CERES - TCC - Pedagogia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33178
Navegar
Navegando CERES - TCC - Pedagogia por Assunto "Adultização"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Adultização infantil no século XXI: uma abordagem histórica acerca das concepções de infância(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Araújo, Delcimaria Dantas De; Morais, Grinaura de Medeiros; Melo, Jacicleide Ferreira Targino Cruz; Nascimento, Carlos Francisco do; Morais, Grinaura Medeiros deO presente trabalho monográfico se constitui no produto de uma pesquisa realizada acerca da Adultização da Infância nos tempos atuais, uma questão por demais preocupante e presente em todos os quadrantes da sociedade. Nele abordamos as concepções de infância em contextos distintos, a publicidade infantil, influência da mídia e incentivo ao consumo, e a adultização na atualidade: reflexões acerca dos seus impactos na vida da criança e do adolescente. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica acerca das concepções de infância, recorrendo-se aos aportes históricos, midiáticos e culturais que embasam essa forma de conceber a infância no presente momento. Para realizá-la recorremos à produção de Mary Del Piore intitulada História das Crianças no Brasil e O Desparecimento da Infância de Neil Postman. Em ambas, procurou-se identificar as formas de adultização no momento atual, bem como destacar o papel influenciador da mídia sobre a infância, a cultura consumista, a erotização e publicidade infantil, bem como a adultização precoce. A monografia está organizada em três (3) capítulos: Concepções de Infância em Contextos Distintos, Publicidade Infantil, Influência da Mídia e incentivo ao consumo infantil e Adultização na Atualidade e traz reflexões acerca dos seus impactos na vida da criança e do adolescente. As notas finais encaminham-se para os resultados conclusivos, ainda que de forma aberta, dada à natureza polêmica do tema, sendo que da pesquisa podemos inferir que não há conclusões fechadas que abarquem a sua natureza.