi alcançado em alguns períodos, no entanto, não foram observadas mudanças com significância estatística no comportamento do indicador quando relacionado às intervenções. Conclusão: As mudanças na organização do serviço e o acompanhamento de indicadores parecem ter efeito positivo na melhoria no acesso, no entanto, foi verificado instabilidade nos processos avaliados o que evidencia a necessidade de novas intervenções.Dissertação Análise de causa raiz e análise modal de falhas e efeitos em unidades de terapia intensiva: uma revisão sistemática(2016-08-19) Menezes, Luzia Clara Cunha de; Piuvezam, Grasiela; ; ; García, Daniel Ángel; ; Capucho, Helaine Carneiro; ; Gama, Zenewton André da Silva;Os serviços de saúde têm cada vez mais incorporado novas tecnologias e técnicas acompanhadas de riscos adicionais à segurança dos pacientes. Pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão mais susceptíveis a erros. Dentre as ferramentas utilizadas no mundo para reduzir a ocorrência ou recorrência desses erros na assistência à saúde, destacam-se a Análise de Causa-Raiz (ACR) e Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE). O objetivo do estudo foi identificar e analisar a aplicação das ferramentas ACR e AMFE para a melhoria da qualidade da assistência em UTI. Revisão sistemática de literatura baseada no protocolo PRISMA. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: Scopus, PubMed, SciELO, LILACS, Web of Science, Science Direct, Cochrane, WHOLIS, PAHO e EMBASE. A análise qualitativa dos artigos foi realizada através da aplicação de uma versão adaptada e resumida do guia SQUIRE 2.0. Incluídos artigos originais indexados nas bases de dados e que cumprissem 60% dos critérios do SQUIRE 2.0 adaptado. Foram recuperados 1674 documentos nas buscas e, após as análises pertinentes, foram incluídos 18 artigos na revisão. Desses, 16 foram publicados entre 2010 e 2016, 10 foram desenvolvidos nos Estados Unidos, 11 foram realizados em UTI Pediátrica ou Neonatal, 16 utilizaram AMFE em diversas temáticas, 13 realizaram intervenções para melhoria da qualidade e desses, 12 utilizaram indicadores para medição da melhoria relatando resultados positivos. Esses dados sugerem preocupação com o planejamento da qualidade, sendo importante ressaltar a utilização de indicadores para medir a melhoria da qualidade na maioria dos estudos selecionados. Essa revisão reforça a importância do uso dessas ferramentas para a melhoria da qualidade da assistência nas UTI, permeando as instituições de saúde de comportamentos que garantam mais segurança, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de segurança organizacional.Dissertação Análise de causa raiz e análise modal de falhas e efeitos em unidades pediátricas: revisão sistemática(2018-07-20) Lima, Luciana Andrade de; Dantas, Rodrigo Assis Neves; Dantas, Daniele Vieira; ; ; ; Santos, Renata Silva; ; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier;No contexto da hospitalização infantil especificidades influenciam na segurança do paciente, sendo o público pediátrico detentor de dano três vezes maior do que os adultos em mesma situação. Conforme o desenvolvimento da gestão da qualidade houve incrementos de ferramentas, programas e métodos de qualidade para a diminuição de erros relacionados à assistência à saúde. Dentre as ferramentas utilizadas mundialmente para reduzir a ocorrência de erros na assistência à saúde, destacam-se a Análise de Causa-Raiz (ACR) e Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE). O objetivo do estudo foi analisar a utilidade das ferramentas Análise de Causa Raiz (ACR) e Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE) para a melhoria da assistência qualificada em unidades pediátricas. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, baseada no protocolo PRISMA. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: 1. Scopus, 2. Ebsco, 3. Scientific Electronic Library Online (SciELO), 4. Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), 5. Web of Science, 6.Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), 7.Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), 8.Cochrane Library, 9. Science Direct, 10. National Library of Medicine and Nattional Institutes of Health (PubMed), 11.Índice Bibliográfico EspañolenCiencias de laSalud (IBECS), 12. Base de Dados de Enfermagem (BDENF), 13. Pan American Health Organization (PAHO), 14.Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (WHOLIS) e 15.Wiley Online Library. A análise qualitativa dos artigos foi realizada através da aplicação de uma versão adaptada e resumida do guia SQUIRE 2.0. Foram recuperados 8.254 estudos nas buscas nas bases de dados, após análise utilizando os critérios de inclusão e exclusão pertinentes, foram incluídos 15 artigos na revisão. Desses, 09 foram publicados entre 2013 e 2018, 05 foram desenvolvidos nos EUA, 12 utilizaram AMFE em diversas temáticas. A aplicação das ferramentas AMFE e ACR acarretou em mudanças e melhorias significativas nos serviços que as implementaram, sendo essas ferramentas de qualidade satisfatórias para detectar oportunidades de melhoras, empregando metodologias específicas para redução de danos, aumentando assim a segurança do paciente.Dissertação Análise multimodal de falhas e efeitos para a segurança na preparação e dispensação de quimioterápicos(2016-09-16) Costa, Priscila Cumba de Abreu; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8169308778262070; ; http://lattes.cnpq.br/3276178525393326; Piuvezam, Grasiela; ; http://lattes.cnpq.br/0391780760729166; Castro, Susane de Fátima Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/6441618733536014; Gama, Zenewton André da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8885774273217562Quimioterápicos são medicamentos de alto risco que exigem iniciativas para evitar falhas no cuidado que ocasionem danos desnecessários aos pacientes. Realizar uma Análise Multimodal de Falhas e Efeitos (AMFE) para identificar prospectivamente os riscos relacionados à fase do preparo e dispensação de medicamentos quimioterápicos em uma instituição hospitalar. Trata-se de um estudo descritivo realizado em uma unidade ambulatorial de um centro de referência em oncologia, filantrópico, da cidade de Natal – RN. Para a aplicação da ferramenta foi composta uma equipe multidisciplinar formada por um mediador, quatro farmacêuticos, dois enfermeiros especialista na área e um técnico de enfermagem envolvidos no processo. As etapas de preparo e dispensação de quimioterápicos foram descritas graficamente por meio de um fluxograma simples. Em seguida foram listadas as possíveis falhas de cada subprocesso utilizando o método Brainstorming. Cada falha foi avaliada utilizando-se a matriz de pontuação do risco. De acordo com a pontuação obtida foi utilizado uma árvore de decisão para detectar quais falhas necessitavam de intervenções. À partir dos resultados obtidos foram propostas intervenções e indicadores de monitoramento. Foram identificados 17 modos de falha nas etapas de preparo e dispensação de medicamentos quimioterápicos. Dentre os 17 modos de falha, dois foram identificados como alto risco. O modo de falha 1- Trocar a Janela de Saída do Medicamento, teve como causas potenciais: falta de atenção, falta de sinalização na janela e falta de conhecimento do processo. O modo de falha 2- Cálculo errado da dose de medicamento intratecal, teve como causas potenciais: calculadora com defeito, mudança na apresentação do medicamento e sobrecarga de trabalho. Foram propostas as seguintes intervenções: estipular limites de medicações a serem manipuladas por vez, sinalizar as janelas interna e externamente, contendo instruções de trabalho e realizar dupla checagem do cálculo do medicamento intratecal e registro em impresso próprio. A ferramenta AMFE demonstrou ser um método válido para melhorar a segurança do paciente, pois permite uma analise prospectiva no processo do medicamento quimioterápico na fase de preparo e dispensação, com o objetivo de identificar falhas potenciais e suas causas associadas, e formular estratégias para a correção de tais vulnerabilidades.Dissertação Aplicação do ciclo de melhoria para redução do tempo de atendimento em um serviço de emergência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-27) Bilo, Bruna Bianchi; Cavalcante, Eliane Santos; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-5187-4766; http://lattes.cnpq.br/4210339574579951; https://orcid.org/0000-0002-0001-9161; http://lattes.cnpq.br/5183653796258727; https://orcid.org/0000-0003-0327-1140; http://lattes.cnpq.br/3392686549883398; Vale, Sancha Helena de Lima; Cecagno, SusanaIntrodução: A qualidade dos produtos e serviços está relacionada ao valor percebido pelo cliente e não somente pela execução da sua função e desempenho, nesse sentido há necessidade de entender as causas dos problemas que são os motivos das insatisfações e que reduzem o valor agregado do serviço para o usuário. Portanto, a justificativa deste trabalho baseia-se na necessidade de uma instituição hospitalar com serviço de emergência 24 horas melhorar o grau de satisfação dos pacientes por eles atendidos através da entrega de um serviço resolutivo, seguro e com valor agregado ao cliente no pronto atendimento. Objetivo: Implantar ciclos de melhoria para redução do tempo de atendimento no serviço de emergência de um hospital particular. Metodologia: Trata-se de um estudo de melhoria da qualidade do tipo quantitativo e quase-experimental de série temporal. A pesquisa foi realizada entre os meses de janeiro de 2022 a julho de 2023. O estudo comparou os níveis de fidelização antes e depois de uma série de intervenções de melhoria implementadas na instituição. Seguiu as diretrizes Standards for Quality Improvement Reporting Excellence 2.0. No intuito de avaliar a proposta de melhoria foram aplicados três critérios de avaliação da qualidade: dois avaliaram a dimensão da eficiência e o outro a experiência do cliente (fidelização) atendido no serviço de emergência. Foram respeitadas as exigências éticas da resolução nº466/2012. Além disso, todas as intervenções foram organizadas, planejadas e executadas por um time de melhoria definido para o estudo. Resultados: Após as intervenções, houve um aumento médio de 13% na fidelização dos clientes, sugerindo que as melhorias tiveram um impacto positivo na satisfação dos pacientes. Além disso, houve uma correlação entre a conformidade com os tempos de atendimento médico em até 240 minutos e a fidelização dos pacientes. O período de alta demanda, especialmente devido a casos de arboviroses, afetou temporariamente a capacidade de manter a conformidade. O estudo também destacou a importância do registro oportuno da alta clínica no sistema e o envolvimento da equipe médica para garantir a eficiência do atendimento. A implementação de intervenções mostrou resultados consistentes e positivos ao longo do tempo, embora desafios sazonais possam impactar a conformidade com os tempos de atendimento em certos períodos.Dissertação Apoio institucional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde: um percurso de melhoria no acompanhamento da gestão em saúde nos municípios do Rio Grande do Norte(2018-07-20) Costa, Solane Maria; Sampaio, Ana Tania Lopes; ; ; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; ; Dantas, Rodrigo Assis Neves;Introdução: no âmbito da saúde, a legislação do Sistema Único de Saúde define como condições para os municípios, estados e união viabilizarem suas gestões, a elaboração dos instrumentos de planejamento da saúde: o Plano de Saúde, a Programação Anual de Saúde e o Relatório Anual de Gestão (RAG). No cenário administrativo do planejamento, o RAG destaca-se como pilar para avaliação e monitoramento das ações de saúde. Este documento constitui-se como instrumento de comprovação da aplicação dos recursos, tem a finalidade de orientar a elaboração da programação anual, bem como eventuais redirecionamentos necessários no Plano de Saúde, nas três esferas de direção do SUS. O RAG deve ser alimentado anualmente no Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (SARGSUS) de forma obrigatória. Objetivo: avaliar o cumprimento institucional de alimentação do SARGSUS para efetivação do RAG através da interferência do apoiador institucional do COSEMS-RN, com vistas para a melhoria do acompanhamento da gestão da saúde nos municípios do Rio Grande do Norte. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, do tipo análise documental, com utilização de dados secundários do SARGSUS. Os passos metodológicos utilizados constou da análise do cenário dos Instrumentos de planejamento da saúde dos 167 municípios, através de análise do SARGSUS com dados coletados e acompanhados no decorrer do ano de 2017 e 2018. O COSEMS-RN aderiu ao Projeto da Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) para contar com a atuação do apoio institucional em seu quadro. Iniciou o processo de educação permanente realizando oficinas específicas de sensibilização com gestores e equipes gestoras denominadas de - Oficina Aplicativa para Construção dos Instrumentos de Gestão”, aprovado em plenária do Conselho como atividade prioritária. Estes encontros ocorreram de maio a junho de 2017, nas 8 Regiões de Saúde. Nos citados encontros os gestores foram informados e instrumentalizados quanto a sua responsabilidade individual e coletiva, em relação aos instrumentos de gestão para a correta alimentação no SARGSUS. Resultados: inicialmente foi identificado um alto índice de inadimplência de alimentação, onde apenas 27,54% dos municípios alimentaram o SARGSUS, na competência do exercício 2016, que deveria está em 100% até 30 de março do ano subsequente, seja 2017. Após a apropriação das devidas informações quanto a necessidade de alimentação do sistema, observou-se que 98,20% dos municípios cumpriram com suas responsabilidades em elaborar o RAG, dentre outros instrumentos, e inserirem no SARGSUS. Conclusões: acredita-se que, essa visível melhoria ocorreu pela mobilização do COSEMS-RN em proporcionar às gestões municipais o acompanhamento do apoio institucional quanto a necessidade do cumprimento dos atos normativos do sistema SUS, os gestores assumiram suas responsabilidades, elaboraram e alimentaram o SARGSUS, mais especificamente o RAG. Percebeu-se assim, a importância e o papel primordial do apoiador institucional como fundamental para qualificação da gestão municipal.Dissertação Avaliação da adesão e da conformidade ao plano terapêutico na linha de cuidado do paciente com fratura de fêmur(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-15) Garcia, Plínio Braga Linhares; Sousa, Ana Carolina Patrício de Albuquerque; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-9547-0093; http://lattes.cnpq.br/8169308778262070; https://orcid.org/0000-0001-7517-8792; http://lattes.cnpq.br/3934508395223787; https://orcid.org/0000-0001-8765-8793; http://lattes.cnpq.br/7113895666910808; Ribeiro, Katia Regina Barros; Grabois, VictorIntrodução/Justificativa: Nos últimos anos, a gestão da qualidade tem assumido uma importância crescente no processo hospitalar, particularmente, na área cirúrgica. Em 2007-2008, os países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) lançaram o segundo desafio global, intitulado “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, que visa reduzir o número de mortes e complicações associadas aos procedimentos cirúrgicos. O envelhecimento da população tem tido uma tendência demográfica significativa nos últimos anos, e, como resultados, a incidência de fraturas de fêmur em pacientes idosos no Brasil também aumentou. Neste contexto, a implementação de um plano terapêutico (PT) para pacientes com fraturas de fêmur pode desempenhar um papel crucial na melhoria da qualidade do atendimento e dos resultados para esses pacientes. Um plano terapêutico está associado ao manejo da condição clínica de um paciente que, com envolvimento de uma equipe multidisciplinar, pode melhorar os resultados para pacientes hospitalizados com fraturas de fêmur. Objetivos: avaliar a taxa de adesão e de conformidade do PT na linha de cuidado do paciente com fratura de fêmur em um hospital de referência, antes e após um ciclo de melhoria. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo quase experimental. O estudo foi realizado no Hospital Regional do Sertão Central - HRSC, no Nordeste do Brasil. Foram incluídos pacientes admitidos e operados no HRSC, na linha do cuidado do paciente com fratura de fêmur, de janeiro a dezembro de 2023. Foram excluídas as reoperações, os procedimentos sem incisão cirúrgica e os pacientes que necessitaram de artroplastia. Os dados foram coletados por meio de consulta às planilhas de gerenciamento de segurança, à planilha da linha de cuidado do paciente com fratura de fêmur e ao prontuário. A partir dos prontuários foram coletadas informações sociodemográficas dos pacientes, além dos seguintes parâmetros: tempo de permanência hospitalar e a conformidade ao PT. Resultados: Foram avaliados 240 prontuários. A maioria dos pacientes é do sexo feminino (67,5%), com média de idade de 72,37±17,34 anos. Após o ciclo de melhoria, houve aumento significativo quanto à adesão ao PT, com melhorias na taxa de abertura oportuna do plano e na taxa de conformidade do mesmo. Não houve diferença estatística em relação ao tempo de permanência hospitalar. Na análise de Pareto, as principais falhas processuais identificadas antes do ciclo de melhoria foram: não abertura oportuna do plano e não reavaliação de enfermagem, com representação de 61,82% (32,27% e 29,54%, respectivamente). Após o ciclo, as principais falhas foram: não reavaliação médica e não inserção das metas da equipe multidisciplinar, com representação de 45,65% (23,91% e 21,73%, respectivamente). Conclusão: O ciclo de melhoria implementado foi responsável por ajustes nos processos, gerando crescimento na conformidade ao PT de 11% para 77% das amostras, sendo esta diferença estatisticamente significativa. As medidas foram efetivas, porém insuficientes para garantir a completa conformidade do plano terapêutico e a redução do tempo de permanência hospitalar.Dissertação Avaliação da comunicação escrita em uma unidade pediátrica de dependentes de ventilação mecânica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-09) Melo, Francisca Raquel Monteiro de; Dantas, Daniele Vieira; Dantas, Rodrigo Assis Neves; ; ; ; Cavalcante, Eliane Santos; ; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; ; Santos, Renata Silva;Introdução: As limitações da comunicação escrita da equipe multiprofissional desencadeiam elevado risco para a segurança do paciente, podendo ocasionar eventos adversos e barreiras para a desospitalização dos pacientes com condições crônicas complexas. Objetivo: Avaliar a qualidade da comunicação escrita da equipe multiprofissional em uma Unidade de Dependentes de Ventilação Mecânica de um hospital público pediátrico. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa, realizada no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em quatro etapas: 1ª) Identificação e priorização de um problema de qualidade; 2ª) Análise das causas do problema; 3ª) Desenvolvimento de critérios para avaliar o nível de qualidade; 4ª) Avaliação do nível de qualidade. Foram selecionados quatro critérios para avaliação do nível de qualidade, sendo eles: registro da data e hora; identificação do profissional; prescrição eletrônica de medicamentos sem siglas, nomes comerciais e com decimais e zeros; e utilização do prontuário eletrônico. Resultados: Dos não cumprimentos encontrados, 75,0% estão concentrados em seis critérios estratificados por categorias profissionais, que correspondem ao registro da data e hora e à utilização do prontuário eletrônico pelos enfermeiros (100,0% de descumprimento nos dois critérios), médicos (91,7% de descumprimento em ambos) e técnicos de enfermagem (91,7% de descumprimento no registro da data e hora e 100,0% no uso do prontuário eletrônico). Os profissionais fisioterapeutas não apresentaram descumprimentos nos critérios de registro da data e hora nem na utilização do prontuário eletrônico, mas eles apresentaram 32,3% de descumprimento na identificação dos profissionais nos registros, enquanto os médicos tiveram 8,3%, os enfermeiros, 68,3% e os técnicos de enfermagem com 86,7%. Não foram encontrados problemas com as prescrições eletrônicas de medicamentos. Conclusões: A avaliação dos prontuários demonstrou fragilidades na qualidade dos registros realizados no prontuário da unidade do estudo, principalmente devido ao fato de a equipe de enfermagem não ter acesso ao prontuário eletrônico para registro dos cuidados. Apenas a prescrição eletrônica apresentou bons resultados quanto ao cumprimento de critérios de qualidade. Na perspectiva de alcançar melhorias na comunicação escrita da equipe, são fundamentais intervenções para a ampliação da utilização do prontuário eletrônico como ferramenta de melhoria de registro e integração da equipe.Dissertação Avaliação da qualidade dos registros em prontuários de um Hospital do Nordeste Brasileiro(2018-07-20) Oliveira, Patrícia Lopes; Dantas, Daniele Vieira; Dantas, Rodrigo Assis Neves; ; ; ; Santos, Renata Silva; ; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier;Introdução: o prontuário é o elemento de comunicação entre profissionais, usuários e serviços de saúde passível de mensurar e avaliar o tipo e qualidade do atendimento prestado portando um conjunto de informações sobre as intervenções realizadas e servindo para o acompanhamento da história de saúde do usuário. O registro adequado das informações torna-se ferramenta importante no cuidado e segurança do paciente, bem como respaldo legal para instituição e profissionais. Objetivo: avaliar a implantação do programa de melhoria dos registros em prontuários do Hospital Geral de Farias Brito. Metodologia: estudo de natureza quantitativa com desenho quase experimental do tipo antes e depois de avaliação de critérios de qualidade. Os dados foram obtidos através da análise dos registros realizados nos prontuários dos pacientes internados na unidade. Foi realizado um ciclo de melhoria com análise do problema, intervenção e monitoramento, para tanto foram elaborados oito critérios para verificar a qualidade dos registros relacionados à identificação do paciente e do profissional assistente, legibilidade e aspectos da evolução multiprofissional. Os resultados obtidos foram apresentados através do Gráfico de Pareto, no qual foi observado se houve melhoria da qualidade e sua significância. Resultados: Na medição inicial verificaram-se índices de cumprimento de 36,30% em média, com destaque para o critério 4 que diz que os registros em prontuários devem conter a identificação do profissional, data, hora e número do conselho de classe, com 100,00% de não cumprimento. Já na segunda medição, notou-se um aumento na média de cumprimentos de todos os critérios em 19,45%. Conclusão: Considerando-se as melhorias alcançadas, percebe-se que o ciclo de melhoria é uma ferramenta efetiva para qualidade dos serviços desenvolvidos especialmente o registro em prontuário médico.Dissertação Avaliação da relação de felicidade dos trabalhadores com o trabalho qualificado em saúde: cenários vividos em uma unidade básica de saúde(2018-11-01) Souza, Greice Kelly Gurgel de; Sampaio, Ana Tânia Lopes; ; ; Castro, Janete Lima de; ; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso;O Sistema Único de Saúde, instituído desde 1988, traz como um dos princípios basilares a atenção integral desenvolvida pela Estratégia Saúde da Família. O processo de trabalho em saúde muda de lógica ao ter como referência a saúde e não mais a doença, o cuidado com foco no individuo, família e na comunidade. Algumas políticas se destacam no fortalecimento deste novo paradigma do cuidado. Uma das políticas estruturante para esta atenção integral é a Política Nacional de Humanização, lançada desde 2003, que incorpora como dispositivo a Clínica Ampliada no âmbito da Atenção Básica. O Município de Rodolfo Fernandes, situado no Oeste Potiguar, aderiu ao Programa de Melhoria do Acesso e qualidade na Atenção Básica (PMAQ), sendo suas equipes avaliadas e monitoradas através de padrões previamente definidos pelo ciclo contínuo de Melhoria implantado pelo Ministério da Saúde. Um dos principais problemas identificados na UBS foi o relacionamento da equipe, o que dificulta a implementação de mudanças no ambiente de trabalho. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa do tipo Pesquisa-Ação de abordagem sociopoiética que tem como objetivo avaliar a relação de felicidade dos trabalhadores com o trabalho qualificado em saúde no decorrer da realização do Ateliê de Autoformação humanopoiética para a equipe de saúde da Unidade Básica de saúde Antônio Simão no município de Rodolfo Fernandes. A partir da realização do ateliê humanopoiético, pode-se observar a fragilidade de alguns profissionais em relação ao entendimento sobre Trabalho Qualificado em saúde. Foi possível perceber, nas falas e cenários construídos, que a falta de integração na equipe é o principal gatilho para a infelicidade no trabalho. Foi identificado vazio na gestão em relação à avaliação da qualidade no trabalho. Na visão dos trabalhadores, os pontos avaliados pelo PMAQ são muito relacionados à estrutura e totalmente quantitativos. Respeitar as subjetividades dos sujeitos, possibilitar a tripla inclusão e viabilizar processos de formação-intervenção são dispositivos apontados para o processo de humanização no trabalho. Trabalhadores felizes desempenham melhor as suas funções. A experiência levou os profissionais a solicitarem outros Ateliês, a refletirem sobre a influência laboral no estado de felicidade, sobre o conceito de Trabalho Qualificado em Saúde e sobre o relacionamento interpessoal na equipe.Dissertação Avaliação do acolhimento à demanda espontânea em uma unidade básica de saúde e intervenções para melhoria(2018-10-23) Nunes, Tainara Barbosa; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; Medeiros, Wilton Rodrigues; ; ; ; Sampaio, Ana Tânia Lopes; ; Torres, Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Oliveira;Objetivo: avaliar o nível de qualidade do acolhimento à demanda espontânea em uma unidade básica de saúde e verificar a efetividade de uma intervenção dirigida a melhorar a qualidade. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa, com delineamento quase experimental, tipo antes depois e sem grupo controle, desenvolvido através da aplicação de um ciclo interno de melhoria da qualidade numa unidade básica de saúde, localizada no município de Guarabira/PB. Para isto foram utilizados cinco critérios de qualidade, avaliados antes e após intervenção de melhoria. As amostras para cada critério (n=60) foram selecionadas de forma aleatória simples. Os dados da primeira avaliação foram coletados em janeiro e reavaliados em julho de 2018, utilizando um instrumento com questões semiestruturadas, por meio de entrevista com usuários classificados como demanda espontânea. Realizou-se o cálculo da estimativa pontual com intervalo de segurança de 95%, assim como a melhoria absoluta e relativa de cada critério. A significância estatística foi verificada através do teste Z. Resultados: verificou-se que dos cinco critérios de qualidade analisados, um teve significação estatística entre as avaliações, outro teve melhoria absoluta de 5%, dois permaneceram estáveis e um piorou. Conclusão: o nível de cumprimento dos critérios de qualidade do acolhimento a demanda espontânea foi positivo na segunda avaliação, com exceção do critério três. A realização do ciclo de melhoria da qualidade se mostrou eficaz como método de gestão da qualidade.Dissertação Avaliação do desempenho das operadoras de planos de saúde com certificado de acreditação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-31) Silva, Gleice Moreira; Costa, Nilma Dias Leão; ; http://lattes.cnpq.br/4971846610587763; ; http://lattes.cnpq.br/3740394307444141; Oliveira, Patrícia Peres de; ; http://lattes.cnpq.br/3059865639779652; Santos, Viviane Euzebia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994Introdução: A acreditação é processo de avaliação de instituições para a verificação do cumprimento de padrões de qualidade. Os estudos que comprovam os impactos deste processo são escassos. Objetivo: Analisar a relação entre a acreditação das operadoras de saúde e o desempenho destas em relação à qualidade avaliada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Programa de Qualificação das Operadoras. Método: Estudo observacional realizado com 636 operadoras avaliadas no Programa de Qualificação das Operadoras (ano base 2018). A coleta de dados foi realizada por meio de relatórios públicos disponibilizados na página eletrônica da ANS. Para análise dos dados, traçou-se o perfil das operadoras acreditadas; aplicaram-se o teste T Student para avaliar o desempenho das operadoras no Programa de Qualificação das Operadoras e o teste Mann-Whitney para avaliar se o desempenho era crescente entre as operadoras acreditadas, conforme o nível de classificação (Níveis I, II e III). Resultados: As operadoras acreditadas (n=53) compreenderam 8,3% das operadoras ativas; 89% foram classificadas no Nível I e 9% no Nível II e apenas uma, no Nível III (2%). As operadoras acreditadas obtiveram média de 0,7959 e as não acreditadas de 0,6118 (valor p 0,00) no Programa de Qualificação das Operadoras. O desempenho das operadoras não foi crescente de acordo com o nível de classificação de acreditação. Conclusões: Os testes realizados comprovaram que as operadoras acreditadas obtiveram melhor desempenho que as não acreditadas no Programa de Qualificação das Operadoras. O indicador relacionado à gestão de acesso aos serviços apresentou o pior desempenho das operadoras. Os resultados deste trabalho podem ser utilizados como incentivo à acreditação e implantação de processos de melhoria.Dissertação Avaliação e melhoria da adesão à higienização das mãos em uma UTI neonatal orientada pela estratégia multimodal(2016-09-29) Medeiros, Aurélia Cristina de; Rocha, Paulo de Medeiros; ; ; Medeiros, Wilton Rodrigues; ; Bosco Filho, João;Introdução: A higienização das mãos é uma ação simples, mas que traz um benefício imensurável aos pacientes e profissionais de saúde no controle de infecção hospitalar e segurança do paciente. Objetivo: Melhorar a adesão dos profissionais à prática da higienização das mãos, nos cinco momentos da assistência orientados pela Estratégia Multimodal da Organização Mundial de Saúde. Metodologia: O desenho metodológico do estudo é quase experimental do tipo antes e depois, realizado na UTI neonatal de uma Maternidade Escola no Rio Grande do Norte. Para calcular a melhoria entre as avaliações realizou-se o cálculo da estimativa pontual com um intervalo de confiança (95%) do nível de cumprimento dos critérios das amostras selecionadas, calculado os valores das melhorias absoluta e relativa de cada um dos critérios, e para a significação estatística da melhoria detectada realizada um teste de hipótese unilateral por meio do cálculo do valor de Z, considerando como hipótese nula a ausência de melhoria, não considerando quando p – valor fosse < a 0,05. Resultados: Na 1ª avaliação, (n=44 profissionais), 55% dos profissionais cumpriram critérios higiene das mãos, ao entrar na UTI Neo. Realizado mais quatro observações, três com (n=179) oportunidades, para 96 ações desenvolvidas, distribuídas nos meses de Outubro com 53 oportunidades (18% de ações desenvolvidas), em Novembro 88 oportunidades (58% de ações desenvolvidas) e em Dezembro 38 oportunidades (24% de ações desenvolvidas). A quinta observação,(n=44 profissionais) 86% cumpriram critério de HM ao entra na UTI Neo. Conclusão: O estudo mostra que a adesão à higiene das mãos, ainda está muito baixa, quando associada aos cinco momentos da assistência, enquanto que em relação ao critério de HM ao entrar na UTI, houve uma melhora significativa. Fazem-se necessárias ações de educação continuada e planejada. Deve-se trabalhar a cultura da higienização das mãos nos cinco momentos da assistência em busca da qualidade e segurança na assistência à saúde, reduzindo não só a infecção hospitalar, mas também o índice da morbimortalidade.Dissertação Avaliação e melhoria da qualidade da assistência à sífilis gestacional na atenção primária à saúde(2018-09-26) Cerqueira, Brena Gabriella Tostes de; Gama, Zenewton André da Silva; ; ; Sampaio, Ana Tânia Lopes; ; Coelho, Ardigleusa Alves; ; Grabois, Victor;Introdução: Melhorar a qualidade da assistência à sífilis, especialmente à sífilis na gestação, é uma necessidade urgente em países como o Brasil, onde se observa aumento da detecção de sífilis em gestantes e da incidência de sífilis congênita. Objetivos: Avaliar a qualidade da assistência prestada às gestantes com sífilis e testar o efeito de uma estratégia de melhoria. Método: O projeto foi realizado em 26 Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro, entre janeiro e dezembro de 2017. O desenho foi quase- experimental misto com análises antes e depois e de série temporal. A assistência foi avaliada em todas as gestantes notificadas com sífilis e pré-natal já encerrado (n=178) mediante 10 critérios de qualidade e um indicador contratualizado. A intervenção foi planejada com base em dados, de forma participativa e foi multifacetada, abrangendo educação permanente, melhoria do registro e dos sistemas de informação, auditoria e feedback, educação ao paciente e mudanças organizacionais e nos processos de trabalho. Foram calculadas as estimativas de conformidade dos critérios, melhorias absoluta e relativa e significância estatística mediante teste do valor z unilateral e regras de controle estatístico (α=5%). O contexto foi analisado segundo as categorias do modelo MUSIQ. Resultados: A qualidade da assistência na primeira avaliação variou de 42,8% a 91,4%. De forma positiva, as gestantes estavam recebendo o esquema adequado de tratamento conforme preconizado (critério 5 = 91,4%). Em contrapartida, as principais oportunidades de melhoria foram relacionados à testagem e tratamento das parcerias sexuais e ao registro adequado do tratamento no prontuário (critérios 6, 7 e 10 = 42,8%). A intervenção se mostrou efetiva, pois oito dos 10 critérios tiveram melhoria absoluta, sendo significativa (p<0,05) em quatro deles. O indicador mensal também melhorou de forma significativa e sustentável, embora ainda exista ampla margem para avanços. Fatores contextuais como a pressão para melhorar os resultados do indicador, uma vez ele compõe a matriz da avaliação de desempenho da Organização, e a crise político-econômica vivenciada pelo município em 2017, interagiram com a intervenção tanto como facilitadores quanto como dificultadores do processo de melhoria. Conclusões: O projeto foi útil para identificar prioridades e orientar intervenções para a melhoria da qualidade da assistência à sífilis. O ciclo de melhoria deve ser continuado para incrementar seus resultados e novas estratégias de mudança devem considerar os fatores contextuais deste estudo.Dissertação Avaliação e melhoria da qualidade da prevenção de flebite em um hospital de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-15) Araújo, Loraine Machado de; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/4210339574579951; ; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; ; http://lattes.cnpq.br/0093927654185184; Albuquerque, Adriana Montenegro de; ; http://lattes.cnpq.br/9436680537304914; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; ; http://lattes.cnpq.br/8320620928250775; Felix, Lidiany Galdino; ; http://lattes.cnpq.br/9241700854635530Objetivo: avaliar o efeito da implantação de um ciclo de melhoria da qualidade da prevenção de flebite em pacientes submetidos a implante de cateter intravenoso periférico antes e após intervenções educativas. Metodologia: trata-se de um estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, sem grupo controle com abordagem quantitativa, utilizando um ciclo de melhoria da qualidade, realizada em quatro etapas (1) análise da oportunidade de melhoria; (2) realização do estudo do nível de qualidade; (3) planejamento e execução de intervenções oportunas e (4) reavaliação do nível de qualidade. O estudo foi realizado em um hospital de ensino de maio de 2019 a março de 2020. Foram avaliados 120 procedimentos de inserção de cateter intravenoso periférico, 60 antes e 60 após intervenções educativas junto à equipe de enfermagem. A identificação do nível de qualidade foi realizada por meio da observação não participante do procedimento de punção e manutenção do cateter intravenoso periférico e preenchimento do checklist, composto por 17 critérios de qualidade. Para a análise dos dados e da melhoria entre a avaliação pré e pós-intervenções, realizou-se o cálculo da estimativa pontual com um intervalo de confiança de 95% do nível de cumprimento dos critérios. Estimaram-se os valores de melhoria absoluta e relativa e a significância estatística mediante o teste de hipótese unilateral por meio do cálculo do valor de z para p≤0,05. Resultados: Houve aumento no nível de cumprimento dos critérios de qualidade com percentuais maiores que 90% na 2ª avaliação, além do número de critérios que atingiram esses percentuais, ou seja, de cinco na 1ª para sete na 2ª avaliação, de um total de 17 critérios avaliados. Em relação à significação estatística, as melhorias foram significativas em sete dos treze critérios nos quais houve melhoria do nível de qualidade. O total de não cumprimentos de critérios de qualidade durante os procedimentos de inserção e manutenção do cateter na avaliação pré-intervenções foi de 435 e diminuiu para 293 na avaliação pós-intervenção, o que correspondeu a uma melhoria absoluta de 32,6%. Conclusões: Os resultados obtidos no desenvolvimento do ciclo de melhoria mostraram-se efetivos e de reduzido custo na ampliação da qualidade da prevenção de flebite no serviço a partir da definição e intervenções focadas nos principais defeitos de qualidade. Ressalta-se que o contínuo monitoramento do nível de qualidade e a implementação de novas estratégias que estimulem a participação dos profissionais e o envolvimento dos pacientes em seu processo de cuidado podem contribuir para um incremento à valorização e promoção de boas práticas.Dissertação Avaliação e melhoria do processo de cuidado do paciente com sepse em um serviço de emergência(2018-09-27) Souza, Damito Robson Xavier de; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; ; ; Oliveira, Patrícia Peres de; ; Grabois, Victor; ; Gama, Zenewton André da Silva;Introdução: Sepse é um grave problema de saúde pública com potencial elevado de mortalidade em todo o mundo. Iniciativas de melhoria da qualidade tem buscado mudar esse cenário, porém, essa ferramenta ainda precisa ser melhor explorada a nível de países de baixa e média renda. Objetivos: Avaliar o efeito de um ciclo de melhoria para o processo de cuidado do paciente com sepse no departamento de emergência, identificar o nível de qualidade de atenção à sepse e analisar a efetividade de uma intervenção de melhoria participativa e multifacetada. Método: Trata-se de um ciclo de melhoria da qualidade de características multifacetada e colaborativa, com desenho quase experimental tipo antes e depois realizado no biênio 2017/2018 no departamento de Emergência de um hospital terciário localizado no interior do nordeste do Brasil. Para a avaliação proposta, foi estabelecida uma lista com dez critérios de qualidade relacionados à assistência ao paciente séptico. A análise foi realizada a partir do cálculo das estimativas pontuais da conformidade dos critérios e melhoria absoluta e relativa. A significância estatística foi testada utilizando o teste unilateral do valor de z. Resultados: A avaliação inicial mostrou uma frequência absoluta de 843 falhas, notadamente relacionada aos critérios de reavaliação do paciente séptico e reclassificação da gravidade da doença. Uma linha de base foi traçada e nova avaliação foi conduzida. Após a intervenção, as falhas reduziram para 506, representando uma melhoria de 67%. A mortalidade relacionada à sepse caiu em 10% e todos os indicadores avaliados tiveram aumento de conformidade na segunda avaliação, porém a melhoria conseguida em dois deles não teve significância estatística, representadas por um p-valor maior que 0,05. Conclusão: Os ciclos de melhoria da qualidade constituíram-se importante ferramenta de gestão para melhorar a assistência ao paciente com sepse e devem ser utilizados rotineiramente para alcançar melhoria contínua.Dissertação Avaliando as dificuldades para a realização da consulta de crescimento e desenvolvimento em um município de pequeno porte do Nordeste Brasileiro(2018-09-26) Pessoa, José Mariano; Costa, Nilma Dias Leão; ; ; Medeiros, Wilton Rodrigues; ; Coelho, Ardigleusa Alves;Introdução: A Consulta de Crescimento e Desenvolvimento (CD) - é uma ação programática inserida no contexto de trabalho das equipes de Atenção Primária em Saúde (APS), que visa à oferta de ações de prevenção e promoção da saúde da criança, bem como a prevenção de problemas de saúde que possam acometer as crianças nos primeiros anos de vida. Embora grandes avanços tenham sido alcançados ultimamente com o Sistema Único de Saúde (SUS), existem ainda fatores que dificultam a efetivação de suas políticas, programas e estratégias, o que não é diferente na realidade da APS do município em estudo. Objetivo: identificar as dificuldades para a realização da consulta de CD em um município de pequeno porte do Nordeste brasileiro. Metodologia: pesquisa avaliativa do tipo transversal com abordagem quantitativa, sendo que o banco de dados foi proveniente da avaliação externa do II Ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ). A pesquisa foi realizada no âmbito de seis equipes de Estratégias de Sáude da Família (ESF), que foram avaliadas pelo PMAQ no ano de 2015. O instrumento avaliativo foi composto por um elenco de padrões de qualidade, alinhados aos padrões contidos no instrumento da Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ-AB), e que foram organizados em cinco grandes dimensões (apoio institucional da gestão para as equipes de atenção básica, acolhimento e acessibilidade, processo assistencial, cobertura assistencial e busca ativa) com a observação das variáveis específicas que se relacionam com cada uma delas. Estas representando ou traduzindo a qualidade ou as dificuldades para a realização da consulta de CD na realidade da atenção básica trabalhada. Preservaram-se os preceitos éticos da resolução 510/16. Resultados: Verificou-se em relação a realização da consulta de CD, que apenas 29 % das crianças aptas realizaram esse atendimento. Entre as usuárias avaliadas, apenas 33,3 % das crianças realizaram consulta na primeira semana de vida e 66,7 % realizaram o teste do pezinho foram do período ideal. Quanto ao apoio da gestão para as equipes de APS, 50 % dessas não recebem esse apoio, bem como 66,7% das equipes não recebe apoio para discussão dos dados de monitoramento dos Sistemas de Informação. Registrou-se ainda que 66,7 % dos profissionais não foram capacitados para trabalharem o acolhimento. No que se refere a problemas estruturais e de acessibilidade 50 % das Unidades básicas apresentam limitações e dificuldades. Verificou-se ainda que 100% das mulheres não receberam visitas do ACS na primeira semana de vida, bem como 66,7 % das usuárias não realizaram consulta de puerpério. Além do mais 63 % dos usuários que faltaram a um atendimento programado ou agendado não foram procurados ou resgatados por esses serviços. Conclusões: a pesquisa de avaliação da qualidade ora realizada permitiu a representação do panorama da consulta de CD ofertada na realidade em estudo, ao mesmo tempo em que deu respostas para os objetivos traçados. Verificou-se que muitos são os desafios ainda presentes para a correta operacionalização dessa ação programática nesse município, destacandose a limitação do apoio da gestão ao trabalho das equipes de ESF, a fragilidade da cobertura assistencial das equipes, a limitação das ações de acesso e acolhimento nesses espaços, bem como a necessidade de qualificação do instrumento da busca ativa no processo de trabalho dessas equipes.Dissertação Ciclo de melhoria da qualidade na prevenção de flebite em uma maternidade-escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-08) Souza, Francisco Lindomar de; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; https://orcid.org/0000-0001-9015-211X; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; https://orcid.org/0000-0002-8673-0009; http://lattes.cnpq.br/2813639308023253; https://orcid.org/0000-0002-7003-712X; http://lattes.cnpq.br/0760795192088626; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; Sousa, Silvana Loana de Oliveira; Schlosser, Thalyta Cristina MansanoIntrodução: A terapia intravenosa (TIV) integra o cotidiano da enfermagem no tratamento dos agravos à saúde, sendo definida como um conjunto de conhecimentos e técnicas que visam à administração de soluções ou fármacos no sistema circulatório realizado por meio do acesso central ou periférico. Destaca-se entre as tecnologias imprescindíveis para garantir a sobrevivência dos pacientes. Contudo, é fonte de dor e pode ocasionar diversas complicações graves, dentre elas a flebite. Objetivo: Aplicar um ciclo de melhoria para a prevenção de flebite e avaliar o nível da qualidade da assistência em terapia intravenosa. Metodologia: Estudo quase experimental, do tipo antes e depois, de série temporal, abordagem quantiqualitativa, realizado na enfermaria de alto risco da Maternidade-Escola Januário Cicco (MEJC), por meio de uma intervenção com ciclo de melhoria no período entre maio e outubro de 2022, em cinco fases: (1) Identificação e priorização da oportunidade de melhoria; (2) Análise da oportunidade de melhoria; (3) Avaliação da qualidade; (4) Intervenção para melhorar; (5) Reavaliação e registro da melhoria conseguida. Resultados: A intervenção consistiu em um curso de capacitação ministrado pelo mestrando aos profissionais de enfermagem atuantes na enfermaria de alto risco. Foram selecionados dez critérios de qualidade relacionados ao processo de cuidados em TIV, considerados úteis para avaliar a melhoria da qualidade da prevenção de flebite. Para tanto, indicadores de punção e manutenção de cateter intravenoso periférico pré e pós-intervenções foram monitorados e calculado o nível de cumprimento dos critérios avaliados. Identificou-se o cumprimento absoluto em dois critérios: C1- Realização da higienização das mãos antes e após a inserção do cateter periférico, com 100%de cumprimento; eC5-Utilização de cateteres periféricos sobre agulha. Os critérios com níveis de não cumprimento foram: C3- Utilização de cobertura transparente semipermeável e estéril para estabilização de acessos vasculares periféricos; C8- Proteger a cobertura do acesso vascular periférico com plásticos e/ou papel alumínio durante o banho do paciente; C9: Utilizar seringas preenchidas de solução salina0,9%paraadministração de flushing no acesso vascular periférico; e C10- Avaliação diária do sítio de inserção do acesso vascular periférico pelo enfermeiro, com acompanhamento do tempo manutenção do cateter, que não deve ser superior a96horas. Após as intervenções, os critérios de qualidade foram novamente avaliados. Constatou-se que houve mudanças nos níveis de cumprimento dos critérios avaliados de forma positiva, com melhorias significativas em grande parte dos critérios. Conclusão: A implementação de um ciclo de melhoria da qualidade na prevenção de flebite mostrou-se relevante para a segurança do paciente e estimulou a adoção de práticas baseadas em evidências científicas pelos profissionais de enfermagem antes e após processo de cateterização intravenosa.Dissertação Ciclo de melhoria da qualidade no cuidado centrado ao paciente oncológico em um serviço ambulatorial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-22) Alves, Albertina Proença Rodrigues; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-9547-0093; http://lattes.cnpq.br/8169308778262070; http://lattes.cnpq.br/8524234966237786; Sousa, Ana Carolina Patrício de Albuquerque; Cecagno, Susana; Grabois, VictorIntrodução: faz parte do cuidado integral ao paciente com câncer a prevenção, a detecção precoce, o diagnóstico, o tratamento e a oferta de cuidados paliativos para aqueles que necessitem. Objetivo: avaliar o impacto das intervenções realizadas do ciclo de melhoria da qualidade no cuidado a pacientes identificados com a Escala de Performance Paliativa (PPS) igual ou menor que 50% em um serviço ambulatorial de oncologia. Metodologia: trata-se de um estudo multimétodo que buscou desenvolver um ciclo de melhoria da qualidade no serviço de cuidados paliativos prestados em uma instituição de oncologia ambulatorial. A pesquisa configurou-se como um estudo quase experimental do tipo antes e depois, sem grupo controle, com o objetivo de avaliar a efetividade das ações implementadas. A avaliação dos resultados aconteceu por análise comparativa da avaliação inicial com outras duas avaliações (em agosto de 2023 e primeiro trimestre de 2024). Resultados: a análise da primeira e terceira avaliação identificou redução de não conformidades de 15 para 8 (46,7%). Após a implantação das ações de melhoria planejadas, o critério 1 teve redução de 50% de não conformidades. O critério 4 apresentou melhoria estatística (0,28%) porém necessita de uma análise mais aprofundada devido estar associado a multifatores. Conclusões: Identificam-se abordagens e expectativas diferentes de pacientes, equipe e familiares sobre Cuidados Paliativos a depender do contexto e cultura que estão inseridos. Desse modo, práticas bem-sucedidas em outros países, podem não se adequar a realidade nordestina brasileira e vice-versa. Porém, destaca-se que o estudo sugere que a análise por meio da ferramenta do Ciclo de Melhoria pode ser eficiente em outras organizações de saúde independente da sua localização ou do tipo de paciente que atende, ao auxiliar na identificação e implantação de ações multifacetadas em causas modificáveis de qualquer tipo de oportunidade de melhoria apresentada.Dissertação Ciclo de melhoria da qualidade para redução de infecção de sítio cirúrgico em cesarianas em um hospital público de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-28) Andreatta, Rosemeire; Gama, Zenewton André da Silva; https://orcid.org/0000-0003-0818-9680; http://lattes.cnpq.br/8885774273217562; http://lattes.cnpq.br/9043207394264744; Freitas, Marise Reis de; Santana, Heiko TherezaIntrodução: O Brasil apresenta altas taxas de parto cesariano, porém, uma das consequências negativas frequentes é a infecção de sítio cirúrgico (ISC). Essa complicação acarreta internações hospitalares prolongadas; dificulta o estabelecimento do vínculo entre mãe e recém-nascido e gera custos adicionais para o sistema de saúde. Objetivo: Realizar um ciclo de melhoria da qualidade para redução de infecção de sítio cirúrgico após cesarianas no contexto de um hospital público de ensino. Método: Trata-se de um estudo de melhoria da qualidade realizado em um hospital público e de ensino. O desenho foi quase-experimental misto, utilizando análises antes e depois e de série temporal. Para avaliar a qualidade da prevenção de ISC, estabeleceram-se nove critérios (sete de processos e dois de resultados). A intervenção foi multifacetada e baseada na análise das principais causas do problema. As principais intervenções foram implementadas de junho a dezembro de 2022. Para analisar o contexto e medir a chance de sucesso do projeto, utilizou-se o Model for Understanding Success in Quality. Após as intervenções, os critérios foram reavaliados e analisados para o cálculo de suas estimativas pontuais de conformidade. Buscou-se também mensurar as melhorias absoluta e relativa desses critérios. A significância estatística foi testada através do teste unilateral do valor de z. Resultados: Após a intervenção, observou-se melhoria significativa em cinco dos sete critérios de processos para monitorar a adesão às boas práticas. Os maiores ganhos foram observados nos critérios: curativo adequado, que apresentou melhoria relativa de 95%; antissepsia cirúrgica da pele com solução degermante adequada, a qual alcançou melhoria absoluta de 63% e relativa de 83% e tricotomia adequada, com uma melhoria absoluta de 49% e relativa de 51%. Essas melhorias configuram uma mudança de padrão com um valor p<0,001 para os três critérios. Quanto aos critérios de resultados, foi obtido uma melhora na precisão da taxa de ISC, após o aumento da taxa de busca ativa de cesarianas pós alta de 63% para 93%, além de uma diminuição em 83% das ISC de orgão ou cavidade. Conclusões: Pode-se afirmar ter havido melhoria significativa na maioria dos critérios avaliados. No entanto, é crucial continuar o Ciclo de Melhoria com monitoramento para aprimorar constantemente os processos, especialmente nos pontos em que há margem para melhoria. Descritores: Ciclo de Melhoria da Qualidade; Infecção de Sítio Cirúrgico; Cirurgia Cesariana.