ES - TCC - Tecnologia em Gestão Hospitalar
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TCC Estratégias para o processo de matriciamento desenvolvido pelo CEREST: projeto de Intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-05) Silva, Ester Mayara de Lacerda; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Rodrigues, Claudia Cristiane Filgueira Martins; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892O objetivo do projeto é propor novas estratégias que visem a melhoria do processo de matriciamento desenvolvido pela equipe CEREST em conjunto com a Gestão das Unidades de Saúde de Natal-RN, promovendo a identificação e descrição dos mecanismos usados para o seu desenvolvimento, assim como apresentar as dificuldades e os desafios enfrentados pela equipe CEREST e a Gestão à frente das Unidades de Saúde para realização dessa atividade. Para mais, expor novas estratégias para a melhoria do processo junto a Rede de Atenção à Saúde. Este projeto será desenvolvido no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, buscando o planejamento para a realização do matriciamento nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento desse Município, contemplando os trabalhadores e trabalhadoras dessas redes de saúde. Ademais, haverá a realização de encontro no Cerest para definição dos profissionais que serão responsáveis pela intervenção pedagógico-terapêutica e das estratégias a serem implantadas. Logo após, será criado um grupo, com carga horária dedicada à realização das atividades, do mesmo modo que durante a sua realização haverá encontros com objetivo de trazer a sensibilização com teor teórico e prático na forma de estudos de caso para fixação do conteúdo.TCC Problemas psíquicos nos profissionais da saúde durante a pandemia do Coronavírus(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-05) Ferreira, Luiza Gabriella do Vale Costa; Rodrigues, Claudia Filgueira Martins; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984Objetivo: Identificar a partir da literatura científica os problemas psíquicos enfrentados pelos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente durante a pandemia do Covid-19. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Os dados para elaboração do artigo foram coletados a partir de buscas em fontes primárias de pesquisas, ou seja, artigos científicos publicados em 2020 a 2022, e disponibilizados em toda a base de dados: Google Acadêmico e Scielo, utilizando os descritores:“Doença psíquicas”; “profissionais da saúde”; “pandemia”; “Covid-19”. Resultados: verificou-se que os sintomas comumente relatados por especialistas nos estudos incluem sintomas de estresse pós-traumático, fadiga física e mental em 3 casos (30%), insônia e distúrbios do sono em 5 casos (40%) e sintomas de depressão e ansiedade em 9 casos (100%) constatado assim, que todos os estudos selecionados apresentaram depressão e ansiedade em seus resultados. Conclusão: conclui-se que as doenças psíquicas comumente apresentadas pelos profissionais que atuaram na linha de frente foram: ansiedade, depressão, insônia, estresse pós-traumático, esgotamento físico e mental, síndrome de burnout, e em alguns casos comportamentos suicidas.TCC Gestão participativa e sua contribuição para a humanização nos serviços de saúde: revisão narrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-13) Revoredo, Marlene Gabriely de Lima; Barros, Rosires Magali Bezerra de; orcid.org/0000-0002-5527-6691; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Barros, Rosires Magali Bezerra; orcid.org/0000-0002-5527-6691; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Salvador, Petala Tuani Candido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Santos, Fernanda Julyanna Silva dos; http://lattes.cnpq.br/2041291725217472O tema deste estudo trata-se da gestão participativa e sua contribuição para a humanização nos serviços de saúde. Buscando responder a seguinte questão: Quais as contribuições do modelo de gestão participativa para a humanização nos serviços de saúde? E tem como objetivo apresentar o modelo de gestão participativa e sua contribuição para a humanização nos serviços de saúde. Trata-se de revisão narrativa de artigos encontrados na base de dados SciELO-Brasil publicados entre 2011 e 2022. Foi extraído dos artigos as características do modelo de gestão participativa na área da saúde; os diferentes instrumentos e/ou ferramentas de gestão participativa na saúde; os mecanismos e práticas de humanização nos serviços de saúde e o modelo de gestão participativa em saúde quanto à implementação da Política Nacional de Humanização. Além disso, este estudo também destacou a importância da gestão de pessoas na área da saúde. Os resultados obtidos demonstraram que a valorização dos profissionais de saúde, o incentivo à capacitação e o estabelecimento de um ambiente de trabalho saudável são fatores relativos à gestão participativa determinantes para o sucesso e o bom desenvolvimento do trabalho.TCC Estratégias de Marketing na promoção de medicamentos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-13) Costa, Williane Stephanie Sales; Santos, Fernanda Julyanna Silva; http://lattes.cnpq.br/2041291725217472; Barros, Rosires Magali Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Medeiros, Angélica Teresa Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8806351108142157Nos dias atuais, o marketing não define-se apenas como a propaganda de um determinado produto, hoje é categorizado como o processo de organizar, planejar e executar ações. O marketing começou a ser utilizado com grande intensidade na área da saúde a partir dos anos 1970. Para as organizações, as estratégias de marketing são de suma importância para que a mesma possa ser reconhecida no mercado em que atua. Portanto, as estratégias de marketing fazem com que a organização entenda o seu consumidor, mas, além disto, auxilia a organização a ter conhecimento do seu orçamento, evitando gastos desnecessários. O objetivo deste trabalho é identificar quais estratégias de marketing têm sido utilizadas na promoção de medicamentos. Trata-se de uma revisão de literatura, utilizando as seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Science Direct, Pubmed, Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Google Acadêmico; no período de 2012 a 2022. Diante de uma série de estudos com as estratégias, notou-se uma maior adesão do uso de marketing de relacionamento, trazendo como resultado uma maior fidelização dos clientes. As estratégias de marketing mostraram-se importantes para a comercialização de insumos farmacêuticos. Por esse motivo, é importante que se estude sobre o marketing e seu potencial no aumento de vendas. O tema ainda é pouco retratado na literatura, portanto está em ascensão no mercado atual.TCC A formação dos gestores do Sistema Único de Saúde: uma revisão narrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-13) Sousa, Damares Poliana Brito de; Barros, Rosires Magali Bezerra de; orcid.org/0000-0002-5527-6691; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Barros, Rosires Magali Bezerra de; orcid.org/0000-0002-5527-6691; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Oliveira, Lannuzya Veríssimo e; http://lattes.cnpq.br/4841870379922169; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234O sistema brasileiro de saúde na atenção básica, contribui com a sociedade atuando como porta de entrada da população em meio ao SUS, podendo impactar no dia a dia da sociedade, com resultados tanto positivos, quanto negativos. Desse modo, propôs-se analisar a formação dos gestores no SUS na área da gestão das unidades básicas de saúde, levando em consideração se esse fator é decisivo para a melhoria da administração dessas unidades de saúde? Para que o objetivo fosse alcançado, definiu-se como método a revisão narrativa, considerando o período temporal entre 2000 a 2020. A base de dados selecionada foi a Scielo (Scientific Eletronic Library Online). Atenderam aos critérios de seleção 9 artigos, possibilitando observar que a presença da formação do profissional em sua área de atuação, pode desencadear resultados positivos que sobressaem aos negativos, assim auxiliando as unidades de saúde e o sistema em geral a alcançarem seus objetivos de acordo com o previsto. Contudo, destaca-se a necessidade de pesquisas com maior nível de evidências sobre a formação dos gestores.TCC Atuação da gestão hospitalar para a segurança do paciente: percepção de profissionais de um hospital maternidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-15) Marques, Victor Henrique Soares Silva; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; http://orcid.org/0000-0002-1242-7840; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892; http://lattes.cnpq.br/9289029296372460; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; http://orcid.org/0000-0002-1242-7840; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892; Rego, Anna Larissa de Castro; https://orcid.org/0000-0002-0485-2185; http://lattes.cnpq.br/7879716624403561; Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234O objetivo deste estudo foi analisar a atuação da gestão para a segurança do paciente a partir da perspectiva dos profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Maternidade localizado no município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal, descritivo e analítico de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 68 profissionais de saúde, mediante a auto aplicação do formulário “E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar”, que consiste na versão traduzida e adaptada para o Brasil do instrumento “Hospital Survey on Patient Safety Culture” (HSOPSC). Os resultados permitiram caracterizar a amostra e identificar que se trata de uma equipe assistencial recente, além de classificar a dimensão “Expectativas e ações da direção/supervisão da UTI que favorecem a segurança do paciente” como um indicador de segurança do paciente intermediário, e a dimensão “Apoio da gerência do hospital para a segurança do paciente" como um indicador fraco. Concluiu-se que não é responsabilidade de apenas uma parte da organização a construção de uma cultura de segurança do paciente positiva, é necessário o envolvimento da direção das unidades, da gestão hospitalar e de todos os colaboradores na criação, implementação e reforço de sentimentos, valores, comportamentos, atitudes e ações que promovam uma cultura positiva.TCC Sequestro de recém-nascidos e a segurança do paciente nas maternidades brasileiras: um estudo documental na mídia digital(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-16) Câmara, Hevelyn Maria de Souza; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Rodrigues, Claudia Cristiane Filgueira Martins; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984Objetivo: mapear como o sequestro de recém-nascidos nas maternidades brasileiras é apresentado no contexto da mídia digital. Método: trata-se de um estudo documental, de abordagem quantitativa e qualitativa, exploratória e descritiva. Foi utilizada como fonte de coleta o Google Notícias e extraídos dados acerca do título, ano de publicação, unidade federativa, fonte da notícia, abordagem da mídia digital, orientações utilizadas, fatores de contribuição, ações implementadas e o papel do gestor. Resultado e Discussão: a amostra final foi composta por quinze notícias e reportagens com publicações em 2013 a 2021 e em sete unidades federativas diferentes. As Mídias digitais retratam os sequestros dos recém-nascidos por meio de reportagens, contendo relatos das mães, familiares e alguns relatos policiais. Não contém muitos detalhes dos ocorridos, tampouco das medidas tomadas para garantir a segurança das pacientes ou até mesmo para prevenir os ocorridos. Conclusão: pode ser percebido a falta de informações a respeito do papel do gestor nas reportagens, um fator que chama a atenção devido à importância da gestão da qualidade no contexto de segurança do paciente em relação aos sequestros de recém-nascidos.TCC A cultura de segurança do paciente na Unidade de Terapia Intensiva: estudo transversal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-16) Pereira, Aíssa Maria de Freitas; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; http://orcid.org/0000-0002-1242-7840; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; http://orcid.org/0000-0002-1242-7840; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892; Rêgo, Anna Larissa de Castro; https://orcid.org/0000-0002-0485-2185; http://lattes.cnpq.br/7879716624403561; Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234A cultura de segurança do paciente é considerada um dos indicadores básicos que auxiliam na compreensão da rotina organizacional relacionada à segurança do paciente. Avaliar esse indicador através da perspectiva dos colaboradores auxilia na identificação e aferição das circunstâncias que podem ocasionar eventos adversos. O estudo teve como objetivo analisar a cultura de segurança do paciente a partir da perspectiva dos profissionais da UTI de um hospital maternidade. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa, realizado através do instrumento “E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar”, aplicado com os profissionais atuantes na UTI do hospital. Nenhuma dimensão foi identificada como forte, indicando a necessidade do fortalecimento da cultura de segurança do paciente no setor. Identificou-se a necessidade de uma gestão mais ativa e o fortalecimento da cultura de segurança, além de investimento em infraestrutura e educação, indispensáveis quando se busca atingir boas condições de segurança em instituições de saúde.TCC Cultura de notificação de eventos adversos em uma Unidade de Terapia Intensiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-16) Amaral, Aline Débora Vieira do; Cruz, Giovanna Karinny Pereira; 0000-0002-1242-7840; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892; 0009-0001-2961-4802; Cruz, Giovanna Karinny Pereira; 0000-0002-1242-7840; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892; Rego, Anna Larissa de Castro; 0000-0002-0485-2185; http://lattes.cnpq.br/7879716624403561; Rodrigues, Cláudia Cristiane Filgueira Martins; 0000-0001-5182-2491; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152O presente estudo teve como objetivo analisar a cultura de notificação de eventos adversos a partir da perspectiva dos profissionais de uma unidade de terapia intensiva de uma instituição pública que compõe a Rede de Atenção Materno-Infantil do município de Natal, estado do Rio Grande do Norte, região nordeste do Brasil. Tratase de um estudo epidemiológico, transversal, descritivo e analítico de abordagem quantitativa que abordou a cultura de notificação de eventos adversos no ambiente de uma Unidade de Terapia Intensiva. Os dados foram coletados através do Equestionário de Cultura de Segurança Hospitalar, um total de 68 profissionais que atuavam direta e/ou indiretamente nos cuidados aos pacientes participaram da pesquisa, dentre eles técnicos de enfermagem (39,71%), fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos (13,24%), enfermeiros (11,76%), técnicos de radiologia, laboratório e farmácia (11,76%), médicos do corpo clínico (8,82%), farmacêuticos (5,88%), nutricionistas (2,94%), e outros (5,88%). Quanto a cultura de notificação de incidentes/eventos adversos identificou-se que 79,41% dos participantes relataram não ter realizado nenhuma notificação nos últimos 12 meses. As dimensões Frequência de eventos notificados (47,8%), Abertura para comunicações (48,9%), Feedback e comunicação sobre erros (49,5%) e Resposta não punitiva para erros (24,53) foram classificadas como frágeis considerandos que tiveram um percentual de respostas positivas abaixo de 50%. O presente estudo possibilitou refletir sobre a cultura de notificação enquanto dimensão da segurança do paciente que busca a criação de um ambiente positivo para notificação de incidentes e formulação de ações e gestão de mudanças mediado por um processo contínuo de aprendizagem organizacional.TCC Qualidade da assistência às crianças com Síndrome de Down no Brasil: revisão integrativa da literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-16) Souza, Alesandra Nailca de; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Rodrigues, Claudia Cristiane Filgueira Martins; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984Objetivo: mapear os estudos que versam sobre a qualidade da assistência à criança com Síndrome de Down (SD) no Brasil. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir de três bases de dados, a) google acadêmico; b) Biblioteca virtual de saúde (BVS); c) Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram coletados dados acerca do título, ano de publicação, unidade federativa, tipo de estratégia, ações desenvolvidas, profissionais envolvidos, unidade de saúde envolvida na assistência, desafios enfrentados na assistência, benefícios da qualidade na assistência e o papel da gestão na assistência. Resultado: a amostra final foi composta por oito estudos. Todos os estudos que pertencem a essa amostra são artigos científicos com publicações predominantes em 2017 e em sete unidades federativas diferentes com predominância no sul do Brasil. Os profissionais envolvidos foram sete categorias e teve como predominância a equipe de enfermagem e as unidades básicas de saúde (UBS) teve dominância na assistência às crianças com SD, os benefícios que foram predominantes: melhorar o desenvolvimento e também a garantia e melhora a continuidade do cuidado das crianças com SD. Já nos desafios a falta de capacitação dos profissionais foi o que predominou. Considerações finais: verificou-se que a qualidade na assistência às crianças com SD ainda é um tema pouco discutido.TCC O motivo das glosas da enfermagem e sua influência na gestão: um protocolo de scoping review(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-19) Gomes, Tallita Ormecinda do Espirito Santo; Costa, Theo Duarte; http://lattes.cnpq.br/8305343735444335; Lopes, Rayssa Horacio; http://lattes.cnpq.br/8651713853074718; Fernandes, Gilsandra de Lira; http://lattes.cnpq.br/3479089856801754Objetivo: mapear e identificar os motivos das glosas da enfermagem e sua influência na gestão. Método: scoping Review, o qual segue o referencial JBI - Joanna Briggs Institute Reviewer Manual for Evidence Synthesis.Utilizada estratégias de pesquisa: PUBMED, LILACS, Scopus e Web of Science. Busca na literatura cinzenta: Google Acadêmico, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses & Dissertações - CAPES (CTD/Capes). Os dados extraídos dos documentos apresentam-se como evidências de análise descritiva, sendo qualitativa, a definição e pesquisa dos principais motivos de glosas. Como quantitativa a definição dos setores mais comuns e suas áreas recorrentes. Serão apresentados em tabelas e gráficos, condizente com os objetivos e resultados apresentados no estudo da revisão. O protocolo orientará o processo de identificar as glosas e sua aplicação como indicador de gestão.TCC Identificação de problemas e suas estratégias de melhorias no processo de faturamento em saúde: uma revisão integrativa de literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-19) Lima, Ângela Pereira de; Costa, Theo Duarte da; http://lattes.cnpq.br/8305343735444335; Lima, Roberval Edson Pinheiro de; http://lattes.cnpq.br/2688374474462562; Silva, Bárbara Maria Duarte da; http://lattes.cnpq.br/2597848055390982Objetivou-se identificar, na literatura, os problemas mais comuns e as ações que promovem melhorias no processo de faturamento em saúde. Trata-se de de um estudo de revisão integrativa, realizada com base em artigos disponíveis no google acadêmico. Os critérios de inclusão foram produções científicas que versem sobre a temática, em língua portuguesa e disponíveis na íntegra eletronicamente. Os profissionais atuantes na área do faturamento enfrentam dificuldades ao realizar o seu trabalho, principalmente no processo de cobrança, prazos, glosas, tabelas desatualizadas, pouco entendimento sobre o processo de trabalho, ausência de registros e a falta de controle sistêmico para as perdas, gerando prejuízo para as instituições de saúde. Visto a complexidade do setor, sugere-se a padronização e mapeamento dos processos, o investimento em ações de educação continuada, visando sempre as atualizações e treinamentos, e a efetivação da auditoria, objetivando garantir a qualidade dos serviços e a saúde financeira da instituição.TCC A gestão em um centro de convivência e cultura: percepção dos gestores e usuários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Francelino, Victória Priscilla Silva; Oliveira, Lannuzya Verissímo e; http://lattes.cnpq.br/4841870379922169; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa que objetiva compreender as percepções dos usuários e profissionais em um Centro de Convivência e Cultura (CECCO) sobre a gestão. Participaram do estudo nove profissionais e cinco convivas desse serviço de Natal/RN, os quais responderam a um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturado. Os sujeitos da pesquisa foram em sua maioria mulheres, com média de idade de 37,3 anos. Os profissionais foram em sua maioria psicólogos que atuavam no serviço, em média, há um ano e dois meses. Dentre os convivas o tempo de vivência no serviço é de quatro anos. As falas foram analisadas sob a ótica da Análise de Conteúdo e permitiu a elaboração de três categorias temáticas: I- Vínculo e a interface com a gestão- “O teu afeto me afetou é fato”; II- Carência estrutural e o impacto na gestão- “A gente quer bebida, diversão e arte”; e III- Gestão participativa- “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Conclui-se que a gestão no Centro ocorre de forma participativa e colaborativa, sendo potencializada pela competência técnica dos gestores e através da criação de vínculo. Por sua vez, é dificultada pela carência estrutural.TCC Musicoterapia para melhorar a qualidade de vida de estagiários na Secretaria Municipal de Saúde de Natal: um projeto de intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Bertuleza, Lucas Felipe dos Santos; Oliveira, Lannuzya Veríssimo e; http://lattes.cnpq.br/4841870379922169; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Rodrigues, Claudia Cristiane Filgueira Martins; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152Trata-se de uma proposta de projeto de intervenção que objetiva implementar práticas de musicoterapia para melhoria na qualidade de vida no trabalho dos estagiários na Secretaria Municipal de Saúde de Natal. O público-alvo são 54 estagiários, os quais serão convidados a participar de oficina de musicoterapia, a ser realizada uma vez por semana na própria instituição, com duração de 40 minutos. Este projeto seguirá as seguintes etapas: I- Roda de conversa e sensibilização com a gestão e os estagiários; II- Planejamento das oficinas com ênfase na aplicação de um questionário a fim de verificar as habilidades e gosto musical dos participantes; III- Realização das oficinas; IV- Avaliação dos impactos das oficinas de musicalização na qualidade de vida no trabalho dos participantes. Acredita-se que as múltiplas atribuições dos estagiários e as fragilidades estruturais são fragilidades no tocante a execução desta proposta, todavia o caráter afetivo e terapêutico da musicoterapia são potencialidades deste projeto.TCC O uso das redes sociais digitais para educação em saúde mental na atenção básica de Natal, Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Oliveira, Emerson Ferreira de; Oliveira, Lannuzya Verríssimo e; http://lattes.cnpq.br/4841870379922169; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984Trata-se de pesquisa exploratória-descritiva, realizada no contexto web, que objetiva mapear o uso das redes sociais digitais para educação em saúde mental na Atenção Básica de Natal, Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados, entre os meses de março a maio de 2023, nas redes sociais digitais: Facebook e Instagram. A rede social mais utilizada pelas Unidades Básicas de Saúde foi o Instagram, todavia apenas 2,1% das publicações mencionaram temas de saúde mental no período analisado. Dentre as temáticas de saúde mental abordadas, destacam-se àquelas em alusão às datas comemorativas do Ministério da Saúde, a saber: janeiro branco, setembro amarelo, novembro azul, luta antimanicomial, além de orientações para enfrentamento ao luto, Síndrome de Burnout e ansiedade. Conclui-se que as redes sociais digitais podem ser estratégias potentes de educação em saúde mental, mas no cenário estudado ainda são pontuais e desarticuladas.TCC O acolhimento como tema transversal na formação do gestor em saúde: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Silva, Anne Alice Marques da; Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Cruz, Giovanna Karinny Pereira; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892Objetivo: discutir o acolhimento como tema transversal na formação do gestor em saúde e seus benefícios para a gestão em saúde. Método: trata-se de um relato de experiência de ações vivenciadas no curso de Gestão Hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e práticas nas instituições de saúde Natal/RN, a partir da intervenção que aperfeiçoasse o acolhimento aos usuários. Foi utilizado o método qualitativo, baseado em práticas vivenciadas durante os estágios na área de gestão em saúde. Foram identificados os aspectos relevantes do acolhimento e analisados seus impactos na prática cotidiana do gestor. Resultados: o acolhimento como tema importante na formação do gestor em saúde consegue trazer benefícios significativos. Por meio do tema, há uma melhora na qualidade do atendimento, fortalecimento da relação entre profissionais e usuários do serviço de saúde, e promoção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Acredita-se que essa abordagem pode contribuir para a construção de um sistema de saúde mais humanizado e eficaz, resultando em uma melhor qualidade de vida para os usuários. Considerações Finais: apesar de limitado ao relato de uma experiência específica, os resultados sugerem que o acolhimento pode ser uma abordagem valiosa para a gestão em saúde, proporcionando um atendimento mais humanizado e eficiente. Recomenda-se a realização de novas pesquisas para ampliar o conhecimento nessa área e explorar estratégias de ensino que fortaleçam a formação do gestor em relação ao acolhimento.TCC Papel da educação na implantação da linha de cuidado ao paciente com infarto agudo do miocárdio no estado do Rio Grande do Norte: relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-22) Silva, José Gabriel Teixeira da; Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; Barros, Rosires Magali Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/3538892232310984; Nóbrega, Walkiria Gomes da; http://lattes.cnpq.br/9849786862476453Objetivo: relatar a experiência de implantação da linha de cuidado ao paciente com infarto agudo do miocárdio no estado do Rio Grande do Norte. Método: relato de experiência na perspectiva de estagiário da Secretaria de Saúde do Estado (SESAP) sobre a educação permanente na implantação da Linha de Cuidado (LC) do Infarto Agudo do Miocárdio no estado. Resultados: o processo de implantação da LC foi perpassado por várias ações, entre elas a capacitação de médicos e enfermeiros sobre a utilização do trombolítico, foco deste estudo. Esta ação teve como resultados a capacitação de 638 profissionais, 187 médicos e 451 enfermeiros, além disso, houve o crescimento de 275% na quantidade de pacientes trombolisados. Considerações Finais: relatou-se, neste trabalho, todo o planejamento e execução da educação permanente em saúde e sua contribuição para a implantação da linha de cuidado do infarto agudo do miocárdio no Rio Grande do Norte. Por fim, espera-se, com este estudo, contribuir com o cenário cardiológico em âmbitos nacionais e até internacionais para a promoção de futuras capacitação.TCC Ouvidoria como ferramenta para fortalecer a participação social do sistema único de saúde: revisão integrativa da literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-22) Macêdo, Louise Gabriella Lima Lopes da Silva; Souza, Marize Barros de; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841; 0000-0003-4306-6205; http://lattes.cnpq.br/3347384429245860; Leite, Maria Jalila Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3960626240467102; Lima, Roberval Edson Pinheiro de; http://lattes.cnpq.br/2688374474462562Objetivo: Este artigo tem o objetivo de analisar, à luz da literatura a importância da ouvidoria e suas contribuiçõespara gestão dos serviços de saúde, as potencialidades e desafios para o controle da promoção e garantia dos direitos dos serviços públicos e descrever a atuação do ouvidor na gestão e no processo de trabalho. Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com coleta de dados realizadas a partir de fontes secundárias, por meio de uma revisão integrativa.Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: analisaram-se 20 artigos que atenderam aos critérios previamente estabelecidos. Os artigos selecionados estão descritos segundo a procedência, título, autores, periódico, idioma e temática, foi possível separar o estudo em três categorias: a) a ouvidoria como instrumento de gestão para os serviços de saúde; b) a ouvidoria como espaço de participação social, e c) o processo de trabalho da ouvidoria do (SUS). Considerações finais: Observou-se como potencialidades, a contribuição para a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS), para a gestão dos serviços de saúde e como canal de intermediação das demandas dos cidadãos. A ouvidoria descrita neste estudo apresenta-se como um mecanismo de participação dos usuários e um forte instrumento para a gestão dos serviços em saúde. Ressalta a eficácia da Ouvidoria Ativa para o SUS, ao se relacionar de forma mais próxima à comunidade. Os desafios, a divulgação do serviço aos cidadãos e suas principais funções, a interação entre os gestores e as demandas sinalizadas pela ouvidoria e a qualificação das ouvidorias e dos seus processos de trabalho.TCC Construção de uma cartilha informativa sobre o acolhimento a pessoa idosa nos serviços de saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-23) Pereira, Isabela Vitória Santos; Alves, Kisna Yasmin Andrade; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145; https://lattes.cnpq.br/1566235482478155; Rodrigues, Claudia Cristiane Filgueira Martins; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; Oliveira, Lannuzya Veríssimo e; http://lattes.cnpq.br/4841870379922169Objetiva-se construir uma cartilha informativa sobre o acolhimento à pessoa idosa. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa metodológica produzida nos períodos de novembro a dezembro de 2022 e maio a junho de 2023 através das duas etapas: 1) pesquisa de opinião; e 2) construção de uma cartilha educativa. Os dados quantitativos foram analisados a partir da estatística descritiva simples e os qualitativos, através da nuvem de palavras. A cartilha informativa é constituída por 10 páginas. Dessas, três são referentes aos elementos pré-textuais, seis textuais e um pós-textual. O seu design combina imagens e textos e representam os principais grupos temáticos elencados nas respostas da pesquisa de aparições: acolhimento, direitos da pessoa idosa e humanização do cuidado. Assim, almeja-se que este trabalho possa melhorar a disseminação de informações e comunicação entre idoso e profissionais de saúde sobre a temática acolhimento.TCC Avaliação da estrutura como indicador da qualidade em saúde em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-23) Araujo, Maria Heloisa Martins de; Rodrigues, Cláudia Cristiane Filgueira Martins; http://lattes.cnpq.br/7399211815479152; Alves, Kisna Yasmin Andrade; http://lattes.cnpq.br/4386353178053145; Costa, Theo Duarte da; http://lattes.cnpq.br/8305343735444335O presente trabalho tem por objetivo avaliar a estrutura=como indicador de qualidade assistencial e segurança do paciente em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto de um Hospital Universitário do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, de abordagem descritiva, realizado a partir de uma coleta de dados realizada na UTI, por meio do instrumento de checklist relacionado a segurança do paciente. Foram realizadas coletas por dois juízes. Os itens do checklist foram divididos em seis itens: instalações da UTI, quedas, higienização das mãos, identificação do paciente, terapia medicamentosa e recursos humanos. Os itens avaliados, em sua maioria, foram considerados adequados com concordância entre os juízes, totalizando 18 itens, ainda em termos de concordância entre os juízes, 1 item foi considerado inadequado e 1 item parcialmente adequado. 4 itens foram considerados inadequados e não obtiveram concordância entre os juízes. A avaliação dos juízes obteve concordância moderada através do cálculo de Kappa. Pode-se concluir que a UTI avaliada, em sua maioria, cumpri com os parâmetros estabelecidos no checklist e tem capacidade de ofertar cuidado seguro ao paciente. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a estrutura=como indicador de qualidade assistencial e segurança do paciente em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto de um Hospital Universitário do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, de abordagem descritiva, realizado a partir de uma coleta de dados realizada na UTI, por meio do instrumento de checklist relacionado a segurança do paciente. Foram realizadas coletas por dois juízes. Os itens do checklist foram divididos em seis itens: instalações da UTI, quedas, higienização das mãos, identificação do paciente, terapia medicamentosa e recursos humanos. Os itens avaliados, em sua maioria, foram considerados adequados com concordância entre os juízes, totalizando 18 itens, ainda em termos de concordância entre os juízes, 1 item foi considerado inadequado e 1 item parcialmente adequado. 4 itens foram considerados inadequados e não obtiveram concordância entre os juízes. A avaliação dos juízes obteve concordância moderada através do cálculo de Kappa. Pode-se concluir que a UTI avaliada, em sua maioria, cumpri com os parâmetros estabelecidos no checklist e tem capacidade de ofertar cuidado seguro ao paciente.