CERES - TCC - Pedagogia
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Navegando CERES - TCC - Pedagogia por Assunto "afro-Brazilian children's literature"
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TCC Literatura infantil afro-brasileira: uma análise da disponibilidade e uso nas escolas públicas de Caicó-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-13) Silva, Anny Sersia Nóbrega da; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; https://orcid.org/0000-0002-3654-614X; http://lattes.cnpq.br/6725172619221610; https://orcid.org/0009-0000-2089-3035; http://lattes.cnpq.br/9845140556259267; Vieira, Francileide Batista de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-7980-1155; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; https://orcid.org/0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; Melo, Maria Aparecida Vieira; https://orcid.org/0000-0001-6288-9405; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276Esta pesquisa investiga a presença e o uso da literatura infantil afro-brasileira nas escolas públicas de Caicó-RN, com foco em sua contribuição para a formação identitária das crianças. Assim, objetiva fazer um mapeamento das obras infantis afro-brasileiras nos acervos escolares e compreender como essas obras são apresentadas aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, a pesquisa utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, combinando análise documental dos acervos de 12 escolas e entrevistas com 21 professores. Teoricamente, fundamenta-se em estudos que discutem a literatura infantil, especialmente a literatura infantil afro-brasileira, ressaltando sua importância para a construção de identidades e a promoção de uma educação antirracista. Os resultados revelam uma presença limitada e desigual de obras infantis afro-brasileiras nos acervos escolares, com concentração em poucas instituições. Além disso, as entrevistas apontam que a literatura afro-brasileira é trabalhada de forma pontual, principalmente durante o Dia da Consciência Negra, e que há pouca diversidade metodológica no uso dessas obras. A pesquisa conclui que há uma necessidade urgente de políticas públicas que ampliem o acervo de obras infantis afro-brasileiras e de formação para os docentes, a fim de garantir a efetiva implementação da Lei 10.639/03.