CERES - TCC - Pedagogia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33178
Navegar
Navegando CERES - TCC - Pedagogia por Autor "0000-0003-1746-4808"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Práticas pedagógicas e determinismo tecnológico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Alves Gonçalves, Camila; 0000-0002-5488-3684; https://lattes.cnpq.br/5331729221953880; 0000-0003-3863-6058; https://lattes.cnpq.br/5556643397044692; Sobrinho, Djanni Martinho dos Santos; 0000-0001-9541-9071; https://lattes.cnpq.br/4131095141659610; Garcia, Tulia Fernanda Meira; 0000-0003-1746-4808; https://lattes.cnpq.br./2867509345838688Trata-se de revisão sistemática de literatura sobre determinismo tecnológico na educação com o objetivo identificar se este se faz presente nas escolas de educação básica do Brasil, consequentemente será conceituado o determinismo tecnológico no contexto da educação a partir dos estudos de DAGNINO (2008). Estudo de artigos de acesso livre, em português, publicados de 2000 a 2022, nas bases de dados Periódi cos CAPES, SciELO e LISTA. Usando descritores como determinismo tecnológico, prática pedagógica, educação básica e professores e aplicado o anagrama PICO, foram selecionados 134 artigos e, aplicado critérios de inclusão, quatro textos na íntegra foram analisados. Conclui-se que a presença do determinismo tecnológico é indutor das práticas pedagógicas no Brasil e que os professores têm papel importante para a quebra do paradigma de subordinação à tecnologia, além de sugerir a ampliação de pesquisas acerca deste tema para melhor avaliação das práticas pedagógicas com mediação tecnológica.