CERES - TCC - Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33177
Navegar
Navegando CERES - TCC - Matemática por Autor "Araújo, Karine dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Etnomatemática na formação do professor de matemática: importância da disciplina na estrutura curricular da licenciatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Araújo, Karine dos Santos; Maroni Lopes, Maria; http://lattes.cnpq.br/8535082485035743; de Assis Bandeira, Francisco; de Fátima Garcia, MariaO presente trabalho tem como objetivo investigar a importância da disciplina de Etnomatemática na formação inicial dos professores de Matemática. Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento e análises das estruturas curriculares de todos os cursos de Licenciatura em Matemática do Rio Grande do Norte, que realizam atividades presenciais e que estão ativos atualmente, a fim de estudar a frequência que a disciplina de Etnomatemática aparece, seja de forma optativa ou obrigatória. O intuito principal é observar traços e características de concepções Etnomatemáticas na supracitadas ementas. Após a análise, a autora realizou uma pesquisa, usando como ferramenta o Google Forms, buscando compreender o modo como os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, especificamente, dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, campus de Caicó-RN enxergam a importância dessa disciplina na formação inicial e se é possível mudar as características tradicionais de ensinar Matemática usando a cultura, tradição e realidade do aluno, ou seja, usando a Etnomatemática. Como instrumento de investigação deste trabalho temos uma entrevista realizada com o Professor Dr. Francisco de Assis Bandeira, essa entrevista teve como objetivo apresentar o processo de inserção da disciplina de Etnomatemática na estrutura curricular do curso Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, campus de Caicó-RN. A referida entrevista aconteceu de modo virtual através da plataforma Google Meet. Com base nisso, o estudo procurou responder o seguinte questionamento: Como a Etnomatemática quando abordada na formação inicial dos Professores de Matemática pode contribuir na prática profissional do professor e mudar o modelo tradicional de ensino de Matemática? Como resultado, aponta-se que são várias as contribuições de explicar o conceito de Etnomatemática para os futuros professores, desde a mudança no ensino como na absorção dos conteúdos matemáticos por parte dos alunos. Aproximar os conteúdos da escola com a realidade do aluno pode proporcionar um maior interesse dos alunos e melhor relação com a Matemática, isso porque a Etnomatemática dá significação ao que está sendo estudado.