FELCS - TCC - Administração
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33170
Navegar
Navegando FELCS - TCC - Administração por Autor "Adriano, Joana Thaise Canário"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Burnout em estudantes: um estudo no ambiente acadêmico da FELCS(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-12) Adriano, Joana Thaise Canário; Perressim, William Sbrama; https://orcid.org/0000-0002-2600-2528; http://lattes.cnpq.br/5721902195529308; Silva, Brena Carolina de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-7578-6739; http://lattes.cnpq.br/0219490381993187; Moraes, Camila Colombo de; http://lattes.cnpq.br/5506596182566747O propósito deste artigo é investigar a existência da Síndrome de Burnout entre os alunos da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, assim como os possíveis agentes que favorecem o surgimento da referida síndrome. Como meio de coleta de dados, foi aplicada a ferramenta MBI-SS, por meio de um survey online, que contou com a participação de 62 discentes da universidade. Para a análise dos dados quantitativos, utilizou-se o cálculo básico de estatísticas descritivas. Com base nos resultados, observou-se que uma quantidade relevante de alunos apresenta, em seu cotidiano, exaustão emocional, uma das três dimensões da Síndrome de Burnout. Além disso, dois principais fatores foram levados em consideração como possíveis agentes desenvolvedores da síndrome: a jornada dupla dos estudantes e uso de transporte coletivo diário. O estudo foi elaborado utilizando como justificativa importância da discussão do tema no meio acadêmico, visto que é parcamente debatido como um dos possíveis motivos para o mau rendimento acadêmico e a evasão no ensino superior. Os resultados da pesquisa podem ser utilizados como referência para ações preventivas que a organização pode realizar com o objetivo de reduzir a indisposição dos alunos com o curso e possibilitar uma melhor qualidade de vida do universitário durante sua jornada acadêmica.