CERES - TCC - Pedagogia
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Navegando CERES - TCC - Pedagogia por Autor "0000-0002-2903-8534"
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TCC Alfabetização e letramento racial: literatura na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Vanessa dos Santos Lima da; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; 0000-0002-2903-8534; https://lattes.cnpq.br/2020683430673778; https://orcid.org/0009-0005-6111-5762; https://lattes.cnpq.br/0781665098305093; Morais, Isabela Cristina Santos de; https://orcid.org/0000-0002-2903-8534; https://lattes.cnpq.br/3174988973584084; Silva, Jammerson Yuri da; https://orcid.org/0009-0000-2341-751X; https://lattes.cnpq.br/7806581973664499Esse artigo científico tem como temática a alfabetização e o letramento racial por meio da literatura na Educação Infantil, fazendo uma pesquisa qualitativa com o objetivo de evidenciar a importância das discussões étnico raciais no processo de alfabetização e letramento racial por meio dos livros nos anos iniciais. Tem como problemática a seguinte indagação: Como a alfabetização, o letramento racial e a literatura contribuem para o processo de identificação racial? O estudo justifica-se pela relevância do tema, em explanar essa temática tão importante nos dias atuais, entendendo que tal pauta precisa ser debatida com maior ênfase no contexto educacional com foco nos anos iniciaisTCC Mancala e ensino da matemática: o semear de uma prática pedagógica antirracista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Fernandes, Talita Nascimento; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; 0000-0002-2903-8534; http://lattes.cnpq.br/2020683430673778; http://lattes.cnpq.br/5237916563059430; Silva, Jammerson Yuri da; 0009-0000-2341-751X; http://lattes.cnpq.br/7806581973664499; , Grymuza, Alissá Mariane Garcia; 0000-0002-6737-8847Diante das novas Diretrizes Curriculares Nacionais a respeito das relações étnico-raciais, o ensino de Matemática deve promover a valorização da diversidade cultural, rompendo com a concepção tradicional de ensino, que preconiza a hegemonia branca e colonizadora. Todavia, sabe-se que a cultura e os saberes africanos são silenciados nos currículos escolares, ocasionando uma ausência de práticas pedagógicas que trabalhem as relações étnico-raciais na educação básica. Dessa forma, faz-se necessário pensarmos caminhos importantes para a efetivação de um ensino pautado na perspectiva antirracista. Assim, surge este trabalho, de abordagem qualitativa e finalidade exploratória, cujo objetivo consiste em compreender o jogo Mancala enquanto recurso didático para o ensino da Matemática, numa perspectiva antirracista. Amparando-se nos conceitos da Afroetnomatemática, de Costa Junior (2004), e da Pedagogia Antirracista, de Pinheiro (2023), a pesquisa se constitui por um estudo bibliográfico e pela análise de uma prática pedagógica de ensino da Matemática sob o olhar das relações étnico-raciais, sendo utilizada como técnica de pesquisa uma entrevista semiestruturada. Esperamos, através desta, provocar relevantes reflexões sobre a necessidade de um currículo afrocentrado, além de sensibilizar os leitores para o potencial pedagógico do jogo Mancala, compreendendo suas diferentes potencialidades culturais e matemáticas e como o seu uso pode contribuir para a implementação da Lei nº 10.639/03 e para a consolidação de valores educativos, como o respeito à diversidade étnico-racial, o cooperativismo e o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos povos africanos.