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Navegando por Autor "Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo"

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    Artigo
    Aplicação de um instrumento de triagem do vocabulário para crianças entre 3 e 7 anos: estudo piloto
    (Codas, 2021) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Lemos, Flávia Ferreira; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Objetivo: descrever o desempenho em vocabulário expressivo e receptivo de crianças entre três e sete anos de idade em um instrumento de triagem. Método: a amostra foi composta por 133 crianças entre três e sete anos de idade, sem diagnósticos de deficiências ou transtornos do neurodesenvolvimento. Para a triagem, foi utilizado o instrumento TRILHAR, que inclui as habilidades de vocabulário receptivo e expressivo. Os dados foram analisados pelos testes Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e Correlação de Spearman. Resultado: houve diferença no desempenho dos grupos, além de correlação positiva entre a faixa etária e a pontuação na triagem. Ainda, verificou-se diferença nos desempenhos das provas de vocabulário receptivo e expressivo. Conclusão: Foi verificada diferença no desempenho dos grupos nas tarefas de vocabulário receptivo, expressivo e no resultado final, com melhores resultados para o grupo de sete anos. Além disso, observou-se correlação positiva entre a idade e o desempenho na triagem, ou seja, quanto maior a idade, melhor o desempenho.
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    Tese
    Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-20) Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Azoni, Cintia Alves Salgado; Gaab, Nadine; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0003-1493-3429; http://lattes.cnpq.br/1211558003207410; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; Alves, Luciana Mendonça; Lima, Ricardo Franco de
    O ambiente de literacia familiar é um importante aspecto do desenvolvimento da leitura, explicando variações nas habilidades de linguagem escrita ao longo dos anos. O início da pandemia do COVID-19 e a suspensão das aulas presenciais gerou mudanças no ambiente de literacia familiar, contudo, ainda não é claro como ocorreram essas mudanças para grupos em situação de vulnerabilidade socioeducacional. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi verificar os impactos da pandemia do COVID-19 no processo de aprendizagem e no ambiente de literacia familiar de crianças em idade escolar. Para isso, primeiramente, no estudo 1 foi realizada uma revisão de escopo, incluindo artigos que relatassem os impactos da pandemia do COVID-19 na aprendizagem de crianças em idade escolar. Verificou-se que a maioria dos estudos indicaram maiores prejuízos a crianças em situação de vulnerabilidade educacional, social e que possuíam transtornos do neurodesenvolvimento. Em seguida, no estudo 2 foi aplicado um questionário para verificar o ambiente de literacia familiar em 676 famílias brasileiras, sendo 190 crianças com risco familial de transtornos de aprendizagem e 486 crianças sem risco familial. Por meio de um Modelo Linear Misto Generalizado, foi verificado que as maiores diferenças ocorreram por razão do grupo, indicando que as diferenças já existiam antes da pandemia. O estudo 3 foi realizado aplicando uma versão reduzida do questionário, presencialmente, em 67 famílias de baixa renda. Os resultados indicaram que estas famílias apresentavam um número de recursos e práticas de literacia familiar reduzidos, porém houve um aumento nas práticas de literacia após a pandemia.
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    Artigo
    Construção de um instrumento de triagem do vocabulário para crianças entre 3 e 7 anos
    (Audiology - Communication Research, 2019) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Soares, Heliana Bezerra; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Objetivo: construir um instrumento de triagem do vocabulário para crianças entre 3 e 7 anos de idade. Métodos: a etapa 1, de construção do instrumento, consistiu em revisão da literatura nacional e internacional, para verificar os instrumentos utilizados para triagem do vocabulário, por meio de pesquisa nas bases de dados SciELO, LILACS, ERIC e PubMed. Na etapa 2, denominada formulação de itens e manual de uso, foi elaborado um instrumento direcionado para o vocabulário, com a criação de um banco de dados de palavras para crianças de 3 a 7 anos, de acordo com 11 categorias semânticas, em habilidades expressivas e receptivas. Por fim, a etapa 3 consistiu na criação das fichas de aplicação do instrumento. Resultados: na primeira etapa do estudo, foram identificados três instrumentos internacionais para triagem do vocabulário. Nenhum instrumento nacional foi encontrado. Quanto à segunda etapa, o banco de dados consistiu em um total de 210 palavras, dentre elas, substantivos, adjetivos e verbos. Na terceira etapa, foram criadas as imagens, manual e folhas de resposta. Conclusão: verificou-se escassez de instrumentos de triagem do vocabulário na literatura internacional e nacional. Portanto, foi construído um instrumento de triagem do vocabulário infantil para crianças entre 3 e 7 anos de idade.
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    TCC
    Desempenho em leitura de crianças em vulnerabilidade social antes e após o isolamento da pandemia de COVID-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) Alves, Kamilla Maria; Azoni, Cíntia Alves Salgado; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0003-4319-934X; http://lattes.cnpq.br/4797021968393376; Azoni, Cíntia Alves Salgado; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; Gonçalves, Maria de Jesus; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; http://lattes.cnpq.br/1211558003207410
    INTRODUÇÃO: A pandemia da COVID-19 suspendeu as atividades presenciais e afetou a estrutura de aprendizagem e escolarização dos alunos da educação básica. Os métodos de ensino online foram adotados por escolas privadas, o que expôs as desigualdades nos sistemas educacionais. Crianças de escolas públicas ficaram sem aulas, o que interfere na aprendizagem da leitura que depende da exposição no contexto educacional e social. O estudo tem como pergunta de pesquisa: Houve influência da pandemia quanto aos aspectos importantes para a leitura em alunos do ensino fundamental em situação de vulnerabilidade social? MÉTODOS: Estudo longitudinal, observacional, no qual 14 crianças foram avaliadas em habilidades de leitura antes e após a pandemia da Covid-19, no 2º e 5º ano, respectivamente. A coleta de dados ocorreu de forma presencial em uma escola municipal de Natal de baixo IDEB. RESULTADOS: Na comparação entre pré e pós pandemia, a precisão de leitura mostrou evolução desenvolvimental, mas ainda abaixo do esperado para a escolaridade. No momento pós pandemia, a fluência leitora parcialmente desenvolvida, nela a velocidade de leitura encontra-se abaixo da esperado para a escolaridade e, compreensão leitora comprometida. CONCLUSÃO: Foi possível observar o impacto da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento das habilidades de leitura de crianças em vulnerabilidade social nos anos iniciais de educação formal. Possíveis intervenções são necessárias para minimizar esses atrasos, visto que as dificuldades apresentadas interferem na evolução da aprendizagem e qualidade de vida destas crianças.
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    Artigo
    Desempenho em vocabulário receptivo e variáveis sociodemográficas em escolares com queixa de dificuldades de aprendizagem
    (Audiology Communication Research, 2021) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Alcantara, Hellen França; Azevedo, Anna Irenne de Lima; Messias, Bárbara Louise Costa; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Objetivo: Descrever e relacionar o desempenho do vocabulário receptivo em escolares com dificuldades de aprendizagem de diferentes gêneros, escolaridades e níveis socioeconômicos. Métodos: Estudo documental, entre 2017 e 2019, considerando os dados demográficos gênero, escolaridade e nível socioeconômico da família. Os prontuários incluídos foram aqueles com avaliação fonoaudiológica completa. Para verificar o nível socioeconômico da família, foi utilizado o questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa - ABEP e, para a habilidade do vocabulário receptivo, o Teste de Vocabulário por Figuras USP - TVfusp 139o. Nesse teste, o desempenho em vocabulário é classificado como “muito rebaixado”, “rebaixado”, “médio”, “elevado” e “muito elevado”. Para o critério de classificação apresentar-se na média, o escore de acertos por escolaridade é de 105,8 para o 2º ano, 112,8 para o 3º ano e 117,4 para o 4º ano. Resultados: Dos 46 participantes da amostra, 31 (67,4%) eram do gênero masculino e 15 (32,6%) do feminino, com predomínio de estudantes no 4º ano (34,80%) e classe socioeconômica entre os níveis B2 e D-E. Na avaliação do vocabulário, 28 (60%) participantes obtiveram classificação média. Houve correlação entre a escolaridade e o desempenho em vocabulário receptivo (p=0,008) e entre a idade e o desempenho em vocabulário receptivo (p=0,007). Conclusão: O desempenho em vocabulário receptivo avançou com a idade e a escolaridade, porém, não houve influência do nível socioeconômico.
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    TCC
    Efeito da remediação fonológica em uma criança com altas habilidades/superdotação e dislexia do desenvolvimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-02) Sena, Alba Miranda Beserra Gurgel; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Gonçalves, Maria de Jesus; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Azoni, Cíntia Alves Salgado
    A dupla-excepcionalidade é caracterizada como a presença de alto desempenho concomitantemente a deficiências ou condições incompatíveis. Um exemplo disso é o caso de uma pessoa possuir altas habilidades associadas a transtornos do neurodesenvolvimento. Esse estudo trata-se de um relato de caso clínico referente ao processo avaliativo e interventivo de uma criança de 9 anos com altas habilidades associada à dislexia. Nesse contexto, o objetivo foi comparar o desempenho nas tarefas de processamento fonológico, leitura e escrita pré e pós remediação fonológica. Na primeira avaliação, a criança apresentou desempenho abaixo do esperado nas habilidades do processamento fonológico, nível alfabético e na escrita transição entre os níveis silábico-alfabético e alfabético. Após a intervenção, a criança apresentou melhoras consistentes no processamento fonológico e leitura, sendo esta ortográfica e nível alfabético de escrita. Nota-se que indivíduos com dupla-excepcionalidade mostram características diferentes daqueles com dislexia isolada. Isso demonstra pela evolução significativa, após remediação fonológica - principalmente no nível de leitura - o que não é comum em pouco tempo de exposição. Assim, as altas habilidades associadas ao quadro da dislexia favoreceram a superação das suas dificuldades, especialmente em leitura.
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    Dissertação
    Evidências de validade de conteúdo de um instrumento de triagem do vocabulário
    (2019-03-28) Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; ; Assenco, Ana Manhani Cáceres; ; Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro;
    OBJETIVOS: verificar as evidências de validade de conteúdo de um instrumento de triagem do vocabulário para crianças entre 3 e 7 anos. MÉTODOS: Estudo dividido em três etapas: 1ª) Revisão da literatura integrativa nas bases de dados nacionais e internacionais Scielo, Lilacs, Eric e Pubmed para verificar os testes de triagem do vocabulário utilizados recentemente (Artigo 1); 2ª) Análise de conteúdo: o instrumento construído foi enviado para quinze juízes, visando analisar o conteúdo de acordo com o Racional Teórico, Princípios da Triagem e Materiais, considerando o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e Índice de Validade de Conteúdo Item (IVC-I) (Artigo 2). 3ª) Aplicabilidade do instrumento: triagem em uma amostra de 133 crianças entre 3 e 7 anos, estudantes de quatro escolas públicas (Artigo 3). RESULTADOS: a partir da revisão, foi possível construir o instrumento de triagem de vocabulário receptivo e expressivo, nomeado TRILHAR. Na análise de validade de conteúdo, verificou-se que o IVC do instrumento esteve adequado. Entretanto, o IVC-I dos subcritérios de aspectos gráficos e descrição do caderno de aplicação apresentaram-se baixos, indicando necessidade de revisão nestes itens. No estudo piloto, verificou-se diferença do desempenho entre as idades e correlação entre estas variáveis, o que sugere melhora de acordo com o avanço faixa etária. Além disso, foi verificada correlação positiva entre o vocabulário receptivo e expressivo. CONCLUSÃO: o TRILHAR é um instrumento adequado para realizar a triagem do vocabulário infantil, porém são necessários mais estudos de validação para verificar sua capacidade de identificar crianças com alterações no vocabulário.
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    TCC
    Impactos da epilepsia e suas comorbidades nas alterações de linguagem em escolares: estudos de casos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Silva, Tayeni Ellen Matias da; Azoni, Cintia Alves Salgado; Azevedo, Anna Irenne de Lima; 0000-0003-0805-2799; http://lattes.cnpq.br/8650558570204410; 0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; 0009-0008-2020-1607; https://lattes.cnpq.br/1815308277617046; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; 0000-0003-1493-3429; http://lattes.cnpq.br/1211558003207410; Giacchini, Vanessa; 0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096
    Os efeitos da epilepsia podem acarretar comprometimento no desenvolvimento linguístico de crianças e adolescentes que impactam na aprendizagem e desempenho acadêmico. O estudo explora as dificuldades enfrentadas por estudantes com epilepsia, associada a comorbidades como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, analisa casos clínicos detalhadamente quanto a competências e habilidades como vocabulário, consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, leitura, escrita, discurso narrativo oral e escrito. Os resultados evidenciam que crises epilépticas frequentes e mal controladas prejudicam significativamente o desempenho acadêmico e social, afetando memória, organização discursiva e processamento linguístico. Ademais, o impacto da epilepsia varia conforme o tipo de crise e a presença de comorbidades. Casos com controle adequado das crises e ausência de comorbidades graves apresentaram desempenhos mais próximos ao esperado. O estudo conclui que há déficits em linguagem nos aspectos de vocabulário, processamento fonológico, consciência sintática, leitura, escrita e discurso, encontrados nos pacientes com comorbidades. Além disso, ressalta a importância do diagnóstico precoce, associado a intervenções terapêuticas personalizadas e estratégias educacionais adaptadas, essencial para reduzir os prejuízos causados pela epilepsia. Por fim, destaca-se a necessidade de ampliar as investigações sobre a relação entre epilepsia e desenvolvimento linguístico, visando avanços no tratamento e na qualidade de vida dos indivíduos afetados
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    Artigo
    Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19
    (Codas, 2022) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Anjos, Ana Beatriz Leite dos; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    O isolamento físico social ocasionado pela pandemia do COVID-19 trouxe mudanças na realidade educacional mundial. O objetivo deste artigo foi identificar na literatura mundial artigos que relatam os impactos deste isolamento na aprendizagem de crianças e adolescentes da educação básica. Os resultados evidenciaram que, dentre os quatorze estudos analisados, há um alerta para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, com pior repercussão em meninas em situação de risco para gestação precoce e sobrecarga de trabalho doméstico, assim como prejuízos acadêmicos em virtude da ausência da alimentação no contexto escolar daqueles que dependem da escola para sobrevivência. Ainda há poucos estudos que direcionam a atenção para estudantes com necessidades educacionais especiais e, no Brasil, não há estudos relacionados à aprendizagem com estudantes da educação básica durante a pandemia da COVID-19.
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    Artigo
    Phonological processing in students with developmental dyslexia, ADHD and intellectual disability
    (Revista Cefac, 2019) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Anjos, Ana Beatriz Leite dos; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Objetivo: comparar o desempenho de escolares com de dislexia, transtorno do desenvolvimento intelectual e TDAH nas habilidades de consciência fonológica, acesso fonológico ao léxico mental e memória operacional fonológica. Métodos: estudo de caráter descritivo, transversal e quantitativo. A amostra foi composta por 32 escolares, subdivididos nos seguintes grupos: G1 - escolares com dislexia; G2 - escolares com TDAH; G3 - escolares com transtorno do desenvolvimento intelectual. Foram avaliadas as habilidades de consciência fonológica, memória operacional fonológica e acesso fonológico ao léxico mental. Foi realizada análise descritiva e inferencial. Utilizou-se teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. Resultados: foram observadas diferenças estatisticamente significantes nas habilidades de memória operacional fonológica de pseudopalavras, dígitos ordem direta e dígitos ordem inversa; consciência fonológica no nível de sílaba, fonema, no total da prova e no subteste de dígitos na prova de nomeação automática rápida entre os três grupos. De forma descritiva, observou-se que o G1 obteve os melhores resultados em todas as habilidades avaliadas, seguido do G2 e G3. Conclusão: foram encontradas diferenças nas habilidades de memória operacional fonológica e consciência fonológica entre os grupos de estudantes com dislexia, TDAH e deficiência intelectual.
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    TCC
    As práticas de literacia familiar entre crianças de escolas regulares e homeschoolers
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Nascimento, Bárbara Tavares do; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-4695-2595; http://lattes.cnpq.br/7405656980636137; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Gonçalves, Maria de Jesus; Aprígio, Luana Celly Silva
    Introdução: A literacia familiar é o conjunto de atividades realizadas pelos responsáveis que facilitam o desenvolvimento da alfabetização da criança. O homeschooling é uma alternativa ao ensino regular, em que os pais desempenham a função de educador e a própria casa é o local pedagógico. Com o advento da pandemia do COVID-19, milhões de crianças tiveram suas aulas interrompidas e passaram a ter o ensino remoto. Dessa forma, houve impacto sobre o ambiente de literacia familiar. Objetivo: Analisar se há diferenças nas práticas de literacia familiar entre homeschoolers e estudantes de escolas públicas e privadas, antes e durante a pandemia do COVID-19. Métodos: Estudo transversal, de caráter quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), relatório número 4.425.211. Foram analisadas 30 crianças de rede privada, pública e homeschoolers entre 6 e 11 anos. Para a coleta foi utilizado o questionário COVID19-HELP (versão brasileira e reduzida) com os cuidadores. Foram feitas análises intragrupo e intergrupo. Resultados: Na análise intragrupo, apenas o homeschooling apresentou diferença no número de livros impressos infantis durante a pandemia. No intergrupo, o homeschooling obteve maiores frequências em leitura compartilhada, em voz alta, número de recursos e leitura independente. Conclusão: Os homeschoolers apresentaram maiores frequências de leitura compartilhada, leitura em voz alta, número de recursos e leitura independente. Cuidadores de crianças da rede privada apresentaram maior frequência em ajudar a concluir as tarefas escolares.
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    Artigo
    Relação entre tontura e dificuldade de aprendizagem em escolares: uma revisão integrativa
    (Revista Cefac, 2019) Mantello, Erika Barioni; Silva, Eliza Mikaele Tavares da; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Gazzola, Juliana Maria; https://orcid.org/0000-0003-3200-5474
    Objetivo: verificar o nível de evidência científica da relação entre a tontura e a aprendizagem em crianças. Métodos: a pesquisa foi realizada a partir dos seguintes descritores: “dizziness”, “vertigo”, “child”, “learning”, “spelling”, “learning skills”, “academic skills”, “reading” e seus correspondentes em língua portuguesa entre as bases de dados: PubMed, Scielo, LILACS e PsychINFO. Consideraram-se os seguintes critérios de seleção: ser um estudo observacional que apontasse a relação entre tontura e aprendizagem em crianças, estar entre o período de 2007 a 2017. Desses artigos, foram excluídos os estudos que não permitiam o acesso ao texto completo e com amostras de sujeitos portadores de alterações motoras, auditivas, cognitivas. Resultados: a busca resultou em 315 artigos. Após as etapas de seleção, três dos artigos atenderam aos critérios de elegibilidade estabelecidos. Esses foram classificados com scores entre 2 e 3 de acordo com a Escala de Newcastle-Ottawa Modificada e como IIb segundo os níveis de evidências e indicadores de qualidade empregados pela American Speech-Language Hearing Association. Conclusão: verificou-se um baixo nível de evidência científica acerca da relação entre tontura e aprendizagem em crianças. Destaca-se a importância de metodologias bem definidas para a compreensão desta relação, propiciando o melhor delineamento preventivo, avaliativo e interventivo.
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    TCC
    Remediação fonológica com uso da robótica educacional em uma criança com TEA: relato de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Santos, Luiza Eduarda Bezerra dos; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Salgado-Azoni, Cíntia Alves; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; http://lattes.cnpq.br/1211558003207410; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://lattes.cnpq.br/0896653624774360; Giacchini, Vanessa; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; http://lattes.cnpq.br/5925791481811814; Azoni, Cíntia Alves Salgado; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577
    Introdução: O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é caracterizado por dificuldades ao longo da vida nas habilidades comunicativas, interação social e comportamentos não verbais. Além disso, apresenta padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. O uso da Robótica Educacional como ferramenta de intervenção emerge como uma estratégia eficaz em programas de educação especial para crianças com transtornos do neurodesenvolvimento que têm mostrado evidências de aplicabilidade. Essa abordagem, quando combinada com a assistência humana, proporciona benefícios notáveis na avaliação de resultados cognitivos e afetivos. Além disso, observa-se uma melhora significativa em habilidades como leitura, decodificação e escrita. Objetivo: descrever os benefícios da Robótica Educacional como uma ferramenta em um programa de remediação fonológica com uma criança com TEA. Metodologia: foi analisado longitudinalmente o caso de uma criança com transtorno do espectro autista, o qual antes de submeter-se a remediação fonológica com o uso da Robótica Educacional apresentava alterações relacionadas à consciência fonológica, leitura e escrita. Resultados: a terapia de linguagem trouxe apropriação da consciência fonológica, já que no decorrer do tratamento houve melhora e superação das queixas referentes a consciência fonológica, leitura e escrita. Conclusão: por meio da atividade conjunta de construção da leitura e escrita, na clínica de linguagem, entre o sujeito dessa pesquisa e o fonoaudiólogo, o primeiro pode ser percebido como alguém capaz desenvolver a consciência fonológica com o auxílio da robótica educacional e posteriormente fazer uso significativo da leitura e escrita.
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    TCC
    Uso da gamificação como ferramenta de ensino e aprendizagem em linguagem escrita no curso de fonoaudiologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) França, Beatriz de Souza dos Reis; Azoni, Cíntia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0003-1891-1622; http://lattes.cnpq.br/1965416061361892; Azoni, Cíntia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; Gonçalves, Maria de Jesus; https://orcid.org/0000-0003-2580-485X; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-1493-3429; http://lattes.cnpq.br/1211558003207410
    O presente relato visa apresentar a experiência de monitoria em um componente curricular na área da linguagem escrita do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o objetivo de trazer contribuições acerca da prática de gamificação como ferramenta de ensino e aprendizagem, analisando seu uso complementar no ensino da linguagem escrita. No processo, foram elaboradas e aplicadas atividades digitais envolvendo elementos de jogos, assim como foi proposto um questionário eletrônico a fim de analisar a percepção dos discentes quanto às práticas desenvolvidas e seu impacto na aprendizagem. Assim, por meio da análise dos dados obtidos, as práticas de gamificação, por meio de recursos tecnológicos, geraram resultados positivos para a maioria dos participantes, despertando a motivação e o engajamento na disciplina.
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    Artigo
    Validade baseada nos processos de resposta do trilhar: instrumento de triagem do vocabulário infantil
    (Codas, 2021) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Objetivo: Verificar as evidências de validade baseadas nos processos de resposta de um instrumento de triagem do vocabulário. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, aplicado em uma amostra de 133 crianças entre 3 e 7 anos de idade, subdivididos em cinco grupos de acordo a faixa etária. O instrumento sobre o qual se trata a pesquisa é o TRILHAR, que visa a triagem do vocabulário receptivo e expressivo, composto por dez fichas de atividades para cada idade-alvo. Os dados coletados focaram no tempo de aplicação em minutos e segundos, compreensão das instruções do teste e comportamento do escolar durante a aplicação. Os dados foram analisados descritivamente em relação a média, desvio-padrão e porcentagem por meio do software IBM SPSS Statistics. Resultados: O tempo de aplicação foi curto e diminuiu de acordo com a progressão da idade. O tempo médio de aplicação foi de 05m19s para o G1, 04m29s para o G2, 04m11s para o G3, 03m40s para o G4 e 02m13s para o G5. Apenas um sujeito (4,8%) do G2 necessitou de repetição das instruções no vocabulário receptivo e dois (6,3%) do G4 no vocabulário expressivo. Foi verificada pequena ocorrência de comportamentos como desinteresse, desatenção e agitação. Conclusão: Foi verificado que o tempo de aplicação do instrumento necessita de um curto período de tempo, sendo mais dispendiosa no grupo de crianças com três anos de idade. A baixa necessidade de repetição das instruções indica que o instrumento apresenta fácil compreensão por parte da criança.
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