CERES - TCC - Matemática
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TCC Um estudo sobre a equação do calor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-28) Ramalho, Alanne Larissa Viana; Silva, Désio Ramirez da Rocha; https://orcid.org/0000-0003-4971-0444; http://lattes.cnpq.br/2106670839284505; https://lattes.cnpq.br/8152338416814712; Filho, Luis Gonzaga Vieira; http://lattes.cnpq.br/8687998217071779; Batista, Alex de Moura; http://lattes.cnpq.br/4451561721183888Este trabalho apresenta um estudo sobre a equação do calor, um modelo matemático fundamental para a descrição da condução do calor. Inicia-se com uma revisão conceitual das equações diferenciais e das séries de Fourier, ferramentas essenciais para a solução da equação do calor. Em seguida, aborda-se a formulação matemática do problema, incluindo condições iniciais e de fronteira, bem como a unicidade da solução. Utilizando teoremas e métodos analíticos, demonstra-se a existência e unicidade da solução da equação em diferentes contextos. O estudo tem como base bibliografias clássicas da área, garantindo um embasamento teórico rigoroso. Os resultados contribuem para a compreensão da modelagem matemática da difusão do calor, sendo aplicáveis em diversas áreas da engenharia e ciências exatasTCC História e contribuições do curso de licenciatura em matemática do CERES para a formação docente no Seridó Potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Bezerra, Lucas dos Santos; Lopes, Maria Maroni; https://orcid.org/0000-0002-5487-7022; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; Araujo, Maria Deusa de; http://lattes.cnpq.br/7935385541377344; Lima, Rachel Rawennia Coelho de; http://lattes.cnpq.br/2287779003068324Este trabalho investiga a história e as contribuições do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para a formação docente na região do Seridó Potiguar. Com abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo analisa fontes documentais, incluindo arquivos institucionais do CERES, Memorial Padre Tércio, Laboratório de Documentação Histórica e repositórios digitais como o CREPHIMat. A pesquisa contextualiza o curso em toda a sua trajetória histórica, desde antes de sua criação como Licenciatura Curta em Ciências a partir de uma política de interiorização da UFRN, até sua consolidação como Licenciatura Plena em Matemática. A análise destaca as mudanças curriculares que foram influenciadas por diretrizes nacionais e demandas locais, que moldaram o perfil de formação de professores. O trabalho também expõe a importância histórica e cultural da Matemática como disciplina. A análise do movimento de criação do curso inclui o levantamento de componentes curriculares e documentos oficiais, mostrando como a formação docente foi adaptada ao longo das décadas para atender às demandas regionais e nacionais. O CERES emerge como um agente estratégico no fortalecimento da educação matemática na região, contribuindo diretamente para a qualificação de profissionais capacitados para a docência no ensino básico e médio, destacando a relevância de uma formação docente em sinergia com os contextos sociais e institucionais em que o curso está inseridoTCC Aplicações da teoria dos números na criptografia: o caso do RSA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Pimenta Neto, João Fernandes Fernandes; Barboza, Francisco Márcio; https://orcid.org/0000-0002-1036-6634; http://lattes.cnpq.br/2081741472782887; http://lattes.cnpq.br/9980384297483037; Cunha, Arthur Anthony da; Santana, Jerberson de MeloNeste trabalho, abordamos conceitos fundamentais da teoria dos números, com o objetivo de facilitar a compreensão dos modelos de criptografia. Inicialmente, exploramos tópicos como divisibilidade, congruências, números primos e funções aritméticas. Em seguida, introduzimos os princípios da criptografia, com ênfase no sistema RSA (Rivest-Shamir-Adleman). Após o estudo do RSA, foram realizadas algumas aplicações práticas envolvendo criptografia e congruências de números inteirosTCC A complexidade do infinito: falhas nas propriedades matemáticas tradicionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Alves, Nícolas Kawã Suassuna; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; http://lattes.cnpq.br/2080539884894653; Barboza, Francisco Márcio; https://orcid.org/0000-0002-1036-6634; http://lattes.cnpq.br/2081741472782887; Vieira Filho, Luis Gonzaga; http://lattes.cnpq.br/8687998217071779Neste trabalho, utilizando a análise na reta, mais especificamente o conceito de séries numéricas, para mostrar que, no infinito, as propriedades tradicionais dos números reais nem sempre valem. Além disso, tratamos casos onde a soma pode não existir ou não ser um número realTCC Um estudo introdutório da relação entre a matemática e a música(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-14) Rodrigues, João vitor Silva; Barboza, Francisco Márcio; https://orcid.org/0000-0002-1036-6634; http://lattes.cnpq.br/2081741472782887; Vieira Filho, Luis Gonzaga; http://lattes.cnpq.br/8687998217071779; Lopes, Maria Maroni; https://orcid.org/0000-0002-5487-7022; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550Este trabalho investiga a relação entre matemática e a música, destacando como conceitos matemáticos elementares influenciam a estruturação e a compreensão da música. Desde a Antiguidade, quando os gregos descobriram que as relações entre notas musicais podiam ser expressas matematicamente, a conexão entre essas duas áreas tem sido objeto de estudo e aplicação prática. A pesquisa explora a presença da matemática em elementos musicais, como escalas e ritmo, demonstrando como proporções numéricas, padrões rítmicos e funções matemáticas são fundamentais para a construção e análise musicalTCC Uma introdução ao Teorema de Lax-Milgram(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Bezerra, Paulo Vinícius Dantas; Batista, Alex de Moura; http://lattes.cnpq.br/4451561721183888; http://lattes.cnpq.br/1205780914025015; Silva, Désio Ramirez da Rocha; https://orcid.org/0000-0003-4971-0444; http://lattes.cnpq.br/2106670839284505; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545O presente manuscrito tem como principal objetivo generalizar o Teorema da Representação de Riesz, mais precisamente, enunciar e provar o Teorema de Lax-Milgram, que garante que qualquer transformação linear e limitada pode ser escrita como uma forma bilinear. Este resultado tem aplicação direta na resolução de algumas equações diferenciais parciaisTCC Sequência didática com números inteiros: construção de significados em sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Rocha, Samara Araujo Medeiros; Grymuza, Alissá Mariane Garcia; https://orcid.org/0000-0002-6737-8847; https://lattes.cnpq.br/0835307294839681; Cavalcante, Nahum Isaque dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6364-3466; http://lattes.cnpq.br/3274805623219013; Lima, Rachel Rawennia Coelho; http://lattes.cnpq.br/2287779003068324Este trabalho tem o objetivo de propor uma sequência didática que aborde os Números Inteiros em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, levando em consideração a sua importância e como aplicá-los de forma que eles venham a construir significados em sala de aula. As atividades de ensino foram propostas com base nos documentos oficiais, Base Nacional Comum Curricular e Documento Curricular do Rio Grande do Norte. A sequência didática foi desenvolvida com uma composição de quatro atividades, planejadas para serem realizadas ao longo de sete aulas. A análise das atividades de ensino foi conduzida considerando a aplicabilidade dos números inteiros no processo de construção de significados, abordando sua utilização como representação de quantidades, medidas e dados em diferentes contextos. A Atividade de Ensino 1 - Mapa Mental para Apresentar o Conceito de Números Inteiros, teve como objetivo realizar uma pesquisa individual sobre onde se encontra números positivos e negativos no dia a dia, trazendo recortes e construindo um mapa mental sobre a definição dos números inteiros. A Atividade de Ensino 2 – Explorando a Reta Numérica teve o objetivo de promover uma introdução prática e conceitual da reta numérica dos inteiros, explorando conceitos de números simétricos, opostos e módulo, mediante uma abordagem lúdica, envolvendo movimentação física e termina na formalização e prática escrita. A Atividade de Ensino 3 – Comparação de Números Inteiros foi planejada para trabalhar o conceito de comparação entre números inteiros através de uma abordagem prática por meio de um jogo, permitindo que os alunos compreendam as regras de comparação ao mesmo tempo em que exercitam essas habilidades de forma lúdica. A Atividade de Ensino 4 – Mercadinho e Operações com Números Inteiros foi elaborada para explorar, de maneira prática e colaborativa, o uso de operações com números inteiros em situações cotidianas, como compras e dívidas. Portanto, acredita-se que as propostas desenvolvidas poderão auxiliar os professores na abordagem dos números inteiros, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e significativa ao longo do ano letivoTCC Algumas estratégias em problemas matemáticos olímpicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Cândido, Jhonatas Vinícius Araújo da Silva; Barboza, Francisco; https://orcid.org/0000-0002-1036-6634; http://lattes.cnpq.br/2081741472782887; http://lattes.cnpq.br/6945681588916547; Silva, Arthur Anthony da Cunha Romão e; http://lattes.cnpq.br/2535790263841193; Santana, Jerbeson de Melo; http://lattes.cnpq.br/6252828615989793Esta monografia destina-se a demonstrar como algumas estratégias podem ser empregadas para resolver problemas complexos de olimpíadas matemáticas. Nele, apresentamos novas técnicas aplicadas a problemas desafiadores de competições matemáticas nacionais e internacionais, acompanhadas do desenvolvimento do embasamento teórico necessário. Além disso, são incluídos problemas olímpicos que ajudam a desenvolver habilidades de resolução. Cada problema é categorizado por nível de dificuldade, variando do fácil ao extremamente desafiadorTCC A EJA nos cursos de licenciatura em matemática: um olhar para a formação inicial de professores de matemática do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Antunes, Maciel Medeiros; Grymuza, Alissá Mariane Garcia; https://orcid.org/0000-0002-6737-8847; http://lattes.cnpq.br/0835307294839681; http://lattes.cnpq.br/8494899285204781; Santos, Maria Jucimeire dos; https://orcid.org/0000-0003-0369-4469; http://lattes.cnpq.br/3428288408484476; Cavalcante, Nahum Isaque dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6364-3466; http://lattes.cnpq.br/3274805623219013Este trabalho investiga a formação inicial de professores de Matemática para atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco nas estruturas curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa inclui análise documental, entrevista com uma professora que ensina Matemática na EJA da rede pública do Rio Grande do Norte e um questionário aplicado a alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) – UFRN. Os resultados indicam ausência de disciplinas específicas voltadas para a EJA nos currículos analisados, destacando lacunas formativas que impactam negativamente a preparação docente. Além disso, a entrevista apontou desafios como a falta de infraestrutura, materiais didáticos específicos e apoio pedagógico adequado. O estudo propõe a inclusão de disciplinas voltadas à EJA nos cursos de Licenciatura, como forma de promover uma educação mais inclusiva e eficaz, alinhada às demandas desse público produzindo assim, Justiça SocialTCC Contribuições da robótica ao ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-23) Brito, Vitor Henrique Souza; Lopes, Maria Maroni; https://orcid.org/0000-0002-5487-7022; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; http://lattes.cnpq.br/4929364815354296; Medeiros, Letícia de Azevêdo; https://orcid.org/0009-0008-4228-0502; http://lattes.cnpq.br/3737232809268819; Araújo, Jonimar Pereira de; https://orcid.org/0009-0009-7240-5844; http://lattes.cnpq.br/1992666095689880; Silva, Désio Ramirez da Rocha; https://orcid.org/0000-0003-4971-0444; http://lattes.cnpq.br/2106670839284505A aplicação de robótica e da programação em bloco no ensino de matemática não apenas melhora o desempenho acadêmico dos alunos, mas também desenvolve habilidades cruciais para o século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. Pesquisas nacionais e internacionais indicam que estas práticas aumentam o engajamento e a motivação dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e relevante. Entretanto, a implementação dessas tecnologias requer capacitação adequada dos professores e acesso igualitário aos recursos tecnológicos para todos os alunos. Em suma, a robótica educacional e a programação representam uma evolução promissora no ensino de matemática, oferecendo novas possibilidades para tornar o aprendizado mais prático, envolvente e preparatório para os desafios futuros. Nessa direção, o presente estudo busca responder a seguinte pergunta norteadora de pesquisa: Quais as possíveis contribuições que as atividades envolvendo a robótica podem trazer ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos na educação básica? A metodologia teve a identificação e análise de práticas pedagógicas que utilizam a robótica no ensino da matemática, compreensão do impacto da robótica na aprendizagem de conceitos matemáticos, e proposição de atividades que integram a robótica ao ensino da matemática, visando aumentar o engajamento e a compreensão dos alunos. Este estudo conclui que, ao integrar Arduino, Scratch e outras ferramentas de robótica, os educadores podem transformar a experiência educacional, capacitando os alunos a compreenderem melhor os conceitos matemáticos e se prepararem para as demandas do futuro, promovendo uma educação mais eficaz e significativaTCC Etnomatemática na prática educativa: contribuições de uma vivência em uma escola da educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Barros, Vinicius Gabriel Silva; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; https://lattes.cnpq.br/7372363525300172; Ferreira, Almir Miranda; http://lattes.cnpq.br/3629977616173575; Araújo, Maria Deusa deO presente trabalho de conclusão de curso discute o uso da etnomatemática na sala de aula da Matemática. Assim, busca-se compreender como a abordagem etnomatemática pode vir a contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, e com a tomada de consciência sobre a relevância do conhecimento matemático nas diferentes práticas sociais e culturais. Tem-se como pergunta de pesquisa: quais as possíveis contribuições de uma prática etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem de matemática, especificamente, em uma escola de educação integral? Para responder à pergunta de pesquisa, traçou-se como objetivo, buscar compreender alguma das contribuições de uma prática etonomatemática no processo de ensino e aprendizagem da matemática em uma escola pública de tempo integral na cidade de Caicó – RN. De modo que a prática etnomatemática foi realizada em sala da Escola Estadual em Tempo Integral José Augusto, EETIJA. O estudo destaca a desenvoltura dos alunos nas entrevistas possibilitando a compreensão do conhecimento matemático do cotidiano com a escola desempenhando um papel fundamental no aprendizado de estudantes de diferentes culturas. Em nossas conclusões, entendeu-se, por meio dos dados coletados e analisados, que a etnomatemática é uma prática pedagógica capaz de destacar o papel de aluno protagonista dentro do ambiente escolar.TCC Discutindo conceitos de probabilidade inspirado na Teoria da Objetivação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-27) Alves, Andressa de Medeiros Saldanha; Lopes, Maria Maroni; Lopes, Maria Maroni; Silva, Renilma Pereira da; Silva, Rosângela Araújo daEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar as vivências dos alunos no tocante ao conteúdo de probabilidade com foco na Teoria da Objetivação (TO), com o objetivo de buscar interpretar as compreensões de estudantes do ensino fundamental sobre o estudo de probabilidade permeado pela teoria da objetivação. A pesquisa foi elaborada de forma qualitativa buscando compreender as possíveis contribuições da supracitada teoria no ensino e aprendizagem dos alunos. Tomando como referencial teórico Paiva (2019), Radford (2017), Lopes (2008), Soares e Sá (2020), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e entre outros autores. Além disso, temos como pergunta de pesquisa: como se dá a compreensão dos alunos do ensino fundamental a respeito do estudo de probabilidade à luz da teoria da objetivação? Para tanto, os indivíduos da pesquisa são os alunos do 9º ano, da Escola Municipal Professor Mateus Viana (EMPMV), localizada na cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte. A intervenção foi realizada em três momentos: o conteúdo foi ministrado, com a troca de conhecimento, por parte da autora e dos alunos; uma tarefa contendo 13 (treze) questões e por fim, uma tarefa que consistia na montagem de um cardápio de restaurante, a qual foi trabalhada em grupo. As interpretações e compreensões das duas tarefas demonstram que a TO é uma aliada no desenvolvimento dos alunos, a serem sujeitos críticos. Concluímos que, a TO é uma grande aliada para a sala de aula, inclusive para a melhor discussão e troca de experiências, e o uso da probabilidade pode auxiliar no dia a dia dos estudantes.TCC Indução Matemática e Aplicações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-18) Souza, Girlene Maria de; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; Lopes, Filho, Luís Gonzaga Vieira Maria MaroniA indução matemática é um método de prova matemática comumente usado para estabelecer afirmações para todos os números naturais, como somas de séries, propriedades de divisibilidade, identidades algébricas, etc. Existem dois tipos principais de indução matemática: indução matemática simples e indução matemática completa.TCC Alicerces da educação: a importância da Matemática Básica no Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Medeiros, Maria Eduarda Rodrigues de; Oliveira, Gislana Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8115600633928336; http://lattes.cnpq.br/9606400275487697; Martins, Emanuel Vieira; http://lattes.cnpq.br/2114318927324427; Silva, Ana Paula Pereira do Nascimento; https://orcid.org/0000-0002-7051-6358; http://lattes.cnpq.br/0780409450328273A presença marcante da matemática no currículo escolar destaca sua essencialidade em todos os campos profissionais e em variadas situações cotidianas. No entanto, é frequente observar uma falta de entusiasmo por parte dos alunos em relação a essa disciplina, sendo comum considerá-la a mais desafiadora e até mesmo temida devido à natureza abstrata de seus conceitos. O presente estudo visa analisar o impacto da matemática básica no ensino médio, com foco nas turmas de 1ª e 3ª série. A pesquisa, conduzida através de metodologia qualitativa e estudo de caso, busca avaliar o conhecimento matemático dos alunos ao saírem do ensino fundamental e do ensino médio em relação aos conhecimentos fundamentais. Os resultados revelam um déficit significativo nesses conhecimentos, evidenciando um resultado mais agravante que o esperado. A sondagem indica que os alunos enfrentam dificuldades até mesmo nas operações básicas, mostrando a necessidade urgente de intervenção no ensino. A falta de domínio desses conceitos fundamentais pode comprometer a trajetória profissional dos estudantes. Diante desse cenário, vislumbra-se a necessidade de se promover um nivelamento com estratégia pedagógica diferenciada que possibilite por intermédio de aulas complementares a recuperação/reposição das aprendizagens dos estudantes. Essa abordagem, se implementada, pode ser uma ferramenta crucial para combater o insucesso escolar e promover uma evolução na vida acadêmica e profissional dos indivíduos. Em resumo, o estudo destaca a importância crítica da matemática básica no ensino médio e ressalta a urgência de ações corretivas para preencher as lacunas educacionais identificadas.TCC Compacidade em Espaços Vetoriais de Dimensão Finita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Medeiros, Denilson Gomes de; Batista, Alex de Moura; http://lattes.cnpq.br/4451561721183888; http://lattes.cnpq.br/6275397737664631; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; Reis, Robson Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/9848549153106047Este trabalho apresenta uma abordagem introdutória de espaços normados, visando compreende uma caracterização de compacidade em espaços vetoriais de dimensão finita. Dessa maneira, a pesquisa foi realizada com base em uma revisão bibliográfica focada na referência [7]. Portanto, este estudo terá um resultado (enunciado e demonstrado) sobre compacidade em espaços normados com dimensão finita.TCC A matemática como uma linguagem base de todas as ciências naturais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Barbosa, Lívia; Oliveira, Gislana; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440739T4&tokenCaptchar=03AFcWeA4NZGN746Xu0BTIqgf-uMPRjzJlvdjGX53IosnOnnG6E1EPLxqpi0XzgJLB-dt04nxouZRladOu7K5TDe_DIabfCOILQYLb3-5Nijy87s-S1nG7FjGM5nNosFroMLflDArA7aDyRKA_6p6-xWiOFRS4V6Nii5i41MPHqbOY282A51P-eclcPMns0kJlWkztQuTHrbjkWj6b4b-cX8m5wWQteq_rh-292dK5cOjxqvoBz4lWhwjwEp4X2Mn4PEi_6AoHHbSdYjRYwFjviZidCgQXfiMoNF2izT3gPCUBH6Z6LudIh40SwIwxRxmjTOIGyaiEwCQXBA7jrnpDexwLkQ_7jLwxiYUE9C0B-vmvz2v8wnMXz2ZK6wRDPiz459mWdBImQ3HmzOhj9bqo_Hy8JGmkvVrgMJyTmoNbkYt4OBmNFlXbQRXCMtlC974OhJCcL81pnl_jaMez6QBwwotLBy2cY_-hojY_b4sDcJrLTVqH4wq5idpbb38g6fn-FWRO2jLROt6dC7Dgdafptf2HvLIa3dDzSPoZ0R19fU6mKd-DsEyOomCbTQPhV4gb1lcoeznyXXZzJvAkkTvRZ2ew2OnTlcgb3A; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=7C1CC87CCF4823F1E2951E0192952906; Santos, Jucimeire; A8Ve8V30pIyPOdA90MXINg6Uzky5ocF1tjI3t1henqzOoBLGgAj5o0b0xcT8dlh22DzRVtlS1MJQ4Pqx0eL9gu6JtpATZaXdBZMeZl29Yu1NbqUD9ughTRzDGFr3WxwVXlTMRkvuu0bAJuG_dD3g; Dantas, Taisa; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278094E5&tokenCaptchar=03AFcWeA71U9ZcxX1ZOrTYcHf_95XXtMwk0W7ywJx3saG3K0Au3DhaSOlvbcET_rcgBciITfPQDRZkoU4aadZmLWdz1t_49nICo5Ly7pm1MGhQ2ZanjJzev7DgwCz_9oOIG2fF7yRKLWbh8TCaAicnQdVPtkNDzC3CT-Woy43zU4RMDoYfxa_6B3AyWhdeePrRLYERKURKo6Gp04zfr8rR8Nar053Vvz3kJnrljVdztFJM9e7oe_D1RVZ6lyBnVFHHcRr1NmrNhjSiWUKC-TjrRm04XRcGMFYE4G3-srg25KDufRzy9k26HLOrTCpGblHGWsLerbSW5p_cSvCOMkvJHILmnPu1q0r3Wh1ELsZu9hrOqWjGnddwi4Qxwlg7yWShD0I6Khpss-Ib0_lJWMbO7ttIKUocATP8HRKQJv_liJPpDOa-GRufKzTexscLVvn1OpHUNZq8vBT_-wKPzwG3-fJ8P3mRwS3tCEbfjtaiDrHr7tC7JaMWtRV7nJHe3ivr7KVhbHaOCtejUw0XfmpOOcuAIbSEwhHjIXb8HP6z6SOfphLQsfQC22GJttqlpOSB31HEkE6EHeJ3Este trabalho de conclusão de curso aborda sobre a matemática como uma linguagem base de todas as ciências naturais e tem como objetivo explorar a maneira pela qual ela desempenha um papel fundamental como uma linguagem unificadora nas ciências naturais, possibilitando uma compreensão mais profunda da formulação de teorias precisas através da exploração do mundo natural por meio de técnicas de modelagem. O estudo destaca a aplicação da integral como um exemplo dessa interconexão, destacando como essa poderosa ferramenta matemática é unificadora das ciências físicas, químicas e biológicas. O texto também aborda a utilização da matemática desde os primórdios da civilização para explorar e compreender o mundo natural, além de discutir o papel da matemática nas demais áreas do conhecimento e concluindo que ela serve como uma unificadora que transcende as barreiras entre as disciplinas científicas. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na construção de pontes entre essas disciplinas, possibilitando a colaboração e o avanço na pesquisa interdisciplinar.TCC O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Andrade, Haylla Stefany dos Santos; Lima Neto, José Melinho; Medeiros, Larissa Layerr Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3035749722763202; http://lattes.cnpq.br/7631662302449838; Medeiros, Larissa Layerr Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3035749722763202; Araújo, GizeldaO referido trabalho teve como objetivo principal apresentar a importância do uso de jogos como ferramenta didática para o ensino da matemática, em específico no âmbito dos espaços da criança, adolescente e docentes no ambiente escolar. Este trabalho teve embasamento a partir de pesquisas em artigos e dissertações, sendo discutidos diversos fatores, melhorando e apresentando estratégias que possam promover possíveis alternativas para ações docentes. Em síntese, as características gerais desse tema, promovem na vida do estudante uma transformação no seu processo formativo, melhorando não só no aproveitamento dos conteúdos abordados em sala de aula, como no anseio pela capacitação de conceitos básicos e lógicos. Para isso, fez-se necessário uma reflexão sobre as complexidades que cercam o ensino da matemática até a relevância do planejamento e uso de jogos adotados pelo docente. Para mais, realiza-se alternativas para contornar os desafios citados, listando e sugerindo recursos que podem promover uma inovação educacional.TCC Teorema de Pitágoras: suas diversas demonstrações geométricas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Santos, Tarcisio Carlos dos; Oliveira, Gislana Pereira de; Barboza, Francisco Márcio; Azevedo, Claúdio Marcio Medeiros deEsta monografia é o resultado de uma investigação aprofundada sobre a figura proeminente de Pitágoras, seu Teorema e as múltiplas abordagens geométricas empregadas para demonstrá-lo. O objetivo primordial deste estudo consiste em analisar e apresentar de maneira detalhada a relevância histórica e matemática do Teorema de Pitágoras, assim como suas diversas demonstrações. O percurso desta pesquisa bibliográfica tem início com uma breve contextualização histórica, delimitando a gradual integração da matemática na vida humana e seu desenvolvimento como uma ferramenta indispensável na solução de desafios do quotidiano. Em seguida, mergulharemos na cativante trajetória de Pitágoras, valendo-nos das obras de diversos autores especializados que narram a evolução da matemática ao longo dos tempos. Ademais, esta abordagem compreende a exploração dos elementos essenciais que compõem o triângulo retângulo, abarcando sua definição e a proposição que estabelece as relações entre os seus lados. Neste contexto, serão apresentados os primeiros métodos geométricos utilizados para demonstrar o Teorema de Pitágoras. Por fim, a pesquisa se aprofundará na análise de várias abordagens para a demonstração do referido Teorema. Tais métodos incluirão demonstrações no campo geométrico, que envolvem a comparação de áreas em figuras, baseadas nas relações métricas do triângulo retângulo. O propósito desta exploração minuciosa reside em oferecer uma visão abrangente e enriquecedora da relevância e aplicabilidade deste teorema fundamental na matemática, enfatizando a clareza e o rigor geométrico nas suas demonstrações.TCC A educação matemática financeira: sua importância na construção do sujeito(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Reis, Laura Azevedo dos; Lima Neto, José Melinho de; http://lattes.cnpq.br/7631662302449838; http://lattes.cnpq.br/7872110061952274; Nóbrega, Luciano Sérgio da; Azevêdo, Richielle Thaise deEste trabalho expõe como a necessidade do dinheiro influenciou o desenvolvimento da sociedade, moldando interações econômicas ao longo do tempo, desempenhando um papel crucial na evolução humana. Como toda evolução, há aprendizado e, aqui, a educação matemática financeira é a chave para capacitar os indivíduos a compreenderem e gerenciarem as complexidades do mundo financeiro. Ao integrar educação, matemática e finanças, os indivíduos desenvolvem uma base sólida para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades em um ambiente de constante evolução. Essa sinergia cria uma ferramenta poderosa para capacitar pessoas a gerenciar eficientemente suas finanças, participar ativamente na economia e contribuir para o progresso da sociedade. Essa abordagem não é apenas evolutiva, mas também imperativa diante das mudanças contínuas que enfrentamos. Note que, a educação proporciona o ambiente para aquisição de conhecimento e habilidades essenciais. A matemática serve como a linguagem universal que permite a interpretação e manipulação de dados. As finanças, por sua vez, representam a aplicação prática desses conhecimentos.TCC Educação matemática crítica: uma ferramenta para influenciar debates sobre questões sociais nas aulas de matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Dantas, Jacson dos Santos; Oliveira, Gislana Pereira de; http://lattes.cnpq.br/7432994796720614; Azevedo, Claudio Marcio Medeiros de; Silva, Ana Paula Pereira do NascimentoA Educação Matemática Crítica, é uma ferramenta útil para desenvolver o pensamento crítico dos alunos dentro das aulas de matemática. Este trabalho, busca por meio dos Cenários para investigação de Skovsmose (2000), e o Diálogo em Milani (2012), (2017) e (2020), desenvolver tal habilidade nos estudantes, tornando eles seres protagonistas durante as aulas de matemática, almejando a formação de cidadãos críticos e autênticos perante à sociedade. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo central analisar os benefícios da Educação Matemática Crítica, mais especificamente nos conteúdos de matemática financeira, na aprendizagem dos estudantes, considerando o desenvolvimento do pensamento crítico, a sua motivação em estudar e o engajamento durante as aulas. Desenvolvendo uma pesquisa de cunho qualitativa, de início, foi elaborado um teste de sondagem para ser aplicado durante o momento de intervenção, com o fito de instigar o pensamento crítico deles. Em seguida, no decorrer da aula, houve momentos de interação entre alunos e professor, a fim de encontrar uma definição para alguns termos da Educação Financeira. Após a análise dos dados, foi possível perceber que os alunos tinham uma noção crítica sobre os casos apresentados e obteve-se respostas interessantes que foi levada em debate para toda turma. Durante a aula, os alunos interagiram bem, algo que não ocorria com frequência em outros momentos, demonstrando assim, interesse em aprender mais, sempre instigados com perguntas do tipo “o que vocês acham de...? ” Incentivando, assim o pensamento crítico. Analisando os resultados, pode – se concluir que é importante trabalhar o pensamento crítico nas escolas, pois tal prática instiga os (as) alunos (as) a se posicionar, mostrar seus pontos de vistas, não ficando assim, como um ser oculto durante situações adversas.