CERES - TCC - Pedagogia
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TCC A Análise do Comportamento Aplicada como abordagem de ensino para a pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Bezerra, Francisca Suêndia; Freire, Kátia Regina Lopes Costa; Freire, Kátia Regina Lopes Costa; Vieira, Francileide Batista de Almeida; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da CruzA sociedade encontrou-se alheia ao indivíduo com o Transtorno do Espectro do Autismo durante décadas, até que políticas públicas, decretos e leis fossem instituídas para amparar esse público. Tais indivíduos apresentam, em seu desenvolvimento, movimentos estereotipados e comprometimentos na comunicação, interação social e em alguns dos casos deficiência intelectual, de forma que a intensidade desses déficits se modifica de acordo com o grau de acometimento. A pessoa com TEA necessita de uma metodologia diferenciada para o aprendizado, pois os métodos tradicionais de ensino não são capazes de alcançar as áreas afetadas pelo transtorno. Sendo assim, apresenta-se a ABA como uma abordagem de ensino endereçada a este público. O referencial teórico foi fundamentado segundo as concepções da APA (2014), Brasil (2019), Brasil (2020), Gaiato (2018), Lear (2004) e Klin (2019), dentre outros teoristas. O trabalho baseia-se nos princípios de uma revisão bibliográfica que se dá por meio de pesquisas em documentos e obras impressas e eletrônicas, visando fazer o levantamento das concepções de outros autores acerca da temática, permitindo uma familiarização com o tema de forma que possibilite a interpretação. Diante disso, buscou-se analisar as contribuições que a ABA tem proporcionado para o aprendizado e a independência da pessoa com TEA. Com isso, os objetivos do presente trabalho monográfico são: Analisar as leis específicas que asseguram os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo; Investigar a expansão da ABA e sua relevância para as terapias da pessoa com TEA; Apresentar os procedimentos teórico-metodológicos utilizados na Análise do Comportamento Aplicada para com a pessoa com o transtorno; e Discutir sobre outras metodologias direcionadas a pessoa com TEA de forma a comparar com a ABA. Discorreu-se sobre os procedimentos de ensino utilizados pela Análise do Comportamento Aplicada e por qual motivo esta metodologia foi direcionada para a pessoa com o transtorno, além de expor outras metodologias direcionadas ao indivíduo com TEA e a relevância dessas quanto à disposição de uma base científica confiável, o que apropria a metodologia com credibilidade. E é por meio dessas evidências, assim como, dos procedimentos que levam em consideração as áreas que precisam de apoio, a diferenciação na metodologia e a intensidade na aplicação para que ocorra o aprendizado, que a Análise do Comportamento Aplicada se alicerça em dar suporte às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.