ES - TCC - Tecnologia em Gestão Hospitalar
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49433
Navegar
Navegando ES - TCC - Tecnologia em Gestão Hospitalar por Autor "0000-0001-5182-2491"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Cultura de notificação de eventos adversos em uma Unidade de Terapia Intensiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-16) Amaral, Aline Débora Vieira do; Cruz, Giovanna Karinny Pereira; 0000-0002-1242-7840; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892; 0009-0001-2961-4802; Cruz, Giovanna Karinny Pereira; 0000-0002-1242-7840; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892; Rego, Anna Larissa de Castro; 0000-0002-0485-2185; http://lattes.cnpq.br/7879716624403561; Rodrigues, Cláudia Cristiane Filgueira Martins; 0000-0001-5182-2491; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152O presente estudo teve como objetivo analisar a cultura de notificação de eventos adversos a partir da perspectiva dos profissionais de uma unidade de terapia intensiva de uma instituição pública que compõe a Rede de Atenção Materno-Infantil do município de Natal, estado do Rio Grande do Norte, região nordeste do Brasil. Tratase de um estudo epidemiológico, transversal, descritivo e analítico de abordagem quantitativa que abordou a cultura de notificação de eventos adversos no ambiente de uma Unidade de Terapia Intensiva. Os dados foram coletados através do Equestionário de Cultura de Segurança Hospitalar, um total de 68 profissionais que atuavam direta e/ou indiretamente nos cuidados aos pacientes participaram da pesquisa, dentre eles técnicos de enfermagem (39,71%), fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos (13,24%), enfermeiros (11,76%), técnicos de radiologia, laboratório e farmácia (11,76%), médicos do corpo clínico (8,82%), farmacêuticos (5,88%), nutricionistas (2,94%), e outros (5,88%). Quanto a cultura de notificação de incidentes/eventos adversos identificou-se que 79,41% dos participantes relataram não ter realizado nenhuma notificação nos últimos 12 meses. As dimensões Frequência de eventos notificados (47,8%), Abertura para comunicações (48,9%), Feedback e comunicação sobre erros (49,5%) e Resposta não punitiva para erros (24,53) foram classificadas como frágeis considerandos que tiveram um percentual de respostas positivas abaixo de 50%. O presente estudo possibilitou refletir sobre a cultura de notificação enquanto dimensão da segurança do paciente que busca a criação de um ambiente positivo para notificação de incidentes e formulação de ações e gestão de mudanças mediado por um processo contínuo de aprendizagem organizacional.TCC Nível de estresse dos docentes da área da saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Silva, Gisely Galdino da; Rodrigues, Cláudia Cristiane Filgueira Martins; 0000-0001-5182-2491; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; https://lattes.cnpq.br/2853298443742191; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; 0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; 7345877023081892Os docentes são expostos a diversos fatores estressantes no ambiente laboral, sendo assim o presente estudo objetivou avaliar o nível de estresse dos docentes da área da saúde de uma universidade federal do Rio Grande do Norte. A metodologia contou com uma pesquisa transversal, descritiva e de abordagem quantitativa, com a aplicação de dois questionários um com as características sociodemográficas e o inventário de Sinais e Sintomas de Lipp, para estabelecer o nível de estresse do docente. Para isso, utilizou-se uma amostra de 198 docentes, e realizou-se um parâmetro de proporcionalidade entre a amostra dos docentes que compõem cada um dos departamentos. Em seguida os dados foram agrupados e processados no Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) para que fosse possível obter os resultados em forma de porcentagem. Os resultados mostram que a maioria dos docentes são do sexo feminino, casadas e com filhos, a maioria possui doutorado, atuam no regime de trabalho de Dedicação Exclusiva (DE) e estão a mais de 10 anos na instituição de ensino.TCC A percepção dos docentes universitários do Curso de Gestão Hospitalar sobre o adoecimento mental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Lima, Lara Fabian Silva de; Rodrigues, Cláudia Cristiane Filgueira Martins; 0000-0001-5182-2491; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; http://lattes.cnpq.br/2199233371908959; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; 7345877023081892; Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; 0000-0002-3208-6270; 5628089389342234Os transtornos mentais são as principais causas de sofrimento psíquico, que podem estar ligadas ao trabalho, fatores como a carga de horário elevada e sobrecarga de tarefas tornam os docentes universitários expostos a certos tipos de adoecimentos mentais, podendo ser afastados das atividades, desse modo esse estudo objetivou compreender a percepção dos docentes universitários do curso de gestão hospitalar de uma universidade do nordeste do Brasil sobre o adoecimento mental. A metodologia utilizada foi transversal, descritiva e de abordagem qualitativa, aplicada aos Docentes do curso superior de Gestão Hospitalar e foi dividida em duas etapas, primeiramente realizou-se entrevistas com questões semi-estruturadas para entender a perspectiva deles sobre o adoecimento mental e a ligação com o trabalho,e um questionário sociodemográfico a fim de traçar o perfil desses profissionais. Na segunda etapa as entrevistas foram transcritas e analisadas pela técnica de análise de conteúdo Bardin. Dentre os 16 entrevistados, a maioria foram do sexo feminino, tinham idade entre de 30 e 62 anos. A partir da análise, foram encontradas duas categorias: “Conceito sobre adoecimento mental” e “Fatores contribuintes para o adoecimento mental”, a sobrecarga de atividades, acúmulo de funções, participação em comissões são citados como contribuintes para o adoecimento mental do docente universitário.