CERES - TCC - Pedagogia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33178
Navegar
Navegando CERES - TCC - Pedagogia por Assunto "Abordagem de ensino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Ensino da língua portuguesa para surdos: uma perspectiva do ensino nas escolas públicas de Caicó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-03) Araújo, Maria Natália Meira de; Menezes, Ronny Diogenes de; Tatiane Silva do Nascimento; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Souza, Fábio Marques deA Educação brasileira possui falhas e essa é uma questão muito conhecida e vivenciada pela maior parte dos brasileiros. Nesse contexto, encontra-se, a educação de pessoas surdas, que não é um assunto tão difundido na sociedade. Como se desenvolve o ensino da Língua Portuguesa para esse grupo de pessoas é ainda mais alheio à população, expondo a real face da invisibilidade da educação da comunidade surda brasileira. Com isso, os objetivos do presente trabalho foram; Investigar e analisar, com base nas concepções teóricas, as abordagens de ensino empregadas atualmente no ensino de Língua Portuguesa para surdos; Apresentar as crenças dos professores a respeito de suas metodologias de ensino; Compreender e relatar a formação acadêmica pela qual os professores passaram; Investigar possíveis fatores problematizantes na atuação docente; Proporcionar um estudo de autorreflexão a professores atuantes, assim como a futuros professores, sobre as crenças do ensino de Português para pessoas surdas. Quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa o trabalho, utilizou-se tanto a abordagem qualitativa quanto a quantitativa, enquadrando-se em uma abordagem de pesquisa mista, como meio para investigação do processo de ensino dos professores, foram utilizadas duas fontes geradoras de dados: a entrevista e o questionário. A fundamentação teórica do trabalho baseia-se nos princípios de uma revisão bibliográfica que se deu por meio de pesquisas em documentos e obras impressas e eletrônicas, visando fazer o levantamento das concepções de autores como Almeida Filho (1993), Menezes (2019), Barcelos (2007), Gesser (2009), Skliar (1998), Perlin (1998) Salles (2004). Em detrimento das respostas obtidas na pesquisa, afirmouse que existe a necessidade de literaturas acerca da temática do ensino da Língua Portuguesa para surdos, bem como, a promoção de formas mais acessíveis dos materiais já existentes sobre a temática para que os professores da educação pública e para os alunos de cursos de licenciatura possam adquirir conhecimento sobre a temática para fundamentar sua prática. Sendo assim, consideramos que esse trabalho contribuirá para ampliar o conhecimento acerca da temática de modo a propiciar a produção de novas pesquisas na área e servir como base para esses novos conhecimentos, temos em mente que esse trabalho proporcionou também, ainda que minimamente, uma reflexão dos colaboradores acerca de suas práticas e suas crenças sobre o ensino.