FELCS - TCC - Administração
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Navegando FELCS - TCC - Administração por Autor "0000-0002-2600-2528"
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TCC Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Rodrigues, Matheus William da Silva; Pereira, Marcelo Henrique Neves; 0000-0002-5269-5284; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; 0009-0009-8464-6952; https://lattes.cnpq.br/7857003673347860; Costa, Marilene Bizerra da; http://lattes.cnpq.br/9504130585334161; Perressim, William Sbrama; 0000-0002-2600-2528; http://lattes.cnpq.br/5721902195529308; Pereira, Marcelo Henrique Neves; 0000-0002-5269-5284; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396A literatura destaca a relevância do uso de equipamentos da neurociência na previsão do comportamento do consumidor, uma vez que possibilita a medição de reações fisiológicas e sinais para estudar as preferências, bem como motivações que influenciam na tomada de decisão por meio do estudo do inconsciente humano. Neste artigo de revisão, objetivou-se analisar sistematicamente os achados sobre os segmentos e a utilização de equipamentos em estudos para compreender o comportamento do consumidor a partir de reações fisiológicas. Para tanto, foram realizadas pesquisas sistemáticas em 5 bases de dados, seguindo as diretrizes do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (Prisma), considerando os últimos dez anos. Após a identificação e triagem, 129 estudos foram incluídos na revisão (de um total n = 11.510). Em síntese, os resultados revelaram que os principais equipamentos foram o eletroencefalograma (43,41%), imagem por ressonância magnética funcional (28,68%) e o eye tracking (20,93%). Importante destacar que uma amostra pouco significativa (3,87%) fez uso de mais de um equipamento para o alcance dos seus objetivos. No tocante ao segmento de mercado abordado, destacam-se o varejo (34,10%), o publicitário (29,45%) e o comércio eletrônico (20,93%). Cumpre frisar, que além dos apontamentos estatísticos citados, esse estudo detalhou em sua discussão os principais achados dos artigos selecionados. Assim, esta obra lança luz sobre caminhos metodológicos e tendências de estudos de neuromarketing/neurociência do consumidor.TCC A expansão das oficinas de costura no município de Acari/RN: o impacto econômico durante a Pandemia de COVID-19.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-26) Sales, Romeu Fernandes Dantas de; Medeiros, Ricardo; 0000-0002-8298-5039; http://lattes.cnpq.br/6959468309728824; Medeiros, Ricardo; 0000-0002-8298-5039; http://lattes.cnpq.br/6959468309728824; Costa, Marilene Bizerra; http://lattes.cnpq.br/9504130585334161; Perressim, William Sbrama; 0000-0002-2600-2528; http://lattes.cnpq.br/5721902195529308Este estudo tem como proposta analisar de forma quantitativa a expansão das oficinas de costura no município de Acari, estado do Rio Grande do Norte, durante o período da pandemia de COVID-19 (novo Coronavírus). A pesquisa é de caráter descritivo e baseia-se em dados secundários de caráter bibliográfico e documental. O trabalho relata quais políticas públicas e parcerias foram adotadas pela administração municipal para viabilizar o crescimento local da indústria de transformação têxtil no período de janeiro de 2021 a junho de 2022, época em que a pandemia causou diversos prejuízos econômicos em todo o mundo. Além disso, aborda a variação dos empregos no setor têxtil, a partir da observação das admissões e desligamentos no sistema CAGED, e mostra os reflexos disso na arrecadação municipal, tomando como referência a receita dos tributos ISS e ICMS. Os resultados comprovam que houve um impacto positivo na economia local durante o período analisado.TCC Fatores críticos de sucesso à luz do marketing sensorial: o caso da Natália Beauty Clinic(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-27) Medeiros, Karol Beatriz Alves de; Pereira, Marcelo Henrique Neves; 0000-0002-5269-5284; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; 0000-0002-9901-4626; http://lattes.cnpq.br/0924488626434781; Pereira, Marcelo Henrique Neves; 0000-0002-5269-5284; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; Perressim, William Sbrama; 0000-0002-2600-2528; http://lattes.cnpq.br/5721902195529308; Costa, Marilene Bizerra da; http://lattes.cnpq.br/9504130585334161O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores críticos de sucesso à luz do marketing sensorial, tendo como objeto de estudo a Natalia Beauty Clinic. Para tanto, buscou-se identificar a persona das clientes da Natalia Beauty Clinic, mapear os principais fatores críticos de sucesso sob a ótica das clientes da Natalia Beauty Clinic e verificar quais as contribuições do marketing sensorial para o sucesso da Organização. No que tange a metodologia esse estudo quanto aos fins é do tipo exploratório, descritivo e explicativo, e quanto aos meios é telematizado, documental e bibliográfico. A população, por sua vez, foi composta por 1.378 indivíduos, sendo a amostra probabilística, com erro amostral de 5% e nível de confiança de 90%, totalizando 227 indivíduos. Os dados foram coletados por meio da etnografia digital e da observação direta dos canais digitais oficiais da Natalia Beauty Clinic. A análise dos dados foi realizada em uma perspectiva quali-quanti. Os resultados apontaram que a persona pode ser estereotipada como uma mulher, que pratica o autocuidado e ama o realce da beleza natural. Os fatores críticos de sucesso identificados na empresa foram o atendimento, qualidade da equipe, resultados dos procedimentos, ambiente e experiência. Por fim, distintos foram os elementos do marketing sensorial apontados como significativos para o sucesso da clínica, destacando-se a identidade visual (visão), o óleo essencial da marca (olfato), o som ambiente (audição), as massagens (tato) e o cappuccino com Nutella (paladar).