PPGGP - Mestrado em Gestão Pública
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Navegando PPGGP - Mestrado em Gestão Pública por Autor "Alloufa, Jomaria Mata de Lima"
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Dissertação Auto avaliação e gestão institucional: análise da experiência do Instituto Federal da Paraíba(2018-02-13) Lima, Jessyka Pereira de; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; ; Guerra, Lenin Cavalcanti Brito; ; Araújo, Richard Medeiros de;Esta dissertação teve como objetivo analisar o nível de influência do processo de auto avaliação institucional, realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), nas decisões dos gestores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), considerando o ciclo avaliativo de 2015 a 2017. O estudo baseou-se em um referencial teórico sobre a temática de avaliação, e de modo particular, sobre a evolução da avaliação institucional ao longo dos anos, com foco no processo de auto avaliação, gerenciado pela CPA em cada instituição. A pesquisa apresentou caráter descritivo, do tipo estudo de caso, tendo sido realizada no IFPB Campus João Pessoa. A coleta de dados foi realizada por meio de roteiros de entrevista semiestruturados e pesquisa documental. A entrevista deu-se com dois grupos. O primeiro deles formado pelos gestores do IFPB Campus João Pessoa, contemplando os diretores geral, administrativo e de ensino, além dos coordenadores de cursos superiores deste Campus. O segundo grupo foi composto pelos membros da CPA do IFPB. Este trabalho construiu-se sob a perspectiva de análise da abordagem qualitativa, assim, considerando as características da investigação, e os procedimentos de coleta de dados, estes foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2006) e também por meio de análise documental. Os resultados da pesquisa evidenciam que entre as etapas do processo de auto avaliação desenvolvidas no IFPB as maiores lacunas encontradas estão na definição (que envolve o planejamento), na execução e na discussão e divulgação dos resultados. A repercussão da auto avaliação na gestão ainda é pouca, considerando como principal fator para isso o fato de os gestores não estarem inseridos no processo de auto avaliação e a divulgação de informações ocorrer de modo passivo, sem promoção de diálogo com os gestores e com a comunidade acadêmica. Conclui-se assim, que a avaliação no IFPB ainda não conseguiu se estabelecer como um processo educativo/formativo, pois os aspectos regulatórios são preponderantes, os resultados obtidos na avaliação ainda não são bem aproveitados pela gestão e o envolvimento do corpo social ainda é abaixo do esperado. É preciso fazer a comunidade acadêmica envolver-se no processo, construindo uma avaliação que tenha sua importância reconhecida, com resultados que façam diferença para o trabalho das pessoas e para o desempenho da instituição, não só cumpram as determinações legais estabelecidas, só assim a auto avaliação será capaz de repercutir nas decisões dos gestores do IFPB.Dissertação Avaliação da implementação da política de assistência estudantil do IFPB: estudo de caso no Campus Picuí(2017-03-06) Souza, Jussier do Nascimento; Araújo, Richard Medeiros de; ; http://lattes.cnpq.br/6158536331515084; ; http://lattes.cnpq.br/5457219253180509; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/9209334172096854; Guerra, Lenin Cavalcanti Brito; ; http://lattes.cnpq.br/4855963921757968Sendo a assistência estudantil uma política pública responsável por estabelecer um conjunto de ações com o intuito de reduzir as desigualdades socioeconômicas e promover a justiça social no percurso formativo de estudantes, torna-se importante avaliá-la para gerar informações possíveis de contribuir com o processo de tomada de decisões dos atores envolvidos com sua implementação. Esta pesquisa avaliou a implementação da política de assistência estudantil do IFPB no Campus Picuí. Para que os objetivos propostos fossem alcançados, utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo quanto aos fins e bibliográfico, documental e estudo de caso quando aos meios. Por meio de análise documental, aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas, identificou-se os principais programas implementados no Campus Picuí, descreveu-se a percepção dos atores implementadores da política e retratou-se a visão dos beneficiários. A técnica de entrevista foi utilizada para com os gestores e técnicos envolvidos com o processo de implementação, já a técnica de questionário foi aplicada com os beneficiários da política. Adotou-se o modelo metodológico de avaliação de processos de Draibe (2001) para subsidiar a construção dos resultados desta investigação. Conclui-se que a implementação da política de Assistência Estudantil demanda que a gestão tenha mais diálogo com os atores implementadores; que a gestão busque corrigir as falhas percebidas na comunicação entre gestores e técnicos, para não comprometer o sucesso da política; é necessário que se proceda a seleção dos beneficiários por meio de editais amplamente divulgados; não se pode permitir que os agentes implementadores da política atuem sem a devida capacitação; faz-se necessário que gestores, técnicos e beneficiários sejam avaliados para contribuir com melhorias no processo de implementação da política; e mesmo com uma rubrica específica para a política de Assistência Estudantil dentro do Orçamento da Instituição, os recursos destinados ao Campus Picuí são insuficientes para o alcance do número de estudantes que necessitam ser atendidos pela política. Espera-se que os resultados proporcionados pelo aludido trabalho possam contribuir para o avanço da academia e para a tomada de decisões por parte dos gestores do IFPB.Dissertação Avaliação da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC mulheres mil: um estudo de caso(2016-06-16) Melo Filho, Ari de Araújo Vilar de; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; ; Araújo, Richard Medeiros de; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento;Os investimentos na formação profissional de trabalhadores e estudantes tem sido a grande bandeira da agenda da política de educação profissional do atual governo, onde, entre as diversas ações governamentais, inclui-se o PRONATEC Mulheres Mil, o qual se destaca por se tratar de um programa concebido para proporcionar a qualificação profissional e a ampliação de oportunidades de acesso e de mobilidade no mercado de trabalho para mulheres em situação de risco social. Assim, o presente projeto de pesquisa trata da avaliação da implementação do PRONATEC Mulheres Mil do município de Maxaranguape/RN e tem como objetivo geral avaliar o processo de implementação do programa em questão, à luz do modelo de anatomia do processo geral de implementação e seus subprocessos e sistemas desenvolvido por Draibe (2001). A pesquisa em questão se classifica como um estudo de caso, do tipo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, e adotara como procedimentos de coleta de dados, pesquisa bibliográfica, questionário fechado e entrevista semiestruturada com os gestores, técnicos e beneficiarias. Para a análise dos dados serão utilizados as técnicas de análise de conteúdo de Bardin e análise documental. Espera-se com os resultados da pesquisa contribuir para a construção do conhecimento com vistas a proposições de correções de processos para o atingimento das metas pré-estabelecidas pelo programaDissertação Avaliação da qualidade do ar interior em ambientes acadêmicos: um estudo de caso(2016-06-16) Carvalho, Márcio Humberto Almeida de; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/9209334172096854; ; Furukava, Marciano; ; http://lattes.cnpq.br/7046131809246694; Sousa, Maria Rosimar de; ; http://lattes.cnpq.br/7568207788731852Os agravos da poluição atmosférica nas grandes cidades brasileiras são eventos antigos, conhecidos e recorrentes e, atualmente, tem sido um dos pontos principais de importância no meio científico. A partir da instituição do Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar - PRONAR, em 1989 e mais recentemente, em 2009, com a concepção do Plano Nacional de Qualidade do Ar - PNQA, surgiram novas perspectivas focadas na redução desses agravos que, dentre elas, cita-se a melhora da qualidade do ar em interiores climatizados artificialmente, visando à maximização do conforto ambiental e efetividade na minimização de prejuízos à saúde da coletividade. A presente pesquisa teve como objetivo identificar, em ambientes acadêmicos, em que medida os teores de CO, CO2, umidade relativa e temperatura do ar, estão em conformidade com as normas e se atendem aos padrões estabelecidos pela Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA e seus instrumentos. O referencial tem como base os aportes teóricos propostos por Satish et al. (2012), Mesquita e Araújo (2006), instrumentos da política Nacional do Meio Ambiente (CONAMA, 1981), PRONAR (1989) e ANVISA (2003). Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva. Procedeu-se medições e coletou-se dados em salas de aula, escolhidas aleatoriamente nos setores de aula I, II, III e IV, dos Centros do Campus Central, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Aplicou-se também questionário com perguntas abertas e fechadas, preconizado pela ABNT NBR 16401-3/2008. Sobre os índices da qualidade do ar - IQA, a metodologia utilizada foi desenvolvida pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos da América - EPA. Por fim, a partir da análise empreendida com referência ao parâmetro relativo ao CO2 e ao compará-lo com os parâmetros legais, postos pelo Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar - PRONAR e Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, ficou evidenciado que, nos ambientes acadêmicos da UFRN, ora pesquisados, os teores de CO2 estão além dos limites legais, ou, dito de outra forma, não estão em conformidade com os padrões estabelecidos pelas normas vigentes no país.Dissertação Desenvolvimento gerencial na Universidade Federal do Cariri: percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-22) Feitosa, Lílian Cavalcante; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; http://lattes.cnpq.br/9209334172096854; http://lattes.cnpq.br/8526379152056098; Pereira, Liana de Andrade Esmeraldo; http://lattes.cnpq.br/4202233612263158; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532O processo de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) tornou-se um tema emergente no contexto da administração pública, que necessita de servidores cada vez mais detentores de competências adequadas, não apenas nas funções técnicas, mas também de gestão. No entanto, as práticas de TD&E tradicionais já não respondem integralmente as expectativas para o desenvolvimento gerencial. À vista disso, o questionamento sobre “o que” se aprende (competências) muda de enfoque, visando entender também “como” se aprende, a fim de promover ambientes de aprendizado e de estímulo ao novo, de maneira a se materializar resultados efetivos e consistentes. Este trabalho buscou analisar a influência das modalidades de aprendizagem para o desenvolvimento das competências gerenciais, na percepção dos gestores na UFCA. Trata-se de um estudo descritivo, quali-quantitativo, com aplicação de questionários semi-estruturados a servidores gestores da UFCA. Os resultados revelaram o perfil sociodemográfico dos gestores participantes, além do alto índice de concordância para o desenvolvimento de competências gerenciais com ênfase sobre as competências políticas; e uma maior frequência das modalidades de aprendizagem: Acesso a banco de dados, leitura de textos, interações causais e treinamento tradicional. Verificou-se também que há influência na ‘Leitura de textos/banco de dados’ e ‘Interações causais’ para o desenvolvimento das competências gerenciais. Em relação a formulação de ações de desenvolvimento, foram categorizadas sugestões sobre as competências gerenciais a serem ensinadas, modalidades de Aprendizagem e outras informações que auxiliam na formulação de um programa de formação gerencial. Por fim, foram feitas recomendações visando o desenvolvimento das competências gerenciais na UFCA. Espera-se que este trabalho contribua para construção de ações mais compatíveis aos modelos de gestão da realidade pública, aos perfis dos gestores institucionais e consequentemente, melhores entregas a sociedade, observado o atendimento aos normativos legais, a racionalização e a efetividade do investimento público.Dissertação Gestão de expectativas na Unidade de Auditoria Interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-18) Mariz, Lawrence Praxedes; Araújo, Richard Medeiros de; ; ; Lopes, Alba de Oliveira Barbosa; ; Alloufa, Jomaria Mata de Lima;A presente dissertação tem como objetivo compreender como é realizada a gestão de expectativas na unidade de auditoria interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. A metodologia adotada classifica-se quanto aos objetivos, como descritiva e exploratória; quanto aos procedimentos, estudo de caso e pesquisa documental; e quanto à abordagem, qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados como instrumentos os registros e documentos institucionais, a entrevista individual com o Auditor-Chefe e o grupo focal com os auditores do IFRN. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo e análise documental. Os resultados demonstraram que a fase de conhecimento (identificação e coleta das expectativas dos key stakeholders) possui uma rotina de procedimentos pré-definida, na qual o principal instrumento utilizado é o Levantamento de Informações. Quanto à fase de consideração das expectativas, verificou-se que a unidade não possui uma rotina de procedimentos para orientar os auditores nessa etapa. Em virtude disso, constatou-se a presença de fragilidades que podem interferir na efetividade e qualidade dos trabalhos, na imparcialidade dos julgamentos profissionais e na mitigação das diferenças de expectativas. Diante dessas fragilidades e considerando que a literatura aponta que o cenário atual evidencia o surgimento de novas expectativas e a ampliação destas em torno da auditoria interna, conclui-se que o momento da análise das expectativas das principais partes interessadas merece atenção, sendo relevante estabelecer procedimentos de orientação aos auditores, a fim de afastar ou mitigar as fragilidades detectadas.Dissertação Gestão de materiais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Picuí: uma proposta de intervenção(2018-02-12) Nunes, Paula Barrêto Maia; Araújo, Richard Medeiros de; ; ; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; Lopes, Alba de Oliveira Barbosa;Este trabalho apresenta uma análise do setor de almoxarifado do IFPB – Picuí – por meio de ferramentas da Gestão da Qualidade, a fim de levantar os problemas encontrados em todas as suas etapas de trabalho, identificar as possíveis causas e, através da ferramenta 5W3H, propor soluções para resolver esses problemas, tornar o setor mais eficiente e, consequentemente, com menos desperdício do dinheiro público. O almoxarifado tem o papel de planejar aquisições comuns, acompanhar o pedido de material, recebê-lo, conferí-lo e guardá-lo até que seja distribuído para o usuário final. Foi elaborado um fluxograma de cada etapa de trabalho nesse setor, que é analisado conforme as normas vigentes e o Manual de Almoxarifado da instituição. Foram identificados os problemas de cada etapa e selecionado um como prioridade para encontrar suas causas, usando-se ferramentas como o diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa e os 5W3H. Para propor soluções para os problemas constatados, foi utilizada a ferramenta 5W3H. A metodologia adotada envolveu a pesquisa bibliográfica e a documental, para posterior coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas. Depois dessa discussão, apresenta-se uma proposta de intervenção para o Campus estudado, visando traçar possíveis soluções para os problemas encontrados, sugerir novos procedimentos e apresentar novos fluxogramas.Dissertação O gestor da instituição pública de ensino e a nova gestão pública(2014-08-28) Pereira, Liana de Araújo e Silva; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; ; Tinoco, Dinah dos Santos; ; Lima, Marcos Antonio Martins;Esta dissertação apresenta como tema O gestor da Instituição Pública de ensino e a Nova Gestão Pública, pois trata de uma reflexão com o objetivo geral de compreender como as ações do gestor, responde a proposta da Nova Gestão Pública e as exigências do Plano Nacional de Educação, de modo a contribuir com a educação nas instituições públicas do Rio Grande do Norte e tem com objetivos específicos: analisar a formação dos gestores para a função de diretor; pesquisar se as formações dos gestores correspondem com a teoria da Nova Gestão Pública e estudar se a formação do gestor reflete na qualidade da educação. Neste sentido, fez-se a pesquisa com gestores públicos das instituições estaduais de ensino da 1ª DIRED, de médio e grande porte (acima de seiscentos alunos), procurando analisar a formação dos gestores e seus conhecimentos específicos que envolvam as práticas da gestão pública voltadas para resultados e se isto reflete na qualidade da educação, conforme autores como, Sveiby (1998), Moresi (2001), Brasil (1995), ARAÚJO (2010), Brandão e Guimarães (1999), Pacheco (2011), Dahl (1990), entre outros. A metodologia da pesquisa possui caráter descritivo, com abordagem qualitativa, para compreender como as ações do gestor, e a gestão da instituição pública de ensino voltada para resultados são capazes de responder, as demandas sociais. A investigação tem caráter exploratório, uma vez que há pouco conhecimento sistematizado sobre a gestão pública na educação. Os estudos levam a proposições de resultados sobre a melhoria da educação. Foram utilizadas como fontes de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas. A autonomia do gestor, as particularidades e o envolvimento das pessoas no processo de gestão, assim como o planejamento coletivo, articulações conforme as demandas, gestão de pessoal e dos espaços físico, assim como avaliações, são tópicos estudados nesta pesquisa, de modo a propiciar uma análise mais precisa dos fatos. Partimos da percepção dos diretores de escolas, para então analisar a formação dos mesmos, como um fator importante nesta análise. Os resultados obtidos dizem respeito à necessidade de mudanças de comportamento dos gestores por meio de uma formação adequada para tal função uma vez que suas ações têm influência nos resultados da educação.Dissertação Modelo de formação acadêmica interdisciplinar: uma análise da estrutura curricular e metodológica no curso do BC&T/UFRN, na ótica dos egressos(2016-06-23) Cavalcante, Graziella Bezerra; Tinoco, Dinah dos Santos; ; ; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha;A presente dissertação teve como problema de análise: qual a percepção dos egressos do curso de BC&T/UFRN quanto à estrutura curricular e metodológica do modelo de formação acadêmica interdisciplinar? Para fundamentar a pesquisa, partiu-se da ideia de que a educação, a partir da década de 1970, sofreu diversas transformações intentando adequar-se à nova ordem hegemônica de produção capitalista e às mudanças políticas, paulatinamente, instauradas, de modo que pudesse contribuir para o fomento econômico e social dos países. Diante disso, percebeu-se que o Processo de Bolonha e o REUNI marcaram fortemente esse cenário, no âmbito internacional e nacional, respectivamente, promovendo um novo modelo de formação acadêmica de nível superior, intitulado de Bacharelados Interdisciplinares - BIs, os quais priorizam a adoção de um regime curricular mais flexível, metodologias de ensino-aprendizagem e avaliação centradas no aluno, a prática da interdisciplinaridade, a associação entre teoria e prática, entre outros. Com base nesse cenário, buscou-se alcançar o seguinte objetivo: analisar a estrutura curricular e metodológica do modelo de formação interdisciplinar implementada pelo curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia da UFRN, na ótica do egresso. Quanto as aspectos metodológicos, é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, pois para obter as respostas relacionadas ao problema de análise e objetivos, fez-se uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários e entrevistas. Quanto ao seu delineamento, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Considerando que a população em estudo foi de 352 egressos, estimou-se uma amostra para aplicação dos questionários de 50,2%, e, de 5 egressos para a realização das entrevistas. Para análise dos dados, além da aplicação da estatística descritiva, a qual auferiu as frequências relativas e acumuladas dos dados colhidos nos questionários, foi utilizado, também, as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2014). A dissertação teve como principais resultados: na percepção dos egressos em relação à estrutura curricular do BC&T, o curso tem buscado o desenvolvimento, pautando-se pelas orientações oficiais para os BIs, dispostas no documento Referenciais Orientadores para Bacharelados Interdisciplinares e similares. O curso tem desenvolvido a flexibilidade curricular através de suas opções de formação interdisciplinar: geral, direcionada e para engenharias; e consolidando-se como um regime curricular de primeiro ciclo de formação acadêmica. Alguns problemas, entretanto, foram assinalados pelos egressos, especialmente a ausência das práticas interdisciplinares e a prática de uma metodologia excessivamente tradicional.Dissertação Processo de pagamento de pessoal militar e civil do Comando da Aeronáutica: um estudo do risco e da eficácia(2016-06-17) Sales, Sheyla Fernandes; Araújo, Richard Medeiros de; ; ; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; Oliveira, Fernando Porfirio Soares de;A presente pesquisa objetivou compreender o processo de pagamento de pessoal do Comando da Aeronáutica quanto à eficácia na detecção de erros e fraudes bem como quanto à mitigação do risco, no período de 2006 a 2015. A metodologia adotada foi pesquisa descritiva, documental e de campo, com abordagem qualitativa. O modelo empírico foi baseado principalmente nos autores Padoveze e Bertolucci (2013), Dias (2008), Reis e Machado Jr (1994) e Steinberg et al. (2003), além de outros autores que abordaram avaliação de risco e eficácia em processo governamental. O universo de sujeitos compreendeu representantes dos três Órgãos principais do Comando da Aeronáutica envolvidos com o processo de pagamento de pessoal: Subdiretoria de Pagamento de Pessoal (SDPP), Diretoria de Administração de Pessoal (DIRAP) e Subdiretoria de Inativos e Pensionistas (SDIP), totalizando 10 sujeitos. Adotaram-se, como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas ou parcialmente estruturadas as quais foram tratadas por meio da análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, tem-se que a análise do risco do pagamento de pessoal militar demonstra que o Comando da Aeronáutica deve priorizar a mitigação principalmente dos riscos constantes da faixa cinza escuro, cuja probabilidade e impacto enquadram-se nos maiores patamares, quais sejam: concessão indevida de anistia, averbação ilegal de tempo de serviço, habilitação de pensão militar com declaração falsa, acúmulo ilegal de proventos/pensões ou cargos públicos, desvio de recursos de militares/pensionistas falecidos, licenciados ou transferidos por meio de adiantamento não resgatado. Quanto à avaliação de risco de pagamento de pessoal civil, destacam-se os seguintes riscos enquadrados nos maiores patamares: não pagamento proporcional das gratificações da pensão civil, desvio de recursos de militares/pensionistas falecidos, licenciados ou transferidos, pensão civil ilegal a menor sob guarda, inobservância da paridade dos benefícios na pensão civil com a remuneração do cargo efetivo do falecido, reajustes pagos indevidamente, averbação ilegal de tempo de serviço, pensão civil ilegal a filho maior ocupante de cargo público e acúmulo ilegal de proventos/pensões ou cargos públicos. Por fim, conclui-se que o processo de pagamento de pessoal do Comando da Aeronáutica é eficaz na mitigação dos riscos ora apurados.Dissertação Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC): avaliação da implementação no IFPB – Campus Picuí(2017-03-24) Laurentino, Thiago da Silva; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; http://lattes.cnpq.br/9209334172096854; http://lattes.cnpq.br/1206044486527360; Guerra, Lenin Cavalcanti Brito; http://lattes.cnpq.br/4855963921757968; Araújo, Richard Medeiros deEsta dissertação teve como objetivo avaliar o processo de implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) numa Instituição Federal de Ensino Técnico e Profissionalizante, à luz do modelo da Anatomia do Processo Geral de Implementação. O estudo se baseou no referencial teórico da Abordagem Sequencial de Políticas Públicas e no referencial da fase de Implementação, utilizando a metodologia de avaliação de processos proposta por Draibe (2001) – A Anatomia do Processo Geral de Implementação. A pesquisa é de natureza descritiva, do tipo estudo de caso, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Pícuí. Como procedimentos de coleta de dados, foram utilizadas a pesquisa documental e entrevistas com cinco categorias de sujeitos envolvidos no processo de implementação, quais sejam: Gestores, Técnicos, Professores, Parceiros e Beneficiários. A abordagem de análise de dados foi do tipo qualitativa, realizada através da análise documental e da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). O processo de implementação do Pronatec no Campus Picuí foi determinado pela Reitoria do IFPB, cumprindo a orientação do Ministério da Educação (MEC) às unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Foram identificadas fragilidades e potencialidades em cada um dos Sistemas e Sub-processos avaliados. Identificou-se como fragilidades da implementação do Pronatec: que os processos de divulgação e informação alcançavam públicos limitados e insuficientes, que ocorreram atrasos no repasse dos recursos financeiros, a inexistência de estratégias de capacitação de agentes implementadores e de processos avaliativos internos. Como potencialidades identificou-se: a percepção por parte dos gestores locais de certo grau de autonomia e descentralização nos processos decisórios, o volume de recursos orçamentários destinados a execução do programa, a realização de processos seletivos para agentes implementadores, as capacidades e comprometimento por parte dos gestores, técnicos e professores. Os resultados demonstraram a complexidade e o aspecto sistêmico do processo de implementação, considerando a interferência mútua entre as fragilidades e potencialidades identificadas nos Sistemas e Sub-processos avaliados.Dissertação Projeto de intervenção: o planejamento do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno: uma proposta de melhoria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-04-29) Silva Neto, Carlos Alexandre da; Araújo, Richard Medeiros de; ; http://lattes.cnpq.br/6158536331515084; ; Oliveira, Fernando Porfirio Soares de; ; http://lattes.cnpq.br/5520433082870690; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/9209334172096854Esta pesquisa teve por objetivo identificar os fatores de planejamento que influenciaram a execução orçamentária e a eficácia no cumprimento de metas do Centro do Lançamento da Barreira do Inferno no período de 2011 a 2014. Para alcançar o objetivo, este projeto segue a seguinte estrutura: na primeira parte, contextualiza o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) na Aeronáutica e identifica a problemática deste projeto. Em seguida, evidencia o universo teórico que serviu de embasamento à interpretação dos dados e revisa as contribuições de outros autores sobre o tema. Na terceira parte, apresenta algumas características do planejamento e da execução das metas na organização pesquisada, coleta e análise de dados. Após isso, analisa e discute os dados coletados e, finalmente, apresenta a propositura do projeto de intervenção, indicando as principais conclusões e contribuições desta pesquisa. Para atingir os resultados, utiliza uma abordagem metodológica de natureza quantitativa e qualitativa a partir de coleta de dados, mediante pesquisas documental e de campo. Os dados obtidos representam o grau de percepção da população entrevistada e estão atualizados até o mês de outubro de 2015. A análise permitiu responder aos objetivos específicos apresentados, conforme a fundamentação teórica adotada. Enfim, os principais resultados desta pesquisa foram: a identificação dos fundamentos conceituais e os fatores aplicados no processo de elaboração do planejamento; constatação de inexistência de sinergia entre os setores no processo de elaboração do planejamento e as dificuldades para execução do planejamento entre 2011 a 2014. Após isso, segue um procedimento para elaboração do Programa de Trabalho Anual que é a principal ferramenta de planejamento do Centro. Os resultados deste estudo poderão ser utilizados na busca de mais efetividade no alcance dos objetivos das organizações do Comando da Aeronáutica, bem como ser aplicados na formulação de políticas e diretrizes de gestão de recursos.Dissertação Servidores públicos federais no contexto da nova gestão pública: atuação dos técnicos de nível superior da UFRN(2014-09-02) Costa, Ângela Lobo; Tinoco, Dinah dos Santos; ; ; Silva, Anielson Barbosa da; ; Alloufa, Jomaria Mata de Lima;As universidades públicas, como instituições responsáveis pela formação cultural e profissional de excelência, por parte expressiva da produção científica e tecnológica e pela transferência de conhecimento aos processos produtivos, representam uma das mais complexas organizações produtivas da sociedade. Logo, a composição de um quadro qualificado de servidores deve refletir os rumos que precisa tomar para projetar-se no futuro, favorecendo a apropriação das premissas vigentes no contexto institucional público. A pesquisa tem como objetivo geral compreender a atuação profissional dos servidores de nível superior da carreira administrativa da UFRN no contexto do novo modelo de gestão pública, considerando aspectos como foco no cidadão, profissionalização, mérito, planejamento estratégico e mensuração de resultados. É do tipo descritivo e caracteriza-se como estudo de caso, em que foram investigados os servidores técnico-administrativos em educação ocupantes de cargos de nível superior lotados na UFRN, utilizando a abordagem qualitativa de análise, com base em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os dados coletados através de documentos dispostos em relatórios e estatísticas institucionais, bem como na legislação e normatização pertinentes, foram a base para a formulação do perfil dos servidores técnico-administrativos da instituição. A pesquisa de campo analisou respostas sobre os aspectos da nova gestão pública, através do método da análise de conteúdo e da técnica de análise categorial. Com a análise do perfil dos servidores de nível superior, foi possível verificar a atuação dos profissionais técnicos na UFRN e as principais características deste grupo ocupacional em relação às premissas da nova gestão pública. Ainda que, em diversos aspectos, haja convergência entre as práticas gerenciais e os preceitos da nova gestão pública, não é possível afirmar que os servidores se apropriaram dos processos de trabalho no modelo da nova gestão pública. As iniciativas de adoção de modelos de profissionalização e mérito, planejamento estratégico e as escassas tentativas de avaliação de desempenho com base em metas e de acompanhamento de resultados se devem ao conhecimento individual do gestor e não a um modelo institucional.