EMUFRN - TCC - Música (licenciatura)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33138
Navegar
Navegando EMUFRN - TCC - Música (licenciatura) por Autor "3051960153236945"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Cultura potiguar na aula de Música: um estudo de caso com um professor de música de uma escola estadual do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Silva, Luanderson Pablo Liborio; Oliveira, Mario André Wanderley; Veras, Alan Rommel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7581254197729582; 3051960153236945; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Brietzke, Marta Macedo; http://lattes.cnpq.br/4848871040856090; Barbosa, Francisco Ernani de Lima; http://lattes.cnpq.br/6616967763010332Este estudo de caso é uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas de um professor da rede básica de ensino que incorpora elementos da cultura potiguar em suas aulas de música. A pesquisa buscou compreender como o professor concebe e implementa atividades que valorizam a diversidade musical local, e de que forma essas práticas contribuem para a construção da identidade cultural dos alunos. Através de uma entrevista semiestruturada, foram analisadas as estratégias e os recursos utilizados pelo professor para integrar a cultura potiguar ao seu ensino. Os resultados indicam que a incorporação de elementos da cultura local contribui para a construção de um currículo mais relevante e significativo para os alunos, promovendo a valorização da identidade cultural e o desenvolvimento de um senso de pertencimento. A pesquisa corrobora com estudos anteriores que apontam para a necessidade de descolonizar o ensino de música, superando a visão eurocêntrica e valorizando a diversidade cultural brasileira. Ao integrar a cultura potiguar às suas práticas pedagógicas, o professor em questão demonstra um compromisso com a promoção de uma educação musical mais justa e inclusiva, que respeita e valoriza a pluralidade cultural.