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Navegando por Autor "Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira"

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    Artigo
    10 anos em retrospectiva: revisão da literatura sobre a certificação ISO 9001
    (Centro Universitário SOCIESC - UNISOCIESC, 2015) Silva Junior, Mauro Tomaz da; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas
    Assumir vantagem competitiva ou satisfazer os clientes são razões que, cada vez mais, empresas buscam para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Este traz benefícios como a melhoria nos processos, produtos e serviços; melhoria na imagem da empresa (marketing) e satisfação dos clientes. Como objetivo este artigo revisará a literatura a respeito da motivação, benefícios, dificuldades e barreiras com a implementação da certificação ISO 9001. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura a partir de pesquisas bibliográficas e documentais nos últimos 10 anos (2004-2014) em meios eletrônicos, revistas, artigos e trabalhos científicos disponibilizados em sites de periódicos e bases de dados. Concluiu-se que a certificação ISO 9001 impulsiona melhorias significativas nas organizações tais como: qualidade, reputação da corporação e aumento de vendas
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    Artigo
    Adoção às práticas de qualidade pelas concessionárias automotivas situadas em Natal/RN
    (Universidade Federal do Paraná, 2013) Farkat, Jamil; Sousa, Kleber; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio Roberto
    Este estudo objetivou identificar o nível de adoção das práticas de qualidade e a utilização de sistemas de gestão de qualidade em 22 concessionárias de veículos situadas em Natal/RN. Para tanto a metodologia Survey foi utilizada como instrumento de coleta estruturado em uma escala "Likert" e aplicado aos Gerentes Operacionais de cada organização, possibilitando responder o objetivo proposto. Os resultados demonstraram que 20 concessionárias obtiveram nível de adoção as práticas de qualidade entre quatro "bom" e cinco "muito bom", destas 17 adotam sistemas de gestão da qualidade. Conclui-se que a maioria destas organizações possuem níveis de qualidade satisfatórios, tendo a alta direção comprometida a desenvolver e aplicar políticas de qualidade, realizando melhorias necessárias nos processos, buscando garantir conformidade de seus produtos e aumentar a satisfação de seus clientes. Portanto acredita-se que as concessionárias de Natal/RN estão prontas e capacitadas a oferecer produtos e serviços de qualidade mundial
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    Artigo
    Ánalise comparativa da avaliação no ensino superior: uma visão do processo de bolonha e do sistema de avaliação americano
    (2012-06) Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Fernandes, Priscila Cruz; Andrade, Dalliane Vanessa Pires de
    Este estudo tem a finalidade de comparar, em traços gerais, a Educação Superior Americana e Europeia, a partir do Sistema de Avaliação Americana e o Processo de Bolonha. Identificando e compreendendo as recentes transformações no ensino superior. São analisadas as principais características de ambos os sistemas, examinando a interligação progressiva dos espaços da política de educação superior. Como resultado, observamos que a Declaração de Bolonha, apela à urgência das exigências da competitividade internacional do ensino superior. Tem sido considerada com “a chave” para promover a mobilidade, superando o ensino superior dos Estados Unidos, e consequentemente ocorrendo perdas de interesses dos estudantes
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    Artigo
    Análise do perfil dos alunos ingressantes em cursos de graduação a distância para a tomada de decisões: O caso do Curso de Administração Pública da UFRN
    (Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), 2011-12) Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de; Queiroz, Jamerson Viegas; Souza, Ricardo Pires de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Hékis, Hélio Roberto
    O presente estudo tem como objetivo verificar o perfil dos alunos ingressantes no curso a distância de Administração Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Justifica-se tal estudo dado o contexto atrelado a tomada de decisão nas organizações, que no caso das Instituições de Ensino Superior, tornam-se mais complexas devido a missão atribuída a elas. O artigo justifica-se, ainda, pela forte e rápida expansão dos cursos de graduação a distância, onde tornam-se cada vez mais necessários estudos científicos que corroborem com a gestão desses cursos. Para tanto, a metodologia caracteriza-se como indutiva, utilizando pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, sendo aplicado na SEDIS (Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) especificamente no curso de graduação em Administração Pública. A população alvo foi composta por 420 elementos, caracterizando como uma pesquisa censitária; 180 respostas obtidas, correspondendo a 42,8% dos discentes do curso. Os resultados do estudo apontam que a maior parte dos discentes é oriundo de escolas públicas e concluíram o ensino médio antes de 2004. Pouco mais da metade dos respondestes já ingressaram em outro curso de graduação e que a falta de qualificação implica em uma renda bruta de até dois salários mínimo. Os resultados indicam, ainda, que a flexibilidade proporcionada pelo curso a distância foi o principal motiva pela escolho do curso na modalidade EAD e que 70% dos discentes residem a mais de 100 quilômetros do polo presencial. Conclui-se que conhecer o perfil dos discentes de um curso de graduação a distância, assim como no presencial, é de grande relevância para os coordenadores e professores para as atividades de gestão acadêmica
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    Artigo
    Análise do processo logístico através das ferramentas da qualidade: um estudo de caso na DDEX- direct to door express.
    (Revista INGEPRO, 2011-02) Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
    Sabendo que o nível de serviço e o preço dos produtos/serviços não são mais diferenciais, são pré-requisitos, o presente artigo objetiva mostrar como a implantação de ferramentas da qualidade pode ajudar a identificar irregularidades potenciais no processo logístico, especificamente na distribuição de jornais, na cidade do Natal. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo quantitativa, de caráter exploratório e baseado em estudo de caso. O objetivo da pesquisa foi entender como tornar o processo de entrega um diferencial competitivo para a empresa prestadora de serviço. Visando este objetivo, inicialmente foi feito uma revisão bibliográfica, visando conhecer os principais conceitos da qualidade, qualidade em serviços e ferramentas da qualidade. O processo para a coleta de dados e informações foi durante o período de estagio acadêmico na empresa. As ferramentas aplicadas foram gráficas de Pareto, diagrama de Ishikawa e controle estatístico de processo. Após a aplicação de ferramentas, foram propostas sugestões a empresa visando minimizar a variabilidade do processo em questão. Os resultados obtidos foram o diagnóstico sobre qual reclamação era mais relevante do ponto de vista dos clientes, quais possíveis fatores contribuem para o alto índice de reclamações, e como essas reclamações se comportam
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    Dissertação
    Análise dos fatores que influenciam as mulheres potiguares a empreender
    (2018-02-22) Gonçalves, Leandro de Almeida; Queiroz, Jamerson Viegas; ; ; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; Furukava, Marciano; ; Marques, Eduardo Lopes;
    Esta pesquisa faz parte do projeto “Mulheres Conquistando Autonomia” no qual busca fortalecer a autonomia das mulheres, contribuindo para o aumento da sua inserção e permanência no mundo do trabalho. O empreendedorismo é predominantemente exercido por homens. Todavia, nos últimos anos foi constatado um aumento significativo de mulheres empreendedoras no Brasil e no mundo. Com isso, as mulheres cada vez mais vêm preenchendo esse espaço, em razão das mesmas possuírem características natas do empreendedorismo, o que demonstra uma vantagem de empreender. A participação das potiguares no ramo empresarial vem crescendo significativamente e já são maioria nas principais áreas do microempreendedorismo individual. O objetivo deste trabalho é analisar um modelo estrutural que evidencie o inter-relacionamento dos fatores chaves que influenciam a intenção das mulheres em empreender. A metodologia empregada consistiu em três momentos fundamentais. Inicialmente foi realizada uma pesquisa nas bases de dados a fim de obter um modelo teórico relacionado ao tema do estudo, em seguida foi efetuado uma survey com as mulheres empreendedoras do Rio Grande do Norte para reunir os dados com o propósito de compreender a relevância das variáveis definida pela construção teórica, e no final foi utilizado a modelagem de equações estruturais para detectar os constructos que contribuem com o processo investigado. Como resultados obteve-se que a “atitude pessoal”, as “competências individuais”, e as “características psicológicas” influenciam direta e indiretamente na intenção das mulheres em empreender. Já o construto “dificuldades” no mercado de trabalho não atingiu o nível de significância exigido nesta pesquisa, ou seja, esta variável não influencia as mulheres em empreender. Esse modelo estrutural empregado na pesquisa pode servir de base para um plano de ação a ser expandido pelas empreendedoras, de modo que essas mulheres aprimorem suas habilidades e aperfeiçoem suas capacidades de empreender.
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    Dissertação
    Uma análise exploratória da jornada flexível de trabalho sob a perspectiva de tutores na educação a distância
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-12-09) Torres, Elvia Florêncio; Ferreira, Rodrigo José Pires; ; http://lattes.cnpq.br/8895667604896314; ; http://lattes.cnpq.br/1083067630664477; Cavalcanti, Ana Célia Dantas; ; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; Melo, Maria Angela Campelo de; ; http://lattes.cnpq.br/2031295255174307
    A Era da Informação vem proporcionando o desenvolvimento acelerado das tecnologias na docência, o que está viabilizando o aumento de cursos à distância e a flexibilidade na jornada de trabalho dos tutores. Nesse contexto, objetivou-se estudar a influência do trabalho flexível no desenvolvimento das atividades e na vida pessoal dos tutores na Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mais especificamente, buscou-se comparar os tipos de flexibilidade detectados; identificar a extensão da jornada de trabalho na tutoria, investigar a relação entre o horário flexível e a produtividade, avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e a Relação Trabalho e Família dos tutores. Diante disso, o trabalho justifica-se pela relevância dos resultados alcançados no meio acadêmico e organizacional. Para atender aos objetivos obteve-se uma amostra de 75 respondentes (45,73% da população). O instrumento de coleta de dados foi composto por 48 variáveis fundamentadas principalmente em Walton (1975) e Paschoal, Tamayo e Barham (2002). As técnicas estatísticas utilizadas foram: análise de freqüência, teste de proporção, análise fatorial e regressão. Os resultados coletados demonstram que os tutores presenciais e a distância, vivenciam realidades semelhantes, porém apresentam perfis distintos. A jornada de trabalho deles é em média três horas diária. Na visão dos tutores, a flexibilidade apresenta relação positiva com a produção. A QVT e o equilíbrio trabalhofamília foram avaliados de modo satisfatório e as técnicas estatísticas aplicadas demonstraram influência significativa entre a QVT e as horas de trabalho flexíveis. Assim, conclui-se que a flexibilidade no trabalho pode influenciar o desenvolvimento das atividades e a vida pessoal dos tutores. Desse modo, a jornada flexível de trabalho pode ser utilizada de modo estratégico no cotidiano de muitas organizações
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    Artigo
    Aplicação de ferramentas de controle estatístico do processo e análise de falhas à melhoria de processos da construção civil
    (Universidade de Fortaleza, 2013-12) Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Freitas, Maria do Carmo Duarte; Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio Roberto; Souza, Ricardo Pires de
    Com a globalização, os mercados se tornaram mais competitivos, forçando as empresas a aprimorarem seus processos para se manterem saudáveis. Na indústria da construção civil brasileira, não é diferente, pois há um grande número de concorrentes. Este artigo tem como objetivo descrever como o controle estatístico de processos (CEP) e a análise de falhas (FMEA) podem ser utilizados em uma consultora, a fim de melhorar continuamente os produtos, reduzir os cursos e atender aos requisitos dos clientes. Justifica-se a elaboração deste artigo, visto que a realidade econômica tem sido marcada pela exacerbação dos padrões de concorrência. Como resultado, constatou-se que os problemas, na sua maioria, são originados pela falta de qualificação de mão de obra brasileira, que não dispõe de programas de treinamentos institucionalizado nas empresas, e pelo pouco investimento em formação profissional. Como conclusão, estabelece-se que o CEP e o FMEA são ferramentas importantes para a redução de custos e melhoria da qualidade
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    TCC
    Aplicação de ferramentas de gestão de operações em uma industria do setor alimentício
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Cavalcanti, Diego Álvares; Rocha, Miriam Karla; 0009-0003-2218-690X; http://lattes.cnpq.br/3140973388967938; Mariz, Fernanda Barreto de Almeida Rocha; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
    Este trabalho objetiva analisar o sistema produtivo de uma indústria alimentícia e propor melhorias com base em ferramentas de gestão de operações, visando sobretudo a eliminação de desperdícios e o aumento da capacidade produtiva, alinhando-a às metas estratégicas de crescimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, envolvendo o mapeamento dos processos produtivos, a mensuração dos tempos de execução das atividades e a aplicação dos conceitos da Teoria das Restrições (TOC) e da Manufatura Enxuta. Como resultado, foram identificados os processos restritivos, como modeladora, pingadeira, forno e embalagem dos fardos, ao comparar seus tempos padrão com o Takt Time da demanda. Foram também apontados desperdícios operacionais, como esperas e subutilização de recursos humanos. Com base no diagnóstico, propuseram-se intervenções direcionadas, como a aquisição de novos equipamentos e a flexibilização de postos de trabalho. Conclui-se que as melhorias sugeridas são capazes de balancear a linha de produção, eliminar os gargalos atuais e capacitar a empresa para atender à demanda vigente, viabilizando seus planos de expansão. Palavras-chave: Produção enxuta, Teoria das Restrições; Capacidade Produtiva; Gerenciamento de Gargalos; Mapeamento de Processos; Indústria de Alimentos.
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    Artigo
    Aplicação de modelo de mensuração da satisfação dos usuários de um sistema de informação acadêmico: estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal de Santa Catarina, 2018-12-20) Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Cachina, Ana Clara; Pinheiro, Luana; Silva, Anna Camila Lima e; Marques, Eduardo Lopes; Freitas, Maria do Carmo Duarte Freitas
    O sistema de informação proporciona um meio de comunicação e de troca de informações entre os diferentes públicos, tornando a geração e disseminação de informações um processo ágil e eficaz. As Universidades Federais do Brasil investem na informatização dos processos acadêmicos e administrativos buscando excelência nas atividades de gestão e sobretudo nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Este artigo tem como objetivo aplicar o modelo de avaliação da satisfação, desenvolvido por Ainin, Bahri e Ahmad (2012), nos usuários do sistema acadêmico de uma Universidade. A metodologia empregada consistiu no envio de um questionário eletrônico para os alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coleta de 1658 respostas que foram analisadas utilizando-se a modelagem de equações estruturais para identificar os fatores que contribuem com o processo investigado. O estudo observou todos os critérios estatísticos para validação, além de apresentar um bom nível de ajuste, mostrando-se estatisticamente adequado. O fator utilidade percebida teve maior impacto na determinação da satisfação dos usuários, seguido pela Qualidade do Serviço, Qualidade da Informação e Qualidade do Sistema
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    Dissertação
    Aplicação do planejamento de experimentos no processo de desenvolvimento de produtos: pesquisa em uma sorveteria artesanal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-27) Araújo Júnior, Luciano Queiroz de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; ; http://lattes.cnpq.br/1433130870831037; Assis, Cristiane Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/0034694007210837; Marques, Eduardo Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/0308933029584833; Furukava, Marciano; ; http://lattes.cnpq.br/7046131809246694
    As constantes evoluções nos sistemas de produção tem procurado atender, em grande parte, às necessidades dos clientes. O mercado, desde então, vem se tornando cada vez mais competitivo. Neste contexto de busca de um diferencial competitivo para impressionar os clientes e fidelizá-los a posteriori, as empresas tem apostado no desenvolvimento de novos produtos. A falta de uma gestão clara e um método no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) pode fazer com que as empresas não consigam incorporar novas tecnologias que resultem em melhorias significativas. A maioria das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) não tem uma metodologia de PDP definida, e por muitas vezes acabam ainda se baseando na experiência empírica dentro da empresa. Existem muitas ferramentas estatísticas que auxiliam nesse processo, dentre elas o Planejamento de Experimentos, que é uma técnica utilizada para se planejar experimentos, ou seja, para definir quais dados, em que quantidade e em que condições devem ser coletados durante um determinado experimento, buscando, basicamente, satisfazer dois grandes objetivos: a maior precisão estatística possível na resposta e o menor custo. O objetivo desta dissertação, portanto, é propor uma metodologia de desenvolvimento de novos produtos, utilizando a técnica de planejamento de experimentos, em uma pequena empresa do ramo alimentício. O estudo foi realizado em uma sorveteria artesanal e o produto escolhido para a realização da pesquisa foi um sorvete à base de um suplemento alimentar proteíco, o Whey Protein. A fim de conduzir a pesquisa foi elaborado uma metodologia baseada em 8 passos: (1) Concepção da ideia; (2) Ouvir a voz dos clientes; (3) Ouvir a voz dos especialistas; (4) Identificação dos parâmetros de interesse; (5) Planejamento de Experimentos; (6) Análise; (7) Otimização; (8) Lançamento do Produto. Para a concepção da ideia foram realizadas entrevistas com dois grupos focos: grupo de oito pessoas, incluindo esportistas e atletas e um outro de cinco pessoas, incluindo nutricionistas e educadores físicos. O desenvolvimento do produto se deu em três etapas: na primeira foi realizado um experimento de um único fator para entender a composição da base do sorvete. Na segunda foi realizado um fatorial completo, com foco nos fatores fibras, proteínas e água. Na terceira etapa outro fatorial completo, com foco nos mesmos fatores. Ao longo do desenvolvimento do sorvete, foram conduzidos testes sensoriais e de composição centesimal do produto para fazer a validação do mesmo de acordo com os requisitos dos stakeholders e da legislação vigente, respectivamente. Ao final do produto, pode-se afirmar que a nova metodologia de desenvolvimento de produto obteve um resultado de sucesso, com um produto inovador no mercado e melhorando aspectos da gestão da informação dentro da organização estudada. Destaca-se como positivo a empresa possuir um ótimo ambiente de inovação, que se caracteriza por ser bastante aberto a ideias novas e ousadas. Sugere-se a aplicação desta metodologia em outras MPEs a fim de melhorar a gestão da inovação.
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    Artigo
    Aposentadoria, o desafio da segunda metade da vida: estudo de caso em uma agência bancária
    (Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), 2011-11-30) Camboim, Vânia Santos da Cunha; Queiroz, Jamerson Viegas; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
    A estrutura da sociedade tem se modificado no decorrer dos anos, a expectativa de vida tem aumentado em todo o mundo e as pessoas têm a oportunidade de começar uma segunda carreira, o que antes não seria possível devido à mortalidade prematura. Na Era do Conhecimento, o trabalhador tende a buscar novos rumos após a aposentadoria, que, atualmente, não é mais sinônimo de descanso e, sim, a hora de buscar um novo desafio, na busca contínua de seu desenvolvimento pessoal e autorrealização. Este trabalho tem por objetivo detectar os fatores que influenciam no autogerenciamento e na preparação para a aposentadoria. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, cujos dados foram coletados através de questionários aplicados a 53 funcionários de uma agência bancária em Natal/RN, que se aposentarão nos próximos 10 anos. Os principais resultados identificaram um público jovem iniciando a segunda metade da vida, que não tem uma preparação para enfrentar esta transição para a aposentadoria, onde a família é um forte fator de influência nas decisões para esta fase, assim como, o relacionamento com a equipe de trabalho e a remuneração. Os funcionários estão preocupados com sua autorrealização e qualidade de vida
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    Artigo
    Aprimoramento e sofisticação regional: o processo de desenvolvimento de queijos inovadores
    (Espacios, 2015) Lima, João Cardim Ferreira; González, Mario Orestes Aguirre; Fernandes, Fernanda Kivia Agra; Silva, Anna Camila Lima e; Mota, Renata de Oliveira; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Furukava, Marciano
    A pesquisa trata-se de estudo de caso em indústria de alimentos (laticínios) brasileira, na qual realizou-se um projeto de inovação em parceria com o SENAI e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O projeto baseou-se na análise de viabilidade técnica, econômica, financeira e mercadológica do desenvolvimento de quatro produtos inovadores. Tem-se também uma avaliação da estrutura de mercado e aplicação de estratégias utilizadas para aumento da produtividade e crescimento da empresa. Por fim, apresenta-se a análise sobre todo o método utilizado, pontuando os pontos positivos e os que poderão ser melhorados nos próximos projetos similares
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    Artigo
    Assessment of worker satisfaction at a Brazilian oil company
    (Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), 2018) Krüger, Gabriel Nogueira; Gonçalves, Leandro de Almeida; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Aramayo, Jesus Leodaly Salazar
    The search for excellence is intrinsic in any organization. As such, a good understanding of the different factors involving workers is essential, primarily in times of economic crisis. Accordingly, the aim of the present study is to assess employee satisfaction at a Brazilian oil company using structural equation modeling. The methodology consisted of three stages: first, a pre-existing theoretical framework was applied, followed by a survey of the company’s employees in order to determine the importance of the variables established by the framework and, finally, structural equation modeling to identify the factors that contribute to the process investigated. The study complied with all the statistical criteria for its validation, in addition to exhibiting good model fit, proving to be statistically adequate. Moreover, it was important for employee satisfaction, the current organizational crisis environment (CE) and good communication (GC) of company values, but did not obtain a significant relationship between participation and commitment incentives (PI) and training and development (TD)
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    Dissertação
    Atuação e desafios das cooperativas de crédito para apoiar os negócios circulares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-02) Oliveira, Ricardo Cordeiro de; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; https://orcid.org/0000-0002-1043-0288; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; Furukava, Marciano; Marques, Eduardo Lopes
    O cenário atual destaca a transição da economia linear para a economia circular como uma necessidade urgente para garantir a continuidade dos processos de produção e consumo sustentáveis. As pesquisas sobre as cooperativas de crédito neste momento de transição para a economia circular são importantes para reavaliação dos modelos de produção atuais e seus impactos, alinhando assim a gestão organizacional com os indicadores Environmental, Social, and Governance (ESG). A economia circular visa à regeneração e a restauração do capital natural, promovendo a estimulação de fluxos de recursos renováveis e a gestão responsável de recursos finitos, com o objetivo de prolongar a utilidade e o valor econômico das mercadorias e insumos pelo maior tempo possível. Em vez de seguir o padrão linear de “extrair-produzir-descartar”, a economia circular promove a ideia de um ciclo fechado, onde os recursos são utilizados de forma mais eficiente e sustentável. Os Negócios circulares referem-se a um modelo econômico e industrial que busca eliminar o conceito de resíduo, reutilizando, reciclando e reintegrando materiais ao ciclo produtivo. As Cooperativas de Crédito (CC) são instituições financeiras que se destinam a fornecer, por meio da mutualidade, a prestação de serviços financeiros aos seus membros, sendo-lhes assegurado o acesso aos instrumentos do mercado financeiro. Os principais objetivos desta investigação consistem em compreender as percepções, desafios e ações das CC na identificação de oportunidades de negócios circulares, assim como investigar estratégias para que as cooperativas de crédito possam incentivar e apoiar a criação e expansão de negócios com foco na circularidade. Esta pesquisa se justifica ao estabelecer essa conexão relevante para o desenvolvimento regional com foco na sustentabilidade. Para alcançar esses objetivos, este estudo adotou uma abordagem de pesquisa mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos de natureza exploratória e descritiva. A pesquisa qualitativa teve como finalidade aprofundar, através de uma fundamentação científico-empreendedora, a compreensão do fenômeno em questão: a economia circular, Modelos de Negócios Circulares (MNCs), financiamento da economia circular, cooperativas de crédito e a transição para a economia circular. A pesquisa quantitativa de natureza exploratório-descritiva visou coletar dados a partir de uma sondagem (survey) realizada junto às pessoas que atuam em CC, feita por meio do link do questionário, armazenado na plataforma Survey King. Os resultados foram analisados através da estatística descritiva e gráficos. Os três primeiros gráficos do resultado analisaram o grau de concordância dos respondentes quanto: a concessão de crédito aos empreendimentos circulares; riscos ao apoiar empreendimentos circulares; desafios à adoção da Economia Circular. O quarto gráfico mensurou a importância na promoção de negócios circulares. Os resultados deste trabalho contribuirão para a elaboração de instrumentos que viabilizem a emissão de títulos sustentáveis e a concessão de crédito a empresas com modelos de negócios circulares, promovendo assim um ambiente de negócios mais alinhado com os princípios da sustentabilidade e da economia circular.
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    Dissertação
    Avaliação da importância dos sistemas de gestão da qualidade nas universidades federais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-22) Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; ; http://lattes.cnpq.br/6006941183181154; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; Furukava, Marciano; ; http://lattes.cnpq.br/7046131809246694; Lima, Isaura Alberton de; ; http://lattes.cnpq.br/1133870932761744
    importância do uso de ferramentas e conceitos da Gestão da qualidade nas Universidades Federais, que foi motivado pelo seguinte problema de pesquisa: os gestores das Universidades Federais consideram relevante a gestão da qualidade na sua instituição? Para tanto, buscou-se reunir elementos para uma abordagem satisfatória que contemple a complexidade da temática pesquisada: qualidade, ensino superior e sistemas de gestão da qualidade. Optou-se por adotar um estudo aplicado, a pesquisa exploratório-descritiva quanto ao objetivo e a pesquisa quali-quanti quanto à abordagem do problema. O objeto de estudo é composto pelos Pró-reitores de Planejamento das Universidades Federais, relacionadas no Ranking Universitário Folha (RUF) no ano de 2013. Optou-se por restringir a amostra relacionando apenas os pró-reitores das 20 Universidades Federais mais bem colocadas no Ranking. O instrumento de pesquisa foi composto de 26 questões, das quais 6 questões destinadas a identificação do perfil do gestor, 16 questões de percepção (variáveis manifestas) sobre a importância da gestão da qualidade na Universidade, em que os gestores atribuíram valores (respostas) para as afirmativas (que abordam a temática central dessa dissertação) compostas com base na escala Likert de 5 pontos, e 4 questões abertas e opcional, com objetivo de identificar de forma geral as práticas de gestão utilizadas. Utilizou-se como método estatístico (análise de dados), a estatística descritiva e fatorial. As respostas coletadas por meio do questionário retrata a percepção que os gestores tem em relação a importância da gestão da qualidade em suas Instituições. Foram abordadas 16 variáveis, os resultados da análise fatorial da importância, foram ―Importante‖ e ―Muito importante‖, onde a variável (V2) foi ―Importante‖ e todas as outras, ―Muito importante‖. Em posse dessas informações é possível priorizar algumas áreas que merecem medidas imediatas. Assim como foi possível observar que algumas variáveis são ―Muito importante‖ para a grande maioria dos gestores, outras não apresentaram o mesmo resultado como exemplo (V2, V10, V11).Conclui-se que na percepção do gestor à gestão da qualidade na sua instituição é relevante, contudo a mesma importância não é dada aos programas de qualidade implantados em outros segmentos da economia, e que apesar dos avanços proporcionados pelo SINAES, o modelo não avalia a Instituição de uma forma global. Assim, de posse dos resultados, espera-se contribuir com o avanço do tema, tentando despertar o interesse dos gestores das Universidades Federais pelo assunto, ressaltando a importância dos sistemas de gestão da qualidade como instrumento necessário para elevar a qualidade institucional
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    Dissertação
    Avaliação da interação universidade - empresas - governo no desenvolvimento de projetos inovadores no RN por micro e pequenas empresas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-20) Camboim, Vania Santos da Cunha; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; ; http://lattes.cnpq.br/6979551047313880; Martins, Elvis Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/8935092122290271; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; Furukava, Marciano; ; http://lattes.cnpq.br/7046131809246694
    O conhecimento e a inovação passaram a ser vistos como importantes forças, tanto de sobrevivência, quanto de aquisição de vantagens competitivas na economia brasileira, além de agregar valor ao produto como diferencial de mercado. O modelo da Tríplice Hélice é direcionado para a economia baseada no conhecimento. Nos últimos seis anos o Governo Federal, através da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), investiu em projetos de inovação tecnológica, subvenção econômica, cerca de R$ 1 bilhão, apoiando mais de 800 projetos com estes recursos. Segundo dados do MCTI, a região Nordeste, ao longo dos anos 2000 a 2010, aumentou os dispêndios em Ciência e Tecnologia (considerando as atividades de pesquisa e desenvolvimento mais atividades científicas e correlatas) dos Governos estaduais em relação às suas receitas totais. Em 2000, 0,51% das receitas totais eram investidos em C&T, enquanto em 2010 este valor passou a ser de 1,31%. Entre os nove Estados, a Paraíba tem destaque. Em 2000, 0,33% de suas receitas totais foram direcionadas para inovação, alcançando 2,04% em 2010, o maior aumento da região. Enquanto o RN investiu 0,24% em 2000 e em 2010, alcançou a marca de 1,42%. Segundo o IBGE, no período 2000-2011, as micro e pequenas empresas suplantaram a barreira dos 6 milhões de estabelecimentos. Em 2000, havia 4,2 milhões de estabelecimentos, enquanto em 2011 eram 6,3 milhões de estabelecimentos em atividade. Portanto, em todo o período, houve uma criação de aproximadamente 2,1 milhões de novos estabelecimentos. Entre 2000 e 2011, as micro e pequenas empresas criaram 7,0 milhões de empregos com carteira assinada, 8,6 milhões de postos de trabalho em 2000, para 15,6 milhões em 2011. Diante deste cenário, mostra-se a importância deste estudo no que se refere ao investimento dos Governos em PD&I em micro e pequenas empresas. Este trabalho tem como objetivo analisar a interação Universidades Empresas - Governo no desenvolvimento da inovação em micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte participantes dos editais do Inova da FAPERN. Optou-se por adotar como método de pesquisa o estudo de caso, quanto ao procedimento da pesquisa, exploratória-descritiva, sobre documentos e com coordenadores e pesquisadores dos projetos de inovação aprovados pelo PAPPE Subvenção (Inova-RN I, II e III). A coleta de dados foi feita através do relatório confeccionado pela FAPERN intitulado: Avaliação das empresas financiadas e apoiadas pelo Programa Subvenção à Inovação Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas do RN - INOVA-RN (2010) e aplicação de questionário com 40 perguntas fechadas e 1 aberta, para 30 afirmativas compostas com base na escala Likert de 5 pontos. Quanto à análise dos dados foi qualitativa e quantitativa. O estudo proporcionou identificar a importância e os entraves oriundos da relação Governo, Empresa (micro e pequena) e Universidade como essencial para o desenvolvimento econômico da região. Foi identificado também que dos projetos de inovação, 70% dos produtos ou serviços originados das pesquisas foram para o mercado, destes, 50% geraram patente para a empresa e 80% publicações de artigos científicos
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    Dissertação
    Avaliação de desempenho da educação superior brasileira por análise envoltória de dados e conceito de porte relativo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-02-28) Leal, Marina Reis Deusdará; Almeida, Mariana Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; http://lattes.cnpq.br/3103617732379112; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; https://orcid.org/0000-0002-1043-0288; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; Francisco, Claudia Aparecida Cavalheiro; http://lattes.cnpq.br/6657263743083103; Martinhon, Carlos Alberto de Jesus
    Este estudo propõe novas abordagens de avaliação de desempenho tendo como base a Análise Envoltória de Dados (DEA) para que agências governamentais possam avaliar a eficiência do ensino superior brasileiro. Para ilustrar a aplicação foram utilizados dados de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que obtiveram notas no ENADE em todos os anos no período de 2013 a 2016, o que totalizou 70 intuições distribuídas em todas as macrorregiões do país. Políticas públicas recentes promoveram uma expansão significativa do número de câmpus em todo o país. Uma vez que recursos públicos estão envolvidos, é importante verificar se as IFES podem fornecer serviços de qualidade correspondente aos investimentos realizados. O porte relativo é uma análise baseada na distância e advém da evolução das modelagens de supereficiência e pesos comuns da DEA para indicar qual DMU possui a combinação dos maiores inputs e outputs. Além da aplicação destas modelagens de DEA, este estudo também faz uso do DEA dinâmico (DDEA) e das modelagens clássicas, ambas considerando retornos constantes de escala e retornos variáveis de escala. Além disso o Índice Malmquist é utilizado para observar a evolução entre os períodos complementando a análise. O processo educacional é avaliado a partir da interação entre três variáveis insumos (quantidades de professores, pessoal administrativo e de matrículas), um produto intermediário (novas vagas) e dois produtos (número de alunos certificados e a média das notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE). A análise abrangeu duas perspectivas: os desempenhos anuais e os desempenhos globais dos triênios de 2013 a 2015 e 2014 a 2016 que podem ser avaliados pela modelagem DDEA. A perspectiva global permite observar o desempenho das instituições com relação ao ciclo trienal do ENADE que a cada ano engloba uma das três áreas do conhecimento: Humanas, Saúde e Tecnológica. Assim, a melhor adequação da modelagem DDEA é verificada devido a esta especificidade do sistema de avaliação do ensino superior brasileiro. Além disso, através da implementação do benchmark são indicadas as metas a serem alcançadas, auxiliando na promoção de uma cultura de melhoria contínua. Este estudo amplia a discussão sobre o melhor método de avaliação educacional, uma vez que traz duas vertentes distintas, o porte e a avaliação trienal, necessária no caso específico brasileiro. Entretanto, estes modelos têm potencial para serem aplicados em outros sistemas educacionais, inclusive, em outros países. Novas variáveis também podem ser incluídas no modelo proposto.
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    Dissertação
    Avaliação do impacto do plano de expansão da rede federal na qualidade dos institutos federais de educação segundo indicadores de desempenho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-16) Thomaz, Solange Marlene; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; ; http://lattes.cnpq.br/2803941646197095; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; Furukava, Marciano; ; http://lattes.cnpq.br/7046131809246694; Araújo, Renato Samuel Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/8844681795357306
    O Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional prevê a construção de 860 novas unidades de ensino até 2020, representando um intenso crescimento frente às 140 unidades existentes antes de sua divulgação pelo Governo Federal, em 2005. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vêm realizando a expansão enquanto vivenciam as deficiências e os desafios das unidades ainda em desenvolvimento, criadas nas fases anteriores do Plano. A qualidade dos serviços dessas instituições tem sido avaliada pelos órgãos de controle, que requerem a apresentação de indicadores de desempenho nos seus Relatórios de Gestão anuais. No contexto da expansão dos Institutos, em particular, deseja-se identificar possíveis mudanças os padrões de qualidade. Assim, esta pesquisa foi motivada pelo seguinte problema: houve diferença no desempenho dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia após a inauguração das primeiras unidades da Fase II do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica? Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva ex-post-facto com abordagem quantitativa, que objetiva contribuir para o conhecimento do impacto da Expansão da Rede Federal. Foram coletados os dados dos 12 indicadores apresentados nos Relatórios de Gestão dos 38 Institutos Federais nos anos 2007 a 2011, para avaliação dos desempenhos através de técnicas de estatística descritiva. Os indicadores foram analisados de forma consolidada e aberta pelas seguintes perspectivas: por região do país, por crescimento de unidades de ensino e por origem das instituições. Também foi realizada uma análise multivariada de clusters no intuito de identificar grupos de excelência dentre os Institutos. Os resultados evidenciaram haver diferenças no desenvolvimento do Plano de Expansão entre as regiões brasileiras, tanto no plano da infraestrutura quanto nos indicadores acadêmicos, com melhores resultados no Centro-Oeste e Sul, e que há perfis diferenciados de Institutos conforme sua origem, onde os melhores indicadores de qualidade ocorrem naqueles originados por integração de diferentes instituições de ensino. Ainda, foram identificados dois grupos de excelência, com ênfase em gestão acadêmica, de pessoas e de expansão
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    Dissertação
    Uma avaliação multicriterial das competências, no Setor de Operação e Manutenção dos Parques Eólicos do Brasil
    (2016-05-10) Lima, Thiago Marcson de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; ; Queiroz, Jamerson Viegas; ; Furukava, Marciano; ; Lima, Nilton César;
    As constantes mudanças ocorridas no ambiente organizacional e o intenso movimento pela qualidade e pela produtividade de baixo custo, fez com que o conhecimento se tornasse o recurso mais valioso para as organizações. São comuns às tentativas de identificar modelos de gestão mais eficazes, fontes de vantagem competitiva e mecanismos para promover, de forma sustentada, o desenvolvimento organizacional. Um dos modelos de gestão que busca a melhoria contínua dos recursos humanos nas organizações, é o mapeamento de competências. Que tem como propósito identificar as lacunas existentes entre as competências necessárias para atender as estratégias estabelecidas e as competências internas existente na organização. O segmento de energia eólica no Brasil, necessita de qualificação dos profissionais, com o intuito de atender as necessidades das empresas em suas diversas fases, desde a concepção dos projetos e desenvolvimento tecnológico, passando pela fase de instalação, operação e manutenção dos parques eólicos. O presente trabalho teve como objetivo identificar quais as competências essenciais na escolha de um profissional no setor de operação e manutenção nos parques eólicos no Brasil. O trabalho recorreu à análise dos gestores das empresas de manutenção dos parques eólicos no Brasil e especialistas na área, utilizando o Processo Analítico Hierarquizado (Analytic Hierarchy Process - AHP) como ferramenta de apóio à decisão. Os critérios de análise utilizados no método foram os aspectos conhecimento, habilidades e atitudes. Foi utilizado um questionário eletrônico para a coleta de dados e planilha eletrônica para tratamento dos mesmos. Os resultados encontrados evidenciam que existe uma necessidade de implantação centros de treinamentos voltados para a formação especifica dos profissionais do setor. Possibilitando em um curto espaço de tempo a formação destes profissionais para o segmento de energia eólica. Dentre das dificuldades encontradas pelo setor na formulação de alternativas para a solução do problema das competências essências, destacam-se a velocidade do crescimento do segmento de energia eólica no Brasil e o prolongado tempo de aperfeiçoamento dos profissionais, além da falta de conhecimento técnico exigido pelas empresas atuantes no mercado. Sugere-se como trabalho futuro a utilização de outros métodos que possam avaliar as competências essências dos profissionais do setor de energia eólica, atendendo aos requisitos estabelecidos pelo processo decisório de tomada de decisão e que permita solucionar problemas complexos existente nas organizações do segmento de energia eólia.
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