CERES - TCC - Matemática
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TCC Um estudo introdutório da relação entre a matemática e a música(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-14) Rodrigues, João vitor Silva; Barboza, Francisco Márcio; https://orcid.org/0000-0002-1036-6634; http://lattes.cnpq.br/2081741472782887; Vieira Filho, Luis Gonzaga; http://lattes.cnpq.br/8687998217071779; Lopes, Maria Maroni; https://orcid.org/0000-0002-5487-7022; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550Este trabalho investiga a relação entre matemática e a música, destacando como conceitos matemáticos elementares influenciam a estruturação e a compreensão da música. Desde a Antiguidade, quando os gregos descobriram que as relações entre notas musicais podiam ser expressas matematicamente, a conexão entre essas duas áreas tem sido objeto de estudo e aplicação prática. A pesquisa explora a presença da matemática em elementos musicais, como escalas e ritmo, demonstrando como proporções numéricas, padrões rítmicos e funções matemáticas são fundamentais para a construção e análise musicalTCC Uso de diferentes abordagens metodológicas na sala de aula de matemática: um exemplo com equação do segundo grau(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Gomes, Kaliane da Silva; Lopes, Maria Maroni; Lopes, Maria Maroni; Bandeira, Francisco de Assis; Araújo, Jonimar Pereira deEste trabalho tem como proposta de estudo compreender algumas das dificuldades apresentadas, por alunos do 9º ano do ensino fundamental, no ensino e na aprendizagem de Equações do Segundo Grau, e propor uma alternativa de ensino com diferentes abordagens metodológicas, que objetiva contribuir para amenizar estas dificuldades. A experiência ocorreu em uma escola da rede pública no município de São Bento - PB. Observou-se que as principais dificuldades existentes na compreensão de Equações do Segundo Grau estão relacionadas às regras e abstrações inseridas nesse conteúdo, além da falta de ligação presente entre esse assunto em sala de aula e o seu uso fora dela. Também foi observado que grande parte das dificuldades da aprendizagem está vinculada à metodologia exposta pelo professor. Para atingir os objetivos de estudo, elaborou-se um bloco de atividades com metodologias diversificadas, que foi desenvolvida com uma turma de 9º ano da referida escola. A coleta de dados se deu por meio da análise das atividades, e de um questionário realizado com 26 alunos. Com esta experimentação, foi possível constatar as vantagens da utilização de várias abordagens metodológicas no ensino e na aprendizagem de Equações do Segundo Grau, como o acréscimo de informações importantes sobre o conteúdo, o que despertou o interesse, a participação e a motivação dos alunos para questionamentos.TCC Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino para a educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Santos, Jonas Juscelino Medeiros dos; Lopes, Maria Maroni; Bandeira, Francisco de Assis; Araújo, Jonimar Pereira deCada vez mais se faz necessário que o professor aproprie-se de diferentes metodologias de ensino que possibilite ao aluno um maior interesse pelo conhecimento matemático. O presente estudo objetiva analisar a relevância de diferentes metodologias de ensino e ferramentas pedagógicas que poderão auxiliar o professor em sala de aula tendo como perspectiva, promover uma aprendizagem significativa para o aluno. Assim, no presente estudo trata-se em específico da História da Matemática, dos jogos educativos, do material concreto e das Tecnologias de Informação e Comunicação – por meio de alguns dos recursos do software GeoGebra – no ensino e na aprendizagem do Teorema de Pitágoras. Investigou-se a história da Escola Pitagórica, onde se mesclava matemática e religiosidade, e algumas das demonstrações do Teorema de Pitágoras. Verificou-se por meio de estudos que a História da Matemática revela-se como uma importante ferramenta de auxílio ao professor em suas aulas, que por meio do jogo, o aluno passa a usar a matemática de maneira natural e lúdica permitindo-o encará-la como algo que está presente em seu cotidiano, não só na escola, mas em diversas situações do seu dia a dia e que o uso do GeoGebra pode facilitar o processo e visualização das demonstrações.TCC Resolução de problemas como recurso didático no ensino e na aprendizagem da álgebra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Alves, Damião de Oliveira; Lopes, Maria Maroni; Lopes, Maria Maroni; Bandeira, Francisco de Assis; Araújo, Jonimar Pereira deConstantemente resolvemos problemas matemáticos no decorrer do nosso dia-a-dia e com mais frequência em sala de aula, sendo esse um método relevante no desenvolvimento da aprendizagem do aluno, o qual possibilita os mesmos a conjecturarem que só os algoritmos matemáticos não são suficientes na resolução de um problema. Faz – se necessário adotar determinadas estratégias, ou seja, requer um plano de ação para se chegar à solução. Assim, essa pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de uma turma de 8° ano do ensino fundamental da rede pública estadual no interior do estado do Rio Grande do Norte, no ensino e na aprendizagem da álgebra, por meio da resolução de problemas. Para a realização desse trabalho foi usada uma pesquisa qualitativa no qual foi aplicada uma atividade com o propósito de analisar algumas das dificuldades dos alunos no que se refere ao pensamento algébrico, bem como o interesse da turma em resolver problemas algébricos. Em seguida foi aplicado um questionário com o intuito de saber sobre o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo, e também seu interesse pelo ensino da matemática. O resultado da turma foi bastante positivo, indicando que a resolução de situações problemas é um método que pode facilitar na aprendizagem de conteúdos matemáticos.TCC Uma análise dos estudos dissertativos em etnomatemática defendidos na UFRN de 2002 A 2013(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Medeiros, Monalisa Nogueira; Bandeira, Francisco de Assis; Lopes, Maria Maroni; Pereira, Ivanildo FreireEsta monografia é o resultado de um estudo do Estado da Arte em Etnomatemática. A escolha do tema deu-se em virtude de uma experiência durante um projeto de pesquisa sobre os conhecimentos matemáticos presentes na produção e comercialização do queijo na cidade de Caicó/RN, a luz da Etnomatemática. O presente trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, de um mapeamento das produções dissertativas referente aos estudos etnomatemáticos, defendidos nos cursos de pós-graduação da UFRN - campus de Natal. Além disso, foi realizado um primeiro recorte referente a delimitação de ano de defesa dessas dissertações, entre os anos de 2002 a 2013; um segundo recorte referente a análise, apenas, das dissertações de mestrado. As teses de doutorado ficaram para outros momentos, devido a limitação de tempo. Após esses procedimentos, foram realizadas as leituras e análises dos trabalhos dissertativos. Eles foram divididos em duas grandes categorias: a primeira em pesquisa pedagógica e a segunda em pesquisa de campo. Diante disto, foram criadas categorias secundárias, a saber: sujeitos e níveis de ensino; conteúdos abordados - que foram categorizados em: proporcionalidade, simetria, grandezas e medidas, geometria, função afim, porcentagem, sistema de numeração, números inteiros, contagem, operações básicas e isometria; problemáticas e objetivos. Os resultados alcançados mostraram que a Etnomatemática procura relacionar o contexto do aluno com a Matemática escolar, possibilitando o desenvolvimento do ensino/aprendizagem com compreensão.TCC Um estudo sobre lei dos senos, lei dos cossenos e suas aplicações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-09) Maia, Rayanne Dantas; Vieira Filho, Luis Gonzaga; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; Santos, Maria Jucimeire dosEste trabalho apresenta um estudo sobre a lei dos senos e lei dos cossenos, sendo esta uma parte da trigonometria que trabalha com a resolução de problemas em quaisquer triângulos. No primeiro momento, trataremos de pontos que foram relevantes e que contribuíram para o desenvolvimento da trigonometria, no segundo momento será apresentado a demonstração da lei dos senos e lei dos cossenos, e finalmente as aplicações das leis mostrando assim sua vasta aplicação. Para desenvolver este trabalho foi realizada uma pesquisa em fontes impressas e eletrônicas, sendo esse um levantamento bibliográfico.TCC Práticas inovadoras na sala de aula de matemática: um exemplo com a geometria plana no ensino fundamental II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-17) Santos, Soraiva Oliveira dos; Lopes, Maria Maroni; Cunha, Patrícia dos Santos; Santos, Maria Jucimeire dosO presente trabalho refere-se a uma pesquisa bibliográfica destinada a reflexão sobre algumas práticas inovadoras que venham facilitar o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, em específico com o conteúdo de Geometria Plana no ensino fundamental II. Assim, discutiremos sobre o lúdico como recurso didático, do uso de alguns dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação, abordando o uso de um software de Geometria dinâmica o GeoGebra. Bem como será utilizado o Tangram para aperfeiçoar o estudo com figuras geométricas, esse recurso que apesar de muito utilizado como recurso didático, nem sempre é trabalhado em sala de aula especificamente para o referido conteúdo. Mostra ainda, sugestões de atividades sobre os recursos que foram mencionados no desenvolvimento do texto para docentes dessa área, tendo como perspectiva, que possibilitem o despertar e a curiosidade dos alunos no decorrer das aulas sobre os conceitos da Geometria Plana.TCC Comparando as Bases de Hamel e Schauder(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-18) Santos, Edwin Castro Fernandes dos; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; Vieira Filho, Luiz Gonzaga; Santos, Maria Jucimeire dosEste trabalho aborda as Bases de Hamel e Schauder e faz uma relação entre as mesmas. Para isso, foi preciso abordar alguns conceitos de Álgebra Linear e Análise Real.TCC O uso de calculadora no ensino de matemática: uma análise na coleção de livros didáticos adotados na cidade de Jardim do Seridó – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Azevedo, Valerio Dantas de; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Santos, Maria Jucimeire dos; Batista, Maria Betânia Soares da SilvaO presente estudo tem como objetivo central analisar a proposição de atividades com calculadoras na coleção de Matemática do Ensino Fundamental (6° ao 9° anos) adotados na cidade de Jardim do Seridó – RN. Estudos como Selva e Borba (2010) e Albergaria e Ponte (2008), apontam a importância e os benefícios do uso da calculadora em sala de aula, para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A metodologia da pesquisa é embasada na abordagem qualitativa e utilizamos como objeto de pesquisa a coleção Matemática do Projeto Teláris. Analisamos as atividades envolvendo o uso da calculadora, e observamos que a coleção apresenta atividades, que o professor pode explorar conceitos, verificar resultados, correção de erros e desenvolvimento de estratégias de resolução de situações problemas. Verificamos que a coleção apresenta no manual do professor uma atividade explicando como o professor deve explorar a calculadora, o que não contribui para a maioria das atividades. Apesar das limitações, a coleção oferece várias atividades com a calculadora, mas é necessário que o professor conheça as potencialidades e limitações da calculadora e aprender a usá-la com confiança.TCC Uma análise dos estudos dissertativos sobre o Construtivismo defendidos na UFRN de 2001 a 2009(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-07) Araújo, Denise Rayonara Azevedo de; Bandeira, Francisco de Assis; Bandeira, Francisco de Assis; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Santos, Maria Jucimeire dosEsta monografia é resultado de um estudo do Estado da Arte sobre o Construtivismo. A escolha do tema se deu no momento em que houve a necessidade de investigar e aplicar métodos de ensino não tão arcaicos e tradicionais, para que o aluno pudesse compreender o conteúdo de uma forma diferente do que já vem sendo ensinado a anos. O interesse pelo tema também foi despertado a partir da participação em uma disciplina optativa denominada TEE – Teoria do Ensino e Aprendizagem, no ano de 2015 onde, por várias vezes, o assunto foi abordado. O trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, de um mapeamento das pesquisas referentes à prática Construtivista, defendidas nos cursos de pós-graduação da UFRN – Campus de Natal. Dessa forma, foi realizado um recorte referente à delimitação de ano de defesa nessas pesquisas, entre os anos de 2001 a 2009. Um segundo recorte foi feito, referente à análise de uma tese de doutorado e seis dissertações de mestrado. Após esses procedimentos, foram realizadas as leituras e análises de cada um dos trabalhos e criadas algumas categorias para o melhor entendimento de cada uma, como: sujeitos e níveis de ensino, conteúdos abordados - que foram categorizados em: trigonometria, conceitos geométricos de área e perímetro, sistema de numeração decimal, operação matemática – adição, medidas e grandezas, números complexos e equações do 2º grau; problemáticas e objetivos. Os resultados alcançados em cada uma das pesquisas mostram que, é possível sim trabalhar de acordo com o que o Construtivismo prega, possibilitando assim o desenvolvimento do ensino/aprendizagem com melhor compreensão por parte dos alunos.TCC Teorema Fundamental do Cálculo: Aplicação em algumas áreas do conhecimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-17) Silva, Maria José Azevedo da; Santos, Maria Jucimeire dos; Ivanildo Freire Pereira; Santos, Maria Jucimeire dos; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; Bezerra, Maria da Conceição AlvesO presente trabalho tem como objeto de estudo o Teorema Fundamental do Cálculo, como sendo um dos maiores feitos da Matemática, por ter sido criado para solucionar problemas que pareciam ser impossíveis de resolver. Este Teorema comprova a relação inversa que existe entre a integração e a diferenciação. Nesta perspectiva, o trabalho visa evidenciar a importância deste Teorema para o Cálculo Diferencial e Integral, tendo como base alguns autores como Palaro (2006), Picone (2007), Anacleto (2007), Thomas (2010) e Santos (2011). Neste trabalho enfatizamos o contexto histórico do Teorema, onde é especificada a sua “criação” e a importância de Newton e Leibniz neste feito. Abordamos também as demonstrações do referido Teorema, além de propriedades, definições e resultados utilizados na demonstração. Por fim, são feitas aplicações em diferentes áreas do conhecimento com o objetivo de mostrar que o Teorema Fundamental do Cálculo pode relacionar-se com outras áreas devido à utilização de suas ferramentas e argumentações que se fazem presentes na resolução de diversos problemas.TCC Malba Tahan: história de vida e contribuições ao ensino da matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-07) Santos, Alexsandro Fernandes Dos; Bandeira, Francisco de Assis.; Bandeira, Francisco de Assis; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Santos, Maria Jucimeire dosO presente trabalho tem como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica e como objetivo de pesquisa descrever a história de vida, de docência e de escritor do Senhor Júlio César de Mello e Souza, pseudônimo Malba Tahan. Para isso, foi necessário pesquisar em dissertações, teses, periódicos, dentre outros documentos, procurando possíveis contribuições deixadas por esse professor para a Educação Matemática. As principais referências que nortearam essa pesquisa foram: Brasil (1998), Farias (2004), Oliveira (2008), Lorenzato (1995), Scopel (2010), Segantini (2015), dentre outros trabalhos direcionados a essa temática. No decorrer da pesquisa e construção do nosso trabalho, podemos afirmar que o professor e escritor Júlio César de Mello e Souza sugeriu o uso de tecnologias em sala de aula, a utilização da História da Matemática, a apresentação de Matemática Recreativa, os Jogos Matemáticos e, principalmente, o uso de situações-problema como ponto de partida para a introdução de conteúdos matemáticos.TCC Equações diferenciais ordinárias e algumas aplicações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-16) Nóbrega, Danielle Dantas; Santos, Maria Jucimeire dos; Ivanildo Freire Pereira; Vieira Filho, Luís Gonzaga; Ramalho, Gabriel de Araújo; Santos, Maria Jucimeire dosO presente trabalho expõe uma breve história a respeito das equações diferenciais, seguido de definições, classificações e métodos de soluções que envolvem equações diferenciais ordinárias. No primeiro momento, será apresentado, um breve contexto histórico dando destaque a alguns matemáticos que contribuíram para o desenvolvimento das equações diferenciais, no segundo momento, definiremos as equações diferenciais ordinárias, e direcionaremos este trabalho para as equações diferenciais ordinárias lineares de primeira e segunda ordem e equações diferenciais ordinárias não-lineares, e por último apresentaremos algumas aplicações das equações diferenciais ordinárias não lineares e lineares, as quais limitam-se as equações lineares ordinárias de segunda ordem. Para desenvolver este trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico com pesquisa em fontes impressas e eletrônicas.TCC Teorema de Banach, sobre pontos fixos de contrações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-12) Silva, Artur Breno Meira; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; Vieira Filho, Luis gonzaga; Santos, Maria Jucimeire dosO objetivo deste trabalho é enunciar e demonstrar o Teorema de Banach, sobre pontos fixos de contrações, apresentando em seguida aplicações desse teorema na resolução de uma equação não linear e na importante demonstração do Teorema da existência e unicidade de solução do problema de valor inicial. Foram abordados conceitos essenciais para a compreensão do Teorema de Banach, tais como espaços métricos, sequências e convergência em espaços métricos, espaços métricos completo, contrações e pontos fixos de contrações.TCC Um estudo sobre integral definida(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-13) Silva, Kaline Araújo da; Santos, Maria Jucimeire dos; Santos, Maria Jucimeire dos; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; Pereira, Ivanildo FreireO presente trabalho exibe alguns conceitos básicos para o estudo da integral definida, como também noções de áreas, integral definida e alguns resultados. Inicialmente será apresentado limite de uma função e suas propriedades, e posteriormente, a definição de função contínua. No segundo momento, explicaremos somatório e suas particularidades, que serão utilizados em seguida no estudo das áreas de regiões irregulares. E, por fim, será exposto o conceito da soma de Riemann e da integral definida, um breve resumo sobre Bernhard Riemann, exemplos utilizando a integral definida e suas propriedades.TCC Concepções que o professor de matemática de escolas públicas da cidade de Parelhas-RN tem sobre o uso de recursos tecnológicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-14) Azevedo, Lidiane Santos; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Santos, Maria Jucimeire dos; Batista, Maria Betânia Soares da SilvaO presente trabalho teve como objetivo principal investigar algumas concepções que os professores de Matemática de escolas públicas (6º ao 9º anos) da cidade de Parelhas – RN têm sobre o uso de Recursos Tecnológicos. Este estudo baseia-se na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e no que se refere ao uso de Recursos Tecnológicos utilizamos os aportes teóricos de autores como Van de Walle (2009), Borba e Penteado (2005) e Tedesco (2004), e nos estudos de Perez (1999) e Ponte (2002), em relação à Formação de Professores. A pesquisa teve como etapas a elaboração e aplicação de um questionário com os professores de Matemática. A análise dos resultados obtidos do questionário mostrou que os professores reconhecem a importância da utilização de Recursos Tecnológicos em sala de aula de Matemática, entretanto, os professores e alunos enfrentam dificuldades em utilizar esses recursos, por exemplo, quantidade insuficiente, precária condições dos computadores, alguns dos professores não tiveram oportunidade na formação inicial e continuada o contato com esses instrumentos. Tais resultados indicam que as escolas não estão adaptadas para a manutenção de Recursos Tecnológicos e os professores não estão preparados para trabalhar com os mesmos de forma adequada em sala de aula.TCC Etnomatemática e letramento numa feira livre: o caso da cidade de Acari – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-15) Rodrigues, Bruno Henrique Santos; Bandeira, Francisco de Assis; Bandeira, Francisco de Assis; Santos, Maria Jucimeire dos; Batista, Maria Betânia Soares da SilvaO presente trabalho teve como objetivo principal investigar a Etnomatemática e letramento matemático implícitos nas operações comerciais dos feirantes na feira livre na cidade de Acari – RN. Para alcançarmos o objetivo, nos apoiamos nas pesquisas desenvolvidas por D‟Ambrosio (2001; 2008) sobre o programa de pesquisa Etnomatemática e na pesquisa qualitativa em uma abordagem Etnográfica. Para tanto o estudo teve como etapas centrais visitas e observações na feira livre e a elaboração e aplicação de entrevistas com dois feirantes, com a finalidade de investigarmos os conhecimentos matemáticos dos feirantes. A análise dos dados coletados das observações e entrevistas, de modo geral, mostra que há conhecimentos matemáticos implícitos no manuseio com a comercialização dos seus produtos, e às vezes diferentes dos da Matemática acadêmica. Podemos observar que há uma relação entre a Matemática escolar com o letramento matemático e a Etnomatemática de famílias que trabalham numa feira livre.TCC Uma análise de quatro estudos dissertativos em história da matemática defendidos na UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-15) Diniz, Natan Fernandes; Bandeira, Francisco de Assis; Bandeira, Francisco de Assis; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Batista, Maria Betânia Soares da SilvaEsta pesquisa é resultado de um estudo do Estado da Arte sobre a História da Matemática. A escolha do tema se deu enquanto bolsista do PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e também durante as disciplinas de Estágios Supervisionados de matemática III e IV, as quais me ajudaram a perceber que todo conhecimento, em especial, o matemático, é fruto de uma construção histórica. Por isso, é imprescindível a utilização da História da Matemática como método de ensino para que o aluno possa compreender a matemática de uma forma diferente do que já vem sendo ensinado há anos. A pesquisa foi elaborada a partir de uma análise bibliográfica, ou seja, de um mapeamento de pesquisas alusivas a História da Matemática, defendidas nos cursos de Pós-Graduação da UFRN – Campus de Natal. Desse modo, foi efetivado um recorte referente à delimitação de ano de defesa nessas pesquisas, entre os anos de 2009 a 2016. Um segundo recorte foi realizado apenas referente à análise de quatro dissertações de mestrado. Após essa etapa, foram realizadas as leituras e análises de cada um dos trabalhos dissertativos, em seguida, criadas algumas categorias para o melhor entendimento das mesmas, como: níveis de ensino, conteúdos abordados, problemática e objetivo geral. Os resultados obtidos em cada uma das pesquisas mostram que, é possível trabalhar a História da Matemática como método de ensino, possibilitando o desenvolvimento do ensino/aprendizagem com melhor compreensão por parte dos alunos.TCC Jogos matemáticos: brincando também se constrói conhecimentos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-19) Lima, Luana; Batista, Maria Betânia Soares da Silva; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Bandeira, Francisco de AssisEste trabalho apresenta o relato de uma experiência que utiliza os Jogos Matemáticos como estratégia para o processo de ensino aprendizagem realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, no município de Caicó/RN. A atividade foi desenvolvida no primeiro semestre de 2017. Durante a intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do CERES – UFRN. A utilização de jogos como estratégia de ensino-aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas, estimulando a sua criatividade e participação. Propusemos o jogo “Corrida Pitagórica”, onde o mesmo trabalha o conteúdo sobre Teorema de Pitágoras, para se vencer nesse jogo, exige-se do aluno o uso de estratégias, levando-o a se envolver com as aplicações da Matemática, desenvolvendo e aprimorando as habilidades que compõem o raciocínio lógico e ao professor a oportunidade de criar um ambiente na sala de aula em que a comunicação seja benéfica, propiciando momentos de interação entre alunos e professor, trocas de experiências e discussões. Devido ao pouco tempo para a aplicação da atividade, a própria autora deste trabalho confeccionou o jogo e o levou para a sala de aula. Inicialmente houve uma revisão sobre o conteúdo Teorema de Pitágoras. Em seguida, foi feita uma leitura compartilhada com os alunos sobre a regra do jogo. Após a leitura a turma foi dividida em grupos para iniciar a atividade. Foi dado a cada grupo um tabuleiro com o jogo, dois dados, peões e cartões contendo perguntas. Ao longo da atividade, os alunos aproveitavam para tirar dúvidas acerca do assunto estudado, para poder conseguir dar andamento ao jogo e, assim, tornar-se vencedor.TCC Função de Variação Limitada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-26) Araújo, Geovani Nilvan; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; Filho, Luis Gonzaga Vieira; Santos, Maria Jucimeire dosAs funçõesdevariaçãolimitadasãoumaclasseespecialdefunçõescomvariaçãofinitaemrelação a umintervalo,issosignificaque,paraumafunçãocontínuadeumaúnicavariável,sendode variaçãolimitada,ocomprimentopercorridopor f (x) quando x pecorre umdeterminadointervalo tem umvalorfinito.Aolongodestetrabalho,apresentamosalgunsconceitoseresultadosrelativo a funções,visandoestabelecerabaseadequadaparadiscutirmosasfunçõesdevariaçãolimitada. Este trabalhotemcomopropósitoprincipalapresentaralgunstiposdefunçõesdevariação limitada. Noprimeirocapítuloapresentamosconceitosbásicosdeconjuntofinito,infinitoe limitado ealgumaspropriedadesqueutilizaremosaolongodestetrabalho.Nosegundocapítulo, inicialmente fizemosumasucintaabordagemsobretopologianareta,visandoestabeleceruma base paradesenvolverosconteúdossubsequentes.Emseguida,fazemosumestudodealgumas propriedades defunções.Oterceirocapítulo,édedicadoaoestudodeintegraisdefunções usando aSomadeRiemanneapresentamospropriedadesinteressantessobrefunçõesintegráveis. Por fim,noquartocapítulo,apresentamosasfunçõesdevariaçãolimitadaemostramosalguns exemplos.