FELCS - TCC - Administração
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33170
Navegar
Navegando FELCS - TCC - Administração por Assunto "Administração da produção"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Formação da estratégia de produção: percepções das perspectivas em indústria de vestuário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04) Guedes, Maria Loize de Oliveira; Souza Neto, Pio Marinheiro deEm função da oscilação e amplas tendências de produtos/serviços no mercado, o cenário torna-se mais competitivo fazendo com que as empresas busquem estratégias que tragam resultados satisfatórios. No que diz respeito a estratégia de produção, ela se compõe de planos e ações que possibilitam o direcionamento da organização com decisões mais assertivas. Tais decisões estão atreladas as quatros perspectivas: top-down, buttom-up, exigências do mercado e recursos de produção e, a partir delas, é possível prever o futuro da empresa. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar se a formação da estratégia de produção se apresenta eficiente para atingir os propósitos de desempenho. Dessa maneira, foi necessário identificar os objetivos de desempenho eleitos pela empresa; identificar o grau de influência de cada uma das perspectivas na formação da estratégia de produção e o seu índice de eficiência na percepção dos gestores e dos colaboradores a fim de responder o grau de influência de cada uma das perspectivas na formação da estratégia de produção da empresa. No que tange a metodologia, esta pesquisa trata-se de um estudo de caso do tipo descritivo, aplicado e utilizando abordagem quantitativa, pois expõe características da população estudado através de uma investigação de informações onde ocorre o fenômeno e propõe resolver um problema. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário para dois grupos: área administrativa e gerente e os colaboradores da área de produção. Diante dos resultados foi possível perceber que apesar da empresa possuir diretrizes de gerenciamento dos objetivos e estratégias, tais informações não estão chegando como deveriam para os colaboradores. Fica evidente na maioria dos casos que os dois grupos não possuem a mesma sincronia e, por isso, a estratégia de produção não é eficiente. Portanto, fica claro que a estratégia de produção deve passar por mudanças para solucionar problemas com relação a técnicas de relacionamento entre líderes e liderados, treinamentos, capacidade operacional, definição de novas estratégias e ações que visem melhorias no ambiente organizacional e operacional que estão diretamente ligados a produtividade e eficiência produtiva.