FELCS - TCC - Administração
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Navegando FELCS - TCC - Administração por Autor "0000-0002-5269-5284"
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TCC Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Rodrigues, Matheus William da Silva; Pereira, Marcelo Henrique Neves; 0000-0002-5269-5284; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; 0009-0009-8464-6952; https://lattes.cnpq.br/7857003673347860; Costa, Marilene Bizerra da; http://lattes.cnpq.br/9504130585334161; Perressim, William Sbrama; 0000-0002-2600-2528; http://lattes.cnpq.br/5721902195529308; Pereira, Marcelo Henrique Neves; 0000-0002-5269-5284; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396A literatura destaca a relevância do uso de equipamentos da neurociência na previsão do comportamento do consumidor, uma vez que possibilita a medição de reações fisiológicas e sinais para estudar as preferências, bem como motivações que influenciam na tomada de decisão por meio do estudo do inconsciente humano. Neste artigo de revisão, objetivou-se analisar sistematicamente os achados sobre os segmentos e a utilização de equipamentos em estudos para compreender o comportamento do consumidor a partir de reações fisiológicas. Para tanto, foram realizadas pesquisas sistemáticas em 5 bases de dados, seguindo as diretrizes do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (Prisma), considerando os últimos dez anos. Após a identificação e triagem, 129 estudos foram incluídos na revisão (de um total n = 11.510). Em síntese, os resultados revelaram que os principais equipamentos foram o eletroencefalograma (43,41%), imagem por ressonância magnética funcional (28,68%) e o eye tracking (20,93%). Importante destacar que uma amostra pouco significativa (3,87%) fez uso de mais de um equipamento para o alcance dos seus objetivos. No tocante ao segmento de mercado abordado, destacam-se o varejo (34,10%), o publicitário (29,45%) e o comércio eletrônico (20,93%). Cumpre frisar, que além dos apontamentos estatísticos citados, esse estudo detalhou em sua discussão os principais achados dos artigos selecionados. Assim, esta obra lança luz sobre caminhos metodológicos e tendências de estudos de neuromarketing/neurociência do consumidor.TCC Clima organizacional à luz da escala eco: o caso da equipe de call center da E-link Provedor de Acesso Ltda de Santa Cruz / RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Moura, Hagleydieellsson Ramiro Almeida Lima de; Pereira, Marcelo Henrique Neves; 0000-0002-5269-5284; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; http://lattes.cnpq.br/1329341221538323; Costa, Marilene Bizerra da; https://orcid.org/0009-0008-4837-9757; http://lattes.cnpq.br/9504130585334161; Perressim, William Sbrama; https://orcid.org/0000-0002-2600-2528; http://lattes.cnpq.br/5721902195529308O presente artigo tem por objetivo analisar o clima organizacional do call center da empresa E-link Provedor de Acesso LTDA na cidade de Santa Cruz/RN, para isso buscou-se identificar o perfil socioeconômico dos colaboradores; verificar a percepção dos funcionários de acordo com os 5 fatores da escala Eco e; por último, indicar estratégias visando a melhoria do clima organizacional predominante. No que diz respeito à metodologia, e especificamente quanto aos fins, este trabalho é exploratório e descritivo. Quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa telematizada, a partir de um estudo de caso. A população do estudo compreendeu 02 colaboradores. A coleta dos dados, realizada pessoalmente, teve como base a Escala Eco. Os resultados apontaram que o clima predominante do call center da empresa E-link Provedor de Acesso LTDA na cidade de Santa Cruz/RN é considerado regular ou satisfatório. No que tange às denominações “apoio da chefia e da organização”, “controle/pressão”, “conforto físico” e “coesão entre colegas”, foram observadas médias timidamente satisfatórias, já com relação à recompensa os resultados apontaram insatisfação. Por fim, com intuito de melhoria da insatisfação identificada com o estudo, foram propostas medidas, tal como implementação de recompensas, programas de treinamento dos colaboradores, entre outras açõesTCC Endomarketing como estratégia de geração de competitividade: o caso de uma empresa do segmento alimentício(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-13) Mendes Neto, Francisco das Chagas; Pereira, Marcelo Henrique Neves; 0000-0002-5269-5284; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; 0009-0007-7114-0851; Costa, Marilene Bizerra da; http://lattes.cnpq.br/9504130585334161; Lima, Kelsiane Medeiros; 0000-0002-1758-9435; http://lattes.cnpq.br/7952530822947090Este artigo tem como objetivo verificar como o endomarketing pode fomentar a competitividade da empresa Sabores Secretos situada em Mossoró/RN. Para isso, buscou-se mapear as atuais práticas de endomarketing da empresa, compreender os efeitos das práticas de endomarketing sobre a competitividade e propor práticas de endomarketing que gerem mais competitividade para a empresa Sabores Secretos. No que tange a metodologia, esse estudo é do tipo exploratório e descritivo. Quanto aos meios caracteriza-se como de campo, telematizado, bibliográfico e estudo de caso. A população foi composta pelos colaboradores da empresa, os quais totalizam 8 indivíduos, sendo a amostra não probabilística por acessibilidade. Visando o alcance completo dos objetivos específicos, o estudo contou ainda com um sujeito de pesquisa, isto é, o gestor da empresa. Os resultados apontaram que a empresa prática o endomarketing de maneira consistente e preencheu a maioria dos quesitos do mapeamento realizado. Verificou-se ainda que as ações idealizadas de forma prévia, são executadas e contribuem diretamente no ambiente interno da empresa Sabores Secretos. Por conseguinte, levando em conta o mapeamento e o questionário realizado com o gestor e colaboradores, foi apresentado à empresa propostas de implantação de novos métodos de endomarketing em seu ambiente interno, como a realização de treinamentos, campanhas motivacionais, sistema de gratificações e a delegação de poder, todos com foco na adição de processos, em conjunto com os anteriormente praticados.TCC Fatores críticos de sucesso à luz do marketing sensorial: o caso da Natália Beauty Clinic(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-27) Medeiros, Karol Beatriz Alves de; Pereira, Marcelo Henrique Neves; 0000-0002-5269-5284; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; 0000-0002-9901-4626; http://lattes.cnpq.br/0924488626434781; Pereira, Marcelo Henrique Neves; 0000-0002-5269-5284; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; Perressim, William Sbrama; 0000-0002-2600-2528; http://lattes.cnpq.br/5721902195529308; Costa, Marilene Bizerra da; http://lattes.cnpq.br/9504130585334161O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores críticos de sucesso à luz do marketing sensorial, tendo como objeto de estudo a Natalia Beauty Clinic. Para tanto, buscou-se identificar a persona das clientes da Natalia Beauty Clinic, mapear os principais fatores críticos de sucesso sob a ótica das clientes da Natalia Beauty Clinic e verificar quais as contribuições do marketing sensorial para o sucesso da Organização. No que tange a metodologia esse estudo quanto aos fins é do tipo exploratório, descritivo e explicativo, e quanto aos meios é telematizado, documental e bibliográfico. A população, por sua vez, foi composta por 1.378 indivíduos, sendo a amostra probabilística, com erro amostral de 5% e nível de confiança de 90%, totalizando 227 indivíduos. Os dados foram coletados por meio da etnografia digital e da observação direta dos canais digitais oficiais da Natalia Beauty Clinic. A análise dos dados foi realizada em uma perspectiva quali-quanti. Os resultados apontaram que a persona pode ser estereotipada como uma mulher, que pratica o autocuidado e ama o realce da beleza natural. Os fatores críticos de sucesso identificados na empresa foram o atendimento, qualidade da equipe, resultados dos procedimentos, ambiente e experiência. Por fim, distintos foram os elementos do marketing sensorial apontados como significativos para o sucesso da clínica, destacando-se a identidade visual (visão), o óleo essencial da marca (olfato), o som ambiente (audição), as massagens (tato) e o cappuccino com Nutella (paladar).