EMUFRN - TCC - Música (bacharelado)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45920
Navegar
Navegando EMUFRN - TCC - Música (bacharelado) por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 44
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Filigrama: o processo de composição de uma canção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-22) Lohss, Oswin; Pessoa, Anderson de Oliveira; Colabardini, Júlio César de Melo; http://lattes.cnpq.br/5855267359776889; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4302298T2; Vasconcelos, Marcus André Varela; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772250T2; Silva, Alexandre Reche e; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340O presente trabalho consiste em um memorial descritivo e analítico sobre o processo de composição da canção Filigrama, com letra de Osmir Camilo Gomes e música de Oswin Lohss, autor desse trabalho. O objetivo central é relatar o percurso de criação da composição musical destacando conhecimentos construídos ou atualizados durante o curso de bacharelado em composição na Escola de Música da UFRN. Os procedimentos metodológicos incluíram recortes autobiográficos e uma pesquisa bibliográfica sobre assuntos de natureza técnica. Pelo dispositivo metodológico do memorial foi possível entrelaçar as experiências com música, com o curso de bacharelado em composição musical e trazer reflexões sobre como se dá o processo de composição de uma canção, a partir da investigação da própria prática.TCC Da nota ao som: um memorial de formação na construção do pensamento composicional e processo criativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Pereira, Leonardo Meneses; Varela, Marcus André; http://lattes.cnpq.br/3684172929733707; https://orcid.org/0000-0003-0483-3010; http://lattes.cnpq.br/3447622787841171; Silva, Alexandre Reche e; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340; Facó, Caio; http://lattes.cnpq.br/1886451064463727O presente trabalho se propõe a descrever e refletir sobre as descobertas e aprendizados no percurso formativo do curso de graduação em composição, a respeito do processo criativo na geração de materiais pré-composicionais, bem como a formação e construção estética da linguagem do compositor no processo composicional. Nesse sentido, movido por inquietações que surgiram durante as aulas, no exercício de compor e produzir as obras para as finalidades propostas no curso, esta pesquisa tem como objetivo discorrer a construção do pensamento composicional ao passo que vamos adotando em nosso aprendizado conceitos e respostas para as problemáticas expressas no momento de criar e compor. Destacam-se assim, a formação de uma voz composicional pelo conceito de música enquanto arte sônica, guiando o processo criativo a uma emancipação do som de diferentes fontes sonoras em função de uma percepção-sonora-criativa que expressa a construção estética pela sonoridade. Para além, os resultados obtidos tendem a contribuir no estudo e compreensão do fazer criativo e compositivo, especialmente se visto sob a ótica da contemporaneidade, em que sons e ruídos geram novos significados.TCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em clarinete 2023(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-20) Silva, Antonio Wendel André da; Araújo, Amandy Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/9613214603580512; http://lattes.cnpq.br/5871165276434203; Araújo, João Paulo de; http://lattes.cnpq.br/7218905098672299; Santos, Alexandre dosNascido em Caraúbas (RN-Brasil) em 1997, e tendo passado toda sua infância e adolescência em Campo Grande (RN-Brasil), iniciou seus estudos musicais aos 10 anos de idade na Casa de Cultura Popular Cleto de Souza, atualmente Instituto Gentil. Teve aulas de flauta doce com os professores Cláudio Jales e José Wilson, seguiu na área de sopros quando aos 13 anos iniciou no clarinete, com o professor José Wilson, um dos primeiros incentivadores a ingressar profissionalmente na área musical. Participou de inúmeros Master-Classes com professores de clarineta do cenário nacional e internacional, como, Sergio Burgani (OSESP/UNESP), Luis Afonso Montanha (USP), Jorge Montilla (Venezuela), Robert Dilutis (Estados Unidos), Henri Bok (Holanda), Javier Llopis (Espanha), Cristiano Alves (UFRJ), Joel Barbosa (UFBA), Jonathan Cohler (Estados Unidos), Milan Rericha (virtuoso e professor de clarinete internacionalmente respeitado), entre outros. Participou do I Encontro Paraibano de Clarinetista, I Encontro Nacional Juvenil Mundial no Brasil em São José dos Campos (SP), II Encontro de Claronistas em Maceió (AL), XVIII Festival Eleazar de Carvalho, Fortaleza (CE), do XI Encontro Brasileiro de Clarinetistas e do III Encontro Brasileiro de Claronistas, Poços de Caldas (MG), do ClarinetFest 2017 (Orlando, Estados Unidos), ClarinetFest 2018 (Oostende, Bélgica). Em 2016 foi convidado a participar do II Encontro Juvenil Internacional de Música, em Assunção (Paraguai), onde tocou com a Orquestra Internacional da EMAP (OSEMAP). Em 2017 foi convidado pela segunda vez a participar do III Encontro Juvenil Internacional de Música na Ciudad de Panamá (Panamá), no mesmo ano foi convidado para o Lançamento Internacional OSEMAP (Orquesta Sinfónica de la Embajada Mundial de Activistas por la Paz), em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). Em 2018 foi convidado pela terceira vez a participar do IV Encontro Juvenil Internacional de Música na Ciudad de Guatemala (Guatemala). Em 2022 foi convidado para dar aulas de música brasileira em Aarhus - Dinamarca, onde esteve participando do Evento Internancional GlomusCamp 2022, representando o Brasil, fazendo concertos e ministrando workshops sobre música brasileira. É integrante da Orquestra Potiguar de Clarinetes e da Filarmônica UFRN. Técnico em música com habilitação em clarineta, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é aluno do professor Dr. Amandy Araújo no curso de graduação em música, com habilitação em clarineta, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.TCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em flauta transversal de concerto 2023(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-09) Tavares, Fabio Antonio de Oliveira; Anjos, Alexandre Johnson dos; Cesetti, Durval da Nóbrega; Santos, Alexandre dosRecital de Conclusão de Bacharelado em Flauta Transversal de Concerto de Fábio Tavares, no qual foram tocadas quatro peças: Fantasia 2 de Telemann, Sonata em Dó maior de J.S. Bach, Sonata em Fá Maior de Händel e o Concerto em Sol menor de Antonio Vivaldi.TCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em eufônio, música de concerto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-17) Silva, Matheus Emanoel Barbosa da; Santos, Fernando Diego Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/3729761646542451; Silva, Gilvando Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3516333552464820; Araújo, João Paulo deNatural de Santana do Matos - RN, Matheus Barbosa teve seus primeiros contatos com o Eufônio aos 12 anos em 2014, na Filarmônica Maestro Romildo Batista dos Santos. Participou de vários festivais, seminários, conferências e encontros de Filarmônicas em vários lugares do RN, e fora do RN, valendo citar sua participação no FEMUSAM (2018), onde recebeu o prêmio de "Aluno Revelação", no VI Encontro de Tubas e Eufônios Valmir Vieira (2022), onde realizou um recital solo para os demais participantes do evento, e no 1⁰ Festival de Música de Jucurutu (2023), onde foi professor da classe de eufonios. Matheus já passou como monitor pelas bandas filarmônicas Manoel Barbosa (Caiçara do Rio do Vento - RN, 2019-2020), da Filarmônica Francisco Batista dos Santos Lula (Jucurutu - RN, 2018-2019), da Filarmônica Maestro Romildo Batista dos Santos (2017-), e foi o bolsista monitor do Grupo de Eufônios e Tubas da UFRN no ano de 2022.TCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em trompa de concerto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Azzolini, Victória Cappelletti; Soares, Adalto; Feitosa, Radegundis Tavares; Silva, Flávio Gabriel ParroRecital de Conclusão de Victória Cappelletti Azzolini, do curso de Bacharelado voltado para trompa de concerto. Quatro(4) peças contrastantes sendo elas Concerto para trompa de Reinhold Gliere, Introdução e/ao desafio de Villani-Cortes, Bagatelle de Hermann Neuling e Concerto n3 para trompa de W. A. Mozart.TCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em canto lírico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Lima, Lúcia Tabita Marques de; Oliveira Filho, Manoel Theophilo Gaspar de; https://lattes.cnpq.br/5800963798327728; http://lattes.cnpq.br/2391942104836204; Barros, Cassiano de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7140924802081219; Santos, Eli Cavalcante dos; http://lattes.cnpq.br/1351645831838439Lúcia Tabita, soprano, é aluna concluinte do bacharelado em Música com habilitação em canto lírico na UFRN, sob orientação do prof. Dr. Manoel Theophilo, possui o curso técnico em música na mesma instituição e é pós-graduada em Musicoterapia. Também é aluna do barítono Miguelangelo Cavalcanti, residente no Teatro Nacional de Praga. Já atuou como solista nos ópera-studios do Festival Internacional de Londrina e Festival Amazonas de Ópera. Já exerceu a função de Administração Orquestral e Produção da Filarmônica UFRN. É chefe do naipe dos sopranos do Madrigal da UFRN, colaboradora do Coral Canto do Povo e Instrutora de Canto pela Secretaria de Cultura de Parnamirim.TCC Recital de Conclusão de Curso: bacharelado em piano popular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Vieira, Luan Duarte; Vitor, Paulo César Bezerra; Xavier, Juliano Antônio Ferreira; Pessoa, Anderson OliveiraO objetivo central do recital foi promover um mergulho na riqueza musical do Brasil, apresentando uma miscelânea de gêneros que representam a diversidade cultural, social e geográfica do país. Contudo, trabalhando a técnica do instrumento e a criação de arranjos.TCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em percussão concerto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Paiva, Lucas da Silva; Campos, Cleber da Silveira; Cunha, Germanna França da; Carvalho, Tiago de Quadros MaiaEste trabalho tem como finalidade mostrar peças eruditas como também populares, com instrumentos de percussão e bateria.TCC Recital de conclusão de curso: bacharelado de violão popular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Silva Filho, Alexandre Eduardo de Lima e; Lira, Ezequias Oliveira; Souza, Eugênio Lima de; Barros, Álvaro Alberto de PaivaAlexandre Filho defendeu seu TCC sobre "O violão e sua versatilidade como acompanhador e solista na música popular". Durante a apresentação, executou obras de renomados artistas brasileiros como Yamandu Costa, Marco Pereira, Pixinguinha, Guinga, Cartola e Tom Jobim. Seu objetivo era destacar a importância do violão tanto como instrumento solo quanto como acompanhador, evidenciando sua versatilidade na música popular brasileira.TCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em Trombone Popular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Silva, Melquisedec Zamorano Gomes da; Silva, Gilvando Pereira da; Farias, Ranilson Bezerra de; Santos, Fernando Diego Rodrigues dosMelquisedec Gomes começou seu estudo em música no ano de 2012 sobre a orientação do Prof. Geraldo de Moisés Júnior na cidade de Uiraúna-PB onde no ano seguinte começou a ser integrante da Banda Ariosvaldo Fernandes sob a regência do Maestro Geraldo de Moisés Júnior e no ano de 2017 entrou como músico na Banda Filarmônica Jesus, Maria e José sob a regência do Maestro Geraldo de Moisés, participando de vários encontros de bandas no Estado da Paraíba e Rio Grande do Norte. Logo após esse tempo, no ano de 2019, foi aprovado no curso de Bacharelado em Música com Ênfase em Trombone Popular pela escola de música da UFRN. Sobre a orientação do Professor Me. Gilvando Pereira, que é integrante do Grupo Labacé, participou da temporada 2022 da Big Band Jerimum Jazz, Big Band Jovem da EMUFRN e da Banda Sinfônica da prefeitura do Natal.TCC Memorial compositivo: Notas sobre minha música(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Albuquerque, Pedro Hiago Oliveira de; Vasconcelos, Marcus André Varela; Camargo, Fernando Emboaba de; Botechia, Tales Eduardo PelisonMemorial compositivo sobre o processo de formação em música- Composição; juntamente com os memorias das obras: Vôo do Carcará, Cantiga, Suíte Nordestina para Violas e Quartete n°3 - PresenteTCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em trombone concerto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Santos, Carlos Henrique Oliveira dos; Silva, Gilvando Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3516333552464820; http://lattes.cnpq.br/0862052983111374; Farias, Ranilson Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/1494165090933958; Santos, Fernando Diego Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/3729761646542451Carlos Henrique Oliveira dos Santos, natural de Fortaleza/CE. iniciou seus estudos musicais aos 10 anos de idade na atual Escola de música de Pindoretama, onde seu primeiro instrumento foi o bombardino (2012), somente no ano de 2015 com incentivo do maestro Adriano Martins veio a estudar Trombone de Vara, sob orientação do professor Higo Sampaio. Foi integrante da Orquestra de Sopros de Pindoretama entre os anos de 2014 a 2019. No ano de 2020 ingressou no Curso de Bacharelado em Música (Trombone) com ênfase em música de concerto pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a orientação do professor Ms.Gilvando Pereira. Atualmente é integrante do grupo labacé, coral de trombones da UFRN e big band jovem da EMUFRN. Integrante da Orquestra Filarmônica UFRN nas temporadas 2022 e 2023, músico convidado da orquestra sinfônica do Rio Grande do Norte na temporada 2023, foi estagiário no Projeto EMUSCO da prefeitura do natal de 2021 a 2023. Também fez apresentações como músico convidado com a Banda Sinfônica da Cidade do Natal.TCC O desenvolvimento do sistema de escalas matrizes e sua utilização na obra Sopro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Almeida, Thiago Alves de; Vasconcelos, Marcus André Varela; http://lattes.cnpq.br/3684172929733707; Silva, Alexandre Reche e; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340; Gras, Germán Enrique; http://lattes.cnpq.br/5480341306625175O objetivo deste memorial foi demonstrar como desenvolvemos o Sistema de Escalas Matrizes (SEM) ao longo da graduação em música, no curso de composição, na Escola de Música da UFRN - EMUFRN. Para isso, nossa metodologia se baseou na revisão de literatura, acompanhando os escritos de autores que possuem reconhecida importância nos círculos acadêmicos da música. A pesquisa na literatura demonstrará como as escalas foram e são amplamente utilizadas na história da música. Como resultado, afirmamos a atualidade do uso de escalas na música contemporânea sob um sistema por nós desenvolvido que permite a conjugação de diversas escalas, acordes e sistemas harmônicos importantes na história da música: o SEM. Vamos abordar as duas premissas para a criação do SEM (uma histórica e outra teórica) e demonstrar as duas hipóteses baseadas no intervalo de trítono que fundamentam o SEM. A primeira hipótese é a de que as notas que formam o trítono disputam a polarização das demais notas da oitava. A segunda hipótese é a de que um trítono disputa com os demais trítonos, igualmente, a polarização das demais notas da oitava. Por fim, demonstraremos que essas duas disputas podem ser geradoras de escalas, que serão agrupadas em famílias, de acordo com a quantidade de trítonos em sua estrutura.TCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em trombone popular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Silva, Ismael André Ribeiro da; Silva, Gilvando Pereira da; Rodrigues, Fernando Diego; Farias, Ranilson Bezerra deIsmael André Ribeiro da Silva, natural da cidade de São José de Mipibu/RN, deu início aos estudos no ano de 2016 onde foi aluno do projeto “Banda de Música HJN” e teve como seu primeiro professor de trombone o trombonista Péricles Ramos. No ano de 2018 ingressou no curso bacharelado em trombone popular tendo como seu orientador o professor Gilvando Pereira. No mesmo ano integrou a Big Band Jerimum Jazz na qual faz parte até os dias atuais. Durante seu período de curso desenvolveu e participou de diversas atividades acadêmicas como: Coral de Trombones da UFRN, Banda Sinfônica da UFRN, Big Band Jerimum Jazz, Filarmônica UFRN.TCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em violão popular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Barros, Bruno Jacob Wingerter; Lira, Ezequias Oliveira; Barros, Alberto de Paiva Barros; Souza, Eugênio Lima deSociólogo, funcionário público, músico militante da luta em prol da música brasileira, iniciou seu aprendizado, nos idos de 70, aos 12 anos, com o violão que foi de seu pai e logo após, aos 15 anos, começou a participar de grupos musicais como compositor e violonista, já em 77 entrou na Escola de Música da UFRN, ela ainda como curso de extensão, cursou três anos de violão erudito, com a professora Inês, porém não conseguiu concluir seus estudos. Nos anos 80 e 90 esteve presente em vários festivais de música produzidos nessa época tais como: Festival de Música do DCE, Festival de Música de Candelária, Festival de Música do Bandern, da Escola Técnica Federal, Festival do Forte, Festival da UERN (Mossoró) e demais movimentos ligados a música em nossa cidade. Em 2007 e 2008 idealizou o movimento chamado de Confraria do Choro de Natal, onde passou a levar o choro para todos os recantos dessa cidade, em restaurantes, espaços culturais, praças e também fora do Estado como o projeto Sabadinho Bom em João Pessoa. O recital teve em seu repertório músicas do universo popular, com exceção de Villa Lobos em Choros N° 1, onde procurou visitar obras de autores nacionais, tais como: Villa Lobos. Pixinguinha, João Pernambuco, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Baden Power, Noel Rosa e compositores atuais como: Marco Pereira, Alessandro Penezzi e também, uma composição autoral com o título de Maxixe Bom, fazendo assim o encerramento. Foi pontuado com textos inerentes ao universo do violão e da música popular fazendo o contra ponto durante a apresentação do qual teve várias formações: solo, duo, trios e regional de choro. A intensão desse recital foi a de resgatar e resumir o que foi todo o período de aprendizagem na EMUFRN, procurando revisitar músicas apresentadas em recitais passados e apresentar, também, novas músicas em um contexto de agradecimento aos funcionários, professores e colegas da nossa escolaTCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em piano de concerto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Lima, Joyce Maiara Ribeiro de; Rodrigues, Antônio Guilherme Cardoso; Gomes Filho, Tarcísio; Vitor, Paulo César BezerraJoyce Maiara iniciou seus estudos de piano na Escola de Música-EMUFRN, em 2017, através do Curso Técnico em Música. No ano seguinte, foi aprovada na seleção do Curso de Bacharelado em Música. Participou de Masterclasses com os pianistas Lena Johnson- Suécia, Vicente Della Tonia (Brasil-EUA), Antônio Nigro - UFPE, Marcus Stanger - Alemanha, Garnet Ungar- Hungria e Luciana Noda - UFPB. Também participou do IV Festival de Piano de Natal onde foi selecionada para o recital de encerramento dos alunos do festival. É orientanda do Prof. Me. Guilherme Rodrigues e concluinte do Curso de Bacharelado em Música – Piano.TCC Recital de Conclusão de Curso: Bacharelado em Clarinete/Cocerto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-22) Camara, Gabriel de Oliveira; Araújo, Amandy Bandeira; http://lattes.cnpq.br/9613214603580512; Araujo, João Paulo deRecital de Conclusão de Curso em Clarinete. Repertório: Clarinet Concerto in A major K. 622 - W. A. Mozart (1756 – 1791); Fantasia do concerto su temi del Rigoletto di Verdi - Luigi Bassi (1833 – 1871) ;Sonata for Clarinet and Piano No.2 Op.120 No.2 E-flat major – J. Brahms (1833 – 1897).TCC Recital de Conclusão de Curso: Bacharelado em Composição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-07) Albuquerque, Pedro Hiago Oliveira de; Vasconcelos, Marcus André Varela; Jennings, Heather Dea; Camargo, Fernando Emboaba deO objetivo deste recital foi mostrar algumas das minhas produções durante a graduação em Composição, perpassando pelos períodos do curso onde fui apresentado a diferentes linguagens da produção de música de concerto. Para além disso, o recital teve um foco na utilização do repertório que abordara a Hibridação como linguagem composicional, colocando em paralelos a linguagem da música nordestina com as linguagens utilizadas na composição contemporânea.TCC Recital de Conclusão de Curso: Bacharelado em Violino/Concerto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-24) Gomes, Lucas Natanael do Nascimento; Queiroz, Rucker Bezerra de; Cesetti, Durval da Nobrega; Dantas, Ronedilk CavalcanteAs obras que toquei, particularmente o que mais expressa uma importância do ponto de vista técnico e musical, são as obras lentas, onde precisamos ter bastante controle de arco, ser bastante expressivo e tocar afinado. É um repertório bem violinístico, onde conseguimos mostrar bastante técnica violinista, no momento de performance. No meu recital, o repertório abrange o período clássico e romântico. O recital consiste em uma apresentação com obras de: Fritz Kreisler, Astor Piazzola, Nigel Hess e Beriot, com as respectivas músicas: Liebesleid, Oblivion, Ladies in Lavender e Scena de Ballet. O objetivo do meu recital, além de marcar o fim de um ciclo, promove uma apresentação onde posso e consigo expressar toda minha delicadeza e sentimento através de belas canções. Tentado, assim, passar para as pessoas que ali estavam assistindo, um sentimento de aconchego e boas emoções. No intuito, também, de incentivar outros músicos a apresentarem um repertório onde também possam expressar seus melhores sentimentos através da música.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »