CERES - TCC - Pedagogia
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TCC Paulo Freire: legado teórico-prático para uma educação humanizadora(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Costa Neto, Hermenegildo Moreira da; Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento; 0000-0003-4996-0275; http://lattes.cnpq.br/9220956362393869; https://orcid.org/0000-0003-1362-3672; http://lattes.cnpq.br/4752186120375373; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; 0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; Lautenschlager, Etienne; 0000-0002-6406-8085; http://lattes.cnpq.br/2079167037256269; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; 0000-0002-3654-614X; 6725172619221610Rememorando, todavia, o centenário de Paulo Freire, destacamos o caráter humanizador de seu legado teórico-prático que tanto dialoga com o tempo presente de crise orgânica em âmbito nacional. Em nossa hipótese, Freire apresenta-se como referência fundamental para educadores em formação, por indicar a possibilidade e necessidade de formar uma visão crítica de mundo a partir de uma perspectiva na qual os valores democráticos e a busca pelo empoderamento em perspectiva coletiva são premissas primeiras. Debatemos a partir da perspectiva de nãoneutralidade no ato de educar, sobre a validade da abordagem freiriana em disciplinas relevantes para a formação do pedagogo e que só recentemente ganham espaço na academia, como a disciplina Educação em Direitos Humanos, importante para propiciar acolhimento, respeito e valorização da diversidade e da democracia. Neste ensejo, traremos alguns recortes da sua obra em cotejo com perspectivas como a Decolonialidade e as Epistemologias do Sul, que preconizam a leitura de mundo e a história integral como pontos de partida para uma outra educação possível. Freire nos indica a necessária “tomada de consciência” e a “disputa sobre os rumos da sociedade” pelos grupos historicamente subalternizados, os oprimidos. Nas conclusões, destacamos suas contribuições para uma educação emancipadora e humanizadora, não só por ser um defensor da educação para todos e todas, das camadas populares e classe trabalhadora, mas também por buscar o despertar da vocação ontológica dos homens e mulheres do povo, a partir do conhecimento das contradições e antagonismos da sociedade, enquanto protagonistas da transformação da mesma.