CCET - TCC - Estatística
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Navegando CCET - TCC - Estatística por Assunto "Age-grade distortion indicator"
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TCC Avaliação da distorção idade-série: uma aplicação em uma escola municipal de Ceará-Mirim/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Nascimento, Hortência Ingreddys Fernandes do; Silva Junior, Antônio Hermes Marques da; Salsa, Ivone da Silva; http://lattes.cnpq.br/9570950627171584; https://lattes.cnpq.br/3831327612235259; Ramos, Iloneide Carlos de OliveiraA educação é algo imprescindível na vida de qualquer pessoa, pois, é por meio dela que cada um pode conhecer seus direitos e deveres, – sustentáculos das ações que constróem o caminho do acesso à cidadania. Este trabalho, que foi desenvolvido no cenário da educação básica, teve como objeto de estudo o fenômeno da distorção idade-série de alunos matriculados nos anos finais Ensino Fundamental, ou seja, do 6º ao 9º anos. A população pesquisada foi constituída pelos alunos que, atendendo tais especificidades estavam matriculados na Escola Municipal Dr. Júlio Gomes de Senna, situada no município de Ceará-Mirim/RN, no período de 2017 a 2022. A metodologia empregada teve como base o uso de um indicador, construído exatamente com a finalidade de melhor descrever o objeto de estudo. Além disso, utilizou-se um gráfico estatístico muito apropriado para a natureza dos dados desta pesquisa: a pirâmide etária, que é um histograma que exibe a distribuição de uma população, realçando as diferenças entre os grupos etários por sexo. Outra importante ferramenta usada foi o diagrama de Lexis; por meio dele se realizou o estudo da trajetória escolar da população formada pelos alunos matriculados no 6º ano, em 2017 e no ano de 2019. Durante o acompanhamento dessa trajetória se constatou que apenas 30,7% e 34,5% da população inicial em 2017 e em 2019, respectivamente, conseguiram chegar ao objetivo final. Quanto à distorção idade-série, os resultados evidenciaram a ocorrência de casos em todas as séries analisadas, sendo predominante quando se trata de alunos do sexo masculino. Nos casos de abandono escolar, no período de 2017 a 2020, considerando todos os alunos independentemente do sexo, verificou-se uma redução nos casos. No entanto, percebeu-se que, ao comparar esses resultados conforme o sexo do aluno, o grupo masculino apresentou um aumento ao longo do período de 2017 a 2019, enquanto o grupo feminino teve uma redução nos casos. Entretanto, em 2021 o percentual de abandono teve um aumento, bastante significativo para ambos os sexos. Os resultados obtidos neste trabalho mostram a importância dos métodos estatísticos como possibilidade de melhor se entender problemas na educação, de modo que, a partir desse entendimento, tenha-se maior clareza para a construção de políticas públicas.